Vous êtes sur la page 1sur 8

Notas de Aula Ensino Mdio

Biologia Professora: Andra Barreto


Aula Data:

Gentica
Cruzamento Teste quando estamos fazendo um cruzamento e no sabemos se o indivduo dominante homozigoto ou heterozigoto (V ? ), realizamos um cruzamento dele com um indivduo recessivo e a resposta estar nos descendentes. Se nascerem descendentes recessivos tambm, indica que o progenitor heterozigoto. Exemplos:
Data:

Notas de Aula Ensino Mdio


Biologia Professora: Andra Barreto
Aula Data:

Data:

Heredograma: Os heredogramas so grficos utilizados em Gentica para expor a genealogia ou pedigree de um indivduo ou de uma famlia. Atravs de smbolos e sinais convencionais so caracterizados todos os integrantes da linhagem sobre a qual se questiona alguma coisa.

Data:

Trabalhar o exemplo caracterstica recessiva ou dominante ?


Data:

1 dd 2 Dd ( veja o 7) 5 Dd 6 Dd 7 -dd

Data:
3- D__ 4 dd 8 Dd 9- Dd 10- Dd 11- Dd 12- dd

E agora? A caracterstica dominante ou recessiva ?

Ateno ao casal 3 e 4 !

Data:

Falar sobre herana autossmica Autossmico significa a presena do par de genes num par de cromossomas que no aquele que determina o sexo, portanto quer os indivduos do sexo feminino quer do sexo masculino podero ser afetados. Exerccios: 1) O heredograma abaixo apresenta uma famlia com indivduos portadores de fibromatose gengival (aumento da gengiva devido a um tumor).

Data:

a) Qual o tipo de herana envolvida? b) Quais os indivduos seguramente homozigotos do heredograma? c) Quais os indivduos seguramente heterozigotos do heredograma?

2) Durante o exame fsico de uma pessoa que deseja perder peso voc observa a presena de inmeras manchas caf com leite. O paciente, que do sexo masculino, comenta que uma caracterstica da famlia, pois sua av e seu pai apresentam as mesmas manchas. Sua me e dois irmos so normais. a) Monte o heredograma. b) Qual o padro de herana?

c) Descreva seus gentipos.

Aula:

Lista de Exerccios:

Data:

Correo: Livro:

Aula:

Sistema de Determinao do Sexo:


Data:

Sistema XY Nesse sistema, as fmeas possuem o caritipo XX, ou seja, apresentam o cromossomo X em dose dupla, e os machos apresentam os cromossomos XY. Est presente nos insetos, mamferos, alguns peixes e plantas. o caso da espcie humana, onde o macho o sexo heterogamtico (XY) e ele que define o sexo da prole. A presena do cromossomo Y nos machos determina a produo de testosterona e consequente desenvolvimento das caractersticas sexuais masculinas. Termos: Heterogamtico Homogamtico:

Sistema X0 Esse sistema ocorre em espcies onde no existe o cromossomo Y. Os machos so, portanto, X0 (l-se xiszero) e as fmeas so XX. Esse tipo de herana ocorre em alguns insetos, como os gafanhotos. Os machos desse sistema possuem um nmero mpar de cromossomos em seu caritipo e as fmeas possuem

Data

um nmero par. Sistema ZW Esse tipo de herana ocorre em algumas espcies de insetos, peixes, aves e rpteis. Nessa herana, o sexo heterogamtico a fmea, que apresenta os cromossomos sexuais ZW e o macho, ZZ. Como a fmea heterogamtica, ela que define o sexo da prole. Outros tipos de determinao do sexo Temperatura Em algumas espcies de crocodilos, jacars, tartarugas e lagartos, o sexo da prole depende da temperatura de incubao dos ovos. Nas tartarugas marinhas, por exemplo, se os ovos forem incubados a temperaturas muito baixas, os indivduos que eclodirem sero machos, se os ovos forem incubados em temperaturas altas, os indivduos sero fmeas. Partenognese

Vous aimerez peut-être aussi