Vous êtes sur la page 1sur 6

ATIVIDADES DE FIXAO CLASSES DE PALAVRAS 1- Reescreva as frases abaixo, passando para o plural e fazendo as adaptaes necessrias: a) Encomendamos o anel

l na loja da esquina. b) Havia mamo e melo na fruteira. c) No tinha um real para ir ao bar e comprava fiado no armazm. d) O juiz analisou a raiz do problema. e) A opinio dele sobre a eleio era bastante varivel. 2- Dependendo do contexto em que se encontre, uma mesma palavra pode ser substantivo ou adjetivo. D a classificao das palavras destacadas nas oraes abaixo: a) Se o tempo continuar feio, no sairemos. b) Entre um e outro, escolheu o feio. c) preciso separar o bom e o mau. d) As crianas acreditavam que ele era um homem mau. 3- Substitua o adjetivo destacado por um substantivo abstrato, como no exemplo abaixo: A atitude fria./ A frieza da atitude. a) O homem mesquinho. b) O comportamento honesto. c) O vinho cido. d) Os escndalos impunes. e) A explicao clara. 4- Explique a diferena de sentido das frases abaixo: a) O time da cidade ia jogar com o time da cidade vizinha. (Luis Fernando
Verssimo)

b) Um time da cidade ia jogar um time da cidade vizinha. c) O aluno pediu o livro do Ziraldo ao bibliotecrio. d) O aluno pediu um livro do Ziraldo ao bibliotecrio.

e) Toda a turma aguarda ansiosamente a chegada do novo professor. f) Toda turma aguarda ansiosamente a chegada do novo professor.

5- Indique se os artigos destacados tm valor de pronome possessivo ou demonstrativo. a) Ficou ali coando a cabea sem saber como comear a redao. b) No momento estou desempregado. 6- Assinale somente as oraes em que o numeral cardinal foi empregado apenas para dar idia de exagero, sem indicar quantidade. a) J pedi mais de mil vezes que a turma fizesse silncio. b) A polcia calculou que havia cerca de trezentos manifestantes no local. c) A lataria do seu carro tinha milhes de pontos de ferrugem. 7- Classifique os pronomes destacados no perodo abaixo: O guia que te destinaram conhece muito bem nossa cidade. Ele te levar a qualquer lugar que pedires. Quem poderia desejar melhor companhia? Sabes o que disseram os que foram ciceroneados (guiados) por ele? Todos quantos tiveram este jovem como guia elogiaram seus conhecimentos histricos.

8- Indique se o pronome destacado substantivo ou adjetivo: a) Encontrei nosso companheiro de infncia. b) Enviamos tudo pelo correio. c) Aquelas terras so improdutivas. d) Algum acaba de chegar. e) Certas pessoas so inconvenientes. 9- Indique se os verbos destacados nas oraes abaixo exprimem ao, fenmeno ou mudana de estado.

a) Quando se retiravam, riu-se ele pelo caminho vontade. b) Relampejava quando os dois saram. c) Luisinha tornava-se uma bela moa. d) Leonardo viu que esta observao era verdadeira. 10- Classifique os advrbios destacados nas seguintes oraes: a) Por que choras assim? b) Provavelmente receberemos hoje. c) Certamente ele vir. d) Fernando muito aplicado nos estudos. 11- Substitua a expresso destacada por um advrbio de significao equivalente, conforme o exemplo abaixo: Agiu com bravura. / Agiu bravamente. a) Atacou com violncia. b) Recebeu-me como um irmo. c) Aceitou tudo sem dizer palavra. 12- Indique se os termos destacados nas oraes abaixo so adjetivos ou advrbios: a) Encontrei-o meio nervoso. b) Bebi meio copo de leite. c) O cu est claro. d) O professor falou claro. 13- Identifique as preposies, as combinaes e as contraes no seguinte texto: Entretanto, pagava-me farta os sacrifcios; espreitava os meus mais recnditos pensamentos; no havia desejo a que no acudisse com alma, sem esforo, por uma espcie de lei da conscincia e necessidade do corao. (Machado de Assis).

14- Indique se as relaes estabelecidas pelas preposies nas frases abaixo so de lugar, tempo, assunto, companhia, modo, fim, matria ou causa: a) Esperei at agora. b) Venho do colgio. c) Estudei para os exames. d) Dormiu de bruos. e) Falamos de poltica. f) Quase morreu de frio. g) Fiz o trabalho com o Fernando. 15- Destaque as conjunes das seguintes oraes: a) Ele pegou o resfriado porque dormiu ao relento. b) Convm que o recebas cordialmente. c) Se voc no puder ir praia, avise-me. d) Ele gritou como um tarz gritaria. e) Ele no compareceu, apesar de termos insistido. f) Caso continuasse a tirar notas baixas, o pai lhe cortaria a mesada. g) Correu tanto que quase desmaiou. h) Saberemos o que contm na caixa quando retirarmos o cadeado. i) Colocamos a sinaleira na garagem para alertar os pedestres. j) Quanto mais eu rezo, mais assombrao me aparece. k) Faremos tudo como combinamos. l) Adquiriu hbitos de recluso desde que enviuvou. m)Age com cautela, segundo convm aos precavidos. 16(...) Eu volto, me. - Deus queira, meu filho ela fala to baixinho que nem se escuta. O filho no olha para trs e ela no fecha a porta, fica na varanda com o vento e o cheiro dos alecrins, muito tempo na varanda com o cheiro suado e azul dos alecrins. (PELLEGRINI, Domingos. Me)

Escolha no texto e copie: a) Palavras com que nomeamos tudo aquilo que tem existncia real ou imaginria. b) Palavras que, numa perspectiva de tempo, exprimem ao, estado ou fenmeno. c) Palavras que expressam circunstncia ou que intensificam o sentido de outra palavra. d) Palavras que caracterizam seres ou coisas. 17- Identifique a classe gramatical das palavras destacadas: a) O mercado de micros passa agora por um momento especial. Nunca houve, ao mesmo tempo, tantas alternativas de mquinas de baixo custo. b) Bem cedo, de manhzinha ainda, os primeiros aficionados comeavam a se dirigir ao galpo. c) Viu Joo trs vezes. Joo no a viu. No quarto encontro, achou jeito de lhe falar a ss. d) To linda, branca e forte, com as mos de longos dedos bons para beijos, os olhos grandes e azuis... e) Paran mandara-lhe no ficar observando as vitrinas, os prdios, as coisas. f) Sabamos ambos enganar ao mestre.

Vous aimerez peut-être aussi