Vous êtes sur la page 1sur 4

Autotransformador

Um autotransformador um transformador com um nico enrolamento; um dispositivo muito til para algumas aplicaes por causa da sua simplicidade e baixo custo, quando comparado com um transformador convencional. Entretanto, ele no apresenta um isolamento eltrico entre o primrio e secundrio e, portanto no pode ser utilizado quando esse aspecto necessrio. Alm de apresentar uma maior razo de transformao, um autotransformador, pode tambm desenvolver maior potncia aparente que o transformador convencional. A razo que a transferncia de potncia do primrio para o secundrio num autotransformador no somente por induo eletromagntica, como no caso de um transformador convencional, mas tambm por conduo.

Os autotransformadores podem ser abaixador e elevador, depende apenas do tipo de ligao. As figuras abaixo mostram o tipo de ligao para um autotransformador elevador e um abaixador

(a) Autotransformador elevador

(b) Autotransformador abaixador

O autotransformador do tipo redutor quando o nmero de espiras do secundrio inferior ao do primrio, e do tipo elevador no caso contrrio.

Os autotransformadores tambm podem ser monofsicos e trifsicos, podendo ser os trifsicos constitudos de trs autotransformadores monofsicos associados em estrela ou em triangulo, conforme a necessidade. Conforme se mencionou acima, o autotransformador pode conduzir mais potencia que o transformador convencional pelo fato de que no autotransformador a parte do enrolamento no comum, ou seja nas figuras (a) e (b) seria o trecho ab , responsvel pela conduo da potencia para o secundrio, tambm chamada de potencia transformada, a qual tambm a potencia de projeto do autotransformador. A parte comum do enrolamento, ou seja, nas figuras (a) e (b) seria o trecho. bc , responsvel pela potencia transferida eletromagneticamente chamada de potencia prpria ou potencia interna.

Diferenas entre um transformador convencional e um autotransformador.

- Baixo fluxo de disperso;

-Baixa perda;

-Baixa corrente de excitao;

-Custo menor;

-Possibilidade de transformar a potncia e a tenso

Se um autotransformador tem tantas vantagens em relao a um transformador convencional, ento porque no utiliz-los em todos os casos?

Desvantagem de um autotransformador

No tem isolao eltrica entre o primrio e secundrio, Essa desvantagem pode parecer simples frente s vrias vantagens, mas ela pode ser muito perigosa. Se ocorrer um problema no enrolamento N2 da figura 2.21 (b) a alta tenso do primrio passar integralmente para o secundrio o que pode provocar danos irrecuperveis ao dispositivo ligado no secundrio. Por este motivo o autotransformador deve ter o ponto comum permanentemente aterrado. Devido a esse grande problema os autotransformadores so normalmente utilizados com relao de transformao entre alta e baixa de no mximo trs. Com os diferentes tipos de ligao de um transformador convencional, possvel fazer com que um autotransformador mude de tenso e potncia nominal. O exemplo 3 explica essa afirmao com maiores detalhes.

Exemplo Um transformador convencional monofsico de 50kVA, 2400/240 V ligado como um autotransformador elevador como mostrado na figura abaixo, na qual ab o enrolamento de 240 v e bc o enrolamento de 2400V.

Note que a potncia nominal do transformador convencional de 50kVA, quando ligado como autotransformador a potencia nominal aumenta para 550kVA correspondendo a um aumento de potncia de 1100%. A ligao de um transformador convencional como autotransformador resulta em um tamanho menor de autotransformador da mesma capacidade comparado com um transformador convencional. Outro exemplo muito utilizado so as fontes de celular que de uma tenso bem elevada, passa a alguns volts que a bateria suporta. (reduz a tenso de entrada de 127 v para 12 v, e depois retifica-la). O Autotransformador utilizado para mudar o valor de uma tenso ou potencia, dependendo de seu porte ou ligao, pode aumenta ou abaixar qualquer valor.

Vous aimerez peut-être aussi