Vous êtes sur la page 1sur 2

Bolsa de valores

A bolsa de valores o mercado organizado onde se negociam aes de empresas de capital aberto (pblicas ou privadas) e outros instrumentos financeiros como opes e debntures. Pode ser na forma de uma associao civil sem fins lucrativos, que mantm o local ou o sistema de negociao eletrnico adequado realizao de transaes de compra e venda de ttulos e valores mobilirios, mas, o mais usual hoje em dia e que as Bolsas de Valores atuem como S/A`s visando lucro atravs de seus servios. Seu patrimnio, no caso das associaes civis, representado por ttulos pertencentes s sociedades corretoras que a compem; no caso das S/A's este patrimnio composto por aes. A bolsa deve preservar elevados padres ticos de negociao, divulgando - com rapidez, amplitude e detalhes - as operaes executadas. Embora existam entidades que s operam com prego eletrnico (como a norte-americana Nasdaq), em sua maioria as bolsas de valores dispem de um prego fsico, onde so realizadas as negociaes. As bolsas tm o dever de repassar aos investidores (atravs de revistas, boletins e meios eletrnicos) informaes sobre seus negcios dirios, comunicados relevantes de empresas abertas, dados de mercado e tudo o mais que contribua para a transparncia das operaes. No Brasil, a atividade das bolsas fiscalizada pela Comisso de Valores Mobilirios (CVM), em Portugal a actividades das bolsas fiscalizada pela Comisso do Mercado de Valores Mobilirios (CMVM).

Histrico
A Companhia Holandesa das ndias Orientais instituiu e comercializou as primeiras aes a serem colocadas em um estabelecimento financeiro, criando a primeira bolsa de valores, localizada em Amsterd, em 1602. Tradicionalmente os negcios aconteciam fisicamente no prprio recinto da bolsa: prego viva-voz. Porm atualmente as transaes so cada vez mais realizadas por meios eletrnicos em tempo real, onde so colocadas as ordens pelos compradores e vendedores: prego eletrnico.

[editar] Caractersticas de uma Bolsa de Valores


Os movimentos dos preos no mercado ou em uma seo do mercado so capturados atravs de ndices chamados ndice de Bolsa de Valores. Os preos das aes servem tambm para indicar o valor de mercado das empresas cotadas em bolsa. Dessa forma, diversos negcios podem ser realizados entre elas e com outros investidores. A principal funo da bolsa de valores manter transparente e adequado o local para as negociaes de compras e vendas de aes.

[editar] Algumas da principais bolsas de valores


North American Securities Dealers Automated Quotation System (NASDAQ) (Estados Unidos) Euronext Lisbon (PSI20) (Portugal) Bombay Stock Exchange Limited (BSE) (ndia) New York Stock Exchange (NYSE) (Estados Unidos) Bolsa de Valores Minas - Esprito Santo - Braslia (Bovmesb) (extinta) Bolsa de Valores de So Paulo (BM&FBOVESPA) (Brasil) London Stock Exchange (LSE) (Inglaterra) Frankfurter Wertpapierbrse (Frankfurt Stock Exchange) (FWB) (Alemanha) Hong Kong Exchanges and Clearing (HKEx) (China) Shangai Stock Exchange (SSE) (China)

Bolsa de Valores da Argentina (Merval) (Argentina) Bolsa de Valores de Tquio (TSE) (Japo) Bermuda Stock Exchange (BSX) (Bermuda) Bolsa de Valores do Rio de Janeiro (BVRJ) (extinta) Bolsa de Valores da Colombia (BVC) (Colmbia Bolsa Mexicana de Valores (Mxico) Moscow Interbank Currency Exchange (Rssia)

Vous aimerez peut-être aussi