Vous êtes sur la page 1sur 6

CAF INTRODUO O cafeeiro uma planta perene de clima tropical.

. Pertence a famlia das Rubiaceas e ao gnero Coffea que rene diversas espcies. A Coffea arabica e Coffea canephora (robusta) so as de maior interesse econmico, constituindo respectivamente, 70% e 30% da produo mundial. O Brasil o maior produtor e exportador de caf e o segundo maior consumidor aps os EUA. A Bahia est entre os principais estados produtores de caf no Brasil, ocupando a quinta posio com 1,2 milho de sacas. Destas, 80% so de caf arabica e o restante do robusta cv. Conilon. Praticamente, toda a produo de caf Conilon no Estado resulta das lavouras que se expandiram nos ltimos quinze anos no sudeste da Bahia, estimando-se que existam mais de 30 milhes de cafeeiros plantados na atualidade. Os fatores de ordem climtica e edafolgica dessa regio, propiciam a expanso do caf Conilon como uma das alternativas de diversificao agrcola de grande relevncia social e econmica. CLIMA E SOLO Exigncias climticas: caf arbica altitude entre 450 a 800 m, temperatura de 18 a 22 C; caf robusta temperatura de 22 a 26 C, altitude de at 450 m. Precipitao anual de 600 a 1500 mm so suficientes para a cultura desde que bem distribudas. Solo: deve ter profundidade mnima de 1 m, no ser pedregoso ou excessivamente arenoso, de preferncia frtil e de boa drenagem. reas de baixada so inptas ao plantio mesmo com sistema de drenagem artificial. VARIEDADES COMERCIAIS As variedades de caf arbica produzem caf fino, de aroma e sabor mais apreciados no mundo e alcanam os maiores preos no mercado. As cultivares mais indicadas para plantio: Mundo Novo, Catua Amarelo, Catua Vermelho, Acai e Icatu. So adaptadas a regies de temperaturas amenas e altitude elevada. Os plantios so formados por mudas oriundas de sementes. A espcie C. canephora mais conhecida como robusta, produz caf de qualidade inferior ao arbica. Vem tendo ampla aceitao no mercado por ter preo menor e ser de grande interesse para indstria de caf solvel. A cultivar mais difundida para plantios a Conilon, adaptada a regies de baixa altitude e temperaturas elevadas, de grande rusticidade, vigor e resistncia a deficincias hdricas prolongadas. Na Bahia, indicada para plantios na regio sudeste. A sua multiplicao pode ser por mudas formadas de sementes ou de estacas (clonal). Na formao das lavouras aconselhvel o uso de mudas clonais para garantir uniformidade e produtividade. FORMAO DE MUDAS As sementes ou estacas para formao de mudas devem ser colhidas de plantas matrizes oriundas de cafezais produtivos e isentos de doenas. Viveiro feito com cobertura superior e lateral de sombrite (tela plstica), ou folhas de palmeiras ou ripado. Os recipientes (sacolas plsticas) utilizados no viveiro para mudas de seis meses so de 10 x 20 x 0,006 cm, devendo apresentar furos na sua metade inferior. Para enchimento dos recipientes recomenda-se o

substrato: 700 litros de terra (de preferncia do subsolo), 300 litros de esterco de curral ou 80 litros de esterco de galinha ou 15 litros de torta de mamona, 5 kg de superfosfato simples, 0,5 kg de cloreto de potssio e 1,5 kg de calcrio. importante tratar o substrato aps a mistura com brometo de metila para controlar pragas e doenas. Muda de semente a semeadura pode ser direta nos recipientes ou em germinadores de areia. A semeadura direta a mais usada e consiste em colocar duas sementes por vaso e aps a germinao deixar apenas uma. As mudas desbastadas podem ser repicadas. Tratos culturais no viveiro irrigao, tendo-se o cuidado de que no haja excesso nem falta de gua; adubao foliar nitrogenada aps o aparecimento do segundo par de folhas, em duas aplicaes com intervalo de 21 dias, eliminao de ervas daninhas e controle qumico de insetos e doenas quinzenalmente. Manter as mudas a meia sombra durante o desenvolvimento, retirando-a trinta dias antes do plantio para aclimatao. Mudas de estaca (clonal) na formao de mudas por estaca indispensvel mant-las em ambiente mido principalmente no perodo inicial de enraizamento. Neste sistema, as estacas so mantidas a meia sombra em viveiros com microasperso ou em estufins que devem ser instalados dentro de um viveiro. As estacas podem ser enviveiradas nos prprios recipientes plsticos. Os tratos fitossanitrios, adubao e aclimatao das mudas so os mesmos dispensados para mudas a partir de sementes. Estacas so obtidas de ramos ortotrpicos de matrizes selecionadas. Normalmente se obtm de 80 a 95% de pegamento no caf conilon. Na formao de mudas por estaca recomenda-se a orientao de um tcnico ou obteno de mudas certificadas de viveiristas credenciados.

Mudas clonais com 4 meses de idade

PLANTIO Escolha da rea deve ser plana ou suavemente ondulada. No aconselhvel o uso de terrenos com declividade acima de 18%. Preparo da rea a depender da cobertura vegetal da rea (capoeira, culturas permanentes, pastagens ou culturas anuais)pode ser manual, mecnica ou mista. Em solos compactos a arao deve ser feita profundidade de 20 a 30 cm.

Espaamento depende de uma srie de fatores: cultivar a ser plantada, equipamentos a serem utilizados, topografia da rea e fertilidade do solo, entre outros. Os espaamentos convencionais (abaixo de 2500 plantas/ha) variam de 1.5 a 2,5 m entre plantas e 3,0 a 4,0 m entre linhas. Coveamento deve ser feito manual ou mecanicamente nas dimenses de 40 x 40 x 40cm, separando-se a terra mais frtil retirada da cova para misturar com adubo no momento do plantio das mudas. Plantio das mudas deve ser realizado no perodo chuvoso com mudas de quatro a seis pares de folhas aclimatadas ao sol. importante o uso de cobertura morta em volta da muda para manter a umidade do solo e reduzir a competio com ervas daninhas. CULTURAS INTERCALARES E ARBORIZAO A cultura intercalar importante como fonte adicional de rendas durante os dois primeiros anos de formao ou de renovao do cafezal. Culturas intercalares mais indicadas: feijo, milho, soja, amendoim, arroz, abacaxi, batata doce e hortalias. O nmero de linhas de culturas intercalares por rua de caf depende da cultura a ser feita e do espaamento do cafezal. imprescindvel a adubao tanto da cultura intercalar como do cafezal. A arborizao ou sombreamento tem a funo de atenuar os extremos climticos no cafezal. O excesso de sombra reduz drasticamente a produo, por isso o sombreamento deve ser ralo visando cobrir no mximo 1/3 da superfcie do terreno. Para rvore de grande porte os espaamentos devem ser aproximadamente de 30 x 30 m.

Cafeeiros sob sombreamento de essncias florestais da Mata Atlntica

A consorciao de caf com outras culturas perenes como no caso da seringueira, coco e abacateiro tem trazido benefcios no aumento da renda total do produtor quando realizada tecnicamente.

Consorciao de caf com seringueira

TRATOS CULTURAIS Controle de ervas daninhas pode ser feito atravs de capinas manuais, mecnicas, qumicas (herbicidas) ou uma associao entre estas. O mtodo de controle vai depender da topografia, tipo de solo, tamanho da lavoura, espaamento, custos dos herbicidas, entre outros. Adubao - tanto no plantio como nos anos subsequentes dever ser realizada de acordo com anlise qumica de solo para orientar adequadamente a calagem e a adubao. Entretanto, informaes obtidas durante anos em solos de baixa fertilidade sugerem as seguintes recomendaes prticas: Adubao na cova 150 a 200 g de superfosfato simples, 200 a 300 g de calcrio dolomtico, 25 g cloreto de potssio, 5 a 10 litros de esterco de curral ou 3 a 5 litros de esterco de galinha. Adubao de cobertura realizar no perodo chuvoso. O intervalo entre uma adubao e outra deve ser de 45 a 60 dias. Aplicar anualmente as seguintes doses por cova de plantio. 1 ano - 5 g N 3 vezes, aos 2, 4 e 6 meses do plantio. - 10 g N e 10 g K2O 2 vezes, aos 9 e 12 meses aps o plantio. 2 ano - 15 g N, 4 g P2O5 e 15 g K2O 4 vezes (junho/julho setembro novembro janeiro/ fevereiro). 3 ano - 30 g N e 35 g de K2O 4 vezes (junho a fevereiro). - 45 g de P2O5 1 vez, junto com a primeira aplicao de N e K2O. Adubao Foliar realizar duas a trs vezes ao ano para corrigir deficincias de micronutrientes. Dever ser, sempre, realizada de acordo os resultados anuais de anlises de solo e folha. Pragas o cafeeiro atacado por vrias pragas, sendo as mais limitantes as seguintes: Broca do caf (Hipothenemus hampei), prejudicial em todos estgios do fruto. O controle qumico feito com Endosulfan. Bicho Mineiro (Perileucoptera coffeella): a mais prejudicial depois da Broca, causa drsticas desfolhas em

viveiro de mudas e nas lavouras. O controle realizado com inseticidas fosforados e piretrides. Cochonilhas: ataca principalmente viveiros. Controle com inseticidas fosforados. Nematides: causam ataque, normalmente, em reboleiras com reduo da produo e morte de plantas. de difcil erradicao. Utilizar medidas preventivas utilizando mudas de boa procedncia e evitar plantios em locais infestados onde anteriormente haviam plantaes de caf. Doenas muitas doenas incidem sobre o cafeeiro nas fases de viveiro e campo. A ferrugem causada pela Hemileia vastatrix a mais grave. O controle qumico feito com aplicao de fungicidas cpricos. Cercosporiose tambm conhecida por Mancha de olho pardo causa desfolha em plantaes e viveiros. Controle preventivo: evitar viveiros em locais midos e utilizar substratos ricos na formao das mudas. Controle qumico: com fungicidas cpricos. Rizoctoniose, conhecida por doena do tombamento comum em viveiros. Controle preventivo: evitar sua formao em locais com alta umidade e muito sombreados. Controle qumico com fungicidas cpricos.

Leses do ataque de ferrugem

Poda uma prtica que requer muitos cuidados. utilizada para corrigir o fechamento do cafezal, o qual provoca queda de produo, dificulta os tratos culturais e colheita. tambm importante na eliminao de ramos pouco produtivos. A poda pode ser: de formao (2 a 3 ano), produo (a partir dos 3 anos) e poda de renovao (recepa da parte area da planta a uma altura de 20 a 40 cm do solo). COLHEITA E BENEFICIAMENTO Colheita deve ser iniciada quando a maior parte dos frutos estiverem maduros. Em geral, quando se tem 70% dos mesmos na fase denominada de cereja. O caf verde causa prejuzo quanto ao tipo e qualidade da bebida e interfere no valor do produto. A colheita no pas feita praticamente por derria no pano ou no cho. Produo rendimento do caf Conilon (sacos beneficiados/ha) em lavouras bem conduzidas: 2 ano - 8 scs 3 ano - 25 scs 4 ano 40 scs 5 ano 60 scs. Beneficiamento a secagem pode ser feita em terreiros ou com auxlio de secadores. A massa de caf durante a secagem no deve alcanar temperatura superior a 45 C. A umidade ideal para armazenamento de 13%.

Perivaldo Mariano Santos Engenheiro Agrnomo, MS Ceplac/Cepec

Vous aimerez peut-être aussi