Vous êtes sur la page 1sur 2

Qualidade Global

No precisa preocupar-se. A Qualidade Global ou Qualidade Integral um tema que est sendo abordado no mundo
inteiro. O cerne da questo o Ser Humano. Muita gente j compreendeu e tudo indica que no se trata apenas de retrica, que o Ser Humano tem que ser abordado muito alm do que trata a Qualidade Total. Trata-se na verdade, de um complemento Qualidade Total, criando conceitos poderosos que permitiro uma verdadeira implantao de um Programa de Qualidade.

Qual o maior problema que temos na implantao de um Programa de Qualidade? A conscientizao. Poderemos
dizer : As pessoas esto conscientes da importncia de um Programa de Qualidade. Eu, particularmente, estou totalmente consciente dos males do tabagismo, das doenas que causam, e no entanto continuo fumando. Isso no conscincia, sendo no mximo, uma percepo da realidade.

Conscincia algo muito mais forte. Ela entranha em nossas almas e as contaminam por completo. fcil perceber.
Acontece como se fosse uma iluminao. Algo que sempre esteve ao nosso redor, sempre o percebemos e repentinamente toma conta do nosso consciente, subconsciente e inconsciente.

A INTUIOA intuio algo interessante. Engana-se quem pensa que algo nato. Quem utiliza esse poderoso
instrumento, que todos temos, aprendeu (conscientemente ou no) a escutar e decifrar aquela voz que muitas vezes nos questiona, em outras, ajuda-nos a desvendar um problema que parecia sem soluo, nos aponta caminhos que ainda no surgiram e que normalmente no damos ateno a ela. Existem exerccios que podem fazer surgir a voz da intuio. A Qualidade Global tambm cuida desse tpico.

A ROCHA A Rocha no nada mais do que a nossa base, enquanto seres humanos vivendo em comunidade. Fala-se muito sobre
tica, mas pouco se explica. A tica, nessa metodologia, baseia-se em cinco princpios que chamamos de Princpios Fundamentais : Princpio do Carter Princpio da Humildade Princpio da Humanidade Princpio da Honestidade Princpio da Honra

Todos esses princpios tm uma plataforma bsica: Amor e Respeito ao semelhante. Esses princpios moldam uma base
tremendamente slida para o Ser Humano. A partir dessa base cria-se um ambiente propcio para uma saudvel relao humana, e esse o principal ponto para o sucesso de uma instituio qualquer (famlia, empresa, etc...). Sem ela, no h programa que vise a Qualidade que tenha chance de sucesso.

A COMUNICAO O Ser Humano comunica-se de diversas formas e na maioria das vezes consideramos apenas as palavras que saem pela
boca sem sequer nos questionarmos o porque de determinada pessoa estar falando daquela forma. A Qualidade Global aborda tambm o fator comunicao. Sem comunicao no h dilogo e sem dilogo no conseguimos desfazer dvidas, anseios, boatos, etc...Os famosos paradigmas s conseguem ser mudados atravs do dilogo. Cada um tem uma viso muito particular de um determinado acontecimento. Tanto a comunicao interpessoal como a comunicao intrapessoal so de fundamental importncia para o sucesso de um programa que procure atingir a excelncia. A interpessoal refere-se a comunicao com o nosso semelhante. O saber ouvir, o saber falar, o saber interpretar o que est por trs das palavras, so habilidades que deveriam ser inerentes a todo administrador. A comunicao intrapessoal aquela que temos com o nosso interior nos momentos de relaxamento, reflexo e meditao. aquela que nos faz refletir sobre nossos erros e acertos.

A EMPRESA NICA O conceito de empresa nica pode ser visto como uma mudana de paradigma na relao empresa X funcionrio. J
perceberam que cada um de ns uma empresa completa? Uma empresa com presidente, diretor e funcionrio e com

produtos serem fornecidos. Percebam que a nossa habilidade como administrador da empresa nica tem que ser muito superior quela necessria para administrar uma empresa normal. O motivo simples: O administrador da empresa nica, administra uma VIDA.

O EMPREGO EST ACABANDO ! So manchetes comuns nos dias de hoje. Mas no est acabando s no Brasil. O
fenmeno mundial. Tudo indica que em curto a mdio prazo o emprego, como o conhecemos, com carteira assinada, legislaes trabalhistas e tudo mais, ir acabar. No entanto, no h motivo para alarme nem desespero. O TRABALHO no acabar nunca. O que mudar a relao entre o trabalhador ( empresa nica ) e a empresa. O que passar a existir entre a empresa e a empresa nica ser um sistema de parceria, onde os parceiros jogaro o jogo do ganha-ganha. Como toda parceria, certamente haver um contrato entre as partes e que podero ser diferentes cada caso. Deixaro de existir as figuras do patro carrasco e do trabalhador coitado. Todos sero conscientes de seus direitos e deveres, cumprindo o acordo estipulado entre as partes. No haver mais a necessidade de uma justia trabalhista que por muitas vezes extremamente paternalista. O mbito jurdico ser restringido ao contrato entre a empresa e a empresa nica.

QUALIDADE GLOBAL A Qualidade Global, a exemplo da Qualidade Total, no mrito de ningum e ao mesmo tempo mrito de todos. So
utilizados conceitos e tcnicas to antigas quanto as de Incio de Loyola, que desenvolveu tcnicas para oraes espirituais. Conceitos j abordados por Stephen Covey, baseados em princpios. Tcnicas de meditao e relaxamento j utilizadas h sculos pela medicina chinesa e a medicina vdica. Tambm so utilizados recursos mais modernos como os desenvolvidos por Richard Bandler em PNL (Programao Neurolingustica) e DHE (Design Human Engineering). Conceitos de Inteligncia Emocional e lgico, os conceitos e ferramentas da Qualidade Total. Se existe algum mrito nesse trabalho, ele fica restrito ao fato da percepo de que tcnicas, conceitos e ferramentas, que aparentemente no tinham conexo, passam a integrar uma metodologia, aberta por excelncia, multi-dimensionada e com um nico propsito. Utilizar todas as ferramentas possveis para melhoramento e refinamento do Ser Humano. No para uma Empresa, Municpio, Estado ou Pas mas a caminho de uma melhoria da HUMANIDADE.
por Silvio Tadeu Corra dos Santos Membro da Sociedade Latino-americana para a Qualidade (SLQ) e Coordenador do Projeto Qualidade da USC Universidade do Sagrado Corao -aur, So Paulo, Brasil Nota sobre o Autor: SILVIO Tadeu CORRA dos Santos Engenheiro Eletronico, com Especializao em Anlise de Sistemas e Formao em Qualidade Total. Atualmente Coordenador do Projeto Qualidade USC - Universidade Sagrado Corao - Bauru, So Paulo, Brasil. O Engo. Silvio Corra Membro da Sociedade Latino-americana para a Qualidade (SLQ).

Vous aimerez peut-être aussi