Vous êtes sur la page 1sur 37

Agilizar e Mobilizar

Candidatura a Director do Departamento de Fsica da Universidade de Aveiro

Programa para o quadrinio 2011-2014 Antnio Lus Ferreira

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

NDICE
1. Introduo .......................................................................................................................................... 3 2. Enquadramento ................................................................................................................................. 7 3. O Departamento de Fsica ................................................................................................................ 10 3.1 Breve resumo histrico ............................................................................................................... 10 3.2 Ensino ........................................................................................................................................ 11 3.3 Alunos ........................................................................................................................................ 13 3.4 Recursos Humanos .................................................................................................................... 17 3.5 Investigao e Desenvolvimento ................................................................................................ 18 3.6 Actividades de Divulgao ......................................................................................................... 19 3.7 Financiamento ........................................................................................................................... 19 3.8 Infra-estruturas .......................................................................................................................... 20 4. Contrato Programa e Contrato de Confiana .................................................................................... 21 4.1 Contrato Programa .................................................................................................................... 21 4.2 Contrato de Confiana ............................................................................................................... 25 5. reas, Objectivos Estratgicos e Linhas de Aco ............................................................................ 28 1. 2. 3. 4. 5. 6. Organizao, Gesto e Infra-estrutura ..................................................................................... 28 Ensino ..................................................................................................................................... 31 Gesto dos Recursos Humanos ................................................................................................ 33 Investigao e Transferncia de Conhecimento ....................................................................... 35 Internacionalizao ................................................................................................................. 36 Ligao Sociedade ................................................................................................................ 37

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

1. INTRODUO
O Departamento de Fsica (DF) a unidade orgnica de ensino e investigao da UA na rea de conhecimento da Fsica, contribuindo para a misso da Universidade atravs do Ensino, de actividades de Investigao e Desenvolvimento, e ainda de actividades de Ligao Sociedade, tendo em vista a criao de conhecimento, a formao de profissionais, a transferncia de tecnologia e conhecimento e a promoo da formao e divulgao da Fsica para pblicos alargados. O DF um agente no projecto institucional da UA e, por isso, inevitavelmente, a sua actividade desenvolve-se no contexto de um ambiente globalizado, competitivo e em rpida evoluo.

Para se perceber o papel de um departamento de fsica universitrio importa considerar, numa perspectiva mais abrangente, os desafios que se colocam s sociedades actuais. Crescentemente, todo o desenvolvimento tem por base a produo de conhecimento ou a sua utilizao de uma forma inovadora. As tecnologias que se revelaram economicamente e ambientalmente insustentveis so substitudas e outras so progressivamente introduzidas permitindo melhores nveis de bem-estar social. Nas sociedades modernas h uma urgncia crescente em se abandonarem modelos de desenvolvimento econmico baseados na utilizao intensiva de mo-de-obra e recursos naturais por outro baseado na produo de conhecimento. Este desenvolvimento socioeconmico depende da disponibilidade na economia de uma actividade industrial que inclua uma forte componente de inovao e desenvolvimento em estreita interaco e colaborao com instituies de investigao. As instituies de ensino universitrio tm aqui o duplo papel de formar profissionais qualificados e o de produzir e transferir conhecimento para a sociedade.

A Fsica uma rea do conhecimento que estuda a matria desde escalas sub-atmicas at escalas cosmolgicas. A evoluo histrica do conhecimento em Fsica, em reas como a Mecnica, a Relatividade e Gravitao, a Mecnica Quntica, com Galileu, Newton, Einstein, Bohr e Heisenberg, entre outros, alteraram radicalmente o entendimento humano da Natureza e o posicionamento do Homem no Cosmos, influenciado decisivamente toda a reflexo filosfica e metafsica. 3

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

A formao de profissionais em Fsica, quer com um perfil menos dirigido para aplicaes, quer com um perfil de Engenharia, de grande importncia e actualidade. O processo de produo de conhecimento envolve crescentemente o contributo de equipas interdisciplinares onde a Fsica tem um papel integrador. Uma boa formao de base em termodinmica, em elasticidade e fsica de fluidos, em electromagnetismo e ondas, por exemplo, permite a um Fsico fazer a ponte entre vrias reas de engenharia. Com novas ideias e tecnologias a serem desenvolvidas e testadas, esta formao de base essencial para a necessria adaptao e flexibilidade dos profissionais. Por outro lado, a importncia das tecnologias qunticas como tecnologias emergentes e em uso no dia-a-dia faz com que a contribuio dos Fsicos, em aplicaes e engenharia, seja crescente. Na UA, em reas como Materiais, Energia, Ambiente, Mar e Sade a colaborao interdisciplinar uma prtica corrente na qual o DF se encontra empenhado.

Decidi apresentar a minha candidatura ao lugar de Director do Departamento de Fsica da Universidade de Aveiro por considerar ter o perfil e as competncias necessrias para o cargo, por ter um conhecimento profundo do departamento, no qual me encontro h quase 25 anos, e por ter uma viso estratgica e um plano de aco capaz de contribuir para que o DF atinja ainda melhores nveis de qualidade e excelncia nas suas reas de actividade.

A minha viso para o DF a de um departamento atractivo para os bons alunos nacionais e estrangeiros, pela formao de qualidade proporcionada em estreita ligao com a investigao, atractivo para os docentes e investigadores de elevada qualidade, pela disponibilizao de boas condies de trabalho e um ambiente de troca de ideias propiciador da criatividade, com uma produo de investigao e transferncia de conhecimento reconhecidas pela sua contribuio importante para o avano do conhecimento e para o desenvolvimento socioeconmico.

Para a minha candidatura escolhi o lema Agilizar e Mobilizar. Agilizar os processos essencial quando somos confrontados com alteraes rpidas que exigem respostas prontas. Este o sentido de algumas das alteraes introduzidas recentemente na estrutura organizativa da UA, que nos conduziram at aqui. Agilizar significa aqui tambm promover a eficincia e a focalizao em tarefas produtivas, eliminando ou reduzindo tarefas e recursos associados a actividades que no contribuem para os 4

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

objectivos globais definidos. Todo o progresso s pode ser conseguido atravs de um trabalho de equipa para o qual necessrio Mobilizar todos os membros do DF no contexto de uma cultura partilhada de compromisso e rigor. Neste processo, ser necessrio escutar, escolher e decidir. A nossa viso, os nossos objectivos e as nossas metas definem um caminho para o qual todos tm de ser mobilizados.

O meu compromisso o de empregar nesta tarefa todas as minhas competncias e toda a minha determinao.

Iniciei na UA a minha formao superior em 1982, o meu percurso profissional em 1986 sendo actualmente Professor Associado. Como estudante, em 1984, participei no movimento associativo estudantil, na qualidade de presidente da mesa da Reunio Geral de Alunos, tendo sido, ainda como estudante, membro do Conselho Pedaggico. Mais tarde, em 1990, terminado o curso, fui scio fundador da Associao de Antigos Alunos da UA. Em 1989, como assistente, fui eleito membro da Assembleia Constituinte da Universidade, que elaborou os seus primeiros Estatutos. Em diversos perodos, fui eleito membro da Assembleia da Universidade e do Senado Universitrio, primeiro como representante do corpo dos Assistentes e, mais tarde, do corpo dos Professores. No DF fui representante, em 1989, dos Assistentes na Assembleia de Representantes tendo exercido, entre 2001 e 2002, as funes de coordenador da Comisso Cientfica Departamental, envolvendo-me activamente na reviso e transio curricular decorrente do processo Repensar os Curricula. Fui director da Licenciatura em Fsica em 2009 tendo sido, entre 2006 e 2010, vogal do Conselho Directivo do DF. Nessas funes, durante 2008, coordenei um processo de auto-avaliao interno do DF e, em 2009, coordenei a elaborao da contribuio do DF para o Contrato Programa da UA com o governo. A nvel institucional, entre 2004 e 2006, exerci as funes de pr-Reitor. Desde Fevereiro de 2010 tenho exercido interinamente as funes de Director do DF.

Refiro tambm a minha actividade de participao cvica e social, exercida como membro dos corpos gerentes de associaes culturais, destacando o exerccio, ao longo de vrios mandatos, das funes de Presidente da Mesa da Assembleia Geral da Associao de Solidariedade Estarrejense, cargo que ainda exero. 5

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

O Programa de Candidatura ao cargo de Director que apresento, comea por enumerar as principais condicionantes externas e internas que determinam a actividade do DF. Fao uma caracterizao do DF nas reas de Ensino, Alunos, Recursos Humanos, Investigao e Desenvolvimento, Actividades de Divulgao, Financiamento e Infra-estruturas, incluindo um breve resumo histrico. O Contrato Programa a 5 anos entre a UA e o Governo, do inicio de 2009, assim como, mais recentemente, o Contrato de Confiana entre o Governo e as Instituies de Ensino Superior nacionais representam compromissos institucionais para os quais o DF ir contribuir. Neste mbito, foram estabelecidos indicadores e metas que so uma mtrica importante para avaliar a nossa evoluo futura. Apresento aqui a comparao entre as previses efectuadas para o perodo 2009-13, com a evoluo entretanto verificada em 2009 e 2010.

Defino seis reas Estratgicas nas quais enuncio Objectivos Estratgicos e Linhas de Aco.

reas Estratgicas: 1. Organizao, Gesto e Infra-estrutura 2. Ensino 3. Recursos Humanos 4. Investigao e Transferncia de Conhecimento 5. Internacionalizao 6. Ligao Sociedade

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

2. ENQUADRAMENTO
Em 2006 as instituies de ensino superior iniciaram um perodo de grandes transformaes, marcado pela publicao do decreto-lei sobre graus acadmicos e diplomas do ensino superior (Lei 74/2006 de 24 de Maro), que foi o ponto de partida para a concretizao da Reforma de Bolonha. Os propsitos desta reforma so bem conhecidos: a adopo de um sistema de crditos europeu (ECTS) que permita comparar as formaes, o estabelecimento de trs ciclos de estudos com duraes semelhantes s adoptadas na maioria dos estados europeus, a convergncia da estrutura das formaes, facilitadora da mobilidade e a adopo de uma metodologia de ensino centrada na aquisio de competncias, em detrimento de uma centrada na transmisso de conhecimento.

O regime jurdico das instituies de ensino superior (RJIES) publicado em finais de 2007 introduz uma maior diversidade e novos modelos de organizao das instituies. Foi criada a Agncia de Acreditao e Avaliao (A3ES - Decreto Lei 369/2007). Mais recentemente, foi promulgada uma reviso e aditamento ao Estatuto da Carreira Docente Universitria (ECDU, 31 de Agosto de 2009).

Desde 2006 que os funcionrios no docentes tm vindo a ser submetidos a um processo de avaliao SIADAP (Sistema Integrado de Avaliao de Desempenho), baseado na definio de objectivos individuais e em competncias, ao qual foram introduzidas modificaes a partir de finais de 2007 (Lei n 66-B/2007 de 28 de Dezembro), incluindo trs subsistemas a avaliao de desempenho de cada servio baseada no Quadro de Avaliao e Responsabilizao do servio incluindo objectivos estratgicos plurianuais e objectivos anualmente fixados (SIADAP1), a avaliao dos dirigentes (SIADAP2) e a avaliao do desempenho dos trabalhadores (SIADAP3).

O ECDU estabelece a avaliao de desempenho de docentes com periodicidade de trs anos, determinando as linhas gerais a que essa avaliao deve obedecer e remetendo a sua concretizao para o correspondente regulamento a elaborar em cada instituio.

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

Ao abrigo da possibilidade aberta pelo RJIES, a Universidade de Aveiro (UA) adoptou o regime fundacional, publicando os seus novos estatutos em Abril de 2009. De acordo com o previsto, foram redigidos novos regulamentos para as Unidades Orgnicas de Ensino e Investigao, incluindo o novo regulamento do Departamento de Fsica (DF) (Regulamento n.o 595/2010, publicado no Dirio da Repblica N 134, 2 srie, de 13 de Julho.).

As instituies de ensino superior esto sujeitas a um crescente escrutnio pblico relativamente aos recursos utilizados e aos resultados conseguidos, num contexto de grande competio e abertura ao exterior. Este novo enquadramento jurdico procura fornecer s instituies instrumentos para que respondam a estes desafios.

No plano institucional, a nova estrutura do Conselho Cientfico e do Conselho Pedaggico termina com uma lgica anterior de representao das Unidades Orgnicas ou dos Cursos. No plano dos Departamentos, as alteraes introduzidas vo no sentido de uma maior capacidade de deciso e responsabilizao das Direces, tendo em vista uma gesto mais eficiente e capaz de uma resposta rpida e flexvel. Instituiu-se a figura de Director, indigitado por um Comit de Escolha mediante apresentao de candidatura e programa o Director escolhe os membros de uma Comisso Executiva, cria-se um Conselho de Departamento com funes consultivas obrigatrias em certas matrias. No novo regulamento do DF no se encontram previstos rgos adicionais, embora sejam possveis outras estruturas orgnicas, enquadradas nas suas funes. Nomeadamente, permitido ao Director criar comisses especficas de apoio ao exerccio das suas competncias.

No processo de adopo do regime fundacional a UA elaborou um Plano de Desenvolvimento (Janeiro de 2008) e assinou um Contrato-programa a 5 anos com o Governo que inclui uma projeco de indicadores nas reas de Ps-graduao, Publicaes, Citaes, Alunos Estrangeiros, e Contratao Externa. Na sequncia de solicitao da Reitoria, em Maro de 2009, o Directivo do DF discutiu e preparou a sua contribuio, em conjunto com colegas representativos das Unidades de Investigao e Laboratrios Associados em que participa, fazendo as suas prprias projeces de evoluo nos indicadores seleccionados. 8

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

Em resultado da candidatura da UA ao programa SAICT Sistema de Apoio a Infra-estruturas Cientficas e Tecnolgicas, com comparticipao FEDER, em meados de Julho de 2009, os investigadores do DF integrados nos Laboratrios Associados CICECO, CESAM e I3N contaro com um reforo significativo das infra-estruturas de investigao sua disposio.

Mais recentemente, em Maro/Abril de 2010, foi estabelecido um Contrato de Confiana entre o Governo e as instituies de ensino superior nacionais a que corresponde o objectivo de aumentar o nmero de diplomados por ano, qualificando mais 100 mil activos nos prximos 4 anos (2010/11 a 2013/14). No ensino superior universitrio prev-se um nmero adicional de 67000 diplomados, num sistema que actualmente forma cerca de 40000 diplomados por ano. Este contrato prev, entre outros instrumentos, o incremento do nmero de estudantes na modalidade de ensino distncia, a abertura para novos pblicos, a requalificao de diplomados atravs da criao de mestrados de ndole profissional e oferta cursos de formao avanada e especializada, a atraco de licenciados pr-Bolonha para completarem mestrados, a disponibilizao de horrios pslaborais e a promoo e melhoria do sucesso escolar.

A UA tem em funcionamento um Subsistema para a Garantia da Qualidade das Unidades Curriculares (SubGQ_UC) que faz parte de um sistema mais global de qualidade no processo ensino-aprendizagem, no qual o DF foi alvo de aplicao piloto no 2 semestre de 2008/09 e que se encontra desde 2009/10 em aplicao estendida a toda a instituio. Este sistema permite aos vrios actores, estudantes, comisses de curso e docentes, serem ouvidos nas suas vrias fases, identificando dificuldades e problemas de funcionamento, dando ainda a possibilidade de, mediante planos de melhoria, serem feitos os ajustes necessrios para o melhor funcionamento das unidades curriculares.

A nvel institucional esto a ser disponibilizados diversos instrumentos auxiliares de gesto, promotores de maiores nveis de eficincia, de que so exemplos a aprovao e publicao do Calendrio das Tarefas do Ciclo Acadmico, o Programa de Monitorizao das Tarefas do Ciclo Acadmico (PMCA), o sistema de Gesto Documental (GESDOC) e a implementao do sistema eABS de aquisio de bens e servios em ambiente electrnico. 9

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

Est em curso na UA um processo extenso de reviso e elaborao de novos regulamentos, alguns j publicados e outros em fase de consulta e elaborao, de entre os quais se salientam os Regulamentos de Contratao de Pessoal Docente, o Regulamento da Escola Doutoral, o Regulamento de Prescries, o Regulamento de Creditao de Formaes e Experincia e o Regulamento da Avaliao de Desempenho.

3. O DEPARTAMENTO DE FSICA
A misso do DF est descrita no seu regulamento atravs da enumerao das suas funes e pode ser resumida da seguinte forma: O Departamento de Fsica a unidade orgnica de ensino e investigao da UA na rea de conhecimento da Fsica contribuindo para a misso da Universidade atravs do Ensino, nos trs ciclos de estudo, atravs de actividades de Investigao e Desenvolvimento e ainda de actividades de Ligao Sociedade, tendo em vista a criao de conhecimento, a formao de profissionais altamente qualificados, a transferncia de tecnologia e conhecimento e a promoo da formao e divulgao da Fsica para pblicos alargados.

3.1 BREVE RESUMO HISTRICO

O DF foi dos primeiros Departamentos a ser criados na UA. At 1992 funcionou no 1. andar do edifcio n 2 do Campus, onde se encontra, actualmente, o Departamento de Lnguas e Culturas. A primeira formao oferecida pelo DF, com o Departamento de Qumica, foi o Bacharelato em Fsica e Qumica (ensino) mas, logo em 1978, na rea de formao de professores, foi criada, por estes departamentos, a licenciatura em Ensino de Fsica e Qumica (LEFQ). Trs anos mais tarde foi criada a licenciatura em Fsica (LF), com dois ramos (Fsica de Materiais e Fsica da Atmosfera). Um marco importante para o ensino de Fsica em Portugal foi a introduo em vrias universidades portuguesas, de cursos de Engenharia Fsica. Em 1990, o 10

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

DF criou a sua licenciatura em Engenharia Fsica (LEF), reconhecida como importante por formar profissionais versteis, com uma forte formao de base que lhes permite interagir com outras especialidades. Na sequncia destes anos de grande crescimento da UA iniciou-se uma aposta na ps-graduao, tendo sido criados diversos mestrados e cursos de especializao, como o Mestrado em Fsica Aplicada, criado em 1990 e os mestrados na rea de formao de professores em Fsica e Qumica e em Fsica, em 2000/1. Dando resposta a alteraes importantes verificadas no contexto educacional nacional e internacional, foi necessrio proceder ao longo do tempo a diversas revises curriculares, adaptando a formao oferecida. Assim, em 1993 foi criado o 1 ano comum; em 1999/2000, o processo repensar os Curricula; em 2006/07, o processo de Bolonha. Um marco importante foi a autonomizao da formao oferecida em Meteorologia e Oceanografia com a criao, em 2003, da licenciatura em Meteorologia e Oceanografia Fsica (LMOF), actual licenciatura em Meteorologia, Oceanografia e Geofsica. Com uma interrupo de breves anos, o DF manteve sempre em funcionamento a sua licenciatura em Fsica. A avaliao externa das LEFQ, LEF e LMOF, no mbito da CNAVES (Conselho Nacional de Avaliao do Ensino Superior ocorreu em dois ciclos, o primeiro em 1997/98 e o segundo em 2002/03. Paralelamente, em estreita ligao com actividades de investigao, o DF sempre teve actividades de formao ao nvel de doutoramento. O primeiro doutoramento em Fsica pela UA foi outorgado em 1986.

3.2 ENSINO

Neste momento, o DF oferece no 1 ciclo: a licenciatura em Fsica (LF), a licenciatura em Meteorologia, Oceanografia e Geofsica (LMOG) e participa na licenciatura em Cincias do Mar (LCM). No 2 ciclo oferece os mestrados em Fsica e em Meteorologia e Oceanografia Fsica (MMOF) e, ainda, o Mestrado Integrado em Engenharia Fsica (MIEF).

11

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

Participa no mestrado EMMS (European Master in Materials Science e Mestrado em Cincia e Engenharia de Materiais), no M.Sc. FAME, no Mestrado em Materiais e Dispositivos Biomdicos e no Mestrado em Cincias do Mar e das Zonas Costeiras. A nvel do 3 ciclo oferece o programa Doutoral MAP-FIS (PD MAP-FIS), em colaborao com as Universidades do Porto e Minho e o programa Doutoral em Engenharia Fsica (PDEF), participando no Programa Doutoral em Nanocincias e Nanotecnologia e no Programa Doutoral em Cincias do Mar e do Ambiente. Para alm da leccionao de Unidades Curriculares de Fsica dos primeiros anos dos cursos de Cincias e Engenharia, o DF colabora tambm com o Departamento de Educao, a Escola de Sade e a Escola Superior de Tecnologia e Gesto de gueda na leccionao de Unidades Curriculares de Fsica. 1 ciclo
Licenciatura em Fsica

2 ciclo
Mestrado em Fsica

3 ciclo
Programa Doutoral MAP-FIS

Licenciatura em Meteorologia Oceanografia e Geofsica

Mestrado

em

Meteorologia

Oceanografia Fsica Programa Doutoral em Engenharia Fsica European Master in Materials Programa Doutoral em Nanocincias e NanoTecnologia

Mestrado Integrado em Engenharia Fsica

Science ( EMMS) Msc. FAME Licenciatura em Cincias do Mar Mestrado em Cincias do Mar e das Zonas Costeiras Mestrado em Materiais e Dispositivos Biomdicos

Programa Doutoral em Cincias do Mar e do Ambiente

Tabela 1 Oferta Formativa do DF incluindo cursos em que o DF participa.

12

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

3.3 ALUNOS
O DF diploma, anualmente, cerca de 60 alunos, dos quais cerca de 5 a nvel de doutoramento e 30 a nvel de mestrado. Dados de Janeiro de 2011, obtidos a partir do sistema PACO, mostram a distribuio do nmero de alunos pelas licenciaturas, mestrados e programas doutorais do DF constante da Tabela 2. Comparando com dados de Maro 2010 verifica-se um aumento significativo no nmero de alunos dos programas doutorais, que era de 42 nesse momento. Este aumento nos programas doutorais deve-se admisso de 20 novos alunos no MAP-FIS que funciona na UA no ano lectivo 2010/11, mas inclui alunos que vo ser orientados por docentes das outras instituies participantes e, portanto, no faro a totalidade dos seus estudos na UA.
Ano Curricular Cdigo Curso 1 2 3 4 5 Total

1 ciclo 34 8285 MIEF 8258 LF 8251 LMOG 8266 LCM 22 30 23 14 16 19 16 29 19 2 ciclo 9167 MF 9177 MOF 5 9 2 7 3 ciclo 9016 DF 9217 PD MAP-FIS 9933 PDEF 11 32 19 7 16 52 75 61 37 41 17 34 163

Tabela 2. Distribuio do nmero de alunos por cursos e anos curriculares.

13

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

Nmero Total de Alunos por ciclo de estudos Contando apenas 1/3 dos alunos de Cincias do Mar 1 ciclo 2 ciclo 3 ciclo Ps-graduao (2 + 3 ciclos) Total de Alunos 259 74 62 136 395

Tabela 3. Nmero de alunos por ciclo de estudos e nmero total de alunos O concurso nacional de acesso 1 fase de 2010-11 preencheu 6 vagas na LF num total de 22 vagas preenchendo a totalidade das 23 vagas em LMOG e das 30 vagas em MIEF. O curso LF, contabilizando as vrias fases de acesso, teve 17 novos alunos. No Grfico 1 mostra-se o nmero de candidatos e o nmero de colocados no Concurso Nacional de Acesso (1 fase) nos cursos LF, MIEF, LMOG ao longo dos ltimos 4 anos.

300 200 100 8 0


2007 2008

19

17 30 11

23 30 18
2009

19 30 6
2010

23
LMOG MIEF LF

Grfico 1. Nmero de candidatos (castanho) e nmero de colocados (azul) no Concurso Nacional de Acesso (1 fase) nos cursos LF, MIEF, LMOG ao longo dos ltimos 4 anos. As notas de acesso do ltimo colocado na 1 fase, em 2010-11, rondaram os 11 valores para LF e LMOG e foram de 12 para MIEF e LCM. O Grfico 2 mostra que a percentagem de alunos candidatos em 1 opo em LF tem vindo a diminuir. A percentagem de colocados em 1 opo em MIEF foi este ano a maior dos ltimos 4 anos e igual a 67%.Os cursos LF e MIEF tm 14

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

conseguido uma percentagem de alunos colocados com classificao de entrada maior ou igual que 15 superior a LMOG. 70 60 50 40 30 20 10 0 2007 2009 2008 2010
LF

70 60 50 40 30 20 10 0 2007 2009 2008 2010


MIEF

70 60 50 40 30
Nota>=150 %Cand 1 opo %Col 1 opo %Cand

20 10 0 2008
LMOG Nota>=150 %Col

Grfico 2. Percentagem de alunos candidatos em 1 opo, Percentagem de alunos colocados em 1 opo, Percentagem de alunos candidatos com nota superior a 15 e Percentagem de alunos colocados com nota superior a 15 no Concurso Nacional de Acesso (1 fase) nos cursos LF, MIEF, LMOG ao longo dos ltimos 4 anos. 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 2007 2008 2009 2010
LF

100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 2007 2008 2009 2010
MIEF

100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%
LMOG Aveiro Porto, Coimbra, Viseu Resto

Grfico 3. Origem geogrfica dos alunos colocados no Concurso Nacional de Acesso (1 fase) nos cursos LF, MIEF, LMOG ao longo dos ltimos 4 anos. 15

2007 2008 2009 2010

2009

2010

2007

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

A percentagem de alunos colocados com origem na regio de Aveiro pode ser estimada como sendo 3810% para LF, 455% para MIEF e 4714% para LMOG. A regio de Porto, Coimbra e Viseu, em torno a Aveiro, apresenta um peso prximo de 25% para qualquer um dos cursos. 100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 2007 2008 2009 2010
LF

100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% 2007 2008 2009 2010
MIEF

100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0%
LMOG

Resto

Porto, Coimbra, Viseu, Guarda Aveiro

Grfico 4. Origem geogrfica dos alunos candidatos no Concurso Nacional de Acesso (1 fase) aos cursos LF, MIEF, LMOG ao longo dos ltimos 4 anos. Os nmeros para a origem geogrfica dos candidatos mostram um padro semelhante em que o peso da regio de Aveiro est no intervalo 35-45%, o das regies circundantes Porto, Coimbra Viseu e Guarda no intervalo 20-30% e o do resto do pas, 35-45%, idntico ao da regio de Aveiro.

O nmero de alunos de Mobilidade, neste semestre lectivo, de seis, compreendendo alunos da ustria (2), Brasil (1), Espanha (1), Polnia (1) e Srvia (1). Temos apenas 1 aluno no exterior. O nmero total de alunos a tempo integral (AETI) tem estado, nos ltimos anos, prximo de 500.

2007 2008 2009 2010

16

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

3.4 RECURSOS HUMANOS


O DF conta com 9 Professores Catedrticos, 3 Professores Associados com Agregao, 9 Professores Associados, 26 Professores Auxiliares, 1 Professor Auxiliar Convidado, 2 Professores Auxiliares Convidados a 30%, 1 Assistente Convidado em Regime de Requisio, num total de 49 docentes a tempo integral (dos quais apenas 44 se encontram a prestar servio docente) e 2 a tempo parcial. A percentagem de Catedrticos e Associados relativamente ao nmero de professores de carreira situa-se nos 45%, um pouco abaixo da faixa de 50% a 70% fixada no ECDU. O DF tem ainda 16 investigadores (sendo 1 investigador coordenador e os restantes investigadores auxiliares) e 14 funcionrios no docentes e no investigadores (5 tcnicos superiores, 1 coordenador tcnico, 7 assistentes tcnicos e 1 tcnico operacional). Exercem ainda actividade no DF 23 bolseiros de ps-doutoramento. Entre os investigadores, temos 31% de membros de origem estrangeira (5 em 16), sendo esta percentagem ainda maior, 65% (15 em 23), entre os bolseiros ps-docs. O nmero de horas semanais de servio docente muito elevado no permitindo que os docentes dediquem o tempo desejvel a actividades de investigao. No Servio Docente do ano lectivo 2010/11 encontravam-se 7 docentes em licena sabtica no 1 semestre e 6 no 2 semestre, sendo o nmero mdio de horas lectivas semanais por docente 11.6h no 1 semestre e 9.3h no 2 semestre. O DF conta entre os seus docentes, investigadores e ps-docs, com alguns elementos com uma actividade profissional de excelncia, avaliada pelo impacto das suas publicaes e pela atribuio de importantes prmios carreira ou a projectos de investigao ao longo dos anos: o prmio Gulbenkian de Cincia, o prmio de Estmulo Excelncia da Fundao para a Cincia e Tecnologia, o programa Gulbenkian de estmulo investigao (em 2004 e este ano), o prmio BES inovao (este ano) e ainda vrios prmios em festivais de divulgao da cincia. Um funcionrio do DF venceu o prmio Eng. Galiano referente a 2008 e outro foi nomeado em 2009.

17

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

3.5 INVESTIGAO E DESENVOLVIMENTO


O DF tem docentes e investigadores de trs Laboratrios Associados da UA, I3N, CICECO e CESAM e ainda da unidade de investigao CiDTFF. As principais reas de investigao do DF so a Fsica de Materias, Nanocincias e Nanotecnologia, a Fsica Terica e Computacional, a ptica e Fotnica, a Meteorologia e Oceanografia e a Histria e Ensino da Fsica. Actualmente, a importncia crescente de reas de natureza interdisciplinar faz com que a colaborao do DF com outros departamentos, nestas reas, seja muito significativa, quer em termos de actividades de ensino, quer de investigao. A consulta ISI Web of Science com a pesquisa no campo address (aveiro same (phys* or fis*) mostra um nmero total de referncias: 144 em 2007, 174 em 2008, 140 em 2009 e 145 em 2010. Se contarmos apenas Articles e Letters (excluindo proceedings) temos 89 em 2007, 119 em 2008, 96 em 2009 e 111 em 2010. At 2005 verifica-se um grande crescimento anual no nmero de artigos e, desde essa altura, um comportamento de flutuao em torno de um valor aparentemente estabilizado. O nmero total de artigos referenciado na ISI Web of Science igual a 949 (excluindo proceedings e at Janeiro de 2011), apresentando 10612 citaes (a citao por artigo 11.2 e 7 se excluirmos auto-citaes) correspondendo a um ndice h departamental de 46 . Docentes e Investigadores do DF tm publicado livros em editoras de referncia (1 em 2009, 1 em 2008). Tm sido publicados artigos por membros do DF em revistas de grande prestgio e impacto como a Nature, a Science, a Reviews of Modern Physics, a Physical Review Letters, Applied Physics Letters e a Advanced Materials, entre outras. Entre 2008 a 2010 houve, em mdia, um pedido de patente por ano. Relativamente ao nmero de projectos de investigao em actividade verifica-se que terminaram no final de 2010 ou esto a ser terminados nos prximos meses 12 projectos. Terminaro 5 projectos at ao final de 2011 e 6 projectos at ao final de 2012. Activos durante
1

O ndice h igual a 46 significa que foram publicados, ao longo dos anos, por todos os docentes e investigadores do DF, 46 artigos com pelo menos 46 citaes. 18

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

2013, terminando at ao final desse ano, contamos com 27 projectos. Neste momento, existem 5 contratos activos de prestao de servios a empresas.

3.6 ACTIVIDADES DE DIVULGAO


O DF tem tido uma actividade muito intensa na rea de divulgao da Fsica dirigida a todos, embora pensando muito particularmente nos jovens: o Show da Fsica, realizado no mbito da Academia de Vero e da Semana Aberta da Cincia e Tecnologia, apresentado em algumas escolas bsicas e secundrias, um programa na Academia de Vero que inclui mini-cursos e projectos experimentais, a exposio Fsica viva, na Semana Aberta, em duas sesses dirias, este ano, visitada por 620 jovens, de 22 escolas, actividades formativas na rea da ptica e da holografia, inseridas no projecto HoloRede, actividades para o ensino bsico no mbito do projecto Science2all, estgios no mbito do programa Cincia Viva de Ocupao Cientfica de Jovens, o ciclo de palestras Odisseia pela Fsica, destinado a estudantes dos cursos do DF, procurando uma abordagem pedaggica de temas da fronteira do conhecimento. Durante o ano de 2010 realizaram-se 18 actividades, das quais 10 correspondem a visitas a (e de) escolas do ensino no superior.

3.7 FINANCIAMENTO
O oramento do DF atribudo directamente pela UA tem sido de cerca de 80k nos dois ltimos anos. Em 2003, valor mximo registado at hoje, atingia o valor de 160k, diminuindo substancialmente a partir de 2006 e 2007, para os valores actuais. Nos ltimos anos, foram processados documentos de despesa num total de volume financeiro prximo de 900k, incluindo aqui tambm verbas de projectos e actividades de investigao . Em 2010 este montante foi significativamente superior atingindo valores prximos de 1300k o que representa um aumento de 53% face ao ano anterior. Em 2010 a receita total do DF
2 3

Embora no todas as despesas de projectos de investigao de docentes e investigadores do DF. Os valores de 2010 referidos so ainda aproximados. 19

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

correspondente ao oramento directamente atribudo, acrescido de receitas associadas a actividades do DF no includas nos Labs/ Unidades de investigao, foi de 227k e a despesa total 228k.

Oramento Ano (k)

Receita (k)

Receita Total (k)

Despesa Imputada LAs (k)

Despesa total (k)

2006 2007 2008 2009 2010

111.052 72.992 73.257 80.583 80.583

322.377 175.388 96.343 261.217 146.104

433.429 248.38 169.6 341.8 226.687 10.325 32.556

396.786 277.794 347.929 225.695 228.426

Tabela 4. Movimento financeiro no DF ao longo do tempo no incluindo as verbas de LAs e UIs processadas.

Oramento Ano 2006 2007 2008 2009 2010 (k) 111.052 72.992 73.257 80.583 80.583

Executado (k) 120.069 83.317 85.503 73.334 82.321 Ano 2007 2008 2009 2010 Volume total (k) 897 882 872 1336

Tabela 5.Execuo do Oramento ao longo do tempo. Tabela 6. Volume total de despesa processada.

3.8 INFRA-ESTRUTURAS
Em 1992/93 o DF mudou-se para um edifcio novo (edifcio 13 do Campus), onde se encontra actualmente. O edifcio tem uma rea til de 2900m . Cerca de 12% desta rea ocupada por 20
2

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

30 gabinetes (12 m cada) e 34% ocupado por laboratrios de investigao. Apenas dois laboratrios de ensino para disciplinas laboratoriais avanadas e prticas de computao e o anfiteatro se encontram a ser utilizados para ensino. Para alm da utilizao do Complexo Pedaggico nas disciplinas do 1 ano, o DF utiliza 4 laboratrios nas instalaes do edifcio 12 do Campus. Duas salas do DF so utilizadas por bolseiros de ps-doutoramento doutoramento e de investigao como espaos de trabalho. Numa delas (com 99m ) encontram-se 16 bolseiros e noutra, de menores dimenses, 7 bolseiros. Outros bolseiros tm as suas secretrias de trabalho em espaos atribudos utilizao de grupos de investigao (veja-se por exemplo a sala dos grupos de Meteorologia e Oceanografia, com 150m , que tem neste momento 28 investigadores/bolseiros instalados). Em Janeiro de 2011 foi iniciada a construo do edifcio Complexo Interdisciplinar de Cincias Fsicas aplicadas Nanotecnologia e Oceanografia, cuja concluso, num prazo de 2 anos, permitir uma melhoria substancial nas condies de trabalho .
2 2

4. CONTRATO PROGRAMA E CONTRATO DE CONFIANA


4.1 CONTRATO PROGRAMA

No processo de adopo do regime fundacional, a UA assinou um Contrato Programa a 5 anos com o Governo. Em Maro/Abril de 2009, o Directivo do DF, em consulta com membros do DF dos diferentes Laboratrios Associados, discutiu e elaborou a sua contribuio para esse Contrato Programa. Foi seguida a mesma metodologia que a utilizada pela UA para as previses institucionais. As previses supunham um reforo do nmero de investigadores e ps-docs em resultado do prprio financiamento associado ao Contrato Programa e de recursos obtidos competitivamente pelos membros do prprio DF: pressupunha-se a contratao de dois investigadores coordenadores de elevado mrito (1 em 2010 e 1 em 2013), 9 ps-docs (4 em 2010 e 5 em 2011), a contratao competitiva de um nmero igual de 9 ps-docs, atingindo um total de 38 ps-docs em 2013 e ainda a contratao de 3 tcnicos. Admitia-se ainda que o nmero de alunos de doutoramento deveria atingir valores prximos de 50 no final de 2013. Supunha-se, ainda, a obteno de um financiamento em infraestruturas e equipamentos de investigao no valor de 2,7 M um pouco abaixo do que se 21

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

espera possa vir a ser obtido globalmente pelos investigadores do DF no mbito da candidatura SAICT. O Contrato Programa e o Contrato de Confiana determinam mtricas que devem ser usadas para medir o desenvolvimento do DF e a sua contribuio para os compromissos institucionais. Alunos de Ps-graduao A meta da UA consiste em passar de 34% dos seus alunos em ps-graduao (2 + 3 ciclos), em 2008, para 45% em 2013. A meta do DF do Contrato Programa, no mesmo perodo, corresponde a um aumento de 64% nos alunos de ps-graduao e de 17% no nmero total de alunos, assumindo que o nmero de alunos de 1 ciclo se mantm estvel.

PsGraduao Ano 20084 20095 20106 2011 2012 2013 1 ciclo 2 ciclo 279 180 259 50 69 74 3 ciclo 34 42 62

Dados

Previso

ps-grad. 84 111 136

N Total 363 360 395

% PG/NT 23 31 34

ps-grad.

N Total

% PG/NT

96 108 118 134 148

375 387 400 413 424

26 28 30 32 35

Tabela 7. Nmero de alunos de ps-graduao e nmero total de alunos em 2009 e 2010 e previses do Contrato Programa para o perodo 2009-13. Os alunos da Licenciatura em Cincias do Mar foram contados a 1/3.

Dados para o Contrato Programa fornecidos pela Reitoria em Maro de 2009 Dados de Maro de 2010 fornecidos pelos Servios Acadmicos.

Dados obtidos por consulta directa do PACO em Janeiro de 2011. O nmero de alunos de 3 ciclo em 2010 inclui alunos de doutoramento que no faro as suas teses no DF. 22

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

Publicaes e Citaes

Os dados so baseados em pesquisas na ISI Web of Science com o campo address (aveiro same phys*) or (aveiro same fis*). So considerados perodos de 5 anos e as citaes referem-se s publicaes registadas nesse perodo durante esse mesmo perodo. As previses so baseadas em taxas de crescimento do nmero de artigos em cada perodo de cerca de 11% e o nmero de citaes por artigo (excluindo proceedings) de cerca de 7%. A meta da UA passar de 3600 publicaes, em 2004/08, para 5500, em 2009/13. Este aumento corresponde a um aumento anual perto dos 9%. Em termos das citaes o crescimento previsto para a UA de um aumento anual de cerca de 18% e para o DF de cerca de 19%. A Tabela 8 mostra os dados registados em 2009 e 2010, comparando as previses efectuadas no Contrato Programa.
DF - Publicaes e Citaes (das mesmas) - Perodos de 5 anos Excluindo Proceedings Perodo 2004/08 2005/09 2006/10 2007/11 2008/12 2009/13 Artigos 467 503 523 Citaes 2290 2615 3005 Rcio 4.9 5.2 5.8 497 547 607 674 755 2524 2944 3463 4152 5022 5.1 5.4 5.7 6.2 6.7 Artigos Previso Citaes Rcio

Tabela 8. Nmero de artigos publicados e citaes desses mesmos artigos nos mesmos perodos de 5 anos (Pesquisa ISI Web of Science) e previses do Contrato Programa efectuadas em Maro/Abril de 2009. Alunos Estrangeiros A UA previu um aumento do nmero de alunos estrangeiros de 30% em 5 anos. O nmero de alunos estrangeiros no DF era em 2008 de 15, tendo sido apontado um crescimento acima da
7

Dados fornecidos em Maro de 2008 pela Reitoria referentes comunidade estrangeira do DF. 23

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

mdia para a UA, de 50% em 5 anos, de modo a atingir 24 alunos estrangeiros no final de 2013. O nmero actual de 6 alunos inferior ao nmero utilizado nas previses que deveria incluir alunos do mestrado EMMS que no se encontra actualmente em funcionamento. A comunidade estrangeira do DF, incluindo os bolseiros ps-docs, actualmente de 21. Contratao Externa

As projeces efectuadas (ver Tabela 9.) seguiram metodologia usada para a UA e tinham em conta o reforo em recursos humanos. O aumento projectado em receitas de privados em 5 anos 49% perto do projectado para a UA (56%). Assumiu-se um objectivo de convergncia do Financiamento UE para 20% do total mas o valor final projectado foi 15%.
Anos Descrio das RECEITAS (k) 2009 Receitas provenientes de servios prestados pela UA a entidades privadas, ou subsdios concedidos por estas. Financiamento proveniente de entidades pblicas nacionais (inclui as propinas pagas pela FCT) Financiamento proveniente da UE Total 2010 2011 2012 2013

68

85

97

98

101

1252

1271

1312

1354

1351

326 1646

399 1755

448 1858

448 1900

448 1900

Tabela 9. Previses efectuadas relativamente ao volume de contratao externa no Contrato Programa do DF.

Os resultados de 2009 e 2010 entretanto verificados, mostram que as receitas provenientes de servios prestados a privados tm uma evoluo muito favorvel, sendo nos dois ltimos anos j bastante superiores s previses efectuadas. Em contrapartida o financiamento proveniente da UE (Unio Europeia) significativamente inferior, apesar de os dados de 2010 ainda serem provisrios. Merc do aumento muito significativo da receita proveniente da FCT em financiamento programtico e plurianual dos LAs, projectos de investigao e propinas o volume global de contratao externa em 2010 foi j 16% superior ao previsto em 2008 para 2013. 24

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

Anos Descrio das RECEITAS (k) 2008 Receitas provenientes de servios prestados pela UA a entidades privadas, ou subsdios concedidos por estas. Financiamento proveniente de entidades pblicas nacionais (inclui as propinas pagas pela FCT) 2009 20108

63.256

192.248

189.442

1167.488

1420.733

1984.709

Financiamento proveniente da UE

313.639

120.857

28.658

Total

1544.383

1733.838

2202.809

Tabela 10. Evoluo do volume de contratao externa por tipo de Receita entre 2008 e 2010.

4.2 CONTRATO DE CONFIANA


Em Maro/Abril de 2010, foi estabelecido um Contrato de Confiana entre o Governo e as instituies de ensino superior nacionais que corresponde ao objectivo de aumentar o nmero de diplomados por ano, qualificando mais 100 mil activos nos prximos 4 anos (2010/11 a 2013/14). No ensino superior universitrio prev-se um nmero adicional de 67000 diplomados num sistema que actualmente forma cerca de 40000 diplomados por ano. No mbito da contribuio do DF para o esforo da UA no Contrato e Confiana foi promovida pelo Conselho Directivo uma discusso, envolvendo os Directores de Curso do DF, com a finalidade de responder a este desafio:

Os valores de 2009 e 2010 no incluem a contribuio do CESAM e do CiDTFF ; Os valores de 2010 so ainda provisrios e a contribuio do CICECO no inclui indstrias e UE. 25

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

Tendo em conta o nmero de diplomados em cursos do Departamento de Fsica no ano de 2008/09 que se cifrava em 54, bem como o objectivo de um aumento anual de 30%, apontouse para uma contribuio do Departamento de Fsica, no programa, ao longo dos 4 anos, de 65 diplomados adicionais. Estes nmeros foram estimados numa perspectiva minimalista, cumprindo a meta prevista, mas podendo traduzir-se num aumento mais significativo, se as medidas pensadas tiverem o xito esperado. As modalidades e as linhas de aco preconizadas foram as seguintes: 1- Ensino distncia no 2 ciclo Abertura do mestrado em MOF prevendo no edital que, do nmero total de vagas (20 vagas) (das quais apenas 6 foram usadas em 2009/10), se abram 5 na modalidade de ensino distncia, a fim de permitir que candidatos impedidos de se deslocar s aulas presenciais se possam inscrever. 2- Cursos no conferentes de grau Desenho de uma oferta neste tipo de cursos a partir de 2011/12 dirigido a uma actualizao cientfica e profissional de licenciados para dois tipos de pblico: professores do Ensino Secundrio, que procurem um reforo de conhecimentos em temas de Fsica como Astrofsica, Clima, Ensino experimental de Fsica e licenciados que procurem a aquisio de competncias em Fsica relevantes para o desenvolvimento das suas actividades profissionais. Foram identificadas dificuldades em enquadrar uma oferta de cursos no conferentes de grau de nvel de 2 ciclo com a tipologia prevista para os Cursos de Especializao ou Cursos de Formao Avanada actualmente previstos e ainda a necessidade de funcionamento em horrios ps-laborais, bem como considerar um valor de propinas adequado. 3- Licenciados Pr-Bolonha/Mestres (s dissertaes), Reingressos (1 ciclo) A possibilidade de atrair candidatos com licenciaturas pr-Bolonha para os mestrados e Reingressos de no 1 ciclo pode ser incrementada recorrendo ao contacto privilegiado com pessoas nestas condies e divulgando de forma alargada as possibilidades de creditao da formao anterior.

26

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

4- Melhoria do Sucesso Escolar O sucesso escolar aferido pela razo entre o nmero de alunos diplomados num dado ano lectivo e o nmero de alunos inscritos pela primeira vez no ano lectivo em que teria entrado um aluno que faa o percurso normal do curso, sem repetir qualquer unidade curricular, afectado no s pelo baixo sucesso nas Unidades Curriculares e um percurso acadmico lento, mas tambm pelo abandono de alunos que mudam para outros cursos na mesma universidade ou noutra universidade. Aumentando a interaco com os alunos logo desde o 1 ano, acompanhando o seu estudo de uma forma atenta, reforando a interaco (informal) com o Departamento (docentes, investigao, laboratrios, Associao de Estudantes de Fsica) e tambm formal, organizando sesses dirigidas aos alunos dos nossos cursos (ex: 1 vez por ms, palestras, sesses de experimentao) e fomentando o contacto dos estudantes com os Directores de Cursos, possvel no s melhorar os resultados globais dos alunos mas ainda motiv-los para a Fsica e para o seu curso.

27

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

5. REAS, OBJECTIVOS ESTRATGICOS E LINHAS DE ACO


O meu programa de candidatura organiza-se nas seguintes reas Estratgicas: 1. 2. 3. 4. 5. 6. Organizao, Gesto e Infra-estrutura Ensino Recursos Humanos Investigao e Transferncia de Conhecimento Internacionalizao Ligao Sociedade

para as quais indico Objectivos Estratgicos e Linhas de Aco a desenvolver.

1. ORGANIZAO, GESTO E INFRA-ESTRUTURA

1.1

Consolidar as novas estruturas organizativas previstas no Regulamento do DF


1.1.1 1.1.2 Formar uma Comisso Executiva composta por trs membros. Promover a elaborao de regimentos dos rgos do DF no seio de cada rgo. 1.1.3 Elaborar o Regulamento de Organizao e Servios previsto no Regulamento do DF. 1.1.4 Criar uma comisso de apoio ao Director para assuntos pedaggicos, constituda pelos Directores de Curso.

28

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

1.2
1.2.1

Melhorar a Gesto
Elaborar anualmente o QUAR do DF, procurando a sua adequao aos objectivos institucionais, bem como uma boa articulao com os objectivos individuais dos funcionrios no docentes. 1.2.2 Promover a elaborao e publicitao dos procedimentos relativos a processos internos, enquanto componente de um sistema de qualidade. 1.2.3 Continuar e reforar os mecanismos j existentes de recolha de indicadores de gesto, enquanto componente de um sistema de qualidade. 1.2.4 1.2.5 1.2.6 1.2.7 Reforar a exigncia de cumprimento dos procedimentos. Continuar polticas de controlo e reduo de custos. Promover o cumprimento rigoroso do Calendrio de Gesto Acadmica. Promover a utilizao de novas ferramentas de controlo e gesto, disponibilizadas centralmente.

1.3

Melhorar a qualidade e disponibilidade da informao nas pginas Web sobre o DF e os seus cursos, incluindo a disponibilizao de informao em lngua inglesa

1.4
1.4.1

Optimizar a gesto dos espaos


Abater equipamentos obsoletos e retirar para arquivo documentos de acordo com procedimentos definidos de modo a libertar espaos. 1.4.2 Aproveitar os espaos ainda disponveis para postos de trabalho de bolseiros de doutoramento e ps-doutoramento. 1.4.3 Manter organizados e arrumados os espaos do edifcio. 29

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

1.5
1.5.1 1.5.2 1.5.3

Gerir o novo edifcio e espaos de investigao


Acompanhar o processo de construo do novo edifcio. Com LAs e UIs gerir a utilizao dos espaos para investigao. Com LAs e UIs encontrar solues para a instalao provisria de equipamentos a adquirir no mbito do programa SAICT, nomeadamente enquanto no est disponvel o novo edifcio.

1.6
1.6.1

Melhorar as Infra-estruturas
Continuar a politica de investimento em equipamentos laboratoriais para o ensino. 1.6.2 1.6.3 Melhorar as condies no anfiteatro. Instalar um sistema de emisso de video/som pela internet, online e offline, de seminrios, que tambm possa ser usado em e-learning e em aulas no mbito de ofertas inter-universitrias. 1.6.4 Estudar com os LAs e UIs uma soluo para os problemas da qualidade da gua usada por equipamentos de investigao, montando um sistema de ciclo fechado com retorno em termos de poupana de gua.

1.7

Acompanhamento de fontes e programas de financiamento disponibilizando informao e estimulando a apresentao de candidaturas.

30

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

2. ENSINO
2.1
2.1.1

Aumentar a atraco de estudantes de qualidade


Prosseguir com as aces de divulgao da Fsica, receber e visitar Escolas e responder a solicitaes de apoio de grupos de alunos que se nos dirigem procura de conhecimentos em diversas reas da Fsica. 2.1.2 2.1.3 2.1.4 Divulgar cursos. Acompanhar e divulgar percursos de sucesso aps a graduao. Com os Directores de Curso de 2 ciclo e 3 ciclo definir e promover outras estratgias de atraco de estudantes que permitam atingir as metas do Contrato Programa em termos de nmero de estudantes de ps-graduao.

2.2

Aumentar o nmero de diplomados


Atravs da diminuio do abandono dos cursos e da melhoria do sucesso nas UCs. 2.2.1 Mobilizar os docentes para um maior acompanhamento dos estudantes transmitindo e estimulando mtodos de trabalho de modo a aumentar o sucesso. Importa aqui reflectir sobre o papel das Ots. 2.2.2 Continuar o Ciclo de Palestras Odisseia pela Fsica destinado aos alunos de modo a conseguir uma maior integrao na vida departamental e maior interesse e motivao pelo seu curso. 2.2.3 Manter a atribuio de prmios no Dia do Departamento aos melhores alunos dos cursos 2.2.4 Promover a utilizao dos espaos existentes no edifcio como espaos de estudo para os estudantes aumentando a sua ligao ao DF.

31

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

Atravs da oferta para pblicos no convencionais 2.2.5 Criar uma oferta de cursos de formao especializada (de nvel de 2 ciclo) para profissionais e professores do ensino no superior, procurando, neste caso, a possibilidade de creditao para efeitos da carreira. 2.2.6 Atrair Licenciados Pr-Bolonha para os mestrados garantindo e publicitando as possibilidades de creditao previstas. 2.2.7 Oferecer modalidades de ensino distncia no 2 ciclo.

2.3
2.3.1

Aumentar visibilidade e atractividade da oferta formativa


Colaborar com as Universidades do Porto e Minho no mbito do mestrado em Fsica, de acordo com protocolo em preparao, assim como no mbito do Programa Doutoral MAP-FIS. 2.3.2 Continuar contactos relativamente a colaboraes em reas como a Fsica Mdica, que o DF pretende desenvolver. 2.3.3 Procurar, em conjunto com os Directores de Curso dos programas doutorais possibilidades de financiamento de bolsas de doutoramento para os programas doutorais.

2.4
2.4.1

Garantir a qualidade da Formao


Promover uma anlise dos programas curriculares das UCs de modo a identificar as carncias na formao fornecida e a deficiente articulao entre as UCs. 2.4.2 Identificar falhas a corrigir atravs dos mecanismos disponveis no Subsistema de Garantia de Qualidade Pedaggica. 2.4.3 Continuar uma politica de investimento em equipamentos laboratoriais para o ensino. 2.4.4 Promover uma cultura de empenho e compromisso com o DF e a UA. 32

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

2.4.5

Continuar com a atribuio, no Dia do Departamento, do Prmio Pedaggico Anual a um docente do DF baseado na resposta aos Inquritos Pedaggicos.

2.4.6

Pugnar pela disponibilizao actualizada de Guies Pedaggicos das UCs, Sumrios e utilizao do e-learning para disponibilizao de material pedaggico.

2.4.7

Colaborar com a futura Escola Doutoral, nomeadamente em matria de avaliao e promoo da qualidade dos programas doutorais.

2.5

Aumentar a oferta de estgios e realizao de projectos em colaborao com empresas.

3. GESTO DOS RECURSOS HUMANOS


3.1 Melhorar a eficincia de utilizao dos Recursos Humanos para a docncia
3.1.1 Sem comprometer a qualidade pedaggica, identificar Unidades Curriculares de diferentes cursos (principalmente do 2 e 3 ciclos) com contedos pedaggicos semelhantes que podem funcionar em conjunto. 3.1.2 Estabelecer um catlogo de mdulos de temas para formao em 2 e 3 ciclo a utilizar nas Ucs que funcionem nesta modalidade. 3.1.3 Estudar a possibilidade de diminuir as horas de contacto directo em algumas Ucs estimulando actividades de estudo autnomo pelos estudantes. 3.1.4 Estudar a possibilidade de, em certas Ucs, aumentar o nmero de estudantes por turma terica. 3.1.5 Prosseguir com o estmulo aos investigadores e bolseiros de psdoutoramento para que leccionem, em temas prximos das suas actividades 33

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

de investigao (no 2 ciclo e 3 ciclo), um nmero limitado de horas semanais (at 4h), tendo em vista aproveitar as suas competncias e estreitar a ligao entre ensino e investigao. 3.1.6 Abrir um nmero de lugares, por concurso, a alunos de doutoramento para o exerccio de actividades de apoio lectivo (equivalente a 4h semanais) com a contrapartida do pagamento das suas propinas contemplando as seguintes actividades: 1) Apoio a docentes na leccionao de aulas laboratoriais. 2) Apoio pedaggico a alunos dos primeiros anos curriculares 3) Apoio a docentes coordenadores das disciplinas laboratoriais na organizao e montagem dos laboratrios.

3.2
3.2.1

Valorizar os Recursos Humanos


Promover, em articulao com a Reitoria e demais rgos, a contratao de Recursos Humanos altamente qualificados para as necessidades de substituio e reforo do corpo docente e de investigao, incluindo o reforo previsto no Contrato Programa. 3.2.2 Definir em articulao com a Reitoria, ouvido o Conselho do Departamento, uma poltica de abertura de concursos que permita atingir a faixa dos 50-70% de professores Catedrticos e Associados de carreira, sendo esta percentagem actualmente de 45%. 3.2.3 Em articulao com os LAs e UIs e com os seus docentes e investigadores, incentivar o aumento do nmero de bolseiros de Ps-Doutoramento. 3.2.4 Contribuir para a definio e acompanhamento do Plano de Formao dos funcionrios no docentes. 3.2.5 Promover a valorizao dos funcionrios no docentes, em articulao com a Administrao.

34

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

3.3

Promover o bom funcionamento dos sistemas de Avaliao de Desempenho


3.3.1 Participar, em articulao com coordenadores dos LAs e UIs do DF, no processo de Avaliao de Desempenho dos Docentes nos moldes que venham a ser definidos em sede de Regulamento.

4. INVESTIGAO E TRANSFERNCIA DE CONHECIMENTO


4.1 Promover uma boa colaborao com os responsveis dos LAs e UIs, no respeito pelas suas atribuies em matria de gesto da actividade de investigao, tendo em vista atingir as metas previstas no Contrato Programa em termos de nmero de Publicaes, Citaes e Contratao Externa. 4.2 Promover um ambiente de trabalho que estimule a criatividade e a produtividade
4.2.1 4.2.2 Definir com os LAs e UIs um programa de seminrios do DF. Gerir os espaos de modo a dar boas condies de trabalho a bolseiros envolvidos em actividades de investigao. 4.2.3 Promover melhorias na organizao e gesto a nvel dos servios e a nvel pedaggico de modo a que o tempo disponvel dos docentes para actividades de investigao possa ser optimizado.

4.3

Promover a interligao entre as actividades de formao e de investigao.


4.3.1 Em articulao com os Directores de Curso dos programas doutorais definir e promover estratgias de captao de estudantes, essencial para o 35

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

desenvolvimento de actividades de investigao e transferncia de conhecimento.

4.4
4.4.1 4.4.2

Promover a visibilidade da Investigao


Prosseguir com o projecto de publicao dos Highlights do DF. Estimular, em articulao, com os LAs e UIs a organizao de Conferncias e Workshops que aumentem a visibilidade da investigao produzida no DF.

5. INTERNACIONALIZAO
5.1 Aumentar o nmero de estudantes estrangeiros em mobilidade no DF tendo em vista cumprir as metas do Contrato Programa.
5.1.1 Criar uma brochura de oferta formativa em ingls, com indicao sobre leccionao em ingls. 5.1.2 Utilizar os estudantes da UA em mobilidade como mensageiros das condies e oferta do DF. 5.1.3 Aumentar o nmero de acordos de cooperao ERASMUS, em particular com universidades em que existem j colaboraes a nvel de investigao. 5.1.4 Acompanhar o percurso acadmico dos alunos de mobilidade no DF, identificando e procurando estratgias de superao das dificuldades.

5.2 5.3

Aumentar a colaborao com pases de lngua oficial portuguesa. Promover ofertas de formao conjunta com instituies estrangeiras ancoradas nas formaes j oferecidas.

36

Candidatura a Director Departamento de Fsica Programa para o quadrinio 2011-2014

Agilizar e Mobilizar

6. LIGAO SOCIEDADE
6.1 6.2 Criar uma oferta de cursos no conferentes de grau. Participar activamente na Academia de Vero e na Semana Aberta de Cincia e Tecnologia.

6.3

Manter/ Aumentar o nmero de projectos de divulgao financiados.


6.3.1 Apoio apresentao de candidaturas a financiamentos por membros do Departamento.

6.4
6.4.1

Manter/Aumentar contacto com Escolas Bsicas e Secundrias


Dar resposta positiva aos pedidos de visita de escolas ao DF e visitar escolas a seu pedido. 6.4.2 6.4.3 Criar uma bolsa de oferta de palestras para escolas. Dar resposta ao pedido de apoio tcnico/cientfico sobre temas de Fsica aos grupos de alunos do ensino no superior que os solicitam.

6.5

Organizar o Dia do Departamento

6.6
6.6.1

Acompanhar o percurso dos diplomados


Explorar a utilizao do sistema sigaaa - sistema integrado de gesto do acompanhamento dos antigos alunos da UA.

6.7 6.8 6.9

Divulgar os Cursos e o DF Aumentar colaborao com a Sociedade Portuguesa de Fsica. Manter o apoio ao FISUA nas suas actividades.

Aveiro, 7 de Fevereiro de 2011 37

Vous aimerez peut-être aussi