Vous êtes sur la page 1sur 12

Normas Mnimas em Matria de Abrigo e Planeamento dos Locais de Alojamento

ndice
Introduo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 175 1. Anlise . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 179 2. Habitao (Abrigo) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 189 3. Roupa . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .193 4. Artigos Domsticos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 195 5. Seleco e Planeamento dos Locais de Alojamento . . . . . . . . . . . . . . . 198

Apndice 1: Bibliografia Seleccionada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 212 Nos Anexos 1 e 2 no final da obra poder consultar, respectivamente, o glossrio geral e uma lista de siglas.

173

Parte 2:4

6. Capacidade e Formao em Matria de Recursos Humanos . . . . . . . . 209

Normas Mnimas em Matria de Abrigo e Planeamento dos Locais de Alojamento Introduo


As normas mnimas em matria de Abrigo e Planeamento dos Locais de Alojamento so uma expresso prtica dos princpios e direitos enunciados na Carta Humanitria. A Carta concentra a sua ateno nos requisitos fundamentais para manter as vidas e a dignidade das pessoas afectadas por catstrofes ou conflitos, segundo o consignado no conjunto do direito internacional relativo aos direitos humanos, no direito humanitrio internacional e no direito relativo aos refugiados. sobre esta base que as organizaes humanitrias oferecem os seus servios. Estas organizaes comprometem-se a actuar de acordo com os princpios de humanidade e imparcialidade e com os restantes princpios definidos no Cdigo de Conduta do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho e das Organizaes NoGovernamentais (ONGs) na Assistncia Humanitria em Situaes de Desastre. A Carta Humanitria reafirma a importncia fundamental de trs princpios-chave:
q q q

o direito vida com dignidade a distino entre combatentes e no-combatentes o princpio de non-refoulement

As normas mnimas dividem-se em duas grandes categorias: aquelas relacionadas directamente com os direitos das pessoas; e aquelas relacionadas com a actuao das organizaes que contribuem para que as pessoas usufruam desses direitos. Algumas das normas mnimas combinam ambas as categorias.

175

Parte 2:4

Carta Humanitria e Normas Mnimas

Normas Mnimas em Matria de Abrigo e Planeamento dos Locais de Alojamento

1 A importncia dos abrigos e do planeamento dos locais de alojamento em situaes de emergncia


Juntamente com o abastecimento de gua, o saneamento, a nutrio e os cuidados mdicos, o abrigo um factor decisivo para a sobrevivncia na fase inicial de uma situao de emergncia. Para alm da sobrevivncia, o abrigo necessrio para aumentar a resistncia s doenas e proporcionar proteco contra as condies ambientais. tambm importante para a dignidade humana e para sustentar tanto quanto possvel a vida da famlia e da comunidade em circunstncias difceis. O objectivo das intervenes referentes a abrigos e seleco e planeamento de locais de alojamento satisfazer as necessidades fsicas e as necessidades sociais elementares das pessoas, das famlias e das comunidades de modo a disporem de um espao protegido, seguro e confortvel para viver, incluindo no processo, tanto quanto possvel, a auto-suficincia e a auto-gesto. As intervenes devem ser concebidas e realizadas de modo a que sejam reduzidos ao mnimo todos os efeitos negativos na populao anfitri ou no meio ambiente. Trs tipos de situao possveis indicam as necessidades bsicas das pessoas directamente afectadas por um desastre no que toca a abrigo. Estes tipos de situao so determinados pelo tipo de desastre, o nmero de pessoas envolvidas, o contexto poltico e a capacidade da comunidade para enfrentar a situao.

Tipo de situao B: as pessoas deslocam-se e instalam-se em comunidades anfitris


Durante um conflito armado, e aps certos desastres naturais como grandes inundaes, comunidades inteiras podem ver-se obrigadas a abandonar os seus lares e a sua zona de residncia. Nessas situaes, as pessoas deslocadas podem permanecer na comunidade anfitri local, com outros parentes ou outras pessoas com quem partilham laos histricos, religiosos ou de outro tipo. A assistncia nestas situaes inclui ter em conta os direitos e as necessidades da populao afectada, bem como daqueles que sejam indirectamente afectados pela situao de desastre.

Tipo de situao C: as pessoas deslocam-se e vivem em grupos


As povoaes temporrias para refugiados ou populaes deslocadas so necessrias quando, dadas as circunstncias do desastre natural ou do conflito, as pessoas tm de abandonar os seus lares e a sua regio e instalarse noutros locais. Nestes casos, as populaes deslocadas vivem em grupos, normalmente muito grandes, por perodos de tempo indeterminados. A assistncia exige que se d resposta s necessidades tanto das pessoas instaladas em povoaes espontneas, como em locais de alojamento seleccionados. Este captulo aborda, em primeiro lugar, as normas necessrias para o fornecimento de abrigo, roupa e artigos domsticos, que so comuns aos trs tipos de situao. So depois abordadas as normas mnimas relativas seleco e planeamento de locais de alojamento, que apenas so pertinentes no caso do terceiro tipo de situao. A participao das mulheres nos programas de abrigo e planeamento de locais de alojamento pode contribuir para que elas prprias e todos os membros da populao afectada tenham acesso equitativo e seguro aos abrigos, roupa, aos materiais de construo, ao equipamento de produo de alimentos e a outros vveres essenciais. As mulheres devem ser consultadas sobre uma srie de assuntos, como segurana e privacidade, fontes e meios de recolha de combustvel para cozinhar e aquecimento, e ainda sobre a maneira de obter um acesso equitativo aos abrigos e aos vveres. Ser necessria uma ateno especial para evitar e dar resposta a situaes envolvendo violncia baseada no gnero e explorao sexual. Por exemplo, o melhoramento do sistema de iluminao e das patrulhas de segurana pode ajudar a que a povoao seja segura e acessvel para toda a

Nem sempre acontece que, em caso de desastre, as pessoas se desloquem das suas casas. Os membros de comunidades afectadas directamente por um desastre natural quase sempre preferem permanecer nas suas casas ou nas proximidades, se isso for possvel. Mesmo que as casas tenham sido destrudas ou danificadas, a assistncia s pessoas onde elas se encontram muito mais sustentvel e ajuda a restabelecer a normalidade mais rapidamente do que a assistncia que as obriga a afastar-se em busca de um refgio temporrio. A ajuda canalizada para o local onde as pessoas vivem e se conhecem entre si ajuda-as a manter as estruturas sociais e permite que continuem a viver o mais normalmente possvel.

176

177

Parte 2:4

Tipo de situao A: as pessoas permanecem nas suas casas

Carta Humanitria e Normas Mnimas

populao, mas particularmente para os grupos que correm mais riscos de sofrer actos de violncia. Por isso importante fomentar a participao das mulheres na concepo e implementao dos programas de abrigo e planeamento de locais de alojamento sempre que isso seja possvel.

As Normas Mnimas

1 Anlise
Os programas destinados a satisfazer as necessidades das populaes afectadas por desastres devem basear-se numa compreenso profunda da situao, incluindo os factores polticos e os factores relacionados com a segurana, bem como da evoluo prevista. As pessoas afectadas por desastres, as organizaes humanitrias, os doadores e as autoridades locais tm de saber que as intervenes so adequadas e eficazes. Por isso, a anlise dos efeitos do desastre e do impacto do prprio programa de abrigo e planeamento de locais de alojamento so factores crticos. Se o problema no for identificado e compreendido correctamente, ser difcil, ou at impossvel, apresentar uma resposta certa.

2 Guia para este captulo


O captulo est dividido em seis seces (anlise, habitao, roupa, etc.), cada uma das quais inclui o seguinte:
q As normas mnimas: especificam os nveis mnimos a alcanar em cada

rea.
q Indicadores-chave: so sinais que permitem verificar se a norma foi

cumprida. Constituem um meio de avaliar e dar a conhecer o impacto, ou os resultados, dos programas, bem como a eficcia do processo, ou mtodos, utilizados. Os indicadores podem ser qualitativos ou quantitativos.
q Notas de orientao: incluem referncias a aspectos concretos que

No Apndice 1 apresentada uma bibliografia seleccionada. Quando necessria feita referncia s normas tcnicas de outros sectores para sublinhar a ligao estreita do trabalho num sector com o trabalho noutros sectores e para salientar que o progresso numa rea depende do progresso alcanado noutras reas.

As normas relativas anlise aplicam-se antes de iniciar qualquer programa e ao longo de todo o ciclo do programa. A anlise comea com uma avaliao inicial imediata que permite determinar a magnitude do desastre e decidir se se deve e como se deve intervir. Prossegue com o controlo, que permite saber em que medida o programa contribui para a satisfao das necessidades existentes e determinar se so necessrias alteraes. Em seguida, realiza-se uma avaliao posterior a fim de determinar o grau de eficcia global do programa e extrair lies para o futuro. Para obter um conhecimento profundo dos problemas e conseguir que a assistncia humanitria seja prestada de forma coordenada, fundamental que todos os interessados partilhem a informao e os conhecimentos

178

179

Parte 2:4

preciso ter em considerao ao aplicar a norma em diferentes situaes; orientaes acerca do melhor modo de resolver dificuldades de ordem prtica e aconselhamento sobre questes de carcter prioritrio. Tambm podem incluir comentrios sobre questes de especial importncia referentes norma ou aos indicadores, e assinalar problemas, controvrsias ou lacunas no conhecimento actual sobre determinada matria. Preencher estas lacunas ajudar a melhorar as normas mnimas em matria de abrigo e planeamento dos locais de alojamento no futuro.

A aplicao de mtodos de anlise normalizados em todos os sectores considerados de grande utilidade para determinar rapidamente as necessidades humanitrias mais graves e para garantir a mobilizao dos recursos mais adequados. Nesta seco so apresentadas normas e indicadores acordados para a recolha e anlise de informao com o objectivo de determinar necessidades, elaborar programas, controlar e avaliar a sua eficcia e assegurar a participao da populao afectada.

Carta Humanitria e Normas Mnimas

Normas Mnimas em Matria de Abrigo e Planeamento dos Locais de Alojamento

pertinentes. Registar e difundir a informao resultante do processo de anlise contribui para uma ampla compreenso das consequncias adversas para a sade pblica e outras consequncias dos desastres, e pode ajudar no desenvolvimento de melhores estratgias de preveno de desastres e atenuao das suas consequncias. As normas relativas anlise aplicam-se aos diversos tipos de necessidades em matria de abrigo indicadas na introduo deste captulo, bem como s normas relativas a abrigo, roupa, artigos domsticos, seleco de locais de alojamento e planeamento de locais de alojamento, apresentadas mais adiante.

q So feitas recomendaes acerca da necessidade de assistncia externa. Se

a mesma for necessria, so apresentadas recomendaes sobre as prioridades, uma estratgia de interveno e os recursos necessrios. elaborado um relatrio de avaliao inicial, no qual se mencionam as reas-chave e as recomendaes adequadas.
q As ameaas gerais segurana das pessoas e as ameaas concretas

segurana com que se defrontam os grupos vulnerveis, em especial as mulheres e as adolescentes, so tidas em conta na concepo das intervenes em matria de abrigo e planeamento dos locais de alojamento.
q As concluses da avaliao inicial so disponibilizadas a outros sectores,

Norma 1 relativa anlise: avaliao inicial


Todas as decises relativas ao programa devem basear-se numa compreenso profunda da situao de emergncia e numa anlise precisa das necessidades das pessoas em matria de abrigo, roupa e artigos domsticos.

s autoridades nacionais e locais, s organizaes humanitrias participantes e a representantes de ambos os sexos da populao afectada.

Notas de orientao
1. Procedimentos de avaliao inicial aceites internacionalmente: consultar, por exemplo, Davis, J e Lambert, R (1995), Telford, J (1997), UNHCR (1982), e USAID (1994). 2. Para mais detalhes sobre os requisitos da avaliao inicial relativamente seleco e planeamento de locais de alojamento: consultar a norma 1 relativa ao Alojamento: seleco dos locais de alojamentos. As notas de orientao referentes a esta norma apresentam detalhes acerca da informao necessria para realizar as avaliaes fsica e ambiental. 3. O perfil da populao afectada deve incluir: - Perfil demogrfico (por gnero, idade e grupo social). - Meios de subsistncia tradicionais e origem rural ou urbana das pessoas. - Modo de vida tradicional, em termos da utilizao pblica ou privada do espao, dos hbitos culinrios e do armazenamento dos alimentos, do cuidado com as crianas e das prticas de higiene. - Conhecimentos e mtodos de construo tradicionais. - Bens que as pessoas tenham trazido com elas. - Tipo de abrigo adoptado pela populao deslocada, quando pertinente.

Indicadores-chave
q Procede-se de imediato a uma avaliao inicial segundo os procedimentos

internacionalmente aceites, tarefa que dever ser executada por pessoal com a experincia adequada.
q A avaliao inicial realizada em cooperao com uma equipa multi-

q A informao recolhida e apresentada de forma a permitir que o

processo de tomada de decises seja coerente e transparente.


q Quando possvel, os dados so distribudos segundo o sexo e a idade. q A informao recolhida serve para determinar as necessidades da

populao em matria de abrigo, roupa e artigos domsticos, e para fornecer dados bsicos para o controlo e a avaliao posterior. Na avaliao inicial so tidos em considerao: o perfil e a situao da populao deslocada; a informao fsica; os recursos locais naturais, materiais e infra-estruturais e o uso da terra.
q Na avaliao inicial so consideradas as normas nacionais em matria de

abrigo do pas onde ocorreu o desastre e as normas do pas onde prestada a assistncia humanitria, caso sejam diferentes.
180

181

Parte 2:4

sectorial (gua e saneamento, nutrio, alimentao, abrigo e sade), as autoridades locais, mulheres e homens da populao afectada e as organizaes humanitrias que tencionam dar resposta situao.

Carta Humanitria e Normas Mnimas

Normas Mnimas em Matria de Abrigo e Planeamento dos Locais de Alojamento

- As necessidades dos grupos sujeitos a maiores riscos. - Ameaas reais ou potenciais, externas e internas, segurana da populao deslocada, incluindo as ameaas concretas com que se defrontam os grupos vulnerveis, em especial as mulheres e as adolescentes. 4. As avaliaes das infra-estruturas e dos recursos locais devem incluir: - Grau e condies de acesso, incluindo estradas, pistas de aterragem potenciais para avies de abastecimento, terminais ferrovirios e portos. - Quantidade de madeira necessria para lenha e para construo, e quantidade de gua que se pode extrair de forma sustentvel. - Equipamento pesado j existente na zona, como bulldozers e niveladoras, para construo de estradas e preparao de locais de alojamento. 5. A informao fsica deve incluir: - Topografia da rea de terreno disponvel e adequada para alojamento e agricultura. - Variedade e proteco das possveis fontes de gua. (Consultar o captulo 1, Abastecimento de gua e Saneamento.) - Zonas ambientais particularmente vulnerveis. - Variaes climticas sazonais, incluindo chuvas, queda de neve, variaes de temperatura, ventos fortes, inundaes. - Doenas, vectores e pragas endmicas. (Consultar o captulo 1, Abastecimento de gua e Saneamento, e o captulo 5, Cuidados Mdicos.) 6. Utilizao da informao resultante do alerta atempado e da preparao em situaes de emergncia: estas actividades devem ser apoiadas sempre que possvel, j que podem contribuir para a avaliao inicial. A preparao inclui a formao de pessoal e o aprovisionamento de vveres, tais como materiais para abrigos, em locais estratgicos. Se houver um aviso atempado acerca de uma provvel movimentao da populao, preciso recolher de imediato a informao pertinente e analis-la: deve ser feito um inventrio da capacidade de resposta das autoridades locais, do sistema das Naes
182

Unidas e das organizaes presentes no terreno; deve ser do conhecimento geral a disponibilidade de pessoal experiente, de planos de desenvolvimento e de vveres e equipamento que podem ser atribudos situao de emergncia at mobilizao de elementos que os possam substituir. 7. Rapidez de resposta: a rapidez de resposta um aspecto essencial da avaliao inicial, tarefa que deve ser levada a cabo o mais cedo possvel aps o desastre. Se for necessrio, devem ser satisfeitas de imediato e simultaneamente as necessidades mais prementes. Regra geral, deve ser elaborado um relatrio no espao de uma semana a contar da chegada ao local do desastre, embora isso dependa das circunstncias particulares e da situao em geral. 8. Participantes na avaliao inicial: nesta tarefa, devem ser includas pessoas capazes de obter informao junto de todos os grupos da populao afectada de forma culturalmente aceitvel, em especial no que diz respeito anlise de questes relacionadas com o gnero e s competncias lingusticas. O ideal seria que participasse um nmero equilibrado de homens e mulheres. Se possvel, a equipa deve contar com um especialista em abrigos e construo. 9. Processo de avaliao inicial: antes de comear o trabalho no terreno, todos os participantes devem chegar a acordo quanto ao procedimento a adoptar para realizar a avaliao inicial, devendo igualmente ser distribudas as respectivas tarefas especficas. 10. Recolha de informao: existem vrias tcnicas diferentes para recolha de informao, pelo que preciso escolh-las cuidadosamente, seleccionando as que melhor se enquadram na situao e no tipo de informao necessria. Em geral, conveniente recolher informao com mais frequncia quando a situao evolui mais rapidamente, e quando se do acontecimentos de especial importncia, como novos movimentos da populao ou um surto epidmico de diarreia. Embora as avaliaes iniciais possam ser mais rpidas e menos rigorosas, a anlise melhora medida que se dispe de mais tempo e de mais dados. As listas de verificao so um meio til para assegurar que todas as questes fundamentais so examinadas. 11. Fontes de informao: possvel compilar informao para o relatrio de avaliao inicial a partir de publicaes disponveis, material histrico pertinente, dados relativos situao anterior emergncia

183

Parte 2:4

Carta Humanitria e Normas Mnimas

Normas Mnimas em Matria de Abrigo e Planeamento dos Locais de Alojamento

e tambm a partir de conversas com pessoas idneas, bem informadas, incluindo os doadores, os funcionrios das organizaes humanitrias e da administrao pblica nacional, os especialistas locais, os dirigentes de ambos os sexos da comunidade, os idosos, o pessoal clnico participante, os professores, os comerciantes, etc. Os planos nacionais ou regionais de preparao para casos de desastre tambm podem constituir uma fonte de grande utilidade. Tanto os mtodos utilizados para obter informao como os limites da sua fiabilidade devem ser comunicados com clareza. 12. Questes implcitas: o conhecimento dos direitos das pessoas afectadas por desastres, em conformidade com o direito internacional, deve servir de base avaliao inicial. Tanto esta como a anlise posterior devem revelar um conhecimento apropriado dos problemas estruturais, polticos, de segurana, econmicos, demogrficos e ambientais subjacentes que incidem na zona. vital ter em conta a experincia prvia e as opinies das pessoas afectadas ao analisar a dinmica e o impacto da nova situao de emergncia. Por isso mesmo, preciso contar com a competncia tcnica e os conhecimentos locais, tanto na recolha de dados como na anlise dos recursos, capacidades, vulnerabilidades e necessidades. Devem tambm ser consideradas as condies de vida actuais e no perodo antes da situao de emergncia da populao deslocada e no-deslocada da zona. 13. Grupos de risco: devem ser tidas em conta as necessidades dos grupos expostos a danos adicionais, como mulheres, adolescentes, menores no-acompanhados, crianas, idosos e pessoas com deficincias. Por exemplo, quando j no se dispe de sistemas de apoio colectivos para a proteco das mulheres vivas, sozinhas e das adolescentes noacompanhadas, importante saber quais so as ameaas reais ou potenciais para a segurana das mulheres nos recintos fechados em que vivem. H tambm que determinar os papis que cabem s pessoas de um e de outro sexo no sistema social. 14. Recuperao: na avaliao inicial devem ser recolhidas ideias e anlises relativamente ao perodo de recuperao posterior ao desastre, de forma a que as intervenes destinadas a satisfazer as necessidades imediatas sirvam para favorecer a recuperao da populao afectada.

Norma 2 relativa anlise: controlo e avaliao


O funcionamento do programa de abrigo e planeamento dos locais de alojamento e as alteraes do contexto geral, devem ser controlados e avaliados.

Indicadores-chave
q A informao recolhida para controlo e avaliao til e oportuna;

registada e analisada de forma precisa, lgica, coerente e transparente.


q Foram estabelecidos procedimentos que possibilitam a recolha sistemtica

de informao sobre o impacto (positivo ou negativo) da interveno nas necessidades em matria de abrigo, roupa e artigos domsticos, e no meio ambiente.
q O uso de artigos e produtos domsticos, especialmente pelas mulheres,

controlado.
q As mulheres, os homens e as crianas da populao afectada participam

nas actividades de controlo.


q So elaborados com regularidade relatrios analticos sobre a repercusso

do programa de abrigo e planeamento dos locais de alojamento na populao afectada. Tambm so apresentados relatrios sobre quaisquer alteraes nas circunstncias e outros factores que possam justificar a alterao do programa. programa em satisfazer as necessidades de grupos especficos da populao afectada.
q So estabelecidos sistemas que possibilitam uma corrente de informao

entre o programa, outros sectores, a populao afectada, as autoridades locais competentes, os doadores e outros interessados, quando necessrio.
q O programa avaliado em funo de objectivos declarados e normas

mnimas acordadas, a fim de medir a sua eficcia e repercusso globais na populao afectada.

Notas de orientao
1. Utilizao da informao proveniente do controlo: todas as situaes de emergncia so instveis e dinmicas por definio. Assim, indispensvel dispor regularmente de informao actualizada para assegurar que os programas continuam a ser pertinentes. A informao obtida graas ao controlo contnuo dos programas deve
185

184

Parte 2:4

q As actividades de controlo fornecem informao sobre a eficcia do

Carta Humanitria e Normas Mnimas

Normas Mnimas em Matria de Abrigo e Planeamento dos Locais de Alojamento

ser incorporada nos exames e avaliaes posteriores. Nalgumas circunstncias, pode ser necessrio modificar a estratgia para fazer face a alteraes importantes da situao ou das necessidades. A avaliao da situao em matria de abrigo ao fim de cerca de seis meses permite decidir se necessrio continuar com o programa, e de que forma. Atravs desta informao, possvel planear actividades sustentveis e a participao a longo prazo das organizaes humanitrias, bem como abordar questes relacionadas com o regresso e a reintegrao. 2. Cooperao com outros sectores: a informao gerada pelo processo de avaliao inicial serve de base para as actividades de controlo e avaliao posterior do programa de abrigo e planeamento dos locais de alojamento. Pode tambm contribuir para o estabelecimento da base inicial do sistema de informao sanitria. As actividades de controlo e avaliao posterior exigem uma estreita cooperao com outros sectores. 3. Utilizao e difuso da informao: a informao recolhida deve estar directamente relacionada com o programa. Por outras palavras, deve ser til e deve ser utilizada. Alm disso, deve ficar disposio de outros sectores e de outras organizaes, bem como das populaes afectadas conforme seja necessrio. Os meios de comunicao utilizados (mtodo de difuso, lngua, etc.) devem ser adequados ao pblico ao qual essa informao se destina. 4. Segurana: o controlo dos programas de abrigos e alojamentos decisivo para assegurar a segurana dos grupos em risco de sofrerem agresses, bem como para identificar e lidar com as reas em que ocorre a violncia. 5. Pessoas que participam no controlo: quando o controlo exige consultas, deve-se incluir na tarefa pessoas capazes de obter informao de todos os grupos da populao afectada de uma forma culturalmente aceitvel, em especial no que respeita ao gnero e s competncias lingusticas. A participao das mulheres deve ser encorajada. 6. Avaliao posterior: a avaliao posterior importante, porque serve para avaliar a eficcia da aco, identificar lies para futuras actividades de preparao, mitigao ou assistncia em casos de desastre e fomentar a prestao de contas. A avaliao aqui referida compreende dois processos interligados:
186

a) A avaliao interna do programa, que normalmente realizada pelo pessoal como parte da anlise e do exame sistemticos da informao proveniente do controlo. A organizao humanitria tambm deve avaliar a eficcia de todos os seus programas relacionados com uma determinada situao de desastre ou comparar os seus programas referentes a diferentes situaes. b) A avaliao externa, por seu lado, pode fazer parte de uma actividade de avaliao mais alargada realizada pelas organizaes e pelos doadores, e pode ter lugar, por exemplo, aps o final da fase crtica da situao de emergncia. Ao realizar as avaliaes, importante que as tcnicas e os recursos utilizados sejam compatveis com a escala e a natureza do programa, e que no relatrio sejam descritos a metodologia utilizada e os procedimentos seguidos para retirar as concluses. Os resultados das avaliaes devem ser comunicados a todos os intervenientes no processo de assistncia humanitria, incluindo a populao afectada.

Norma 3 relativa anlise: participao


A populao afectada por um desastre deve ter a oportunidade de participar na concepo e implementao do programa de assistncia.

q As mulheres e os homens da populao afectada pelo desastre devem ser

consultados e ser envolvidos na tomada de decises relacionadas com a avaliao inicial das necessidades e com a concepo e implementao do programa.
q As mulheres e os homens da populao afectada recebem informao

sobre o programa de assistncia e tm a oportunidade de apresentar comentrios sobre o programa organizao humanitria.

Notas de orientao
1. Equidade: a participao da populao afectada pelo desastre na adopo de decises e na concepo e implementao dos programas contribui para que estes sejam equitativos e eficazes. Deve-se ter especial cuidado para assegurar a participao das mulheres, bem como uma representao equilibrada de ambos os sexos no programa
187

Parte 2:4

Indicadores-chave

Carta Humanitria e Normas Mnimas

de assistncia. A participao no programa de abrigo e planeamento de locais de alojamento tambm pode servir para reforar o sentido de dignidade e de valor das pessoas em momentos de crise. Essa participao gera um sentido de comunidade e de posse que pode contribuir para a segurana pessoal e geral, tanto de quem recebe a assistncia, como de quem est encarregado da sua prestao. 2. A populao pode participar no fornecimento de abrigos, roupas e artigos domsticos de diferentes maneiras: por exemplo, participando na equipa de avaliao inicial; participando na tomada de decises (por ex. utilizao pblica/privada do espao); difundindo informao sobre armazenamento de alimentos, construo tradicional; ajudando a identificar ameaas para a segurana e ameaas especiais para as mulheres e grupos vulnerveis; fornecendo listas de agregados familiares. 3. Comits de coordenao: os comits de coordenao contribuem para promover a participao da populao no programa de assistncia. Deve-se assegurar que esses comits so verdadeiramente representativos da populao afectada, tendo em conta na sua constituio factores como o gnero, a idade, a etnia e a situao socioeconmica. Tambm devero estar representados dirigentes polticos destacados, dirigentes comunitrios de ambos os sexos e lderes religiosos. Os papis e funes de um comit de coordenao devem ser definidos no momento da sua criao. 4. Consulta de opinies: a participao tambm pode realizar-se mediante a organizao sistemtica de consultas de opinio e discusses: Estas podero ser efectuadas durante a distribuio, visitas ao domiclio ou discusses sobre problemas ou preocupaes individuais. As discusses em grupo com membros da comunidade afectada podem proporcionar informao til sobre as crenas e prticas culturais.

2 Habitao (Abrigo)
O objectivo das intervenes em matria de abrigo ajudar reparao de habitaes, construo de abrigos temporrios ou instalao das pessoas deslocadas em comunidades existentes, dependendo da situao.

Norma 1 relativa habitao: condies de residncia


As pessoas devem dispor de espao coberto suficiente para se proteger dos efeitos adversos do clima. Devem gozar de condies adequadas de calor, ar fresco, segurana e privacidade para garantir a sua dignidade, sade e bem-estar.

Indicadores-chave
q A rea coberta disponvel por pessoa de 3,5 - 4,5m2 em mdia.

e proporcionam proteco contra a luz solar directa.


q Em climas quentes e secos, o material dos abrigos suficientemente

pesado para permitir uma capacidade trmica elevada. Caso se disponha apenas de revestimentos em material plstico ou de tendas de campanha, considerada a possibilidade de fornecer coberturas de camada dupla ou uma camada isoladora.
q Em climas frios, o material utilizado e a construo dos abrigos permitem

um isolamento ptimo. Uma temperatura agradvel para os ocupantes conseguida graas capacidade isoladora do abrigo juntamente com uma quantidade suficiente de roupa, cobertores, roupa de cama, aquecimento adequado e consumo de calorias.
q Se forem fornecidos revestimentos em material plstico para o abrigo,

devero obedecer s especificaes estabelecidas pelo UNHCR (ACNUR).

188

189

Parte 2:4

q Em climas quentes e hmidos, os abrigos permitem uma ventilao ptima

Carta Humanitria e Normas Mnimas

Normas Mnimas em Matria de Abrigo e Planeamento dos Locais de Alojamento

Notas de orientao
1. Ligao com o Abastecimento de gua e Saneamento: para indicadores relativos s distncias mnimas e mximas at s fontes de abastecimento de gua e s latrinas e ao nmero das mesmas, consultar as normas relativas evacuao de excrementos no captulo 1, Abastecimento de gua e Saneamento. 2. As normas aplicveis aos abrigos dependem do clima e do tamanho do agregado familiar: em climas frios, as pessoas necessitam de mais espao coberto, dado que passam mais tempo no interior das habitaes do que em climas quentes. As pessoas mais idosas, as mulheres e as crianas pequenas costumam passar mais tempo dentro da rea coberta. 3. Em climas quentes e hmidos: os abrigos devem ser concebidos e ordenados de modo a que tenham o mximo de ventilao possvel e fiquem protegidos da luz solar directa; por isso, convm que a porta e as janelas estejam orientadas a norte e a sul. O telhado deve ter beirais grandes e uma boa inclinao para o escoamento da gua da chuva. A construo deve ser leve, pois necessria uma capacidade trmica baixa. A orientao apropriada importante para maximizar a circulao do ar, que no deve ser obstruda, por exemplo, por abrigos vizinhos. Recomenda-se que exista um espao no exterior do abrigo com sombra para cozinhar e secar ao ar os utenslios de cozinha. A existncia de estaes de mono frequentes deve ser tida em conta e o escoamento das guas superficiais extremamente importante. (Consultar as normas sobre escoamento no captulo 1, Abastecimento de gua e Saneamento.) 4. Em climas quentes e secos: a construo deve ser suficientemente pesada para que se obtenha uma capacidade trmica alta, de modo a que as mudanas de temperatura entre a noite e o dia permitam refrescar e aquecer o interior, em alternncia. As janelas devem ser pequenas. Caso se disponha apenas de revestimentos em material plstico ou de tendas de campanha, deve ser considerada a utilizao de coberturas de camada dupla que permitam a ventilao entre as camadas para evitar a transferncia de calor. Em alternativa, devem ser usados materiais isoladores. Numa estrutura leve, a ventilao mxima no um objectivo, mas deve ser fcil de controlar (por exemplo, abrindo portas opostas), para evitar o aquecimento produzido pelos ventos quentes e o calor irradiado pelo solo circundante, e para impedir a entrada de areia no abrigo. Podese obter sombra atravs dos abrigos vizinhos ou das rvores circundantes.
190

5. Em climas frios: indispensvel proporcionar abrigos com bom isolamento. No entanto, no basta ter abrigos de boa qualidade para obter uma temperatura adequada para o organismo, a qual depende de uma combinao de factores. Os factores-chave so: a temperatura exterior; o vento; o grau de isolamento trmico do abrigo; os sistemas de aquecimento; as roupas e os cobertores disponveis; e o consumo de calorias. O factor de arrefecimento pode ser reduzido ao mnimo, mantendo a circulao do ar no abrigo no nvel mnimo necessrio para o conforto pessoal e a segurana, e para evitar problemas respiratrios provocados por aquecedores ou pelo lume da cozinha. Em todo o caso, deve haver um nvel mnimo de ventilao. As portas devem ser feitas de modo a reduzir ao mnimo as correntes de ar. indispensvel que nos abrigos existam aquecedores adequados. O ideal que o ar consumido e libertado por foges e aquecedores seja recolhido em tubos adequados. A condutibilidade do cho dos abrigos um problema importante ao qual preciso prestar ateno para que os moradores no percam demasiado calor corporal durante a noite. Para evitar que isso acontea, o cho (e todo o abrigo) pode ser isolado e/ou podem ser fornecidos tapetes ou colches. 6. Fornecimento de revestimentos e outros materiais: na fase inicial das situaes de emergncia comum fornecer revestimentos de polietileno reforado, ocasionalmente com corda e materiais de sustentao, como postes de madeira local, ao galvanizado, alumnio ou papel de alta densidade. H que prever a assistncia para o aprovisionamento de materiais, assim como para a compra de materiais ao nvel local. Caso se preveja que o aprovisionamento de materiais ir provocar danos na economia local ou no meio ambiente, deve considerar-se a possibilidade de fornecer todos os elementos necessrios para a construo dos abrigos. Um agregado familiar mdio, composto por cinco pessoas, deve receber pelo menos uma folha de plstico de 4 por 6 metros. Para facilitar o transporte, o armazenamento e a distribuio, convm carregar esse material em rolos ( 4 metros x 60 metros para 10 famlias). No entanto, com folhas de 4 por 7 metros por famlia pode obter-se uma maior facilidade de movimento. (Consultar Davis, J e Lambert, R (1995), UNDP (1995) e MSF (1997.)

191

Parte 2:4

Carta Humanitria e Normas Mnimas

7. Revestimentos de material plstico: os revestimentos de material plstico fornecidos para construo de abrigos devem obedecer s especificaes definidas pelo UNHCR (ACNUR). Os revestimentos para construes danificadas devem obedecer a especificaes de desempenho diferentes. 8. Alojamento partilhado: o alojamento partilhado no uma soluo conveniente para os problemas em matria de abrigos. Quando for necessrio recorrer a essa soluo, deve-se ter especial cuidado em preservar ao mximo a privacidade das pessoas. 9. Habitaes danificadas: as pessoas deslocadas que regressam s suas casas danificadas pela guerra ou por desastres naturais devem receber apoio adequado. Nos climas frios, prefervel ajud-las a pr um quarto em condies de habitabilidade, em vez de lhes oferecer um alojamento colectivo. As vtimas de terramotos devem ser persuadidas a abandonar edifcios danificados, se houver riscos importantes de repeties ou de novos terramotos. 10. Luta antivectorial: podem ser necessrias medidas de luta antivectorial nos abrigos, tanto em climas quentes como em climas frios, para evitar a infestao por vectores, tais como mosquitos, ratazanas e moscas, e pragas como serpentes e escorpies (consultar as normas relativas luta antivectorial no captulo 1, Abastecimento de gua e Saneamento). Os programas de abrigos e as medidas de controlo posteriores devem reflectir uma compreenso das prticas locais de construo, dos padres seguidos pela populao deslocada relativamente aos abrigos e da seleco de materiais. 11. Impacto ambiental: preciso adoptar medidas apropriadas para reduzir ao mnimo o impacto ambiental do programa de abrigo. Estas incluem: - Fornecimento de materiais de construo para evitar o esgotamento dos recursos naturais locais. - Proteco da vegetao essencial para controlo da eroso e/ou das inundaes. - Salvaguarda da floresta agrcola e produtiva.

3 Roupa
Norma relativa roupa
As pessoas afectadas pela situao de desastre devem ter roupas e cobertores em quantidade suficiente para se proteger dos efeitos adversos do clima e garantir a sua dignidade, segurana e bem-estar.

Indicadores-chave
q As pessoas tm acesso a uma quantidade suficiente de cobertores. q As crianas at aos 2 anos de idade dispem de pelo menos um conjunto

completo de roupa e artigos de higiene apropriado cultura, estao e ao clima da zona.


q As mulheres, os homens e os adolescentes de ambos os sexos dispem de

pelo menos um conjunto de roupa de tamanho apropriado e adequada cultura, estao e ao clima. Alm disso, as mulheres e as adolescentes dispem de um fornecimento regular de artigos de proteco higinica.
q Quando necessrio, so disponibilizadas mortalhas culturalmente adequadas.

Notas de orientao
1. Adequao: no relatrio de avaliao inicial devem ser assinalados os factores climticos e culturais para que os cobertores e a roupa fornecidos sejam adequados aos homens, s mulheres e s crianas e estejam de acordo com a idade dos mesmos. Estes artigos devem ser fornecidos em separado, e no todos juntos em fardos. 2. Necessidades das mulheres: as mulheres necessitam de roupa especial por motivos de higiene e dignidade pessoal. Tambm devem receber material apropriado para as suas necessidades higinicas mensais. importante que esse material seja apropriado e discreto, caso contrrio as mulheres no o utilizaro. Como esta questo delicada, as mulheres devem participar na tomada de decises acerca do material a fornecer. (Consultar a seco sobre evacuao de excrementos, no captulo 1, Abastecimento de gua e Saneamento).

192

193

Parte 2:4

Carta Humanitria e Normas Mnimas

3. Isolamento: a capacidade isoladora dos cobertores e das roupas diminui significativamente quando aqueles esto molhados (10 a 15 vezes) e o organismo perde mais energia trmica. Muitas camadas de roupa ou de cobertores no mantm necessariamente as pessoas mais quentes, porque quanto maior o peso da roupa, menos calor se sente. Por este motivo mais eficaz em termos de custo investir na compra de cobertores de melhor qualidade que mantenham as pessoas quentes, do que numa maior quantidade de cobertores mais baratos e de qualidade inferior. 4. Questes relacionadas com a resistncia trmica e com o clima: para mais orientaes, consultar UNDP (1995)

194

Vous aimerez peut-être aussi