Vous êtes sur la page 1sur 35

governo do estado de so paulo secretaria da educao

Avaliao da Aprendizagem em Processo


Comentrios e Recomendaes Pedaggicas Subsdios para o Professor de Lngua Portuguesa

1 srie do Ensino Mdio

Leitura e Produo Textual

So Paulo, 2012

Avaliao da Aprendizagem em Processo 1. Apresentao


A Avaliao da Aprendizagem em Processo uma ao desenvolvida de modo colaborativo entre a Coordenadoria de Gesto da Educao Bsica, a Coordenadoria de Informao, Monitoramento e Avaliao Educacional e um grupo de professores coordenadores das Oficinas Pedaggicas de diferentes Diretorias de Ensino. Implantada, como piloto, em agosto de 2011, teve como foco o 6 ano do Ensino Fundamental (Ciclo II) e a 1 srie do Ensino Mdio. A verso 2012, por sua vez, ampliou sua abrangncia e passou a contemplar quatro anos/sries distintos/as: o 6 e 7 do Ensino Fundamental (Ciclo II) e a 1 e 2 do Ensino Mdio. Essa ao, fundamentada no Currculo Oficial da SEE, prope o acompanhamento coletivo e individualizado ao aluno, por meio de um instrumento de carter diagnstico, e se localiza no bojo das aes voltadas para os processos de recuperao, objetivando apoiar e subsidiar os professores de Lngua Portuguesa e de Matemtica que atuam no Ciclo II do Ensino Fundamental e no Ensino Mdio da rede estadual de So Paulo. Assim, nos instrumentos elaborados para a aplicao da prova no segundo semestre de 2012, foram mantidos alguns itens e inseridos novos, o que implica, tambm, na introduo de novas habilidades e manuteno das j aferidas no primeiro semestre, o que possibilita a ampliao do campo de anlise dos dados a serem debatidos pelas unidades escolares. Espera-se que os materiais elaborados para esta ao, agregados aos registros que o professor j possui, sejam instrumentos para a definio de pautas individuais e coletivas, que, organizadas em um plano de ao, mobilizem procedimentos, atitudes e conceitos necessrios para as atividades de sala de aula, sobretudo aquelas relacionadas aos processos de recuperao da aprendizagem.

2. Avaliao de Lngua Portuguesa


A Avaliao da Aprendizagem em Processo de Lngua Portuguesa, em sua 3 edio, apresenta: 15 questes objetivas compostas por quatro alternativas e uma produo textual para os 6s e 7s anos do Ensino Fundamental; 15 questes objetivas compostas por quatro alternativas e uma produo textual para as 1s e 2s sries do Ensino Mdio.

Para a elaborao das provas objetivas foram considerados contedos e habilidades pautados no Currculo Oficial do Estado de So Paulo, entre outros materiais: Matriz de Referncia para a Avaliao, Prova Brasil, ENEM.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

Quanto s produes escritas, a resenha pedida no 2 ano do Ensino Mdio (em prova do primeiro semestre) foi substituda por artigo de opinio, mantendo-se, portanto, os demais gneros, assim discriminados: 6 ano do Ensino Fundamental: conto; 7 ano do Ensino Fundamental: notcia; 1 srie do Ensino Mdio: artigo de opinio; 2 srie do Ensino Mdio: artigo de opinio.

3. Orientaes para a interpretao e anlise dos resultados


A Avaliao da Aprendizagem em Processo, com o intuito de apoiar o trabalho do professor em sala de aula e tambm de subsidiar a elaborao do plano de ao para os processos de recuperao, coloca disposio da escola materiais com orientaes para leitura e anlise dos resultados das provas de Lngua Portuguesa e de Matemtica. Estes materiais contm em sua estrutura: as matrizes de referncia elaboradas para esta ao, as questes comentadas, a habilidade testada em cada uma das questes, recomendaes pedaggicas, indicaes de outros materiais impressos ou disponveis na internet, referncias bibliogrficas e outros referenciais utilizados na elaborao dos instrumentos. O diferencial nesta ao que, imediatamente aps a aplicao da avaliao, os professores podero realizar inferncias com relao aos acertos e tambm buscar a compreenso dos possveis erros1 . Podero, ainda, confirmar tais inferncias e compreenses elaboradas, perguntando aos alunos sobre suas escolhas. Alm disso, ser possvel verificar a maior incidncia de erros nas diferentes turmas de alunos relacionada aos temas/contedos/objetos de ensino testados em cada questo, possibilitando ao professor a ao necessria para que seu aluno tenha a possibilidade de avanar no Ciclo II ou no Ensino Mdio sem acumular dificuldades e melhorando sua condio de aprendizagem.

1 Vale ressaltar que, alm das respostas apresentadas na grade de correo, pode-se encontrar outras possibilidades de registro. O professor poder ampliar a grade de correo de acordo com as respostas apresentadas pelos seus alunos.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

AVALIAO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Lngua Portuguesa - Matriz de Habilidades


1 SRIE ENSINO MDIO

ITENS

HABILIDADES
Identificar a finalidade de um texto, seu gnero e assunto principal. Identificar os possveis elementos constitutivos da organizao interna dos gneros escritos (no literrios): propagandas institucionais, regulamentos, procedimentos, fichas pessoais, formulrios, verbetes de dicionrio ou de enciclopdia, notcias, cartazes informativos, folhetos de informao, cartas-resposta, artigos de divulgao, artigos de opinio, relatrios, entrevistas, resenhas, resumos, circulares, atas, requerimentos, documentos pblicos, contratos pblicos, diagramas, tabelas, legendas, mapas, estatutos, grficos, definies ou textos informativos de interesse curricular. Localizar itens de informao explcita, relativos descrio de caractersticas de determinado objeto, fenmeno, cenrio, poca ou pessoa. Inferir opinies ou conceitos pressupostos ou subentendidos em um texto. Estabelecer relaes entre imagens (fotos, ilustraes), grficos, tabelas, infogrficos e o corpo do texto, comparando informaes pressupostas ou subentendidas. Inferir o tema ou assunto principal com base na localizao de informaes explcitas no texto.

Habilidade e Grupo Matrizes do Saresp


H 01 GI (8 Srie/9 Ano)

H 02 GI (8 Srie/9 Ano)

H 05 GI (8 Srie/9 Ano)

H12 GIII (8 Srie/9 Ano)

H10 GII (8 Srie/9 Ano)

H11 GIII (8 Srie/9 Ano)

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

ITENS

HABILIDADES
Estabelecer relaes entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituies lexicais. Inferir a tese de um texto argumentativo com base na argumentao construda pelo autor. Localizar um argumento utilizado pelo autor para defender sua tese em um texto argumentativo. Identificar o uso adequado da concordncia nominal ou verbal com base na correlao entre definio/exemplo. Aplicar conhecimentos relativos a regularidades observadas em processos de derivao como estratgia para solucionar problemas de ortografia, com base na correlao entre definio/exemplo. Justificar, com base nas caractersticas dos gneros, diferenas ou semelhanas no tratamento dado a uma mesma informao veiculada em textos diferentes. Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gnero, nmero, casos, aspecto, modo, voz etc.). Justificar o uso de determinados recursos grficos, sonoros ou rtmicos em um poema. Justificar o efeito de humor ou ironia produzido no texto literrio pelo uso intencional de palavras ou expresses.

Habilidade e Grupo Matrizes do Saresp

H15 GII (8 Srie/9 Ano)

8 9

H18 GIII (8 Srie/9 Ano)

H13 GI (8 Srie/9 Ano)

10

H22 G1 (8 Srie/9 Ano)

11

H27 GIII (8 Srie/9 Ano)

12

H20 GIII (8 Srie/ 9 Ano)

13

H23 GI (8 Srie/ 9 Ano)

14

H39 GIII (8 Srie/ 9 Ano)

15

H40 GIII (8 Srie/ 9 Ano)

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

AVALIAO DA APRENDIZAGEM EM PROCESSO Lngua Portuguesa - Gabarito da Prova


1 SRIE ENSINO MDIO

ITENS
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15

A
X

X X X X X X X X X X X X X X

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

Habilidade
Identificar a finalidade de um texto, seu gnero e assunto principal. (H01-GI)

Leia o texto e responda questo 1.

O mundo produz sacolas plsticas desde a dcada de 1950. Como no se degradam facilmente na natureza, grande parte delas ainda vai continuar por mais de 300 anos em algum lugar do planeta.

Sacolas plsticas so leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros causando enchentes. So encontradas at no estmago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos mortos por sufocamento.

Calcula-se que at 1 trilho de sacolas plsticas so produzidas anualmente em todo o mundo. O Brasil produz mais de 12 bilhes todos os anos e 80% delas so utilizadas uma nica vez.

Vrias redes de supermercados do Brasil e do mundo j esto sugerindo o uso de caixas de papelo e colocando venda sacolas de pano ou de plstico durveis para transportar as mercadorias.

Sacolas plsticas descartveis so gratuitas para os consumidores, mas tm um custo incalculvel para o meio ambiente.

Disponvel em: <http://atitudenateia.blogspot.com.br/2010_05_01_archive.html>. Acesso em: 30 de maio de 2012.

Questo 1
Quanto ao gnero, finalidade e ao assunto, pode-se afirmar que o texto
(A) um anncio publicitrio, para convencer as pessoas sobre uso de sacolas durveis. (B) uma reportagem, para informar sobre a importncia das sacolas durveis para nossos avs. (C) um anncio publicitrio, para criticar nossos avs que no usavam sacolas plsticas descartveis. (D) um folheto, para instruir os consumidores sobre o custo das sacolas plsticas descartveis.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

Comentrios e recomendaes pedaggicas


O desenvolvimento pleno desta habilidade permite ao leitor definir suas estratgias e procedimentos de leitura que permitiro um aprofundamento nos aspectos lingusticos e discursivos do texto, levando sua compreenso. A tarefa de leitura proposta consiste na identificao de trs elementos: finalidade, gnero e assunto do texto. Este anncio publicitrio tem uma inteno, que no comercial, mas sim a de vender uma ideia, mudar uma atitude. Ele pretende conscientizar a populao sobre o uso de sacolas durveis. O enunciador baseia sua argumentao no exemplo de geraes anteriores, quando os problemas ambientais eram discutidos, mas no tinham a inteno de convencer o leitor a no utilizar sacolas plsticas. Para isso, trabalha com a ideia de siga o exemplo e informa ao leitor sobre alguns problemas gerados pelo uso e descarte indevido das sacolas plsticas descartveis. Considerando esses aspectos, a alternativa correta A. Os alunos que assinalaram a alternativa B, provavelmente, deixaram de observar as relaes entre o texto verbal e no verbal que contribuem para a caracterizao do gnero anncio publicitrio, atentando, apenas, para o texto verbal e no consideraram, portanto, as caractersticas especficas do gnero reportagem. Assinalar a alternativa C mostra que o aluno pode ter identificado o gnero do texto, mas no compreendeu o assunto principal a que o anncio publicitrio se refere. A alternativa D pode atrair alunos que, possivelmente, no conseguem compreender que as finalidades discursivas se modificam de acordo com a esfera de circulao dos gneros: um folheto distribudo em papel impresso, manualmente, enquanto o anncio publicitrio necessita de um portador especfico (jornal, revista, sites, etc.). Neste caso, o anncio est disponvel em um blog, na internet. A composio do anncio em questo conta com elementos verbais e no verbais. Para enfatizar a ideia central, o enunciador utiliza uma frase destacada por letras grandes e, logo abaixo, uma lista de informaes que contextualizam o objeto. A disposio grfica utilizada neste texto no caracterstica de uma reportagem, na qual o texto diagramado em colunas (geralmente duas). Acrescentamos, ainda, que a possibilidade de visualizao da relao de patrocinadores no rodap da primeira pgina tambm permite perceber que no se trata de reportagem, mas de um anncio publicitrio Para que o aluno seja capaz de identificar finalidades e gneros textuais com proficincia importante que o professor crie situaes de aprendizagem em que se discutam semelhanas e diferenas dessas finalidades entre gneros que circulam em uma mesma esfera: a jornalstica, por exemplo. Essa habilidade poder ser desenvolvida com a leitura e a escrita de textos em diferentes gneros (notcias, propagandas, anncios publicitrios, reportagens, avisos, bilhetes, cartas, artigos) evidenciando o assunto do texto, sua finalidade e sua construo composicional. O desenvolvimento desta habilidade pode ser potencializado com a utilizao do Currculo proposto pela SEE/SP para o EF Ciclo II, de acordo com as Situaes de Aprendizagem encontradas nos Cadernos do Professor do 8 e 9 anos, em que as atividades esto voltadas ao desenvolvimento de habilidades relativas ao gnero; o volume 3 do Caderno do Gestar II MEC (Programa de Gesto da Aprendizagem Escolar) e o livro didtico adotado pelos professores.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

Habilidade
Identificar os possveis elementos constitutivos da organizao interna dos gneros escritos (no literrios): propagandas institucionais, regulamentos, procedimentos, fichas pessoais, formulrios, verbetes de dicionrio ou de enciclopdia, notcias, cartazes informativos, folhetos de informao, cartas-resposta, artigos de divulgao, artigos de opinio, relatrios, entrevistas, resenhas, resumos, circulares, atas, requerimentos, documentos pblicos, contratos pblicos, diagramas, tabelas, legendas, mapas, estatutos, grficos, definies ou textos informativos de interesse curricular. (H02-GI)

Leia o texto a seguir e responda questo 2.


100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10% 0% E-mail Notcias Diverso Viagem Compras Servios bancrios

Disponvel em: <http://turismoemidia.wordpress.com/>. Acesso em: 30 de maio de 2012.

Questo 2
Com a finalidade de divulgar dados sobre a navegao na internet, o autor produziu um grfico no qual os eixos informam (A) a porcentagem de pessoas pesquisadas e os sites mais acessados. (B) a porcentagem de acessos e os recursos mais utilizados. (C) a porcentagem de acesso e as reas de interesse dos internautas. (D) a porcentagem de internautas e o nmero de servios acessados.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

Comentrios e recomendaes pedaggicas


A leitura e a compreenso de diferentes gneros uma necessidade para o leitor proficiente contemporneo no mundo globalizado, em que h a integrao de diferentes e mltiplas linguagens para a produo de significados em diferentes textos e suportes. O objetivo desse item avaliar se os alunos identificam os possveis elementos constitutivos da organizao interna de gneros textuais de escritos no-literrios, neste caso, o gnero grfico. Pelo fato de o grfico da questo estar vinculado a um texto jornalstico pode-se entend-lo como um recurso infogrfico, ou seja, recurso grfico que utiliza elementos visuais para explicar algum assunto ao leitor (KANNO, 1998). Sendo considerado um texto multimodal, composto por mais de um modo de representao grfica, o grfico apresentado tem a finalidade de comparar grandezas, por meio de retngulos de igual largura e alturas proporcionais s respectivas grandezas: o primeiro, a representao da porcentagem de acessos; o segundo, das reas de interesse dos internautas. A resposta correta a alternativa C. Para responder questo, os alunos devem reconhecer, primeiramente, o gnero textual grfico para, em seguida, prosseguir a leitura. Essa leitura exige, a partir da instruo da questo, o reconhecimento da estrutura composicional do gnero: a organizao em colunas mltiplas, representando a comparao entre dois fenmenos; a construo a partir de dois eixos, um horizontal e outro vertical. Os alunos que marcaram as demais alternativas provavelmente desconhecem os elementos constitutivos do gnero grfico, uma vez que, nele, h, necessariamente, uma ordenao na construo e apresentao dos dados, entre outros aspectos. Para que o aluno seja capaz de reconhecer os possveis elementos constitutivos da organizao interna de um grfico importante que o professor estabelea situaes de aprendizagem em que a habilidade seja contemplada por meio da interdisciplinaridade j que a competncia leitora e escritora deve ser ensinada por todas as disciplinas, pois a leitura compreensiva envolve conhecimento lingustico, que abrange tanto conhecimentos formais quanto informais que, segundo Kleiman (2007, p 16.). um componente do chamado conhecimento prvio sem o qual a compreenso no possvel. O desenvolvimento desta habilidade pode ser potencializado com a utilizao do Currculo proposto pela SEE/SP para o EF Ciclo II. Sugerimos que o professor busque parcerias com os professores das disciplinas de Geografia e Matemtica, verificando quais Situaes de Aprendizagem podem ser encontradas nos Cadernos do Professor dessas disciplinas, aprofundando seus conhecimentos. Sugerimos tambm a utilizao de jornais, revistas e dos livros didticos.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

Habilidade
Localizar itens de informao explcita, relativos descrio de caractersticas de determinado objeto, fenmeno, cenrio, poca ou pessoa. (H05-GI)

O texto a seguir refere-se s questes 3 e 4.

Seu celular anda meio maluco? Cuidado, ele pode estar com vrus!
Cintia Baio e Lilian Ferreira UOL Tecnologia A bateria do celular est durando menos do que o previsto pelo fabricante, mesmo quando voc no fica horas pendurado nele? De vez em quando, aparecem algumas mensagens multimdia esquisitas, o aparelho fica desconfigurado e tentando se conectar via Bluetooth com outros celulares? Se voc respondeu sim para algumas das perguntas acima, melhor tomar cuidado: seu celular pode estar com vrus. Mesmo se voc respondeu no, fique esperto. Desde 2004 quando oprimeiro vrus para celularfoi descoberto at o ano passado, o nmero de pragas para celulares cresceu mais de 1.000%, segundo a empresa de segurana F-Secure. O seu aparelho pode ser o prximo a ser contaminado. Hoje, j so contabilizados 362tipos de vrus. A maioria deles (80%) socavalos-de-troia. Spams e spywares, ao contrrio do que se possa imaginar, so minoria (4%). Na mira das pragas, esto os celulares com tecnologia Bluetooth responsvel por 70% das contaminaes e as mensagens multimdia (MMS). Ento, antes de sair por a colocando a culpa na operadora, no fabricante do aparelho ou na tecnologia pelas maluquices do seu celular, confira se o seuaparelho foi infectadoe aproveite asdicaspara manter o seu celular livre de pragas.
Disponvel em: <http://tecnologia.uol.com.br/proteja/ultnot/2008/01/23/ult2882u34.jhtm>. Acesso em: 31 de maio de 2012.

Questo 3
Segundo a notcia acima, (A) o nmero de pragas para celulares cresceu mais de 1.000% desde 2004. (B) a maioria dos vrus socavalos-de-troia, spams e spywares. (C) a maioria das pragas, responsveis por 70% das contaminaes, esto nas operadoras. (D) as mensagens multimdia (MMS) no representam perigo.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

10

Comentrios e recomendaes pedaggicas


Esta uma habilidade bsica e necessria para que o leitor possa dar prosseguimento ao reconhecimento e compreenso de textos que envolvam outras habilidades relacionadas avaliada nesta questo e pertencentes a diferentes nveis de desenvolvimento: Cada nvel expressa um modo particular (relativo ao processo de desenvolvimento). O nvel seguinte incorpora o anterior, isto , conserva seus contedos, mas os transforma em uma forma mais complexa de realizao, compreenso ou observao. (SEE, 2010). A tarefa de leitura proposta consiste na localizao de itens de informao explcita relativos s causas da propagao dos vrus de celular. A localizao dessa informao est no terceiro pargrafo, como exposto na alternativa correta A. As alternativas foram construdas com informaes do texto; entretanto, em B, somente parte da informao est correta de acordo com o texto, e, em C e D, as informaes esto em desacordo com o contedo do texto. Os leitores que indicarem as alternativas B, C e D podem no saber recuperar informaes explcitas para a reconstruo do sentido do texto, ou seja, podem no proceder a retomadas ao texto para ratificar ou retificar sentidos atribudos em uma primeira leitura. A localizao de informao explcita no texto est relacionada ao contedo expresso literalmente na notcia, ou por meio de parfrase, isso , dizer de outra maneira o que se leu (MEC, 2012). Para chegar alternativa correta, o aluno precisa retomar o texto-base utilizando as pistas fornecidas pelo enunciador. Algumas aes realizadas cotidianamente exploram esse tipo de habilidade, mas preciso estimular essa prtica de estudo, pois Em funo dos objetivos da leitura, algumas atividades devem favorecer a localizao de informaes cruciais do texto por meio de perguntas que dirigem o olhar do aluno para tais aspectos (conceitos ou relaes que devem ser garantidos etc.). Procedimentos tais como sublinhar, copiar, iluminar informaes relevantes etc. devem ser estimulados para auxiliar o aluno a buscar pelas passagens essenciais e abandonar informaes perifricas. (ROJO, 2012) Esses procedimentos podem ser ampliados para outras disciplinas do currculo, desenvolvendo, assim, comportamentos leitores voltados para a compreenso e o estudo.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

11

Habilidade
Inferir opinies ou conceitos pressupostos ou subentendidos em um texto. (H12-GIII)

Questo 4
De acordo com a notcia subentende-se que (A) o usurio responsvel por manter o seu celular livre de pragas. (B) os vrus podem chegar ao celular apenas via Bluetooth. (C) o descarregamento da bateria do celular indica a presena de vrus. (D) os spams e spywares so vrus mais comuns.

Comentrios e recomendaes pedaggicas


A tarefa de leitura proposta consiste na capacidade do aluno de recuperar os conceitos utilizados para a estruturao do texto de acordo com as caractersticas discursivas: O processo de compreenso leitora baseia-se em procedimentos bsicos de (re) construo dos sentidos do texto. Tais procedimentos envolvem a recuperao de informaes que no caso da questo aparece implicitamente envolvendo a habilidade de inferi-las de forma autorizada pelo texto, ou seja, com base na identificao dos procedimentos de implicitao utilizados. (SEE, 2009. p.24) O enunciado da questo solicita que o aluno leia o texto e depreenda o conceito pressuposto que envolve a integrao das informaes apresentadas, com seu conhecimento de mundo. Para chegar alternativa correta A, o leitor integra vrios trechos do texto, chegando sua compreenso. Os leitores que indicarem as alternativas B, C e D podem no saber inferir informaes implcitas pois no procedem retomadas ao texto para ratificar ou retificar significados atribudos em uma primeira leitura, ou seja, indicam a leitura e no a compreenso do texto e de seus mecanismos de estruturao.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

12

Habilidade
Estabelecer relaes entre imagens (fotos, ilustraes), grficos, tabelas, infogrficos e o corpo do texto, comparando informaes pressupostas ou subentendidas. (H10 GII)

Leia o texto e responda questo 5.


para PAPAI

para PAPAI
para PAPAI

para PAPAI

COMO VOC COMPLICADO, HEIN!

NO

MENOS AINDA!

NO
NO

TAMBM NO!

Disponvel em: <http://clubedamafalda.blogspot.com.br/>. Acesso em: 31 de maio de 2012.

Questo 5
Diante da fala de Mafalda, seu pai mostra-se
(A) indiferente. (B) surpreso. (C) irritado. (D) triste.

Comentrios e recomendaes pedaggicas


O processo de compreenso leitora baseia-se em procedimentos bsicos de construo dos sentidos do texto integrando, muitas vezes, duas linguagens a verbal e a no-verbal que ocorrem de forma simultnea na construo de significados. Nesta questo, espera-se que o leitor seja capaz de relacionar informaes advindas de fontes verbais e no-verbais para construir sentidos para um texto. O enunciado da questo solicita que o aluno leia o texto integrando as informaes e estabelecendo as relaes necessrias entre o texto (verbal) contido nos bales e a expresso facial do personagem, o pai, no ltimo quadrinho representado pela alternativa correta B. As demais alternativas A, C e D apresentam sentimentos que divergem da expresso desse personagem. Os alunos que escolheram as alternativas A, C e D podem indicar pouca intimidade com esse gnero textual (tirinhas) ou falta de estratgias de leitura para integrar o que est dado pelas imagens, pelos recursos grficos e pelo texto verbal. Levando-se em conta que grande parte dos textos, com os quais nos deparamos nas diversas situaes sociais de leitura, apresenta integrao da escrita a elementos

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

13

visuais para sua compreenso, a escola contribui para o desenvolvimento dessa habilidade, explorando a integrao de mltiplas linguagens como forma de expresso de ideias e sentimentos. Para trabalhar essa habilidade cabe ao professor levar para a sala de aula a maior variedade possvel de textos desse gnero. Alm das revistas em quadrinhos e das tirinhas, podem-se explorar materiais diversos que contenham apoio em recursos grficos. Esses materiais vo de peas publicitrias e charges de jornais aos textos presentes em materiais didticos (Livro + Lngua Portuguesa volume 3 + Lngua Portuguesa + Matemtica 1 srie EM ) e em outras reas de conhecimento, tais como grficos, mapas, tabelas, roteiros.

Habilidade
Inferir o tema ou assunto principal com base na localizao de informaes explcitas no texto. (H11-GIII)

Leia o poema e responda questo 6.

O bicho
(Manuel Bandeira)

Vi ontem um bicho Na imundcie do ptio, Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, No examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho no era um co. No era um gato. No era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem.
Disponvel em: <http://www.webartigos.com/artigos/o-poema-039-o-bicho-039/9839/#ixzz1Spcdhuyp>. Acesso em: 18 de julho de 2012.

Questo 6
Pode-se afirmar que o tema em torno do qual o poema se constri a
(A) imundcie humana. (B) voracidade humana. (C) imundcie dos animais. (D) misria humana.
Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

14

Comentrios e recomendaes pedaggicas


A tarefa de leitura proposta consiste na inferncia do assunto principal do poema, a partir de informaes explcitas no texto. As alternativas A e B apresentam, de fato, dados contidos no texto, porm so informaes secundrias. Os alunos que marcaram a alternativa C no compreenderam o sentido global do texto, uma vez que a informao Na imundcie do ptio refere-se caracterizao do ambiente e ajuda a compor o cenrio de decadncia do ser humano. Essa alternativa no a correta, uma vez que essa informao no apresenta o tema central do poema. A alternativa D a correta, pois abrange o tema principal, que aparece em destaque na frase conclusiva do poema, alm de retomar o ttulo. Por meio da leitura do poema, o aluno deve perceber que o bicho uma metfora da condio de muitos seres humanos, um indivduo marginalizado e que, como um animal faminto, procura restos de comida no lixo. o homem que, abandonado pela sociedade, mostra-se fsica e psicologicamente animalizado. Nas atividades de leitura importante que sejam disponibilizados diferentes gneros textuais para que o aluno possa, entre outras habilidades que sero mobilizadas, inferir o tema a partir de informaes presentes no texto. Com o objetivo de ampliar as possibilidades de compreenso global do texto, que a habilidade trabalha nessa questo, importante que os alunos possam participar de diferentes situaes de leitura silenciosa, coletiva, oral, individual e compartilhada e aprendam a fazer perguntas ao texto, a partir da ativao de seus conhecimentos prvios para que possam praticar/desenvolver alguns procedimentos e habilidades: formular hipteses sobre o texto a ser lido; fazer previses, baseando-se no gnero, no ttulo, no subttulo, nas ilustraes; trocar ideias sobre o que foi lido na forma de discusses e, eventualmente, debates regrados.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

15

Habilidade
Estabelecer relaes entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo ou o referente comum de uma cadeia de substituies lexicais. (H15-GII).

Leia a notcia e responda questo 7.

Tecnologia indita no Pas varre todo o lixo do Rio para cima do tapete
Central de tratamento que protege solo com manta de polietileno passa a receber as 7 mil toneladas dirias do lixo de Gramacho Esquea as montanhas de lixo escaladas pelos catadores que disputaram por dcadas espao com porcos e urubus em Jardim Gramacho, na Regio Metropolitana no Rio. Com o encerramento das atividades do aterro em Duque de Caxias, marcado inicialmente para a prxima sexta-feira, mas adiado para domingo (3), todo o lixo produzido na capital fluminense passar a ter como destino final a Central de Tratamento de Resduos (CTR), em Seropdica. A 75 quilmetros do Rio, a CTR comeou a funcionar em abril de 2011, e vem recebendo gradativamente os resduos que iam para Gramacho e tambm Gericin, aterro de Bangu, na Baixada Fluminense. A nova central j recebe 6,7 mil toneladas de lixo vindas do Rio diariamente. Entre as principais tecnologias empregadas est a implantao da tripla camada de impermeabilizao do solo feita com mantas de polietileno de alta densidade, conhecidas como pead. Este imenso tapete cobre a parte inferior do terreno, que tambm recebe sensores ligados a um software que indica o ponto exato de um possvel vazamento de chorume, o lquido txico proveniente da decomposio do lixo. A reportagem doiG esteve em Seropdica para ver de perto esta nova maneira de dar um fim ao lixo urbano e domiciliar. o primeiro centro de resduos da Amrica Latina. Igual a este s nos Estados Unidos, e mesmo assim l eles usam esta tecnologia apenas em aterro de resduos industriais. Ns implantamos aqui, em aterro de lixo urbano. um cuidado redobrado que estamos tendo no Rio, conta Priscila Zidan, superintendente de operaes da CTR, administrada pela Ciclus, uma empresa privada.
Disponvel em: <http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/rj/2012-05-31/tecnologia-inedita-no-pais-varre-todo-o-lixo-do-rio-para-cima-do.html>. Acesso em: 25 de junho de 2012.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

16

Questo 7
No trecho [...] que tambm recebe sensores ligados a um software que indica o ponto exato de um possvel vazamento de chorume [...], os pronomes em destaque referem-se respectivamente a
(A) tapete e sensores. (B) terreno e sensores. (C) tapete e software. (D) terreno e software.

Comentrios e recomendaes pedaggicas


O desenvolvimento desta habilidade exige que o leitor compreenda o texto no como um simples agrupamento de frases justapostas, mas como um conjunto harmonioso em que h laos, interligaes, relaes entre suas partes (MEC, 2011). Os contedos se organizam, num texto, com base em processos de coerncia e coeso que se expressam por meio de recursos lingusticos especficos, responsveis por apresentar informaes novas e resgatar as antigas, de forma a garantir a continuidade textual. Por isso, uma das competncias fundamentais do leitor, em qualquer nvel de proficincia, consiste num conjunto de habilidades relacionadas correta apreenso da organizao textual, por meio das marcas lingusticas que a manifestam. (SEE, 2009, p. 25) O objetivo desse item avaliar se os alunos estabelecem relaes entre segmentos de um texto, identificando o antecedente de um pronome relativo. Segundo Evanildo Bechara (2009, p. 71), pronomes relativos so aqueles que normalmente se referem a um termo anterior, chamado antecedente, ou seja, o pronome que se refere a um nome anteriormente citado, introduzindo uma nova orao. Os alunos, considerando a funo do pronome relativo, chegariam, assim, alternativa correta C. Os alunos que marcaram as alternativas A e B desconhecem aspectos do uso do pronome relativo, mesmo no sendo necessrio nome-lo, e no compreendem suas caractersticas. A alternativa correta C pressupe que o aluno compreenda que o pronome relativo nem sempre est imediatamente anteposto ao termo ao qual se refere. A leitura compartilhada, com intervenes do professor, leva o leitor a refletir sobre os termos e seus possveis referentes nos textos, integra as informaes permitidas pelo autor, orienta a construo da textualidade e permite a compreenso do uso dos pronomes relativos.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

17

Texto para as questes 8 e 9.

Acne, ela incomoda


A higiene facial cuidada a melhor forma de tratar a acne, uma doena que atinge sobretudo os adolescentes, mas que pode prolongar-se at os 50 anos. Na maior parte das situaes, as acnes que aparecem principalmente no rosto no devem ser espremidas. Tentamos manter o doente limpo at que chegue a natureza com a sua cura natural, explica o Dr. Antnio Picoto, dermatologista. Lavar o rosto duas vezes por dia, pelo menos, um dos possveis tratamentos para a sempre incmoda acne. Doena crnica inflamatria dos folculos pilossebceos, a acne assume diversos tipos de manifestaes clnicas, desde os pontos negros ou brancos, ppulas rosadas, pstulas, at formas nodulares, qusticas e cicatriciais, diz o especialista. Embora continue a ser uma doena relativamente desconhecida, pois sabemos que tem a ver com a parte hormonal, com a produo de andrognios, com a parte de cornificao da glndula sebcea, mas no sabemos por que que em algumas pessoas h a formao de leses e em outras no, quando por vezes os graus de produo de sebo so semelhantes, frisa Antnio Picoto. A acne vulgar, a mais comum, resulta de um aumento da produo de gordura a partir das glndulas sebceas, por ao da secreo de hormonas. Este excesso de gordura bloqueia o canal de sada do folculo e, juntamente com a ao de uma bactria (Corynebacterium acnes), conduz a uma inflamao no interior da glndula. A acne no tem um tratamento etiolgico, tendo, portanto de ser tratada caso a caso de forma sintomtica. Para alm da higiene, o mais importante no tratamento, tambm h tratamentos tpicos da acne, direcionados principalmente para a eliminao da cornificao do folculo pilossebceo onde se incluem os cremes e loes com vitamina A, que ajudam a desbloquear o canal folicular da glndula sebcea, destinados s formas mais ligeiras da doena e tratamentos sistmicos, baseados em antibiticos, como as tetraciclinas, os retinoides (para casos mais graves) e as intervenes fsicas na acne, onde so realizados peelings clnicos superficiais, que igualmente podem ser utilizados para tratar cicatrizes causadas pela acne. Em certos casos, na mulher, empregam-se tambm tratamentos hormonais. que, aponta Antnio Picoto, espremer os pontos brancos e negros e as pstulas pode levar ao aparecimento de cicatrizes, pelo que h que apostar em educar o doente de modo a que este perceba que a acne pode desaparecer por si sem agredir a pele. A doena atinge 40% das moas entre os 14 e os 16 anos e 35% dos rapazes entre os 15 e 17, uma altura da vida em que a pessoa quer ser agradvel em relao ao sexo oposto e em que liga muito aparncia, explica o dermatologista. Antnio Picoto considera que a acne conduz fundamentalmente a problemas de tipo social, no admisso no grupo, excluso, que causa muitas vezes sintomas de depresso muito graves e pode conduzir ao suicdio.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

18

Por isso, avisa o especialista, a doena das borbulhas tem de ser encarada com cuidado, tentando estabelecer-se, sobretudo uma boa relao com o doente e a famlia do doente, de modo a evitar a agressividade, falta de confiana e sentimento de ostracizao que afeta os adolescentes que sofrem de acne. A acne tambm pode ser tardia, atingindo 5% das mulheres e cerca de 1% dos homens. Anomalias hormonais ou efeitos de consumo de certos medicamentos podem ser causas do aparecimento da acne na idade adulta. As sequelas cicatriciais e outras da acne tratam-se com tcnicas cirrgicas e laser-resurfacing com resultados animadores.
Disponvel em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/2008/gestar2/lingport/aaa6_lingport_aluno.pdf>. Acesso em: 22 de junho de 2012.

Habilidade
Inferir a tese de um texto argumentativo, com base na argumentao construda pelo autor. (H18-GIII)

Questo 8
Nesse texto, o autor defende a seguinte tese:
(A) A acne vulgar resulta de um aumento da produo de gordura. (B) A doena atinge 40% das moas entre os 14 e os 16 anos. (C) A higiene facial cuidada a melhor forma de tratar a acne. (D) As acnes que aparecem no rosto devem ser espremidas.

Comentrios e recomendaes pedaggicas


O autor do texto argumentativo tem o objetivo de defender sua opinio sobre determinado assunto; para tanto utiliza argumentos que sustentam sua tese. Esse movimento argumentativo essencial para o convencimento do leitor. A tarefa proposta consiste na inferncia da tese defendida pelo enunciador. A leitura sugerida consiste na busca da tese por meio da argumentao construda no desenvolvimento do texto. A alternativa D contm opinio contrria s manifestadas no texto. Os alunos que optaram por ela provavelmente se pautaram em opinies pessoais e no voltaram ao texto para confirm-las. As alternativas A e B representam simplesmente informaes explicitadas no texto. Nesse caso, os alunos que as assinalaram no atenderam solicitao da tarefa para que encontrassem a tese defendida pelo enunciador do texto, a qual est mencionada na alternativa C. Para o desenvolvimento desta habilidade ou sua consolidao por parte do aluno, sugerimos um estudo dos movimentos argumentativos, que foque a maneira como o enunciador vai defender sua tese (sustentando sua posio, refutando outras ou
Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

19

negociando com argumentos de outros posicionamentos, de forma a estabelecer um dilogo com o leitor). Outra estratgia o trabalho com exerccios que possibilita ao aluno diferenciar um fato de uma opinio em textos argumentativos e informativos. Para isso, trabalhar com textos de uma notcia de jornal, por exemplo, e com um artigo de opinio relacionado a essa notcia, um possvel caminho para que os alunos identifiquem suas diferenas e adquiram a habilidade de reconhecer teses. Salientamos que trabalhos com gneros textuais diferentes, no caso notcia e artigo, promovem o reconhecimento pertinente s suas diferentes formas de construo de acordo com sua tipologia textual. Alguns materiais trazem propostas para o trabalho com esse gnero utilizando metodologias diversificadas: Sequncia Didtica Artigo de Opinio Programa Ensino Mdio em Rede (p. 36-41);Pontos de Vista: Caderno do Professor Olimpada de Lngua Portuguesa (p. 70-107). Propomos ainda um trabalho com a prpria produo do gnero artigo de opinio por meio de sequncias didticas, as quais promovem aes para repertoriar a turma quanto s caractersticas especficas do gnero, atravs de leituras de diversos artigos de opinio e com tarefas que exercitem compreensivamente as partes que compem uma boa argumentao. Alm disso, toda sequncia didtica garante leituras e revises do prprio texto escrito pelo aluno quanto de textos de outros autores. Este exerccio de reviso essencial para suprir lacunas de compreenso leitora em textos argumentativos.

Habilidade
Localizar um argumento utilizado pelo autor para defender sua tese, em um texto argumentativo. (H13-GI)

Questo 9
O argumento que sustenta a tese do autor est expresso em:
(A) Lavar o rosto duas vezes por dia, pelo menos, um dos possveis tratamentos para a sempre incmoda acne. (B) Doena crnica inflamatria dos folculos pilossebceos, a acne assume diversos tipos de manifestaes clnicas. (C) Para alm da higiene, o mais importante no tratamento, tambm h tratamentos tpicos da acne. (D) Anomalias hormonais ou efeitos de consumo de certos medicamentos podem ser causas do aparecimento da acne na idade adulta.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

20

Comentrios e recomendaes pedaggicas


A habilidade verificada nesta questo de localizar um argumento que sustenta a tese de que a higiene facial cuidada a melhor forma de tratar a acne. Este argumento est explicitado no texto na voz do prprio Dr. Antnio Picoto, dermatologista, e que, portanto, exemplifica um argumento de autoridade. Esta tarefa, apesar de ter base em uma habilidade relativamente simples, pode ser complexa na medida em que o aluno precisa resgatar a tese do autor para ento identificar nas alternativas propostas aquela que corresponde ao argumento de sustentao desta tese. Desta forma a alternativa A correta. A possvel escolha das alternativas B, C e D indica que o aluno tem dificuldade em identificar um argumento no texto e relacion-lo a uma tese. Essas alternativas so trechos retirados do prprio texto, mas no so argumentos que sustentam sua tese. Em B, o trecho informativo e explica a acne. Em C, encontramos, mais vez na voz do dermatologista, um parecer sobre a possvel formao de leses causadas pela acne em algumas pessoas, o que no um argumento relacionado tese do autor. E a alternativa D explica o possvel aparecimento de acnes na vida adulta, trecho tambm no relacionado tese principal do texto. Sugerimos as mesmas recomendaes do item anterior, j que o trabalho com as habilidades em reconhecer tese e argumentos possuem uma relao de interdependncia.

Habilidade
Identificar o uso adequado da concordncia nominal ou verbal, com base na correlao entre definio/exemplo.(H22-GI)

Leia a regra e responda questo 10.


Regra: As vozes do verbo, que indicam se o sujeito agente ou paciente da ao expressa no perodo, so classificadas em trs tipos: ativa, passiva e reflexiva. A voz passiva sinttica formada com o pronome apassivador (se), somado ao verbo principal, que dever concordar com o sujeito. Assim: Conserta-se sapato, Vendem-se casas. (BECHARA, 2009)

Questo 10
A alternativa que exemplifica essa regra :
(A) Por meio de tratamentos tpicos, podem-se cuidar da acne. (B) Se pontos brancos e negros so espremidos, causa cicatrizes. (C) Tentam-se manter o doente limpo at a sua cura natural. (D) Em certos casos empregam-se tambm tratamentos hormonais.
Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

21

Comentrios e recomendaes pedaggicas


A habilidade revela o desenvolvimento progressivo das capacidades de refletir sobre os recursos lingusticos utilizados, a capacidade de sintetiz-los e analis-los em situao contextualizada de uso. A tarefa de leitura proposta consiste na identificao da utilizao da voz verbal, com base na correlao entre definio de uma regra e alternativas com oraes que apresentam, alm da opo correta D, elementos gramaticais em que regularmente os alunos demonstram dificuldades, especificamente a concordncia verbal nos casos de uso da voz passiva sinttica. Para responder corretamente questo, os alunos devem correlacionar definio e exemplo em uma tarefa de leitura, ainda que o contedo envolvido no tenha sido apresentado a ele por meio da sistematizao de regras. As alternativas A e B apresentam erros de concordncia, o que j as exclui, em duas formas que apresentam dificuldades de nvel mdio por abrangerem especificidades na classificao do sujeito, e na alternativa B o se conjuno, e no partcula apassivadora. A alternativa C apresenta o verbo na voz ativa, excluindo-a, j que a regra apresentada no enunciado refere-se voz passiva sinttica. Essa alternativa tambm apresenta problema de concordncia verbal (Tentam-se). Apenas a correta D contempla a forma da voz passiva sinttica como explicitada pela regra de concordncia verbal (tratamentos hormonais o sujeito do verbo empregam-se). A partir de um trabalho de observao das produes dos alunos, o professor pode fazer um levantamento das principais dificuldades enfrentadas por eles, identificando as mais frequentes. O professor, alm de trabalhar questes de concordncia verbal nas atividades de anlise lingustica, tambm deve estar atento ao fato de que imprescindvel que os alunos reconheam o efeito de sentido produzido pelo uso do verbo na voz passiva em comparao com o uso do verbo na voz ativa; utilizem a voz passiva como marca de impessoalidade e compreendam, assim, o uso de voz passiva e suas implicaes. Este recurso est presente nos gneros em que a tipologia argumentativa dominante, como o artigo de opinio, resenhas, cartas do leitor entre outros.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

22

Habilidade
Aplicar conhecimentos relativos a regularidades observadas em processos de derivao como estratgia para solucionar problemas de ortografia, com base na correlao entre definio/exemplo. (H27-GIII)

Leia a definio e responda questo 11.


Definio: A terminao - izar verifica-se quando se acrescenta ao substantivo o sufixo verbal - izar (canal + -izar = canalizar) ou quando se junta o sufixo -ar a substantivos terminados em -za, -ze ou -z (baliza > balizar, deslize > deslizar e matiz > matizar).

Questo 11
O grupo de palavras que exemplifica essa regra :
(A) catequese catequizar, batismo batizar, belo embelezar. (B) ameno amenizar, liso alisar, deslize deslizar. (C) sintonia sintonizar, catlise catalisar, anlise analisar. (D) banal banalizar, cicatriz cicatrizar, real realizar.

Comentrios e recomendaes pedaggicas


A tarefa de leitura proposta consiste na resoluo de um problema de ortografia, com base na correlao entre definio de uma regra ortogrfica e exemplos de palavras com derivao orientada por essa regra. Para responder corretamente questo, os alunos devem observar em qual das alternativas todos os exemplos correspondem regra de derivao apresentada. O fato de a regra estar presente no enunciado permite verificar se o aluno capaz de correlacionar definio e exemplo, em uma tarefa de leitura, ainda que o contedo envolvido no tenha sido apresentado a ele por meio da sistematizao de regras. Por isso, espera-se que o aluno compreenda tanto o processo de derivao quanto a regra ortogrfica apresentada na questo, de modo a assinalar a alternativa correta D a nica em que os trs exemplos tm como base a regra ortogrfica proposta. A partir de um trabalho de observao das produes dos alunos, o professor poder fazer um levantamento das principais dificuldades ortogrficas enfrentadas por eles, identificando as mais frequentes. imprescindvel que os alunos compreendam as regras, por isso, sugere-se que o trabalho seja feito com atividades que, primeiramente, os incentivem a elaborar as regras ortogrficas por meio da observao das ocorrncias. Alm disso, preciso que os alunos lidem tambm com as irregularidades ortogrficas, situao em que no h regras que ditam o uso de uma determinada letra, seja porque em seu lugar poderia haver outra que representa o mesmo som, seja porque a letra em questo no representa som algum, mas mantida por razes histricas e morfolgicas. Nesses casos, destacar os desvios mais recorrentes relativos a palavras que contm irregularidades ortogrficas, sobretudo as de uso muito frequente, tambm contribui para que os alunos venham a escrever corretamente, considerando as questes ortogrficas.
Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

23

Habilidade
Justificar, com base nas caractersticas dos gneros, diferenas ou semelhanas no tratamento dado a uma mesma informao veiculada em textos diferentes. (H20-GIII)

Leia os textos 1 e 2 e responda questo 12.


Texto 1 Uma nuvem colossal em forma de cogumelo sobre a cidade japonesa de Hiroxima assinala a morte de 80 mil de seus habitantes vtimas do primeiro ataque nuclear do mundo, em 6 de agosto de 1945. O lanamento da bomba, uma das duas nicas do arsenal americano, foi feito para forar os japoneses rendio. Como no houve resposta imediata, os americanos lanaram outro artefato remanescente sobre Nagasaqui e os russos empreenderam a prometida invaso Manchria. Uma semana depois, o governo japons concordou com os termos da rendio e a capitulao formal foi assinada em 2 de setembro.
Disponvel em: <http://portugues-cemtn.blogspot.com.br>. Acesso em: 22 de junho de 2012.

Texto 2 A rosa de Hiroxima


(Vincius de Moraes)

Pensem nas crianas Mudas telepticas Pensem nas meninas Cegas inexatas Pensem nas mulheres Rotas alteradas Pensem nas feridas Como rosas clidas Mas oh no se esqueam

Da rosa da rosa Da rosa de Hiroxima A rosa hereditria A rosa radioativa Estpida e invlida A rosa com cirrose A anti-rosa atmica Sem cor sem perfume Sem rosa sem nada.

MORAES, Vinicius de. Antologia Potica. 6 reimpresso. So Paulo: Companhia de Bolso, 2009, p. 253.

Questo 12
Os dois textos referem-se bomba atmica de maneira
(A) semelhante, pois ambos tm como finalidade informar sobre o lanamento da bomba atmica no Japo e suas consequncias. (B) diferente, pois o primeiro traz dados histricos, enquanto o segundo apresenta em linguagem potica as consequncias da bomba. (C) diferente, pois o primeiro apresenta uma opinio sobre o lanamento da bomba atmica e o segundo relata um fato referente guerra. (D) semelhante, pois ambos foram produzidos com o intuito de noticiar a Segunda Guerra Mundial e a rendio do Japo.
Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

24

Comentrios e recomendaes pedaggicas


A tarefa de leitura proposta consiste em que o leitor reconhea as diferenas de tratamento dado ao assunto a bomba atmica em dois textos de gneros diferentes. As alternativas A e D esto incorretas porque o tratamento dado bomba atmica nos dois textos no semelhante, visto que o texto 2 um poema e, como se sabe, esse gnero textual no tem por finalidade a informao. Ainda podemos afirmar que a alternativa D est incorreta, pois o texto 1 no uma notcia, mas extrado de uma obra literria vide referncia e o assunto ali abordado no a guerra, mas a bomba. A alternativa C est incorreta porque o primeiro texto no apresenta nenhuma opinio; apenas relata fatos ocorridos durante a Segunda Guerra Mundial. O segundo, um texto potico, descreve as consequncias da bomba atmica e no relata fatos. A opinio do autor encontra-se implcita e depende das inferncias do leitor. A alternativa correta, portanto, a B, que distingue os dois textos por meio da explicitao de suas finalidades. Os alunos que assinalaram as alternativas A e D no foram capazes de reconhecer as diferentes finalidades existentes nos dois textos, talvez por desconhecer que os gneros textuais tm formas particulares de realizar linguisticamente finalidades especficas. Alunos que assinalaram a alternativa C podem perceber diferenas entre os textos, mas demonstram pouca familiaridade com o uso de procedimentos e estratgias de leitura com os textos em questo, reconhecer suas finalidades como j foi dito ou, ainda, dificuldade em reconstruir os sentidos dos dois textos, o que impossibilitaria estabelecer uma relao entre eles para, em seguida, reconhecer uma justificativa plausvel. Uma estratgia interessante para o desenvolvimento dessa habilidade proporcionar aos alunos a leitura de textos diversos relacionados a um mesmo tema e contendo diferentes ideias. Os textos podem ser retirados de jornais, revistas, internet, livros, campanhas publicitrias, entre outros. Esse trabalho pode despertar neles a conscincia de que h vrios gneros de textos, os quais, embora tratem de um mesmo tema, podem expressar sentidos diferenciados conforme a inteno do autor. Outra estratgia trabalhar com os alunos a produo textual abordando um mesmo tema. Com essa atividade, o professor pode explorar as diferentes formas de produo do tema trabalhado, despertando nos alunos atitudes crticas e reflexivas. As atividades que envolvem a relao entre textos so essenciais para que o aluno construa a habilidade de analisar o modo de tratamento do tema dado pelo autor e as condies de produo, recepo e circulao dos textos. O quadro seguinte, recortado de Sntese das capacidades de leitura com sugestes de como desenvolver (BARBOSA, J., 2004), esclarece melhor as relaes de intertextualidade e de interdiscursividade importantes neste item:

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

25

Percepo de relaes de intertextualidade

Quanto maior o nmero de relaes que o leitor estabelece entre o que est lendo e o que j leu, ouviu, conversou, assistiu etc., sobre o mesmo tema, mais efetivo o dilogo que ele trava com o texto. Assim, por meio de comentrios, perguntas, retomadas, solicitao de pesquisas etc., muito til refrescar sua memria lembrando-o de contedos presentes em outros textos relacionados ao que est lendo, imaginando outros textos possveis. Segundo Bakhtin, todo texto de alguma forma resposta a textos anteriores e est prenhe de respostas ulteriores.

Percepo de relaes de interdiscursividade

O mesmo princpio anterior vale para esta capacidade no que diz respeito agora no a contedos do texto, mas a outros discursos aos quais o texto em questo remete. Assim, por exemplo, muitas vezes s possvel compreender uma referncia, uma nota bibliogrfica, uma ironia ou mesmo realizar uma inferncia quando se leva em conta os discursos com os quais o texto dialoga, o que sempre inclui, para alm dos textos, os contextos de produo desses textos. Atividades que levem o aluno a identificar ou explicitar tais dilogos favorecem esta capacidade.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

26

Habilidade
Identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais (gnero, nmero, casos, aspecto, modo, voz etc.). (H23-GI)

Leia o texto abaixo para responder questo 13.


Instrues para criar o blog Primeiramente, acesse o endereo: http://www.blogger.com.br/ Em seguida, siga os seguintes passos: 1) Clique em: Crie o blog agora; 2) Siga os passos para criar uma conta (leia cuidadosamente as instrues); 3) Siga as instrues clicando sempre em Continuar, at chegar na mensagem, Seu blog est pronto; 4) Clique em Iniciar postagem; 5) Escreva a primeira mensagem nos campos especficos de ttulo e mensagem, e clique em Publicar postagem; 6) Para ver o blog pronto, clique em Visualizar blog em outra janela.
Disponvel em: <http://azevedodafonseca.blogspot.com.br/2007/08/instrues-para-criar-o-blog.html>. Acesso em: 12 de junho de 2012. (fragmento)

Questo 13
O uso dos verbos no modo imperativo afirmativo mostra a inteno de instruir a ao do leitor. Alm disso, produz um efeito de
(A) aconselhamento. (B) integrao. (C) afetividade. (D) imobilidade.

Comentrios e recomendaes pedaggicas


Essa habilidade aponta para a importncia que certas categorias gramaticais assumem na produo do efeito de sentido de um texto, permitindo ao leitor o reconhecimento e a identificao das escolhas feitas pelo autor. A tarefa de leitura proposta consiste na identificao do efeito de sentido produzido no texto, considerando o uso dos verbos no modo imperativo. Convm ressaltar que o efeito de sentido ocasionado pelo uso dessa categoria gramatical depende do contexto. A resposta A a correta, uma vez que corresponde ao que a habilidade prope, ou seja, o efeito de sentido que o uso dos verbos causa no leitor: neste caso, de aconselhamento dos passos a seguir para que se consiga construir um blog. Observamos que a alternativa D claramente menciona o efeito inverso ao proposto na habilidade e as alternativas C e B no encontram respaldo no texto, ou seja, em momento algum, o uso dos verbos no texto sugerido, permite construir o efeito de afetividade ou de integrao.
Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

27

Para trabalhar em sala de aula a habilidade de identificar o efeito de sentido produzido em um texto pelo uso de determinadas categorias gramaticais, sugerimos que o professor recorra a sequncias didticas (SCHNEUWLY; DOLZ, 2004), a atividades de leitura (LERNER, 2004) e a estudos de gneros textuais diversos. importante salientar que no se trata de um estudo sobre a nomenclatura das categorias gramaticais, mas uma investigao sobre os efeitos de sentido produzidos em seu uso, na construo de diferentes gneros textuais.

Habilidade
Justificar o uso de determinados recursos grficos, sonoros ou rtmicos em um poema. (H29-GIII)

Leia o texto e responda questo 14.

Poesia Cintica I
(Millr Fernandes)

Era um homem bem vestido Foi beber no botequim Bebeu muito, bebeu tanto Que saiu de l assi m. As casas passavam em volta Numa procisso sem fim As coisas todas rodando Assim

as

m ssi

ass

im

sim

assim

s as

im

ass

im

assim
as

assim

m si

Disponvel em: < http://www2.uol.com.br/millor/aberto/poemas/005.htm>. Acesso em: 22 de junho de 2012.


Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

si

as

assi

assim

28

Questo 14
No poema, a disposio grfica das palavras pode ser associada
(A) ao homem bem vestido. (B) s casas que passavam. (C) embriaguez da personagem. (D) procisso sem fim.

Comentrios e recomendaes pedaggicas


A tarefa da leitura proposta nesse poema visual consiste na justificativa do emprego do recurso grfico. Os alunos tm de observar e relacionar o contedo (texto escrito) e a forma (distribuio espacial do texto escrito) de maneira a compreender que o homem saiu embriagado do botequim e que esse fato se justifica pela disposio das palavras no poema. Os alunos que assinalaram as alternativas A e B podem ter buscado a compreenso do poema, pelo caminho da localizao de informaes explcitas no texto, em vez de associar disposio das palavras tortas, inclinadas e em crculo com a embriaguez da personagem do poema. Aqueles que marcaram a alternativa D, alm de cometerem o mesmo equvoco apresentado nas alternativas A e B, cometem um erro de compreenso leitora ao inferir que h realmente uma procisso. Para esta habilidade, especificamente, recomendvel que o professor promova leituras e anlises de poemas visuais para que os alunos consigam reconhecer que o poeta pode se expressar usando, para alm das palavras, o arranjo visual, a simulao de movimentos, relao entre o ttulo e a distribuio espacial das palavras dos poemas etc., e assim reconstruir o sentido do texto. Dessa maneira, o aluno pode apreender e apreciar singularidades que o texto literrio proporciona. Para o trabalho com a leitura de poemas, primeiramente o professor deve planejar a atividade de acordo com as necessidades diagnosticadas, considerando aspectos metodolgicos e o nmero de aulas disponveis para o seu desenvolvimento. importante lembrar que pesquisar informaes sobre o autor muito til para propor intervenes e enriquecer a aula. Tambm importante saber o que os alunos conhecem sobre o poema, sobre os recursos com que poetas constroem o texto. O dilogo com os alunos proporcionar diretrizes para o encaminhamento do contedo a ser apreendido. Lanar algumas perguntas turma para que essa interao acontea pode ser um caminho. Por exemplo: De quem o poema fala? Onde foi que o homem entrou? O que ser que ele bebeu tanto? O que aconteceu com o homem? Isto est dito no poema? Como, ento, sabemos disso? O que pode representar a forma do poema?

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

29

Habilidade
Justificar o efeito de humor ou ironia produzido no texto literrio pelo uso intencional de palavras ou expresses. (H40-GIII)

Leia o texto para responder questo 15.

O bicho homem
Nunca vi bicho mais feroz do que o homem, animal que vive armado. Algum j viu cachorro de faca, de metralhadora ou de bomba? O co, quando luta, sempre em legtima defesa, ou na defesa de seus amigos humanos, na garra, no dente. O homem, pouco confiado nos seus braos e dentes (a maior parte usa dentadura), inventou os meios mais terrveis de destruio. Nem gosto de falar. Tive um amiguinho japons (cachorro, bem entendido) que contava de duas cidades de seu pas completamente destrudas por uma tal bomba atmica. Trabalho de americano... Gente que dizem gostar muito de cachorro... Morreu gente e cachorro, naquelas exploses, de dar pena. Os homens se destroem de maneira espantosa e s vezes curiosa. Quando um mata um, preso. Fazem discursos, falam muito, o assassino, conforme o caso condenado. Quando mata uma poro, ganha medalha. Torna-se heri. So as tais guerras, que duram tempos sem fim. Sempre na base de instrumentos poderosos de destruio. Ns raramente temos guerras, mas sempre na base leal do corpo a corpo, do dente a dente. muito mais nobre.
LESSA, Orgenes. Confisses de um vira-lata. Rio de Janeiro: Ediouro, 2003.

Questo 15
A leitura do texto nos permite dizer que a ironia est presente na seguinte frase:
(A) Ns raramente temos guerras. (B) Quando mata uma poro, ganha medalha. Torna-se heri. (C) Nunca vi bicho mais feroz do que o homem. (D) muito mais nobre.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

30

Comentrios e recomendaes pedaggicas


A tarefa de leitura proposta consiste em justificar a ironia produzida em razo do uso intencional de certas expresses ao longo do texto. Para chegar resposta correta, alternativa B, o aluno teria de reconhecer o mecanismo utilizado para a construo da ironia que est explicitada por meio dos termos matar e tornar-se heri, que relacionam herosmo matana de muitas pessoas. A ironia est nesta relao que traz a ideia de que em uma guerra o indivduo que mata muitas pessoas um heri e ganha medalhas. Trata-se de uma questo tica a ser discutida em sala de aula. Os alunos que assinalaram as alternativas A, C e D podem no ter compreendido o enunciado da questo ou podem no saber o significado da palavra ironia, assinalando essas opes. Sugerimos ao professor que, nas atividades de leitura, oferea aos alunos o contato com gneros textuais que utilizem largamente recursos expressivos, como propagandas, contos, crnicas, letras de msica, quadrinhos, anedotas, vdeos, entre outros, orientando-os a perceberem e analisarem os efeitos de sentido recorrentes nesses textos. H dois vdeos do personagem Jackson Five, um motoboy, e Silas, taxista, criaes do humorista Marco Luque, disponibilizados no Youtube, a partir dos links <http://youtube/5lEVUD-S1KA> e <http://youtube/qA3Xn-6iaBY>, que podem ser utilizados nesta atividade. Solicite aos alunos que atentem para o relato, observando aes, gestos e falas do personagem e procurem identificar o que constri o humor. Com esses questionamentos, busca-se verificar como se d a percepo do humor por parte dos alunos, se conseguem apontar os fatores desencadeadores do riso. Esses apontamentos iniciais podem ser a base para o planejamento de atividades que ampliaro as possibilidades de identificao dos recursos expressivos. Alguns traos de humor e ironia presentes nesses dois vdeos so as metforas, a ambiguidade e a estilizao da linguagem, por exemplo, nis num quebra retrovis, nois s retira os que num so utilizados.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

31

Bibliografia
BARBOSA, J.; GARCIA, A. L. M. Sntese das capacidades de leitura com sugestes de como desenvolver. Programa Ensino Mdio em Rede. CENP/SEE-SP/MEC/PNUD, 2004. BECHARA, Evanildo. Moderna gramtica portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009. BRASIL. MEC. Secretaria de Educao Bsica. Prova Brasil. Disponvel em: <http:// portal.inep.gov.br/web/prova-brasil-e-saeb/downloads>. Acesso em: 22 de junho de 2012. BRASIL. MEC. Secretaria de Educao Bsica. Programa Gesto da Aprendizagem Escolar (GESTAR II). Braslia, 2008. BRASIL. MEC. Secretaria de Educao Bsica. PCN. Braslia, 1998. KANNO, M. Manual de infografia: Folha de So Paulo: 1998. KLEIMAN, ngela. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 10. ed. Campinas: Pontes, 2007. LERNER, Delia. Ler e escrever na escola: o real, o possvel e o necessrio. Porto Alegre: Artmed, 2002. RANGEL, Egon de O.; GAGLIARDI, Eliana; AMARAL, Helosa. Pontos de vista: caderno do professor: orientao para produo de textos. Col. Olimpada de Lngua Portuguesa. So Paulo: Cenpec, 2010. ROJO, R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. Disponvel em: <http://deleste2.edunet.sp.gov.br/htpc2012/pc1_letramento.pdf>. Acesso em: 20 de junho de 2012. SO PAULO (Estado). Secretaria da Educao. Relatrio pedaggico 2009 Saresp: lngua portuguesa. FINI, Maria Ins (org.) So Paulo: SEE, 2010. SO PAULO (Estado). Secretaria da Educao. Currculo do Estado de So Paulo: linguagens, cdigos e suas tecnologias. So Paulo: SEE, 2010. SO PAULO (ESTADO) Secretaria da Educao. Matriz de referncia para a avaliao Saresp: documento bsico. FINI, Maria Ins (org.). So Paulo: SEE, 2009. SO PAULO (ESTADO) Secretaria da Educao. Mais Lngua Portuguesa: material do professor. Volume 3. So Paulo: SEE/CENP, 2008. SO PAULO (Estado). Secretaria da Educao. Programa Ensino Mdio em Rede. So Paulo: SEE, 2005. SCHNEUWLY, B. & DOLZ, J. Gneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004.

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

32

Avaliao da Aprendizagem em Processo


Comentrios e Recomendaes Pedaggicas - Lngua Portuguesa

Coordenadoria de Gesto da Educao Bsica Coordenadora: Leila Aparecida Viola Mallio Coordenadoria de Informao, Monitoramento e Avaliao Coordenadora: Maria Lucia Barros de Azambuja Guardia CIMA Departamento de Avaliao Educacional Anglica Fontoura Garcia Silva Maria Julia Filgueira Ferreira William Massei CGEB Lngua Portuguesa Clarcia Akemi Eguti Id Moraes dos Santos Katia Regina Pessoa Mara Lcia David Roseli Cordeiro Cardoso Rozeli Frasca Bueno Alves Elaborao Professores Coordenadores dos Ncleos Pedaggicos das Diretorias de Ensino Graciana B.Incio Cunha, Edilene Bachega R. Viveiros, Letcia M. de Barros L. Viviani, Maisa Kamegawa Borazio, Snia Maria Rodrigues, Mrcia Regina Xavier Gardenal, Andrea Righeto, Eliane Cristina Gonalves Ramos, Angela Maria Baltieri Souza, Elizabete Cristina de Brito, Patrcia Fernanda Morande Roveri, Virgnia Nunes de Oliveira Mendes, Maria Mrcia Zamprnio Pedroso, Maria Jos de Miranda Nascimento, Luciana de Paula Diniz, Moacir Martins Gonalez, Luiz Eduardo Divino, Maria Cristina Cunha R. Costa, Joo Mrio Santana, Magda Regina Pereira Bizio, Ademilde Ferreira de Souza, Ronaldo Cesar Alexandre Formici. Elaborao, Reviso e Leitura Crticas Clarcia Akemi Eguti, Id Moraes dos Santos, Katia Regina Pessoa, Mara Lcia David, Roseli Cordeiro Cardoso, Rozeli Frasca Bueno Alves (Equipe CGEB); Andrea Righeto, Jane Rbia Adami, Marcos Rodrigues Ferreira, Joo Mrio Santana (PCNP). Editorao Depto. Editorial da FDE

Material do Professor - Avaliao de Portugus - 1 srie do Ensino Mdio

33

Vous aimerez peut-être aussi