Vous êtes sur la page 1sur 4

Apocalipse: Lio 24

O Cordeiro e os Remidos no Monte Sio


(Apocalipse 14:1-5)

s captulos 12 e 13 (lies 21-23) so assustadores. Um drago terrvel peleja contra os servos de Deus, e continua perseguindo os cristos. Ele recebe a ajuda de duas bestas, uma feia e assustadora que escapa at a morte, e a outra bem suave e enganadora que mata as pessoas que no se submetem fora do mal. O drago e seus aliados dominam as pessoas da terra. Diante de tanto poder, que esperana tm os servos do Senhor? Embora Jesus j tenha respondido a esta dvida vrias vezes no livro, ele quer confortar e fortalecer os fiis. Antes de mostrar a outra aliada do diabo, a Babilnia (captulo 17), ele refora mais uma vez o tema principal do livro. Deus domina, julgando os perversos e salvando os fiis. Assim, ele assegura os discpulos que, independente da ferocidade dos perseguidores, no ficaro desamparados. A primeira cena de conforto, neste trecho, mostra o Cordeiro com os 144.000.

14:1
Olhei, e eis o Cordeiro em p: Apareceu numa hora boa! Depois de ver o drago, a besta do mar e a besta da terra (parecendo cordeiro), agora Joo v o verdadeiro Cordeiro, o mesmo que foi achado digno de receber o livro da mo direita do Pai (captulo 5). Ele no esqueceu de seus servos, e no os deixou sozinhos. O 1 Olhei, e eis o Cordeiro em Cordeiro est em p, vivo e poderoso. No se deitou, e no foi p sobre o monte Sio, e derrotado. Serve como exemplo para os seus seguidores. No com ele cento e quarenta e devem desistir ou se render ao inimigo. quatro mil, tendo na fronte escrito o seu nome e o nome Sobre o monte Sio: Sio aparece somente neste versculo no de seu Pai. Apocalipse, mas j traz um significado rico pelo seu uso em vrios outros trechos. Literalmente, Sio o monte onde o templo foi construdo, e freqentemente representa a cidade de Jerusalm. Mas a palavra ganha um sentido maior no Antigo e Novo Testamentos. Davi esperava que a salvao viesse de Sio (Salmo 14:7). O Libertador veio de Sio para tirar pecados (Romanos 11:2627; cf. Isaas 59:20). Este Redentor o mesmo Rei que despedaaria as naes com sua vara de ferro (Salmo 2:6-9). Jesus Cristo, a pedra angular do reino de Deus, foi posto em Sio (Romanos 9:33; 1 Pedro 2:6). O texto do Novo Testamento que mais ajuda Hebreus 12:22-24 Mas tendes chegado ao monte Sio e cidade do Deus vivo, a Jerusalm celestial, e a incontveis hostes de anjos, e universal assemblia e igreja dos primognitos arrolados nos cus, e a Deus, o Juiz de todos, e aos espritos dos justos aperfeioados, e a Jesus, o Mediador da nova aliana, e ao sangue da asperso que fala coisas superiores ao que fala o prprio Abel. Jesus, ressuscitado e vitorioso sobre a morte, reina em Sio e demonstra seu domnio sobre as naes. Como seria confortante para os santos perseguidos ver o Cordeiro em p no monte! E com ele cento e quarenta e quatro mil: J encontramos os 144.000 no intervalo entre o sexto e o stimo selos (7:1-8). Foram selados para proteo dos danos causados pelos ventos que os quatro anjos seguravam. Aqui, esto em p sobre o monte, com Jesus. Tendo na fronte escrito o seu nome e o nome de seu Pai: Mais uma vez, o contraste entre os discpulos do Senhor e aqueles que habitam sobre a terra se torna evidente. Os mpios recebem a marca da besta, mostrando que lhe pertencem (13:16-18). Os fiis recebem a marca do Senhor (7:3), o nome de seu Mestre, porque so dele (14:1; cf. 3:12). O contraste entre estes dois nomes faz toda a diferena at a diferena eterna. A marca da besta traz o nome ou nmero de homem; a marca dos 144.000 o nome de Deus. O nome da besta
Lio 24: O Cordeiro e os Remidos no Monte Sio (14:1-5) 127

imperfeito e temporrio; o nome de Deus permanente, perfeito e eterno. este nome que salva (Atos 4:12) e que exaltado acima de todos os outros (Filipenses 2:9-11). Isaas profetizou sobre o Messias: O seu nome ser: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Prncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juzo e a justia, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exrcitos far isto (Isaas 9:6-7). Quem est na sombra do Cordeio, no monte Sio, com este nome na testa, no tem motivo para temer a besta com seus nomes de blasfmia e sua autoridade para agir por 42 meses!

14:2
Ouvi uma voz do cu como voz de muitas guas, como voz de grande trovo: Uma voz forte, que nos lembra das vozes de Jesus (1:15) e da grande multido de seus servos (19:6). Troves, sempre no Apocalipse e quase sempre nas outras ocorrncias na Bblia, vm do cu e comunicam a autoridade de Deus. Exemplos em outros livros incluem: Os que contendem com o SENHOR so quebrantados; dos 2 Ouvi uma voz do cu cus troveja contra eles (1 Samuel 2:10); Trovejou o como voz de muitas guas, SENHOR desde os cus; o Altssimo levantou a sua voz como voz de grande trovo; (2 Samuel 22:14); Ou tens brao como Deus ou podes tambm a voz que ouvi era trovejar com a voz como ele o faz? (J 40:9). No como de harpistas quando Apocalipse, vozes e troves saem do trono de Deus (4:5) e do tangem a sua harpa. santurio dele (11:19; 16:17-18). Joo ouve a voz de um dos quatro seres viventes como se fosse voz de trovo (6:1). No stimo selo, o fogo atirado do altar terra foi acompanhado por troves (8:5). No intervalo entre as sexta e stima trombetas, o brado do anjo forte soltou as vozes dos sete troves (10:3). A voz da grande multido que adora a Deus como de muitas guas e como de fortes troves (19:6). Era como de harpistas quando tangem a sua harpa: Como tantos outros smbolos no Apocalipse (incenso, altares, arca da aliana, etc.), a idia dos harpistas vem do louvor dos judeus no Antigo Testamento (cf. 5:8; 15:2). Harpas e outros instrumentos foram caractersticas do louvor no templo em Jerusalm. Desta referncia percebemos que a voz forte vem dos adoradores que honram ao Senhor.

14:3-5
Entoavam novo cntico diante do trono, diante dos quatro seres viventes e dos ancios: Um novo cntico celebra a grandeza do Senhor (veja Salmo 33:3 no seu contexto). Especialmente relevantes so as palavras de Davi: Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro. Tirou-me de um poo de perdio, de um tremedal de lama; 3 Entoavam novo cntico colocou-me os ps sobre uma rocha e me firmou os diante do trono, diante dos passos. E me ps nos lbios um novo cntico, um hino de quatro seres viventes e dos louvor ao nosso Deus; muitos vero essas coisas, ancios. E ningum pde temero e confiaro no SENHOR. Bem-aventurado o aprender o cntico, seno os homem que pe no SENHOR a sua confiana (Salmo 40:1cento e quarenta e quatro 4; cf. Salmo 98:1-5). Isaas falou do Servo do Senhor e disse: mil que foram comprados da Cantai ao SENHOR um cntico novo e o seu louvor at terra. s extremidades da terra, vs, os que navegais pelo mar e tudo quanto h nele, vs, terras do mar e seus moradores.... O SENHOR sair como valente, despertar o seu zelo como homem de guerra; clamar, lanar forte grito de guerra e mostrar sua fora contra os seus inimigos (Isaas 42:10,13). Cnticos novos celebram o poder de Deus para proteger os fiis e lhes dar a vitria sobre os inimigos (cf. Apocalipse 5:8-10). O novo cntico do captulo 5 iniciou-se com os seres viventes e os ancios, mas este cntico comea com outros que louvam a Deus na presena destes seres celestiais.
128 Um Estudo do Apocalipse de Jesus Cristo

E ningum pde aprender o cntico, seno os cento e quarenta e quatro mil: Todas as criaturas de Deus, tanto os seres celestiais como os homens na terra, podem e devem adorar a Deus como Criador (4:11) e adorar a Jesus como o Cordeiro vitorioso (5:9-14). Mas aqui somente os redimidos, resgatados pelo sangue do Cordeiro, conseguem cantar o novo cntico. Os anjos se regozijam com a salvao de pecadores (Lucas 15:10) e desejam compreender o mistrio de Deus (1 Pedro 1:12), mas so os homens que experimentam a salvao em Jesus (Hebreus 2:16; Joo 3:16; Atos 17:30). Os homens redimidos tm uma relao especial com Deus, e uma dvida de gratido nica. So os salvos, representados pelo nmero 144.000, que cantam o novo cntico. O resto deste pargrafo descreve os 144.000, acrescentando algumas informaes no contidas no captulo 7, e reforando a figura de eles representarem os redimidos da terra. Estes 144.000:

Foram comprados da terra: O Cordeiro comprou com seu sangue os que procedem de toda
tribo, lngua, povo e nao (5:9). Os resgatados no pertencem mais aos habitantes da terra, pois se tornaram habitantes do cu (veja comentrios sobre 13:6 e 8 na lio 22). A redeno um aspecto fundamental da misso de Jesus. Os homens se vendem escravido do pecado (Romanos 7:14), mas no so incapazes de pagar o resgate para se livrarem (Romanos 7:24; Salmo 49:7-12). O resgate vem do Senhor (Salmo 11:9; 130:7), especificamente por meio do sacrifcio de Jesus: sendo justificados gratuitamente, por sua graa, mediante a redeno que h em Cristo Jesus (Romanos 3:24). Em Jesus temos a redeno, pelo seu sangue, a remisso dos pecados, segundo a riqueza da sua graa (Efsios 1:7; cf. Colossenses 1:14; Hebreus 9:12).

No se macularam com mulheres, porque so castos:

4 So estes os que no se macularam com mulheres, Os 144.000 so apresentados como homens virgens, que nunca porque so castos. So eles tiveram relaes sexuais. As interpretaes literais, como a os seguidores do Cordeiro doutrina das Testemunhas de Jeov, que dizem que tero por onde quer que v. So somente 144.000 no cu, encontram uma grande dificuldade os que foram redimidos com estas descries. Se o nmero literal, o resto da descrio dentre os homens, primcias deve ser igualmente literal. Teramos que concluir que os para Deus e para o Cordeiro 144.000 so homens virgens, e que no teria nem casado nem mulher no cu! De repente, o prprio apstolo Pedro seria excludo do cu, pois foi casado (Mateus 8:14). Lembrando do captulo 7, teramos que excluir, tambm, qualquer gentio, e teramos um nmero exato e igual de cada uma das 12 tribos citadas. Somente homens judeus e solteiros no cu? Algum realmente acredita numa doutrina dessas? Obviamente, a descrio simblica, no literal. Israelitas so as pessoas que pertencem a Deus, o povo do Senhor. 144.000 um nmero simblico, e a pureza deles espiritual. O casamento foi criado por Deus, e relaes sexuais entre um homem e sua legtima esposa so puras e ordenadas por Deus (Hebreus 13:4; 1 Corntios 7:2-5). O adultrio e a prostituio so usados simbolicamente na Bblia para representar a infidelidade espiritual, especialmente a idolatria: Porque adulteraram, e nas suas mos h culpa de sangue; com seus dolos adulteraram, e at os seus filhos, que me geraram, ofereceram a eles para serem consumidos pelo fogo (Ezequiel 23:37). Deus disse que Jud adulterou, adorando pedras e rvores (Jeremias 3:9). Da mesma forma, a castidade ou virgindade representa a pureza espiritual e a absteno da idolatria: Porque zelo por vs com zelo de Deus; visto que vos tenho preparado para vos apresentar como virgem pura a um s esposo, que Cristo. Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astcia, assim tambm seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo (2 Corntios 11:2-3). Os redimidos no participam da idolatria no adoram a besta porque so fiis e puros diante de Deus.

Seguidores do Cordeiro para onde quer que v: Jesus convida os homens a segui-lo: Dizia
a todos: Se algum quer vir aps mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me (Lucas 9:23). Aceitao deste convite a caracterstica que define os discpulos: As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheo, e elas me seguem (Joo 10:27). A deciso de seguir a Jesus traz ao discpulo a promessa da comunho com o Senhor: Se algum me
Lio 24: O Cordeiro e os Remidos no Monte Sio (14:1-5) 129

serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estar tambm o meu servo. E, se algum me servir, o Pai o honrar (Joo 12:26). Mas como esta descrio sugere, temos de segui-lo para onde ele nos guia. No suficiente seguir at onde sentimos bem, ou at onde concordamos com ele. A obedincia no andar at onde enxergamos o caminho, pois andamos por f, e no pelo que vemos (2 Corntios 5:7). Quando reconhecemos a soberania e autoridade absoluta de Jesus (veja Mateus 28:18), devemos ser obedientes em tudo. Jesus o exemplo perfeito: Porquanto para isto mesmo fostes chamados, pois que tambm Cristo sofreu em vosso lugar, deixando-vos exemplo para seguirdes os seus passos, o qual no cometeu pecado, nem dolo algum se achou em sua boca (1 Pedro 2:21-22).

Redimidos dentre os homens, primcias para Deus e para o Cordeiro: Ele repete o fato de
serem redimidos mas, desta vez, destaca o propsito ou destino dos salvos se tornam primcias para Deus e para Jesus. No Velho Testamento, as primcias pertenciam a Deus e a casa dele: Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primcias de toda a tua renda (Provrbios 3:9; cf. xodo 23:19; 34:26; Levtico 2:12; 23:17; Deuteronmio 26:2). Ainda no Antigo Testamento, a idia das primcias foi estendida para descrever o povo do Senhor, destacando a sua proteo dos inimigos: Ento, Israel era consagrado ao SENHOR e era as primcias da sua colheita; todos os que o devoraram se faziam culpados; o mal vinha sobre eles, diz o SENHOR (Jeremias 2:3). Desta maneira, se torna comum no Novo Testamento descrever servos do Senhor como primcias: Pois, segundo o seu querer, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fssemos como que primcias das suas criaturas (Tiago 1:18; cf. Romanos 16:5; 1 Corntios 16:5).

No se achou mentira na sua boca; no tm mcula: So pessoas honestas e puras. Estas


palavras nos lembram do exemplo de Jesus em 1 Pedro 2:22 (citado acima). Ele como um perfeito cordeiro, sem defeito e sem mcula (1 Pedro 1:19). O diabo e seus servos so mentirosos que induzem os homens ao 5 e no se achou mentira na erro pela falsidade de suas palavras. Os servos de Jesus falam e sua boca; no tm mcula. ensinam a verdade, e vivem pelos mesmos princpios. Assim, mantm pureza na palavra e no proceder (1 Timteo 4:12). A igreja que pertence a Jesus deve ser gloriosa, sem mcula, nem ruga, nem coisa semelhante, porm santa e sem defeito (Efsios 5:27).

Concluso

s bestas agem para seduzir os homens da terra, e para punir aqueles que no se submetem a suas falsas doutrinas. Qualquer discpulo, olhando para a situao na terra e os perigos ao seu redor, poderia facilmente se assustar com as perseguies que viriam se intensificando. Por isso, Deus pra um pouco e oferece, mais uma vez, conforto para seu povo fiel. Ele est em p sobre o monte Sio, e os fiis selados esto com ele.

Perguntas
1. 2. 3. 4. 5. Quem o Cordeiro? O que representado por monte Sio? O que estava escrito na fronte dos 144.000? Quem podia aprender o novo cntico?

Quais so as caractersticas dos 144.000 destacadas neste captulo?

Leitura para a prxima aula: Apocalipse 14

130

Um Estudo do Apocalipse de Jesus Cristo

Vous aimerez peut-être aussi