Vous êtes sur la page 1sur 9

Graduao EAD Uninter

Comunicao Empresarial
Aula 2
Profa Ktia Luizari

Redao Empresarial
Por que tanto as pessoas como as organizaes devem aprimorar, constantemente, seu estilo de comunicao e sua linguagem?

katialuizari@grupouninter.com.br

Gesto da Produo Industrial

Porque, no contexto globalizado, todos buscam a qualidade total. Com isso, a linguagem transformou-se, mais do que nunca, em uma ferramenta indispensvel para aqueles que desejam conquistar e manter seu sucesso no mercado

A comunicao eficaz facilita o entendimento, aproxima as pessoas, assegura bons negcios.


(LUIZARI, Katia adaptado)

cavalheiro, no pelo valor intrnseco dos bpedes palmferes, e sim pelo ato vil e sorrateiro de galgares os profanos de minha residncia. (...)

(...) Se o fazes por necessidade, transijo; mas se para zombares de minha alta prosopopeia de cidado digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala no alto de tua sinagoga, o que reduzir-te- quinquagsima potncia que o vulgo denomina nada.

Ncleo de Materiais Didticos

Graduao EAD Uninter


Assunto: Retorno de E-Mails
Senhores, tenho recebido muitos e-mails em resposta por um novo e-mail, quando j se tem um e-mail tratando do assunto. Para otimizar os assuntos e promover a eficincia no trato dos mesmos, (...) (...) solicito encarecidamente que, quando forem responder a uma solicitao realizada pela internet, seja ela efetuada no mesmo e-mail que o solicitou, pois desta forma economizaremos tempo, papel e tinta para montarmos o dossi de cada assunto, (...)

Redao Empresarial
(...) mostrando a eficincia que todos ns temos no trato dos assuntos que a ns chegam ao conhecimento Prioridades Conciso = objetividade Correo = norma culta Clareza = exatido

Eficcia = compreenso imediata

Conciso Vimos por meio deste, respondendo sua solicitao, de memorando, enviado na ltima tera-feira, 20 de setembro de 2007, informar que o presente autoriza o funcionrio X a ... O funcionrio X est autorizado a frequentar o curso de Elaborao de Relatrios.

Ncleo de Materiais Didticos

Graduao EAD Uninter


Correo Ortografia: consulte o dicionrio, ele existe para retirar dvidas

Concordncias: o verbo sempre concorda com o sujeito; adjetivos e substantivos concordam entre si

Flexo das palavras: singular e plural; ateno especial aos vocbulos compostos (vice-diretor, socioeconmico etc.) Regncias: verbos e nomes que requerem o uso de preposies

Clareza Lixeiro morto por pegar doce com a mo (...) O assassino seria Esquentado de Souza, o dono da lanchonete, que est foragido, segundo a polcia.

O lixeiro Limponildo da Silva foi morto com dois tiros nas costas, anteontem, por ter posto a mo em um doce em uma lanchonete que no ia comprar. (...)

Eficcia Limponildo foi morto por que no pretendia comprar a lanchonete ou por ter posto a mo no doce que no iria comprar? Por unnime deciso de todos os integrantes da Cipa, solicitamos aos usurios dos banheiros do ptio de manobras, nos dias de expediente, que aps us-los, limpem no s a parte interna, (...)

Ncleo de Materiais Didticos

Graduao EAD Uninter

(...) mas tambm a parte interna da pia, bem como o espelho, enxuguem o cho caso haja respingos, nele, de gua, pasta dental, sabonete ou outro produto; para o bem-estar e a sade de todos.

Conserve o banheiro limpo! ou Limpe o banheiro aps o uso

Ortografia
s ou ss? Pssego; passagem; pessoa prensar; personagem; pensamento

c ou ? c + e = ce / c + i = ci cesta cinema

c+u=?/c+o=?/c+a=? acar pescoo cabea

o ou am? Os funcionrios do RH entraro em frias na prxima semana. Eles partiro amanh bem cedo. o = verbo no futuro

Os sindicalistas declararam greve geral ontem noite. Os manifestantes desfilaram com faixas e cartazes de protesto am = verbo no passado

Ncleo de Materiais Didticos

Graduao EAD Uninter


x ou ch?
x = slaba inicial en enxada x = slaba inicial me

mexicano mexer

mexirica

mexilho

enxurrada enxofre enxuto

x = depois de ditongo ameixa paixo caixote peixe

x = /z/ e + x + vogal exato exame existir exonerar

Escrevem-se com z Substantivos derivados de adjetivos: maciez (macio) altivez (altivo) limpeza (limpo)

Verbos derivados de palavras que no apresentam s: canalizar (canal) finalizar (final) memorizar (memria)

s = /z/ ? entre duas vogais: casa msica pesado asa

Ncleo de Materiais Didticos

Graduao EAD Uninter


Classes Gramaticais
Substantivo Nomeia os seres em geral: criana relgio escada cu porta Adjetivo Qualifica, caracteriza os substantivos: simptico empreendedor criativo preguioso

cabelo

Artigo Identifica os substantivos designando-lhes o gnero (masculino/feminino) e o grau (singular/plural) as mulheres os convidados as escolas os motoristas

Pronome: palavra que substitui ou acompanha o substantivo. Eu Tu Minha Senhor Vossa Excelncia Esse Aquele

Numeral

Termo que indica a quantidade exata dos seres de uma espcie ou a posio exata que eles ocupam em uma relao ou srie: um terceiro dezena vigsimo

Verbo
Palavra que expressa um fato, uma ao, estado dos seres e fenmenos naturais, situando-os no tempo Meus colegas de curso estudaram bastante para a prova final Nossos diplomas chegaro no prximo bimestre

centena

Ncleo de Materiais Didticos

Graduao EAD Uninter


Interjeio

Palavra que expressa um apelo, estado de esprito ou emoo repentina:


al! oba! caramba! droga! oh! viva! sentido!

Advrbio

Termo que modifica um verbo ou um adjetivo, acrescentando-lhe a ideia de tempo, modo, lugar, dvida ou intensidade: ontem agora talvez muito diariamente melhor

Preposio Palavra invarivel que liga dois vocbulos, explicando-os ou completando-os.

O diretor administrativo contra a reduo de salrios Estarei em casa quando voc chegar a de com at contra entre sobre sob

para

Conjuno Palavra ou expresso invarivel que faz a ligao entre dois termos de uma mesma orao ou das oraes em um enunciado:
mas porm desde que medida que quando

Para saber mais...


O cal ou a cal? A palavra cal do gnero feminino, assim como:

Ncleo de Materiais Didticos

Graduao EAD Uninter


a sentinela

a comicho (coceira) a mascote

Pargrafo

a apendicite (o apndice)

a dinamite a alface

a omoplata

Unidade de composio, constituda por um ou mais de um perodo, em que se desenvolve ou se explana determinada ideia central a que geralmente se agregam outras secundrias, intimamente relacionadas pelo sentido e, logicamente, decorrentes dela.
(GARCIA, 1985, p. 203)

Tpico frasal Desenvolvimento Concluso + +

Tpico frasal ou ideia ncleo: frase inicial que compe a mensagem central Desenvolvimento ou ideias secundrias: frases que comprovam, explanam a ideia principal Fecho ou concluso: informao que conclui, fecha a ideia explanada durante o pargrafo.

Ncleo de Materiais Didticos

Graduao EAD Uninter


Praticando a Teoria
Iluminao eltrica representa muito mais que conforto. Iluminao segurana, mais produo, lazer. , mais que tudo, melhoria de qualidade de vida.

A festa estava tima. Muita comida, todo mundo rindo e danando animadamente. Porm, como precisava trabalhar na manh seguinte, tive de sair mais cedo.

Os tomates, reconhecidos hoje como um alimento muito rico em vitaminas, especialmente a vitamina C, que previne contra o escorbuto, enfermidade que em outros tempos foi o terror dos marinheiros, foram considerados por nossos antepassados, at meados do sculo XVIII venenosos.

Quem defende a pena de morte argumenta que ela intimidaria os assassinos perigosos, impedindo-os de cometer crimes monstruosos. Alm do mais, aliviaria, em certa medida, a superlotao dos presdios. Isso sem contar que os delinquentes considerados irrecuperveis, deveriam pagar com a vida por seus crimes hediondos.

Quando eu tinha cinco anos e morava com uma tia idosa, que passava a maior parte do dia mimando um gato peludo, sentada numa cadeira de balano, na sala de jantar de nossa casa, que ficava no subrbio, prxima s Indstrias Sol Poente, j era louco por futebol.

Ncleo de Materiais Didticos

Vous aimerez peut-être aussi