Vous êtes sur la page 1sur 112

Esse booklet sobre isso.

. Ele tem o objetivo de encaixar voc e a sua carreira no universo e mostrar-lhe que possvel extrair a essncia de tudo o que o cerca para manter-se firme e motivado. No exato momento em que voc tomar conscincia da sua fora interior e da sua capacidade de promover mudanas positivas no ambiente que o cerca, estar apto a encarar novos desafios, no importando se esses desafios estaro na sua escola, na sua sala de aula ou na convivncia com o outro.

Motivao 

Apresentao

Em um universo existe uma constelao. Nessa constelao existe um planeta. E nele existe vida. Entre os seres vivos existem os seres humanos. E entre eles existe voc. Dentro de voc existem muitas coisas, entre elas a sua sabedoria, a sua vontade e a sua carreira. Gerenciar-se como gerenciar o universo. Perceber-se, primeira vista, conhecer a harmonia. Quanto mais perto se chega, vem-se os detalhes, e so nesses detalhes que mora a limitao. Aliada ao todo, ela tem pouca importncia, mas vista por um microscpio, parece gritante. preciso ter coragem para encarar o que se v. E essa coragem que se chama motivao.

O resultado ser uma grande melhora na sua carreira. Aumento de foco, de certeza, de alegria ao deparar-se com o cotidiano. nimo para buscar, trabalhar e promover a aprendizagem. Encontro com boas oportunidades de emprego e maturidade para boas escolhas. Tudo isso depende de autoconhecimento e motivao. Este livro no tem a pretenso de apresentar todas as respostas, mas funciona como um degrau da escada da sua vida profissional e pessoal. Boa leitura!

Motivao 

Motivao: o que , como se faz

Para onde pende o corao, para a vai a razo


Ditado popular

O que motivao

De acordo com a psicologia, motivao , em essncia, o impulso inato que leva os seres humanos a buscarem a vida e desejarem experiment-la em sua plenitude. Por isso, pea fundamental na sade dos indivduos. A falta de motivao denota que essa parte do desenvolvimento humano est adormecida na pessoa em questo. Assim, motivar uma pessoa ajud-la a despertar seu instinto de realizao. Da a importncia de se ouvir palestras, ler livros, participar de vivncias em grupo, entre outras atividades. Esses so mecanismos que surgem para auxiliar o ser humano a resgatar dentro de si aquela motivao adormecida em meio ao caos e sujeira. H pessoas emotivas, que se sentem tocadas por msicas e palestras; outras so mais prticas e compreendem a motivao a partir de vivncias, encontros, percepo de idias concretizadas. Mas todos, sem exceo, tm necessidade de entender a aplicabilidade da motivao em suas vidas.

Sabedoria oriental

Durante o sculo VI a.C., o Taosmo e o Confucionismo, duas teorias filosficas, tiveram incio na China. Enquanto o Confucionismo procurava dar regras prticas de convivncia em sociedade, estabelecer uma base tica para o sistema familiar, o Taosmo se preocupava em levar as pessoas a encontrarem o caminho ou Tao atravs da observao da natureza. O Confucionismo era utilizado na educao das crianas e o Taosmo, seguido por pessoas mais velhas, que desejavam reaver a espontaneidade, confiana e intuio que lhe haviam sido tiradas no decorrer de suas vidas. De acordo com o Taosmo, a felicidade est nestes trs itens, mas antes de encontr-los, preciso passar por um longo caminho mais prtico, na poca representado pelo Confucionismo. Assim, quando o homem compreende a diferena entre dia e noite, bom e ruim, poder e no poder, est apto a buscar o caminho, ou Tao, porque por certo saber fazer uso dele para o seu bem.
Extrado do livro O Tao da Fsica Fritjof Capra. Editora Cultrix.

Motivao 

Conceitos importantes

A seguir, se expe uma srie de frases que tm a ver com motivao. Tratam-se de mensagens que devem ser discutidas em suas dimenses reais. 5 Os alunos no so uma cognio fria que processa uma informao fria. 5 No h uma ao suficiente para motivar, mas no podemos prescindir de nenhuma. No se motiva com uma nica ao nem num nico dia. 5 O xito sempre algo feito em conjunto, e no de forma individual. sempre fruto de vrias cabeas e mos. 5 As pessoas, no as mquinas, os recursos ou materiais didticos, motivam as pessoas. 5 Aquele que tropea e no cai d um grande passo. Para conseguir modificar alguns pensamentos e aes que inibem a motivao real das pessoas envolvidas no dia-a-dia das instituies escolares, importante levar essas frases para uma reunio em que elas possam ser comentadas. Os participantes devem manifestar o seu grau de acordo ou desacordo com relao a cada uma delas, sempre aludindo a casos reais j ocorridos ou passveis de acontecer no colgio.
Extrado do livro A motivao em sala de aula, o que , como se faz. De Jess Alonso e Enrique Caturla Fita. Edies Loyola.

O poder mental a seu favor

Motivao

Uma histria conta que uma ndia aprendeu com a me, muito cedo, que o dia que pudesse ver o prprio rosto refletido em algum material, ela morreria. Assim, a indiazinha cresceu longe de todos os espelhos, e teimando em nunca olhar diretamente para a gua, onde sua imagem pudesse ser refletida. Na adolescncia, conheceu alguns homens brancos e eles traziam consigo um espelho. Mostraram-no para a indiazinha, que viu, pela primeira vez na vida, sua imagem refletida. Assustou-se, sentiu uma forte dor no peito e morreu. No, o espelho no era mgico. No, os homens brancos no sabiam que era proibido mostrar um espelho quela ndia. No, no foi uma coincidncia. O que ocorreu foi que uma crena muito forte daquela menina fez dela refm de sua prpria certeza.

Treinamento cerebral

Por isso, existe uma necessidade de voc escolher seus pensamentos, domin-los, reconhec-los como seus e trein-los para a sua maior produtividade, felicidade e motivao. Como eu fao isso? Anotando sensaes, pensamentos (mesmo que sejam pequenas frases), medos e alegrias relacionando-as com o momento em que teve tal vivncia.

Assim, as filosofias orientais pregam que todas as batalhas reais vividas pelos homens no mundo tm incio, antes, em suas almas. O que ocorre que as almas dos guerreiros refletem no exterior o que h em seu interior.
Extrado do livro O Tao da Fsica Fritjof Capra. Editora Cultrix.

Motivao 

Voc sabe identificar a diferena entre o crebro e a mente? Neurocientistas dizem que o crebro a parte fsica do corpo humano responsvel pelas sensaes mais primitivas, como dor, medo, fome, frio, sono. J a mente o que nos diferencia dos animais no racionais. Nossa mente nos ensina a pedir o que queremos, a amar, a ter sensibilidade artstica, a perceber relaes entre passado, presente, futuro, o eu e o no eu. Aristteles costumava dizer que esses sentimentos vm do corao. Hoje sabe-se que vm da mente. Da a necessidade de voc tomar conscincia de seus pensamentos e compreendlos adequadamente, j que deles que derivam as suas aes, os seus desejos e as suas compreenses.

Git

Conta uma velha histria hindusta que o deus Krishna se viu obrigado a ensinar a um de seus alunos em meio guerra. Aconteceu assim: Krishna e o grande guerreiro estavam juntos em um campo de batalha. O guerreiro sentia-se confuso e medroso por ter de combater seus parentes em uma guerra familiar. O deus, ento, disfara-se como cocheiro do guerreiro e, ao chegar no meio do campo de batalha, comea a revelar-lhe as grandes verdades do hindusmo. Nesse momento, os contornos da guerra se desfazem e fica claro que a nica batalha em ao a do guerreiro em busca de sua iluminao.

Sincronicidade

Carl Gustav Jung, pai da psicoterapia junguiana, que estuda a relao entre sonhos e realidade, cores e sentimentos, entre outras coisas, pregava tambm a existncia da sincronicidade. Para ele, se voc est buscando um objetivo, como estudar melhor a importncia da motivao na sua carreira para, a partir disso, aumentar sua produtividade e satisfao profissional, possvel que, ao ligar a televiso, encontre um programa tratando sobre o tema. Talvez, ao entrar em uma biblioteca ou livraria, encontre material sobre esse assunto. No nibus, voltando para casa, pode ouvir uma conversa esclarecedora sobre isso. Dessa maneira, consegue relacionar conhecimentos sugados de diferentes fontes e produzir a sua compreenso no tocante ao tema. De acordo com Jung, isso se chama sincronicidade e ocorre quando, atravs de processos mentais, voc atrai para a sua vida elementos capazes de ajud-lo a compreender determinados fatos, viver certas experincias e assim provar algumas de suas crenas para si mesmo.

Pensando bem

A motivao, em essncia, uma espcie de pensamento positivo eu quero, eu posso, eu aprendo, eu sei, eu fao, eu vejo o resultado. Quando uma pessoa pensa positivamente diz-se que est motivada. Para que isso acontea, a pessoa deve sentir segurana, ter confiana nela mesma, saber (sentir) que pode realizar o que deseja. Alimentar a mente com pensamentos positivos e saudveis a respeito de si mesmo e das suas experincias uma forma de manter-se constantemente motivado. Pensamentos podem ser selecionados criteriosamente, conscientemente pelo seu pensador. Assim como possvel dominar comportamentos e torn-los saudveis atravs da educao e da persistncia, possvel tornar a mente mais sadia atravs da interveno nos pensamentos. Nesse sentido, diz-se que o pensamento negativo a erva daninha, a poluio da mente. Quando essa parte do organismo est muito cheia de sujeira, sobrecarregada, podem surgir enfermidades ou a motivao, presente em todos, pode ficar sufocada, esquecida e deixar, assim, de cumprir o seu papel na sade e evoluo do ser.

Motivao

10

Existe tambm a parte social, responsvel por determinar que cada indivduo invista em um inter-relacionamento com o seu grupo. Quando isso no acontece de forma saudvel, a pessoa se isola e cria mecanismos doentios. Portanto, sade uma estrutura delicada, formada pela relao desses cinco itens. Quando ferido um destes fatores, o homem adoece, seja pelo desequilbrio emocional, financeiro, espiritual, social ou fsico.
Extrado do CD Controle emocional, de Paulo Valzacchi.

Motivao e sade

De acordo com a OMS, Organizao Mundial de Sade, a palavra sade representa a harmonia de alguns fatores importantssimos da vida humana, como equilbrio fsico, mental, espiritual, social e econmico. O equilbrio fsico o que, costumeiramente, chamamos de ausncia de enfermidade fsica. J o equilbrio mental vem da harmonia psicolgica, do controle emocional, do ser saudvel do ponto de vista mental, em suas aspiraes, hbitos e em tudo o que esteja relacionado ao comportamento psicolgico. Outro fator importante que hoje abriga uma forte parcela da sade o equilbrio espiritual. Da a necessidade que muitos indivduos sentem de fazer uma ligao inspiradora com as fontes espirituais do universo exercitando a f, a orao e a meditao. Alm dessas, a harmonia financeira ou econmica tambm parcela fundamental na sade da populao. Voc pode perceber que muitas pessoas adoecem pelo simples fato de no terem dinheiro, o que cria a insegurana financeira.

10

Conter ou no conter?

Descarregar a raiva em alguma coisa pode parecer uma boa forma de acabar com o sentimento negativo, mas pesquisadores norte-americanos disseram que o mtodo ineficaz e pode at ser prejudicial. Eles revisaram estudos prvios sobre o efeito de desabafar no caso de fortes emoes e todos eles mostraram que isso no reduz as tendncias agressivas, e na verdade at as agrava. 11

Motivao

Em vez de socar travesseiros, gritar ou jogar objetos inanimados para longe, os pesquisadores sugeriram respirar fundo e tentar relaxar para dissipar a raiva. Se descarregar realmente tirasse a raiva da pessoa, ela deveria resultar na reduo tanto da raiva quanto da agresso. Infelizmente, para a teoria da catarse, os resultados mostraram o efeito contrrio, disse Jeffrey Lohr, professor de Psicologia da Escola de Artes e Cincias J. William Fulbright, da Universidade de Arkansas. Quem tenta liberar a raiva fazendo exerccios ou descontando na pessoa que a causou acaba ficando mais ressentido, e no menos, segundo os estudos. O que as pessoas no percebem que a raiva teria se dissipado se elas no tivessem descarregado. Alm disso, ela teria se dissipado mais rpido se elas tivessem, em vez disso, tentado control-la, afirmaram Lorhn e sua equipe numa declarao. Os resultados da reviso foram publicados no livro The pseudopsychology of venting in the treatment of anger: implications and alternatives for mental health practice (A pseudopsicologia de descarregar no tratamento da raiva: implicaes e alternativas para a prtica da sade mental). Os autores disseram que h resultados animadores na terapia cognitivo-comportamental, que se baseia no fato de que os pensamentos causam os sentimentos e o comportamento.
Extrado da Agncia Reuters.

Auto-estima

A motivao est diretamente ligada auto-estima. Quando algum no se valoriza, pouco se conhece e aceita tudo o que os outros dizem a respeito de si como verdades principalmente quando so caractersticas negativas , porque, em algum grau, essa pessoa acredita que merece ser desvalorizada. Assim, aceita um trabalho qualquer em uma escola qualquer, com uma turma qualquer; d qualquer aula, qualquer prova, qualquer trabalho e aprova qualquer aluno. Tudo isso sem saber exatamente qual o seu real propsito. Da que vem a sensao de que tudo est errado, ruim e precisa ser modificado. Junto dela aparece a preguia e o medo de buscar ajuda. De acordo com a psicologia, isso se chama apego dor. como se a pessoa fizesse tudo o que estivesse ao seu alcance para provar a si mesma que no tem valor. Empresas e colegas podem utilizar-se desse tipo de comportamento. Como? No dando ao colaborador os aumentos de salrios merecidos por ele, pedindo que trabalhe muito mais horas por semana, que compreenda as faltas de outras pessoas da equipe, exigindo muito e oferecendo pouco em troca.

11

Motivao 12

Profissionais com alta auto-estima conhecem o seu valor, sabem dar o preo certo pelo seu trabalho, impem limites tanto a empregadores quanto a colegas, so respeitados e melhor remunerados. O chamado mercado criou o chavo ningum insubstituvel para que a fora de trabalho mundial tivesse medo de no encontrar trabalho, j que to simples para as organizaes substiturem pessoal. No entanto, so insubstituveis profissionais com bons currculos, que estudam, conhecem bem a sua rea, so engajados e conscientes da importncia do seu trabalho. Quando um profissional aprende isso, ele ganha confiana, auto-estima e passa a abrir todas as portas que lhe interessarem.

Histrias que curam

Pesquisadores acreditam que a prtica de contar histrias comeou h mais de 25 mil anos. A tradio era fazer isso oralmente para crianas pequenas, em volta de fogueiras, nas aldeias onde viviam os povos.

12
Motivao 13

Contos de fadas, portanto, funcionam como uma ponte que leva a criana a compreender o mundo real a partir da fico. No h como alcanar completamente seu sentido apostando apenas na apreenso intelectual, fato que leva crianas e adultos a desenvolverem, a partir dessas histrias, sua inteligncia, intuio e perspiccia. Os contos falam diretamente para a psique de quem os ouve. Por isso, so curativos, teraputicos e grandes aliados do professor. A fantasia faz parte do desenvolvimento humano em todas as idades. Demonstrao disso o livro As mil e uma noites, no qual Sheerazade salva a vida de todas as mulheres do reino do sulto Schariar ao passar quase trs anos inteiros contando histrias fantsticas para ele em captulos. Ao final desse tempo, o sulto est apaixonado por ela, transformado interiormente e curado de sua depresso.

O que h de mais sublime nos contos de fadas que eles tm significados interiores variveis e transmutveis para as pessoas que os ouvem. Ouvindo-os em um momento da vida, atinge-se determinada compreenso, depois, ao conhec-los novamente, possvel aprender outras coisas, filtrar mais informaes e atingir um desenvolvimento maior. Depois de tudo isso, as dicas que chegam so: 1 Selecione contos de fadas podem ser os redigidos pelos irmos Grimm, por Shakespeare, Hans Cristian Andersen ou Monteiro Lobato. 2 Leia-os em captulos para seus alunos. Talvez um pedacinho no incio e outro no fim da aula. Motivao 3 Pea para que seus alunos pesquisem os significados dessas histrias e relacionem-nos com sua prpria compreenso a respeito dela. 4 Deixe que eles passem a selecionar as histrias que desejam ouvir na sala de aula. 5 Se pedirem para voc repetir uma delas, faa isso. Sempre haver mais o que aprender. 14
Adaptado do site: www.amigodaalma.com.br

Imaginao criativa

Esse exerccio, assim como todas as dinmicas, servem tanto para grupos de professores quanto para grupos de alunos. Se quiser, pode investir neles na sua casa, sempre que se sentir cansado ou sem energia. Funciona assim: Coloque uma msica ambiente, calma. Se possvel, deixe 0 uma luz indireta ou colorida. Verde e azul costumam ser boas pedidas. Deite-se no cho ou em um colchonete e feche os olhos. 0 Respire e inspire. A cada respirao completa, diga um 0 nmero. Deve ser do dez ao um. Quando chegar ao um, seu corpo deve estar totalmente relaxado. 0 Faa uma imagem mental. Pode ser de uma paisagem, se o objetivo for entrar em contato com voc (as paisagens que vm sua mente so seus parasos internos, e voc pode acess-los sempre que sentir necessidade) ou imagens de cenas, se o objetivo for compreender algo ou algum. Permita-se desfrutar desse exerccio por cinco minutos. 0 Comece a inspirar e expirar, contando, a cada respirao 0 completa, do dez ao um. Ao chegar no nmero um, voc deve abrir os olhos e levantar-se lentamente, sem forar nenhum msculo.

13

Motivao: o segredo do sucesso

Atributo inato do homem, que gera caractersticas prprias e individuais em nveis diferentes em cada pessoa, a motivao um conjunto de fatores psicolgicos que impulsiona os seres humanos a agirem de determinada maneira na conquista de objetivos e realizao de ideais. Manifestando-se em qualquer situao da vida, seja no campo pessoal, profissional ou espiritual, ela estimulada de acordo com as prioridades internas de cada um e depende desse contedo particular, durando enquanto a necessidade interior no for suprida. No mbito profissional, essa fora est relacionada s necessidades de trabalho, de reconhecimento, de crescimento e valorizao das habilidades voltadas para a empresa, o que, quando concretizadas, proporciona uma sensao de satisfao e segurana nos indivduos. Para o psiclogo Abraham Maslow (1908-1970), os indivduos apresentam uma hierarquia de necessidades bsicas

14

que precisam ser satisfeitas e que se dividem em fisiolgicas, segurana, aceitao social, auto-estima e auto-realizao. Segundo ele, essas necessidades esto ligadas entre si numa escala de valores ascendente que, quando satisfeitas, surtem no indivduo uma grande sensao de bem-estar. Mas por que necessrio estar motivado? De acordo com tericos motivacionais, o homem que vive em sociedade precisa e depende de outras pessoas para sobreviver, o que gera nele um conjunto de necessidades. Ou seja, quanto mais motivado estiver o grupo de convvio, planejando caminhos e traando metas para o desenvolvimento prprio ou da empresa, mais motivadas ficaro as pessoas que trabalham diretamente com esse grupo. Motivao chama motivao. A realizao de uma atividade da qual o profissional gosta um dos caminhos para esse sucesso interior. H muito, acreditava-se que trabalho e felicidade eram coisas incompatveis. Hoje, especialistas no assunto afirmam que quando as pessoas fazem as atividades que gostam elas so mais felizes e trabalham mais motivadas, o que resulta em autoconhecimento, melhoria da qualidade de vida e dos servios e aumento da produtividade. O ambiente em que vivemos interfere na motivao, pois atravs dele que se torna possvel satisfazer grandes necessidades. Porm, importante compreender que, o desenvolvimento de atitudes positivas, a melhora da auto-estima, autoconhecimento, controle de sentimentos e emoes, o Motivao 15

cuidado com o corpo, o desenvolvimento de relacionamentos motivadores, assumir responsabilidades, procurar solucionar problemas, definir prioridades, planejar, atingir metas e objetivos, aceitar desafios, ter iniciativa, ser otimista e estar aberto a mudanas, so grandes passos para uma vida motivada e valorizada que, segundo especialistas, pode ser a chave do sucesso.
Extrado do site: www.mapfrevida.com.br/qualidadedevida

de pessoal, como se ali durante 4, 8 ou 16 horas todos os problemas se resolvessem. Lembro tambm do atendimento a cliente... Quantas vezes j ouvi a frase: Precisamos de um treinamento de atendimento... a coisa t ruim! E tome curso de motivao e atendimento com direito a msica sertaneja, ax music, nova era, malabarismos em sala de aula, historinhas emocionais de fazer chorar, hipnotismos e tantas outras peripcias que ajudam as pessoas a aliviarem as presses do trabalho, do chefe, do cliente, do colega ao lado que vive cobrando, do vizinho l de casa e etc. Motivao conseqncia, no causa. Falta de motivao est em algum lugar da empresa. Pode estar na estrutura organizacional (a inflexvel e impessoal caixinha criada algum dia por algum que j morreu e que hoje est l... Deus sabe porque!). Pode estar nos processos de trabalho voc sabe que no so sorrisos que encantam clientes, mas processos bem desenhados e orientados para a satisfao dos clientes (internos e externos). A burocracia uma ducha de gua fria na motivao. Ou quem sabe a falta de motivao est na apatia da liderana? Ops! Toquei num ponto importante! na liderana que a motivao pode estar escondida. T bom! Voc diz: Mas nossos chefes sempre esto fazendo cursos de aperfeioamento de liderana, so reciclados e atualizados todos os anos. Tudo bem, superimportante, mas... voc viu a motivao por a?

15

Motivao 16

Voc viu a motivao por a?

Seminrios, palestras e cursos, isoladamente, no motivam ningum. O mximo que fazem criar um amortecedor temporrio nas pessoas e aliviar, nas chefias, a responsabilidade por incentivar e reforar o comportamento positivo no dia-a-dia de trabalho. Motivao um processo, no um evento isolado onde se aperta um boto e pronto, o funcionrio est motivado. Acho engraado quando algum solicita um curso de motivao

Quando voc contrata algum para a empresa, esta pessoa entra naturalmente motivada. Disposta a contribuir, rezar o tero da organizao e com grandes expectativas de crescer com a empresa. O que faz com que estas pessoas se desmotivem com o passar do tempo? Trs coisas: A falta de perspectiva de futuro, a rotina enfadonha do trabalho, a falta de reconhecimento e, at mesmo, a falta de conhecimento da empresa onde trabalha. ! Surpreendeu-se? E quando os empregados no sabem nem o que a prpria empresa faz? Poucas instituies fazem um bom endomarketing de seus produtos e servios, da sua imagem para os seus funcionrios, de suas polticas de RH, da sua misso e de seus valores. Se voc no faz isso, o que est esperando? Mostre para todos os funcionrios que o RH tem produtos e servios muito bons e competitivos. Agora, se no tem, est na hora de pensar seriamente na contribuio do RH para o negcio da empresa. A coisa sria e seu emprego corre riscos. O segundo motivo que leva desmotivao na empresa so os processos de trabalho. Por mais boa vontade e competncia que um indivduo possa ter, no h cristo que agente um processo de trabalho caduco, burocrtico ou desenvolvido para atender os prazeres do chefe. Quer saber o terceiro? O Chefe! ! Ele mesmo! Coitado! Vive pressionado por resultados e ainda tem de ouvir

essa? Mas isso mesmo! Nos primeiros dias de trabalho do novo funcionrio, ele aparece com aquele sorriso largo. E, algum tempo depois, eis que o novo funcionrio engolido pelo sistema do urgente em detrimento do importante. Voc apresenta um desempenho superior e o chefe agradece. Na segunda vez, um agradecimento xoxo. No terceiro, olha com espanto, s vezes sente-se ameaado... e nada. No quarto, nem d bola entrou na rotina. L se vai a motivao do novo empregado! Eis os locais para procurar a motivao perdida! O endereo, quase sempre, est no estilo de liderana. No! No quero falar sobre estilo, mas simplesmente na liderana. O que observo na prtica (e voc tambm) que temos boas pessoas travestidas de chefes, mas que lhes faltam instrumentos que tornem o ato de liderar algo palpvel, mensurvel, tangvel e agradvel. As pessoas desejam ser reconhecidas, valorizadas e recompensadas pelo que fazem. Os chefes tambm. E isto somente ocorre quando fazemos o reconhecimento instantneo. Dia desses, assisti a uma palestra do tranqilo Oscar Motomura onde ele contou a seguinte histria: diz ele que esteve com o fsico Arno Penzias Prmio Nobel e lhe fez a seguinte pergunta: Como liderar uma equipe de aproximadamente 3 mil cientistas brilhantes espalhados por vrios pases? Como motivar estes cientistas? Est vendo este armrio? Est cheio de brindes como camisetas, chocolates (barras de cinco quilos), bombons, pins, bottons e pequenas lembranas. assim que reconheo o trabalho dessas pessoas. Dando-

Motivao 17

lhes presentes de pequeno valor financeiro e de grande valor sentimental. Simples! Quer motivar as pessoas? Desenvolva programas de reconhecimento instantneo, como cheques reconhecimento, brindes, ingressos para teatro, futebol, um dia de folga, um ms de estacionamento grtis, etc. So muitas e simples as maneiras de reconhecer e valorizar o comportamento positivo dos funcionrios. Mas lembre-se, no se trata de uma campanha. Portanto, elabore o seu programa e treine as chefias para utiliz-lo de forma justa e honesta. s aguardar os resultados positivos. Programas gerenciais so vlidos, importantes e do solidez a cultura organizacional, mas no dia-a-dia que as pessoas, lderes ou no, demonstram as suas habilidades, o seu conhecimento e, principalmente, as atitudes vencedoras e motivadas. O desafio da liderana reforar continuamente os comportamentos e as atitudes positivas dos funcionrios. Manter a motivao em alta no fcil e exige a mesma ateno que damos ao caixa da empresa. E agora, depois de tudo isso, achou a motivao na sua empresa? Ela est a. Encontre-a! 18
Texto de Dermeval Franco. Administrador e consultor da Danton Velloso & Consultores Associados. Extrado do site: www.guiarh.com.br

Motivao

Motivao na sua vida

Cada um sabe a dor e a delcia de ser o que


Caetano Veloso

Intuio

Desenvolva sua intuio para compreender as demandas do mundo em que voc vive. Uma maneira de conseguir isso brincando de adivinhao. Quando voc coloca a sua ateno em um fator, como um telefonema, e procura adivinhar quem , est trabalhando seu crebro. Ento, faa esse exerccio diariamente. 1 O telefone toca: tente adivinhar quem . 2 A campainha toca: tente adivinhar quem chegou. 3 Voc entra na fila de um supermercado: tente adivinhar quanto tempo vai levar at ser atendido. 4 Voc ganha um presente e ele vem embrulhado: tente adivinhar o que tem dentro. 5 aniversrio de algum que voc est conhecendo: tente adivinhar o que a pessoa precisa ganhar. A maioria das pessoas deixa esses momentos passarem em branco, preocupadas com outras coisas, e esquecem-se de treinar a mente para fazer dela a mquina mais potente que ela pode ser. Mesmo que a princpio voc erre as respostas, com o tempo, esse exerccio vai faz-lo ficar mais ligado ao momento presente, mais consciente do aqui e agora. E isso o levar a ter uma vida mais plena.

17
Eu queria...
Nada pode ser mais frustrante do que levar uma carreira ruim adiante pelo simples medo de no saber fazer outra coisa; de no conseguir um trabalho que o faa realmente feliz. Da vem a importncia de descobrir e desenvolver o quanto antes seus talentos inatos. a partir deles que voc vai melhorar seu padro de vida. Mas, para isso, voc precisa sair do campo de conforto. Algumas razes pelas quais voc deve considerar a idia de se relacionar melhor com seus talentos: Motivao 21 Seja sincero: voc escolheu sua profisso por vocao, indicao, comodismo ou simplesmente porque foi a nica coisa em que voc conseguiu pensar para fazer e ganhar dinheiro? Saiba que, quando escolhemos uma carreira em que s o que nos atrai o dinheiro, a abertura de mercado ou a felicidade de terceiros, como pais, geralmente, nos frustramos, temos uma imensa perda de energia, nos falta disposio para sair da cama todos os dias e enfrentar mais uma jornada de trabalho.

16

Sua persistncia aumentar imensamente. Sempre que voc se prope a conquistar algo que realmente vale a pena, os problemas somem. Quando descobrimos problemas, nossa tendncia desistir do que estamos fazendo. Se voc est buscando algo que realmente deseja, h uma chance muito maior de descobrir um modo de resolver o problema e continuar. Isso tem importncia decisiva, porque a persistncia absolutamente necessria se voc deseja progredir na vida.

2
Motivao

Voc sentir muito mais motivao. Um dos maiores obstculos para a conquista de objetivos a inrcia. Se voc tenta desenvolver seu talento inato, comear tornase mais fcil. Seu entusiasmo natural pela tarefa em mos o motivar, medida que voc persistir no uso de seu talento inato.

Suas habilidades melhoraro constantemente. Ao engajar-se no uso de seus talentos, voc se v constantemente motivado a praticar e, portanto, evoluir. De acordo com o escritor Daniel Golemann, precisamos de dez anos para especializar-nos em algo. Durante esses dez anos, se nos concentrarmos em melhorar todos os dias, o sucesso, a felicidade e o dinheiro desejados comearo a fluir cada vez mais. Aps esse perodo, voc ser um especialista e a vida no lhe parecer mais um fardo. Dinheiro, sucesso e felicidade tornar-se-o um modo de vida.

22

Voc ter mais concentrao. Manter o foco necessrio para o sucesso, muitas vezes, difcil. Muitas oportunidades podem surgir durante um ano. Elas podem ser lucrativas e se apresentar por intermdio de pessoas altamente persuasivas. Se seus objetivos esto alinhados com seu talento, voc tem como decidir se conveniente desviar parte de seu tempo e energia para a oportunidade. Se em tal oportunidade existe a chance de usar seu talento e ajudlo a alcanar seus objetivos, v em frente. Se no, decline educadamente e trate de sua vida com confiana.

Voc estar disposto a assumir novos desafios. Quando passamos nossas vidas fazendo coisas que no nos interessam realmente, nos tornamos letrgicos. Em nossa letargia, evitamos riscos e desafios. Nada parece digno de nosso esforo. Paramos de nos preocupar. Bom o bastante torna-se nosso padro de qualidade. Isso no ocorre quando nos engajamos no uso de nossos talentos. Cada novo desafio transforma-se em algo vibrante e no desejamos evitlo, nem mesmo se a oportunidade apresenta-se. Quando enfrentamos o desafio com sucesso, comeamos a buscar desafios maiores e melhores.

Sua autoconfiana crescer de modo surpreendente. Voc usar seu talento para fazer coisas que jamais achou que podia e sentir surpresa pela competncia com que as faz. Como resultado, sua autoconfiana aumentar incrivelmente. Assim como dinheiro chama dinheiro, pessoas autoconfiantes se tornam ainda mais autoconfiantes.

Seu nvel de energia aumentar. Quando nos sentimos entediados com nossas vidas, deprimidos ou fracassados, nosso nvel de energia cai abruptamente. Ele pode tornar-se to baixo que nos sentimos cansados, mesmo aps dez horas de sono. Quando desenvolvemos e usamos nossos talentos inatos, a energia liberada. Dormimos menos e saltamos da cama pela manh sem que algum precise forarnos a isso. Essa energia vem naturalmente, e nos sentimos e agimos com mais entusiasmo.

18

Repensando a convivncia

Seus relacionamentos melhoraro. Quanto mais voc desenvolve e usa seus talentos inatos, maiores seus nveis de felicidade e satisfao com a vida. Como prmio extra, seus relacionamentos melhoram radicalmente, porque no mais necessrio esperar que outros lhe tragam a felicidade. Em vez disso, seu novo entusiasmo com a vida espalha-se e afeta todos sua volta. Voc se torna mais simptico, mais positivo e disposto. Em resumo, voc deixa de ser uma pessoa carente e se transforma em outra, disposta e capaz de atender s necessidades de outros.
Extrado do livro Disciplina na medida certa, de Larry Koenig. Editora Alegro.

Muitos so os mestres que se dizem desmotivados por conta das turmas que precisam atender. Os alunos so indisciplinados, no esto com vontade de estudar, desrespeitam os professores e o aproveitamento da turma ruim. Cada vez que esse tipo de pensamento lhe vier mente, pense por um instante se a sua desmotivao ou no fruto de uma expectativa frustrada. Talvez voc ainda sonhe com o aluno perfeito, com a turma perfeita, com o emprego perfeito e continue a acreditar-se indigno de conseguir tudo isso. Ento, tente, s a ttulo de exerccio, parar de sonhar com a vida ideal. Passe a procurar na realidade, no dia-a-dia e em cada aluno, em cada momento da aula e do contato com a equipe pedaggica, um motivo para celebrar. Quando voc se sente incompreendido, pode ser por no estar falando to claramente. Quando a sensao de isolamento e frieza nas relaes, pode ser por estar mantendo distncia das pessoas que convivem com voc. Com o tempo, essas barreiras impostas por voc mesmo podem funcionar como forte fator desestimulante. Pense nisso.

Motivao 23

O trabalho o trabalho, voc voc

Desde muito cedo, possvel ouvir a pergunta: O que voc vai ser quando crescer? Aparentemente, depois de adulta, a pessoa escolhe uma profisso e transforma-se nela. uma questo de personalidade. As pessoas sabem que voc professor, s vezes conhecem seu local de trabalho e at a disciplina que ministra, mas no sabem o seu nome. Tambm no sabem h quanto tempo voc est em tal ambiente de trabalho desenvolvendo sua carreira.

19
Para dentro
H quem passe a vida do lado de fora de si. Cuidando dos outros, olhando para os outros, compreendendo ou no atos de terceiros, julgando, defendendo, condenando. Por outro lado, so incapazes de revelar para si mesmos alguns aspectos de sua personalidade. Aceitam qualquer coisa, fazem qualquer coisa, dormem, acordam, trabalham, almoam... De qualquer jeito, sem saber se est bom ou ruim. Podem ser severas demais, crticas demais em relao ao prprio comportamento sem nem se darem conta disso. Ao olhar para trs, tm poucas lembranas marcantes, de histrias realmente vividas at a ltima gota. Mas lembram perfeitamente de momentos marcantes da vida do vizinho, do amigo, do tio.

Motivao

Tire da sua cabea que sua profisso, seu trabalho e voc so a mesma coisa. No so. Voc muito mais do que um professor, tem muito mais habilidades que devem ser reconhecidas e despertadas, tem uma histria de vida bem maior do que a construda na instituio. Por isso, evite comparaes ao seu produto final. Se os alunos no aprendem, se a presso muito grande ou se, por mais que voc se esforce, fica sempre faltando alguma coisa, desvincule o valor do seu trabalho do seu valor enquanto ser humano. Isso o ajudar a no denegrir o seu real valor. Voc pode largar o seu emprego, mudar de rea de atuao, fazer qualquer outra coisa da vida ou no fazer nada e ainda assim ser especial. Ter uma famlia, uma histria, sade, sonhos, planos e poder recomear sempre. Mas para isso preciso, antes de qualquer outra coisa, acreditar no prprio potencial.

20

24

Dificilmente algum que vive assim se diz motivado para o que quer que seja. Primeiro porque tem pouca conscincia do que quer, de quem , do que deseja. Depois, porque no tem ferramentas capazes de ajud-lo a conquistar qualquer coisa. Esse comportamento uma porta aberta para padres como desmotivao, crtica, culpa, medo, depresso, ressentimento, sentimento de no-aceitao de si. Todos eles muito negativos para a sade. Antes de tentar resolver tudo na vida com uma frmula, de uma hora para outra porque funcionou com um conhecido, considere a hiptese de desenvolver o seu autoconhecimento. V o mais longe que puder com essa meta. Quando voc se olhar no espelho e puder responder sinceramente quem , o que quer, porque age assim e no de outra forma, a paz de esprito invadir o seu ser. Ento, voc poder conquistar a felicidade que tanto almeja em todos os setores da sua vida.

No posso deixar...

Reconhece-se uma pessoa resistente pelo apego que ela tem inrcia. Essa pessoa, geralmente, reclama muito e se diz infeliz. Mas quando voc d opes para ela mude-se, faa uma viagem, separe-se, case-se, pinte um quadro, troque de emprego ela simplesmente responde que nada to simples assim. Ela jura que no pode deixar o filho sozinho, no pode faltar a prxima consulta, no tem tempo, no tem nimo, no tem coragem, at gostaria, mas....

21
Motivao 25

O que acontece depois de conversas nesse nvel que quem deseja ajudar se irrita e quem precisa mudar, no muda. Tampouco assume que continua na mesma por falta de vontade de mudar. Essa pessoa fica sempre na expectativa. Pede sinais, exemplos, modificaes metafsicas e continua paralisada, ocupando o mesmo lugar, fazendo um verdadeiro buraco na terra, sem se desenvolver e sem evoluir. Todos precisam evoluir, ento, necessrio abandonar a inrcia, nem que seja um pouco a cada dia. Loise Hay, psicloga norte-americana, autora do livro Voc pode curar sua vida, da

editora Best Seller, aconselha a trabalhar com afirmaes positivas. Para isso, ela aposta na sincronicidade, ou seja, na mxima que diz que o universo conspira para que voc conquiste seus objetivos. Lembre-se que, para isso, voc precisa ter um objetivo claro para, ento, trabalhar para a conquista dele. E esse exerccio da disposio para a mudana, aparentemente simples, esconde um trabalho de autoconhecimento muito profundo. Para saber o que deseja mudar, voc precisa saber o que est errado. Depois, para se certificar, deve descobrir porque isso est incomodando. Assim, quando inicia o exerccio e afirma estou disposto a mudar... voc j ter chegado ao cerne de questes muito arraigadas, responsveis por alguns dos seus comportamentos mais particulares: seus padres mentais. Dessa forma, alm de modificar o que incomoda, voc estar fazendo um exerccio de higiene mental, no qual jogar fora tudo o que no serve mais, o que no contribui para a sua evoluo.

22

Libertar para libertar-se

Uma afirmao zen budista que tem muito a ver com motivao a seguinte: Por vezes, a melhor ao a no-ao. Se voc chegar a uma plancie e plantar grama, regar, olhar, gritar, puxar e dizer nasa, grama, nasa!, provavelmente, a grama nascer. Se voc sentar em uma plancie e olhar o solo, vir a primavera, e a grama nascer por si mesma. Isso no significa que devamos sentar, cruzar os braos e esperar que nossos conflitos se resolvam por si mesmos isso seria muito cmodo e lies no costumam ser cmodas, pelo contrrio, so desafiadoras, pois o objetivo o aprendizado e o crescimento , mas existem coisas fora de ns que possuem o seu prprio tempo. E no dado ao homem o direito de dar o seu tempo ao universo e desejar que ele responda prontamente. A partir disso, possvel extrair uma lio de humildade. O homem pode interferir no universo, mas o universo continuar a crescer, morrer e nascer de novo, independente da presena ou vontade do homem. O que, em ltima anlise, significa que s o conhecimento do seu interior e a responsabilidade pelos seus atos esto ao seu alcance.

Motivao 26

Essa compreenso quebra muitos motivos de desmotivao. As pessoas sentem-se mal porque esperam um reconhecimento vindo de fora delas. Ou seja, do a terceiros o poder de dizer como elas devem se sentir. Quase no preciso dizer que esse tipo de comportamento gera frustrao e uma srie de outros comportamentos negativos, doentios e que em nada contribuem para a evoluo e o autoconhecimento de quem quer que seja.
Adaptado do livro O Tao da Fsica, de Fritjof Capra. Editora Cultrix.

Tente dormir bem

Um estudo realizado na universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e divulgado este ano revelou que experincias com ratos de laboratrio demonstraram que a falta de sono afeta o hipocampo uma regio do crebro envolvida na formao de memrias. Foram feitos exames comparando animais impedidos de dormir por 72 horas a outros, que repousaram, e constatou-se que o primeiro grupo apresentava nveis mais altos do hormnio do estresse, corticosterona. Ele tambm produziu um nmero significativamente menor de clulas no crebro, neurnios, na regio do hipocampo. Quando os nveis de corticosterona foram mantidos em nveis constantes, a reduo no ocorreu. O padro de sono foi restaurado em uma semana, mas os nveis de produo de clulas nervosas s foram restaurados em duas semanas, e o crebro parecia fazer um esforo para compensar a escassez.

23

A falta de sono pode afetar a aprendizagem, a ateno e a concentrao em atividades mais densas. Pessoas privadas de sono tambm correm o risco de ficar mais nervosas, tensas e suscetveis a problemas no corao.
Extrado do site: www.bbcbrasil.com.br

Motivao 27

24
Motivao

sempre recebeu muita ateno. A nica que no recebia ateno, nem tinha seus desejos satisfeitos, era Vera. Ela esperava que os filhos trouxessem um filme vez ou outra, mas eles no traziam. s vezes, ela se irritava, brigava, dizia que no podia ter o que queria por causa dos filhos e da escola. No era verdade. Ela era a nica pessoa que dizia no para si mesma enquanto ocupava o tempo dizendo sim para vrias outras coisas. Um dia, Vera adoeceu e teve de comprar alguns remdios caros para o tratamento. Na volta para casa, passou na locadora e pegou um filme. Quando o vendedor disse o preo, ela imaginou quantos filmes poderia ter visto com o dinheiro empregado naquele monte de remdios. E pensando bem, aquela verba nem teria feito tanta falta...

Diga sim a voc

Vera gostava muito de ver filmes. Professora h 23 anos, me de famlia, ela sempre desejou tudo de melhor para os filhos. Mas nunca ia ao cinema. Nem locadora de DVDs ela ia. Precisava deixar tempo disponvel para as crianas. De repente, as crianas eram adolescentes que iriam logo para a universidade. Vera continuava sedenta por bons filmes. O problema agora era que ela precisava juntar dinheiro para pagar a faculdade das crianas. Ento, Vera resolveu levar trechos de antigos filmes, conhecidos por ela, para a sala de aula. Mas ali, preocupada com os alunos, ela mal prestava ateno nos filmes, no relaxava mesmo. Poderia lev-los para casa e assisti-los tarde, depois do almoo. No, tarde ela prepararia as aulas do dia seguinte. Tudo deveria estar organizado s 18 horas porque depois desse horrio as crianas chegariam e ela precisaria fazer o jantar, ler aquele livro para o mestrado e fazer outras coisas. Assim, Vera cultivou por anos a fio um vazio referente aos filmes que ela tanto gostaria de ver. Os filhos sempre tiveram tudo, os alunos sempre estiveram em primeiro lugar, a escola

Curso

28

Estude o que ainda no sabe. Busque algo que esteja lhe interessando no momento. Matricule-se em um curso para aprender. Talvez um novo idioma, algo ligado sua carreira como professor ou ligado a algum dos seus hobbies. O importante estudar, usar seu crebro, dar a ele a oportunidade de fazer sinapses diferentes.

25

Purificao

5 Se quiser, faa uma orao.

Para voltar ao seu centro e seguir em frente, recomenda-se fazer alguns exerccios de limpeza da alma. Como nem todos crem em Deus ou em alguma fora propulsora do universo, existem exerccios espirituais que no precisam, necessariamente, de preces.
5 Quando estiver em desequilbrio por algum acontecimento,

Pronto, agora voc j est em equilbrio novamente.

respire fundo, feche os olhos e lembre-se dele, como se visse uma cena.

Leia, leia, leia...

5 Pergunte-se o que aprendeu com o problema. E o que poder

fazer de melhor para evitar que a mesma situao no se repita.

No s livros didticos, voltados sua rea de atuao ou o jornal do dia. Leia romances, novelas, contos. A partir deles, voc vai melhorar o seu vocabulrio, estimular a sua memria e imaginao, aguar seu senso crtico e, claro, relaxar.

27

Motivao 29

O homem um ser holstico: fsico-mental-emocional-socialespiritual. E o seu estado natural o equilbrio. Quando voc est nesse estado, tudo flui com mais tranqilidade, a motivao vem tona, e os seus dias funcionam. Voc conquista seus objetivos, segue em frente com seus projetos e entra em uma espcie de espiral que o ajuda a manter o crescimento espiritual. No entanto, problemas e dificuldades, como brigas, desentendimentos e rompimentos afetivos tendem a cair como bomba na sua vida e, conseqentemente, na sua carreira, que passa a receber menos ateno. Pode ser uma discusso com um aluno ou mesmo algo pessoal que esteja interferindo na sua produtividade.

26

5 Agora, esquea-se do ocorrido, de voc, do outro. Imagine

uma luz clara, da cor de sua preferncia, a lhe envolver. Nutra-se nela, aquea-se, ajude-a a se expandir infinitamente. tambm toda a tenso que est reprimida. Voc vai ficar mais leve, quase a flutuar.

5 Conforme for expirando o ar que inspira, permita-se soltar

5 Agora, envolvido pela paz, refaa a cena, como se fosse

uma fotografia. Diminua-a, coloque-a dentro de uma bolha de sabo e solte-a no universo para que a energia ali contida seja modificada e transformada em algo bom. voc sabe que o universo muito maior do que isso e que voc, estando conectado fora do universo, pode superar mais essa tristeza.

5 Perdoe a pessoa que o atingiu e perdoe-se tambm. Agora

Viaje

29
Seja especial

Sem dinheiro para passagem de avio ou nibus? Carro no conserto? No importa. Voc pode viajar por onde quiser, pode ser pela sua prpria cidade, pela regio metropolitana, caso voc viva em um grande centro, ou por cidades prximas. Busque conhecer locais diferentes, costumes e culturas com os quais no esteja acostumado. Tudo isso o ajuda a relaxar a mente, a aprender mais e a aumentar as suas contribuies nas aulas.

28

como escapar da aula, d aula de pintura, se for professor de Matemtica; ou ajude crianas a desenharem, se for professor de Qumica. O que importa voc fazer algo pelo outro. Exerccios assim aumentam a auto-estima, a motivao, a alegria de viver e so capazes de preencher espaos muito grandes que poderiam guardar coisas ruins e tristes. Quando se trabalha pensando em algo maior, em uma misso, todo o organismo coopera, demonstra mais fora, vitalidade e energia. Voc vai gostar.

Motivao

30
No acumule

30

De que tipo de gente voc mais gosta? Das crianas, dos adolescentes ou dos idosos? Prefere a natureza, os animais e plantas? No importa. Faa sua escolha e v trabalhar pelo bem do seu semelhante. Desenvolva o seu altrusmo. Oferea sabendo que no vai receber nada em troca alm de um sorriso ou um muito obrigado. No so apenas os chamados mais necessitados que precisam disso, voc. E quando for trabalhar nisso, escolha alguma atividade diferente daquela que voc desenvolve todos os dias. Se no tiver

Um exerccio excelente para estar sempre motivado cuidar para que seus materiais, roupas e objetos pessoais permaneam limpos e organizados. Tambm importante no acumular muitos objetos, brinquedos, livros, roupas. Alm de representarem energia parada, esses objetos a mais, mesmo sem que ningum perceba, desestimulam, irritam, podem at trazer alergias e outras enfermidades. Algo em que no se fala, praticamente, que o ato de limpar, organizar, lavar e jogar fora o que no serve mais excelente para a mente. Quando se limpa e organiza uma casa, est se limpando e organizando tambm os pensamentos.

Uma casa (ou um armrio) em que existe muita coisa acumulada, mostra uma mente muito cheia de idias. Podem ser muitas idias boas, ento, precisar-se- de uma casa (ou armrio) maior. No entanto, quando se presta ateno aos objetos (o mesmo ocorre com pensamentos) possvel distinguir o essencial do sobressalente. Ento, o que estiver sobrando poder ser reutilizado por outra pessoa ou mesmo reciclado aps ser levado ao lixo. Esse ato faz a energia se movimentar, estabelece a organizao e melhora o fluxo dentro da sua casa, da sua mente e da sua vida.

Ento, quando as frias chegarem, tire frias! Quando houver um feriado mais prolongado, pelo menos duas vezes por ano, desligue-se de sua carreira, de seus estudos, de tudo. Realize um sonho, mesmo que seja o simples sonho de deitar em uma rede e dormir das 14h s 17h! Acostume-se a ouvir a sua voz interior e a passar um bom tempo da vida tomando conta s de voc. um exerccio. No comeo, voc pode sentir culpa, mas isso natural, porque voc desacostumou-se, logo, logo vai passar e voc perceber quantos ganhos viro dessa deciso aparentemente to simples.

Tire frias

Alguns professores acreditam que gostar da profisso que tm nunca deix-la, nem nas frias. Por isso, passam quase uma vida inteira trabalhando, de sol a sol, todos os dias, parando apenas quando o corpo pede um tempo, adoecendo. Por melhor que seja a sua carreira, por mais que voc goste dela, saiba que voc muito mais do que um mestre. Alm da carreira, voc tem uma vida, uma famlia, amigos. Precisa cultivar muita coisa, aprender a cada dia, cuidar de outras coisas e pessoas, descansar, desligar-se. S assim poder usar sempre, sem prejuzo para a sade, todo o seu potencial.

31

Ao!

Parques, praas, academias, centros culturais, todos esses espaos possuem atividades fsicas. Pratique-as regularmente. Far bem para o seu corpo e para a sua mente. Como voc trabalha muito com a voz, a leitura e a escrita, procure atividades que lhe permitam aguar outros sentidos que no a viso e a fala. Nadar, andar de bicicleta, praticar artes marciais podem ser boas pedidas, pois liberam endorfina, aumentam a imunidade, a sensao de prazer, a respirao e a presso sangnea. Mas consulte um mdico antes de sair por a fazendo qualquer atividade!

32

Motivao 31

33
Refm de si
Motivao A mente humana o instrumento mais poderoso do mundo. Isso porque ela a responsvel pelas crenas e viso do mundo de cada um. Nesse sentido, possvel afirmar que cada ser humano vive no mundo que construiu para si atravs de seus pensamentos e crenas. Se elas so limitativas no sei, no posso, no consigo, sou incapaz, existe muito mais gente melhor do que eu, esse desafio muito grande para mim, essas pessoas no deveriam confiar em mim de forma alguma voc conseguir construir um mundo prspero e de belas descobertas para si. Talvez consiga boas colocaes para todos os seus conhecidos, menos para voc. Liberte-se dos padres negativos existentes em sua mente. Quem disse que existe apenas uma maneira de vencer na vida? De onde surgiu a idia de que devemos aceitar qualquer coisa para termos algo? As pessoas que disseram isso o fizeram com base nas prprias experincias, entretanto, as histrias no se repetem com tanta freqncia e, se isso ocorre, porque a sua tem de ser igual a das pessoas que se sentem frustradas em vez de ser igual a daqueles que atingem seus objetivos? Faa um exerccio toda vez que um pensamento limitativo vier sua mente. Pergunte-se por que estou pensando dessa maneira?, de onde vem essa crena?, ela tem me ajudado a conquistar os meus objetivos?. Pessoas adultas tendem a repetir pensamentos e crenas que costumavam ouvir de pais e outros adultos prximos (professores, a includos) na infncia. Isso no bom ou ruim, simplesmente o que acontece. Portanto, sempre que estiver estudando seus pensamentos e a relao entre eles e a vida que voc constri, pergunte-se: Estou agindo de acordo com os padres de quem? Quando perceber que bebe da mesma fonte de outra pessoa, vai saber quebrar esse crculo vicioso que o impede de crescer. Escolha um padro para ser o seu e passe a trabalhar nele, sempre e muito, at que os internalize e no precise mais de esforo algum para atingir bons pensamentos e crenas.

32

Merecer

Alguns profissionais, muitos deles talentosos e cheios de contribuies para dar sua rea de atuao, apresentam dificuldade em conseguir bons empregos. Sonham em trabalhar em grandes empresas, ganhar altos salrios, ser dolo dos alunos, prestigiados por colegas. No entanto, conseguem apenas trabalhos em escolas pequenas e mdias, recebem um salrio muito aqum de suas expectativas e necessidades, so rejeitados por grandes instituies e nem sempre fazem muito sucesso com os estudantes. Isso pode se dar quando uma pessoa no acredita que merece mais do que j possui. Quando recebe uma proposta nova, se assusta com o desafio, o salrio, a quantidade de turmas, imagina que no poder superar as expectativas. Assim, seu medo o separa do sucesso. Substitua o medo do sucesso pela certeza de que merecedor dele. Trabalhe com afinco, acredite em voc, em seu potencial e na necessidade que as escolas tm de contarem com um profissional do seu quilate. Logo esse medo ter ido embora e voc poder desfrutar de boas oportunidades de trabalho e aprendizagem.

Visualizao

Acostume-se a fazer um mesmo exerccio de visualizao sempre antes de ir para a escola trabalhar.

35
Motivao 33

1 Respire profundamente algumas vezes, at sentir-se relaxado. 2 Imagine a sala em que trabalha, os alunos, suas carteiras, o quadro-negro e a matria que dever ser lecionada. Veja-se explicando tudo diante da turma, tirando dvidas dos alunos, conversando com eles, mantendo a calma e a cooperao no ambiente. 3 Se a sua dificuldade costuma ser avanar no tempo e sempre falar muito mais do que o necessrio, imagine-se falando tudo com comeo, meio e fim. 4 Em meio explicao, imagine-se sentado no lugar do aluno. Voc como aluno consegue compreender tal explicao? Est entediante ou capaz de aguar a sua curiosidade? 5 Pense em maneiras de solucionar qualquer resqucio de deficincia nessa explanao. Agora, tranqilo, respire profundamente algumas vezes, levante-se e v trabalhar. Esse um exerccio de PNL Programao Neurolingstica. Ajuda a preparar o crebro para atividades que exigem concentrao e segurana.

34

agora

Algo que costuma fazer toda a diferena entre uma vida plena e uma vida vazia a coragem, a disposio para dizer sim. Apareceu a oportunidade de fazer uma viagem de final de semana ou de feriado. Momento difcil: falta um dia para o incio desse fim de semana ou feriado.

36

O passado no passado

Motivao

Vez ou outra, fique, vez ou outra, v. Esquea tudo, deixe para trs. Viaje e no se culpe por isso. Aproveite a sua vida. No preciso engessar-se tanto, trabalhar demais, ser preocupado demais. Alguns momentos valem para sempre. Se voc tem pouco dinheiro, viaje com pouco; se tem pouco tempo, viaje com esse tempo. Mas quando estiver saindo, mesmo que ainda dentro da cidade, j comece a aproveitar. Desligue-se de tudo, absorva a paisagem, a estrada (mesmo que area) e viva o momento. Mudar de ares relaxa. Quando voc voltar, vai estar com mais nimo. Poder produzir melhor, atender seus alunos, filhos e amigos com mais pacincia.

H quem deixe o passado dominar o presente. Porque foram maus com algum no passado, punem-se agora, dando-se menos valor e ateno do que deveriam. Porque no passado magoaram-se com algum, agora se protegem de todo e qualquer relacionamento. Porque foram julgados no passado, hoje evitam dar suas opinies. Porque se sentiram humilhados no passado, hoje repelem quem se aproxima. Aceite seus erros e saiba que eles s no so cometidos por quem no tenta fazer diferente. Aprenda com seus erros. Pense no que ficou deles para voc. Certamente, voc se fortaleceu e mudou. Mas preciso deix-los ir para seus devidos lugares. Por isso, lembre-se uma ltima vez do que houve, se achar necessrio, e encaixe esse acontecimento no lugar dele, no momento dele. Deixe-o l. Olhe para frente e siga.

34

37

38
Valorizao
Em dezenas de livros voc vai ler a palavra valorize-se. Aqui tambm. essa a idia. Mas valorize-se perante si. Muitas pessoas so capazes de vender o seu trabalho, fazem o seu melhor, e quando so elogiadas, tratam logo de desconsiderar ou desqualificar tal elogio. como se no acreditassem, como se no merecessem, como se achassem que quem diz algo positivo sobre seu trabalho ou sua personalidade faz por mal, por ser puxa-saco. Por que isso acontece? Ser que voc no se sente to capaz, no tem conscincia do seu valor? Comece a pensar nisso quando desqualifica ou no cr em um comentrio positivo sobre voc. E s a ttulo de exerccio, da prxima vez que algum o elogiar, sorria e agradea!

Arrogante no!

No outro extremo da corda em que esto os autodesvalorizados, encontram-se os supervalorizados. Esses se acham a ltima bolacha recheada do pacote. Tm ar de superiores, no ouvem conselhos, no tentam fazer seu trabalho de maneira diferente, desqualificam outros mestres e muitos alunos.

39
Motivao 35

Por mais que toda a equipe se esforce e que os alunos sejam fceis de lidar e rpidos para aprender, eles sempre acham que todos no fazem mais do que suas obrigaes e realmente no merecem ser alunos de um professor to bom. Assim, chegam na hora que melhor os apraz, saem quando bem entendem, perdem prazos, fazem provas muito complexas, explicam mal suas matrias, pois crem que os alunos de mente abenoada so os nicos que merecem compreender as matrias e acabam, com isso, prestando um grande desservio para a educao no Brasil. Professor, preciso saber a diferena entre auto-estima e arrogncia. Tambm necessrio compreender o sentido de ser um bom mestre. Quem realmente sabe e seguro de si, no precisa rebaixar os outros para brilhar. Pelo contrrio: brilha mesmo sem querer e ainda faz de tudo para que seus semelhantes alcancem o mesmo patamar, pois so maiores que pequenas picuinhas e sabem que o sucesso existe para todos.

40
Dimensione
Motivao 36

41

Coloque-se em primeiro lugar

Muita gente aceita viver de modo medocre, sem reclamar, por medo de magoar o outro. E esse outro pode ser um amigo, uma pessoa da famlia ou do crculo de amizades. Assumir culpas inexistentes para proteger o outro, brigar com algum para defender o outro, sofrer sozinho para resguardar o outro. Nada disso motivador, amoroso ou saudvel. Pelo contrrio, so erros to graves quanto comuns de serem cometidos. Machucar-se para defender outra pessoa uma forma de autoflagelo sem conseqncias para outras pessoas alm de voc mesmo. Amar deixar viver. Amar-se viver plenamente. Mas s a sua vida. Permita a quem est ao seu lado seguir o prprio caminho. No tente segurar relaes que j acabaram ou momentos que j passaram. Esses movimentos constituem uma intil perda de energia. Em vez de perder o seu tempo e a sua sade com isso, olhe-se no espelho todas as manhs e pergunte-se o que voc quer. S voc, no inclua mais ningum. Cuide do seu corpo com alimentos saudveis, do seu guarda-roupa com modelos bonitos, da sua carreira com cursos edificantes e assim por diante. Ningum poder fazer isso por voc. Por isso, coloque-se em primeiro lugar na lista de pessoas com quem se preocupar, certo?

Em alguns momentos, o cansao, o estresse, os excessos de trabalho e de preocupaes comeam a lhe fazer mal. Aprenda identificar esses momentos. Quando souber que est tratando com um deles, pare por um instante, volte a ateno para voc, recoloque-se no eixo, observe todas as situaes sua volta, perceba a dimenso de cada uma delas e pense, da maneira mais distanciada possvel, sobre como poder agir. Em alguns casos, perceber que no hora de ao, mas de repouso. Assim, distancie-se ainda mais da situao e fique com voc. Cuide-se, faa algo que desejava h muito, d-se tempo, mude de foco, ocupe-se com atividades diferentes e s depois tome qualquer atitude. Dessa maneira, voc ter dado espao para a situao se organizar e estar mais forte e articulado.

Relaxamento

Nos dias muito agitados ou na vspera de datas importantes, voc pode sentir uma certa dificuldade para dormir devido ao alto grau de ansiedade experimentado. O melhor a fazer um exerccio de relaxamento j na cama. 1 Deite-se de barriga para cima e respire lenta e tranqilamente. 2 Imagine uma luz clara no topo de sua cabea. Ela deve descer e ir varrendo devagar todo o seu corpo. Nas mentalizaes, o rosa claro significa amor incondicional, o verde significa sade para este exerccio da noite so as mais recomendadas. Caso voc prefira fazer o exerccio para se acalmar um pouco antes de sair de casa, escolha o laranja, que significa energia, o amarelo, que significa criatividade ou o azul claro, que remete comunicao. 3 Imagine que essa luz entra em todos os seus rgos, iluminando e relaxando todos os seus msculos. 4 possvel que voc sinta algum tipo de dor ou presso. Se isso acontecer, preste ateno nesse local e deixe ainda mais luz nele. 5 Volte a prestar ateno na sua respirao ou nos seus batimentos cardacos. 6 Depois de dez minutos de exerccio, possvel que voc adormea.

43

Desintoxicao

Por vezes, o nervosismo e a agitao so sinais de que o organismo precisa de cuidados. Dessa forma, ao menos uma vez por semana, procure desintoxicar-se. Nesse dia escolhido (pode ser sbado ou domingo), beba mais gua, evite a ingesto de bebidas alcolicas, carne vermelha, fast food e excesso de temperos. Prefira sucos naturais, gros, folhas e ervas. Para a mente, o descanso deve ser por meio de silncio e observao. Longas caminhadas ou passeios de bicicleta tambm tem o poder de desintoxicar o crebro, alm de organizar a circulao sangnea. Professores trabalham muito com a mente e a voz, o que significa que sua energia se exaure nesses lugares e suga logo a energia do restante do corpo para se manter. Exercitar o fsico, calar a mente e a voz por algumas horas faz com que a energia do ser se equilibre e ele se sinta melhor. Um exerccio zen budista est em sair da vida dentro da mente para passar a viver o momento. Sem pensamentos desordenados, comece a caminhar. Preste ateno no contato do seu p com o cho, no vento vindo no seu rosto, nas suas pernas se movendo, nos sons que voc ouvir, nas paisagens por onde passar.

42

Motivao 37

Mesmo parecendo um tanto sem propsito para algumas pessoas, esse exerccio extremamente difcil de ser feito, porque o ser humano no est acostumado a ter de prestar ateno em algo que ocorre aqui e agora, no que o corpo sente, no que os sentidos captam. A princpio, aceitar o silncio, a falta de companhia e a ateno voltada atividade, sendo ela no-mental, pode parecer um incmodo e trazer sensaes de vazio interior, angstia. Isso normal e muito bom, porque demonstra o incio da desintoxicao da mente. Desintoxicar o corpo tambm traz certos mal-estares. No entanto, depois de algum tempo, os benefcios passam a ser to positivos que o que antes trazia medo e angstia, passa a trazer plenitude e fora. Mas ateno: se quiser mesmo ter uma vida mais plena, saudvel e cheia de energia positiva, precisa se esforar. No o mtodo o responsvel pela mudana de padres e, sim, a constncia com que ele empregado. Motivao

sonhamos, somos o sonho. Podemos ser qualquer coisa que quisermos, mesmo sem uma varinha mgica.
Extrado do livro O sol meu corao da ateno contemplao intuitiva de Thich Nhat Hanh. Editora Paulus.

45
O agora

Um guerreiro japons foi capturado pelos seus inimigos e jogado na priso. Naquela noite, ele sentiu-se incapaz de dormir, pois sabia que no dia seguinte ele iria ser interrogado, torturado e executado. Ento, as palavras de seu mestre Zen surgiram em sua mente: O amanh no real. uma iluso. A nica realidade agora. O verdadeiro sofrimento viver ignorando este Darma (presente; forma pela qual as pessoas que tm um carma podem enfrent-lo; conhecimento; crescimento; moeda de troca). Em meio ao seu terror, subitamente compreendeu o sentido destas palavras, ficou em paz e dormiu tranqilamente.

A dana das abelhas


38

Somos aquilo que sentimos e percebemos. Se estivermos zangados, seremos a raiva. Se estivermos apaixonados, seremos o amor. Se contemplarmos um pico nevado, seremos a montanha. Se assistirmos a um programa de televiso de baixa qualidade, seremos o programa de televiso. Enquanto

44

Motivao na sua carreira

A transformao pessoal requer substituio de velhos hbitos por novos


W. A. Peterson

46

A escolha sua

Os melhores professores que conheci eram professores em tempo parcial e exerciam outra atividade durante o dia. Conheci um professor de Matemtica do ensino pblico que tambm era taxista. Outra professora de Geografia do ensino tcnico era assistente de vendas tarde. Uma professora de Histria do ensino fundamental vendia seus quadros nos fins de semana em feiras de arte.

Entretanto, se a sua meta seguir carreira nos cargos de liderana do ensino e na direo, no tem outra forma seno estudar, obter titulao de ps-graduao e ficar atento s oportunidades de promoo.
Extrado do livro Aula nota 10, de Sandra Pires de Almeida. Editora SP MKT educacional e promocional.

Motivao 41

Apesar da situao do Pas e do mundo, o velho discurso da baixa remunerao, da falta de recursos, do descaso do governo, da opo infeliz de ser professor, entre outras, no cabe mais ao profissional global. Primeiro porque se voc no ganha o que merece vale lembrar que, at que provem o contrrio, ningum lhe obrigou a ser professor. Se foi a nica opo de carreira possvel, ento, certamente, seu trabalho pode ser completado com uma atividade paralela.

O que eu quero mostrar que se voc concentrar todo o seu talento e a sua energia exclusivamente na carreira do ensino, voc no estar bem. necessria uma vlvula de escape como uma segunda atividade profissional. No vergonha alguma, muito digno, sem contar que voc ter vrias experincias e assuntos diferentes para incrementar a sua aula.

47
Motivao

1. Adoro ler. 2. Quando criana, eu gostava de realizar projetos de cincias. 3. Tenho devaneios com freqncia. 4. Atividade fsica me atrai imensamente. 5. Msica importante para que eu sinta prazer. 6. Iniciar conversas com estranhos no problema para mim. 7. Quando criana, eu gostava de escrever poemas ou histrias. 8. Entendo conceitos matemticos com rapidez e facilidade. 9. Sou bastante autoconfiante e independente. 10. Sempre gostei de desenhar. 11. Adoro estar ao ar livre. No importa muito o que estou fazendo, desde que seja na rua. 12. Sempre pareo estar cantarolando ou assoviando alguma msica para mim mesmo. 13. Ajudar no apaziguamento de discusses uma das coisas que fao bem. 14. Quando criana, com freqncia eu trabalhava em algum projeto ou passatempo sozinho.

Inventrio de talentos inatos parte I

Professor, por acaso voc j parou para estudar os seus talentos inatos? Pois saiba que fazer isso, alm de ajud-lo a cuidar melhor da sua carreira, vai lhe dar respaldo para descobrir os talentos de seus alunos e, de qualquer forma, pensar em aulas mais agradveis para todos. No livro Limite na medida certa, de Larry Koenig, publicado pela editora Alegro, existem 56 afirmaes que compem um inventrio de talentos. Elas esto abaixo e preciso que voc atribua para cada instruo um nmero de 1 a 6. 6 para afirmaes que o descrevam o tempo inteiro. 4 ou 5 se a afirmao freqentemente verdadeira. 3 se a afirmao sobre a infncia e voc no sabe respond-la. 2 ou 3 se a afirmao ocasionalmente verdadeira.

42

1 se a afirmao no verdadeira.

15. Livrarias e bibliotecas so dois dos lugares onde gosto de estar. 16. Quebra-cabeas e charadas me atraem bastante, e os fao com freqncia. 17. Consigo olhar para as nuvens e discernir facilmente imagens e padres. 18.Treinar e/ou praticar esportes organizados a minha idia de diverso. 19. Sou bom em brincadeiras de adivinhar o nome da msica, com base em umas poucas notas. 20. As pessoas me dizem que sou bom com as pessoas. 21. Meditao algo que me atrai muito. 22. Sou excelente em jogos com palavras. 23. Minha mente busca automaticamente padres e seqncias nas coisas. 24. Geometria mais interessante que lgebra. 25. As pessoas me dizem que tenho boa coordenao. 26. Freqentemente invento melodias e canes. 27. As pessoas me procuram em busca de conselhos ou para falar sobre seus problemas. 28. Leio livros de auto-ajuda com freqncia. 29. Na escola, diziam que eu falava demais.

30. Gosto de saber como as coisas funcionam. 31. Tenho grande capacidade para escolher e coordenar cores. 32. Quando criana, eu adorava trabalhar com tintas e argila. 33. Uso msica para levantar meu nimo. 34. Sempre tive facilidade para fazer amigos. 35. Quando criana, eu possua um ambiente secreto s meu. 36. Tenho a impresso de que existe dentro de mim um livro que clama por ser escrito. Motivao 43 37. Brinquedos como lego e outros semelhantes sempre estavam entre meus favoritos. 38. Tenho muita habilidade em desmontar coisas e remont-las. 39. Quando criana, eu adorava inventar tipos e encenar peas. 40. Quando criana, eu adorava tocar instrumentos musicais. 41. Quando criana, eu assumia papis de liderana em grupos. 42. Quando criana, eu tinha muitos livros favoritos.

43. Quando criana, eu freqentemente escrevia ou falava sobre meus sentimentos e acontecimentos de minha vida. 44. Quando criana, eu adorava programas ligados a cincias. 45. Quando criana, eu adorava construir castelos de cartas e areia. 46. Tenho habilidades especiais em esportes e/ou atividades ligadas aos esportes. 47. As pessoas sempre fizeram observaes sobre minhas capacidades musicais superiores. Motivao 48. Tenho uma grande capacidade intuitiva para captar as emoes dos outros. 49. Interesso-me muito por questes, atividades, materiais e escritos religiosos. 50. Eu tinha um talento especial para memorizar histrias, poemas e fatos na escola. 51. Gosto de bancar o advogado do diabo. 52. As pessoas me dizem que tenho imaginao criativa. 44 53. Adoro brincar com charadas. 54. Converso freqentemente com meus amigos sobre msica.

55. Meu senso de compaixo uma fora condutora da minha vida. 56. Demonstrei um esprito independente desde uma idade precoce. Para saber quais so as inteligncias mais presentes em voc, faa a seguinte tabela:

Talento verbal 1 8 15 22 29 36 43 50 Talento lgico 2 9 16 23 30 37- 44 51 Talento visual e espacial 3 10 17 24 31 38 45 - 52 Talento corporal 4 11 18 25 32 39 46 53 Talento musical 5 12 19 26 33 40 47 54 Talento interpessoal 6 13 20 27 34 41 48 55 Talento emocional e espiritual 7 14 21 28 35 42 49 56

Os nmeros listados ao lado dos tipos de talento correspondem s respostas que voc deu anteriormente. Faa a contagem de seus pontos e divida cada resultado por oito. Assim, voc vai obter uma mdia e saber quais so seus trs maiores talentos. Pode levar o mesmo exerccio para seus alunos fazerem em sala de aula. Conhecer as inclinaes deles vai ajud-lo a direcionar melhor as aulas e a forma de entrar em contato.

02. Que viso voc mantinha sobre seu futuro quando era um adulto jovem, em relao ao seu talento? Como seu primeiro emprego ajustava-se nessa viso? O que voc gostava em seu primeiro emprego como adulto? O que no gostava em seu primeiro emprego como adulto? 03. O que voc fez depois, e o que o levou a tal mudana? O que voc gostou ou no acerca do que fez depois? Continue analisando as mudanas de emprego em sua vida, respondendo por que trocou de emprego e o que gostava ou no em sua ocupao e no ambiente de trabalho. Se necessrio, use folhas adicionais de papel para registrar suas respostas. Motivao 45 04. At aqui voc j percebeu algum tema ou padro comum? Como voc se sente em relao a esses padres ou temas? 05. Ao recordar sua carreira profissional, mencione perodos em que voc sentiu uma satisfao especial. O que tornou esse perodo to especial? 06. Ao recordar sua carreira profissional, houve algum momento que lhe causou um desprazer particular? O que tornou esse perodo to desagradvel? 07. Voc j rejeitou uma promoo ou emprego? Se sim, descreva. O que causou tal rejeio?

Inventrio de talentos inatos parte II

48

Responda em uma folha de papel todas as questes que vierem a seguir. Elas so responsveis por indicar os seus padres motivacionais mais arraigados e podem ser relacionadas com os seus sete talentos inatos, dando destaque aos trs principais. Vamos l? 01. Ao concluir o ensino mdio, qual foi a primeira coisa que voc fez na vida? Por que fez isso? Isso foi idia sua ou de outra pessoa? Se voc continuou estudando, que carreira escolheu? Como voc se sente agora, com relao s suas escolhas?

08. Ao pensar no futuro, o que voc gostaria de evitar? Por qu? 09. Quais so seus objetivos profissionais de longo prazo? Quais seriam seus objetivos, se voc no tivesse temores nem limites? 10. Ao pensar em seu futuro, quais so seus anseios em relao sua carreira? Por qu? 11. Que tipo de emprego voc acha que ter depois deste? E depois? 12. Para voc, o que seria o mximo em termos de emprego? 13. O que voc acha mais provvel acontecer em sua carreira nos prximos dez anos? Por qu? 14. Como voc descreveria sua carreira profissional para os outros? 15. O que voc gosta especialmente de fazer? 46 16. O que voc faz melhor? 17. O que voc mais deseja em seu trabalho? 18. O que o motiva mais a trabalhar?

19. O que atrapalha o seu desenvolvimento profissional? 20. Que tipo de descobertas voc fez em relao organizao profissional que mais lhe convm? 21. Qual o melhor rumo a seguir em sua carreira? Se voc seguisse este rumo, teria um alto nvel de satisfao no trabalho? Se no, que tipo de emprego o tornaria feliz? Agora que voc j fez as contas e descobriu suas sete inteligncias, fez uma auto-anlise a partir das respostas a essas 21 questes, j deve ter esclarecido o suficiente para saber o que o motiva, o que o move, irrita e perturba. Certamente, muitas idias de mudanas, dos mais variados nveis, lhe vieram mente. Estude maneiras de colocar essas decises em prtica, uma a uma. No precisa ser tudo ao mesmo tempo. Defina o que voc se sente preparado para fazer agora, quais so os conceitos nos quais voc deseja trabalhar por mais um tempo antes de tomar uma deciso... S no abandone nenhuma das idias que lhe veio cabea antes de estud-la com muita ateno. Algumas pessoas so obstinadas e no se contentam com menos do que o mnimo esperado; outras so mais acomodadas e aceitam o que a vida lhes traz sem questionarem se o que elas realmente desejam. Com o tempo, tornam-se desmotivadas e suas carreiras acabam, aps determinado perodo, sem grandes reviravoltas, tambm sem grandes ganhos.

Motivao

Acostume-se a buscar sempre mais e a ouvir a voz interior que, por vezes, se sente bem e em outros momentos, clama por mudanas.
Adaptado do livro Disciplina na medida certa, de Larry Koenig. Editora Alegro.

Pessoas negativas acreditam em poucas coisas e reclamam bastante. Se voc aparece com um novo projeto, ela coloca diante de voc todas as dificuldades que podem advir desse ato. Se voc teve uma boa idia para testar com aquela turma mais difcil da escola, ela diz que j tentou ou que nem se interessou pelo assunto porque tem certeza de que tal estratgia vai falhar. Ao se deparar com pessoas assim, voc pode tomar trs direes: 1. Estar vacinado contra a desmotivao do outro. Ele desmotivado, voc no. Saiba separar bem os sentimentos dele dos seus e compreenda que seu projeto poderia falhar nas mos dele, mas no nas suas. 2. Estar ciente da viabilidade do projeto e da capacidade da turma de compreend-lo e aceit-lo. 3. Tomar uma certa distncia dessa pessoa. Falar menos com ela a respeito dos seus projetos e vitrias e, na medida do possvel, tentar ajud-la a encontrar uma luz no fim do imenso tnel que atravessa. possvel que depois de ouvir toda a negatividade dela, voc seja acometido pela dvida, pelo medo, pela desconfiana. Por tudo isso, preciso que voc tenha conscincia do valor das suas experincias, expectativas, idias e trabalhos. Voc s vai curar seu amigo da desmotivao crnica dele em rela47

Desmotivao pega

1. Ter anticorpos para aquele tipo de gripe. 2. Estar forte e vitaminado, ou seja, estar bem alimentado e com a resistncia imunolgica alta. 3. Tomar uma certa distncia fsica da pessoa. Ainda assim, possvel que dois ou trs dias depois de ter contato com esse seu amigo, voc fique gripado, certo? O mesmo se d quando o assunto falta de motivao. Pensamento negativo, abatimento, tristeza, irritao, sensao de que tudo est errado ou ruim tambm pegam.

Motivao

Gripe uma doena transmitida pelo ar e pela saliva. Portanto, quando uma pessoa est muito gripada, quem vive e trabalha junto dela sabe que precisa se prevenir. Assim, se um amigo seu est doente, voc pode se precaver a partir de trs pontos especficos:

49

o aos seus projetos se tiver coragem de lev-los at o final, fazer o seu melhor e colecionar os melhores resultados. Cada vez que algum lhe acenar com uma dificuldade, retribua com o seu trabalho otimista e bem fundamentado. Muitas coisas podem ser melhores na escola se idias consideradas loucas ou burras forem implementadas em sala de aula. Mesmo que os pessimistas as desaprovem.

Na sua tabela devem constar os seguintes itens: 1. O que eu tenho para fazer esta semana? 2. O que eu acredito ser possvel fazer hoje? 3. Quanto disso eu farei hoje? Ex.: corrigirei as provas de uma turma e prepararei a aula de amanh. 4. A que horas eu devo terminar isso? 5. Qual ser o meu prmio, caso eu consiga cumprir tudo risca? 6. Qual ser a minha sano, caso eu no consiga cumprir tudo?

Enquadrando a motivao

48

Muitas vezes, as pessoas ficam desmotivadas porque no conseguem mensurar o tamanho de suas vitrias dirias. Esquecem-nas, deixam-nas de lado, acabam lembrando somente do que deixou a desejar, do prazo que se perdeu, do livro que ficou por ler. Tudo isso tem remdio. Faa uma tabela motivacional e deixe-a na sua casa. Qual a atividade em que voc enfrenta mais dificuldade? algo especfico? o todo?

50

Conforme voc for terminando o trabalho, faa uma marcao no que est pronto na sua tabela. Dessa forma, ao mesmo tempo em que voc se motiva, consegue aprender importantes lies de autodisciplina, concentrao e senso de tempo, espao e possibilidade, tambm vai conseguir mensurar tudo o que fez de bom e orgulhar-se disso. Quando voc comea a separar um mar de atividades em pequenas atividades que devem ser vencidas uma de cada vez, aprende tambm a ter pacincia, trabalhar a ansiedade e no carregar responsabilidades demais. Tudo isso gera um aumento de auto-estima e, conseqentemente, uma motivao para seguir em frente.
Adaptado do site: Study and Strategies Guide

Motivao

51
Mentores

Aps essa pr-seleo, faa outra, mais especfica ao seu objetivo:


i Ela deve saber o que o motiva. i Conhecer e compreender os seus projetos e objetivos. i Ser acessvel. i Ajud-lo a pensar em maneiras de levar a cabo cada uma i Aconselh-lo frente a momentos-chave. i No ficar testando o seu conhecimento e julgando suas i Saber encoraj-lo. i Sugerir caminhos mais adequados em vez de listar obst-

Uma prtica que pode ajud-lo a tomar conta da sua carreira, escolher sempre bons trabalhos, bons cursos, livros adequados, palestras e workshops interessantes e boas frias (porque ningum de ferro), escolher um profissional de sua confiana para ser seu mentor. Mas, por favor, antes de selecionar algum, observe alguns pontos na pessoa que deseja convidar para ser seu mentor, pois caber a ela ajud-lo a ir em frente, escolher caminhos capazes de lhe fazerem crescer, evoluir como profissional e ser humano.
v Esteja certo de que nessa pessoa voc realmente pode

das suas idias. respostas.

os seus objetivos e projetos estiverem sendo deixados de lado.

confiar. v Tenha certeza de que ela confia no seu potencial. v Verifique se o candidato conhece bem o seu trabalho e o seu perfil profissional. v Perceba se essa pessoa o respeita pelo que voc . v Verifique se ela tica, responsvel e se voc capaz de admir-la, de confiar nela.

A primeira sugesto que seu mentor seja um professor mais experiente que voc. Pode ser algum que j tenha lhe dado aula no passado ou que tenha sido seu colega de trabalho em algum momento da sua carreira. Caso no tenha nenhum conhecido, existem programas de monitoria sendo oferecidos no Brasil. Pesquise a respeito e escolha um colega que possa ajud-lo a se motivar constantemente e a sempre fazer o seu melhor.
Adaptado do site: Study and Strategies Guide

Motivao 49

i Cobrar responsabilidade e mais trabalho de sua parte se

culos no percurso que voc pr-selecionou.

52
Motivao

Ah, a dualidade...

Espetculos teatrais so muito bonitos. Neles, observa-se o comportamento humano, suas paixes, crenas, desiluses. uma excelente escola. Saindo deles, porm, preciso estar disposto a viver a vida real. Com seus contornos, verdades, dores e delcias, como diria Caetano Veloso. Na vida real, na sua carreira, na carreira dos professores e de todos os outros profissionais, sempre haver dois espaos: um para a motivao, outro para a desmotivao. Nem poderia ser diferente, j que a vida e o universo so duais: vida e morte, dia e noite, bem e mal, amor e indiferena. Tudo bem, escolha o seu lado. A vida cobra posicionamento, ento, faa sua aposta. Mas aposte s claras. Escolha ser quem e fazer o que quer, desde que esteja disposto a enfrentar as conseqncias, que certamente viro. 50 Se voc aceita e comete injustia, se tenta enganar aos outros apresentando trabalhos falsos, se tem o costume de buscar o

que h de errado no outro para se mostrar melhor do que ele em tais quesitos, se aponta o dedo para o erro alheio tentando ocultar os seus, saiba que este comportamento trar conseqncias para voc. Se existe desmotivao e sofrimento no mundo humano porque parte da populao ainda no aprendeu a viver em harmonia, a ver o que belo, a nutrir o que saudvel e a ajudar quem est ao lado. Voc pode estar sendo fonte de desmotivao para si e para aqueles que o cercam. No preciso se envergonhar por isso, simplesmente encare a realidade e trate de modific-la. Dome, em seu interior, o pedao de voc que o est sabotando. Escolha ser melhor a cada dia. De verdade, no de mentira. Em vez de tentar fazer as pessoas pensarem que voc algo que gostaria de ser, seja inteiramente e sem preocupar-se com a opinio alheia. Isso, sim, far a diferena na sua carreira.

Exercite a mente

Muitas vezes, a vida pode ir por caminhos que no agradam simplesmente porque voc deixa que ela lhe leve, em vez de tomar as rdeas das situaes e viv-las com o objetivo de descobrir talentos, formas de ser mais feliz, ter mais criatividade.

53

O exerccio esse, mas voc pode adapt-lo para a realidade gosto do meu trabalho, sei faz-lo, mas gostaria de ser mais criativo. Ento, faa o mesmo quadrado adaptando tudo para a sala de aula. Por exemplo: 1. Quais so as atividades que eu sei desenvolver em sala? 2. Quais eu gostaria de desenvolver? 3. Quais so as atividades ligadas ao meu campo de atuao que mais me do prazer? 4. Relacione-as. Voc pode descobrir que um bom professor de Geografia, gosta de contar histrias e gostaria de poder trabalhar com os alunos em uma rea verde, como um bosque. Assim, tem condies de criar histrias e colocar todo o contedo programtico nelas. Depois, pode levar seus alunos para fora da sala de aula a fim de deixar que eles encontrem na natureza os elementos das suas histrias.

Existe um exerccio de PNL que pode ser feito para que voc descubra vrias coisas sobre si mesmo. Pode ser para saber se deseja continuar no mesmo ramo de atuao ou se, nesse ramo, pode fazer algo de realmente inovador. Funciona assim: 1. Desenhe um quadrado no meio de uma folha de papel. No centro dele, escreva o seu nome ou simplesmente a palavra EU. 2. Fora do quadrado, trace vrias linhas, transformando-o num sol quadrado. 3. Em uma extremidade, escreva o que voc sabe fazer bem. 4. Em outra, o que voc faz que lhe traz prazer. 5. Na terceira, o que voc gostaria de fazer. 6. Tente relacionar essas trs funes. 7. Na extremidade que sobrar, escreva o ambiente em que as atividades relacionadas poderiam ser postas em prtica.

Motivao 51

Buscando a motivao na infncia

54

Do que eu gosto?

Esse exerccio ajuda a colocar para fora todo o potencial que voc tem e lhe d sinais de quais so os caminhos a serem seguidos na sua carreira. 1. Relembre todas as atividades que voc j praticou na vida. Aqui, no importa se voc achou que tinha dom para o trabalho ou no. Simplesmente adicione, sem prejulgamento. 2. Agora separe todas em duas colunas: na primeira, ponha o que gostou de fazer; na segunda, o que no gostou. 3. Qual era o seu papel nessas atividades? importante lembrar se haviam outros personagens nessas histrias e qual papel desempenhavam tambm. 4. O que mais lhe chamou a ateno na atividade (para bem e para mal)? 5. De que forma a histria acabou? Ela foi satisfatria para voc ou no? Por qu? 6. Entre tudo o que foi posto no papel, h algum trabalho que voc gostaria de retomar? possvel fazer isso em sala, em algum mbito de sua carreira ou melhor transformlo logo em hobby? 7. Escolha. Faa o que acreditar ser o melhor para voc.

Motivao

Uma maneira de descobrir de onde vm suas inclinaes, gostos e talentos, procurar na memria as atividades a que voc se dedicava na infncia. Do que gostava de brincar? Com quem? Onde? O que lhe atraa na atividade? De que maneira voc solucionava os conflitos que surgiam? Compreendendo esses mecanismos, voc pode perceber como funciona a sua motivao, encontra solues para a falta de organizao, de gerenciamento do seu tempo, de criatividade na resoluo dos conflitos de sala de aula. Volta a ser voc, a confiar em voc. Quando chegam idade adulta, muitas pessoas que foram crianas empreendedoras e criativas enfrentam problemas de autoconfiana. Aprenderam, em anos de prtica, que devem fazer algumas coisas de uma nica forma, que a certa, aquela que d resultado. Relembrar os talentos da infncia, a maleabilidade, a leveza e a pureza de determinados conceitos so ferramentas que lhe do suporte para testar o novo. No mudar de objetivo, mas mudar a forma como esse objetivo encarado. Mudar tambm o caminho percorrido at chegar ao foco principal. Quando os resultados comearem a aparecer, voc vai notar como o nimo para o trabalho tambm vai aumentar.

52

55

Tudo ao mesmo tempo

Desde pequeno, o ser humano aprende que tudo tem a sua hora e que as atividades devem ser finalizadas, uma a uma, at que se chegue ao momento do descanso. E isso leva as pessoas mais agitadas a se crerem erradas, indisciplinadas.

56

O que so? Mapas mentais so essencialmente diagramas hierrquicos (em rvore) que representam informaes e conhecimentos de forma. Essa forma pode ser organizada, nivelada e sintetizada, de maneira textual e/ou ilustrada. Como posso fazer um? Um mapa mental , via de regra, formado de tpicos. Estes, por sua vez, so ligados por linhas. H um tpico central, tambm chamado ttulo ou raiz, que possui subtpicos conectados ao tpico-raiz pelas linhas. Cada subtpico pode ter seus prprios subtpicos, resultando em uma organizao hierrquica ou em rvore. Os tpicos formam nveis com graus crescentes de detalhamento e especificidade: o tpico central o mais genrico, e as folhas so mais especficas. A formatao apia essa organizao: as linhas vo ficando mais finas e as fontes, menores. Ocorre a minimizao de preposies, artigos e outros smbolos lingsticos com finalidade apenas sinttica. A categorizao ou agrupamento das idias em compartimentos define nveis de idias, permite a contextualizao do pensamento e a preservao das relaes com o restante. Lembrete: essa no uma caracterstica exclusiva dos mapas mentais; qualquer contedo pode ser organizado em blocos e nivelado em categorias e idias mais especficas. Contudo, os mapas mentais constituem uma estrutura natural e apropriada para se fazer isso.
Extrado do site www.possibilidades.com.br

Pois saiba que abandonar uma atividade antes do fim e iniciar outra para s ento finalizar a primeira um excelente exerccio de criatividade e dinamismo que faz bem ao crebro. Estudos na rea de programao neurolingstica revelam que atividades intercaladas foram o crebro a fazer diferentes ligaes neurais e, portanto, a aumentar o repertrio criativo do indivduo.

57

De olho nos mapas mentais

Uma ferramenta interessante para o preparo de aulas e o estudo dos alunos a organizao do contedo em mapas mentais. A seguir, voc vai aprender o que so e qual a melhor forma de prepar-los.

Motivao 53

Integrao de conhecimentos

Uma das formas de aprender encaixar novos conhecimentos nos j existentes. Mapas mentais apiam a integrao de conhecimentos formando estruturas mentais que podem receber novas informaes e conhecimentos. Tambm lhe mostram o que voc no sabe: um tpico no mapa mental para o qual voc no consegue fornecer nenhum detalhamento uma evidncia de que ali h algo que voc no sabe. Motivao Esses materiais tambm podem ser usados para reorganizar conhecimentos existentes. Se voc tem vrios fragmentos desconectados sobre um tema, pode usar um mapa mental para organiz-los, estabelecendo suas relaes e permitindo uma compreenso mais profunda.
Extrado do site www.intelimap.com.br

59

Capacidade de lidar com conhecimentos e informaes

O fato de voc ter uma ferramenta para estruturar grande quantidade de conhecimentos lhe proporciona um efeito extra: voc vai ter muito mais disposio para encarar tarefas que requerem isso. No vai mais temer, por exemplo, o fato de ter de enfrentar a redao de um livro a partir de cem fontes, porque sabe que vai dar conta usando mapas mentais. O resultado que sua motivao, se for esse o caso, no vai mais depender do senso de capacidade que voc acha que tem; isso simplesmente no necessrio. Sua deciso ser baseada em coisas do tipo: D tempo?, Eu quero? ou Eu preciso?, e no em Sou capaz?. Seja um livro de mil laudas ou um site com mil pginas ou ainda um planejamento com mil atividades, nada disso lhe incomoda, porque sabe que o mais importante no o tamanho da tarefa e, sim, voc estar estruturado para cuidar dela.
Extrado do site www.intelimap.com.br

54

58

60

serve como um mapa anlogo aos geogrficos que permitem pessoa situar-se no contexto do contedo. A experincia de professores e de alunos mostra que a didtica apoiada por diagramas multiplica a capacidade de acompanhamento de todos os participantes de uma aula. Forma e contedo O que vai servir de mapa de apoio cognitivo no precisa ser um mapa mental; o melhor diagrama o que tem sua estrutura sintonizada com a estrutura do contedo. Se o assunto for anatomia do corpo humano, por exemplo, nada melhor do que uma figura que contenha os elementos essenciais sendo abordados, como desenhos esquemticos dos rgos.
Extrado do site www.intelimap.com.br

Apoio cognitivo

Audincias, como alunos em salas e pblico em auditrios, podem ter comportamentos e estados internos variados: enquanto alguns esto interessados e atentos, outros esto dispersos e distantes. Isso pode fazer com que percam determinados conceitos vistos como importantes. A partir disso, eles tambm so capazes de se perder na compreenso de tudo o que possa vir depois. possvel tambm que seus ouvintes estejam sobrecarregados de informao; esse fator contribui para que seu acompanhamento posterior seja prejudicado. Um apresentador ou professor pode colaborar com a compreenso da audincia usando um mapa mental como apoio visual. Assim, todos podero acompanhar o seu raciocnio. Por exemplo, no incio, ele pode apresentar um mapa mental com o sumrio do contedo. Na medida em que for trocando de tpicos, vai apontando, no mapa, a que aquele tpico est vinculado. Se quiser fazer uma reviso rpida, ele pode faz-la com base no mapa mental. De fato, esse auxiliar das apresentaes

Um bom recurso

Instrumento da Programao Neurolingstica, o mapa mental pode contribuir para a sua carreira em trs nveis: organizao pessoal, preparo de aulas recheadas de contedo e revises para provas.
i Elabore mapas do contedo para uso prprio e para passar

61

para os alunos. Alternativamente, solicite que eles produzam os prprios mapas. Pode ser melhor no apresentar novas matrias tendo como base apenas um mapa mental, porque pode ficar muito montono. Uma opo de estrat-

Motivao 55

gia apresentar primeiro um mapa de primeiro nvel, para dar uma viso geral, e depois, em outros mapas menores, ir mostrando detalhamentos.
i Faa o planejamento de aula usando um mapa mental. Se

voc est ministrando o curso pela primeira vez e no tem um plano, pode elaborar um mapa para o contedo; os primeiros nveis vo constituir-se no contedo do plano de curso, e os nveis mais detalhados faro parte do plano de unidade ou aula, dependendo da estrutura de planejamento que voc esteja adotando. contedo, estratgias, oratria, posicionamento, tica, etc. Com um desses, voc pode ter uma viso geral da sua carreira, aprender a distinguir pontos fortes e oportunidades de melhoria.

62

J fez check-up da sua carreira?

i Prepare um mapa dos aspectos envolvidos na docncia:

As pessoas passam metade de suas vidas dedicadas ao trabalho. Quando no esto em ao, se encontram estudando algo que vai ajud-los a se tornar um profissional melhor. Quando no esto lendo ou estudando, devem estar pelo menos preocupadas em descobrir novas formas de fazer o mesmo trabalho. De tempos em tempos, recomendvel que se faa um checkup tendo em vista os seguintes itens:
v Observe como est o mercado de trabalho para profissio-

Motivao

Extrado do site www.intelimap.com.br

nais da sua rea. Ele se expandiu nos ltimos tempos? Tm novidades que possam ser estudadas e integradas ao seu currculo? Ento, mos obra! fazer a diferena na sua carreira. Assuntos direta e indiretamente relacionados ao trabalho desenvolvido por voc podem ser um diferencial e tanto para o seu dia-a-dia. fazem parte da sua atual rea de atuao? Quando os interesses mudam, preciso reavaliar o emprego atual e

v Descubra novas habilidades e competncias que possam

56

v Por quais temas voc est interessado no momento? Eles

verificar se h no mercado espao para um profissional como voc, que tem preferncia por outra rea de interesse.
v Voc ainda est satisfeito com o retorno da empresa onde

tervalos de cada um para, ento, fazer o seu trabalho. Interessada em conhecer melhor a vida daquelas pessoas, ela decidiu estudar o circo. Fez at algumas aulas de malabarismo. Agora, o trabalho da professora em uma instituio bilnge e ela voltou a praticar Ingls. Tem gostado das aulas, aprende bastante. capaz de lecionar por 50 minutos em uma classe sem deixar a peteca cair. Exemplos assim so muito positivos, pois demonstram que o profissional, quando est motivado, capaz de superar dezenas de desafios, aprender coisas novas, tornar-se um verdadeiro camaleo. O diferencial entre Helena e a maioria dos trabalhadores do mundo? Ela no tem medo de ousar, aceita desafios e aproveita os momentos, as oportunidades. Talvez, nunca se torne dona de uma escola e nunca consiga passar mais de trs anos em uma mesma atividade. Mas a ela no faltar motivao e lugar para desenvolver o seu ofcio. Motivao 57

trabalha? Com os resultados obtidos? Muita gente esquece de se perguntar essas coisas e de repente se v infeliz h muito mais tempo do que gostaria porque segue trabalhando em um local ruim e fazendo algo de que no gosta mais. sionais que eram bem-sucedidos ou pelo menos contentavam seus empregadores, que decidiram mudar o rumo da carreira e tornaram-se fenomenais em seus novos empreendimentos.

v No tenha medo de mudar. Observe exemplos de profis-

Camaleo

Ontem o emprego de Helena era em uma escola muito ligada natureza. Havia um jardim em volta das salas de aula, tudo havia sido construdo para preservar o meio ambiente. O material que compunha as carteiras e mesas era reciclado. Existiam muitas aulas sobre o meio ambiente. No clima da instituio, ela fez cursos ligados a essa rea.

63

Depois, seu trabalho foi em uma escola-circo. Nela, Helena atendia poucos alunos de cada vez, j que devia esperar os in-

64
Motivao

De novo, de novo...

Queria, sim, se tornar um bom professor para aquela instituio. Fez cursos de extenso, ps-graduao e workshops. Pouco tempo depois, percebeu que estudar mais no fazia com que seu salrio subisse. Comeou a ter problemas com seus alunos, pois esses no se mostravam dispostos a aprender o que ensinava aquele professor. A princpio, Elias ficou nervoso, depois triste, depois mau-humorado em sala, depois mais rgido na questo comportamental e mais rigoroso na correo de provas e trabalhos. Por fim, deixou de inovar. Como est na escola h muito tempo e ex-aluno, os responsveis pela instituio permitem que ele continue ali. O aproveitamento dos alunos no bom, os pais reclamam bastante, mas ao final do ano, Elias aprova praticamente todos. No por terem aprendido algo, mas, sim, porque ele no quer problemas justamente no perodo letivo em que est mais cansado. Algumas vezes pensa em deixar o emprego e buscar outra oportunidade em outro lugar. No entanto, tem filhos estudando, quer manter a casa, tem medo de no conseguir outro trabalho e gosta de pensar que est estvel. Elias no uma pessoa motivada, um profissional que se deixou acomodar. isso que voc quer para a sua carreira?

Elias tem 50 anos de idade. Leciona Matemtica desde os 26, poca da vida em que percebeu que seu diploma de engenheiro no lhe permitia trabalhar com engenharia. Ele no tinha experincia na rea. No havia feito nenhum estgio, nem apostado muito em empregos. Na verdade, seus poucos empregos na rea no passaram do tempo de experincia. Um belo dia, Elias percebeu que j tinha uma famlia constituda e precisava cuidar dela. A primeira opo que lhe voltou cabea (sempre pensava nisso cada vez que saa de uma nova empresa) foi lecionar. Ele nunca tinha feito isso, mas era algo que lhe agradava. Se no for engenheiro, serei professor de Matemtica, era o que ele sempre dizia a si mesmo. Assim, pediu uma oportunidade diretora da escola em que estudou quando era garoto. Conseguiu a vaga como substituto de uma professora que havia sado de licena maternidade. Quando ela voltou, ele fez concurso para atuar na rede pblica, foi aprovado, e desde ento no pensou mais em trabalhar como engenheiro.

58

O que voc realmente quer?

Era uma vez, uma professora que queria lecionar em uma comunidade carente. Seu objetivo era se especializar em Educao de Jovens e Adultos e compor uma equipe que visitasse locais pobres e distantes do Pas. Ali, ela ensinaria homens e mulheres a ler e assinar o prprio nome. Aquilo a fascinava. Quando saiu para buscar emprego, no entanto, a primeira oportunidade que lhe apareceu foi a de assistente em uma escola de ensino regular. Ela deveria dar aulas de reforo para adolescentes de 12 e 13 anos. Nunca gostou muito de adolescentes, mas o trabalho, mesmo sem ser o esperado, era bom. Ela sabia faz-lo e isso bastava. Os anos foram passando, a professora foi ficando desmotivada, cansada, estressada e com preguia de procurar outra atividade. A sua atividade! E agora? Ser que ainda tinha idade e pique para ir a comunidades pobres? Havia se casado, desejava filhos. Como ter filhos e viver em locais distantes? Talvez fosse melhor desistir. Na mesma poca que comeou a reconsiderar sua continuao na escola, percebeu que seu servio rendia menos, ela tinha menos pacincia, parecia estar distante. Os resultados foram

piorando, o clima institucional pesando, at que ela finalmente tomou uma deciso: Vou tentar! Foi embora da escola e se matriculou na especializao dos sonhos: Educao de Jovens e Adultos. Ali encontrou muitas pessoas que sonhavam como ela e viviam uma realidade diferente da desejada.

65
Motivao 59

Novamente escolheu tentar. Buscou em todos os lugares possveis uma oportunidade como professora de EJA em comunidades carentes. Encontrou algumas vagas. Selecionou a que lhe pareceu mais apropriada e iniciou a sua jornada. No comeo, mesmo gostando muito, teve dificuldades. Era um desafio e tanto. Ela havia se acostumado ao conhecido, estava forma de forma. Estudou muito, pesquisou muito, conversou bastante com cada aluno, com os colegas da ONG e foi se especializando, melhorando, at que se viu como sempre sonhara. Era uma professora de EJA em comunidade carente. E tinha alunos que gostavam dela! Colegas que a elogiavam. Nem era preciso tanto, mas como isso veio no pacote, ela aceitou.

Quero trocar

Ontem estava tudo bem. Voc dava aula para quatro turmas, gostava dos alunos, tinha contedo para passar para eles e a vida profissional corria normalmente. Hoje voc acordou e, ao pensar que precisava levantar-se para ir ao trabalho, sentiu mais preguia. Talvez fosse at uma certa tristeza por ter de passar tantas horas do seu dia l naquela escola. Qual o problema? o de sempre, mas at ontem ele no incomodava tanto. (Ser?) O fato que hoje voc seria capaz de tudo para faltar ao trabalho. Como descobrir se chegou a hora de virar o jogo ou se ainda preciso investir um pouco mais? 1 Liste os pontos positivos e negativos do seu atual emprego (seja sincero). 2 D a cada um a importncia que tem para voc (O fato de a escola no apoiar um de seus projetos incomoda muito ou pouco?). 3 Liste suas habilidades e competncias, grifando aquelas nas quais voc mais gostaria de investir agora. 4 Liste as habilidades e competncias necessrias para realizar o seu trabalho dirio. Voc possui todas? Existem dificuldades? 5 Observe, entre tudo que foi listado, qual o seu perfil de profissional. No que voc gosta de investir?

6 Observe agora, de olho na listagem, qual o perfil do seu local de trabalho. So semelhantes ou diferentes? 7 Pense no que o mantm trabalhando nesse ambiente. So os alunos? a equipe? algo inconsciente de to desconhecido? Tem de haver uma resposta, busque-a. 8 Respire fundo e pense se vale a pena continuar. Caso no valha, saiba que existe um mercado de trabalho imenso a ser explorado e que algum, em algum lugar, quer exatamente o que voc tem a oferecer. Procure!

Motivao

Fui trocado

Assim como lhe reservado o direito de demitir uma escola do seu rol de empregadores, essas mesmas instituies podem substitu-lo por outro profissional quando voc no estiver apresentando o que eles desejam ver. Muitas vezes, o problema no est em voc nem na empresa, mas na qumica entre vocs, que no deu certo. Talvez sua maneira de trabalhar seja perfeita para outro colgio. v Faa uma lista das caractersticas que uma escola deve ter para voc querer trabalhar nela. v Pesquise na Internet quais so os colgios que possuem esse perfil.

67

60

66

v V at o local, converse com a direo e pea para assistir v

v v v

uma aula. Percebendo a postura do mestre que estiver em sala, voc saber se capaz de agir de modo semelhante ou no. Alm disso, verificar os acertos e erros dele e os seus. Isso o ajudar a ter uma viso mais crtica. Pergunte se existe a possibilidade de voc deixar o seu currculo ali. Siga com a mesma estratgia em tantas instituies quantas achar necessrio. Desse modo, seus caminhos se abrem, voc conhece gente diferente e conquista uma nova vaga logo, logo.

No consigo fazer melhor

Muitos mestres tm interesse em permanecer em seus atuais empregos. Gostam dos alunos, do ambiente, do trabalho dirio, mas se incomodam por irem at um ponto e no saberem transp-lo. Ou a dificuldade em manter-se concentrado para preparar a aula ou o fato de ele falar muito durante a explanao e acabar atendo-se a detalhes pouco importantes, deixando de lado o que realmente deveria ser evidenciado. Para ambos os problemas existem solues. E quando o assunto carreira, a soluo sempre estudar a teoria, para que o aprimoramento seja consistente. Concentrao: existem exerccios que podem ser feitos para melhorar a concentrao. Um curso de pintura em tela ou tecido pode ser uma boa pedida. Aulas de ioga, tai chi chuan e meditao tambm devem ser consideradas. Caso deseje, voc pode buscar um curso ou livro que fale a respeito da concentrao, no entanto, o aprendizado prtico sempre o caminho mais recomendvel. Falta de objetividade: para lidar melhor com isso, procure aulas de oratria ou teatro. No primeiro curso, voc vai aprender tcnicas para preparar falas e explicaes. No segundo, vai aprender a se ater ao texto que lhe for dado, prestando ateno nele at o ponto de entrar na histria, sentir-se como o personagem e encontrar sentido em cada palavra. Esses exerccios so bons tambm para aprender a improvisar e dar o recado do texto quando este for esquecido.

68

Motivao 61

Evite pedir favores

Somente aps esgotar todas as possibilidades, recorra a terceiros. No se habitue a pedir favores, pois correr o risco de comear a ser evitado pelos outros.

69

com voc. Como resultado, essa pessoa pode descart-lo de alguma proposta de emprego que surja pensando que voc jamais aceitar. Isso sem contar na infinidade de assuntos que podem deixar de ser postos em debate na sua presena por conta de uma opinio muito rgida apresentada por voc.
Extrado do livro: Marketing pessoal 100 dicas para valorizar sua imagem. De Sady Bordin. Editora Record.

Logicamente, essa regra no se aplica a familiares mais chegados e amigos, com os quais voc sabe que pode contar. De qualquer forma, no deixe nunca de agradecer um favor, por menor que tenha sido. Se voc soube pedir, tambm deve saber agradecer. E lembre-se: voc ficou em dbito com a pessoa que lhe fez o favor. Por isso, atenda-a prontamente quando ela precisar.
Extrado do livro Marketing pessoal 100 dicas para valorizar sua imagem. De Sady Bordin. Editora Record.

Motivao

Cuidado com as opinies


62

Quando for conversar com algum, seja colega de escola ou simplesmente algum que escolheu a mesma carreira que voc, evite mostrar-se teimoso em suas opinies. Palavras como eu amo, eu odeio, eu jamais faria isso ou eu sempre fao isso podem assustar quem est falando

70

Seja o exemplo

Nossa sociedade precisa de heris. Precisa de dolos. Precisa de modelos a serem seguidos. Precisa de exemplos positivos.

71

No lhe custar absolutamente nada dar a sua importante contribuio para a sociedade, principalmente aos estudantes, servindo como exemplo vivo de que vale a pena ser ter uma conduta correta, ilibada, honesta e dedicada. Mostrar que vale a pena acordar cedo e trabalhar todos os dias. Mostrar que s com trabalho e seriedade se chega ao sucesso. Sempre que puder, em qualquer lugar, procure contagiar as pessoas com seu prprio exemplo de vida. Conte a elas sobre

sua difcil caminhada. Mostre o quanto voc suou e batalhou para alcanar tantas conquistas. Convena-as de que existem poucas, mas simples, maneiras de se chegar ao sucesso: com muito trabalho e muita determinao.

Degraus e mos

No esquea jamais dessas pessoas, de tudo o que elas significaram para voc em momentos de crise e crescimento. Reconhea o empenho e sua importncia para a sua caminhada. Se possvel, faa isso enquanto elas ainda vivem e trabalham, para que desejem continuar dando oportunidades e ombros amigos queles que vierem procur-las. Esse ser sempre o maior presente.

Se for possvel, d a mo a essas pessoas para que elas possam chegar ao patamar que desejam. Caso isso no possa ser feito, deixe-as de lado e simplesmente trabalhe. Faa-o com o mesmo afinco e amor de sempre, sem crer-se superior ou inferior a ningum. Cada um tem frente o seu prprio caminho. Faz a jornada de modo obstinado e seguindo sempre em frente quem tem um objetivo maior. Os perdidos e cansados gastam tempo parando e olhando ao redor. Evite fazer isso. Simplesmente v em frente.

Motivao 63

Para chegar at onde est agora, certamente voc precisou de ajuda. Ou foi um professor, ou um grande amigo, ou um chefe que acreditou no seu potencial e lhe deu o seu primeiro emprego.

72

A arte de ignorar

Quando se atinge um patamar desejvel de sucesso na carreira e na vida, comum perceber a inveja e os comentrios maldosos daqueles que, mesmo sem conhec-lo, no acreditam em voc ou sentem-se incomodados com o seu sucesso. Em vez de bater boca, tentar provar que merece o que conquistou ou perder horas por conta da irritao causada por declaraes infelizes dessas pessoas, releve.

73

74
Motivao

Cuidado com a exposio

Muitas vezes, pode acontecer de voc ser convidado a participar de eventos fora da instituio, na casa de um aluno ou colega de trabalho. Nessas ocasies, tome cuidado com as palavras. Sendo uma figura at certo ponto pblica e conhecida (principalmente no evento onde esto seus alunos), voc deve tomar cuidado para no quebrar a imagem que eles fazem de voc. Seja o mais educado e simptico possvel. Se beber, beba pouco. No emita juzos de valor a respeito dos seus alunos ou dos gostos deles. Lembre-se, vocs vo voltar para a sala de aula, e alguns estudantes podem deixar de respeit-lo se voc der margem para isso.

75

Repense sua carreira

Pare, de tempos em tempos, para olhar o que voc est produzindo, de que maneira isso vem sendo feito, se a resposta de seus alunos satisfatria e se h algum assunto novo na sua rea para ser explorado. Se houver, pense se a hora de investir nesse conhecimento ou se melhor esperar at que tal inovao se instale realmente e passe a fazer parte do rol de diferenciais de mercado. Se perceber que se trata de uma nova corrente de pensamento, invista nela, a fim de conhec-la. No entanto, perceba se ela faz sentido para voc, se capaz de ajud-lo. Nem sempre vale a pena fazer uso de uma nova tcnica. Em alguns casos, mais recomendvel adotar formas de trabalho mais parecidas com voc. Lembre-se sempre: no porque algo novo que precisa ser necessariamente bom.

64

Biografias

Acostume-se a pesquisar biografias de pessoas. Se tiverem em seu histrico ao menos um trabalho como professores, tanto melhor. Leia-as, compare-as, questione as prticas desses docentes ou ex-docentes. O que eles faziam de mais encantador? O que eles tinham que os diferenciava? Por que eles tm uma biografia publicada? O que fizeram de to bom? Esse exerccio de conhecer a vida de pessoas brilhantes que j passaram pela vida altamente motivador. Primeiro porque lhe permite expandir seus horizontes, segundo porque lhe d a oportunidade de ter pessoas em quem se espelhar. Heris. Todos precisam de pontos de referncia. Assim, quando voc tiver conquistado alguma prtica e j tiver em mente alguns nomes de pessoas realmente admirveis, poder passar esse conhecimento a seus alunos e ajud-los a ter seus dolos tambm. A importncia disso? Um dolo serve como objetivo a ser alcanado. Quantas pessoas realmente sabem de que maneira Gandhi fez a nica guerra sem sangue que a humanidade conheceu? Quantas pessoas realmente pesquisaram a vida de Jesus Cristo para alm do que foi publicado pela igreja catlica?

76

Existem inmeras pessoas desconhecidas pelo grande pblico: Albert Scheitzer, Helen Keller, Paulo Freire, Alan Kardec, Pestalozzi, todos educadores. Alguns com outras carreiras, mas todos se interessaram pela educao, pela pesquisa e pelos seres humanos. E foram grandes personalidades. Todos muitos inspiradores. Para no esquecer... 1 Selecione um trabalho que lhe traga prazer. No se preocupe em agradar outras pessoas ou enriquecer. 2 Estude, estude, estude sempre. E muito. Quanto maior o seu esforo, maiores sero as suas recompensas. Motivao 65 3 Tenha confiana em voc, saiba elogiar seus acertos assim como elogia seus colegas de profisso e alunos. 4 Procure a companhia de pessoas que possam lhe ajudar a ser melhor, a crescer, a se desenvolver. Tire de seu crculo de amizades pessoas negativas e que esto sempre a reclamar e a criticar. 5 No perca tempo com picuinhas. Saiba diferenciar o que realmente importante do que no . 6 Respeite seu organismo. Sono, alimentao, lazer e sexo so fundamentais para a manuteno de uma boa sade. 7 Faa exerccios para estimular a concentrao, a criatividade e o pensamento lateral. Essas ferramentas so fundamentais para que o seu trabalho renda.

8 Trabalhe constantemente suas crenas e valores. Eles podem interferir positiva ou negativamente na sua carreira. 9 Aceite a mudana de braos abertos, sempre pensando em como dar o prximo passo. 10 Alie-se a um mentor. Ele o ajudar a se tornar o profissional que voc capaz de ser. 11 Faa uso de mapas mentais para melhorar suas apresentaes em sala de aula. 12 Vista-se com roupas confortveis e leves sempre que for dar aula. Lembre-se, a matria que deve aparecer, no a sua roupa. Motivao 13 Procure profissionais de sade, faa exames mdicos regulares e realize os tratamentos necessrios para mant-lo em bom estado. 14 Permita-se viajar e desligar-se de seus compromissos profissionais durante as frias. 15 Faa um planejamento do seu tempo e das atividades que tiver a fazer. Discipline-se constantemente para conseguir cumprir seus prazos e metas. 16 Pratique exerccios fsicos regularmente, com acompanhamento especializado, evidentemente. 17 Convide seus alunos a participarem das suas aulas. Seja um professor acessvel e atencioso.

18 Seja um profissional proativo. Sugira melhorias na sua instituio e d opes de caminhos possveis de serem seguidos por seus colegas e alunos. 19 No tenha medo de experimentar. A maleabilidade capaz de fazer maravilhas pela sua carreira. 20 Cuide de suas emoes. Quando bem gerenciadas, elas podem ajud-lo a ser um profissional e um ser humano melhor.

66

Motivao na sua escola

A melhor maneira de melhorar o padro de vida est em melhorar o padro de pensamento


U. S. Andersen

Precisa-se de ajuda

No cabe ao professor solucionar todos os problemas existentes na sala de aula e na escola. Muitas vezes, ele vai precisar da contribuio dos colegas para sair da escola e estudar, por exemplo. Talvez tenha alunos com determinadas dificuldades que s podem ser resolvidas por profissionais da rea de sade. Em outros momentos, existiro conflitos entre professor e alunos ou professor e pais nos quais a escola tenha de intervir. O que fazer? 1 . Apure os fatos e oua todos os lados. O que aconteceu? Quem comeou com qu? Qual o problema? Quais so as possveis solues? 2 No ceda a chantagens nem a presses. O problema pode ser a percepo da professora de que um aluno vem sendo vtima de agresses fsicas por parte dos pais. Ocorrncias dessa natureza so muito graves para voc pensar apenas no nome da escola. Portanto, se um pai vier chantagear a escola, dizer que vai denunci-la, ir aos jornais, permita-se duvidar e faa a denncia mesmo assim. 3 . Apie o professor. Quando um mestre procura a sua ajuda porque necessita dela e est fazendo algo que julga ser correto. Ele um cidado assim como voc e tem o direito de receber respaldo da instituio quando precisar tomar uma atitude mais sria.

Aceite inovaes

Projetos envolvendo a escola toda ou algumas sries especficas costumam deixar a direo de cabelo em p. Se a inovao fazer uma banda com alunos de trs turmas, ensaiar no contraturno e nos finais de semana, fazer apresentaes para o pblico da instituio e de outros lugares, a primeira coisa que vem cabea do gestor : o que os pais vo dizer disso? Depois: quanto vai custar para a escola? Gestor, os mestres esto sempre dispostos a ensinar seus aprendizes. Se fazer uma banda de msica vai contribuir para um melhor aproveitamento daquela turma, qual o problema de se testar a novidade?

78
Motivao 69

77

Os alunos de hoje so muito diferentes dos antigos, eles vm de um mundo novo, precisam de estmulos diferentes. Nesse sentido, todo e qualquer projeto que vise uma melhor aprendizagem deve ser colocado em prtica. Aes inovadoras motivam o professor, os alunos, transformam para melhor as relaes entre estudantes, descobrem talentos, envolvem a comunidade escolar, focam a energia de todos para atividades positivas e saudveis. Certamente, os pais dos alunos sero a favor de todas as possibilidades que deixem seus filhos perto da escola e longe das drogas e do crime. Aposte!

Painel motivacional

Mostre-me como sou avaliado e me d condies para exercitar a minha criatividade, que eu apresento os resultados. Baseando-se nesse conceito, invista no painel motivacional para melhorar o desempenho da sua organizao. Se neste ms o objetivo fazer os professores listarem a dificuldade de cada aluno e pensarem em maneiras de solucion-las atravs da interveno em sala de aula, ponha isso no mural da sala dos professores. Mas no pare por a. Rena-se com a equipe pedaggica e pensem em uma estratgia de apoio a esse trabalho que os professores devero desenvolver.

79

Evite ao mximo colocar obstculos no caminho de seus colaboradores. Esquea as cobranas e jogue a presso pela janela. Pessoas saudveis, motivadas e naturalmente comprometidas com suas funes no suportam se sentirem constantemente testadas e ameaadas, isso poria tudo a perder. No esquea que voc no est competindo com seus colaboradores, pelo contrrio, vocs tm um objetivo em comum. Por isso, unam-se, respeitem-se e apiem-se mutuamente. Ao final, as chances de os projetos terem sucesso sero bastante considerveis.

Vocs podem, a princpio, pedir que eles lhe digam como desejam ser ajudados. Mesmo que as contribuies no venham, sente-se com a equipe pedaggica e faa um plano de ao. Mostre esse plano aos professores, pea a opinio deles (tudo sempre pode melhorar) e feche a estratgia. Depois disso, coloque cada passo do plano em prtica. importante que esse plano de ao d respaldo, segurana, aos professores. Eles querem fazer um projeto inovador, pediram uma sala para funcionar como museu no contraturno? Disponibilize! Ouviram de voc que precisam melhorar e pediram uma tarde livre a cada 15 dias para fazer uma ps-graduao? Permita!

80

Motivao

Exemplo a ser seguido

A Ecos, empresa de soluo para gesto de informaes para uso de contadores, empresrios e comerciantes um bom exemplo de que, quando h boa vontade e conscincia social, possvel motivar os colaboradores a atingirem seus potenciais mximos. A empresa contrata e assina a carteira de trabalho de seus funcionrios, eles recebem como salrio inicial o piso mnimo de suas categorias. A cada seis meses devem fazer exames laboratoriais. So vacinados regularmente contra doenas sazonais

70

e esse benefcio estendido a seus dependentes. Alm disso, uma nutricionista visita a empresa mensalmente e ensina os funcionrios a fazerem dietas para manterem a sade fsica. Os funcionrios recebem reconhecimento por seu trabalho e seus esforos, assim como premiaes sempre que batem suas metas. So oferecidos a eles ingressos para shows, peas de teatro e filmes. Tudo porque a empresa acredita que seus funcionrios tm o direito de desfrutar de uma vida cultural adequada. A filosofia da empresa cuidar dos funcionrios como se todos fizessem parte de uma famlia.

crem, respeitam e vo colocar em prtica as sugestes da equipe funciona. O que no percebem que esse tipo de estratgia pode ser rapidamente percebido por todos e o que seria uma ferramenta de motivao e crescimento da escola vira desmotivao geral. Com o tempo, as equipes deixam de usar a criatividade para a soluo de problemas. Em vez disso, adotam a postura compreensiva e atenciosa de seus gestores. Anotam dicas de superao de conflitos no trabalho, dizem que vo pensar a respeito, fazer uma estratgia e vo embora. As idias do gestor ficam no papel e a motivao para mudar se esvai quando o funcionrio nem bem trocou de corredor. Assim, as instituies continuam pouco inovadoras, trabalhando com uma carga que teria condies de ser menos pesada ou modo muito inferior ao que poderiam. No por falta de capacidade, mas por falta de transparncia e ao. D o primeiro passo na exterminao desse crculo vicioso presente em sua escola. Para isso, basta listar o que proposto e o que realmente posto em prtica. Da prxima vez que algum lhe pedir uma idia nova, lembre-se da lista e repita as sugestes j oferecidas. Isso deve servir para mostrar equipe que no so idias que esto em falta e, sim, aes para coloc-las em prtica.
Adaptado do site Contatos Consultoria.

Gostou? Ponha em prtica!

Muitas escolas e empresas esto acostumadas a pensar (corretamente) que se derem espao para que seus colaboradores opinem, dem idias e implementem projetos significativos para a coletividade, eles estaro motivados.

81

O problema que esses mesmos gestores at aceitam ouvir sugestes. Alguns, muito atenciosos, as enumeram em blocos de anotaes. Depois disso, encorajam suas equipes a falarem mais, trazerem mais inovaes. Entretanto, os esforos, idias, projetos, no raras vezes, permanecem no papel. Os gestores acreditam que fingir que

Motivao 71

Cortando as amarras

H quem perca logo o interesse pelas atividades porque tem muitas regras rgidas sobre como as aulas devem ser dadas, como os alunos devem se comportar, como deve ser a dinmica do local de trabalho, qual o horrio de entrada, de sada, de intervalo, o que esperado para o bimestre, o semestre e o ano. Cada vez que qualquer um desses fatores muda, o sujeito experimenta uma sensao de insegurana e frustrao. E quando tudo corre bem, ele acostuma-se a trabalhar como um rob. Cumpre os horrios, d todas as matrias no tempo previsto, organiza a classe, lana as notas, faz os relatrios e, de repente, se pergunta o que est fazendo, por que est fazendo, onde espera chegar desse jeito. Nessas horas, o cidado percebe que passou anos de sua vida lecionando com a mesma desenvoltura que funcionrios de fbrica embalam chocolate: sem pensar muito no que esto fazendo.

82

Apoiar preciso

Quando seus alunos ou colegas defrontam-se com uma dificuldade, d-lhes apoio para super-las. Oua-os, mas no lhes diga o que fazer, apenas escute e apie-os em suas decises. Mostre-se humano e sensvel. Assim, voc ganha a confiana de quem est sua volta, exercita a pacincia e a escuta reflexiva (aquela na qual voc s repete o que a pessoa fala tentando compreender o que ela quis dizer) enquanto aprende com as experincias dos outros.

83

Caixinha da ps

72

Pense sempre no que tem para fazer. Em qual o seu propsito, a sua meta. Cumpra-a e depois se pergunte se h outra pelo caminho. Para manter a motivao em dia, preciso tambm manter-se consciente. Saber o que quer, como fazer para conseguir e agir um pouco a cada dia em direo ao objetivo final.

Uma padaria do oeste dos Estados Unidos decidiu investir no conhecimento de seus funcionrios. Todas as gorjetas deixadas por clientes, bem como parte do faturamento mensal da padaria, era deixada em uma caixa. A caixa do conhecimento. Cada vez que um funcionrio era indicado como o melhor padeiro ou atendente do ms, ele ganhava o direito de escolher um curso para fazer. S podia gastar o dinheiro da caixinha com educao. Podia ser curso profissionalizante, escola para completar os estudos bsicos ou mesmo dinheiro complementar para pagar a faculdade.

84

Motivao

Se uma padaria pode fazer isso, gestor, por que uma escola no pode? Faa, na sua instituio, a caixa da ps. Cada vez que um de seus colaboradores se superar, bater uma meta ou resolver o problema de aprendizagem e indisciplina da turma, ele ganha o direito de escolher um curso complementar e curs-lo por conta da escola. Que tal? Vai ser uma motivao e tanto para eles aprenderem mais e fazerem sempre o melhor possvel.

dos vagos na carga horria desses professores para que eles possam ir para casa, para a faculdade ou ficarem na escola mesmo, usando a biblioteca e algum dos computadores. Alm de abrir esse espao, incentive-os a participarem de grupos de estudos, viajar, assistir palestras e workshops. Tudo isso positivo para sua escola e no deixa de ser um direito de seus colaboradores.

um direito

Da mesma forma, para manter a carreira em equilbrio, os profissionais devem buscar cursos de ps-graduao, sejam especializaes, mestrados ou doutorados. Essa a parte que cabe a eles. Cabe a escola, alm de contribuir financeiramente (j que o que o mestre aprende se reflete na melhoria da educao oferecida pela escola), dar tempo para que o professor possa se dedicar, estudar, fazer seus trabalhos e pesquisas. Por tudo isso, converse com os colaboradores que estiverem estudando e encontre alguns horrios que possam ser deixa-

Nas universidades, quando um aluno chega ao fim do curso e precisa fazer o trabalho final, ele recebe a orientao de um professor. A esse mestre cabe conhecer o assunto de que o estudante deseja tratar para munici-lo de ferramentas: livros, pesquisas, linhas de trabalho. Geralmente, esse trabalho voltado para a rea que o aluno deseja seguir. Use essa estratgia para ajudar alunos a escolherem suas profisses. 1. Separe-os em grupos de interesse. Os que gostam de exatas, os que gostam de humanas e os que gostam de biolgicas.

Motivao 73

Todos os empregos com carteira assinada so obrigados, por lei, a dar vale transporte e vale refeio aos funcionrios que trabalham em regime de oito horas. Portanto, esses dois benefcios no deveriam ser chamados dessa maneira.

85

Forme mentores

86

2. Separe professores dessas disciplinas. Eles podem dar aula para a 6 srie at o 3 ano, mas devem compor essas diferentes reas de interesse. 3. Caber a esses professores, em horrio diferente do das aulas, em encontros semanais, trabalharem como orientadores desses alunos, indicando livros, DVDs e nomes de pessoas famosas da rea a ser pesquisada. 4. Dentro do programa precisam constar duas ou trs visitas monitoradas para esses alunos. Junto dos professores, eles devem visitar lugares que podem vir a ser seus locais de trabalho. importante tambm ir s faculdades para que os vestibulandos vejam a estrutura que acolhe pessoas dispostas a aprenderem a mesma profisso que eles desejam seguir. 5. Aps as pesquisas e visitas, tanto aluno como professor devem fazer relatrios avaliando o projeto, o comprometimento um do outro e tirando uma concluso a respeito das vivncias. 6. Trabalhando dessa forma, em vez de a sua escola ser conhecida por fazer alunos passarem no vestibular, ser conhecida pelo diferencial de ajudar os alunos a saberem o que h nas universidades e no mercado. Eles podem passar no vestibular, s no tero de voltar escola e tentar de novo por errarem de curso.

87

Atividades extras

No so apenas os alunos que precisam canalizar energias em algum curso no contraturno. Professores tambm devem praticar exerccios fsicos, de relaxamento e outros mais alternativos para conseguirem ser professores mais tranqilos e pessoas mais saudveis. Por isso, coloque a idia em votao. Pergunte que tipo de atividade os professores preferem. Caso todos aqueles que estejam dispostos a participar desejem praticar vlei, abra um espao de 1h ou 1h15 para a aula dos professores. Nesse tempo, eles podem utilizar a quadra para praticar o esporte. Pode acontecer de aparecerem muitas idias diferentes: enquanto um quer fazer ioga, outro quer fazer natao, um terceiro prefere basquete, trs ou quatro escolhem futebol, outros preferem tnis... Nesse caso, faa uma parceria com uma academia que d suporte para o mximo de atividades possveis.

Motivao 74

Todos nutridos

Da mesma forma que os estudantes, os professores tambm precisam comer alimentos saudveis, como frutas, sucos naturais e saladas para manterem-se bem. Alguns comportamentos, como excesso de nervosismo, agitao, sono e irritao podem ser sinais de alimentao inadequada. Isso sem falar na grande quantidade de gente que no se alimenta de manh. Para melhorar o ambiente e permitir que seus professores permaneam bem alimentados, pea o auxlio de uma nutricionista. A cada 15 dias, ela deve fazer um novo cardpio que servir como base para o trabalho das cantineiras.

88

Corao: ok! Voz: ok!

A cada volta s aulas, pea para a equipe fazer alguns exames de laboratrio, fonoaudiologia, oftalmologia e cardiologia. Isso os ajudar a permanecerem saudveis. Alm disso, se for necessrio algum tratamento, ele ser realizado logo no incio da enfermidade. Isso poupa tempo, energia, sofrimento e permite que seus colaboradores estejam sempre de olho na presso, nos nveis de colesterol e evitem excessos.

89
Motivao 75

Na hora do recreio, em vez de servir ch, caf e biscoitos aos mestres, aposte em sucos de frutas, vitaminas, cereais e outros alimentos ricos em fibras, pobres em sal, acar e gordura. A escola no vai gastar muito mais do que gasta com o cafezinho e os professores vo ficar to bem alimentados quanto os alunos.

90

Aliando teoria prtica

Muitas empresas e escolas so timas na hora de vender seu peixe. Do-se todos os elogios possveis, palestram sobre a tecnologia existente na instituio, o excelente clima organizacional, os salrios sempre pagos em dia, as portas sempre abertas para dvidas, crticas e sugestes, a poltica da escola como um lugar de comunicao aberta. Enfim, mostram ao novo professor que ele praticamente chegou ao paraso.

Depois que o funcionrio comea a trabalhar, algumas coisas mudam. Ou a pessoa que o ciceroneou na chegada no a mesma com quem ele vai trabalhar nem aquela a quem ele dever se reportar, ou a viso dos outros mestres em relao escola no a mesma que a assegurada pela diretoria. De qualquer forma, uma propaganda enganosa capaz de desmotivar qualquer novo colaborador. Por isso, siga as oito leis bsicas do bom empregador: 1 Pea o que voc realmente precisa que seja feito. 2 D prazos possveis de serem cumpridos. 3 Trate todos os seus colaboradores da mesma maneira, com o mesmo respeito. Motivao 4 Diga no ao apadrinhamento. As regras devem servir para todos ou que no existam mais regras. 5 Ateno ao discurso. No prometa o que no pode cumprir. 6 Cada macaco no seu galho. Nada de contratar administrador para dar aula, professor para cuidar da cantina e arquiteto para ser coordenador. O mercado tem profissionais para todas as reas de atuao. Preste ateno nisso na hora de contratar. 7 Remunere adequadamente. No porque tem um monte de profissionais no mercado que voc vai oferecer um salrio de fome queles que vierem trabalhar na sua es-

cola. Agindo assim, todos os profissionais que realmente tiverem algo a agregar sua organizao sero levados embora pela concorrncia. 8 Antes de pedir fidelidade, seja fiel. Colaboradores so capazes de dar o sangue por uma instituio que creia neles e oferea-lhes tudo de que necessitam para trabalhar bem. Pedir fidelidade ao colaborador sem oferecer nada em troca um curto caminho para a desmotivao de ambas as partes.

91

Cada um na sua

Um erro bastante comum em qualquer organizao o sufocamento do novo profissional. O professor novato mal chega escola e a direo, coordenao e equipe de docentes que j trabalhava na instituio h mais tempo quer porque quer fazer com que o novo professor entre logo nos eixos. So tantas informaes, pedidos, cobranas, perguntas e tentativas que o profissional acaba sufocado. Certo, a princpio necessrio cham-lo para uma reunio onde sero explicadas as principais metas da escola, a forma de trabalho dos professores, o que esperado do trabalho dele e a quem esse cidado pode recorrer em caso de dvidas. Mas

76

depois disso, o mestre deve ser deixado mais vontade. Parta do princpio de que, se ele foi contratado, tem o perfil da escola e plena capacidade de desenvolver as aulas. Alm disso, muito provavelmente, esse mestre no estar enfrentando o primeiro emprego da vida dele. Para no perder o colega para a concorrncia, as principais dicas so: 1 Acalme-se e tranqilize toda a equipe. Ningum mais do que ningum dentro da instituio. 2 Permita que o profissional trabalhe sossegado. Tire toda e qualquer expectativa de cima do trabalho dele. Isso garante que o profissional trilhe o prprio caminho. 3 Deixe as portas da coordenao e da direo sempre abertas para o que ele precisar. 4 Converse informalmente com esse novo professor, da mesma maneira que se reporta aos outros. Todos merecem ser tratados com a mesma cordialidade. 5 Evite picuinhas. O seu comportamento observado o tempo todo. Por isso, se voc comear a implicar com um professor ou proteg-lo demais, permitindo que tome atitudes vetadas aos outros, todos notaro. E isso poder gerar grande desmotivao na sala dos professores. 6 Tenha conscincia do seu valor como profissional e do valor de cada um de seus colaboradores. Nenhum de vocs carrega (ou deveria carregar) a escola nas costas. Portanto, respeite tanto os novos quanto os antigos mestres. Lembre-se, vocs fazem parte de uma equipe.

92
Piolho!
A implicncia deveria ser considerada como o oitavo pecado capital. Explico: algumas pessoas detestam outra s de olhar. No gostam das roupas, nem do cheiro, nem do comportamento, nem da voz... Como esperar que gostem do trabalho? E se o implicante puder, perceba, ele vai expandir o conceito que formou do colega para toda a equipe. Pode ser de forma aberta ou velada, mas certamente isso vai acontecer. Pior se esse implicante for algum que possui um cargo de liderana dentro da instituio. Sim, porque isso d a ele poderes de admitir ou no que tal pessoa continue na instituio. E mais do que isso: existe a covardia da fritura quando o implicante lder porque ele pode estar sempre insatisfeito com a produo do novo mestre. Ou os alunos no gostam dele, ou a aula fraca, e se ningum estiver reclamando na sala de aula, ele arranja algum que reclame pela equipe. Motivao 77

Em algumas situaes, vai agir diferente: convidar um seleto grupo de colegas para cochichar a respeito do trabalho, da postura, do corte de cabelo ou de seja l o que for do novo colaborador. Isso, claro, tendo certeza de que no ser confrontado. Depois de um tempo nessa situao, evidente que o novo professor vai ficar desmotivado, passando a errar, faltar e fazer outras mil coisas que no faria caso estivesse sendo bem tratado por todos. Para finalizar, pense em como seria divertido se em vez de diretor, coordenador ou velho mestre, voc fosse o novo professor da escola. Iria gostar de receber o tratamento que dispensa a ele? Pense nisso. At porque, algo que pode acontecer um dia.

93

Era uma vez, na escola...

Professores felizes, bem humorados, dispostos a melhorar o dia-a-dia da instituio chegam de frias. Encontram uma bela recepo, participam da semana pedaggica, do dicas de como a escola pode melhorar, so ouvidos, respeitados e voltam para suas casas acreditando que neste ano tudo vai ser diferente, melhor, mais divertido... Na segunda-feira chegam escola e logo so convocados para uma reunio com toda a equipe. Nela, a direo afirma que a escola foi visitada por consultores, por isso as sugestes dos professores no sero acatadas, e a partir deste semestre, todos devero cumprir uma tabela explicando o que fizeram na sala. Todo o contedo ser tabulado em porcentagens e a partir disso haver uma outra reunio. Professores que conseguirem as taxas necessrias de aprovao permanecero em seus cargos, os que no tiverem o mesmo xito ou no aceitarem as novas demandas da escola sero demitidos. Pronto. Est feito o caos. A idia de levar a instituio excelncia muito boa, mas a forma como a proposta foi

Motivao 78

apresentada deixou muito a desejar. Primeiro porque d margem para a escola pedir a aprovao de alunos que no esto aptos a irem para outras sries. Segundo porque coloca todos os funcionrios num estado de tenso tal que pode ser levado pelos professores para junto dos alunos em forma de cobranas, mais presses, mau humor, irritao, falta de pacincia e vontade de ensinar. Para os empregadores, a princpio, a medida pode parecer muito confortvel. At porque tudo o que ele deve fazer sentar-se, esperar pelos resultados e reclamar depois, se algo fugir ao controle. Mas a escola no feita para a alegria dos gestores simplesmente. feita para educar crianas e adolescentes. Esse pblico est em formao, suscetvel a observaes e tem um tempo prprio de aprendizagem. Isso o que deve ser considerado sempre.

94

Proponha novidades

Aprenda a observar as necessidades de seus alunos e a enquadr-las em atividades que podem ser feitas na sua escola. Eles apresentam dificuldade em Matemtica? Proponha uma aula extra de xadrez, por exemplo. Se o problema que as relaes entre a equipe so de desavenas e desconfianas, proponha aulas de teatro ou de algum esporte que seja jogado em equipe. Essas atividades ajudam a desenvolver o esprito de equipe, a confiana mtua e o estreitamento de laos. Caso voc trabalhe em uma faculdade, onde possvel indicar matrias optativas, verifique a maior carncia dos alunos e proponha como aula optativa. Dar idias e, principalmente, v-las sendo postas em prtica, algo muito motivador. Motivao 79

95
Motivao 80

Faa amigos

A vida profissional no precisa ser rdua e fria, pode ser recheada de boas histrias. Ningum profissional durante 24 horas, todos os dias. Em alguns momentos, surgem problemas ou novidades boas na rea pessoal, social e espiritual. Interesse-se por seus colegas de trabalho, suas crenas, valores, dvidas. Ajude-os em suas dificuldades, oua-os. Deixe de lado o padro de desconfiana e competio e abra espao para as boas relaes. Com o tempo, voc vai perceber que no existem perdas e, sim, ganhos quando se comea a dividir a vida com algum.

96 97

Aprendam juntos

Em alguns ambientes, os profissionais trabalham como se fossem inimigos ou concorrentes. Procure encarar o seu trabalho e seus colegas de modo mais leve. Em vez de olh-los como pessoas que podem lhe fazer mal e investir em relaes frias nomeando-as como profissionalismo, permita-se aprender junto de seus colegas. Deixem um tempo para vocs aprenderem uns com as experincias dos outros. Tambm importante utilizar algum tempo de folga na sala dos professores para unir a equipe e conversar sobre assuntos que no so referentes s aulas. Isso deixa o ambiente mais agradvel, o cotidiano mais leve e a produtividade maior.

Abaixo catequizao

Um dos problemas freqentes em qualquer ambiente de trabalho perceber que algumas pessoas desejam muito provar suas certezas ao restante da equipe.

Se algum mtodo de trabalho funciona com voc, pode coment-lo com seus colegas, mas evite ao mximo tentar forlos a agir como voc. Isso irrita, demonstra falta de respeito pela capacidade do outro e traz tona a idia errnea de que existe apenas uma maneira de conquistar um objetivo.

98

Professor-empreendedor

Quais so seus hobbies? Invista neles. Cantar, tocar algum instrumento, fazer artesanato, pescar, tudo isso funciona como relaxante cerebral. Mas se voc j tem a tcnica, d-se algum tempo para ganhar dinheiro com isso tambm. Comece a ensinar algumas pessoas do seu crculo de amizades a fazer o mesmo que voc j aprendeu. Depois de estar treinado para ensinar algo novo, comece a oferecer seu trabalho nos locais onde essas aulas ocorrem. Deixe sua disponibilidade de tempo e comece a fazer mais contato com as empresas, sempre procurando uma brecha para entrar. medida que voc for ficando conhecido como professor ou como vendedor de seu material, poder disponibilizar mais e mais tempo para fazer algo de que gosta tanto quanto lecionar. Assim, descansando de um trabalho enquanto realiza outro, voc ter toda a possibilidade de escolher o que deseja fazer. A propsito, comente sempre em sua escola, com seus colegas e alunos sobre seu outro trabalho. Assim, voc consegue vender mais o seu peixe, ficar mais conhecido na instituio e at ajudar a manter a escola com o seu trabalho extra.

Usando os meios de comunicao

Algo muito produtivo para o desenvolvimento da escola propor algumas colunas com dicas dos professores. Os assuntos podem ser os mais variados: estudo, organizao do tempo, pagamento de contas, etiqueta, movimentos sociais. Enfim, tudo o que for necessrio para o desenvolvimento completo tanto de alunos quanto da equipe. possvel investir em jogos e coloc-los no computador para que os estudantes tenham acesso. Essa iniciativa traz movimento e motivao para a escola inteira. Motivao 81

99

101
Motivao

Contadores de histrias

Algo positivo para unir a equipe apostar no trabalho em grupo, mas em outro mbito que no o escolar. Os professores podem fazer um grupo de voluntrios para ler histrias a pessoas idosas em asilos ou a crianas hospitalizadas. Usar fantasias, maquiagem e contar histrias por meio de brincadeiras so excelentes exerccios de desinibio, aumento de vocabulrio e improvisao. Alm, claro, de permitir que a equipe se una ainda mais, se respeite e transcenda a relao colega de trabalho da escola.

100
Vai rolar a festa
Em alguns momentos do ano (no devem ser os de festas nacionais ou mundiais) organizem festas e jantares em homenagem equipe. Desfrutem de uma boa comida, uma boa bebida e uma boa conversa. O objetivo deve ser simplesmente de fazer a festa. Comemorar o engajamento e a coragem do grupo de pessoas que faz da escola o que ela . Equipes empenhadas em fazer bem o seu papel devem sempre ser reconhecidas e ter o direito de participar de momentos de descontrao no ambiente que escolheram para revelar o seu potencial.

Grupo de apoio

Toda a escola pode disponibilizar aos professores um tempo em que eles possam participar de grupos de estudos junto de profissionais de outras reas, como Assistncia Social, Direito e Psicologia. Tambm pode-se convidar para esses trabalhos pessoas da comunidade, como lderes comunitrios e conselheiros tutelares.

102

82

Nessas ocasies, que devem ser sistemticas (uma vez por semana ou quinzenalmente, durante duas horas, por exemplo), esses profissionais podero colocar em debate determinadas posturas frente educao dos alunos em sala de aula, o contato com os pais e a importncia da instituio naquela comunidade.

Experincias sociais

Mais do que abrir a escola no fim de semana ou pedir a contribuio de outros profissionais, educadores devem contar com respaldo para operar algumas mudanas na comunidade. Todos os estudantes se interessam por projetos grandes, com um objetivo concreto, por exemplo, reciclar materiais, alimentar famlias carentes, tirar colegas das ruas, do abandono, da pobreza extrema? Ser que na comunidade em que a escola est inserida, todas as crianas tm certido de nascimento, carteira de vacinao e de identidade? Pode-se pesquisar isso. Ser que todas as ruas desse bairro tm asfalto, nome e nmero? A escola pode fazer um abaixo-assinado pedindo prefeitura que faa algo a respeito. Essas mazelas sociais podem comear a ser encaradas de frente dentro das escolas, junto de professores e alunos. Mas para isso preciso colaborao da direo, da equipe pedaggica e vontade dos professores tambm, de investirem em algo grande. Coloquem em votao alguma idia de trabalho social voltado para a comunidade. Os professores podem coordenar as atividades, os alunos podem ir a campo, selecionar material, conversar com as pessoas, perguntar o que elas realmente precisam ou querem. Depois, caber escola apoiar a experincia, fazer alguma parte do processo.

103
Oferea cursos
Qualquer escola pode fazer isso se investir em alianas com empresas que ofeream esse tipo de servio. Em vez de os professores irem at a sede de uma escola de idioma, essa escola manda um professor para a instituio em que voc trabalha. Assim, a turma de professores, secretrios e outros profissionais interessados se une, entra em uma sala e a aula acontece. uma comodidade a mais e um investimento no amor que a equipe tem pela instituio. 83 Motivao Algo imprescindvel para atuar na motivao de toda a equipe pedaggica investir na carreira dela. Uma maneira inteligente fomentando a aprendizagem contnua de idiomas, por exemplo.

104

105
Workshops
Unio da equipe e aprendizagem mtua so os resultados de workshops feitos pelos profissionais da prpria escola com outras pessoas da equipe. possvel que um dos mestres disponha a dar alguma aula em que os demais membros da equipe estejam interessados. Pode ser de criatividade, pedagogia, contao de histrias, matemtica financeira, jardinagem, artes plsticas. Enfim, sempre ser possvel escolher. Motivao Nesses workshops, os mestres aprendem as tcnicas dos colegas para usarem na sala de aula ou em suas prprias vidas. O mais importante aliar o aprendizado ao momento de descontrao entre pares.

106
A biblioteca
Professores, via de regra, adoram ler. Ento, para ajud-los a contagiar alunos e colegas com seu gosto e conhecimento literrio, acostume-se a fazer resenhas e textos comentando os livros que leu. Depois, pea direo para colocar o material no site da escola para mandar via e-mail a todos os outros professores ou aos seus alunos. A idia que os temas sempre sejam livres e que os textos sejam feitos de forma solta, com comentrios, trechos, o que voc achar que eles devem ter. Depois que esse trabalho comear, provvel que todos na escola comecem a trocar ttulos de publicaes tanto antigas quanto atuais. Todos ganham com isso. Primeiro pelo conhecimento agregado, segundo pelo desenvolvimento do prazer da leitura, por ltimo por conhecer melhor a pessoa com quem se trabalha e a quem se ensina atravs da leitura feita por ela.

84

Para no esquecer... 1 Abuse de jogos, adivinhaes e brincadeiras ldicas. 2 Estabelea limites claros de convivncia em sala de aula. 3 Ajude colegas novos a se habituarem com o cotidiano na escola. 4 Demonstre aceitao por todos os seus alunos. 5 Pea apoio coordenao pedaggica de sua escola a fim de conseguir estudar e participar de palestras, seminrios, workshops e ps-graduao. 6 Incite seus alunos a desfrutarem de uma vida cultural mais rica e agitada. 7 Estimule seus alunos a participarem de atividades e projetos interdisciplinares. 8 Organize dinmicas de grupos para melhorar a convivncia entre os estudantes de suas turmas. 9 Seja mentor dos vestibulandos da instituio. Assim, eles podem conhecer melhor a profisso que desejam escolher. 10 Elogie todos que estiverem sua volta e acredite no potencial de cada pessoa com quem voc trabalha. 11 Esteja alerta para a necessidade de deixar algum aluno seu ser atendido por profissionais de sade ou assistncia social. 12 Trabalhe na nutrio da sua auto-estima e auto-imagem e faa o mesmo em relao aos seus alunos. 13 Deixe a resistncia de lado e invista em novas frentes, como o relaxamento, a construo de mapas mentais e a imaginao criativa como exerccios para melhorar o clima da sala de aula e a ateno de todos os envolvidos. 14 Esteja preparado para acolher sentimentos e percepes tanto de seus alunos quanto de seus colegas. 15 Evite embates e lutas de poder. Aposte sempre no dilogo sincero, educado e tranqilo. 16 Tenha conscincia de que a sua opinio deve sempre ser colocada, mesmo que seus colegas e superiores no concordem com ela. 17 Entre em consenso com a maioria e lute pelo bem da coletividade. Se para isso tiver de apostar em um projeto que, a princpio, no lhe chama a ateno, aceite. Depois de um tempo, se perceber que nada mais combina com voc, tome uma atitude. Motivao 85

18 Aposte no trabalho em equipe para melhor educar seus alunos. As regras devem ser postas em prtica por todos os professores e em todas as turmas. Isso traz segurana e coerncia aos estudantes. 19 Incite seus colegas e alunos a sempre procurarem um tempo e um espao para eles mesmos. Essa parada pode ser uma orao, meditao ou imaginao criativa. 20 Aceite as limitaes. Tanto as suas, quanto as dos seus colegas, alunos e da escola em que voc trabalha. Em vez de buscar a perfeio, busque a melhora contnua.

Motivao 86

Motivao na prtica

Esquea as resolues. Esquea controle e disciplina, trabalho demais. Ao invs, tente experimentar. V em busca de algo para se apaixonar, algo sobre si prprio, sua carreira, sua esposa
Dale Dauten

107
Surpresa!
Um jeito simples de movimentar a turma e trabalhar o seu crebro para fazer sempre mais por voc acostumar-se a surpreender. Tanto seus alunos quanto seus colegas de trabalho. Antes de cada aula, faa uma atividade diferente com a sua turma. Algumas possibilidades: 1. Coloque no quadro uma imagem de pessoa, ambiente e objeto. Esse material deve estar de ponta cabea. Os alunos, no entanto, devem desenh-lo de cabea para cima. Para isso, a imagem precisa ser bastante simples, s com traos, sem pintura nenhuma. 2. Leve uma msica que tenha a ver com o contedo que voc estiver ministrando e cante-a na sala junto com os alunos. Providencie alguns instrumentos musicais e pessoas que saibam toc-los. Dessa forma, sua aula ganha ares de recital, o clima fica leve, os alunos interagem, relaxam e aprendem. 4. Tenha em seus arquivos o nome e a data de aniversrio de seus alunos, mas sem que eles saibam! Escolha algumas datas e celebre os aniversrios dos estudantes. Lembre-se: eles s devem ser informados sobre a festa e seu objetivo na hora marcada. Essa uma maneira de mostrar aos estudantes que eles so importantes, que voc os conhece e que eles so especiais. Motivao 89 3. Convide um palestrante ou ator para fazer uma apresentao para os alunos no decorrer da aula. Mas no chegue com ele na sala de aula, explicando tudo direitinho: Esse o ator tal, ele vai fazer tal coisa. Inicie a aula como se nada de mais fosse acontecer e depois receba o ator ou palestrante com naturalidade, deixando que ele, atravs de seu trabalho, faa os alunos descobrirem que o convidado especial da aula.

O poder das afirmaes positivas

Para ajudar seus alunos a se sentirem bem com eles mesmos, importante que voc comunique o desempenho positivo da criana individualmente. No preciso emitir juzos de valor, como voc uma pessoa muito boa. Se ela ajudou o colega que est com o brao quebrado a copiar o exerccio que foi passado no quadro, tudo o que voc precisa fazer para estimul-la dizer algo como eu vi como voc ajudou o seu colega durante a aula de hoje. Fiquei muito orgulhoso. Outra forma de deixar a criana contente com ela mesma elogi-la para outra pessoa quando estiver prximo a ela. Se voc entra na sala e v que um aluno j est organizando os materiais para a sua aula enquanto o professor da outra disciplina est saindo, voc pode dizer ao professor: Olhe como esse aluno organizado, j est guardando o material que no ser necessrio para no atrasar o incio da minha aula! O estudante que ouve comentrios assim tende a melhorar cada vez mais seu comportamento de modo a poder ouvir mais vezes esses elogios. E isso se d a partir da mesma ao que leva um aluno desrespeitoso a se tornar cada vez mais desrespeitoso. Quando observa uma caracterstica marcante em um indivduo, voc refora a crena que ele tem sobre si mesmo. Quem acredita ser mau age dessa forma, quem acredita ser bom age dessa forma. s vezes, consciente e, s vezes, inconscientemente.

108
Educao alternativa
A filosofia oriental que adota a pedagogia Seicho No I focada no ser humano e percebe o aluno como um ser pequeno, porm, de essncia divina e capaz de ser educado atravs de amor e de exemplo. Professores que utilizam essa filosofia para educar em sala de aula jamais gritam ou agridem verbalmente um aluno, seja por causa de seu comportamento ou produo.

Motivao

109

90

A meta deles ajudar cada estudante a reconhecer sua essncia e trabalhar a cada dia para chegar mais perto do que a Seicho No I chama de realidade verdadeira. Nessa realidade, as dificuldades so percebidas e trazem com elas as chaves para

o conhecimento e compreenso, no s do problema, mas do motivo de aquele problema ter surgido naquele momento. Buscando constantemente a compreenso e a perfeio, seguidores dessa filosofia motivam-se e motivam seus alunos com exemplos de persistncia, tolerncia e amor a si e ao prximo. A f, quando bem esclarecida, e as filosofias alternativas funcionam como molas propulsoras da motivao. O ser humano tem necessidade, em algumas circunstncias da vida, em acreditar em algo maior, capaz de reger o universo. Essas crenas so altamente motivadoras.

Tipos de motivao

Motivao intrnseca tarefa. Aprendo porque quero conhecer e tornar parte de meu repertrio o contedo que ensinado na sala de aula.

110
Motivao 91

Motivao ligada prpria imagem. No quero participar da aula nem responder as perguntas do professor porque posso errar e, se errar, meus amigos vo rir de mim. Motivao relacionada a metas externas. Estudo porque preciso me sair bem nos testes e provas. Tambm porque tenho de passar no vestibular. Estudo porque quando tiro boas notas, recebo presentes e regalias em casa. Motivao pelo desejo de autonomia. Aprendo uma nova Lngua porque a partir disso posso me comunicar com amigos ingleses, saber como a vida na terra deles e viajar para l quando estiver de frias. Essas caractersticas no so exclusivas. Um aluno que deseja aprender com base em uma motivao externa pode tambm estar preocupado em ser aceito por seus colegas, em aprender para ser autnomo e transformar determinados contedos em parte de seu repertrio, isso tudo em diferentes graus.
Extrado do livro A motivao em sala de aula, o que , como se faz. Jess Alonso Tapia e Enrique Caturla Fita. Edies Loyola.

Observe e aprenda

preciso estar preparado para lidar com turmas grandes e muitos alunos. E esse preparo no s terico ou tcnico. Pelo menos no quando a idia agregar valor ao cotidiano em sala de aula. A primeira atitude manter expectativas realistas, mas elevadas sobre seus alunos. A segunda ter conscincia de suas prprias possibilidades como professor. A terceira habilidade compreender as possveis causas e efeitos dos comportamentos dos alunos. importante que o professor deixe o preconceito de lado, no rotule os estudantes e, assim, consiga pensar sempre em maneiras criativas de intervir.
Extrado do livro O que ser de ns, os maus alunos? De lvaro Marchesi. Editora Artmed.

Elogiar faz mal

Muitas so as pessoas que acreditam ser negativo o ato de elogiar um aluno ou de receber muitos elogios. Alguns dizem que isso deixa o ego do estudante inflado, outros acreditam que pode ser uma forma de presso. Logo, preferem criticar, acreditando que as crticas, sim, sero capazes de funcionar como mola propulsora. Esses mestres partem do seguinte princpio: Se dissermos que algum nunca vai conseguir tal coisa, ele vai querer nos provar o oposto e far o seu melhor para conseguir. Dessa maneira, acreditam que esto motivando e fazendo bem para um aluno ou para elas mesmas, haja vista que muitas pessoas protagonizam discusses interiores imensas, dizendo coisas horrveis sobre seus feitos. Para uma parte da populao, esse trabalho at traz algum resultado. A pessoa realmente se compromete mais e conquista espaos para provar aos outros que pode.

112

Motivao

92

111

Em outras pessoas, o efeito o oposto. Principalmente se elas forem muito influenciveis e estiverem dispostas a acatar o que voc diz sobre elas como verdades. Essas se sentiro desmotivadas em relao ao trabalho em si e ao prprio potencial. Uma sada para a situao nunca exagerar nas doses. Outra sempre manter o foco da observao nos atos das pessoas. Voc passou mais tempo prestando ateno na aula hoje, parabns, sei que se esforou para isso, voc conseguiu resolver o exerccio sozinho e no tempo estipulado, deve estar orgulhoso. Esse tipo de observao no infla o ego das pessoas, pelo contrrio, nutre-as emocionalmente, motiva-as e faz com que se sintam seguras.

Estmulo cultura

Vrios alunos passam longe de teatros, museus, exposies, shows, filmes e livros. Quando voc pede que leiam ou vejam algo, comum que parte da turma leia e outra parte copie resumos da Internet ou mesmo dos colegas, s para no ficar sem nota. Que tal, ento, unir o til ao agradvel? Durante as aulas, pea participao dos alunos. Quem participar recebe um prmio no final, que obviamente, voc no dir qual . Quando a aula acabar, sorteie algumas coisas entre todos os que participaram da aula. Podem ser bnus para peas de teatro, livros que voc traga do sebo ou queira doar, ingressos para uma exposio de fotos, para um filme. importante ter muitas opes sempre. Dessa forma, os alunos sorteados tero como dever de casa ir ao teatro, ao cinema ou exposio. D-lhes a idia de convidarem amigos da sala de aula como acompanhantes, se possvel. A lio consistir em chegar na aula seguinte e contar a todos sobre o que foi visto. Se preferir, pea um relatrio. Importante: dependendo da idade da criana, escreva um bilhete na agenda dela contando aos responsveis sobre o trabalho de estmulo cultura. Assim, eles levam os filhos aos lugares indicados pelo professor e podem acabar adotando a prtica.

113

Motivao 93

114
Pesquisa e estudo
Motivao 94

Se quiser ajudar seus alunos a serem cada dia mais motivados com as aulas, d-lhes ateno. Mais do que isso, preste ateno ao aprendizado deles e deixe que percebam isso. Ningum gosta de conviver com uma pessoa que s capaz de enxergar o que h de errado e ruim. E existem professores que s chamam o aluno na sala de aula quando este est falando paralelamente a uma explicao ou fazendo baguna. Por que em vez de jogar nas costas dos alunos toda a responsabilidade pelo sucesso das aulas voc no comea a praticar a maleabilidade? Existem inmeros lugares onde voc pode conseguir teoria que baseie suas atividades em sala. Existe a Programao Neurolingstica, os vrios ramos da Psicologia, da Pedagogia, da Medicina, Nutrio, Religio, Filosofia, Antropologia, Sociologia, tratados de desenvolvimento infantil, ONGs de proteo criana, livros, DVDs, filmes, sites, contos de fadas.

Em todos esses mbitos, voc vai encontrar explicao para suas dvidas, dicas para melhorar o que est difcil de ser feito e ferramentas capazes de ajud-lo a lidar com as mais diferentes situaes. Trabalhe de modo a adequar-se ao meio e estabelecer relaes com todos sua volta. Muitas pessoas simplesmente esperam que tudo corra bem. No se comunicam e esperam ser compreendidas, no demonstram pacincia com o outro e desejam ensinar, no se aproximam dos alunos e desejam que eles o vejam como algum acessvel. Segure as rdeas de sua carreira, de sua vida, de sua sala de aula. Expanda seus horizontes e busque o que deseja em vez de sentar-se e esperar que tudo corra bem. Ajude o universo a contribuir com voc!

Irritando seus alunos em 10 lies

No o que voc diz, mas como diz. No o que voc ensina, mas como ensina. A embalagem, a forma dos seus contedos que devem ser trabalhados para alcanar o entendimento e a satisfao de todos. Para apresentar uma aula que realmente estimule seus alunos, invista em sua comunicao. Se voc no fizer isso, grandes sero as chances de irritar as turmas e ter um dia-a-dia difcil e cansativo.

1 2

Tom de voz. Alguns professores, com medo de no se fazerem ouvir por toda a turma, abusam da fora vocal e acabam irritando os estudantes com seu tom. Falar com voz tremida ou muito aguda tambm costuma estressar a todos e agitar a sala de aula. Por outro lado, se voc quiser falar muito baixo, alguns alunos podem no ouvir e atormentar os outros com pedidos do tipo: o qu?, fala mais alto!, no entendi, repita, por favor!. Se voc no tomar nenhuma atitude a respeito, o que um simples problema pode virar indisciplina grave.

Suor. Em dias muito quentes ou em ocasies de muito estresse, comum que as pessoas suem mais. O problema que alguns mestres ficam com a camisa molhada. Em outras ocasies, tambm podem exalar um odor tpico do excesso de suor. Alunos percebem isso e acabam no prestando ateno na aula. Se voc tem esse problema, resolva-o. Pode ser usando roupas de tecidos mais leves, trocando de perfume ou at buscando um mdico para tratamento.

Motivao 95

Postura. Logo em seu primeiro contato com os alunos, procure ser natural. Muitos mestres cometem o erro de se mostrarem mais maleveis ou mais rgidos do que realmente so. Isso influencia negativamente na imagem que esses estudantes faro dele. Lembre-se, eles no tm de achar nada de voc.

Letra na lousa. Existe o PowerPoint, o retroprojetor e outros equipamentos possveis de serem usados na hora de ensinar contedos novos. No entanto, algumas vezes preciso usar a lousa. Nesse caso, tome muito cuidado com a sua letra. Ela deve ser legvel, grande e forte. Quando o professor tem uma escrita de difcil compreenso, os estudantes podem copiar algo errado ou deixar de fazer anotaes importantes. Isso contribui para o mau aprendizado. Roupas, calados e perfumes. Estar apresentvel fundamental, mas existem professores que levam isso ao p da letra. Aparecem na sala como se estivessem indo a um jantar ou festa. Passam perfumes muito fortes e acabam chamando mais a ateno do que a matria.

115

6 7

Saliva. Poucas coisas irritam mais um estudante do que perceber que o professor saliva muito enquanto fala. Esse um problema que pode ser solucionado com fonoaudiologia. Voc aprende a respirar corretamente, articular melhor as palavras, usar uma impostao vocal adequada e elimina esse desconforto. Preconceitos. Algo que pode contribuir muito para o fracasso de uma aula a demonstrao de preconceito do professor em relao aos alunos. Isso acontece quando o mestre reconhece um aluno como agitador. Se outro estudante se mexer na carteira, nada acontece. Quando o agitador d sinais de que deseja se movimentar, o professor j olha para ele com ar de desconfiana ou pergunta o que est havendo. Esse comportamento gera trs problemas: refora no aluno justamente o que deve ser eliminado; tira a ateno da turma de voc, da matria ou atividade e d asas para outros alunos chamarem a ateno do colega. A qumica perfeita para que se perca o fio da meada. Personalidade. Aquele professor muito nariz empinado, aquela professora tem cara de brava, aquele professor muito arrogante, o outro professor era mais tranqilo. Desde muito cedo, os alunos aprendem a rotular seus mestres. Se voc demonstrar algum trao de personalidade que gere desconfiana ou antipatia, seus alunos vo ficar distantes de voc. Isso contribui para que estudem menos para sua matria, prestem menos ateno na sua aula e evitem ter de lhe fazer alguma pergunta. Uma verdadeira bomba-atmica na motivao de todos.

Inconstncia. Mudanas de humor perceptveis e no explicadas previamente para os estudantes geram rumores na sala de aula. Se voc estiver nervoso ou acreditar que a agitao deles para atingi-lo, poder despejar muitas palavras negativas sobre a turma. Em outro momento, quando voc estiver bem, eles no iro se aproximar. Alunos nem sempre so to compreensivos como gostaramos. Ento, sempre que tiver algum problema, seja sincero com a turma, conte-lhes que est passando por um momento difcil e faa o seu melhor para trat-los bem. Eles no devem ser responsabilizados pelas suas reaes diante da vida. Faltas, atrasos e aulas no preparadas. O que vale para estudantes, vale para professores: os horrios devem ser cumpridos, a presena fundamental e a lio precisa vir pronta. H quem deixe de ir para a escola quando o salrio atrasa ou quando houve algum desentendimento com colegas de equipe. No puna seus alunos por problemas em outros mbitos da escola. Eles tm direito de chegar na escola e encontrar o professor preparado para dar uma boa aula, disposto. D o exemplo.

Motivao

10

8
96

116
No caia nessa armadilha:

Ateno para o vocabulrio

Por vezes, o vocabulrio do professor to rico que o aluno mal compreende o que ele quer dizer. Em outras ocasies, o mestre pode falar bonito, mas sem conseguir passar a mensagem. Um terceiro inconveniente tentar usar grias, gestos e maneiras de falar como as dos adolescentes. Isso irrita o estudante porque ele percebe que tal palavreado no natural do professor.

Sem pegadinhas

Algo realmente antipedaggico, mas que usado por muitos mestres, o ensino errado. Em algumas ocasies, com o objetivo de levar os alunos a se tornarem mais espertos, eles induzem as crianas ao erro. S quando o exerccio est no fim que revelam que a resposta outra.

117
Motivao 97

1 Aja naturalmente. Evite ao mximo parecer o que no , responder algo que no sabe, tentar ser engraado, exagerar nas vozes e sotaques. Lembre-se: o que deve ficar em evidncia a matria, no o professor. 2 Quando tiver de usar uma palavra prpria de alguma rea de atuao, tenha um dicionrio mo. Assim, voc pode usar a palavra e pedir que um aluno leia o significado dela em voz alta. medida que seus alunos forem adotando um novo vocabulrio, voc vai poder ensinar outras palavras para eles.

Em algumas provas tambm se observam problemas assim. O enunciado do exerccio feito para confundir o aluno, testar a ateno dele na leitura da questo. Professor, decida: voc quer avaliar o conhecimento do seu aluno em relao matria ensinada ou quer saber se ele consegue desconfiar de voc no momento certo? Foque no que realmente importa, que o aprendizado das matrias, uma de cada vez. Caso contrrio, no vai poder esperar clareza deles em suas respostas e redaes, j que lhes oferece enunciados de problemas quase incompreensveis.

118
Saiba quando parar
Uma das moedas de troca mais fundamentais em uma sala de aula a sensibilidade. O professor precisa saber quando a turma est em condies de absorver uma matria mais densa e quando no est. Alm disso, precisa ter em mente qual a melhor maneira de ensinar aquele contedo para aquela turma. Talvez a forma de apresentao deva mudar de uma sala para outra. Motivao Isso no se deve simplesmente ao perfil dos alunos, mas tambm grade horria. Aulas muito densas e seguidas uma da outra podem fazer com que seus alunos percam a concentrao facilmente. Sempre que perceber algo assim ocorrendo, pare tudo, proponha que os estudantes saiam em pequenos grupos para beber gua, faa um pequeno relaxamento ou alongamento com eles e s depois siga em frente.

119
O mnimo necessrio
Para atender a diversidade de motivaes, de capacidades e conhecimentos prvios que existem hoje em todas as classes, sobretudo, naquelas do final do ensino mdio, devem ser tomadas algumas medidas organizacionais sem as quais esses acompanhamentos e atenes diversidade sero fatalmente inviveis. Por exemplo: 1- Diminuio da razo professor/alunos: o nmero de alunos em sala limita a capacidade de adaptao diversidade pelo professor. Este precisa conseguir conhecer seus alunos, as dificuldades e facilidades de cada um, para poder intervir a tempo e garantir que todos aprendam o mnimo necessrio para ir em frente. 2- A convivncia e colaborao dos alunos de caractersticas diferentes em um mesmo grupo so enriquecedoras, mas devem ser compensadas com alguns trabalhos em equipes mais coesas. Alm disso, sempre que possvel, deve-se aumentar o trabalho em pequenos grupos, de trs ou quatro pessoas.

98

3- Nas matrias de reforo, os alunos precisam ter a possibilidade de alcanar os objetivos propostos realizando atividades distintas daquelas feitas durante as aulas normais. Isso os far sentir prazer nas aulas de reforo e, assim, aprender mais rapidamente tambm na sala de aula; sem que se sintam envergonhados por no acompanharem as aulas normais com a mesma agilidade de seus colegas. 4- As escolas devem proporcionar algumas aulas destinadas a ensinar os alunos a pensar, a pesquisar e a aprender. Essas tarefas devem ser realizadas da maneira mais individualizada possvel. 5- A grade horria deve ser flexvel, assim como a programao de contedos para as aulas. Todos os professores devem ter um nvel mnimo de contedo a ser abordado e adapt-lo, tanto quanto possvel, s necessidades, capacidades e motivaes dos diferentes alunos.
Extrado do livro A motivao em sala de aula, o que , como se faz. De Jess Alonso e Enrique Caturla Fita. Edies Loyola.

Pingos nos is

Antes de olhar para a frente e se deparar com 30 alunos motivados, preciso planejar as aes educacionais que desembocaro nesse objetivo. Vamos l? 1. Formulao de metas. Que aprendizagens nossos alunos devem realizar? Que esperamos obter ao final do processo? Trata-se, pois, de dar uma descrio do estado final dos alunos. Que contedos esto sendo selecionados para o ensino? Que capacidades eles podem desenvolver nesses estudantes? Definitivamente, quais so os objetivos finais, entendendo que um objetivo no mais que a interao entre uma capacidade e um contedo? Aqui cabem todas as tarefas de planejamento e programao. 2. Conhecimento do estado inicial. Se a aprendizagem uma construo que o aluno deve realizar ao fazer interagir as novas informaes com os conceitos disponveis, evidente que necessitamos conhecer o estado inicial do aluno, seus conceitos-base e seus preconceitos ou idias prvias que devem ser substitudas por conceitos cientficos. importante conhecer tambm o desenvolvimento das capacidades dos alunos e o grau de motivao com que iniciaro o processo de ensino. 3. Modelo de aprendizagem. Todos os professores precisam dispor de um modelo que indique os processos que ocorrem na mente do aluno durante a aprendizagem. Ainda no h um modelo completo que possa ilumin-los sobre a imensa complexidade dos processos de aprendizagem. Se Motivao 99

120

tal modelo existisse, dele se poderia deduzir a maneira de ensinar os alunos. Apesar disso, evidente que muitas das idias procedentes da psicologia da aprendizagem podem dar luzes importantes para o processo de ensino. 4. Modelo de ensino. Que atividades de ensino sero as melhores para que os alunos consigam realizar as aprendizagens planejadas ou programadas? Qual deve ser o estilo didtico adotado? Que metodologias so mais eficientes para realizar determinadas aprendizagens? Como influir positivamente na motivao dos alunos? 5. Modelo de avaliao. imprescindvel controlar o estado inicial dos alunos, seu estado final e os processos que os levaram de um a outro. necessrio, por isso, um modelo de avaliao que permita controlar e melhorar processos e resultados.
Extrado do livro A motivao em sala de aula, o que , como se faz. De Jess Alonso e Enrique Caturla Fita. Edies Loyola.

Olhar clnico

A progressiva importncia dada potencializao de um bom clima emocional nas escolas levou ao desenvolvimento de diferentes iniciativas e programas em torno de um rtulo que sintetiza a mensagem: alfabetizao emocional. O que se busca com essas propostas dar valor aos sentimentos e s emoes de alunos e professores, ressaltando sua importncia para seu bem-estar pessoal e sua aprendizagem.

121

Motivao

100

Um dos trabalhos desenvolvidos nesse campo aponta cinco atividades principais que os alunos e seus professores necessitam desenvolver se pretendem construir um ambiente emocional alfabetizado. i Desenvolver uma linguagem que ponha em palavras os sentimentos que tm. i Encontrar um espao para descobrir seus prprios sentimentos e como estes so configurados pelas situaes em que eles mesmos se encontram.

i Perguntar s outras pessoas como se sentem, de modo que se possa comparar diferentes experincias. i Comprometer-se em um dilogo recproco sobre seus pensamentos e sentimentos. i Integrar, em forma de uma narrativa pessoal, todas as coisas que aprendem sobre si mesmos, o que lhes vai permitir experimentar sua vida como significativa e valiosa. O primeiro passo da equipe de professores ter conscincia do valor educativo das emoes de seus alunos. O prximo a busca de lugares e tempos para facilitar sua expresso.
Extrado do livro O que ser de ns, os maus alunos? De lvaro Marchesi. Editora Artmed.

122
Encontro

Algo que costuma contribuir, e muito, para a socializao e o sentimento de grupo tanto da equipe de professores quanto de alunos uma dinmica na qual os alunos devem descobrir com quem esto apenas pelo toque. Como organizar a brincadeira: 2 Pea para que os alunos fechem os olhos e comecem a andar aleatoriamente e devagar pela sala de aula. 3 Aos poucos, una as mos de dois alunos, depois trs. 4 Eles no devem conversar entre si, apenas tocar nas mos e rosto do outro. 5 Separe-os e pea que continuem caminhando pela sala. Se desejar, repita o exerccio pedindo que os alunos que se tocarem, sem querer, fiquem juntos. 6 Acabado o exerccio, sentem-se em crculo e pergunte aos alunos se eles sabem identificar com quais colegas estiveram. Motivao 101 1 Coloque todas as carteiras em um canto da sala.

Batata-quente

Estabelecer vnculos entre grupos pode se tornar mais simples se voc apostar em dinmicas e vivncias. Nesse exerccio, estudantes podero se conhecer melhor e fortalecer seus vnculos atravs de uma brincadeira muito simples. 1. Separe os alunos em grupos de cinco. 2. Quatro deles devem fechar um quadrado enquanto um dos alunos fica no centro, de olhos fechados. 3. Devagar, os alunos devem mover o colega batata-quente para frente, para trs e para os lados. O objetivo que os alunos do grupo conquistem a confiana uns dos outros.

123

Desenvolvendo a comunicao

124

Voc acredita mesmo?

102

Para desenvolver a motivao em sala de aula, o professor tem de acreditar nos projetos que prope e desenvolver e acreditar, sobretudo, no aluno. Tem de acreditar que aqueles estudantes podem, e sabem, que eles vo compreender o objetivo do mestre, acompanhar as aulas adequadamente; que eles so capazes, no so alienados, pelo contrrio, so capazes de abraar a idia. Isso fundamental, tanto para o professor quanto para o aluno.

1. Selecione algumas passagens da histria, alguns comportamentos animais ou algumas formas e plancies. 2. Um aluno dever escolher, em uma caixa cheia de papis, algum com um nome de animal ou personagem da histria. 3. Por meio de expresses faciais e manuais, ele deve levar os colegas a compreenderem o assunto do qual est tratando. Dependendo do contedo, ele pode dizer frases de efeito. Por exemplo: Se no h po, que comam brioches! e os outros estudantes devero, a partir da, saber o nome da personagem, do tempo histrico, e assim por diante.

125

Motivao

126
O professor e eu
Quando o que motiva um aluno realmente aprender, ele percebe o professor como um aliado capaz de lembrar-lhe detalhes que passam desapercebidos na resoluo de algum exerccio. Esses tendem a fazer perguntas aprofundadas e demonstram interesse em compreender o que lhes dito, no tanto em acertar as respostas, mas em desenvolver sempre novos mecanismos de resoluo de problemas. J o aluno que deseja tratar de sua auto-estima est menos preocupado em aprender e concentra suas foras em sair ileso da sala de aula. Ele no se preocupa com o que foi corrigido, mas em descobrir maneiras de acertar da prxima vez para que o professor no fale coisa alguma. Esses alunos percebem a figura do professor como a de um juiz nem sempre justo. Por isso, evitam-no o mximo possvel. No fazem muitas perguntas nem se prontificam a ir at a lousa resolver alguma tarefa.

Se no est bom porque eu no tenho capacidade

Existe um pensamento cultural sobre o talento que em pouco ou nada contribui para o desenvolvimento dos estudantes. Acredita-se que ter talento saber fazer algo bem desde a primeira vez. Partindo desse princpio, se o aluno sente dificuldade em determinada matria, comete erros e precisa se esforar muito para conseguir resultados regulares porque tem pouca capacidade de assimilar o contedo. Como a idia que talento vem de bero, a percepo de que a facilidade no acompanha esta ou aquela disciplina leva o aluno desmotivao. Ele abandona o trabalho aps algumas tentativas e passa a evit-lo. Cada vez que encontra tal matria novamente, o estudante fica mais ansioso e receoso. Ao final de alguns meses, ele mesmo capaz de se rotular como inapto a aprender matemtica, por exemplo. Esse rtulo passa a fazer parte de um preconceito do estudante em relao ao prprio aprendizado e pode ser estimulado pelo professor a partir de suas observaes a respeito daquele aluno ou desestimulado pelo mesmo professor que, conversando com o estudante e descobrindo de onde vem sua dificuldade, tem condies de auxili-lo e reverter o quadro.

127
Motivao 103

128
Motivao

Todos podem aprender

Curiosidade

Para que os alunos realizem as atividades escolares com motivao suficiente, preciso intervir em duas direes.
v Tente mudar a idia geral sobre a possibilidade de melho-

rar ou no as capacidades e habilidades, e o conceito que o aluno tem de si mesmo com relao s possibilidades de xito nas diferentes reas. tarefas escolares, permitam enfrent-las a fim de aprender, com a inteno voltada para a busca e utilizao de estratgias que permitam superar as dificuldades, aprender com os erros e construir representaes conceituais e procedimentos que facilitem a percepo de progresso e contribuam para manter a motivao elevada.

Os alunos se interessam pelo incio de uma aula assim como se interessam pelo comeo de uma matria de revista, pelo incio de um filme ou de uma msica. Se soa estranho, mas instiga, eles continuam na frente da TV ou com a revista aberta. Vo ler tudo at o fim se o contedo os agradar, se o texto for leve, a histria for boa, a batida for do agrado...

129

v Ensine modos de pensar que, no momento de realizar as

No possvel chegar em uma sala de 5 srie e dizer: Hoje vamos aprender o que fotossntese. Fotossntese algo que acontece com as plantas blblbl... O nome j desconhecido. Se o incio da aula for sem graa e medida que o assunto avanar voc abrir mo de estimular a curiosidade de seus alunos, em cinco minutos a turma estar agitada, os alunos viajando e voc sem saber o que fazer. Ser muito diferente de chegar na sala e perguntar turma se planta tem nariz. Quando a resposta for no ou no sei, voc pode emendar com um mas ento, como ser que ela respira?. A partir dessa brincadeira, voc comea a conduzir a aula. Em vez de responder, ajude seus alunos a procurarem a resposta no livro ou, se algum pegar o fio da meada, continue as explicaes demonstrando curiosidade e bom humor.

104

Extrado do livro A motivao em sala de aula: o que , como se faz. De Jess Alonso Tpia e Enrique Caturla Fita. Edies Loyola.

Silncio para o professor

Muitos mestres entendem que, para serem respeitados e manterem a ordem na sala de aula, precisam de silncio completo ao trazer uma matria nova. Isso positivo at certo ponto, porque ensina os alunos a ouvirem. Por outro lado, cria estudantes apticos, que evitam participar da aula. Com o tempo de formao, esses alunos passam a apenas aceitar o que o professor diz. Esse comportamento de alunos desmotivados a participarem da aula. Assim, a ateno deles fica voltada aula tanto quanto no momento em que assistem televiso. Eles interagem mais com os jogos de computador, a Internet e o MSN do que com seus mestres! Isso negativo. Da a necessidade de se apostar cada vez mais na interao, nos dilogos com todos os alunos, nas salas de aula com menos estudantes, nos grupos de estudos e nos mestres mais comprometidos em fazer a diferena na vida escolar de seus aprendizes.

Relacione, simplifique

A curiosidade o fio pelo qual voc capaz de captar a ateno da sua turma. O interesse deve partir dele e chegar se voc for capaz de usar a clareza de palavras aliada a elementos que componham o mundo de seus estudantes. Se o objetivo for explicar porque o mais fundo do oceano escuro, faa uma comparao com a lata de achocolatado. Se tampar um pote de achocolatado, a luz no entrar e o chocolate em p ficar sem luz. O mesmo se d com o mais profundo do oceano, s que o que o tampa uma quantidade imensa de gua por todos os lados. O pote de achocolatado diferente do recipiente transparente que contm o ch em p, da a possibilidade de vermos o ch e no vermos o achocolatado.

131
Motivao 105

130

Um aluno pode no conhecer sequer a praia, que dir o fundo do oceano, mas relacionando um contedo desconhecido com algo comum ao dia-a-dia dele, voc conseguir prender sua ateno e seu interesse por mais um tempo.

Abusos da imaginao

Imagine duas hastes no espao. Elas esto se tocando em uma das extremidades. O local em que se encontram forma um ngulo de 45. Elas se fecham em algum momento e isso gera outro ngulo, agora de 60. Momento perguntas antipticas: voc entendeu alguma coisa? Ficou curioso? Conseguiu imaginar algo? Essa aula parece concreta para voc? Pois saiba que com exemplos como esse que muitos professores tentam ensinar geometria espacial, por exemplo. Lgico, se a geometria espacial, as hastes devem se tocar em algum lugar do espao. Mas ser que no pode ser em um material confeccionado pelo mestre e levado para a sala de aula a fim de ser medido pelos alunos para que eles cheguem concluso de qual o ngulo formado? Dica: professor, no abuse da capacidade de imaginao de seus alunos. Para ensinar adequadamente, leve materiais concretos para serem estudados e dissecados em sala de aula. No esquea que o aluno aprende mais quando capaz de ver, tocar, medir e transformar algo. Alm disso, atividades prticas so capazes de entreter, desafiar e motivar aprendizes.

Motivao

133

Por que tenho que aprender isso?

106

132

Pergunta freqente em sala de aula, ela o terror dos professores. Alguns acreditam que os alunos que as formulam o fazem por falta de respeito, falta de ateno, falta de motivao. Mas no acreditam que os conhecimentos levados sala de aula sejam inteis. Lembrando que existem quatro tipos de motivao (pela tarefa em si, para evitar situaes indesejveis, para conquistar situaes desejveis e para assumir desafios possveis de serem superados), responda a pergunta de seus alunos com base nessas quatro frentes. Numa aula de redao, por exemplo, o professor pode dar quatro respostas:

1. Vamos aprender a relatar a algum o que outra pessoa nos contou. Salientando a importncia direta da tarefa. 2. Vocs precisam aprender porque vou avali-los e quem no for bem ficar para recuperao. Explicando que o estudo afasta conseqncias indesejveis. 3. Concentrem-se no exerccio. Aqueles que fizerem tudo corretamente podem passar para o prximo captulo do livro. Mostrando a importncia de dominar a tarefa para alcanar um objetivo externo desejvel. 4. Vamos ver se somos capazes de contar a algum o que conseguimos captar da mensagem do livro sem alterar o sentido. Revelar o sentido de desafio da tarefa. Utilizando essas quatro formas de motivar seus alunos, todos compreendero a necessidade de aprender; cada um a seu modo, mas o importante que dominem as tcnicas.

134
Treinando o ouvido
Ensine seus alunos (e aprenda junto) a conhecer a msica e os instrumentos.
i Grave sons solos do maior nmero de instrumentos i Deixe que seus alunos os ouam no decorrer da aula. i Selecione algumas msicas, por exemplo, MBP e clssi-

ca.

i Coloque a cano para eles ouvirem e pea que prestem

ateno aos instrumentos envolvidos na msica. entram e saem no decorrer da tal cano.

i Pergunte quais so mais fortes, mais constantes, quais i Preocupados em desvendar esse mistrio, seus alunos

estaro, sem perceber, treinando a ateno, a concentrao e o gosto musical.

Motivao 107

musicais possveis. Sempre prestando ateno s notas musicais.

Jogo das sensaes

Aqui, o objetivo levar seus alunos a conhecerem as potencialidades da conexo entre corpo e mente. Alm do mais, a atividade desperta a ateno, os sentidos e a criatividade. canto da sala.

135
Jogo da memria

[ Deixe seus alunos em p e leve todas as carteiras para um

Uma maneira de chamar a ateno de todos os alunos em uma aula ou reviso fazendo uma brincadeira de jogo da memria.

136

Motivao

[ Conte uma histria e combine com seus alunos que eles

sero os personagens. Ento, inicie com um conto bem pequeno, por exemplo, sobre uma bolha de sabo. Nesse conto, eles devem se imaginar e se mover como uma bolha de sabo. Depois, troque de conto e fale sobre uma formiga ou um cachorro. Eles devem imaginar-se e movimentar-se como as formigas e os ces. bolo de fub, e faa com que os alunos imaginem estar sentindo esse cheiro. Pode tambm falar que est muito, muito frio ou muito calor, para que eles tenham essas sensaes tambm.

1- Juntos, preparem cartes com perguntas e respostas. Ateno, cada carto de resposta deve ter uma pergunta formulada em outro carto. As letras dessa pergunta e dessa resposta devem ser escritas com a mesma cor da caneta. 2- Mude as cores de caneta, deixando os cartes bem coloridos. 3- Faa ilustraes na parte de trs dos cartes. melhor que sejam as mesmas, com uma rvore ou uma carinha feliz. 4- Abra um espao no meio da sala e deixe a turma sentar em crculo.

[ Coloque nas histrias alguns elementos como flores, peixe,

108

5- No meio do crculo, distribua os cartes de forma organizada. 6- Chame um aluno por vez para brincar. O estudante deve lhe dizer quais so os nmeros que voc pode virar. Se acertar, continua, se errar, passa a vez. 7- Quando acabarem os contedos, a brincadeira pode continuar. s embaralhar todos os cartes e arrumlos no cho novamente. 8- Para aumentar a conotao de brincadeira, faa alguns cartes coringas, com mensagens como passe a vez, jogue de novo ou escolha o novo participante.

Exame do material

Para ensinar pesos, medidas e formas geomtricas, voc vai precisar de alguns materiais: Fita mtrica Rgua Balana Caderno Livro Estojo Mochila

137

Como fazer o exerccio: 1 Separe os alunos em grupos. 2 Eles devero medir a altura e largura de seus materiais escolares. 3 Alm disso, precisam pes-los, um a um, depois coloclos na mochila e pesar novamente. 4 Em uma tabela, devem constar todos os nmeros encontrados. 5 Com base nesses dados, pea clculos de volume da mochila escolar. 6 Dependendo da balana que voc escolher, pode pedir que os donos de cada mochila sejam pesados. Depois, faam juntos as contas de quanto peso eles podem carregar. Esse exerccio mostra a utilidade da tabela de pesos e medidas e excelente tanto para a descontrao quanto para desenvolver o esprito crtico dos alunos.

Motivao 109

Vamos ao banco?

Ensinar conceitos bancrios enquanto permite o trabalho de soma, subtrao e frao podem ser exerccios muito teis em sala de aula. Trazem a realidade para a escola e funcionam como treino para os clientes bancrios de amanh. Materiais necessrios: Motivao Dinheiro de brinquedo. Caixas de papelo imitando computadores de banco. Lpis e papel. Contas (j quitadas) da famlia do aluno.

138

Como organizar a brincadeira: 1 Separe a turma em duplas. Um dos alunos ser o caixa e o outro ser o cliente, depois eles trocam de lugar. Voc tambm pode deixar dez alunos como caixas e pedir que os outros fiquem na fila do banco. 2 No caixa, o aluno deve chegar com a conta a ser paga e o dinheiro. 3 Ambos os alunos devem fazer as contas de quanto dinheiro h, qual o valor do dbito e quanto dever sobrar. 4 Voc tambm pode pedir exerccios de saque, nos quais os alunos devero tirar do banco uma certa quantia para dar ao cliente, ou transferncias, para que o estudante saiba quanto tinha na conta antes e quanto tem agora. Dependendo da matria, pode fazer com que as contas estejam atrasadas e os alunos tenham de calcular os juros.

110

Preparando a festa

Outra dica de ensino til fazer uma tabela de preos de produtos de supermercado com os alunos, que todos a tenham no caderno e inventar uma histria. Por exemplo: Natal e precisamos preparar a ceia. Materiais necessrios: Alguns objetos para representar as compras. Lpis e papel. Lista de alimentos preparados em ceias natalinas. Como organizar a brincadeira: 1- Separe a turma em grupos de quatro pessoas. Dois sero responsveis por encontrar os alimentos e verificar seus preos, um ser o caixa do supermercado e outro ser o filho que quer vrias coisas que esto fora da lista. 2- Estipule uma quantia em dinheiro que os alunos tero no bolso. 3- Os preos dos alimentos no devem mudar. 4- Alguns alimentos que no esto na lista devem ter preos e estar presentes nas prateleiras. 5- Aps negociar e decidir o que ser comprado, a equipe de alunos dever pagar o que for possvel e descobrir se pode levar para a ceia tudo o que foi previamente planejado.

Para no esquecer...

1 Ore, medite e procure orientao espiritual.

139
Motivao 111

2 Leia e estude, buscando orientao pessoal. 3 Participe de grupos de estudo e palestras para aprender um pouco mais sobre o ser humano, suas necessidades e possibilidades. 4 Escolha alguma terapia alternativa. Conhecer-se bem vai ajud-lo a fazer o seu trabalho sempre da melhor forma. 5 Quando algo lhe incomodar em outra pessoa, olhe para voc. O que h em voc que se parece com ela e por isso irrita? Trabalhe esse sentimento. 6 Deixe ir. Quando algo est lhe incomodando ou fazendo mal, deixe de lado e em invista em outra coisa. Se no quiser largar de uma vez, pelo menos d um tempo. 7 Relacione-se. Encontre amigos, faa happy hours, v a festas. Desligar-se do pndulo casa-trabalho-trabalhocasa pode ser teraputico. 8 Exercite a criatividade por meio de pinturas, desenhos e escrita rpida.

9 No pegue o que no seu. Sentimentos e vivncias de pessoas conhecidas, mesmo que tristes ou traumticos so apenas delas. Voc pode ter empatia e tentar ajudlos, mas no gaste sua energia tentando viver ou aprender por eles. 10 Respeite silncios e espaos para que o mesmo possa ser desfrutado por voc. 11 Evite se envolver ou iniciar brigas, fofocas e intrigas. Essas inclinaes mais primitivas do ser humano devem ser contidas ao mximo, se possvel at serem extintas de seu interior. 12 Em vez de acatar tudo o que lhe dito como verdade, conteste, pense a respeito do assunto e ressignifique essas informaes com base nas suas prprias vivncias. 13 Descubra o que realmente importante para voc e tenha coragem de apostar nas suas vontades para torn-las realidade. 14 Aproxime-se de quem lhe faz bem e distancie-se de quem lhe faz mal. 112 15 Descubra os motivos da sua preguia e desmotivao. Encare-os e trabalhe-os dentro de voc. 16 Arrume-se mais, organize seu lar, permita-se viver momentos que lhe fazem feliz.

17 Perdoe-se por seus erros do passado, perdoe quem lhe feriu e siga em frente. Tente acertar hoje. s isso que importa. 18 D o brao a torcer. Praticando a humildade, tirando das costas o peso de precisar ter sempre razo, sua vida vai ficar mais leve e seu caminho, mais iluminado. 19 Pare de mentir para si mesmo. Quando vrias coisas do errado e voc ouve muitos conselhos semelhantes, porque chegou a hora de olhar-se e saber o que no anda bem. Faa esse exerccio constantemente. 20 Aprove-se sempre. Se possvel, repita as palavras eu me aprovo vrias vezes ao dia. Esse exerccio vai ajud-lo a aceitar-se, amar-se e libertar-se de tudo o que lhe faz mal.

Motivao

Vous aimerez peut-être aussi