Vous êtes sur la page 1sur 3

Para alm da dicotomia entre currculo disciplinar e currculo integrado

Basil Bernstein: Compartimentalizao dos saberes Classificao e Enquadramento Classificao: Limites impostos s relaes entre categorias (fronteiras) Enquadramento: Grau de controle do professor e alunos na seleo, organizao e ritmo do conhecimento transmitido e recebido.

Forte Enquadramento: Reduz o poder do aluno sobre o conhecimento recebido e aumenta o controle do professor nas relaes pedaggicas. Forte Classificao: Reduz o poder do professor sobre o que transmite devido s fortes restries e limites entre as disciplinas. Tipologia: Cdigo Coleo: Currculo com alto grau de classificao e alto nvel de enquadramento. Cdigo Integrado: Qualquer currculo cujo objetivo reduzir o nvel de classificao e de enquadramento Ambos so exemplos extremos e ideais de currculo, permitindo anlise da estrutura da organizao curricular. Conceito de Disciplina: No apenas uma dada seleo e organizao de contedos, mas tambm um ritmo de conhecimento e enquadramento pedaggico. Consequentemente um currcullo disciplinar j se associa a fortes nveis de classificao e de enquadramento. Defesa do Curriculo Integrado X Entender o currculo e como as relaes de poder(sociais e institucionais) o formam.

Prtica e Cotidiano
Dewey: Aproximar o pensar da vida prtica, defendendo a aplicabilidade do conehcimento central em sua noo de currculo: A educao s faz sentido ao construir condies para resoluo de problemas sociais. Crticas a hegemonia tyleriana: Definio do que curriculo desprezando o que realmente acontece no cotidiano das escolas. Apesar de declarar foco na prtica a teoria se afasta perigosamente da prtica concreta Schwab: Crise entre a teoria e a prtica "O campo do currculo est moribundo por sua adeso acrtica a modos de pesquisa que no do conta de melhorar a vida nas escolas." Mudanas curriculares so lentas e complexas: Cada escola deveria ter seu grupo de professores para desenvolvimento e reviso dos currculos. Assim teremos um curriculo centrado na escola, redefinindo seu papel na produo do currculo, e desenvolvimento curricular da formao de professores em situao de trabalho.

Lawrence Stenhouse: Nascimento da discusso Professor-Pesquisador Vnculo entre pesquisa e currculo. Currculo: Um conjunto de hipteses a serem pesquisadas por docentes no sentido de desenvolver um currculo compromentido com a diversidade cultural e capaz de desenvolver habilidades de pensamento. Docentes: Reflexo entre a prtica e seus procedimentos para estabelecer uma melhor relao ente meios e fins do currculo. Novas Concepes de Avaliao: Guiada pelos docentes com utilizao de mtodos qualitativos, apostando na autonomia do docente na definio dos resultados do prprio trabalho. Estudos da Escola Etnografia Participativa em duas Vias: Metodologia Qualitativas e Interacionismo Ingls. Lopes e Macedo: Foco no Interacionismo Ingls, defendendo que se trata da tradio de maior destaque. Definio: Toda tradio da sociologia da educao britnica denominada Nova Sociologia da Educao, iniciada nos anos 1970. Caractersticas: Uma reao sociologia de matriz positivista que opera com modelos de entrada/sada, sem nenhuma ateno ao que ocorre no interior das escolas; Desloca o foco da sociologia para a anlise da escola como espao em que a ao e conhecimento eram socialmente distribudos. Dividida em dois principais grupos: os Interacionistas e os Marxistas. Interacionismo Simblico: Peter Woods A realidade objetiva somente pode ser percebida de forma parcial. nfase na construo de sentidos pelos sujeitos, sobre sua capacidade de se adaptar e administrar seus interesses em uma complexa rede de interaes, muitas vezes ambguas e conflitosas. Como as pessoas formam sua autonomia mesmo em situaes onde no so detentoras do poder formalmente estabelecidos. Interacionismo Simblico na Educao: Prope a compreenso da interao social que ocorre no contexto da escola, mostrando a construo dos processos educacionais. Parte do princpio que professores, pais, alunos e funcionrios constroem a cultura da escola em que esto imersos. No esquece as distines de classe ou raa, apenas as considera insuficientes para a compreenso da interao social. Peter Woods: Educador britnico cujo primeiro livro data de 1979, do qual Lopes e Macedo levantam alguns

conceitos centrais do interacionismo simblico no campo de Currculo. Conceito de Situao: Integra as noes de contexto e perspectiva, funcionando como uma espcie de contexto, um quadro das interpretaes e das aes realizadas, que uma vez tornardo real, crias as condies para a prpria ao. Tal idia caracteriza o interacionismo simblico como contra generalizaes, j que funciona apenas dentro de um contexto. Conceito de Cultura: A escola vista como um espao onde devido as aes e interaes dos sujeitos forma-se uma cultura prpria. Essa cultura penetrada pelas diferentes culturas (subculturas) de pertencimento dos sujeitos. Tais subculturas devem ser levadas em considerao pois parte dos ordenamentos da escola s podem ser compreendidos analizando-se as culturas de classe, etnia ou religio. Conceitos de Trajetria Pessoal e de Estratgia: Trajetria pessoal descrita por Woods como a idia de que os sujeitos descrevem suas trajetrias (ou suas carreiras como professores ou alunos, por exemplo) e que essa descrio envolve tanto uma viso do sujeito em si quanto de sua insero em uma dada instituio. Isso significa com a nvel pessoal os sujeitos tem intenes, metas e projetos que precisam ser negociados com interesses diversos e tambm com as culturas de pertencimento dos diversos grupos presentes na escola. Tal negociao envolve estratgias complexas nas quais suas intenes se misturam com a cultura e subculturas e seus diversos ordenamentos. Logo o contexto inserido numa ampla rede de negociaes em constante movimento crucial para o estudo da escola. Em 1983, em um de seus primeiros trabalhos, Woods defende que a escola um ambiente de interao, mas no um contexto natural, pois existem regras e procedimentos a serem adquiridos quando o sujeito aprende a ser um aluno. Essas regras no nascem fora da escola ou de maneira arbitrria, mas so negociadas cotidianamente pelos sujeitos dentro de um contexto em especfico. Logo ser aluno participar dessa negociao ao mesmo tempo que se submetido s normas que ela vai produzindo. Em 1996 publica o livro Investigar a arte de ensinar, composto de uma pesquisa realizada em seis escolas durante trs anos, pprocurando entender os esfeitos das inspees escolares nos professores. Seu mtodo o de operar com relatos livres para melhor captar os pensamentos e sentimentos deles. Ele utiliza-se de uma etnografia histrica na qual os eventos so reconstrudos e analisados pelos professores alunos e pesquisador. Principais Contribuies dos Interacionistas Simblicos: O currculo , em ultima instncia, as interaes sociais e simblicas que acontecem na escola nas quais os ordenamentos macrosociais tambm se fazem presentes. O lugar da escola como formadora da pesquisa, destacada na preocupao com estudos colaborativos desenvolvidas por Woods e desenvolvidos a seguir com o conceito de professor reflexivo.

Vous aimerez peut-être aussi