Vous êtes sur la page 1sur 7

Consideraes iniciais:

COMPETNCIA CONCEITO a medida da jurisdio, a quantidade de poder conferida por lei a um juiz ou tribunal. CRITRIOS DE ESPECIFICAO DA COMPETNCIA A) COMPETENCIA RATIONE MATERIAE em razo da matria. Conceito Por este critrio vamos identificar qual a justia competente. Distribuio justia comum estadual (lhe cabe julgar o que no for expressamente conferido s demais justias); federal (est prevista na CF, art. 108 TRF e 109 juzes). Obs. As contravenes penais sero julgadas pela Justia estadual, mesmo quando praticadas contra ente federal. Obs2. Os crimes praticados por Sociedades de Economia Mista, como ocorre com o BB e a Petrobras, sero julgados na esfera estadual.

Distribuio justia especial eleitoral (lhe cabe julgar as infraes eleitorais e, alm delas, as infraes comuns conexas. Obs. Os institutos benficos dos Juizados especiais sero aplicados na Justia Eleitoral (artigos 69, 74, 76, 89 da Lei n 9.099/95). militar (apenas julga os crimes militares (art. 9 e 10 do CPM). Sempre que um militar praticar um crime comum (exemplos: abuso de autoridade, homicdio, trfico de drogas), ser julgado pela Justia Comum. Obs. Vale lembrar que o abuso de autoridade e os crimes dolosos contra a vida de civil so infraes comuns, e no sero julgados na esfera militar. Obs2. Os institutos benficos da Lei n 9.099/95 no sero aplicados na esfera militar (art. 90-A da Lei 9099/95. Justia Militar Estadual Julga os PMs e os Bombeiros Militares. Justia Militar Federal Julga os membros das Foras Militares e qualquer do povo que eventualmente pratique crime militar.

Obs. Competncia pela natureza da infrao o nosso legislador pode preestabelecer o rgo competente para apreciar determinado tipo de crime. o que ocorre com: 1) os crimes dolosos contra a vida (art. 5, XXXVIII), que sero julgados pelo Tribunal do Jri; 2) as infraes de menor potencial ofensivo, ou seja, os crimes cuja pena no ultrapasse dois anos e as contravenes comuns, que por sua natureza iro aos Juizados Especiais Criminais (art. 98, I, da CF).

2) COMPETNCIA RATIONE LOCI Competncia em razo do lugar por ela vamos detectar o juzo (rgo) territorialmente competente. a) teorias territoriais: a1) resultado por ela, a competncia territorial , definida pelo local da consumao do crime (art. 70, caput, CPP); a2) ao por ela, a competncia definida pelo local dos atos executrios, aplicada aos

crimes tentados, segundo o CPP (art. 70, caput do CPP), bem como aos crimes de homicdios, segundo a jurisprudncia do STJ; a3) ubiqidade, hbrida, mesclada, tanto faz aplicada aos crimes distncia (que transcende a fronteira nacional, ou seja, a ao praticada em um pas e o resultado ocorre em outro pas). Crime distncia aquele em que a ao nasce no Brasil e o resultado ocorre no estrangeiro, ou vice e versa. Nestas hipteses, a competncia brasileira fixada pelo local no Brasil em que ocorrer a ao ou o resultado, tanto faz. b) domiclio ou residncia do ru (domiclio da vtima no define a competncia no processo penal), art. 72 do CPP. Se o ru no possui residncia ou domiclio, aplica-se a regra da preveno. c) preveno juiz prevento aquele que primeiro pratica o ato do processo (recebimento da petio inicial - a denncia ou queixa) ou que durante o inqurito pratica medidas cautelares inerentes ao futuro processo (art. 70, 3, e art. 83, ambos do CPP).

COMPETNCIA RATIONE PERSONAE em razo da pessoa (foro por prerrogativa de funo). Conceito algumas autoridades, pela importncia do cargo ou da funo que desempenham tm direito de julgamento originrio perante o tribunal.

Regras especiais de interpretao: a) Foro por prerrogativa X jri Segundo o STF, na smula 721, as autoridades com foro por prerrogativa encampado na CF no vo a jri, pois sero julgadas no seu tribunal de origem. O mesmo no ocorre se o privilgio estabelecido apenas na Constituio Estadual.

b) Foro por prerrogativa X deslocamento As autoridades com foro por prerrogativa no TJ ou no TRF, ao praticarem crime fora do estado ou da regio, sero julgadas no seu tribunal de origem.

c) TJ x TRF x TER As autoridades com foro por prerrogativa no TJ ou no TRF, ao praticarem crime eleitoral, sero julgadas no TRE.

d) Perpetuao no tempo do privilgio Com a declarao de inconstitucionalidade dos 1 e 2 do art. 84 do CPP, passamos a ter as seguintes regras: 1) para os crimes, uma vez encerrado o cargo ou o mandato, encerra-se o foro por prerrogativa de funo; 2) para as aes de improbidade administrativa, no h privilgio em nenhum momento.

e) Cidado comum segundo o STF, no h violao ao princpio do juiz natural ou a qualquer garantia constitucional quando o cidado comum julgado em tribunal por praticar crime com autoridade que usufrui de foro por prerrogativa de funo (smula 704 do STF). Tese do Marcio Tomaz Bastos (suscitou o desmembramento do processo, a fim de que os cidados comuns fossem julgados pelo juiz de 1 grau.

PROCEDIMENTO Conceito de procedimento sequncia lgica de atos concatenados e destinados a uma finalidade, qual seja o provimento jurisdicional; Conceito de processo uma sequencia lgica de atos em contraditrio, animados pela relao jurdica entre o juiz e as partes.

Conceito de rito (a palavra rito deriva do ritmo) o ritmo ou a envergadura atribudos por lei a determinado procedimento. Conceito de ao (direito) direito pblico, subjetivo e abstrato, constitucionalmente assegurado, de exigir do estado juiz a aplicao da lei ao caso concreto, para a soluo da demanda penal. AULA 02 PROCEDIMENTOS 1) CONSIDERAES INICIAIS Obs1) Enquadramento procedimental: a) procedimento comum: a1) rito ordinrio; a2) sumrio; a3) sumarssimo; b) procedimentos especiais: b1) jri; b2) drogas lei 11.343/06; b3) tribunais Lei n 8.038/90. Escolha do rito no procedimento comum: Escolha do rito Ordinrio Sumrio Sumarssimo Regra atual Crimes com pena igual ou superior a 4 anos Crimes com pena inferior a 4 e superior a 2 anos Crimes com pena igual ou inferior a 2 anos (cumulado ou no com multa, tenha ou no rito especial), bem como s contravenes penais, ou seja as infraes de menor potencial ofensivo

Concluso: o rito sumrio o soldado de reserva do rito sumarssimo, e como no h citao por edital no Juizado, restar a remessa dos autos ao sumrio. O mesmo acontece quando a complexidade do fato inviabiliza a oferta oral da denncia.

2) ESTRUTURA DO PROCEDIMENTO COMUM ORDINRIO 1 ETAPA fase postulatria a) oferta da petio inicial denncia ou queixa crime (art. 41 do CPP). Para a pea - Nos crimes de ao penal privada, concluda a investigao e como advogados da vtima, ofereceremos a queixa crime, dando incio ao privada. Nos crimes de ao pblica e o promotor, diante do IPL concludo, nada fez, caber ao privada subsidiria da pblica, oferecendo-se a queixa crimes substitutiva.

2 ETAPA JUIZO DE ADMISSIBILIDADE: A) negativo a petio ser rejeitada. A rejeio o ato judicial que denega incio ao processo, por ausncia dos respectivos requisitos legais. Hipteses (o que autoriza o juiz a rejeitar a inicial): a) ausncia de condio da ao ou pressuposto processual; b) se faltar justa causa lastro probatrio mnimo dando sustentao petio inicial, ou seja indcios de autoria e prova da materialidade; As hipteses de rejeio esto no artigo 395 do CPP, e se o juiz equivocadamente receber a petio, haver nulidade absoluta. Sistema recursal como regra, o recurso cabvel para impugnar a rejeio o RESE (art. 581, I, do CPP). No juizado especial, caber APELAO (art. 82 da Lei n 9099/95). Para a pea se o crime de ao privada, como advogados da vtima, recorreremos da rejeio da queixa crime; como advogados do denunciado,

seremos intimados do recurso apresentado pela acusao para apresentar contrarrazes, sob pena de nulidade absoluta (Smula 707 do STF).

B) positivo O juiz vai receber a petio inicial o recebimento o ato do juiz que demarca o incio do processo em face da presena dos respectivos requisitos legais. Obs. Sistema recursal este ato irrecorrvel, e o advogado poder impetrar HC almejando trancar o processo iniciado (art. 648, I, do CPP).

3 ETAPA CITAO Conceito o ato de comunicao processual que informa ao ru que o processo comeou e o convoca a apresentar defesa (resposta escrita acusao). Modalidades: a) citao pessoal ou real: nela o oficial de justia vai at o ru promovendo a leitura do mandado e entregando a contraf (cpia); b) citao por edital ou ficta: nela o ru no estava de m-f, apenas no foi encontrado para ser citado pessoalmente. c) citao por hora certa: pautada na f do ru (o ru est se escondendo para no ser citado.

Vous aimerez peut-être aussi