Vous êtes sur la page 1sur 5

A lei em questo foi proposta pelo cientista ingls, um dos mais importantes qumicos de sua poca, que acabou

dando seu nome para esta lei, William Henry. O cientista defendeu na poca que a solubilidade de um gs em um lquido a determinada temperatura diretamente proporcional presso parcial que o gs exerce sobre o lquido. Essa lei pode ser expressa pela frmula P = K.X , em que P representa a presso do gs sob a soluo, K a constante de proporcionalidade, caracterstica da Lei de Henry de um gs especfico (cada gs tem sua prpria constante de Henry, que varia com a temperatura), e X representa a solubilidade do gs.

claro que para saber a solubilidade de um determinado lquido, necessrio saber a presso do gs que est exercendo algum poder ali em uma determinada reao. Alm da presso, outro fator que tambm acaba influenciando a temperatura, justamente pelo movimento que as molculas fazem. Se as molculas deste lquido estiverem muito agitadas, e isso invariavelmente vai acontecer quando o lquido estiver muito quente, o lquido ir perder a capacidade de dissolver o gs.

.. Proposta em 1801 pelo qumico britnico William Henry, a lei de Henry defende que a solubilidade de um gs em um lquido a determinada temperatura diretamente proporcional presso parcial que o gs exerce sobre o lquido. Essa lei pode ser expressa pela frmula P = K.X , em que P representa a presso do gs sob a soluo, K a constante de proporcionalidade, caracterstica da Lei de Henry de um gs especfico (cada gs tem sua prpria constante de Henry, que varia com a temperatura), e X representa a solubilidade do gs.

A solubilidade de um gs em um lquido depende da presso do gs, ou seja, quanto maior a presso exercida pelo gs, maior o nmero de choques e maior o a penetrao do gs no lquido. A temperatura do lquido tambm influencia, assim, quanto maior o grau de agitao das partculas do lquido, menor a capacidade desse lquido dissolver o gs. Outro fator importante em termos de solubidade de gases em lquidos a agitao da superfcie do lquido, que, quanto mais agitada, maior a possibilidade de trocas gasosas. A mudana do estado de equilbrio entre gases dissolvidos e no dissolvidos provoca o aumento da presso e da solubilidade do gs. Dessa forma, a uma determinada presso, temse um equilbrio quando nmeros iguais de molculas de gases entram e saem da soluo. Se a presso aumenta, mais partculas tendem a entrar do que sair da soluo, fazendo com que a solubilidade do gs aumente at que o equilbrio seja atingindo novamente. Observe a figura:

O primeiro sistema demonstra uma soluo em equilbrio (o nmero de partculas que entra o mesmo que sai), no segundo, o aumento da presso aumenta a entrada de partculas na soluo, e o terceiro apresenta um aumento de solubilidade para estabelecer um novo equilbrio. Os exemplos mais corriqueiros de solubilidade de gases em lquidos so as bebidas gaseificadas, como os refrigerantes e gua com gs. Ao abrir uma garrafa de refrigerante, por exemplo, a presso diminui, por isso surgem as bolhas (isso se deve presso que o gs exerce sobre o lquido). perceptvel, tambm, que refrigerantes gelados tm mais gases dissolvidos que os quentes (como j dito, quanto maior a temperatura do lquido, menor sua capacidade de dissolver gases). Outro exemplo claro do que afirma a Lei de Henry a solubilidade do gs nitrognio (N2) no sangue de um mergulhador. medida que o mergulhador desce, a solubilidade de N2 na corrente sangunea aumenta e, como esse gs no metabolizado pelo organismo, fica em excesso at que a presso diminua, e da, seja eliminado. O retorno do mergulhador superfcie deve ser cautelosa, pois, caso contrrio, o gs nitrognio pode formar bolhas e atingir diversos tecidos vitais, como msculos, pulmes, corao crebro, causando a doena descompressiva. Referncias http://www.web-dive.com/?lang=pt&option=41 http://web.ccead.pucrio.br/condigital/mvsl/museu%20virtual/curiosidades%20e%20descobertas/As_bolhas_fatais_ do_mergulho/pdf_CD/CD_as_bolhas_fatais_do_mergulho.pdf

http://educacao.uol.com.br/quimica/solubilidade-dos-gases-em-liquidos-a-lei-de-henry.jhtm http://medicinadaaventura.vilabol.uol.com.br/mergulho.htm -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Solubilidade dos gases em lquidos A Lei de Henry Fbio Rendelucci* Especial para a Pgina 3 Pedagogia & Comunicao

William Henry, fsico e qumico ingls (1775-1836) gua com gs no apenas o contedo daquela garrafinha que voc compra no supermercado ou as borbulhas que saem do refrigerante. O simples contato de um gs ou de uma mistura gasosa com um lquido faz com que parte desse gs se dissolva na gua. Voc pode achar isso estranho, mas garanto que os peixes, por exemplo, agradecem... afinal, graas a isso que eles conseguem obter oxignio para sua respirao. Lembre-se do seguinte: um gs tem suas molculas em constante movimento e, dessa forma, essas molculas se chocam com os obstculos que encontram no caminho. Quando o obstculo que o gs encontra a superfcie de um lquido, vez por outra, molculas com um pouco mais de velocidade conseguem penetrar no lquido, ficando dissolvidas. Como vivemos em um planeta envolto por uma atmosfera gasosa, os lquidos, salvo situaes de armazenamento muito especiais, esto sempre em contato com gs, fazendo-os sempre dissolver parte dele. Assim o contato com a atmosfera que garante que uma parte do oxignio do ar acabe dentro dos oceanos e d suporte respirao de toda fauna marinha. Como o gs entra no lquido? Voc leu no segundo pargrafo uma explicao sobre o mecanismo que permite que a molcula de gs entre no lquido, mas isso influenciado por diversos fatores: Presso do gs: quanto maior a presso que um gs exerce, maior o nmero e a fora das colises de suas molculas com os obstculos. Se as colises tornam-se mais fortes e

freqentes, mais molculas conseguiro penetrar no lquido. Lembre-se do que acontece quando voc abre uma garrafa de refrigerante. Ao aliviar a presso do gs pela abertura da tampa, menos gs conseguir ficar dissolvido, da o aparecimento imediato das borbulhas no refrigerante. Temperatura do lquido: a temperatura tem a ver com o grau de agitao molecular, certo? Quanto mais agitadas, mais velozes. Quanto mais velozes mais fcil de romper as "barreiras" que encontram pelo caminho. Quando o lquido est quente, todas suas molculas, inclusive as dos gases dissolvidos, esto mais agitadas, assim fica mais fcil elas escaparem do lquido e, conseqentemente, mais difcil dissolver um gs dentro dele. Novamente ao refrigerante: voc j percebeu como um refrigerante gelado tem mais gs dissolvido que o quente? Repare pelo nmero de borbulhas que eles apresentam ou mesmo pela espuma que produzem quando o colocamos em um copo. No confunda uma coisa: borbulhas so constitudas por gs no dissolvido, ele est na forma gasosa. Agitao da superfcie do lquido: quanto mais agitada estiver a superfcie do lquido, mais fcil para as molculas do gs entrarem ou sarem dele (troca gasosa), pois mais fcil ser romper a tenso superficial. o que acontece quando abrimos uma garrafa de refrigerante aps agit-la. Este efeito utilizado e mal compreendido em aqurios. Quando colocamos uma pedra porosa ligada a uma pequena bomba de ar no fundo do aqurio, muitos pensam que as bolhas que saem da pedra que so responsveis pela introduo de gs na gua. Na verdade essas bolhas servem para agitar a superfcie da gua e facilitar a troca gasosa com a atmosfera. Problemas na troca gasosa Algumas situaes podem causar problemas por atrapalharem as trocas gasosas ou at pela existncia dessas trocas. Um derramamento de leo no oceano faz com que surja uma "pelcula protetora" na superfcie da gua que impedir a troca gasosa com a atmosfera. O oceano fica carente de oxignio e saturado de gs carbnico, o que no muito interessante para a vida marinha. A grande concentrao de poluentes na atmosfera tambm pode influir de maneira muito prejudicial. Gases como o dixido de carbono (CO2) e outros xidos, como os de enxofre e nitrognio iro se combinar com a gua da chuva dando origem a uma soluo cida, da o nome chuva cida.

A Lei de Henry A dissoluo gasosa em lquidos regida por uma lei conhecida como Lei de Henry. Essa lei diz que a solubilidade de um gs em gua depende da presso parcial do gs exercida sobre o lquido. A constante de proporcionalidade utilizada nessa lei varia com o gs e a temperatura, e recebe o nome de constante de Henry. A Lei de Henry e seu estudo fundamental para a fabricao de guas minerais e outras bebidas gasosas, bem como em questes ambientais.

A solubilidade de um gs em um lquido: diminui com o aumento da temperatura. diretamente proporcional presso (lei de Henry

solubilidade de co2 nos refrigerantes: ao expandirmos o volume , a presso do sistema diminui e o gs dissolvido pode escapar do liquido. O mesmo acontece se aumentarmos a temperatura do liquido. Com maior temperatura, a energia cintica das partculas aumenta, permitindo que elas escapem. O co2 adicionado ao refrigerante a temperaturas muito baixas (4 a 6 graus)

Vous aimerez peut-être aussi