Vous êtes sur la page 1sur 5

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

2 e 3 Srie Matemtica para Informtica


A atividade prtica supervisionada (ATPS) um mtodo de ensinoaprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de atividades programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a co-responsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas relativos profisso. Direcionar o estudante para a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos as atividades foram organizadas na forma de um desafio, que ser solucionado por etapas ao longo do semestre letivo. Participar ativamente deste desafio essencial para o desenvolvimento das competncias e habilidades requeridas na sua atuao no mercado de trabalho. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Jeanne Dobgenski


Anhanguera Educacional Ltda

COMPETNCIAS E HABILIDADES

Ao concluir as etapas propostas neste desafio voc ter desenvolvido as competncias e habilidades descritas a seguir. Competncias para identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passveis de soluo via computao. Capacidade de raciocinar logicamente. Analisar, organizar, abstrair e relacionar dados e informaes. Saber conciliar teoria e prtica.

DESAFIO
Uma loja virtual de roupas esportivas disponibiliza em sua pgina da internet trs tipos de produtos, em cinco tamanhos distintos e com algumas estampas, a saber: Camiseta: o tamanhos: PP, P, M, G e GG; o estampas: A, B, C e D; Bermuda: o tamanhos: PP, P, M, G e GG; o estampas: A, B e C; Bon: o tamanhos: P, M e G; o cores: A, B e C; Todos os produtos da loja so oferecidos na verso feminina (F) e na masculina (M). O proprietrio da loja solicitou, em uma primeira etapa, empresa responsvel pela pgina de internet alguns estudos que mostrem a satisfao dos clientes com a pgina e com os produtos disponibilizados. Voc e seus colegas representam esta equipe. Dando continuidade ao trabalho, um grupo de amigos, que juntos cursaram Tecnologia em Sistemas para Internet, observaram que havia muito espao para uma empresa de desenvolvimento de sistemas especializada na rea de solues matemticas. Esses jovens, empreendedores natos, fundaram a empresa Math Systems e em pouqussimo tempo perceberam que precisavam ampliar a equipe de desenvolvedores para atender demanda da empresa. Como a base de dados de currculos que receberam muito grande, optaram por fazer um processo seletivo diferenciado e que, provavelmente, indicar os melhores candidatos para fazerem parte da Math Systems. O processo seletivo envolve a soluo de problemas matemticos, especialmente em lgica. Por isso, os empresrios agruparam os candidatos em grupos que trabalharo juntos na soluo dos desafios propostos. A regra geral para as equipes concorrentes que ao encontrarem a soluo para um desafio, a soluo dever acompanhar, com o rigor matemtico necessrio, as indicaes de como a equipe chegou ao resultado final.

Para resolver esses desafios considere que voc e seus colegas trabalharam na primeira fase do desafio e agora so candidatos s vagas oferecidas na Math Systems. Para isso, entreguem ao professor da disciplina seus nomes e RAs, lembrando que devero permanecer juntos na execuo de todas as tarefas. Em caso de necessidade de alterao o professor dever ser consultado. Leiam atentamente as etapas a seguir e boa sorte!

Objetivo do desafio

Elaborar um conjunto de estudos de tcnicas matemticas aplicadas a duas situaes cotidianas em uma empresa.

Produo Acadmica

Nesta atividade ser produzido: Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas e atividades realizadas nas etapas.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de participantes (conforme orientao do professor) e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes sero mantidas durante todas as etapas.

Padronizao

O material escrito solicitado nesta atividade deve ser produzido de acordo com as normas da ABNT1, com o seguinte padro:
1 Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html >.

em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento duplo entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do professor da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

ETAPA 1 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula tema: Teoria Geral dos conjuntos. Princpios fundamentais de contagem.

Esta atividade importante para que voc perceba conceitos matemticos implcitos em aplicaes e atividades diversas, alm de desenvolver sua habilidade em trabalhar matematicamente com conjuntos. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Leia o texto e faa as atividades a seguir: O gerente do projeto solicitou equipe que fosse definido o universo de produtos comercializados na loja virtual. Para isso, especificou a necessidade de apresentao dos itens usando conjuntos.

Relaes e funes: conceitos, operaes e propriedades. Esta atividade importante para que voc desenvolva o raciocnio lgico na operao matemtica de conjuntos como ferramenta de soluo de problemas. Para realiz-la importante seguir os passos descritos. Criar um site com as caractersticas dos produtos conforme numerao e estampas citadas acimas (use a criatividade para definir as estampas), no se esquea que trabalhamos com produtos masculinos e femininos. Passo 1 (Aluno) Leia o texto e faa as atividades a seguir: Outra pesquisa feita com os visitantes da pgina da loja virtual mostrou que eles gostariam que as imagens dos produtos que aparecem na pgina principal fossem alteradas a cada acesso. Considerem que atualmente aparecem trs imagens fixas, sendo uma de cada produto. Dessa forma, a equipe dever levantar quantas combinaes possvel apresentar na pgina inicial, mantendo trs imagens de produtos da loja. Para isso, define-se que h uma imagem para cada tipo de item disponibilizado, inclusive para tamanho, pois so apresentadas as dimenses do produto para que o cliente tenha uma idia melhor de sua dimenso. Logo, a equipe dever apresentar de quantas formas distintas podero ocorrer na pgina principal: as imagens de trs produtos quaisquer da loja virtual; as imagens de trs camisetas da loja virtual; as imagens de trs bermudas da loja virtual; as imagens de trs bons da loja virtual; as imagens de trs produtos da loja virtual, sendo: uma camiseta, um bon e uma bermuda.

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS


2 e 3 Srie Matemtica para Informtica
Atividades para o 1 Bimestre

ETAPA 2 (tempo para realizao: 5 horas)


Aula tema: Esta atividade importante para que voc desenvolva o raciocnio lgico na operao matemtica de conjuntos como ferramenta de soluo de problemas. Para realiz-la importante seguir os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Aluno) Elabore uma pesquisa de opinio para saber como o consumidor gostaria que os produtos fossem disponibilizados no site, as opes de formas de pagamento e outros itens que o grupo considerar relevante. Esta parte dever ser digitada . Passo 2 (Equipe) Documentem os estudos realizados para a realizao desta etapa e bibliografia utilizada. Questionrio de opinio (no site criado), com opes para responder sobre a satisfao, aps o recebimento do produto, levando em conta a disposio do site, formas de pagamento, opes de produtos ao consumidor, logstica (entrega) e outros itens que o grupo pode usar da criatividade.

Vous aimerez peut-être aussi