Vous êtes sur la page 1sur 25

UNIVERSIDADE PAULISTA

VIRGNIA STELA BUENO LAMBERTi

OS ESPAOS DEFLAGRADORES DE CRIATIVIDADE

So Paulo 2010

VIRGNIA STELA BUENO LAMBERT

OS ESPAOS DEFLAGRADORES DE CRIATIVIDADE

Artigo realizado para a concluso do curso de Arteterapia para obteno do ttulo de

Especialista em Arteterapia. Orientador: Prof. Jos Mrcio da Silva Costa

So Paulo 2010

(...) quando as bombas demoliram, sem piedade, a obra e a obra do homem, compreendemos que as construes devem ser para a vida do homem, deve servir, deve consolar e no mostrar, numa exibio teatral, as vaidades inteis do esprito humano.
Lina Bo Bardi

Como processos intuitivos, os processos de criao interligam-se intimamente com nosso ser sensvel. Mesmo no mbito conceitual ou intelectual, a criao se articula principalmente atravs da sensibilidade.
Fayga Ostrower

RESUMO

O espao, objeto de estudo e material de trabalho de tantos profissionais, ser estudado aqui como sendo um dos muitos elementos deflagradores de criatividade. Em muitos casos, esse espao pode ser algo conceitual um espao interior, uma brecha que a conscincia abre para dar vazo criatividade. Em outros, ele pode ser algo fsico mesmo, delimitado arquitetnica ou paisagisticamente. Trataremos, tambm, de entender o que a criatividade, como surge, como se manifesta e como aliment-la. Junto a essas discusses, veremos como se d o processo criativo de alguns artistas. Palavras-chave: Criatividade. Individuao. Processo criativo. Espaos que deflagram a criatividade.

Introduo

Consideramos a criatividade um potencial inerente ao homem, e a realizao desse potencial uma de suas necessidades.
Fayga Ostrower

Partindo dessa afirmao de Ostrower, podemos perceber que criatividade no uma habilidade presente em apenas algumas pessoas muito especiais. Ao contrrio, somos todos portadores desse potencial inventivo. Segundo alguns tericos da criatividade, todos os seres vivos so portadores da capacidade de solucionar problemas de forma inusitada. Darwin defendia que a fora criadora inerente vida. A evoluo orgnica criadora, pois est sempre a gerar novas espcies (...) sem precedentes e sem repeties. 1 Tambm Edmundo Sinnot, outro terico da criatividade biolgica dizia que, por si s, a vida criativa porque se auto-organiza e se auto-regula gerando novidades.2 Sendo assim, bom lembrar que criatividade no se restringe ao campo das artes, como muitos pensam. A criatividade est presente em todos os momentos e em todas as instncias de nossa vida, contudo, nesse artigo, nosso foco de interesse se voltar criatividade artstica e criatividade expressiva. Mais especificamente, a essa necessidade de realizao do potencial criativo como forma de manter o equilbrio psquico do ser humano, dando-lhe a sublime sensao de libertar-se de algo, seja de uma priso fsica, ou de uma priso subjetiva.

1 2

Kneller, G. F. apud WECHSLER, Solange Mglia. Criatividade: Descobrindo e Encorajando. Livro Pleno. 2002. Pag. 03 Idem.

1. Criatividade a Servio da Individuao


O homem cria, no apenas porque quer, ou porque gosta, e sim porque precisa; ele s pode crescer enquanto ser humano, coerentemente, ordenando, dando forma, criando. Fayga Ostrower

... O homem cria porque precisa... Essa afirmao, quando entendida e apreendida por algum, transforma a vida dessa pessoa porque, como j foi dito, a realizao do potencial criativo d ao criador a sensao de liberdade. No viemos vida para nos moldarmos, indefensavelmente, s frmas j existentes. Queremos criar a nossa frma, ou melhor, a nossa forma de ser e estar no mundo. Para isso, alm da criatividade preciso liberdade. E para ser livre preciso coragem. Portanto, julgo ser a liberdade e a criatividade coisas que vivem e existem em consonncia. Sem uma no h a outra. Mas a liberdade para a materializao do potencial criativo no algo que vem de fora, que est fora do criador. Essa liberdade precisa existir dentro do criador, e essa a grande tarefa da arteterapia: encorajar os criadores e libert-los das rgidas e infundadas autocrticas, deixando-os a servio da intuio e da fruio criativa, com a finalidade de autoconhecimento, integrando a conscincia ao inconsciente. Fazendo com que a conscincia se fortalea para poder receber material do inconsciente e com esse material dialogar, rumo ao processo de individuao. Alves (1990), ao falar sobre esse processo do indivduo ir se tornando nico, o qual Jung denominou processo de individuao, diz:
Individuao significa fazer-se indivduo. Alcanar o mximo de sua individualidade, a qual podemos entender como a mais ntima e profunda expresso de nosso ser, com uma total compreenso, aceitao e permisso desta expresso. E ainda reconhecer a ao de um material inconsciente sobre o eu. Estas trs atitudes citadas acima praticamente definem o termo de responsabilidade que deveramos ter em relao ao nosso crescimento interno. Isto seria reconhecer-se tal como se , por natureza, e no como se gostaria de ser.

A arteterapia tem um papel importantssimo nesse processo de individuao, pois funciona como um instrumento teraputico, ajudando o indivduo se ver e se reconhecer em cada smbolo e mensagem que seus trabalhos apresentam, ou, como diria Alves, ajuda o ser a se reconhecer nesse material inconsciente. Funciona como um espelho para o criador.

como se a obra fosse um retrato de seu lado obscuro, inconsciente, que precisa de uma luz para poder torn-lo visvel. A arte, nesse processo, uma das luzes mais eficientes e poderosas que podemos encontrar. Alm disso, uma luz ldica, que a encontramos, muitas vezes, de formas alegres e leves. Mas nem sempre assim. O encontro com a sombra, com nosso lado obscuro, pode causar dor e sofrimento, mas isso faz parte do processo de individuao. quase impossvel crescer sem sentir dor, sem sofrer em alguns momentos. A dor e o sofrimento podem estar presentes, mas acredito que o enfrentamento da sombra e da escurido torna-se muito mais fcil quando se tem a arte como escudo ou espelho. Podemos dizer que o processo criativo tem diferentes fontes geradoras; diferentes razes e diferentes destinos. Clarissa Pinkola Ests, em seu livro Mulheres Que Correm Com os Lobos (pag. 373), fala sobre a criatividade:
A criatividade um mutante. Num momento ela assume uma forma; no instante seguinte, uma outra. Ela como um esprito deslumbrante que aparece para todas ns, sendo porm, difcil de descrever, j que no existe acordo a respeito do que as pessoas vislumbram no seu claro cintilante. Ser que o emprego dos pigmentos e telas, ou lascas de tinta e papel de parede, comprovao da sua existncia? E o que dizer da pena e do papel, de bordas floridas no caminho do jardim, da criao de uma universidade? , isso mesmo. E de passar bem um colarinho, de criar uma revoluo? Tambm. Tocar com amor as folhas de uma planta, reduzir a importncia de certas preocupaes, dar ns no tear, descobrir a prpria voz, amar algum profundamente? Tambm. Segurar o corpo morno do recm-nascido, criar um filho at idade adulta, ajudar a reerguer uma nao derrotada? Tambm. Cuidar do casamento como do pomar que ele , escavar procura do ouro psquico, descobrir a palavra perfeita, fazer uma cortina azul? Tudo isso pertence vida criativa.

Essa uma belssima descrio de criatividade, porque afasta de ns a idia de criatividade ligada exclusivamente criao artstica. Contudo, essa apenas uma das inmeras formas de se criar. Para a autora, tudo, tudo o que fazemos seguindo um instinto de amor, cuidado, carinho, criatividade.

Dentro desse conceito, Ests (1999, pag.373) diz que a vida criativa trata-se (...), de sentir tanto amor por algo seja por uma pessoa, uma palavra, uma imagem, uma idia, pelo pas ou pela humanidade que tudo o que pode ser feito com o excesso criar. Sendo assim, seguindo esse conceito de Ests, criar o mesmo que amar. Esse amor excedente, pode ser entendido por muitos, como a inspirao que pulsa dentro do indivduo para que ele se lance criao. Entretanto, tambm h processos criativos que se originam no rancor, no desamor. Esses sentimentos tambm podem levar algum a se lanar criao como forma de materaliz-los. Esse seria um outro tipo de criatividade. Um contra-ponto ao conceito anterior. Se no primeiro o excesso de amor que gera a criao, nesse o excesso de desamor que deflagra o processo criativo. Se pensarmos historicamente, o primeiro trabalho que o ser humano empreendeu no mundo, foi o de criador, inventor, organizador de tudo o que havia ao seu redor para poder transformar aquele contexto selvagem e rude, em algo mais humano, aconchegante e confortvel. Podemos dizer que essa foi uma materializao criativa que gerou conseqncias positivas e importantes para a evoluo da vida humana em sociedade. Em contrapartida, houve, concomitantemente, ainda que de forma inocente, um abuso da liberdade criativa que o ser humano passou a empenhar durante os anos de sua existncia, mais intensamente de uns 200 anos pr c - e menos inocentemente -, que colocou a vida na Terra em perigo. Esse seria um outro tipo de criatividade, que parte da destruio de algum tipo de Vida para se criar ou se transformar alguma coisa, gerando, como consequncia, uma destruidora e avassaladora instabilidade da harmonia da Vida. Esse, o tipo de criatividade que no nos importa. certo que, para se criar, preciso destruir algo, ou transform-lo em outra coisa, contudo, esse processo, quando realizado de forma saudvel e responsvel, jamais colocar em risco a vida ou a estabilidade de nenhuma espcie terrestre. Muitos outros tipos de criatividade poderiam ser listados, mas podemos dizer que, para haver criao, preciso que haja uma inspirao inflando o potencial criativo de algum para que este no caiba em si e se lance criao, externalizao de sua criatividade, materializao de seu sentimento (amor, dio, alegria, desconforto...) por algo ou algum.

Otvio Paz diz que: Inspirao aquela voz estranha que leva o homem para fora de si mesmo para ser tudo o que ele , tudo o que ele deseja: outro corpo, outro ser.3 Rollo May (1982. pag. 33), psiclogo existencialista nascido em 1909, conta que tratou de um jovem talentoso que tinha mpetos de inspirao, mas no a concretizava nunca. Mesmo no a concretizando, isso lhe dava um enorme prazer, mas no gerava nada alm de prazer. Era um mpeto que os limites do corpo - a mando da auto-crtica barravam, no permitindo que ele sasse para se tornar algo palpvel, audvel, visvel, enfim, percebido tanto pelo criador quanto por outras pessoas. Nesse caso, temos um exemplo de que a inspirao por si s no suficiente para deflagrar um processo criativo. Ao conversar com amigos artistas, sobre seus processos criativos, percebi que quando o indivduo j conseguiu libertar o mpeto criativo das barreiras impostas pela auto-crtica, ele consegue e precisa ser externalizado com certa frequncia para que o artista se sinta bem, se sinta realizado. A psicloga e artista plstica M. Grebogy4, fala sobre o processo criativo:
O que deflagra o processo??? S Deus sabe!!! Eu sinto que se no criar algo e no produzir algo criativo com certa frequncia eu morro um pouco, fico deprimida, s vezes irritada. (...) E posso criar, produzir e jogar fora em seguida sem nenhum constrangimento. O que tinha que ser feito, foi feito, cumpriu seu papel e basta! s vezes eu me sinto provocada a criar algo. Independente do que seja; uma sombra, um pedao de algo, uma mistura de cores ou objetos... se tornam uma provocao a que tenho que responder.

A partir de uma gravura (a imagem retangular) o processo criativo deflagrado.

Outras vezes, eu me desafio a fazer algo, como se fosse me testar mesmo: "vou fazer uma imagem, figura humana, usando s os lpis de cor que quase nunca uso", ou, como fiz uma vez: "uma exposio de desenhos de figura humana (com entre
3 4

PAZ, Otvio. Apud Nachmanovitch, Stephen. 4 edio. GREBOGY, Mara. Entrevista feita em 03/09/2010, para a realizao desse artigo.

20 e 50 desenhos) em que s podia haver desenhos de pessoas encolhidas, sem repetir poses." ou "rostos, mas s valem caretas".... e assim por diante

Para Murilo6, msico, designer grfico, desenhista, aquarelista e ilustrador editorial, diz que:
No processo de criao pessoal, (...) o 'mpeto criativo', no meu caso, vem das coisas. Desenho todos os dias intuitivamente, automaticamente... Com um papel em branco mo e os olhos ao meu redor. Sem tema e tcnica pr-definidos.

Recadinhos - banho (2004)

Ei Tio (2010)

Professor da Faculdade (1993-1999)

Para ambos, criar uma necessidade vital, quase cotidiana e acredito que todos os no artistas artistas no no sentido de reconhecimento, de enquadramento em padres artsticos ditados por galerias ou crticos de arte, mas sim, aqueles que se expressam atravs de recursos artsticos - tambm tenham a mesma necessidade. O que os difere dos artistas, que os
5 6

Trabalhos de Mara Grebogy presentes no endereo http://www.flickr.com/photos/40105918@N05/sets/72157621324573237/with/3720820304/ Murilo. Entrevista feita em 02/09/2010, para a realizao desse artigo.

artistas conseguem permanecer livres e, portanto, conseguem materializar seus mpetos criativos. J para Gomes7, gegrafa de formao, a arte a arrebatou atravs dos tecidos, fios e fitas, tintas e brilhos, com os quais ela produz mgicos painis que sempre nos contam alguma histria. Para ela:
(...) qualquer objeto ou o simples desejo de expressar uma emoo ou um pensamento bastam para que se arrume um pedao de papel usado, ou uns galhinhos secos ou at que se desenhe no p de caf ou acar derrubado sobre a mesa casualmente. Acredito que o processo, pelo menos para mim, comea no desejo, passa pelo caos e nasce.

Para Ricardo8, ator, cantador, poeta dos sonhos, o processo criativo pode nascer de diversas formas, dentre elas:
(...) gosto de caminhar pelo centro de SP, por exemplo, com toda a sua movimentao, que me coloca em sintonia com o cotidiano de outras pessoas, da prpria cidade. Fora isso, o que me inspira: msica, momentos da vida, observaes, conversas, leituras...

interessante observar como qualquer coisa pode deflagrar o processo criativo dos que esto abertos e aptos para responder s provocaes da inspirao. A sombra, a mistura
7 8

FRANCISCATTO, Vera Lcia. Entrevista feita em 10/09/2010, para a realizao desse artigo. Ricardo. Entrevista feita em 03/09/2010, para a realizao desse artigo.

de cores, o cotidiano, os grozinhos de acar cados sobre uma mesa, uma msica... qualquer coisa capaz de deflagrar o processo. Basta para isso, estarmos atentos e sensveis s provocaes de nosso Ser criativo. Anos atrs, durante a faculdade de arquitetura, estava conversando com um colega de sala, que desenhava maravilhosamente bem, e perguntei quando ele aprendeu a desenhar daquele jeito. Ele me respondeu: Eu nunca desaprendi! J Picasso disse certa vez que havia levado uma vida inteira para aprender a desenhar como criana. Acredito que nascemos com habilidades criativas e artsticas, as quais vamos perdendo com o passar dos anos, mas sempre tempo de resgat-las, de reencontr-las, de re-encantlas... de Re-encorajar-se! Segundo Rollo May (1982, p.9-10):
A principal caracterstica da coragem originar-se no centro, no interior do nosso eu, pois do contrrio nos sentiremos vazios. O "vazio" interior corresponde apatia exterior; com o correr do tempo, a apatia se transforma em covardia. (A coragem) o alicerce que suporta e torna reais todas as outras virtudes e valores.

ela que nos d a possibilidade de suprirmos nossa necessidade de realizao de nosso potencial criativo. Sem coragem, a estagnao e a apatia se tornam mestres em nossas vidas. Como uma das definies de arteterapia disse, anteriormente, que sua funo era a de encorajar e libertar os criadores de sua autocrtica, mas tambm, julgo ser a de re-encantar os que se deixaram desencantar. Desencantar pelo medo de no acertar, pelo medo das crticas, pelo medo de se deparar com uma produo que totalmente distinta do que havia planejado previamente, que aos poucos, vai criando vida e seguindo um caminho prprio como se ela levasse seu criador a segui-la. E isso mesmo o que acontece quando algum se lana ao processo criativo. Apesar de muitos acharem que inspirao e criatividade so a mesma coisa, ou so coisas semelhantes, a inspirao apenas um estado potencial que poder ou no deflagrar um ato criativo. A inspirao leva o homem para fora de si, como diz Otvio Paz, mas caber a esse homem vivenciar tudo o que ele e deseja. Sem empenho e esforo para realizar a inspirao, ela nunca passar de um estado potencial, sem nunca conseguir gerar um produto criativo ou uma atitude criativa.

Se buscarmos pelo conceito de criatividade ao longo do tempo, veremos que esta j foi definida como inspirao divina, loucura, intuio, algo inerente a toda forma de vida, algo mantenedor ou restaurador do equilbrio psquico.9 Julgo que podemos considerar que ela seja tudo isso se: entendermos por inspirao divina a habilidade de buscar, no inconsciente coletivo - ou seja, na nossa memria inconsciente de toda a histria do desenvolvimento da mente humana e da prpria histria da humanidade ensinamentos e iluminao para nossas aes criativas; entendermos por loucura a capacidade de nos desligarmos dos padres e regras pr-estabelecidos por uma determinada comunidade para poder criar uma nova esttica, uma nova regra dentro desse padro; entendermos por intuio a capacidade de ouvir nossa voz interna, que sempre tenta nos conduzir para o caminho de nosso verdadeiro ser, de nossa verdadeira essncia; aceitarmos que algo inerente a toda forma de vida como vimos demonstrado atravs das teorias de Darwin e Sinnot; percebermos que, geralmente, o que alimenta o processo criativo so os inmeros mergulhos no inconsciente para trazer da, material para enobrecer o produto criativo. Se, atravs desses mergulhos, conseguirmos ir aclarando e fortalecendo nossos potenciais, nossa essncia, nosso eu interior, ento, tambm podemos dizer que a criatividade ajuda a manter e restaurar o equilbrio psquico. Segundo sua etimologia, a palavra criatividade est relacionada com o termo criar, do latim creare, que significa dar existncia, sair do nada, estabelecer relaes at ento no estabelecidas pelo universo do indivduo, visando determinados fins. 10 Segundo o dicionrio Aurlio Buarque de Holanda, a palavra criar, significa dar existncia a; tirar do nada; gerar; inventar; fazer aparecer; alimentar. Sendo assim, podemos dizer que criatividade o ato de alimentar o impulso inspirador, dando existncia a essa inspirao, tirando-a do estado de potencialidade e
9

Ver mais em Criatividade: Descobrindo e Encorajando, de Solange Mglia Wechsler. et al., 1999: 4, apud Parolin, pag. 10, 2003.

10 PEREIRA

fazendo-a aparecer de forma inventiva e inusitada gerando novos padres, novas realidades, novas formas de ser e estar no mundo. A criatividade, geralmente, nasce de um problema com o qual a vida se depara. Esse problema pode ser de natureza esttica, social, cultural, antropolgica, cientfica... e at biolgica, como vimos nas teorias de Darwin e Sinnot. Alm disso, o caminho percorrido por ela semelhante cosmogonia, pois tenta-se, de forma inusitada, organizar o caos que se estabeleceu em um determinado contexto ou momento. Pinna (pag. 69) diz que:
Cada Caos organizado em Cosmo precisa renunciar hegemonia e voltar a ser semente de uma nova cosmogonia, como a semente que frutifica a partir da morte do fruto que lhe deu origem, alimentando-se dele, incorporando-o e expandindo-o ao mesmo tempo...

Isso ao mesmo tempo, reconfortante e amedrontador. Reconfortante porque, pelo menos por algum tempo, essa nova ordem causar em quem a criou, um conforto e uma paz de esprito. Mas, em contrapartida, essa nova ordem, em algum momento, voltar a ser um caos solicitando nova forma de ordenao, uma nova reformulao de conceitos. Vemos ento, que o inusitado e inventivo no necessariamente tem razes em um terreno novo. Ao contrrio, ele no s pode estar enraizado em um terreno antigo como pode brotar de sementes que foram deixadas por outros processos de reorganizao de caos. Contudo, essa nova semente carrega em si os ensinamentos de experincias anteriores e tende a gerar novas formas de reorganizar o caos e superar problemas de maneira mais eficiente, satisfatria e rpida, embora, muitas vezes, nem tenhamos conscincia disso. A criatividade, como Ests (1999, pag. 374) diz, uma fonte de alimento a todos que tiverem contato com ela. E eu acrescento que no s alimento, mas tambm um poderoso convite criao. Diz ela:
A criatividade no um movimento solitrio. Nisso reside seu poder. O que quer que seja tocado por ela e quem quer que a oua, que a veja, que a sinta, que a conhea sero alimentados. por isso que a observao da idia, da imagem, da palavra criadora de outra pessoa nos preenche e nos inspira para nosso prprio trabalho criativo. Um nico ato de criao tem o potencial de alimentar um continente.

Esse contato nos convida a sair da apatia, nos instiga, nos inspira, provoca nosso potencial criativo fazendo-o se sentir incomodado. Quando percebemos isso, nos lanamos criao e isso nos reconforta. Quando no, ficamos ansiosos sem saber a razo.

Tanto Pinna quanto Ests, acreditam que os produtos criativos j existentes, alimentam e estimulam o surgimento de outros. Ministrei oficinas de artes para crianas em um bairro rural do municpio de Cambu MG e nelas, pude constatar a veracidade dessa tese defendida por Ests. R. 10 anos, um aluno meu das oficinas de artes, ao ver seus trabalhos juntos ao final de quatro meses de aulas disse: Nossa!!! Como eu era ruim no comeo, n?! Agora eu t ficando bom e ainda vou ficar melhor!!! Curiosa, perguntei porque ele achava que era ruim no comeo do curso e por que estava ficando bom. Ele disse:
Ah! No comeo eu achava que eu no sabia desenhar... pintar.... Eu olhava as pinturas do Portinari e queria fazer igual mas no conseguia. Agora, eu nem preciso copiar de ningum!!! (...) Eu gosto quando a gente brinca de ser artista porque a gente aprende a fazer como o artista e comea a virar artista tambm! Eu adoro essa aula!!! Acho uma delcia pintar!!! 11

Nas oficinas, trabalhvamos a partir do contato com as obras de algum artista e, em alguns momentos, era proposto que eles brincassem de ser o artista estudado; de fazer como ele; de observar como ele usava as tintas, as pinceladas ou o lpis de cor e depois, tentar fazer como ele. Era um exerccio que no pressupunha formas ou imagens conhecidas. Era s para entrar em contato com alguma tcnica e algum material e, a partir desse reconhecimento, criar a sua prpria tcnica. Adorei essa frase nem preciso copiar de ningum! Nas oficinas, percebemos trabalhos semelhantes, mas em turmas grandes como era o caso dessa, com 54 alunos, fica muito difcil perceber quem copiou a idia de quem. Adorei por ele mesmo ter percebido que no precisava imitar nem copiar nada de ningum e por ele sentir prazer em fazer o trabalho, em pintar, como disse ele. Olhando essa situao agora, com olhos de arteterapeuta, sinto que, aos poucos, ele foi se sentindo vontade para ser ele mesmo, para externalizar o Seu prprio mpeto criativo, para se entregar aos convites que as obras de Portinari faziam a ele: venha e seja voc tambm um menino criativo como o menino de Brodsqui foi. Abaixo, alguns trabalhos desse aluno, realizados durante 4 meses.

11

Texto extrado de gravaes que eu fazia nos momentos de concluso das oficinas.

4 1 Trabalho feito no 1 dia de aula. 2 Trabalho feito na 2 aula, aps terem sido apresentados Portinari.

3 Trabalho feito na 4 aula. 4 Trabalho feito na ultima aula, tendo como tema dessa a msica de Caetano Veloso Canto de um

Povo de um Lugar.

Quem se entrega uma vez ao processo criativo e estabelece com ele uma relao prazerosa, ou pelo menos, que consiga aliviar alguma angstia ou desconforto, sempre ser instigado e convidado pela inspirao, a se lanar novamente a esse processo, mesmo que em algum momento dele tenha havido dor e sofrimento. Alis, todo processo criativo passa por momentos de crise, de incertezas, de inseguranas at atingir o clmax do prazer de ver a criao, de ver o problema solucionado, de ver surgir diante de si um novo caminho para se chegar a um lugar, at ento, inatingvel. Ao perceber e compreender cada fonte, cada caminho e cada mensagem dos seus produtos criativos, o indivduo ganhar crescimento e fortalecimento psquico que o ajudaro a se aproximar cada vez mais de sua essncia, se tornando um indivduo nico, se individuando, como diria Jung, e portanto, se tornando um indivduo especial.

2. Espao: um importante instrumento deflagrador da coragem criativa


Isso uma necessidade absoluta para qualquer um. Voc precisa de um grupo, uma determinada hora ou um certo dia em que no leu as notcias da manh, no sabe quem so seus amigos, no sabe o que deve a quem quer que seja, nem o que lhe devem. um lugar onde voc simplesmente vivencia e traz tona o que voc e o que pode ser. o lugar da criao incubativa. No incio, voc pode achar que nada acontece, mas, se voc tem um lugar sagrado e se serve dele, alguma coisa eventualmente acontecer. Campbell

O lugar sagrado mencionado por Campbell um espao cultivado por diferentes culturas e credos. um lugar onde as pessoas podem se encontrar consigo mesmas, encontrar sua essncia, sua alma, sua razo de ser e de estar nesse mundo. Nesse lugar sagrado, tudo possvel, tudo est potencialmente ao alcance das mos. Basta estend-las para alcan-lo. E num espao assim que o cliente de arteterapia deve entrar para poder fazer aflorar todo o seu potencial criativo. Angela Philippini (1999), diz que:
Todas as culturas tm seus territrios sagrados, um espao de proteo, calma e serenidade, nos quais os indivduos podem realizar seus ritos de conexo com Aquele que concebem como divindade. Locais para renovar as foras, espao de reverenciar ancestrais, pedir proteo, inspirao e harmonia. Nesses territrios se renem smbolos que facilitam um processo de resgate de um cho original, uma verdadeira casa no sentido psquico.

Esse conceito de territrio sagrado deve se estender ao setting de arteterapia. L, a aura de sacralidade deve estar presente para que os clientes possam - atravs de ritos ou processos pessoais - se entregar aos seus impulsos criativos, tornando-os palpveis. Tambm Ests (1999, pag. 374) fala sobre a necessidade de prepararmos um local especial para nos encontrarmos com a fora criadora. Mas esse local, um territrio interno. Diz ela:
Na tradio arquetpica, existe a idia de que, se prepararmos um local psquico especial, o ser, a fora criadora, a fonte da alma iro ouvir falar dele, descobrir o caminho at ele e habit-lo. Quer essa fora seja invocada por palavras bblicas (...), o preparo de um local adequado estimula a grande criadora a avanar.

Ricardo12, diz que O lugar me ajuda a criar, me inspira. Desde criana, gosto de lugares como parques, praas com rvores, lugares onde tenho um contato maior comigo mesmo.
12

Ibdem.

Ou seja, desde criana, ele aprendeu a ouvir sua voz interior que o levava para determinados lugares onde ele conseguia se conectar com seu Eu, e esses lugares facilitavam o acesso ao seu local psquico especial. Estamos falando de lugar sagrado, local psquico especial, espao sagrado, espao de proteo, mas... o que espao? A arquitetura humanista - que tem como princpio entender e valorizar o ser humano em suas diferentes necessidades psicolgicas, afetivas, sociais, estticas, ticas e fsicas pensa o espao sob a tica do espao simblico e do espao vivencial. Para os arquitetos humanistas, no h razo de se pensar a organizao de um espao se este no for capaz de proporcionar - e at estimular - a convivncia afetiva e solidria entre as pessoas. Tambm prezam por uma arquitetura que proporcione o conforto e o prazer via ainda que de forma inconsciente conexes simblicas tanto de origem formal quanto de origem imagtica, histrica ou conceitual e que sejam capazes de estimular a criatividade, tirando o sujeito de um estado de apatia e passividade. Ao valorizar os smbolos presentes no contexto de um determinado grupo de pessoas, para qual o projeto arquitetnico se destinar, se d a conexo entre presente e passado, no deixando que esses smbolos se percam no futuro. Para esses arquitetos, o espao arquitetnico tem que contar e relembrar histrias e no destru-las, ou seja, tem que preservar a cultura existente e dar espao para sua ampliao, sua evoluo. Se nos voltarmos para o setting teraputico, veremos que tambm ele tem essa funo de relembrar histrias. Seja enquanto se cria, seja enquanto se dialoga com a produo, o cliente sempre dever ser estimulado a ter insights ou recordaes de momentos ou situaes que o ajudaro a compreender os diferentes momentos de sua vida. Por isso, alm do espao fsico propriamente dito, importante que o cliente de arteterapia, tenha no seu espao teraputico, objetos ou trabalhos que ele julgue importantes para sua vida. Em consultrios onde so atendidas muitas pessoas, cada cliente poderia ter uma caixinha ou um bauzinho de lembranas, onde ficariam esses objetos. No momento de seu atendimento, esses objetos poderiam ser dispostos pelo espao ou simplesmente ficarem ali, guardados na caixinha. Gomes descreve seu espao de criar:

No espao com recursos, h diversos materiais disponveis e mo. claro, arejado, colorido e tem muitos objetos pessoais de que gosto e que me lembram coisas boas. Objetos inspiradores.

Almofadinha com versinho de comunidade baiana, meu quadro de giz pastel...minha estrela de sorte... (Vera Gomes)

Vemos como Gomes, assim como muitos que trabalham com processos criativos, se sentem acolhidos e estimulados a criar em espaos que tenham os tais objetos inspiradores. Eles nada mais so do que peas que transformam um espao comum, em um lugar sagrado para aquele que o usa com frequncia. Voltando para a definio de espao, para Merleau-Ponty (1989, pag. 23), o espao no objeto de viso, mas objeto de pensamento. Sendo o espao objeto de pensamento, este no precisa estar confinado entre paredes ou estar explicitamente delimitado, para possuir status espacial. At mesmo o espao arquitetnico pode no possuir delimitaes fsicas. Isso fica bem claro no mundo ldico e fantasioso da criana. A casinha pode ser uma sombra de rvore ou at a prpria rvore; a gruta pode ser um cantinho sob alguma escada ou sob algum mvel; o parque de diverses pode estar escondido nos acidentes topogrficos de um parque urbano ou num gramado. Tudo, no mundo infantil, pode ganhar significados e conformaes espaciais de diferentes naturezas, dependendo do tipo de brincadeira. Da mesma forma que as crianas, mas com uma certa rigidez imaginativa, os adultos tambm fazem esse tipo de relao espacial. A todo o momento, criamos ou elegemos lugares e fazemos essas escolhas de forma afetiva e subjetiva para executarmos nossas tarefas cotidianas, seja no local de trabalho quando isso permitido seja em casa ou na escola. Assim como as crianas, fazemos isso com a inteno de tornar a tarefa a ser executada, um ato prazeroso - ou menos enfadonho.

Pensando nessa direo, o setting teraputico ou o espao deflagrador de criatividade - pode no ser um espao confinado entre quatro paredes. Qualquer espao que o cliente consiga estabelecer uma relao afetiva e de identificao, pode ser um setting teraputico. Alis, existem momentos em que seria interessante para o cliente, estar em um local diferente, novo, mudar a rotina, subverter a ordem pr-estabelecida. Isso pode ser um valioso instrumento para que outras lembranas sejam reavivadas. Outro ponto importante quanto questo espacial, deve-se relao espao-tempo. Cassier (1972, pag.109), disse que o espao e o tempo so o arcabouo que sustenta a realidade. No podemos conceber coisa alguma real seno sob as condies de espao e tempo. Na arquitetura, tal relao se d quando o espao arquitetnico ocupado, apropriado e utilizado por uma ou mais pessoas. Nesse momento, em que o espao passa a ser povoado e ganha vida, a dupla espao-tempo passa a estabelecer uma delicada inter-relao, pois o movimento humano dentro de qualquer espao que julga adequada ou no suas dimenses. O tempo, em um projeto arquitetnico, algo altamente subjetivo e difcil de ser contemplado. Por isso, quando num projeto, o arquiteto no prev a movimentao e a ocupao13 das pessoas dentro do espao, porque o fator tempo no foi levado em considerao. Nesse caso, o espao produzido pode at contemplar as dimenses fsicas do ser humano, mas certamente no contemplar as dimenses sociais, que so a alma de uma arquitetura humanizada e esse espao jamais estabelecer uma relao afetiva, ldica e social com seus usurios.

Aqui, um exemplo de apropriao espacial, onde, em diferentes momentos, o mesmo lugar ganha diferentes usos, pblicos, funes.

Somado a esse conceito de inter-relao espao-tempo, temos a apropriao do espao arquitetnico. Se pensarmos em espao social, esse s existe a partir da apropriao humana e
13 Movimentao

e Ocupao de um espao arquitetnico: so a forma mais concreta de se visualizar o tempo na arquitetura.

no s da movimentao das pessoas dentro dele. Apropriar-se de um espao significa estabelecer com ele uma relao afetiva, de prazer, de bem estar e de responsabilidade para com sua manuteno. Quando o cliente se apropria do setting teraputico, esse certamente ser um espao deflagrador de criatividade. Contudo, se, por alguma razo, o cliente no consegue estabelecer essa relao, dificilmente ele conseguir se soltar para criar e para ter suas histrias reavivadas. Por isso, sempre interessante que o terapeuta d ao cliente, liberdade para escolher o seu lugar dentro daquele espao teraputico e para organiz-lo conforme suas necessidades daquele dia. Claro que isso no significa deixar o cliente fazer uma reforma no espao, significa apenas dar-lhe a possibilidade de se apropriar dele de forma interativa. Para isso, o espao deve ser flexvel, com poucos mveis e esses devem ser leves e fceis de carregar. No exemplo abaixo, vemos como o mesmo espao pode ter diferentes usos e organizaes.

14

Alm desse rico e estimulante espao de criao, conheci um outro onde o cuidado impresso na arrumao de todos os cantinhos e objetos d a ele um status de espao deflagrador de coragem criativa. Tambm aqui, percebemos que h flexibilidade na organizao espacial, o que d a ele, inmeras possibilidades de uso.
14

Imagens do Ateli Pano Encantado.

15

Acima, as duplas de fotos so imagens do mesmo lugar com organizaes diferentes.

Como Pinna diz, o espao criativo tem que ser como um vaso acolhedor das inmeras sementes de possibilidades; como um ninho germinador de produtos criativos. E exatamente isso que esse espao . Ao longo de um processo criativo, o criador poder perceber que em alguns espaos ele tem maior facilidade para desenvolver esse processo. Em outros, entretanto, o processo criativo estaciona e no h o que o faa seguir adiante. Grebogy16, diz:
O mpeto criativo me parece tolhido em lugares muito arrumados, ou exageradamente limpinhos (hospitalares, sabe?) ou que tenham muitos objetos quebrveis, frgeis e tambm em lugares muito cheios, onde o espao de movimento se v muito restrito.
15 16

Imagens do consultrio de Patrcia Pinna Bernado. Ibdem.

Os criadores atentos e mais sensveis podero perceber que isso se deve relao afetiva que eles estabeleceram com um ou outro espao. Percebero que um espao amplo, claro, confortvel, mas totalmente assptico e isento de histrias criativas, smbolos, marcas de momentos ou tempos afetuosos, solidrios e alegres, onde o encontro tanto com pessoas, quanto com outros produtos criativos no se d em nenhuma instncia, onde a apropriao dele no ocorre porque a rigidez de regras para seu uso no permite que isso ocorra, jamais poder ser um espao deflagrador de coragem criativa. s vezes, em um pequenino espao repleto de memrias, de objetos e detalhes que demonstram cuidado e carinho para com ele e com tudo o que nele acontece, poder ser imensamente inspirador e fortalecedor da coragem criativa. Alis, acredito que somente em espaos assim, no importando se grandes ou pequenos - que ser possvel vivenciar processos criativos plenos e ricos. Angela Philippini (1997) diz:
(...) tradies religiosas de matrizes diversas, sugerem que construam-se recantos domsticos, em que pela reunio dos smbolos adequados, facilitem-se condies de quietude e serenidade. Nestes locais, ento, por prticas persistentes e ritmadas, ser possvel transcender estados ordinrios de conscincia, para estados mais elevados do SER, com amplos benefcios para o indivduo praticante, e em desdobramento para o seu ambiente prximo.

Isso poderia perfeitamente ser aplicado ao processo criativo. No momento em que o sujeito atingisse os estados elevados do ser, ele estaria pronto para comear a criar.

Concluso

Os espaos deflagradores de criatividade, como vimos, podem ser muitos e estar em diferentes lugares. Cada um que sabe de que material, ambiente e momento que realmente precisa para criar, e neste recanto, territrio sagrado, invocar as suas musas da criatividade, para que despertem e venham a colorir a sua vida de idias originais e novas possibilidades de comunicao e expresso. Ainda assim, podemos nos utilizar desses recursos acima descritos para criarmos espaos inspiradores, deflagradores de criatividade, que inflem o potencial criativo de cada um fazendo-os ouvir aquela voz estranha que os leve para fora de si para serem tudo o que so, tudo o que desejam, convidando a todos os que passarem por esses espaos, a se libertar de suas rgidas auto-crticas, para se tornar seres criadores, criativos.... encantados....

Livres!!!

Bibliografia
ALVES, Srgio Pereira. Individuao Uma Prospeco A Novos Paradigmas. http://www.salves.com.br/txt_individuacao.htm#* em 15/03/10. BERNARDO, Patrcia Pinna O Medo do Novo e a Renovao Possvel a criatividade no contexto escolar, in: Cadernos Centro Universitrio So camilo, So Paulo, v. 11, n.o 3, jul./set. 2005. ESTS, Clarissa Pinkola. Mulheres Que Correm Com os Lobos. Rocco. RJ. 1999. HOLANDA, Aurlio Buarque. Dicionrio da Lngua Portuguesa. MAY, Rollo. A Coragem de Criar. Nova Fronteira. RJ. 1982 MERLEAU-PONTY, Maurice. O Primado da Percepo e suas Conseqncias Filosficas. Papiros. So Paulo. 1989 NACHMANOVITCH, Stephen. Ser Criativo. Summus Editorial. SP. 1993. OKAMOTO, Jun. Percepo Ambiental e Comportamento. Ipsis Grfica. SP. 1997. OSTROWER, Fayga, Criatividade e Processos de Criao. Editora Vozes. RJ. 1977. PAROLIN, Sonia Regina Hierro, Caderno de Pesquisas em Administrao, So Paulo, v. 10, n 1, janeiro/maro 2003. PHILIPPINI, Angela. Publicado originalmente no Volume VI da Coleo de Revistas de Arteterapia Imagens da Transformao, Pomar 1999. Acessado em http://www.arteterapia.org.br/Territorio_Sagrado.pdf - dia 10/06/2010 PHILIPPINI, Angela. Publicado originalmente no Volume IV da Coleo de Revistas de Arteterapia Imagens da Transformao Pomar 1997. Acessado em http://www.arteterapia.org.br/CONSTRUO_DE_ESPAOS_CRIATIVOS.pdf dia 07/05/2010 WECHSLER, Solange Mglia. Criatividade: Descobrindo e Encorajando. Livro Pleno. 2002.

Virgnia Stela Lambert arquiteta e paisagista (FAAP e UFLA, especialista em Arteterapia (UNIP), arteeducadora desde 1998, uma das idealizadoras do curso de capacitao para trabalhos voltados a comunidades carentes, tradicionais e indgenas, da Universidade Aberta de Vero, apoiado pela UNESCO e criadora do Instituto Libertas. virginialambert@yahoo.com.br

Vous aimerez peut-être aussi