Vous êtes sur la page 1sur 4

Mdulo 01 O TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO

1. DISSERTAR E ARGUMENTAR A dissertao um texto temtico. Enquanto os textos narrativos e descritivos produzem uma representao do mundo, os dissertativos interpretam, explicam e avaliam os dados da realidade. A princpio, a dissertao no tem como objetivo convencer o leitor. No entanto, h temas que exigem uma tomada de posio. Nesse caso, alm de analisar o assunto, os textos dissertativos defendem um ponto de vista. Temos, ento, um texto dissertativoargumentativo.

DISSERTAR analisar cuidadosa e detalhadamente um tema. ARGUMENTAR defender um ponto de vista sobre um tema.

Exemplos: Observe que o tema em debate nos dois fragmentos abaixo corrupo. Os dois fragmentos so iniciados pela mesma afirmao, porm os autores revelam intenes diferentes em cada um dos fragmentos. I. A corrupo pode ser entendida como um desvio s regras de conduta estabelecidas por uma sociedade para alcanar benefcios pessoais. Ela est presente em todas as classes e setores da vida social. Uma das formas de corrupo existentes na nossa sociedade a corrupo policial. II. A corrupo pode ser entendida como um desvio s regras de conduta estabelecidas por uma sociedade para alcanar benefcios pessoais. Existem vrios tipos de corrupo, mas a corrupo policial a pior de todas. ela que alimenta os criminosos com uma encorajadora sensao de impunidade.

Exerccio I a) Em que fragmento o autor apenas dissertou sobre o tema? b) Em que fragmento o autor, alm de dissertar sobre o tema, apresenta seu ponto de vista?

2. TEMA E TESE s vezes, o tema da dissertao muito amplo. Por isso, o primeiro passo a ser dado por quem pretende escrever uma dissertao-argumentao delimitar o tema. Dessa forma, definimos o tipo de abordagem a ser feita do assunto em debate. TEMA assunto amplo TESE recorte analtico

A tese, tambm conhecida como opinio ou ponto de vista, a ideia-central defendida pelo autor a respeito do tema. Ao elaborarmos uma tese, efetuamos um recorte analtico sobre o tema, delimitando-o.

3. ESTRUTURA DA DISSERTAO-ARGUMENTAO Os textos dissertativos-argumentativos associam caractersticas expositivas defesa de um ponto de vista sobre determinada questo. Os candidatos ao ENEM devem dominar as caractersticas da dissertao-argumentao, pois o tipo de texto exigido na prova de Redao. Em sntese, escrever um texto dissertativo-argumentativo significa defender uma tese usando argumentos, claros e convincentes, capazes de encaminhar o leitor a uma determinada concluso. Introduo: apresentao da tese. Desenvolvimento: exposio de argumentos. Concluso: resumo das ideias apresentadas ao longo do texto.

Exerccio II

Levando em considerao que o pargrafo acima representa um microtexto dissertativo-argumentativo, responda: a) Que frase corresponde introduo? b) Que frases correspondem ao desenvolvimento do pargrafo? c) De que forma o autor conclui o pargrafo?

Exerccio III

RIO MERECE MAIS QUE OLIMPADAS Se concretizada, ser uma excelente notcia a escolha do Rio de Janeiro para sediar as Olimpadas de 2016. Todos os brasileiros devem torcer para que a cidade realize o principal evento esportivo planetrio. No entanto, bom tomar cuidado com o clima de oba-oba. As Olimpadas no salvaro o Rio, que, alis, no precisa ser salvo. Precisa mesmo resolver graves problemas sociais. Precisa se desenvolver mais economicamente, como todo o Brasil tambm precisa. Em menor dose, os Jogos Pan-americanos de 2007 foram vendidos como a soluo das mazelas cariocas. Por um tempo, a cidade se tornou mais limpa, mais segura e at mais embelezada. Mas a melhoria foi passageira. O que o Rio necessita de uma elite poltica, empresarial e intelectual que esteja altura da cidade maravilhosa. Precisa de uma elite que tenha pelo menos o egosmo astuto de melhorar o lugar em que vivero seus filhos e netos. Precisa de uma elite que no veja crticas ao Rio como manifestao de dio cidade. Precisa de uma elite com capacidade de liderar um projeto estratgico. Nesta semana, as notcias na imprensa internacional sobre a presena do crime organizado nas reas pobres e a ausncia do Estado nos mesmos locais foram subitamente interpretadas como guerrilha contra a escolha do Rio na disputa pelas Olimpadas. Bobagem. No adianta brigar com a realidade nem tapar o sol com a peneira. Mas certa elite poltica, empresarial e intelectual adora se escudar nesse tipo de argumentao. Prefere fugir dos problemas concretos da cidade. Prefere culpar os pobres e murar as favelas. Enfim, o Rio merece a final da Copa, merece as Olimpadas e merece muito mais: uma elite generosa e, sobretudo, inteligente.
Kennedy Alencar. Folha de So Paulo. 30 set. 2009.

O texto que voc acabou de ler apresenta estrutura dissertativa-argumentativa completa, ou seja, composto por introduo, desenvolvimento e concluso. a) b) c) d) Que pargrafos correspondem a cada uma dessas partes? Qual o tema em debate no texto? Qual a tese defendida pelo autor do texto? Qual a relao entre a tese defendida pelo autor e o ttulo dado ao texto?

4. TTULO Assim como um produto, o texto dissertativo-argumentativo precisa de uma frase capaz de vend-lo, ou seja, uma frase que seja capaz de chamar a ateno do leitor para as ideias apresentadas. O ttulo, alm de breve e criativo, geralmente representa a sntese da ideia central defendida pelo autor, ou seja, o ttulo funciona como um resumo da tese.

5. RESUMO Sobre o texto dissertativo-argumentativo voc aprendeu: a diferena entre dissertar e argumentar que os textos dissertativos-argumentativos so exigidos pela prova de redao do ENEM a defender um ponto de vista alm de dissertar sobre o tema em questo a estrutura desse tipo de texto, composta por introduo, desenvolvimento e concluso a importncia do ttulo

REPOSTAS DOS EXERCCIOS Exerccio I a) I b) II

No fragmento I, o autor limita-se a expor seus conhecimentos a respeito do tema. No fragmento II, o autor vai alm da exposio de seus conhecimentos, pois tambm elabora uma opinio a respeito do assunto. Segundo o autor, o pior tipo de corrupo existente a que se opera entre os policiais. Exerccio II a) b) c) Primeira frase. Segunda e terceira frases. O autor conclui o pargrafo na ltima frase, apontando uma proposta de atuao.

Exerccio III a) Pargrafos 1 e 2: introduo. Pargrafos 3, 4 e 5: desenvolvimento. Pargrafo 6: concluso. b) A realizao dos Jogos Olmpicos na cidade do Rio de Janeiro. c) O autor se mostra favorvel ao evento, mas no acredita que seja capaz de resolver os problemas da cidade. d) O ttulo resume a tese defendida pelo autor, j que ele defende a ideia de que o Rio tambm precisa de uma elite preocupada em melhorar a cidade, e no somente dos Jogos Olmpicos.

Vous aimerez peut-être aussi