Vous êtes sur la page 1sur 21

APOSTILA

Unidade Curricular: Sade e Segurana no Trabalho Composio Curricular: Primeiros Socorros

Professora: Marlia Pedroza email: marilia.pedroza@pe.senai.br

Recife 2013

Sumrio
Introduo aos Primeiros Socorros Urgncias Neurolgicas Ferimentos: Hemorragias e Mtodos de Contenso Traumas Musculoesquelticos Queimaduras Parada Cardiorrespiratria Reanimao Cardiopulmonar Obstruo das Vias Areas Acidentes com animais peonhentos e Intoxicaes Parto de urgncia

Introduo aos Primeiros Socorros Os Primeiros Socorros ou socorro bsico de urgncia so as medidas iniciais e imediatas dedicadas vtima, fora do ambiente hospitalar, executadas por qualquer pessoa, treinada, para garantir a vida, proporcionar bem-estar e evitar agravamento das leses existentes. A prestao dos primeiros socorros depende de conhecimentos bsicos, tericos e prticos por parte de quem os est aplicando. O primeiro atendimento mal sucedido pode levar vtimas de acidentes a sequelas irreversveis. Objetivos: Preservar a vida; Reduzir o sofrimento; Prevenir complicaes; Proporcionar transporte adequado, possibilitando melhores condies para receber o tratamento definitivo.

NR 07 PCMSO Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional Esta Norma Regulamentadora estabelece que todos os empregadores, e instituies que admitam trabalhadores como empregados (independentemente da quantidade de empregados), tm a obrigatoriedade de elaborar e implementar um programa de sade ocupacional (PCMSO) para sua empresa com o objetivo de promover e preservar a sade de seus trabalhadores. 7.5 DOS PRIMEIROS SOCORROS. 7.5.1 Todo estabelecimento dever estar equipado com material necessrio prestao dos primeiros socorros, considerando-se as caractersticas da atividade desenvolvida; manter esse material guardado em local adequado e aos cuidados de pessoa treinada para esse fim.

Sinais Vitais So aqueles que como o prprio nome j diz: QUE SO VITAIS A VIDA DO SER HUMANO. Dependendo do tipo de acidente, esses sinais se alteram de tal forma que podem levar a vtima ao bito de maneira rpida. Quem so eles: Frequencia da Respirao Temperatura corporal Frequencia Cardaca = Pulso Presso Sinais de Apoio So aqueles que vo lhe orientar sobre o estado geral da vtima, podendo servir como base para o tratamento ou no. Quem so eles:

Colorao da Pele Reao pupilar Nvel de conscincia Perda da Sensibilidade

Legislao Casos de Omisso Segundo o Cdigo Penal Brasileiro, qualquer indivduo, mesmo o leigo na rea da sade (pertencente a qualquer outra rea de trabalho, ocupao ou estudo), tem o dever de ajudar um necessitado ou acidentado ou simplesmente chamar ajuda para estes. Do contrrio, sofrer complicaes penais. Artigo 135: Deixar de prestar assistncia, quando possvel faz-lo sem risco pessoal, criana abandonada ou extraviada, ou pessoa invlida ou ferida, ao desamparo ou em grave e iminente perigo; ou no pedir, nesses casos, o socorro da autoridade pblica: PENA Deteno, de 1 (um) a 6 (seis) meses, ou multa. Pargrafo nico. A pena aumentada de metade, se da omisso resulta leso corporal de natureza grave, e triplicada, se resulta a morte."

Procedimentos bsicos que um socorrista deve realizar Pedir auxlio: Telefonar para um atendimento de urgncia; Autocontrole (calma, tolerncia, pacincia); Conhecimento e avaliao tcnica; Manter o bom senso; Iniciativa e liderana, com distribuio de tarefas; Discretos comentrios; Dar assistncia a vtima que corre maior risco de morte; Capacidade de improvisao. Biossegurana BIO = VIDA SEGURANA uma doutrina de comportamento que visa o alcance de atitudes e condutas que diminuam os riscos do trabalhador de adquirir infeces ocupacionais. Neste ponto entra a utilizao dos EPIs: Luvas, mscaras e culos de proteo.

Mecanismos de Trauma Ao se aproximar da cena, o socorrista j pode constatar o que ocorreu, observando por exemplo a posio da vtima, diante de uma queda de andaime. Cinemtica do Trauma: A cinemtica do trauma estuda a transferncia de energia de uma fonte externa para o corpo da vtima. Esse entendimento das leses reduz a possibilidade do socorrista no reconhecer uma leso grave. 1 Lei de Newton: Um corpo em movimento ou em repouso permanece neste estado at que uma fora externa atue sobre ele. 2 Lei de Newton: Fora igual massa (peso) do objeto multiplicado por sua acelerao. Tipos de Traumas Existem trs tipos de traumatismos distintos: 1. Traumas Fechados: No qual o impacto se distribui em uma rea mais extensa e a superfcie do corpo no penetrada. 2. Trauma Penetrante: Desenvolve um novo orifcio na pele, decorrente da penetrao de objetos. 3. Leses por exploso: A energia contida no explosivo convertida em luz, calor e presso. A gravidade das leses ser dada pela relao entre a fora de exploso e da distncia da vtima. Leses Primrias: So causadas pela onda de presso da exploso. Atingem rgos que contm gs, como tmpano, os pulmes e os intestinos. Leses secundrias: Ocorrem quando a vtima atingida por detritos da exploso. Incluem ferimentos penetrantes, laceraes e fraturas. Leses tercirias: Resultam quando a vtima lanada contra um objeto pela fora da exploso. A leso ocorre no ponto de impacto. Avaliao da Cena: Tem como objetivo de preservar a segurana da equipe de socorro e suspeitar de possveis leses sofridas pela vtima. A cena deve ser avaliada quanto a presena de situaes de risco antes dos socorristas se aproximarem para que os mesmos preservem sua segurana. A SEGURANA DA EQUIPE A PRIORIDADE NMERO UM!!! Passos a serem seguidos durante um atendimento de urgncia: OBSERVAO: Em alguns instantes o socorrista deve observar a situao e comear a decidir com calma, mas rapidamente, o melhor a fazer. PROTEO: Individual e coletiva, juntamente com o isolamento da rea. SINALIZAO: importante sinalizar a rea do acidente para que no ajam outros acidentados. ISOLAMENTO DA REA: Tem o objetivo de delimitar a rea de ao dos socorristas, impedindo a interferncia de curiosos. Pode ser feito com cordas ou uma barreira humana, aproveitando os prprios espectadores. Esta barreira deve estar sempre voltada para a via e de costas para o acidente.

LOCALIZAO: Nem sempre as leses externas so as nicas, ou as vtimas que voc visualiza inicialmente so as nicas. importante saber se existem outras vitimas no local. EM SITUAES DE EMERGNCIA Isolar o local; Providenciar comunicao Imediata SAMU; Remover as vtimas que estejam em local instvel; Determinar as prioridades de atendimento; Cuidar das leses mais graves; Providenciar o transporte, quando necessrio de forma adequada.

Avaliao da Vtima Avaliao Primria: Deve ser completada em dois minutos ou menos, no devendo ser interrompido, exceto em casos de Parada Cardiorrespiratria. A B C D E Aproximao Posio adequada do socorrista: Joelhos ao solo ao lado da vtima; Verificar estado de conscincia: Repousar as mos nos ombros e efetuando leves toques, chamar o vitimado: CIDADO, CIDADO EST ME OUVINDO? Promovendo estimulo de dor no trapzio se no h resposta aos primeiros chamados.

ABCDE A - Aberturas das vias reas com controle da coluna cervical: Desobstruir boca e orofaringe com estabilizao da coluna cervical. Inclinao da cabea: Coloque uma das mos sobre a teste e empurre com a palma para inclinar a cabea para trs e coloque os dedos da outra mo sobre a parte ssea da mandbula inferior, prximo ao queixo e por fim, erga a mandbula para trazer o queixo para frente. Anteriorizao/subluxao da mandbula sem inclinao da cabea*: Coloque uma mo em cada lado da cabea da vtima, com os dedos no ngulo inferior da mandbula e erga-a com ambas s mos, deslocando a mandbula para frente. E para o controle da coluna cervical necessrio que o socorrista ponha a cabea da vtima em uma linha neutra, fazendo a imobilizao com as mos e colocando posteriormente um

colar cervical. B Respirao e Ventilao: Avaliar se a vtima respira e ventila atravs da utilizao de mecanismos externos de ventilao: Como a respirao boca-boca*, a respirao boca-vlvula-mscara ou bolsa-vlvula-mscara (ambu). C Circulao: Avaliar todas as caractersticas que envolvam a circulao do sangue e controle das hemorragias. Hemorragia Perfuso (teste de enchimento capilar) Pele (cor, temperatura, umidade) Pulso D Avaliao Neurolgica; Que serve para verificar o estado neurolgico das vtimas aps uma estabilizao dos sinais vitais, serve para atentar para possveis leses na cabea. E Exposio da Vtima: o ltimo passo da avaliao primria, neste momento que o socorrista avalia a vtima como um todo, rasgando as roupas da vtima para fazer a buscativa de leses que no tenham sido encontradas no primeiro momento. Aps essa etapa necessrio que se faa a cobertura da vtima, se possvel com manta trmica para evitar casos de hipotermia. Avaliao Secundria: Identificar leses que, no primeiro momento, no comprometem a vida do acidentado, mas, se no forem tratadas, podero compromet-la nas horas seguintes. 1- Proceda ao exame da cabea aos ps (Cfalo-Caldal); 2- Questione a vtima (se possvel); 3- Questionem as testemunhas (se houver). DR-ABCDE D DANGER (PERIGO) = SEGURANA DO LOCAL R RESPONSIVIDADE A AIRWAY = VIAS AREAS COM CONTROLE DA COLUNA B BREATHING = VERIFICAO DA RESPIRAO C CIRCULATION = CIRCULAO E CONTROLE DE HEMORRAGIAS D DISABILITY = ESTADO NEUROLGICO E EXPOSURE = ESPOSIO DA VITMA Urgncias Neurolgicas Anatomia e Fisiologia do Sistema Nervoso Sistema responsvel pelo controle e coordenao das funes de todos os sistemas do organismo, e, ainda, ao receber estmulos aplicados superfcie do corpo (frio, calor, dor, etc.) e capaz de interpret-los e desencadear, eventualmente, respostas adequadas a esses estmulos.

Assim, muitas funes do sistema nervoso dependem da vontade (caminhar, por exemplo, um ato voluntrio) e muitas outras ocorrem sem que delas tenhamos conscincia (a secreo da saliva, por exemplo, ocorre independente de nossa vontade). Principais funes: Ajustamento do organismo ao ambiente, perceber e identificar as condies ambientais externas, bem como as condies reinantes dentro do prprio corpo e elaborar respostas que adaptem a essas condies. Principais componentes: Sistema Nervoso Central (encfalo e medula) e Sistema Nervoso Perifrico. Vertigem: a iluso de movimento do corpo ou do ambiente algumas vezes definida adicionalmente como rotatria ou unidirecional. Frequentemente associada com outros sintomas como impulso (sensao do corpo empurrado ou arremessado para o espao), osciloscopia (iluso visual de movimento para frente e para trs), nuseas e vmitos. CAUSAS DAS VERTIGENS: Alturas elevadas; Mudanas bruscas de presso atmosfrica; Ambientes abafados; Movimentos giratrios rpidos; Mudanas bruscas de posio; Nervosismo. SINAIS QUE PRECEDEM A VERTIGEM: Mal estar geral; Tontura; Zumbidos; Surdez momentnea; Nuseas; No h perda de sentidos ou de conscincia. COMO FAZER O ATENDIMENTO Evitar aglomeraes em torno da vtima e manter o local arejado; Colocar a vtima deitada em decbito dorsal, mantendo a cabea sem travesseiro ou qualquer outro apoio e os ps ligeiramente elevados; Impedir que a vtima faa qualquer movimento brusco, sobretudo com a cabea; Afrouxar toda a roupa da vtima, sobretudo ao redor do pescoo. Desmaios: O desmaio um mal sbito, podendo ser considerado uma forma leve do estado de choque, onde temos uma perda temporria e repentina de conscincia devido interrupo do fluxo sanguneo no crebro.

CAUSAS DOS DESMAIOS: Falta de alimentao; Fadiga; Emoo forte; Perda de sangue; Permanncia em ambientes muito abafados. SINAIS QUE PRECEDEM O DESMAIO: Vertigem, tontura; Fraqueza; Escurecimento da vista; Nuseas; Palidez; Suor frio; Falta de controle muscular. PROCEDIMENTO QUANDO A VTIMA ESTIVER CONSCIENTE: Evitar aglomeraes em torno da vtima e manter o local arejado; Colocar a vtima deitada em decbito dorsal, com os ps ligeiramente elevados; Conversar com a vtima, orientando-a para que respire profunda e lentamente e afrouxe toda roupa da vitima. NO OFERECER NENHUM LQUIDO A VTIMA. PROCEDIMENTO QUANDO A VTIMA ESTIVER INCONSCIENTE: Fazer uma avaliao das vias areas, da respirao e da circulao e pedir socorro avanado. (iniciar RCP se necessrio) Enquanto a vtima estiver inconsciente e respirando normalmente, deve-se mud-la para uma posio mais segura.

Crises Convulsivas: a atividade muscular anormal, associada a alteraes de comportamento ou inconscincia caudas por atividade anormal de clulas cerebrais. A principal causa de convulses a epilepsia. CAUSAS DAS CONVULSES: Epilepsia (principal causa); Hipoglicemia;

Overdoses; Abstinncia a drogas ou lcool; Leses Cerebrais; Febre Alta. Crises Epilticas No convulsiva (ou crise de pequeno mal) - Caracteriza-se por uma ausncia breve, olhar fixo e um tremor palpebral, no reagindo voz ou a qualquer outro estmulo. Convulsiva (ou crise de grande mal) - Caracterizada por contraes musculares descoordenadas, perda de conscincia e frequentemente acompanhada de incontinncia de esfncteres. SINAIS QUE PRECEDEM AS CRISES EPILTICAS: 1. Por vezes um grito violento; 2. Um rodar de olhos para cima; 3. Perda de conscincia qual se segue uma queda violenta; 4. Devido aos perodos de apneia que ocorrem durante a crise convulsiva, poder surgir cianose labial (roxo); 5. O cerrar violento dos dentes d origem, por vezes, mordedura da lngua. A lngua pode tambm fazer convulso, o que, em conjunto com o aumento da salivao, provoca o "espumar" pela boca muitas vezes acompanhado com sangue resultante da mordedura da lngua; 6. Ocorre frequentemente incontinncia de esfncteres; 7. Ao recuperar da crise, a vtima apresenta-se no incio prostrada evoluindo para a apatia, agitao e confuso. Como fazer o atendimento: NO INTRODUZIR OBJETOS NA BOCA DA VITIMA NO CONTER A VITIMA, protegendo a cabea da mesma e a afastando de objetos perigosos; Realizar teste de glicemia capilar*

Acidente Vascular Enceflico: O AVE caracterizado pela interrupo do fluxo sanguneo cerebral, seja ele por uma obstruo ou por um rompimento de artrias. E atravs destas caractersticas que identificamos o tipo de AVE. Isqumico Hemorrgico SINAIS E SINTOMAS Fraqueza ou formigamento na face, no brao ou na perna, especialmente em um lado do corpo; Confuso, alterao da fala ou compreenso;

Alterao na viso (em um ou ambos os olhos); Alterao do equilbrio, coordenao, tontura ou alterao no andar; Dor de cabea sbita, intensa, sem causa aparente;

Como fazer o atendimento: Em primeiros lugar chame imediatamente meios de socorro profissional; Mantenha a funo respiratria sob vigilncia; Mantenha a pessoa na posio lateral de segurana.

Ferimentos: Hemorragias e Mtodos de Contenso O sistema circulatrio sanguneo formado por um circuito fechado de tubos (artrias,capilares e veias) dentro dos quais circula o sangue e por um rgo central, o corao, que atua como bomba aspirante-premente. Artrias Veias Capilares Principais funes: Transporte de O2, nutrientes, hormnios para as clulas e remoo de produtos indesejveis; defesa do organismo (por meio do transporte de antitoxinas e glbulos brancos); tambm auxilia na manuteno do contedo de H2O e ons, pH e temperatura do corpo.

Principais componentes: Corao, vasos (artrias, veias e capilares). Ferimentos: Traumatismos com rompimento de pele provocados pela ao de agentes fsicos ou qumicos, podendo ser diferenciados atravs do seu mecanismo de ao. Tipos de Ferimentos Perfurante: Provocada por materiais perfurantes, que ao entrar em contato com a pele, promovem uma pequena leso externa, mas causas danos profundos na parte interna do organismo. Corte: Promovido por laminas de corte, que causam ferimentos com bordas regulares e que podem ser suturados. Abraso: Podem arrancar uma grande rea de pele, lesando muitas terminaes nervosas. Ferimentos Especiais Amputaes: a remoo de uma extremidade do corpo atravs de cirurgia ou acidente. Na medicina, usada para controlar a dor ou a doena no membro afetado, como no cncer e na gangrena. Cuidados: Se a parte do corpo amputada estiver suja, poder lavar rapidamente com soro ou gua limpa; Recolha o coto, coloque dentro de um saco plstico seco; Depois coloque o saco bem fechado dentro de uma vasilha com gelo ou gua gelada; Providenciar socorro imediato, levando com a vtima a parte amputada. NUNCA COLOCAR A PARTE AMPUTADA DENTRO DE SUBSTNCIAS LQUIDAS!!!! Objetos transfixados ou empalados No tente remover o objeto do local (exceto objetos na bochecha); Imobilizar e proteger o objeto de movimentaes; Prevenir o estado de choque; Transportar para hospital de referencia e informar a regulao. Eviscerao: a exposio das vsceras atravs de traumas na regio abdominal Nunca tentar recolocar as vsceras no interior do abdmen; Cobrir as vsceras expostas com bandagem, gazes ou ataduras embebidas em soro fisiolgico; Flexionar as pernas da vtima; Tratar o estado de choque;

Hemorragias perda de sangue que ocorre quando h o rompimento de veias ou artrias, provocado por cortes, amputaes, esmagamentos e fraturas de forma externa ou ainda de forma interna quando o sangramento permanece dentro das cavidades do corpo humano.

Caracterizas Hemorragias Arteriais: Apresenta um sangramento em jatos intermitentes e vermelho bem vivo. Sangue rico em O2. Representa a maior causa de morte nas hemorragias. Hemorragias Venosas: Apresenta sangramento de forma continua e vermelho escuro. Sangue rico em CO2.

Sangramento Capilar: Flui em pouca quantidade, no representa risco imediato a vtima e rapidamente cessado. Sinais e Sintomas Frequencia Cardaca diminuda Vtima queixa-se de sede Suor pegajoso e frio Pele, lbios e dedos cianticos Respirao rpida e superficial

Epistaxe: Sangramento pelo nariz Sentar o paciente com o rosto um pouco inclinado para a frente e deix-lo apertar a parte frontal malevel do nariz; Colocar o brao esquerdo do paciente em repouso sobre a mesa, com a palma da mo virada para o rosto e com o nariz apertado entre os seus dedos indicador e mdio; Verificar se toda a parte malevel do nariz se encontra apertada; Com os dedos da sua mo direita, apertar os seus dedos da mo esquerda para aumentar a presso sobre o nariz e manter a presso por cerca de 10 minutos.

Tcnicas de Conteno de Hemorragias Elevao do Membro: Ponto de Presso: Torniquete:

Traumas Musculoesquelticos Anatomia e Fisiologia Esses dois sistemas juntos representam um dos maiores sistemas do corpo, sendo o principal sistema onde ocorre traumas, por estar mais exposto ao risco, de uma forma geral. Atualmente o Ser Humano adulto tem 217 ossos e 700 msculos. Onde juntos representam cerca de 75% do nosso peso corporal.

MUSCULOS Principais funes: Sustentao e movimento. Principais componentes: Msculos e tendes.

OSSOS Principais funes: sustentao, movimento e proteo. Principais componentes: Ossos e articulaes.

Entorses: Ocorre quando se ultrapassa o limite normal de movimento de uma articulao. Sinais e Sintomas: Dor intensa na articulao; Dificuldade de movimentao; Podendo haver sangramento interno. Contuso: Forte impacto na superfcie do corpo, causando leso nos tecidos moles e msculos. Sinais e sintomas: Dor e hematomas. Luxao: Descolamento do osso da articulao, acompanhado de grave leso de ligamentos articulares. Sinais e Sintomas: Deformidade e movimento anormal da articulao; Cavidade entre as superfcies articulares; Dor Intensa; Sangramento interno. Fraturas: Fratura toda interrupo na continuidade de um osso, resultante de uma fora fsica sobre o mesmo. Os tipos de fraturas sero divididos de acordo com: Sua extenso: Incompletas e Completas Sua exposio: Fechada e Exporta Tipos de Fraturas Extenso: Incompletas: O osso fraturou, mas os fragmentos sseos permanecem interconectados; Completas: Existe a separao completa entre os fragmentos sseos. Exposio: Fechadas: Quando o foco da fratura achar-se recoberto pela pele, no houve soluo de continuidade da pele; Expostas: Quando o foco da fratura produziu soluo de continuidade da pela (ferimento), o foco da fratura tem contato permanente com o meio ambiente. SINAIS E SINTOMAS Dor intensa ao movimento; Edema local; Crepitao ao efetuar movimentos; Hematoma; Paralisia se houver leso de algum nervo.

Leso de coluna Providncias: Cuidado no atendimento e no transporte (imobilizao correta). Nota: Todas as vitimas inconscientes devero ser consideradas e tratadas como portadoras de leses na coluna. SINAIS E SINTOMAS Dor local intensa; Diminuio da sensibilidade, formigamento ou dormncia em membros inferiores e/ou superiores; Paralisia dos segmentos do corpo, que ocorrem abaixo da leso; Perda do controle esfincteriano (urina e/ou fezes soltas). Imobilizaes: Tcnica para imobilizao de fraturas fechadas (tala rgida) Identifique o local da fratura (suspeita); Corte ou rasgue a roupa da vtima na rea lesada; Se a fratura for muito angulada, deve ser retificada com aplicao de trao suave para coloc-la numa tala; Se for tala de madeira ou papelo, acolchoar (se possvel) bem as talas, principalmente onde houver protuberncias sseas; Nas fraturas de ossos longos, aplicar trao e alinhamento antes de imobilizar. Examine antes e depois, de imobilizar a sensibilidade e os pulsos; No tentar alinhar a fratura caso ela esteja muito prximo s articulaes, tais como joelho, tornozelo, punho e cotovelo. Tcnica para imobilizao de fraturas expostas (tala rgida) Nestes casos, certamente haver sangramentos, devendo o socorrista, primeiro estancar a hemorragia (arterial ou venosa); Sempre que possvel lavar o ferimento com gua limpa ou se possvel soro fisiolgico; Aplicar sobre o foco da fratura, compressas de gaze limpas ou estreis, compressas de pedao de tecido limpo, fixando-as sobre o foco (curativo compressivo); Nunca, o socorrista dever tentar colocar o osso no lugar, isso s aumentaria a leso e a infeco; As talas rgidas no podero ficar sobre a leso, isso foraria o osso a voltar para o seu eixo;

Transporte dos Acidentados: O transporte de acidentados deve ser feito por equipe especializada em resgate. O transporte realizado de forma imprpria poder agravar as leses, provocando sequelas irreversveis ao acidentado.

A vtima somente dever ser transportada com tcnicas e meios prprios, nos casos onde no possvel contar com equipes especializadas em resgate. QUEIMADURAS Doena caracterizada por uma leso na pele ou at tecidos mais profundos, causada por agentes diversos como calor, o frio, agentes qumicos, eletricidade e radiao ionizante. Podendo ser superficiais ou profundas. Objetivo do socorrista: Abrandar a dor. Prevenir e tratar o choque. Prevenir infeces. Grau das Queimaduras PRIMEIRO GRAU (ESPESSURA SUPERFICIAL): queimaduras que atingem apenas a epiderme. SEGUNDO GRAU (ESPESSURA PARCIAL): Queimaduras que atingem a epiderme e a derme, produzindo dor severa. A pele se apresenta avermelhada e com bolhas; as leses que atingem a derme mais profunda revelam-se midas. So as queimaduras que mais se beneficiam do curativo efetuado corretamente. TERCEIRO GRAU (ESPESSURA TOTAL): Atingem toda a espessura da pele e chegam ao tecido subcutneo. As leses so secas, de cor esbranquiada, com aspecto de couro, ou ento pretas, de aspecto carbonizado. Geralmente no provocam dor. O que fazer: Extinguir as chamas sobre a vtima ou suas roupas; Remover a vtima do ambiente hostil; Remover roupas que NO estejam aderidas a seu corpo; Promover o resfriamento da leso e de fragmentos de roupas ou substncias, como asfalto, aderidos ao corpo do queimado; Aps interromper o processo de queimadura, proceder ao atendimento segundo o A-B-C-D-E. Queimaduras Qumicas: Provocada por cidos e bases. Ocorre com menor frequncia por ingesto ou contato com a pele. Lavar a queimadura lentamente, com grande quantidade de gua; No aplicar unguentos, graxa sou outras substncias; Cobrir com gaze ou pano limpo; Procurar imediatamente o ambulatrio de acidentados. Queimaduras Eltricas: Provocada por raios e corrente eltrica. Tem caractersticas especiais; um ponto de entrada e um de sada, podendo levar a danos na musculatura, nervos e sistema vascular: corre-se o risco de amputao. SINAIS E SINTOMAS

Parada cardiorrespiratria; Queimaduras; Leses traumticas. PRIMEIROS SOCORROS Interromper imediatamente (desligar os circuito) o contato da vtima com a corrente eltrica, utilizando luvas isolantes de borracha de acordo com a classe de tenso, com luvas de cobertura ou basto isolante; Certificar-se de estar pisando em cho seco, se no estiver usando botas com solado isolante; Realizar avaliao primria (grau de conscincia, respirao e pulsao); Aplicar as condutas preconizadas para parada cardiorrespiratria, queimaduras e leses traumticas; Encaminhar para atendimento hospitalar. Procedimentos Gerais Resfriar o local com bastante gua e proteg-lo com pano limpo; A queimadura deve ser molhada por, pelo menos, uma hora; No se deve aplicar qualquer tipo de gorduras, mas apenas compressas frias e midas para aliviar a dor. Queimaduras nos dedos, axilas ou dobras do corpo Compressas para impedir a adeso. Roupa aderida queimadura No retirar. Pode agravar a leso, passando, por exemplo, de 2 grau para 3 grau, com ferida. Queimaduras nas extremidades Mergulhar em gua fria ou envolv-lo em compressas embebidas em gua fria para aliviar a dor. Queimadura com mais de 15% de acometimento Dar muito lquido ao paciente para prevenir o choque. Insolao: Ocorre devido exposio prolongada dos raios solares sobre o indivduo ( Ao diretas dos raios solares). Sinais e sintomas Temperatura do corpo elevada; Pele quente, avermelhada e seca; Diferentes nveis de conscincia; Falta de ar; Desidratao; Dor de cabea, nuseas e tontura.

PRIMEIROS SOCORROS Remover a vtima para lugar fresco e arejado; Baixar a temperatura do corpo de modo progressivo, envolvendo-a com toalhas umedecidas; Oferecer lquidos em pequenas quantidades e de forma frequente; Mant-la deitada; Avaliar nvel de conscincia, pulso e respirao; Providenciar transporte adequado; Encaminhar para atendimento hospitalar. Intermao: Ocorre devido ao do calor em lugares fechados e no arejados (fundies, padarias, caldeiras etc.) intenso trabalho muscular. Sinais e sintomas Temperatura do corpo elevada; Pele quente, avermelhada e seca; Diferentes nveis de conscincia; Falta de ar; Desidratao; Dor de cabea, nuseas e tontura; Insuficincia respiratria. PRIMEIROS SOCORROS Remover a vtima para lugar fresco e arejado; Baixar a temperatura do corpo de modo progressivo, aplicando compressas de pano umedecido com gua; Mant-la deitada com o tronco ligeiramente elevado; Avaliar nvel de conscincia, pulso e respirao; Encaminhar para atendimento hospitalar.

PARADA CARDIORRESPIRATRIA a cessao sbita e inesperada da atividade mecnica ventricular til e suficiente para realizar uma circulao efetiva, juntamente com as atividades respiratrias do individuo. A parada cardiorrespiratria leva morte no perodo de 3 a 5 minutos.

CAUSAS Parada respiratria Doena coronariana Doena de Chagas Fibrilao ventricular Choque (Eltrico/Volmico) Afogamento SINAIS Sinais da Parada Respiratria: Inconscincia. Trax imvel. Ausncia de sada de ar pelas vias areas. Sinais da Parada Cardaca: Inconscincia. Ausncia de pulsao. Ausncia de som de batimentos cardacos. CONSEQUENCIAS NO ORGANISMO 10 a 15 segundos: Perda de conscincia devido parada de circulao sangunea cerebral. 3 minutos: Comea a ocorrer leso cerebral. Aps 10 minutos: As chances de ressuscitao so prximas a zero.

Reanimao Cardiopulmonar: a realizao de procedimentos em vtimas com parada cardiorrespiratria, com a finalidade de restabelecer a circulao e oxigenao cerebral e dos demais rgos, atravs de massagem cardaca e de respirao (Ventilaes artificiais). A America Heart Association - AHA trouxe em suas diretrizes 2010, algumas mudanas na prtica, principalmente no que diz respeito s compresses torcicas, recebendo assim um destaque pra tal. Adoo do gasping respirao agonizante No mnimo 100 compresses por minuto Sequncia do A-B-C por C-A-B

CORRENTE COM 5 ELOS 1) Reconhecer RCP e acionar servio de emergncia 2) RCP precoce (nfase nas compresses torcicas) 3) Rpida desfibrilao 4) Suporte de vida avanado eficaz 5) Cuidados ps-PCR integrados

Posicionamento do Socorrista Procure a linha mamilar inicial; Apoie uma mo sobre a outra neste ponto Regio Hipotnar Calcanhar da mo; Mantenha os braos esticados; Comprima e solte o trax ritmicamente.

Realizao das Manobras A relao 30:2 mantm-se, desde que haja experincia dos socorristas (30 compresses torcicas para 2 ventilaes assistidas). Caso o socorrista no tenha experincia, faz-se apenas as compresses. Depresso de 5cm do trax; Mnimo de 100 compresses por minuto; Retorno total do trax aps cada compresso; Minimizar ao mximo as interrupes. Cada ventilao deve durar em torno de 1 segundo. S FEITA APS AS COMPRESSES TORCICAS. Podem ser feitas a cada 6 a 8.

QUANDO INTERROMPER AS MANOBRAS DE REANIMAO 1. 2. 3. 4. Quando houver retorno dos batimentos cardacos; Quando a equipe de suporte avanado assumir os procedimentos no ambiente pr-hospitalar; Quando a vitima for atendida por equipe mdica no ambiente hospitalar; Porm, caso seja necessrio transport-la no interromper a RCP em mais de 10 (dez) segundos.

DESFIBRILAO Na disponibilidade do aparelho (DEA), a desfibrilao feita logo aps o incio das compresses torcicas. O DEA tem prioridade no atendimento.

Desobstruo das vias areas Vias Areas: Conjunto de rgos responsveis pela troca de gases entre o meio externo e os pulmes e vice-versa. Superiores: Narinas, laringe e traqueia. Inferiores:Brnquios, bronquolos e pulmes. Desobstruo Se tosse, vtima respira. No havendo tosse e levando as duas mos ao pescoo, proceder desobstruo. A asfixia tende levar o acidentado a entrar em desespero. MANOBRA DE HEIMLICH: Consiste na realizao de uma fora externa para a expulso do corpo estranho.

Vous aimerez peut-être aussi