Vous êtes sur la page 1sur 12

Sistemas reprodutores masculino e feminino

Sistema Reprodutor Masculino

O sistema reprodutor masculino composto pelos testculos, epiddimo, ductos deferentes, vescula seminal, prstata e pnis. Testculos: Nos testculos ocorre a produo de espermatozides e tambm a produo de testosterona (hormnio sexual masculino). Epiddimo: no ducto epiddimo que ocorre a maturao dos espermatozides, alm disso, este ducto tambm armazena os espermatozides e os conduzem ao ducto deferente atravs de movimentos peristlticos (contrao muscular). Canais deferentes: Os canais deferentes tm a funo armazenar os espermatozides e de transporta-los em direo uretra, alm disso, ela ainda responsvel por reabsorver aqueles espermatozides que no foram expelidos. Vescula Seminal:As vesculas seminais so glndulas responsveis por secretar um fludo que tem a funo de neutralizar a acidez da uretra masculina e da vagina, para que, desta forma, os espermatozides no sejam neutralizados. Prstata: A prstata uma glndula masculina de tamanho similar a uma bola de golfe. atravs da prstata que secretado um lquido leitoso que possui aproximadamente 25% de smen. Pnis: atravs do pnis (uretra) que o smen expelido. Alm de servir de canal para ejaculao, atravs deste rgo que a urina tambm expelida. Uretra: Canal condutor que, no aspecto da reproduo, possui a funo de conduzir e espelir o esperma durante o processo de ejaculao. O esquema abaixo ir ajudar-te e perceber melhor as funes de cada rgo do sistema

reprodutor masculino. Presta Ateno!!

Visualiza agora o Powerpoint que observaste durante as aulas! Sistema Reprodutor Masculino

View more presentations or Upload your own.

No vdeo abaixo irs visualizar o funcionamento dos rgos do sistema reprodutor masculino.

Exerccio para praticares Exerccio para praticares Exerccio para praticares

Sistema Reprodutor Feminino

OVRIOS- Glndulas sexuais femininas que produzem os vulos e as hormonas sexuais femininas: estrogneos e progesterona. Localizam-se na cavidade abdominal e esto parcialmente cobertos pelas trompas. Trompas de falpio- Dois canais compridos e estreitos que captam os vulos quando saem do ovrio e os conduzem ao tero. So o local onde poder ocorrer a fecundao. tero - rgo muscular que constitui uma cavidade revestida por uma mucosa, o endomtrio. Comunica por um lado com a trompa de falpio e por outro com a vagina. - neste rgo que se ocorrer a fecundao nas trompas de falpio , o ovo aninha-se na parede do tero e desenvolve-se uma gravidez. Se no se ocorrer a fecundao: diminui a produo de hormonas ovricas e como consequncia sai para o exterior parte da mucosa do tero juntamente com o vulo e um pouco de sangue. Esta sada chama-se menstruao ou perodo. Vagina: Canal flexvel de tamanho varivel que vai do colo do tero at ao exterior. o local onde o pnis deposita os espermatozides e tem uma grande capacidade de dilatao, pois permite a passagem da criana no momento do parto. Prximo do orifcio externo possui uma membrana fina hmem Essa abertura, de tamanho varivel, permite a sada da menstruao e tambm, normalmente, a introduo de tampes sem qualquer problema.

rgos genitais externos:

A vulva- o conjunto dos vrios rgos externos. Na vulva podemos distinguir: O cltoris- Pequeno rgo erctil e saliente no ponto onde se unem, na parte de cima, os pequenos lbios. O cltoris um dos rgos receptores e transmissores da estimulao sexual na mulher. muito sensvel. Grandes e pequenos lbios:So pregas cutneas, os mais externos so os grandes lbios e os mais internos os pequenos lbios. O orifcio vaginal- corresponde entrada da vagina, sada do fluxo menstrual e do feto

O esquema abaixo ir ajudar-te e perceber melhor as funes de cada rgo do sistema reprodutor feminino. Presta Ateno!!

za 6 | Reproduo humana e crescimento


Por Luis Carrilho em 10 de Maro de 2012 | Categoria 6 ANO, Cincias Natureza, Resumos da matria

Share on orkutShare on twitterShare on facebookShare on emailMore Sharing Services6

A REPRODUO HUMANA
Reproduo sexuada e dimorfismo sexual
A reproduo uma funo dos seres vivos que permite dar origem a outros seres da mesma espcie.

Reproduo sexuada
Na espcie humana a reproduo sexuada, ou seja, nela intervm indivduos de sexo diferente.

Dimorfismo sexual
A espcie humana apresenta dimorfismo sexual, ou seja, possvel distinguir indivduos de sexo diferente pelo seu aspeto exterior.

Caracteres sexuais
Os caracteres sexuais so as caractersticas fsicas que permitem distinguir indivduos de sexo diferente. Existem dois tipos de caracteres sexuais: primrios: nascena; secundrios: a partir da puberdade (quando o sistema reprodutor comea a funcionar).

Carateres primrios masculinos e femininos:


rgos sexuais

Caracteres sexuais secundrios masculinos:


aparecimento de pelos, sobretudo nas axilas, regio pbica e rosto (barba); alargamento dos ombros; aumento da musculatura; voz mais grave; crescimento do pnis e dos testculos; aparecimento da ejaculao.

Caracteres sexuais secundrios femininos:


aparecimento de pelos alargamento aumento da desenvolvimento aparecimento da menstruao. nas axilas das dos e gordura na regio pbica; ancas corporal; seios;

Sistema Reprodutor

Sistema reprodutor masculino


Constituio do sistema reprodutor masculino: testculos: produzem a clula sexual masculina o espermatozide; canais deferentes: fazem a ligao dos testculos uretra; uretra: canal comum aos sistemas urinrio e reprodutor que expulsa o esperma para o exterior; prstata: produz um liquido pertencente ao esperma; vesculas seminais: produzem um lquido viscoso indispensvel vida dos espermatozides; pnis: rgo externo.

Clula sexual masculina: espermatozide

Sistema reprodutor feminino


Constituio do sistema reprodutor feminino:

ovrios: produzem a clula sexual trompas de Falpio: fazem a ligao tero: onde se desenvolve vagina: onde so depositados os espermatozides.

feminina o vulo; dos ovrios ao tero; o novo ser;

Clula sexual feminina: vulo

Primeira clula da vida


A primeira clula da vida formada pela unio das clulas sexuais masculina e feminina. Para a sua formao decorrem as seguintes etapas: Ovulao: Um vulo libertado por um dos ovrios para as trompas de Falpio de 28 em 28 dias. Fecundao: Quando o espermatozide se une ao vulo d origem ao ovo ou zigoto. Este processo ocorre nas trompas de Falpio.

Desenvolvimento do novo ser

Perodo embrionrio- primeiras 8 semanas de gravidez


O ovo vai se dividindo em vrias clulas at se fixar na parede do tero, onde o novo ser se vai desenvolver. A este acontecimento d-se o nome de nidao.

Aps a nidao forma-se o embrio e com ele o saco amnitico, a placenta e o cordo umbilical. A placenta funciona como um filtro: permite a passagem dos nutrientes e do oxignio para o embrio e impede a passagem de algumas substncias nocivas. O cordo umbilical faz a ligao entre o novo ser e a placenta. O saco amnitico est cheio de um liqudo -o liqudo amnitico que serve para proteger o novo ser de choques, da desidratao e de mudanas de temperatura.

Perodo fetal- a partir do final das oito semanas


A partir do incio do 3 ms o embrio comea a apresentar forma humana e passa a chamar-se feto. Aps nove meses de gravidez o novo ser est pronto para nascer. Cuidados a ter durante a gravidez Ir Fazer Evitar a o consultas uma tabaco mdicas e realizar alimentao e bebidas ecografias equilibrada alcolicas

Praticar

exerccio

fsico

moderado

Parto
O parto o conjunto de fenmenos que tm como finalidade expulsar o feto para o exterior e decorre em trs fases: Dilatao: o tero comea a contrair regularmente, ocorre a dilatao do colo do tero e a rutura do saco amnitico; Nascimento do beb: as contraes tornam-se mais fortes e mais frequentes e empurram o beb para o exterior; Expulso da placenta: aps quinze minutos do nascimento o tero volta a contrair para expulsar a placenta, finalizando assim o parto.

Primeiros anos de vida


Cuidados a ter durante os primeiros anos de vida
A higiene do beb indispensvel para o seu bem-estar e sade; Brincar com o beb ajuda-o a descobrir o que o rodeia; As horas de repouso tambm so indispensveis para o desenvolvimento saudvel do beb; O carinho e amor dados aos bebs so importantes para um desenvolvimento harmonioso. A alimentao nos primeiros meses de vida deve ser feita atravs do leite materno pois possuem anticorpos que protegem os bebs de doenas e bastante nutritivo; A alimentao a partir do quinto ou sexto ms passa a ganhar novos hbitos, sendo que o leite vai sendo substitudo progressivamente por sopas de legumes, cereais e sumos de fruta.

Contracepo
Mtodos contraceptivos
possvel evitar a gravidez com o uso de mtodos contraceptivos tais como: preservativo preservativo plula; dispositivo masculino; feminino; intrauterino.

Menstruao
Uma vez por ms um vulo libertado por um dos ovrios. Nesse perodo o tero vai-se preparando para a gravidez e fica revestido por uma mucosa fofa. No entanto, se no houver fecundao o vulo acaba por morrer e a mucosa fofa vai-se desprendendo do tero o que provoca algum sangramento, a que se chama menstruao. | Exerccios | Matria anterior | Prxima matria |

ARTIGOS RELACIONADOS


Cincias da Natureza 5 | 6. Reproduo dos animais

Cincias da Natureza 6 | Eliminao dos produtos da atividade celular Cincias da Natureza 6 | Utilizao de nutrientes na produo de energia

Tags: 6 ano, caracteres sexuais, caracteres sexuais primrios, caracteres sexuais secundrios, cincias da natureza, contedos escolares,contracepo, cordo umbilical, dimorfismo sexual, matria cincias da natureza, menstruao, nidao, parto, perodo embrionrio, perodo fetal,placenta, reproduo, reproduo sexuada, Resumos da matria, saco amnitico, sistema reprodutor, sistema reprodutor feminino, sistema reprodutor masculino

Partilhar

Twitter Linkedin Facebook

1 comentrio
1. ricardinho bifalondrado says:
18 de Novembro de 2012 21:04

muito bem isto esta orrivel percebem defs

Deixar uma resposta


O seu endereo de email no ser publicado. Campos obrigatrios marcados com * Nome* Email Website

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>
Publicar Comentrio

o o o o o o o o o o

PUBLICIDADE

Categorias Anncios Artigos Organizao Curricular Sade Curiosidades Neste dia Destaques Exerccios 6 ANO Cincias Natureza Histria e Geografia de Portugal 7 ANO Cincias Naturais Jogos Concentrao Fsica Geografia Lgica Matemtica Percia Puzzle Normativos Notcias Resumos da matria 5 ANO Cincias Natureza Histria e Geografia Ingls Matemtica Portugus 6 ANO Cincias Natureza Histria e Geografia Matemtica Portugus 7 ANO Cincias Fsico-Quimicas Cincias Naturais Geografia Histria 8 ANO Cincias Naturais Sugestes Livros Onde ir em famlia Videos Inqurito Devem estar separados os rapazes das raparigas no ensino?

Sim

o o

No sei No View Results Palavras-chave

Vous aimerez peut-être aussi