Vous êtes sur la page 1sur 9

- PRIMEIRA GUERRA MUNDIAL Quantas vezes desde h dois anos no ouvimos repetir: Antes a guerra que esta perptua

espera! Neste voto, no h qualquer amargura, mas uma secreta esperana. A guerra! De repente a palavra ganhou prestgio. uma palavra jovem, toda nova, embonecada dessa seduo que faz reviver o corao dos homens. Os jovens do-lhe toda a beleza de que esto plenos e de que a vida cotidiana os priva. A guerra sobretudo para seus olhos a ocasio das mais belas virtudes humanas. Leia esta passagem de uma carta que nos escrevia uma jovem estudante de retrica de origem alsaciana.
A existncia que aqui temos no nos satisfaz completamente, porque embora possuamos todos os elementos de uma bela vida, no podemos organiz-los numa ao prtica, imediata, que nos dominaria todo o corpo e a alma e nos lanaria fora de ns mesmos. Esta ao, h um nico acontecimento que a pode permitir: a guerra. por isso que a desejamos . (BONNARD, Abel. Le Figaro, 1912.)

O texto acima fazia parte de uma pesquisa sob o ttulo Os jovens de hoje e tinha por finalidade mostrar aos franceses que os jovens desejavam a guerra. O jornal Le Figaro orientava seu inqurito criando um clima favorvel ao conflito que se aproximava. Em 1914, a populao do mundo era de aproximadamente1 bilho e 800 milhes de habitantes. Cerca de um quarto desse nmero vivia na Europa e mais da metade na sia. Assim, o centro de gravidade mundial estava na Eursia, palco do que seria a Primeira Guerra Mundial.

A situao conflituosa do incio do sculo XX


Algumas sociedades europeias iniciaram o sculo XX num clima de grande tenso. As relaes entre diversos povos e governos eram afetadas por vrios conflitos, ligados a rivalidades, disputas e ressentimentos. Essas condies contriburam para gerar um clima belicoso sem precedentes, que culminou no maior confronto armado at ento, denominado durante algum tempo Grande Guerra. Como era a primeira vez que um conflito, envolvia as principais potncias mundiais de sua poca, os historiadores chamam esse conflito de Primeira Guerra Mundial (ou de Primeira Grande Guerra). A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) deixou como saldo uma Europa semidestruda, alm de milhes de mortos e feridos.

ANTECEDENTES

- Imperialismo e Nacionalismo
Os diversos conflitos que favoreceram o clima belicoso entre as naes europeias podem ser enquadrados, de modo geral, em duas categorias de interesses: . Imperialistas que levaram as principais potncias capitalistas a uma concorrncia desmedida por territrios e novos mercados, alm da adoo de polticas internas protecionistas. . Nacionalistas que catalisaram antigas rivalidades e ressentimentos, resultando em projetos expansionistas e revanchistas, carregados de fervor patritico. Vejamos isso com mais detalhes. 1 Disputas imperialistas No incio do sculo XX, havia enorme tenso e rivalidade entre os governos das grandes potncias europeias, principalmente entre Alemanha, Inglaterra e Frana. Essa tenso resultava de disputas territoriais e por mercados, tanto na Europa quanto fora dela, para manter ou ampliar os domnios desses pases. Desde a segunda metade do sculo XIX, com a expanso do capitalismo financeiro e monopolista, os empresrios buscavam novos mercados para seus produtos. Isso levou os governos dos pases industrializados europeus a disputar colnias na frica e na sia (poltica imperialista). Ao mesmo tempo, o governo de cada pas industrializado procurava dificultar a expanso econmica dos demais, fechando seus mercados importao de produtos similares aos nacionais e tentando impedir a expanso do imprio colonial dos concorrentes

(poltica protecionista). No incio do sculo XX, essa disputa econmica envolvia principalmente interesses ingleses e alemes. Aps concluir sua unificao poltica em 1871, a Alemanha industrializou-se aceleradamente, equiparando-se Gr-Bretanha no incio do sculo XX. Em 1914, sua produo de ferro e ao era maior que a da Gr-Bretanha e Frana somadas, e sua indstria qumica e a manufatura de instrumentos cientficos lideravam a produo mundial. Os alemes dominaram mercados anteriormente britnicos na Europa, no Oriente e at mesmo dentro da prpria Gr-Bretanha. Tudo isso colaborava para a rivalidade anglo-germnica.
Se a Alemanha fosse extinta amanh, no haveria depois de amanh um s ingls no mundo que no fosse mais rico do que hoje. Naes lutaram durante anos por uma cidade ou por um direito de sucesso; e no se deve lutar por um comrcio de 250 milhes de libras esterlinas?... A Inglaterra despertou afinal para o que inevitvel e constitui ao mesmo tempo a sua mais grata esperana de prosperidade. A Alemanha deve ser destruda! Essa era a opinio da Saturday Review de Londres no final do sculo XIX, espelhando o tamanho das contradies entre Gr-Bretanha e Alemanha e expressando o pensamento de muitos ingleses.

A hegemonia britnica nos mares tambm estava ameaada. O campeonato de velocidade no Atlntico foi vencido duas vezes seguidas por navios alemes e, em 1912, a Alemanha lanou o Imperator, o maior navio do mundo. A Hamburg-Amerika Linie e o Lloyd Norte-Alemo situavam-se entre as maiores companhias de navegao do globo. Em 1912, Winston Churchill, ento membro do almirantado britnico, advertia: A marinha inglesa para
ns uma necessidade, enquanto de certos pontos de vista a marinha alem para a Alemanha, sobretudo, um produto de luxo. A nossa potncia naval assegura a prpria existncia da Gr-Bretanha. Para ns trata-se de uma coisa vital. Para a Alemanha trata-se de expanso...

2 Movimentos nacionalistas Ligados, de certo modo, a essas disputas econmicas e por colnias, havia movimentos nacionalistas que pretendiam agrupar, sob um mesmo Estado, povos de matrizes tnicoculturais semelhantes, o que implicava um desejo de expanso territorial. Era o caso: . do pan-eslavismo que buscava a unio de todos os povos eslavos da Europa Oriental e era liderado, principalmente, pelo governo russo. . do pangermanismo que lutava, por exemplo, pela anexao Alemanha (Imprio Alemo) dos territrios da Europa Central onde viviam germnicos. . do revanchismo francs que defendia a recuperao dos territrios da AlsciaLorena, regio rica em minrio de ferro e carvo que os franceses haviam sido obrigados a entregar aos alemes depois da derrota na Guerra Franco-Prussiana, em 1870. Esta guerra, que provocou a queda do Segundo Imprio Francs e a unificao poltica da Alemanha, cristalizou a rivalidade franco-germnica. Essa situao agravou-se pelos termos do tratado que obrigou a Frana a ceder as regies acima citadas e a pagar aos alemes uma altssima indenizao. Unificada, com ferro e carvo em abundncia, recebendo capital indenizatrio, a Alemanha industrializou-se, enquanto a Frana encontrava dificuldades para continuar seu desenvolvimento. Ainda lhe sobravam as abundantes jazidas de ferro da fronteira oriental, em Briey, mas, quanto ao carvo, agora tinha de import-lo. As instituies culturais francesas contrabalanariam o orgulho ferido difundindo um exacerbado nacionalismo, voltado principalmente contra a Alemanha. As novas geraes francesas nasciam e educavam-se sob o signo da revanche: vingar a humilhao militar e poltica sofrida na Guerra Franco-Prussiana e recuperar a Alscia-Lorena.

Mapa da Europa s vsperas da Primeira Grande Guerra. Fonte: Atlas da Histria do mundo. So Paulo.

- Corrida armamentista e poltica de alianas

Esse clima de disputas e rivalidades deu origem chamada paz armada: diante do risco de guerra, as potncias iniciaram uma corrida armamentista para fortalecer seus exrcitos e, ao mesmo tempo, evitar que uma debilidade militar precipitasse um ataque inimigo. Os governos das grandes potncias tambm firmaram tratados de aliana entre si, com o objetivo de somar foras para enfrentar os rivais. Depois de muitas negociaes e tratados, a Europa, em 1907, ficou dividida em dois grandes blocos: . Trplice Aliana formada inicialmente por Alemanha, ustria-Hungria (ou Imprio Austro-Hngaro) e Itlia; . Trplice Entente formada inicialmente por Inglaterra, Frana e Rssia (entente:
entendimento, acordo)

Essas alianas sofreriam alteraes durante o conflito, pois, conforme seus interesses, algumas foras acabaram mudando de lado. Exemplo disso foi o governo da Itlia, que em 1915 passou para o lado da Entente, por ter recebido a promessa de compensaes territoriais.

As etapas do primeiro conflito blico do mundo


O estopim da Primeira Guerra Mundial foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-hngaro, e de sua esposa, na cidade de Sarajevo (Bsnia), em 28 de junho de 1914. O autor do crime foi um estudante, Gavrilo Princip, pertencente organizao secreta nacionalista Unidade ou Morte, tambm conhecida como Mo Negra, que tinha como lder um alto funcionrio do governo srvio.
A foto ao lado registra o momento da priso de Gavrilo Princip, logo aps o atentado.

A GRANDE GUERRA

O assassinato de Francisco Ferdinando provocou a reao militar da utria-Hungria contra a Srvia. Isso causou devido poltica de alianas a entrada de muitas outras naes no conflito. Observe a sucesso de acontecimentos em 1914: . 28 de julho a ustria-Hungria declara guerra Srvia (com o respaldo da Alemanha, a potncia que liderava a Trplice Aliana) e, no dia seguinte, invade esse pas com seu exrcito; . 29 de julho em apoio Srvia, a Rssia mobiliza suas tropas; . 1 de agosto a Alemanha declara guerra Rssia e, posteriormente, Frana; . 04 de agosto para atingir a Frana, o exrcito alemo invade a Blgica (neutra). O PLANO SCHLIEFFEN previa um poderoso ataque sobre o Ocidente, passando pelo territrio belga, atingindo o corao poltico e econmico da Frana. Aps feri-la mortalmente, os alemes carregariam suas energias contra os russos. Contavam para tanto com a utilizao de seu excelente parque ferrovirio, sua tecnologia e seus recursos humanos superiores aos dos franceses (a capacidade de mobilizao dos alemes era de 9.750.000 homens enquanto a dos franceses era de 5.940.00); . 05 de agosto a Inglaterra declara guerra Alemanha. O historiador italiano Mario Isnenghi descreve o fascnio que a guerra, em um primeiro momento, exerceu sobre grande parcela da populao.
Os testemunhos da poca (...) designaram esses dias de agosto de 1914 como um momento nico e inesquecvel (...). Romances, poesias, fotografias, filmes, canes, testemunhos epistolares e memrias descrevem de maneira semelhante esse clima de expectativa e embriaguez, de excitao e de entusiasmo coletivo; multides agitando bandeiras nas praas, com msica e paradas militares; a partida dos trens abarrotados de soldados, com civis aplaudindo nas estaes e nas estradas de ferro... (ISNENGHI, Mario. Histria da Primeira Guerra Mundial. So Paulo, tica, 1995, p. 27.)

Em muitos lugares, as pessoas que se declaravam contrrias guerra eram apontadas como traidoras da ptria. Poucos pareciam ter conscincia do poder de destruio dos novos armamentos (metralhadoras, bombas, avies, gases venenosos, lana-chamas etc.).

- Blocos de pases

Nos quatro anos que durou o conflito (1914-1918), enfrentaram-se dois grandes blocos rivais de pases, com base nas alianas firmadas: . de um lado, estavam Alemanha, Imprio Austro-Hngaro, Turquia, Bulgria (as duas ltimas em 1914), alm de Itlia que, como vimos, depois mudou de lado (1915); . de outro, Frana, Inglaterra, Rssia, Blgica (inicialmente neutra), Srvia, Itlia (a partir de 1915), Grcia, Japo e Estado Unidos (1917), entre outros. Era a primeira vez que ocorria uma guerra generalizada, envolvendo as principais potncias de diversas regies do planeta, embora as batalhas tenham acontecido principalmente no continente europeu. O Brasil foi o nico pas sul-americano a entrar efetivamente nesse conflito, declarando guerra Alemanha. Cooperando com os ingleses, patrulhou o Atlntico sul e enviou mdicos e aviadores Europa.

- Principais fases

A Primeira Guerra Mundial pode ser dividida em trs grandes fases. . Primeira fase (1914) marcada pela intensa movimentao das foras beligerantes. Depois de uma rpida ofensiva das tropas alems, em setembro de 1914, os exrcitos franceses organizaram uma contraofensiva, detendo o avano germnico sobre Paris (Batalha do Marne). A partir desse momento, nenhum dos lados conseguiu vitrias significativas, mantendo-se um equilbrio de foras nas frentes de combate. . Segunda fase (1914-1917) a intensa movimentao de tropas da fase anterior foi substituda por uma guerra de trincheiras e desgastes, em que cada lado procurava garantir suas posies, evitando o avano do inimigo. Foi um perodo extremamente duro e desgastante para as tropas em conflito. Sob ataque incessante do inimigo, os soldados guardavam suas posies nas trincheiras, enfrentando frio, fome, chuva e barro.

Leia o trecho de uma carta encontrada no bolso de um soldado alemo, que participou da Batalha do Somme (1916), na Frana, considerada uma das mais sangrentas da Histria: calcula-se que tenham morrido nela um milho de combatentes.
Estamos to exaustos que dormimos, mesmo sob intenso barulho. A melhor coisa que poderia acontecer seria os ingleses avanarem e nos fazerem prisioneiros. Ningum se importa conosco. No somos revezados. Os avies lanam projteis sobre ns. Ningum mais consegue pensar. As raes esto esgotadas po, conservas, biscoitos, tudo terminou! No h uma nica gota dgua. o prprio inferno!

A imagem acima bem elucidadiva sobre as condies dos soldados nas trincheiras da I Guerra Mundial. . Terceira fase (1917-1918) caracterizada pela entrada e sada de outros pases na guerra. A Marinha alem, utilizando submarinos, afundou navios de pases tidos como neutros, alegando que transportavam alimentos e armas para os inimigos. Foi o caso, por exemplo, dos navios Lusitnia e Arbia, dos Estados Unidos, e do navio Paran, do Brasil. Nessa fase da guerra, dois acontecimentos se destacaram: a entrada das foras dos Estados Unidos no conflito (06 de abril de 1917) e a sada dos exrcitos da Rssia, devido ao incio da Revoluo de 1917 nesse pas e assinatura de uma tratado de paz com a Alemanha (Tratado de Brest-Litovski, 03 de maro de 1918). At ento, os Estados Unidos tinham se limitado a fornecer suprimentos (blicos, alimentos, medicamentos, combustvel etc) Entente. Contudo, o bloqueio naval imposto pela marinha alem aos navios norte-americanos, que levou ao afundamento do Lusitnia e do Arbia, bem como o prolongamento da guerra (afinal, ela j estava entrando no quarto ano), provocou um medo generalizado entre industriais, banqueiros e capitalistas dos Estados Unidos, que passaram a temer a derrota da Inglaterra, Frana e Itlia, uma vez que estes pases tinham se tornado seus grandes devedores. Com o prolongamento do conflito, os ativos e as reservas metlicas dos pases em guerra haviam se esgotado. Portanto, todos os suprimentos fornecidos pelos norte-americanos deveriam ser pagos aps a guerra. Quem pagaria a dvida caso estes pases perdessem? Entrar no conflito foi uma maneira de tentar garantir a vitria da Entente bem como o recebimento das dvidas.

- Destruio e mudanas
Os combates terrestres da Primeira Guerra Mundial resultaram em nmero elevado de mortes, em razo do uso de novas armas, com maior poder de destruio, como carros blindados (pais dos futuros tanques de guerra), metralhadoras, lana-chamas e projteis explosivos. Alm disso, pela primeira vez o avio e o submarino foram usados como recursos militares, ampliando as possibilidades de ataque e devastao. Fora das frentes de combate, a guerra tambm trouxe consequncias e transformaes para a vida das populaes europeias. Quase todos os segmentos sociais foram envolvidos, de alguma forma, pelo estado de guerra ou esforo de guerra. A economia dos pases em conflito foi direcionada para aumentar a produo dos artigos necessrios guerra (armas, munies, veculos de transporte, tecidos para a confeco de uniformes militares etc.). Como grande nmero de homens participava dos combates, considervel parcela de mulheres ingressou no mercado de trabalho industrial, especialmente na Inglaterra, Frana, Itlia e Alemanha. Com a destruio de diversas estruturas econmicas (fbricas, plantaes, estradas, portos, pontes etc.) em muitos pases, verificou-se tambm escassez de alimentos, alm do aumento de preos dos gneros de primeira necessidade. Os governos impuseram medidas

de racionamento, e a fome espalhou-se por vrias camadas da populao, principalmente nas regies prximas s zonas de combate.
Batalha pelo alimento Durante a Primeira Guerra Mundial, a fome foi um dos maiores problemas enfrentados pelas populaes das cidades alems. Leite, manteiga, batatas tornaram-se produtos de luxo. S eram encontrados no mercado negro e comprados apenas pelos ricos. Quando havia alimentos venda, havia tambm racionamento. Cada pessoa s podia comprar um ovo, 2,5 Kg de batatas, 20 g de manteiga e at 190 g de carne por semana. A populao pobre era a que mais sofria. Quase 200 mil pessoas entravam diariamente em longas filas para conseguir comer um prato de sopa distribudo pelo exrcito. Como consequncia da misria, o roubo era inevitvel. Roubavam-se roupas at ces para matar a fome. Muitas crianas sobreviviam apenas com ralas sopas de batata ou com as frutas apanhavam nos quintais das casas. Com tanta fome, as mortes no ocorriam apenas nos campos de batalha. A desnutrio tornava as pessoas vulnerveis s doenas. A tuberculose, o tifo, a clera e as epidemias de gripe tambm mataram milhares de pessoas na Alemanha, durante a guerra. (RICHARD, Lionel. A Repblica de Weimar (1919-1933). So Paulo, Companhia das Letras, 1988, p. 13-17.)

- Fim do conflito
O apoio financeiro e material dado pelo governo dos Estados Unidos ao entrar na guerra, em 1917, foi decisivo para a vitria da Entente e seus aliados. Seus recursos tornaram-se muito superiores aos da Trplice Aliana. No incio de 1918, as foras lideradas pela Alemanha j estavam isoladas e sem condies de sustentar os combates. Em 11 de novembro daquele ano, o governo alemo assinou o armistcio (acordo que suspende as atividades de guerrra), com condies bastante desvantajosas. Aceitou, por exemplo: . retirar suas tropas de todos os territrios ocupados durante a guerra (parte das tropas alems estava, naquele momento, em territrio francs); . devolver aos adversrios materiais de guerra (canhes, metralhadoras); . pagar indenizaes pelos territrios ocupados.

A paz dos vencedores


Como ficou a Europa logo aps o conflito? Em situao traumtica e desoladora. Nos diversos locais onde foram travados combates, eram comuns as cenas de destruio de plantaes, casas, edifcios, pontes e estradas. Do ponto de vista humano, foram imensos os sacrifcios: milhes de mortos, feridos e invlidos. Alguns historiadores estimam um total aproximado de 10 de mortos e cerca de 30 milhes de feridos. Uma grave crise socioeconmica acabou assolando os pases europeus diretamente envolvidos no conflito, j abalados pelas perdas materiais e humanas e pelos gastos com a guerra. O sentimento de patriotismo eufrico, que em muitos pases havia marcado o incio da guerra (quase sempre estimulado pela propaganda governamental), transformou-se, em 1918, num clima geral de desolao e desespero, seja pela derrota, seja apelo saldo mltiplo da destruio blica. Afinal, para que tinha servido tanta violncia e brutalidade? O que significava vencer numa situao como aquela?

PS-GUERRA

- Conferncia de Paz de Versalhes


Aps a rendio alem e de seus aliados, realizou-se no palcio de Versalhes (Paris, FRA), de janeiro de 1919 a janeiro de 1920, uma srie de conferncias com a participao de representantes das 27 naes consideradas vencedoras do conflito. Lideradas pelos representantes dos Estados Unidos, da Inglaterra e da Frana, essas reunies ficaram conhecidas como Conferncia de Paz de Versalhes. Durante a conferncia, elaborou-se o Tratado de Versalhes, concludo em 28 de junho de 1919. Esse documento definiu os termos finais de paz com a Alemanha, pondo fim oficialmente Primeira Guerra Mundial.

Uma de suas clusulas (a chamada clusula de culpa) determinou que a Alemanha era a principal responsvel pelo conflito, razo pela qual os alemes sofreram as mais duras imposies. O Tratado de Versalhes estipulava, por exemplo: . restituir a regio da Alscia-Lorena Frana; . ceder outras regies Blgica, Dinamarca e Polnia; . entregar quase todos os seus navios mercantes Frana, Inglaterra e Blgica; . pagar enorme indenizao aos pases vencedores, cerca de 33 bilhes de libras esterlinas; . reduzir o poderio militar de seus exrcitos, sendo proibida de constituir aviao militar. Na Alemanha, a sderrota no conflito foi acompanhada pela abdicao do Kaizer (ttulo do imperador alemo) Guilherme II, em novembro de 1918, e pela instaurao da Repblica de Weimar.

- O TRATADO DE VERSALHES
Regulava a paz com a Alemanha, sendo composto de 440 artigos; assinado pela Alemanha em 28 de junho de 1919, na Galeria dos Espelhos, do Palcio de Versalhes (Paris). Seus artigos dividiam-se em cinco captulos: 1) Pacto da Sociedade das Naes; 2) Clusulas de segurana; 3) Clusulas territoriais; 4) Clusulas financeiras e econmicas; 5) Clusulas diversas. Eis as principais estipulaes que tinham que ser cumpridas : - Clusulas de segurana (exigidas pela Frana, que temia a desforra dos alemes): proibio de fortificar ou alojar tropas na margem esquerda do Reno, totalmente desmilitarizada; fiscalizao do seu desarmamento por uma comisso interaliada; em caso de agresso alem Frana, esta receberia auxlio anglo-norte-americano; reduo dos efetivos militares; supresso do servio militar obrigatrio, sendo o recrutamento feito pelo sistema do voluntariado; supresso da marinha de guerra e proibio de possuir submarinos, aviao de guerra e naval, e artilharia pesada; - Clusulas territoriais: devoluo da Alscia e da Lorena Frana, de Eupen e Malmdy Blgica, do Slesvig Dinamarca; entrega de parte da Alta Silsia Tchecoslovquia; cesso da Pomernia e da Posnnia Polnia, garantindo-lhe uma sada para o mar, mas partindo em dois o territrio alemo pelo corredor polons; renncia a todas as colnias que foram atribudas principalmente Frana e Inglaterra; entrega de Dantzig, importante porto do Bltico, Liga das Naes, que confiou sua administrao Polnia; - Clusulas econmico-financeiras: a ttulo de reparao, deveria entregar locomotivas, parte da marinha mercante, cabeas de gado, produtos qumicos; entrega Frana da regio do Sarre, com o direito de explorar as jazidas carbonferas a existentes, durante 15 anos; durante dez anos, fornecimento de determinada tonelagem de carvo Frana, Blgica e Itlia; como culpada pela guerra, pagaria, no prazo de 30 anos, os danos materiais sofridos pelos Aliados, cujo montante seria calculado por uma Comisso de Reparaes (em 1921, foi fixado em 400 bilhes de marcos ou 33 bilhes de libras esterlinas); concesso do privilgio alfandegrio de nao mais favorecida aos Aliados; Clusulas diversas: reconhecimento da independncia da Polnia e da Tchecoslovquia; proibio de se unir ustria (Anschluss); responsabilidade pela violao das leis e usos da guerra: utilizao de gases venenosos e atrocidades diversas; reconhecimento dos demais tratados assinados.

Observe no mapa acima os novos pases que surgiram aps a Primeira Guerra Mundial. Fonte: Atlas da Histria do mundo. So Paulo.

- Outros Tratados de Paz

No mesmo ano, foram assinados tratados de paz em separado com os demais vencidos consagrando modificaes de fato j ocorridas, como o desmembramento do Imprio Austro-Hngaro - devido a revoltas nacionais- e as anexaes feitas pela Srvia, Romnia e Grcia s custas da Turquia, Hungria e Bulgria. A questo das provncias asiticas da Turquia ficou para ser discutida mais tarde. Foram assinados trs tratados: o de SaintGermain, com a ustria; o de Trianon, com a Hungria; e o de Neuilly, com a Bulgria. O ltimo a ser assinado (em 1923) foi o de Lausanne, com a Turquia, por causa da reao turca s imposies do Tratado de Svres. Os tratados de paz refletiram o carter imperialista da guerra. Embora a tendncia na dcada de 1920 fosse a de se estabelecer um esfriamento nas relaes internacionais, a paz rigorosa imposta aos vencidos, sobretudo Alemanha, aumentou os antagonismos. Fora da Europa, os principais beneficirios da guerra foram o Japo, que manteve a ocupao de colnias da Alemanha no Pacfico e se apossou das concesses alems na China, e a Inglaterra e a Frana, que receberam da Liga das Naes antigas colnias alems na frica. A Unio Sovitica, ignorada pelas potncias ocidentais na convocao para a Conferncia de Paris, teve seus territrios invadidos pelos antigos aliados; o fracasso da interveno militar resultou em uma poltica de isolamento ao primeiro Estado socialista do mundo: a Poltica do Cordo Sanitrio. Por outro lado, tropas coloniais que participaram do conflito, ao retornarem aos seus pases de origem, iniciaram os movimentos nacionais de libertao, em nome da prpria ideologia liberal europia: comeava a Descolonizao da sia e da frica. A guerra tambm abalou o Liberalismo Poltico e Econmico e a Revoluo Russa comprovou na prtica a aplicao das teorias socialistas do sculo XIX. A guerra no pusera fim s rivalidades. Tudo recomearia, pois em Versalhes foram lanadas as sementes da Segunda Guerra Mundial ...

- Balano final

As consequncias da Grande Guerra foram trgicas para as sociedades europeias. Calcula-se que o nmero de alemes mortos teria ultrapassado 1 milho, enquanto a Frana teria perdido cerca de 1 milho e 500 mil homens, a maioria jovens com menos de 25 anos de idade. Cerca de 10 milhes de pessoas morreram no conflito, entre militares e civis. Milhes de mulheres tornaram-se vivas, com filhos para criar. Os pases europeus envolvidos no conflito, sobretudo a Alemanha, saram da guerra arruinados. A partir de ento, os pases da Europa conheceram certo declnio econmico. A Inglaterra, apesar de seu extenso e rico imprio colonial, perdeu um pouco da posio de grande potncia mundial. J os Estados Unidos, que se industrializavam a passos largos desde fins do sculo XIX, aceleraram sua ascenso econmica. Entrando na guerra somente em 1917, lucraram muito com o conflito, vendendo mercadorias e fornecendo emprstimos para os pases envolvidos, principalmente os da Trplice Entente. Outra importante consequncia da guerra em boa parte da Europa foi o desgaste dos ideais liberais como caminho para a prosperidade das naes. A democracia liberal passou a sofrer fortes crticas e, a partir da dcada de 1920, ganharam prestgio as ideologias autoritrias de direita e de esquerda. Como resultado, as dcadas seguintes seriam marcadas pelo confronto aberto entre partidos nacionalistas radicais e partidos comunistas vinculados orientao sovitica. Depois da Primeira Guerra Mundial, as democracias liberais ficaram desacreditadas e, em alguns casos, condenadas, como na Itlia e na Alemanha. (COTRIM e outros. Texto adaptado.)

Prof ISABEL CRISTINA SIMONATO EEEM Emlio Nemer Castelo ES Blog: belsimonato.wordpress.com 19.agosto.2011

Vous aimerez peut-être aussi