Vous êtes sur la page 1sur 17

UNIVERSIDADE PAULISTA DANIELLA DOMINICI

Transtorno Afetivo Bipolar no Gnero Masculino

SO PAULO 2013

DANIELLA DOMINICI

Transtorno Afetivo Bipolar no Gnero Masculino

Trabalho de Concluso de Curso para obteno do ttulo de Especializao em Sade Mental para Equi[es Multiprofissionais apresentado Universidade Paulista UNIP. Orientadores: Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira e Prof. Hewdy Lobo Ribeiro.

SO PAULO 2013

DANIELLA DOMINICI

Transtorno Afetivo Bipolar no Gnero Masculino

Trabalho de Concluso de Curso para obteno do ttulo de Especializao em Sade Mental para Equi[es Multiprofissionais apresentado Universidade Paulista UNIP. Orientadores: Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira e Prof. Hewdy Lobo Ribeiro.

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA _______________________/__/___ Prof. Hewdy Lobo Ribeiro Universidade Paulista UNIP _______________________/__/___ Profa. Ana Carolina Schmidt de Oliveira Universidade Paulista UNIP

AGRADECIMENTO

DEUS

Deus costuma usar a solido Para nos ensinar sobre a convivncia. s vezes, usa a raiva para que possamos Compreender o infinito valor da paz. Outras vezes usa o tdio, quando quer nos mostrar a importncia da aventura e do abandono. Deus costuma usar o silncio para nos ensinar sobre a responsabilidade do que dizemos. s vezes usa o cansao, para que possamos Compreender o valor do despertar. Outras vezes usa a doena, quando quer Nos mostrar a importncia da sade. Deus costuma usar o fogo, para nos ensinar a andar sobre a gua. s vezes, usa a terra, para que possamos Compreender o valor do ar. Outras vezes usa a morte, quando quer Nos mostrar a importncia da vida.

RESUMO

Este trabalho teve como objetivo realizar uma reviso da literatura sobre o Transtorno Afetivo Bipolar no gnero masculino. Pode-se verificar que a bibliografia sobre o tema escassa, no havendo artigos exclusivos sobre o gnero masculino. Nos artigos que comparavam os gneros, foi possvel observar a baixa adeso ao tratamento teraputico e medicamentoso e a falta de conhecimento da doena pelo prprio paciente e seus familiares.

PALAVRAS CHAVES: Transtorno Afetivo Bipolar; Gnero; Homens; Reviso.

ABSTRACT

This study aimed to review the literature on bipolar affective disorder in males. The literature on the subject is scarce and there is no unique articles about the male gender. In articles comparing genders, we observed poor adherence to therapeutic treatment and medication and lack of knowledge of the disease by the patient and their family.

KEYWORDS: Bipolar Disorder; Gender; Men; Review.

SUMRIO

1 INTRODUO 2 3 4 5 6 OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS DISCUSSO CONSIDERAES FINAIS

07 09 10 11 13 14 15

REFERNCIAS

1. INTRODUO

Segundo Ballone (2005), todas as pessoas vivem diversos sentimentos, em intensidades variadas, como: alegria, tristeza, medo, ousadia, energia, desnimo, ira, apatia, desinteresse. Segundo o autor, comum os indivduos ficarem alegre com oportunidades de emprego, vida amorosa, filhos e outras situaes agradveis; ou experimentar tristeza e sofrimento frente uma desiluso, uma doena ou morte de pessoa querida. Quando se refere ao (TAB), no se trata de simples flutuaes de sentimentos, mas de um transtorno psiquitrico, como ser visto a seguir. COSTA (2008) descreve o TAB como uma doena crnica e grave, sendo que seu conjunto de sinais e sintomas, comorbidades, prejuzos sociais, profissionais, financeiros e fsicos trazem prejuzos sociedade e tornam altos os custos com servios de sade. Dados da Organizao Mundial da Sade revelam que o TAB a sexta causa de incapacidade no mundo e a terceira entre as doenas mentais (MURRAY; LOPEZ, 1997). O Transtorno Bipolar tm como caracterstica predominante a perturbao ou oscilao do humor. O TAB se divide em tipos: Transtorno Bipolar I ( caracterizado por um ou mais Episdios Manacos ou Mistos, geralmente acompanhados por Episdios Depressivos Maiores) , Transtorno Bipolar II (caracteriza-se por um ou mais Episdios Depressivos Maiores, acompanhado por pelo menos por um Episdio Hipomanaco), Transtorno Ciclotmico (caracteriza-se por pelo menos 2 anos por numerosos perodos de sintomas hipomanacos que no satisfazem os critrios para um Episdio Manaco e numerosos perodos de sintomas depressivos que no satisfazem os critrios para um Episdio Depressivo Maior), Transtorno Bipolar Sem Outra Especificao ( includo para a condio de transtornos com aspectos bipolares que no satisfazem os critrios para qualquer dos Transtornos Bipolares especficos definidos) (APA, 2002). O Transtorno Bipolar acontece com frequncia em indivduos no incio de suas vidas profissionais sem distino de raa, gnero e cultura, sendo mais frequente entre solteiros ou separados (LIMA, 2005). Segundo Lima (2005) indivduos acometidos pelo TAB tm maiores taxas de desemprego e esto mais sujeitos a utilizarem servios mdicos e serem hospitalizados.

Tem incio por volta dos 20 anos para homens e mulheres e igualmente prevalente entre ambos os gneros (LIMA, 2005). Nos homens, o nmero de Episdios Manacos iguala ou excede o nmero de Episdios Depressivos Maiores, enquanto nas mulheres estes predominam. A taxa de recorrncia dos episdios superior a 90%, e 10 a 15% dos pacientes tero mais de dez episdios de crises. Essas recorrncias podero ter um impacto negativo no prognstico desses indivduos (COSTA, 2008). A taxa de no adeso ao tratamento um desafio aos profissionais da psiquiatria, sendo alguns dos fatores prejudiciais o diagnstico tardio, uso de lcool e drogas, falta de conhecimento da doena (SANTIN,2005). Segundo o Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais DSM-IV (APA, 2002), pessoas portadoras do Transtorno Bipolar I tm maior probabilidade de ter um histrico de problemas atuais por uso de lcool ou outras substncias. Outros transtornos esto associados incluem Anorexia Nervosa, Bulimia Nervosa, Transtorno de Dficit de Ateno/Hiperatividade, Transtorno de Pnico, Fobia Social e Transtorno Relacionado a Substncias. O TAB fortemente associados ideao suicida e tentativas de suicdio. O suicdio consumado ocorre em 10 a 15% dos indivduos com Transtorno Bipolar I, a ideao suicida tem maior probabilidade de ocorrer quando o indivduo est em estado depressivo ou misto. Em amostras clnicas entre 14-59% dos pacientes tm ideao suicida e 25-56% apresentam pelo menos uma tentativa de suicdio. Aproximadamente 15% a 19% dos pacientes com transtorno bipolar morrem por suicdio (ABREU,2009). No gnero masculino o fator de risco para suicdio aumentado pelo maior uso abusivo de lcool do que nas mulheres (COSTA,2008).

Assim, tendo em vista a gravidade do Transtorno Afetivo Bipolar, o impacto deste transtorno na vida do indivduo e da sociedade, pela evidncia de aspectos diferenciados no TAB no gnero masculino, e pela pouca publicao sobre este gnero em literatura cientfica, justifica-se o estudo de reviso bibliogrfica sobre o TAB em homens.

2. OBJETIVOS

Objetivo Geral Discutir as principais caractersticas referente ao Transtorno Afetivo Bipolar no gnero masculino descritas em pesquisas nacionais.

Objetivos Especficos Comparar dados epidemiolgicos brasileiros entre os gneros feminino e masculino no TAB. Verificar diferenas no diagnstico, manejo e prognstico entre os gneros feminino e masculino no TAB. Apresentar um resumo das principais abordagens teraputicas no tratamento do TAB em homens presentes na literatura cientfica.

10

3. METODOLOGIA

O presente estudo trata-se de uma reviso bibliogrfica sobre o tema do Transtorno Afetivo Bipolar no gnero Masculino em literatura nacional. O levantamento foi realizado a partir de das bases de dados, Lilacs, Bireme, Scielo e Ebsco, buscando as palavras chave Transtorno Afetivo Bipolar. Sero inclusos artigos completos em portugus, que abordem a temtica do Transtorno Afetivo Bipolar em amostra que contenha pessoas do sexo masculino. Sero excludos artigos sobre TAB em crianas, adolescentes, e exclusivos sobre mulheres.

4. RESULTADOS

Nas bases de dados Scielo e Ebsco no foram encontrados artigos que atendessem os critrios de incluso ao se inserir o limite masculino. Na base de dados Bireme foram encontrados os mesmos textos da base de dados Lilacs, dos quais cinco foram selecionados, e seguem resumidos na tabela 01 a seguir:

Tabela 01: Resumo dos artigos selecionados

Autor, Ano MIASSO; CARMO; TIRAPELLI, 2012.

Ttulo Transtorno afetivo bipolar: perfil

Amostra 101 pacientes com diagnstico de com de medicao contnua prescrita; maiores de 18 anos. TAB; uso

Metodologia Coletas atravs entrevista estruturada. dados de

Resultados Maior pblico:

Concluso Pacientes baixa adeso a terapia medicamentosa. Sugerem 63% abordagens educativas, relacionadas tratamento ao para novas com

feminino, 70,3% e masculino

frmacoteraputico e adeso ao

29,7%; idade de 41 a 50 anos; casados.

medicamento.

no aderem ao tratamento medicamentoso.

minimizar a no adeso.

TUCCI; KERRCORREA; DALBEN, 2013

Ajuste social em pacientes transtorno bipolar, distimia depresso dupla. com afetivo unipolar, e

100 pacientes em tratamento no mnimo por meses. . seis

Caracterizao Socioeconmica e demogrfica.

Predomnio mulheres. Homens 31% amostra. Maioria participantes

de

O relacionamento Familiar teve um

foram da

papel significativo no social. ajustamento

Questionrio para dados de evoluo e de histria da doena. Escala de Avaliao da Incapacitao Psiquitrica. Global Assessment Relational Functioning Scale. of

dos

tinha no mnimo dois anos de

tratamento, idade acima de 50 anos.

MIASSO; MONTESCHI; GIACCHERO, 2009.

Transtorno afetivo bipolar: adeso ao medicamento satisfao com o tratamento orientaes equipe de sade de um ncleo de sade mental e da e

21 pacientes Com TAB.

Entrevista aplicao teste Green

com do

Falta de adeso Medicamentosa por comportamento no intencional

A pesquisa aponta a para a necessidade promoo adeso a terapia medicamentosa. da da

Mortiskye de

instrumento elaborado pelos pesquisadores.

13

5. DISCUSSO

Existem relativamente poucos estudos sobre diferenas plausveis no Transtorno Bipolar por gnero. O que se pode observar conforme artigos pesquisados so a menor procura e adeso ao tratamento pelos portadores do gnero masculino (MIASSO, 2012). Nos homens com TAB, os sintomas muitas vezes so mascarados por uso de substncias, principalmente o lcool e drogas, e que a taxa de tentativas de suicdio tambm maior que no gnero feminino (ABREU, 2009). A falta de adeso muito discutida, em Transtorno Afetivo Bipolar: adeso ao medicamento e satisfao com o tratamento e orientaes da equipe de sade de um ncleo de sade mental, aponta a para a necessidade da promoo da adeso a terapia medicamentosa (MIASSO, 2009). A no adeso ao tratamento responsvel por grandes frustraes na psiquiatria e muitos fatores tentam explicar este fenmeno: fatores ligados aos pacientes, como suas atitudes e crenas em relao ao tratamento por ser um transtorno crnico e de doena; fatores ligados ao medicamento, como regimes posolgicos complexos, efeitos adversos e interaes medicamentosas (COSTA, 2008). Um relacionamento familiar tem um papel significativo no ajustamento social no tratamento mais eficaz em pacientes com TAB. (TUCCI, 2013).

14

6. CONSIDERAES FINAIS

presente

pesquisa

teve

como

objetivos

especficos

comparar

dados

epidemiolgicos brasileiros entre os gneros feminino e masculino no TAB, e apresentar um resumo das principais abordagens teraputicas no tratamento do TAB em homens presentes na literatura cientfica. Estes objetivos no foram atingidos devido escassa literatura brasileira sobre o tema. Quanto ao objetivo de verificar diferenas no diagnstico, manejo e prognstico entre os gneros feminino e masculino no TAB, este foi atendido parcialmente. A no adeso teraputica e medicamentosa aponta a necessidade de medidas mais eficazes no tratamento do Transtorno Afetivo Bipolar, como a incluso da psicoeducao aos pacientes e familiares, com o objetivo do maior entendimento da doena e dos ganhos de um tratamento eficaz. De acordo com os artigos, a maioria dos casos de TAB so do sexo feminino, no apenas por uma diferena de gnero, e sim por uma no-adeso do sexo masculino. Destaca-se a necessidade urgente de novos estudos sobre o TAB no gnero masculino, tendo em vista verificar epidemiologia, diferenas no diagnstico, manejo e prognstico nesta populao.

REFERNCIAS

ABREU, Lena Nabuco de et al . Ideao suicida e tentativas de suicdio no transtorno afetivo bipolar tipo I: uma atualizao para o clnico. Rev. Bras. Psiquiatr., So Paulo, v. 31, n. 3, Sept. 2009.

AMERICAN

PSYCHIATRIC

ASSOCIATION

(APA).

DSM-IV-TR,

Manual

Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais. (4a ed. rev.) Porto Alegre: Artmed. 2002.

BALLONE, G.J. Transtorno Afetivo Bipolar. In. PsiqWeb, internet, disponvel em www.psiqweb.med.br, 2005.

COSTA, A. M. N. Transtorno afetivo bipolar: carga da doena custos relacionados. Rev.psiquiatr.cln. vol.35 no.3 SoPaulo. 2008.

GOMES, Fabiano Alves et al . Resistncia insulina e sndrome metablica em pacientes ambulatoriais com transtorno do humor bipolar. Rev. psiquiatr. cln., So Paulo, v. 37, n. 2, 2010.

LIMA, Maurcio Silva de; TASSI, Juliana; NOVO, Ingrid Parra and MARI, Jair de Jesus. Epidemiology of bipolar disorders. Rev. psiquiatr. cln. vol.32, suppl.1, pp. 15-20, 2005.

MURRAY CJ, LOPEZ AD. Global mortality, disability and the contribution of risk factors: Global Burden of Disease Study. Lancet. 1997;349:1436-42.

PINHEIRO, Karen Amaral Tavares et al. Depresso paterna: episdio bipolar?. Rev. Bras. Psiquiatr. 2011.

16

MIASSO, Adriana Inocenti; CARMO, Bruna Paiva do; TIRAPELLI, Carlos Renato. Transtorno afetivo bipolar: perfil frmacoteraputico e adeso ao

medicamento. Rev.Bras.Psiquiatr. 2012.

TUCCI, Adriana M; KERR-CORREA, Florence; DALBEN, Ivete. Ajuste social em pacientes com transtorno afetivo bipolar, unipolar, distimia e depresso dupla. Rev. Bras.Psiquiatr. 2013.

MIASSO, Adriana Inocenti; MONTESCHI, Maristela; GIACCHERO, Kelly Graziani. Transtorno afetivo bipolar: adeso ao medicamento e satisfao com o tratamento e orientaes da equipe de sade de um ncleo de sade mental. Rev.Bras.Psiquiatr. 2009.

SEIXAS, Camila et al . Prevalence and clinical impact of eating disorders in bipolar patients. Rev. Bras. Psiquiatr., So Paulo, v. 34, n. 1, mar. 2012 .

GOMES, Fabiano Alves et al . Resistncia insulina e sndrome metablica em pacientes ambulatoriais com transtorno do humor bipolar. Rev. psiquiatr. cln., So Paulo, v. 37, n. 2, 2010.

Vous aimerez peut-être aussi