Vous êtes sur la page 1sur 3

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS D.

PEDRO I 2012 -13

REFLEXO ACERCA DOS RESULTADOS E DO SUCESSO EDUCATIVO | 1 Perodo


(APS ANLISE DA GRELHA SNTESE APRESENTADA NO C. PEDAGGICO DE 06/02/2013)

CAUSAS / FATORES DE INSUCESSO SITUAES DETETADAS / QUESTES


Falta de hbitos e mtodos de trabalho, de hbitos de leitura; Dificuldades na compreenso/ produo escrita; Supresso do estudo acompanhado Com 5 tempos letivos destinados ao apoio s disciplinas de Portugus, Matemtica e apoio ao estudo, o que estar a faltar para que o insucesso seja minimizado? Estaro os professores que ministram os apoios preparados, disponveis e motivados para combater estas lacunas? Compreendero, professores e alunos, o propsito / a finalidade dos apoios e o peso que eles podero adquirir no sucesso educativo dos alunos que os frequentam? A medida de retirar dos apoios os alunos que apresentem uma assiduidade irregular ou que mantenham um comportamento pouco ajustado poder ser considerada como positiva? Para quem? A seleo dos alunos que devem frequentar as aulas de apoio deve ser ponderada e pode ser reajustada em cada reunio de Conselho de Turma. E se um dos tempos letivos de apoio fosse destinado turma inteira, especificamente para a leitura orientada, que antes era reforada no estudo acompanhado? O apoio pedaggico no 1 ciclo poderia organizado por reas e lecionado por professores dessas reas? O apoio ao estudo no 2 ciclo deveria ser desenvolvido pelos professores da disciplina, no devendo existir 3 professores a trabalhar com os alunos na mesma rea.

PISTAS / PROPOSTAS PARA REFLEXO - ATUAO

Falta de tcnicas de pesquisa O assunto abordado nas aulas? Em que aulas? Os alunos sabero como se produz um trabalho escrito, os pontos que constituem um trabalho e como se seleciona e trata a informao?

Com a colaborao da BECRE e da equipa de apoio ao estudo talvez se pudesse preparar uma sesso de informao sobre: como realizar um trabalho escrito e como pesquisar, para cada turma, ou grupo de duas turmas.

Falta de autonomia (no pr-escolar)

Caracterstica formada principalmente em casa. Seria importante uma maior colaborao por parte dos EE no sentido de treinar a autonomia bsica antes da entrada no JI.

1/3

CAUSAS / FATORES DE INSUCESSO SITUAES DETETADAS / QUESTES


Falta de material pedaggico

PISTAS / PROPOSTAS PARA REFLEXO - ATUAO


Ser fundamental, em 1 lugar, comprovar que a falta do material pretendido indispensvel para o sucesso educativo dos alunos; discriminar os recursos e associ-los s aprendizagens que deles dependam. Seria possvel procurar apoio junto da cmara municipal, junta de freguesia ou at mesmo encarregados de educao? necessrio bom material para trabalhar devidamente TODAS as competncias. Por ex: s no Meiral que h microscpios, lupas binoculares, enciclopdias, e computadores em condies - Porque h uns anos o concurso ao Cincia VIVA deu dinheiro para material, mas esta no a realidade dos outros JI.

Falta de trabalho sistemtico (Dep. Mat. e C. E.) A necessidade de realizao de trabalhos de casa a vrias disciplinas permitir um trabalho sistemtico a cada uma das disciplinas?

Sugere-se a acomodao e arrumao dos materiais nas salas de aulas, com a definio de regras de utilizao (regulamento), e sensibilizao aos alunos para a sua preservao, numa perspetiva de poupana econmica e ecolgica. Ser pertinente o doseamento dos trabalhos de casa? Sugere-se que os docentes reflitam sobre a pertinncia e a eficcia dos trabalhos propostos, da sua frequncia, da sua quantidade, da motivao para a sua realizao

Falta de pr-requisitos a MAT e FQ (Dep. Mat. e C. E.) e 5 ano (DEP Lnguas) A ausncia de pr-requisitos referida aqui como um fator de insucesso de forma generalizada ou apenas no caso dos alunos que obtiveram resultados negativos?

Estar a articulao vertical entre anos/ciclos a surtir os efeitos pretendidos? Sugere-se uma reflexo / monitorizao da articulao. A impossibilidade de desdobramento nas turmas do 2 ciclo na disciplina de CN estar diretamente implicada na falta de pr-requisitos a MAT e FQ? Que propostas / alternativas sugerem os docentes destas reas?

Algumas causas apontadas como potenciadoras do insucesso referem-se a aspetos que fogem de certa maneira ao poder de atuao da escola pelo que, poder no ser possvel agir diretamente sobre esses fatores, mas sim tentar-se minimizar a sua influncia no sucesso educativo. Refira-se a ttulo de exemplo: Ausncia de assistentes operacionais em quantidade considerada necessria; Supresso da rea curricular no disciplinar de estudo acompanhado; Alunos NEE que deixaram de estar abrangidos pelo estatuto; Os percursos curriculares alternativos no foram aprovados; decorrente dessa tomada de deciso, as turmas do 5A e 7F obtiveram nveis de insucesso elevados no que se refere s aprendizagens e ao comportamento. Talvez se faa sentir a ausncia de um projeto aliciante e adequado aos interesses e caractersticas destes alunos. Sugere-se, por exemplo, a criao de um projeto desportivo ou outro similar que v de encontro s expectativas dos alunos e promova o gosto pela escola.

2/3

FATORES QUE CONTRIBUEM PARA O SUCESSO ASPETOS SALIENTADOS


O acompanhamento familiar, enquanto fator de sucesso, um aspeto que tem sido privilegiado pela escola por intermdio dos contactos frequentes dos diretores de turma com os encarregados de educao e pelas atividades promovidas pelo agrupamento e abertas comunidade educativa. Considera-se, contudo, que a aproximao dos encarregados de educao escola poder ser reforada na abertura do ano letivo, na receo aos alunos em que os encarregados de educao habitualmente marcam presena assdua para solicitar um maior envolvimento e coresponsabiliz-los pelo percurso escolar dos seus educandos. Alm disso, os encontros entre o DT / professor titular de turma e os EE, para a apresentao dos registos de avaliao de cada perodo, devem ser momentos privilegiados para reforar a relao EE/escola e o incentivo ao acompanhamento do educando na sua vida escolar. Os servios da escola mantm um bom funcionamento (coordenao DT, PAT, GIS, SPO e Equipa Diretiva) e so considerados fundamentais para o sucesso educativo. As salas apetrechadas com PCs e projetores permitem um ensino diversificado e estimulante. A manuteno dos meios deve ser constante e todos devem contribuir para a preservao e o bom uso dos mesmos. A pedagogia diferenciada pode ser otimizada se existir um menor nmero de alunos por turma; nas condies atuais, pode ser implementada em algumas turmas apenas ou nas aulas de apoio.

AO PEDAGGICA (ESTRATGIAS) PROPOSTAS APRESENTADAS / PISTAS DE ATUAO


Cooperao entre pares (aluno bom/aluno fraco): criao de binmios numa perspetiva de entreajuda no estudo e partilha de conhecimentos. Sesses de esclarecimento de dvidas e de exercitao, de carcter no obrigatrio, para os alunos interessados (sem limitao de acesso aos bons alunos que podero aproveitar este apoio para melhorar ainda mais os seus resultados). Trabalho colaborativo entre docentes; reforo da articulao e partilha de experincias. Atividades de promoo da leitura e escrita (Livro ambulante, Hora do conto, recontar uma histria lida - por ms, quer em lngua portuguesa, quer em lngua estrangeira), em forte colaborao com as atividades propostas pela equipa da BECRE; maior articulao e maior rentabilizao dos recursos disponibilizados na Biblioteca. Incentivo participao a ttulo individual e autnomo dos alunos em concursos de escrita criativa, soletrao, leitura expressiva, etc. (dada a extenso do programa, nem sempre possvel a sua concretizao na sala de aula). Participao em atividades complementares (atividades experimentais; atividades ldico pedaggicas) que desenvolvam a curiosidade e o gosto pela aprendizagem. Sugere-se, no 1 ciclo, o desenvolvimento de uma rotatividade de professores do mesmo ano ( Grupos de trabalho por reas ).

Canidelo, 22 de fevereiro de 2013 A Equipa de Autoavaliao

3/3

Vous aimerez peut-être aussi