Vous êtes sur la page 1sur 30

SESC

Conflitos Regionais na Ordem Global


Atualidades Prof. Heleno

Conflitos na Ordem Global


O espao da poltica

Na globalizao, os fluxos de mercadorias, capitais e informaes tm carter mundial. Mas as fronteiras polticas fragmentam o mundo em territrios nacionais, no interior dos quais o poder do Estado soberano.
A natureza dos conflitos

A maior parte dos conflitos civis ocorrem em pases subdesenvolvidos caracterizando-se como consequncia e, ao mesmo tempo, como causa da fragilidade econmica e poltica de diversos Estados nacionais contemporneos.
Uma Geografia dos conflitos civis

Entre as reas de tenso internacional, destacam-se o Grande Oriente Mdio (regio que se estende de Israel at o Paquisto), o Leste Europeu e a Federao Russa e o continente Africano.

A Natureza dos Conflitos


Religioso

Poltico Conflitos Civis Econmico

tnico

A Natureza dos Conflitos


O sculo XX foi o mais violento da histria da humanidade: o nmero de mortos em guerras e conflitos armados durante ele foi mais de trs vezes maior do que nos 4 sculos anteriores. Confira na tabela abaixo.

O nmero de mortos em conflitos Perodo Mortes em conflitos (milhes) 1,6 6,1 7,0 19,4 109,7 Populao mundial em meados do sculo (milhes) 493,3 579,1 757,4 1.172,9 2.519,5 Mortes em conflitos (% da populao mundial) 0,32 1,05 0,92 1,65 4,35

Sculo XVI Sculo XVII Sculo XVIII Sculo XIX Sculo XX

Oramentos Militares

A Questo Palestina

A Guerra do Golfo

Os Curdos

Nepal Profundas disparidades regionais so responsveis por conflitos desde 1996. As comunidades tnicas com alto ndice de pobreza se concentram em regies do centro e do oeste do pas. Apresentam um IDH 50% inferior ao das demais etnias e tm pouca representatividade poltica no pas. Em 2006 foi assinado um acordo de paz.

Caxemira Os confrontos entre a ndia (maioria de religio hindu) e o Paquisto (maioria mulumana) tm sido violentos desde 1947, quando a regio da Caxemira foi anexada a ndia a despeito da origem mulumana da maioria da populao. A populao Caxemira deseja a unificao com o Paquisto. Observe o mapa.

Afeganisto Os conflitos duram mais de trs dcadas. De 1979 a 1989, diferentes faces tnicas, apoiadas pelo Ocidente, se uniram na luta contra a invaso sovitica nesse pas. Aps a expulso das foras de ocupao, divergncias e luta pelo poder entre esses grupos tnicos armados (milcias) foram responsveis pelo reincio dos enfrentamentos.

Os Conflitos no Leste Europeu


Bsnia-Herzegovina

Com a separao da Iugoslvia, enfrentou uma violenta guerra civil em 1992, que terminou com a interveno de Organizao do Tratado do Atlntico Norte (Otan). Grupos tnicos croatas, srvios e mulumanos se enfrentaram.

Crocia

Conseguiu a independncia aps uma guerra civil (1991-1992) entre croatas e a minoria srvia. Sua entrada na Unio Europia continua condicionada ao fim da intolerncia tnica e da corrupo.

Eslovnia

Por apresentar composio tnica mais homognea (90% de eslovenos), foi o primeiro pas a conseguir independncia, em 1991. Aps a dissoluo da Iugoslvia e de uma breve guerra, o pas se estabilizou e, a partir de 2004, passou a integrar a Unio Europeia.

Macednia
Mesmo enfrentando tenses tnicas entre cristos ortodoxos e a minoria mulumano-albanesa, a Macednia conseguiu a independncia pacfica em 1991.

Montenegro
Aps o perodo de separao das repblicas iugoslavas, Montenegro se manteve unido Srvia com o nome de Repblica Federal da Iugoslvia, at 1992. As tenses com os separatistas de Kosovo cresceram em 1998. Montenegro se separou pacificamente da Srvia, mas apenas em 2006 iniciou conversaes para ingresso na Unio Europia.

Srvia
O pas foi unido at 2006 a Montenegro (com nome Srvia-Montenegro), foi palco de conflitos entre bosnios, eslovenos, croatas e srvios, entre 1991 e 1995.

Kosovo Era inicialmente uma provncia autnoma da Srvia, possua uma populao composta por 90% de albaneses mulumanos. Em 1998, os albaneses de Kosovo reivindicaram a independncia e foram reprimidos por tropas srvias. Esse massacre tnico deixou um saldo de muitos albaneses mortos. A provncia, administrada pela ONU desde ento, declarou sua independncia em 2008.

Armnia e Azerbaijo

Iugoslvia Fragmentada

Regio dos Blcs


Constituda por uma cadeia de montanhas ao sudeste da Europa. Ocupara por durante sculos por diversas etnias.

Regio dos Blcs

Tenses no Cucaso
Situada entre o Mar Cspio e o Mar Negro, a regio do Cucaso (cadeia montanhosa a sudeste da Europa) abriga diversas etnias de religio cristo ou islmica, que falam dezenas de lnguas. Trata-se de uma rea de tenses: as lutas que se deram inicialmente entre imprios Russo, Turco-Otomano e persa, e posteriormente entre os Estados modernos, duram mais de trs sculos.

Cucaso

Chechnia

De maioria mulumana. Uma unidade da Federao Russa, declarou-se independente em 1991. Em 1994, foi invadida por tropas militares russas, o que deixou um saldo de 100 mil mortos. Apesar do acordo de paz de 1997, os conflitos entre os separatistas e o governo russo prosseguiram. Em 1999, aps a invaso do Danguesto por guerrilheiros chechenos, com a finalidade de criar um Estado islmico, a Chechnia sofreu invaso da Federao Russa.

frica: etnias, lnguas e conflitos

frica: guerras civis

Vous aimerez peut-être aussi