Vous êtes sur la page 1sur 13

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA

HISTRIA DA EDUCAO NO BRASIL

MADALENA FREIRE

Daniela Apparecido de Jesus Rocha RGM 120101-8 Renata Stephanie Lopes de Oliveira RGM 121219-2 Keila Alves da Silva Mendona Maria Jos da Silva Ferreira Dbora Cristina Miano de Souza Paula de Cassia Fonseca Santos Tania Cristina da Silva RGM 122765-3 RGM 124170-2 RGM 124424-8 RGM 125360-3 RGM 128399-5

Turmas: 1 A e 2 A Campus: So Miguel Paulista

So Paulo 2012

-2-

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL CINCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE GRADUAO EM PEDAGOGIA - LICENCIATURA

HISTRIA DA EDUCAO NO BRASIL

Ministrado por Professora Ms. Rosemary Santiago

VIDA E OBRA DE MADALENA FREIRE

So Paulo 2012

-3-

SUMRIO

INTRODUO........................................................................................................................04 1.CONTEXTO HISTRICO....................................................................................................05 2.BIOGRAFIA DE MADALENA FREIRE.............................................................................06 3.OBRAS..................................................................................................................................07 3.1Sntese da Principal Obra.....................................................................................................07 4.PENSAMENTO PEDAGGICO..........................................................................................08 5.CONTRIBUIO PARA A EDUCAO...........................................................................09 6.IMAGEM...............................................................................................................................10 CONSIDERAES FINAIS....................................................................................................11 REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS......................................................................................12 WEBGRAFIA...........................................................................................................................13

-4-

INTRODUO O estudo da histria da educao no Brasil indispensvel ao conhecimento da educao contempornea. Este contexto histrico nos possibilita encontrar o caminho de uma educao realmente voltada para o desenvolvimento pleno do homem e sua realizao como cidado brasileiro. A educao atual ao mesmo tempo, reflexo do passado e construo para o futuro. Neste cenrio, surge para ns Madalena Freire, com ideais adquiridos atravs de sua famlia, sendo ela filha do grande Terico Paulo Freire, nos presenteia tambm com trabalhos incrveis e linhas metodolgicas que conheceremos ao longo de nossa pesquisa.

-5-

1. CONTEXTO HISTRICO

A partir da necessidade de novas estratgias governamentais para atender crescente demanda por atendimento s crianas menores de 7 anos, foram desencadeadas polticas de cunho compensatrio e emergencial que articulavam ampliao quantitativa do atendimento e baixo investimento pblico. At os anos 60 (mil novecentos e sessenta), o atendimento infncia era de carter exclusivamente assistencialista e apenas na dcada de 70 (mil novecentos e setenta), as instituies iniciaram seu processo de transformao ideolgica, como elucida Kulhmann (1998):
As concepes educacionais vigentes se mostravam explicitamente preconceituosas, o que acabou por cristalizar a ideia de que, em sua origem no passado, aquelas instituies teriam sido pensadas como lugar de guarda, de assistncia e no de educao (p.182).

Estes questionamentos originaram um grande nmero de mobilizaes. Na dcada de 1980 (mil novecentos e oitenta), um novo conceito de infncia passou a vigorar em nosso pas, tornando a criana um sujeito de direitos, ou seja, um real cidado a partir de ento. Durante estes anos, como resultado das reivindicaes de diversos setores da sociedade, efetuaram-se conquistas histricas no plano legal relativas criana e sua educao. Nesse sentido, a Constituio Federal de 1988 e o Estatuto da Criana e do Adolescente (1990), reconhecem a educao como direito da criana de 0 a 6 anos e como dever do Estado, sob a responsabilidade dos municpios, em regime de colaborao, a cumprir-se mediante o "atendimento em creches, (0 a 3 anos) e pr-escolas (4 a 6 anos)", definindo ambas como instituies educacionais. A necessidade pedaggica s foi legalmente reconhecida com a Constituio de 1988, quando ficou definido que as creches no teriam mais o carter assistencial, mas sim educacional, sendo includas juntamente com as demais etapas de ensino. A educao infantil no Brasil, a partir deste perodo, no tem mais a funo de substituir os cuidados que a famlia eventualmente no possa suprir, mas assume uma nova funo: a de complementar a educao da famlia, no quesito pedaggico. Aita (2009) esclarece esta mudana social, afirmando que a creche e pr-escola devero unir-se com famlia e comunidade, a fim de trabalharem juntas no sentido de atender a criana, visando seu pleno desenvolvimento.

-6-

2. BIOGRAFIA DE MADALENA FREIRE Filha do educador Paulo Freire, Madalena Freire inspirou vrias escolas consideradas inovadoras nos anos 80. Em sua concepo de educadora, retomando os pilares da teoria de seu pai, defende que "s se aprende em comunho com o outro." Pode-se, no mximo, estudar individualmente, mas s se cria saber em grupo. Para ela, os atores necessrios a essa construo so o grupo, o educador e o educando: "A liberdade com autoria e autonomia se d no grupo. Essa trama delicada de organizar a liberdade s acontece se existe algum que sabe mais`` , cita a pensadora.

-7-

3. OBRAS A pedagoga Madalena Freire possui larga experincia profissional na rea educacional. Ela professa uma prtica pedaggica construtivista e trabalha na formao de professores desde 1981. autora do livro "A paixo de conhecer o mundo" (1983, Editora Paz e Terra), e Educador alm de possuir vrios artigos publicados e participar da organizao de diversas publicaes. Madalena foi professora convidada da Universidade de Notre Dame (Indianna EUA, 1990-1991) e realiza assessoria de educao para governos municipais e estaduais. 3.1 Sntese da Principal Obra A Paixo de Conhecer o Mundo O livro escrito diante dos relatos de fatos vividos da educadora de educao infantil Madalena Freire. Seus relatrios so frutos de um trabalho onde os alunos tem ampla participao, no s por participao como resposta ao estmulo da educadora, mas uma participao como sujeitos construtores de seu prprio conhecimento. A educadora, Madalena Freire, tambm conhecida como Mad, percebe que pode tornar suas aulas muito mais interessantes, prazerosas e teis, partindo do desejo que as crianas tm em conhecer o mundo. percebendo a curiosidade com que as crianas vo demonstrando sobre diversos assuntos que a educadora encaminha suas aulas. Alm disso, ela faz questo de contar com a participao das crianas no registro de seus relatrios dirios e tambm de deixar claro que ela, assim como as crianas, precisa estudar sobre alguns assuntos que so trazidos como tema de aula e ela desconhece ou conhece superficialmente. A utilizao da hora da conversa, no incio das aulas, tem fundamental importncia no trabalho desenvolvido, pois nesse momento se percebe a possibilidade de um maior conhecimento das crianas entre si, da educadora com eles e deles com a educadora. Como dito anteriormente, as concepes de ideias para o trabalho em grupo partem das prprias aes das crianas, como o brincar e cabe ao educador observar e trazer a proposta para o grupo.
A leitura da palavra no apenas percebida pela leitura do mundo, mas por uma certa forma de escrev-lo ou de reescrev-lo, quer dizer, de transform-lo, atravs de nossa prtica consciente. Este movimento dinmico um dos aspectos centrais, para mim, do processo de alfabetizao. (p.123)

-8-

4. PENSAMENTO PEDAGGICO O pensamento pedaggico da autora esta focado permanentemente no Trabalho em Grupo. Ela afirma que no h como ensino e aprendizagem se fundir, sem o interagir entre o Educador e o Educando. Para essa pedagoga, a busca do saber s se d com rigor e sistematizao de atividades. "Construir conhecimento no como ir ao cinema ou jogar bola. Exige tempo determinado, espao determinado, rotina de trabalho, constncia. Sem rotina, no se desenvolve disciplina intelectual, e isso se faz j a partir dos dois anos," afirma Madalena. E na concepo da educadora, retomando os pilares da teoria de seu pai, "s se aprende em comunho com o outro." Pode-se, no mximo, estudar individualmente, mas s se cria saber em grupo. Para ela, a definio da figura e do papel do educador de extrema importncia, pois " ele quem sabe mais, quem tem mais experincia, o que entende mais sobre o processo para a conquista do produto". E neste processo de conquista e construo de conhecimento, o grupo, o educador e o educando desempenham papis fundamentais e complementares, seguindo, naturalmente, uma hierarquia. Sobre essa hierarquia e a atual maneira de se ensinar nas escolas, Madalena bem categrica: "Confundem autoridade com autoritarismo, tentam eliminar a hierarquia. Mas toda instituio tem a sua, a hierarquia permeia as relaes humanas. At quando voc diz que aqui ningum manda tem algum mandando, s que no est assumido." E ter a conscincia disso de grande valor para os que atuam no ambiente escolar. Para Madalena Freire, o dilema de buscar uma educao democrtica organizar o direito e a autoridade de cada um. Fugir desse dilema centralizando o poder num s plo, seja o do educador ou o do educando, reproduzir a relao autoritria que se reflete nas famlias e na sociedade. preciso trabalhar as mentalidades para o conceito de educao democrtica, seus pilares e suas conquistas. preciso reflexo. Reflexo do professor no que se refere a sua maneira de ensinar e aos resultados alcanados em sala de aula.

-9-

5. CONTRIBUIO PARA A EDUCAO Filha do educador Paulo Freire e autora dos livros "A Paixo de Conhecer o Mundo"e "Educador", entre outros, Madalena Freire educadora que associa aprendizagem e inovao. Ao longo de sua carreira, inspirou vrias escolas consideradas inovadoras nos anos 80 e, desde ento, trabalha tambm com assessoria de secretarias de educao municipais e estaduais.

- 10 -

6. IMAGEM DE MADALENA FREIRE

Fonte: http://programajornaleeducacao.blogspot.com.br

- 11 -

CONSIDERAES FINAIS No contexto que se define, Madalena uma mulher que luta pela educao em comunho com o prximo, que busca o ensino e o aprendizado de maneira unificada, mutuamente. Madalena prope aos grupos de estudo, uma viso de unio e colaborao, invertendo a imagem de escola autoritria para uma viso de escola totalmente participativa, no s no momento das aulas, como em todos os momentos da vida do educando. partilhando do conhecimento, que se abrange os ensinamentos, multiplicando-os e gerando muito mais fontes de informaes e disseminando novas perspectivas, onde na ramificao surgem sempre novos caminhos e maneiras do saber expressar.

- 12 -

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

KUHLMANN, M. Infncia e Educao Infantil - uma abordagem histrica. Porto Alegre: Mediao, 1998. FREIRE, M.; DAVINI, J; CAMARGO, F; MARTINS, M.C. - Srie Seminrios: Avaliao e Planejamento. A prtica educativa em questo. SP: Espaos Pedaggicos 1996. FREIRE, Madalena. A paixo de conhecer o mundo: Relatos de uma professora. - Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

- 13 -

WEBGRAFIA http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-em-seu-contexto-historico-desafios-daeducacao-publica-brasileira-frente-ao-terceiro-milenio/16486/ - Acesso em 08/09/2012 http://www.artigonal.com/educacao-infantil-artigos/a-historia-da-educacao-infantil-nocontexto-brasileiro-3252261.html - Acesso em 08/09/2012 http://www.conexaeventos.com.br/detalhe_noticia.asp?id=250 - Acesso em 11/09/2012

Vous aimerez peut-être aussi