Vous êtes sur la page 1sur 10

NOES BSICAS DE PLANEJAMENTO1

Oscar Jos Rover2 CONCEITO Processo desenvolvido para alcance de uma situao desejada de um modo eficiente, eficaz e efetivo com o maior aproveitamento de esforos e recursos disponveis. Corresponde a um conjunto de providncias a serem tomadas para promoo de um futuro diferente do passado, em torno de variveis possveis de serem atacadas pela organizao planejadora. Planejamento um mtodo de aplicao, contnuo e permanente, destinado a resolver racionalmente os problemas que afetam uma sociedade situada em determinado espao, em determinada poca, atravs de uma previso ordenada capaz de antecipar suas conseqncias (Ferrari, 1982). Algumas diferenas entre eficincia, eficcia e efetividade: EFICINCIA Fazer as coisas de maneira adequada; Resolver problemas; Salvaguardar os recursos aplicados Cumprir o seu dever; Reduzir os custos. Fonte: OLIVEIRA, 1996: 36 EFICCIA EFETIVIDADE Fazer as coisas certas; Manter-se no ambiente; Produzir alternativas Apresentar resultados criativas; globais positivos ao longo do tempo Maximizar a utilizao (permanentemente) dos recursos Obter resultados; Aumentar o lucro.

A eficincia tem relao direta com a idia de salvaguardar a base estrutural do ambiente planejado, ou seja, minimizar riscos. J a eficcia tem a ver mais diretamente com a noo de esprito empreendedor, no sentido de estar frente dos processos que envolvem o ambiente onde a organizao planejada est inserida. Mais do que ser eficiente a idia de eficcia prope uma ampliao de resultados, no aproveitamento do mximo de questes disponveis no ambiente. J a efetividade diz respeito a uma dimenso de sustentabilidade, ou eco-desenvolvimento (crescer sem destruir Sachs), isto , produzir o mximo de resultados sem desgastar a base estrutural, possibilitando assim, resultados positivos ao longo do tempo.

DIMENSES DO PLANEJAMENTO 1. 2. 3. 4. 5. Assunto abordado (pesquisa, recursos humanos, comercializao,...); Elementos do planejamento (estratgias, polticas, oramentos,...); Tempo do planejamento (curto, mdio e longo prazo); Espao organizacional onde o planejamento elaborado (entidade, municpio,...); Caractersticas do planejamento (nvel de complexidade, de publicizao, de formalizao).

1 Texto no publicado. 2 Agrnomo, Mestre em Sociologia Poltica, Professor da Unochapec.

DECISO O PLANEJAMENTO pressupe a necessidade de um processo decisrio que ocorrer antes, durante e depois da elaborao de um plano na estrutura organizativa. O que ser feito, como, quando, para qu, para quem, por quem, onde, quanto, com que recursos,..., so perguntas fundamentais que o processo de planejamento deve responder. O processo decisrio dever ter um carter permanente, considerando a inter dependncia e a mutabilidade dos fatores ambientais que com ele se envolvem. CERTEZA O exerccio sistemtico do planejamento tende a reduzir a incerteza envolvida no processo decisrio. Como processo o planejamento no deve parar com a elaborao de um plano, mas estar em constante avaliao, reavaliao e acompanhamento para garantir sua efetividade. Muitos so os fatores que interferem/influenciam no andamento de um processo de planejamento, determinando o nvel de sua complexidade e a capacidade da organizao planejadora em agir sobre esta complexidade. Dado este nvel de incerteza no h uma linearidade no andamento de um processo de planejamento, que ter cada etapa organizada considerando a variabilidade, diversidade e caractersticas de ordem geral da organizao que est sendo planejada. CARACTERSTICAS 1. O planejamento no diz respeito a decises futuras, mas s implicaes futuras de decises presentes (Drucker, 1962 citado por Oliveira); 2. O planejamento deve ser encarado como um processo composto por decises e aes interrelacionadas e interdependentes que visam o alcance de objetivos previamente estabelecidos; 3. No planejamento o processo de seu desenvolvimento muito mais importante que um produto, como um plano, por exemplo. O processo define a qualidade do planejamento, especialmente quando se trata de uma dinmica que se prope participativa PRINCPIOS DO PLANEJAMENTO a) Contribuio aos objetivos: A realizao dos objetivos centrais, hierarquizados pela organizao, devem ser perseguidos durante todo o processo; b) A precedncia do planejamento: Implica em assumir, no processo, que os objetivos, as orientaes e as aes dadas pelo planejamento devem ser anteriores a decises de direo ou de alguma questo especfica dentro do contexto; c) Maior penetrao e abrangncia: Provocando modificaes nas caractersticas e atividades das pessoas e dos sistemas organizacionais, atribuindo novas funes, responsabilidades, procedimentos, etc; d) Maior eficincia, eficcia e efetividade, procurando potencializar os aspectos positivos e superar os negativos.

PRINCPIOS ESPECFICOS DO PLANEJAMENTO a) Planejamento participativo: O processo que constitui o planejamento mais importante que um plano elaborado. A participao dos principais interessados ao longo do processo pode definir sua qualidade e capacidade de sustentabilidade poltica, social e econmica; b) Planejamento coordenado: O conjunto deve ser planejado de forma inter dependente entre as diferentes partes e aspectos que o compem; c) Planejamento integrado: Os diversos espaos de formulao e gesto de polticas de desenvolvimento que esto relacionados devem ter seus planos especficos integrados a um plano geral. Deve haver uma integrao entre as diferentes esferas de deciso e gesto; d) Planejamento permanente: Como o planejamento deve ser encarado como um processo, deve assim haver uma constante avaliao e redimensionamento de seu andamento. Como h uma forte influncia do ambiente necessrio estar sempre reavaliando a capacidade do plano de responder s variaes situacionais. FILOSOFIAS DO PLANEJAMENTO a) Filosofia da satisfao: Quando os centros de poder decidem objetivos factveis/aceitveis. Sero trabalhados apenas os objetivos que encontraro menor resistncia sua implementao. b) Filosofia da otimizao: Otimizao do processo de planejamento atravs de modelos matemticos. So trabalhados aspectos de planejamento que podem ser modelados, ignorando especialmente aspectos de ordem qualitativa. c) Filosofia da adaptao: Trabalha com a idia de que os objetivos do planejamento devem estar a nveis satisfatrios e no timos. Nesta filosofia h uma valorizao maior do processo de planejamento e no apenas na elaborao do plano. Tem maior adequao ao planejamento participativo. A filosofia da adaptao aplicada no processo de planejamento estratgico pode facilitar o posterior desenvolvimento e implementao da reengenharia em nvel de processos estratgicos e organizacionais ( OLIVEIRA, 1996: 42). PARTES DO PLANEJAMENTO a) Planejamento dos fins: Especificao do estado futuro desejado; b) Planejamento dos meios: Proposio de caminhos para a empresa chegar no estado futuro desejado; c) Planejamento organizacional: Definio dos requisitos organizacionais para realizar os meios propostos; d) Planejamento de recursos: Dimensionamento dos recursos humanos e materiais, e determinao da origem e aplicao dos recursos financeiros; e) Planejamento de implantao e controle: Planejamento da implantao dos empreendimentos previstos no plano. TIPOS DE PLANEJAMENTO a) Planejamento estratgico: Envolve decises estratgicas, que so de longo prazo e envolve o ambiente planejado como um todo. Diz respeito formulao de objetivos e seleo de cursos de ao a serem seguidos para sua consecuo.

b) Planejamento ttico: Envolve decises sobre objetivos de curto prazo, e procedimentos e aes que geralmente afetam apenas uma parte do ambiente planejado. Trabalha com decomposies dos objetivos, estratgias e polticas estabelecidas no planejamento estratgico c) Planejamento operacional: Envolve decises operacionais e diz respeito a planos normalmente derivados de planejamentos estratgicos e tticos elaborados anteriormente. O planejamento estratgico, de forma isolada, insuficiente, uma vez que os objetivos a longo prazo, bem como o seu alcance, resulta numa situao nebulosa, pois no existem situaes mais imediatas que operacionalizem, o planejamento estratgico. A falta desses aspectos suprida atravs do desenvolvimento e implantao dos planejamentos tticos e operacionais de forma integrada. Diferenas entre planejamento estratgico e planejamento ttico DISCRIMINAO Prazo Amplitude Riscos Atividades Flexibilidade Fonte: OLIVEIRA, 1996: 48 QUANTO S MUDANAS As mudanas podem se dar nos trs nveis: estratgico, ttico e operacional. A mudana maior a nvel estratgico, podendo provocar alteraes nos outros nveis. O processo de mudanas deve estar orientado por um conjunto de aspectos: O enquadramento das mudanas em propsitos e objetivos estabelecidos; O desenvolvimento da formao, capacitao e treinamento em reas necessrias; A melhor alocao dos recursos existentes e obteno de recursos adicionais; O desenvolvimento e a agilizao do processo de soluo de problemas; A melhoria das relaes de grupos e o redimensionamento institucional para realizao dos objetivos; As atitudes favorveis por parte dos administradores. OBS.: At este ponto do texto, ele foi produzido adaptando para o curso: Noes Bsicas de Planejamento para o desenvolvimento municipal de OLIVEIRA, 1996. FASES DO PROCESSO DE PLANEJAMENTO a) b) c) d) e) Preparao / sensibilizao / mobilizao Definio de valores, princpios e objetivos Conhecimento da realidade / anlise de ambiente Priorizao / deciso (definio de questes estratgicas) Ao (estruturao do plano de ao) PLANEJAMENTO ESTRATGICO Mais longo Mais ampla Maiores Fins e meios Menor PLANEJAMENTO TTICO Mais curto Mais restrita Menores Meios Maior PLANEJAMENTO OPERACIONAL Mais curto Mais restrita Menores Meios Maior

f) Crtica / retroalimentao (avaliao e acompanhamento)

Disponibilidade de recursos Caminho


Recursos disponveis identificados pela anlise de ambiente

Objetivos

Objetivos a longo prazo definidos pelas estratgias priorizadas (planejamento estratgico) Caminho processo de planejamento

A qualidade do processo de planejamento determina: - o nvel de aproveitamento dos recursos; - o nvel de realizao dos objetivos.
Duas orientaes possveis ao processo de planejamento: - Processo intelectivo: Planejamento tecnocrtico, realizado por grupo tcnico e direo sem uma interao com os diversos envolvidos e interessados em seus resultados. - Processo interativo: Estruturao de procedimentos e tcnicas para viabilizar a participao dos principais envolvidos e interessados no processo de planejamento do desenvolvimento.

PROCESSO INTELECTIVO X PROCESSO INTERATIVO PAPEL DOS ELABORADORES EM UM PLANEJAMENTO Realizar uma previso de resultados (postura estratgica); Definir uma valorizao (escala de valores); Organizao de critrios (tomada de decises); Definio/escolha dos objetivos. A PARTICIPAO DOS INTERESSADOS O PRINCIPAL CRITRIO DEFINIDOR DA IDENTIDADE DO PLANO COM AS NECESSIDADES E DEMANDAS DA COMUNIDADE LOCAL. DOIS CONTRAPONTOS FUNDAMENTAIS QUANTO PARTICIPAO: H uma dependncia do tipo e do nvel de participao Necessidade de estruturar metodologias e tcnicas especficas, preocupadas em garantir a eficincia e eficcia da participao. PLANEJAMENTO ESTRATGICO E PARTICIPATIVO: Nem apenas planos de escritrios; Nem apenas as lutas e aes especficas de cada organizao.

COMO COMBINAR PROCESSO INTERATIVO COM PROCESSO INTELECTIVO Sensibilizao e motivao da comunidade; Definir interessados no processo de desenvolvimento e estruturar dinmicas para promover seu envolvimento; Definir entre os envolvidos valores e objetivos comuns para o processo de desenvolvimento (identificar consensos possveis); Dispor de tcnicas e metodologias de participao, que auxiliem na organizao das demandas e objetivos dispersos, que normalmente surgem das diversas organizaes que se envolvem no processo; Estruturar dinmicas participativas para alm do momento de elaborao do plano, especialmente no processo de encaminhamento e execuo das aes previstas e suas derivaes.

ETAPAS DE UM PROCESSO DE PLANEJAMENTO ESTRATGICO E PARTICIPATIVO Preparao Conscientizao Sensibilizao, motivao Acordo/contrato Mobilizao, envolvimento Capacitao Organizao Debate sobre temas de fundo para o processo Elementos fundamentais da HISTRIA: construo de consenso entre os participantes sobre a histria local. Partir de um referencial histrico comum Identificar / definir condies legais/estruturais para implementao do plano e do processo de planejamento Principais interessados no processo de planejamento e suas expectativas Definio da MISSO/objetivos estruturais do plano Objetivo central do planejamento; Valores compartilhados (renovados); Viso de desenvolvimento; Ideais para grupo(s), organizao(s). Anlise de ambiente que condiciona resultados do planejamento Oportunidades e ameaas do ambiente pouco controlvel; Pontos fortes e pontos fracos do ambiente bastante controlvel.

Agenda de questes estratgicas Priorizao de questes estruturais que desencadeiam processo de mudana no conjunto planejado

Definio de temas a partir dos principais pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaas elencados; Construir questes que o processo de planejamento tem que responder para poder atingir os fins desejados. Opes estratgicas: desencadeamento de propostas e aes para realizao das escolhas estratgicas Propostas estratgicas Obstculos para implementao das propostas estratgicas Plano de trabalho Aes estratgicas, prazos, recursos (humanos, materiais e financeiros), responsveis Definio de um sistema de acompanhamento e avaliao Retroalimentao

ALGUMAS QUESTES IMPORTANTES QUE DEVEM SER ANALISADAS E DEBATIDAS QUANDO DA DEFINIO POR UM PROCESSO DE PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO
De onde partiu a idia/acordo que define a realizao do PLANEJAMENTO e o andamento do processo? Qual a coalizo/rede que dar apoio s definies do planejamento? Quem vai participar? Qual o contrato/acordo? H o envolvimento real do poder pblico local? H participao real da sociedade civil local? Quais questes anteriores, de aprofundamento, devem ser trabalhadas para a discusso das organizaes e comunidade local com vistas ao planejamento? Deve-se passar por um processo de planejamento anterior para cada organizao que se envolver no processo? Deve-se realizar primeiro o planejamento municipal para posteriormente realizar o planejamento de cada organizao que se envolver no PEP? Que tipo de responsabilidades cada organizao imagina e dever assumir a partir da construo do plano municipal de

desenvolvimento? Existem lideranas nas comunidades e no municpio com estmulo e capacidade para dinamizar processos de desenvolvimento, elaborados no planejamento municipal? Qual a capacidade da sociedade civil em acompanhar e responder aos papis que lhe sero apontados no processo de desenvolvimento? Quais sero as mudanas possveis nas estruturas e relaes de poder j constitudas? Como possvel reordenar o oramento pblico municipal no processo de planejamento? O acordo/contrato constitudo possibilita realizar as estratgias de desenvolvimento definidas?

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
AZEVEDO, Sergio de. Planejamento, Cidade e Democracia: reflexo sobre o papel dos governos locais nos anos 90. ANPOCS. Caxambu, out. de 1993. OLIVEIRA, Djalma de P. Rebouas de. Planejamento Estratgico: Conceitos, Metodologia e Prticas. 10 ed. Ed. Atlas. So Paulo, 1996. 294 p. SOUTO MAIOR, Joel. Planejamento Estratgico Participativo (PEP): uma abordagem para os municpios. In: CEPAGRO: Animao de Processos de Desenvolvimento Local. Florianpolis, 1997. TURNES, Valrio A., Diretrizes para elaborao do plano de desenvolvimento local de Cocal do Sul, SC. Dissertao de Mestrado. Curso de Ps Graduao em Engenharia Civil/UFSC. Florianpolis, 1996. VIEIRA, Paulo Freire. Meio Ambiente, Desenvolvimento e Planejamento. In: Meio Ambiente, Desenvolvimento e Cidadania: desafios para as cincias sociais. Cortez Editora/Editora da UFSC. So Paulo/Fpolis, 1995.

Vous aimerez peut-être aussi