Vous êtes sur la page 1sur 19

COMPREENSO DOS PROFESSORES DE EDUCAO FSICA EM RELAO AOS FUNDAMENTOS TERICO-METODOLGICOS ADOTADOS NAS DIRETRIZES CURRCULARES DE EDUCAO FSICA

PARA A EDUCAO BSICA DO ESTADO DO PARAN Daiane Grando (Faculdade Guairac) Ilma Clia Ribeiro Honorato (Faculdade Guairac) Marcelo Jos Taques (Faculdade Guairac/UEPG)
Resumo: O estudo teve por objetivo investigar quais os significados e interpretaes dos professores de Educao Fsica da Educao Bsica do Municpio de Guarapuava- Paran em relao s Diretrizes Curriculares Estaduais, identificando se suas prticas pedaggicas esto subsidiadas pelos pressupostos deste documento. Para alcanarmos tais objetivos utilizamos do mtodo de pesquisa qualitativo. A coleta de dados se deu por meio de um questionrio com questes abertas. Os resultados mostraram que apesar de serem muitos os caminhos que levaram as discusses e anlises das polticas curriculares os professores ainda apresentam dificuldades para interpretar seus pressupostos tericos bem como transpor tais fundamentos para sua pratica pedaggica. Palavras-chave: Polticas Curriculares, Diretrizes Curriculares, Educao Fsica;

CONSIDERAES INICIAIS

O processo de construo das Diretrizes Curriculares para a Educao Bsica iniciou no ano de 2003 por meio de dilogos entre a Secretaria de Educao do Estado do Paran e os professores do Quadro Prprio do Magistrio (QPM). Durante o perodo de construo deste documento ocorreram muitos entraves tericos gerados pelos agentes envolvidos em sua construo, isto , professores QPM, equipe pedaggica da Secretaria Estadual de Educao do Paran e Professores da Universidade Federal do Paran (NAVARRO, 2007). O estudo objetivou analisar como so subsidiadas as prticas pedaggicas dos professores de Educao Fsica de Guarapuava Paran, identificando se tais prticas esto norteadas pelos pressupostos presentes nas Diretrizes Curriculares da Educao Bsica, investigando qual a compreenso que possuem em relao a tais pressupostos.

Para tanto, ancoramos o estudo na compreenso de que tal Diretriz de extrema relevncia para a legitimao da disciplina de Educao Fsica na escola, pois, est aliada necessidade de promover um ensino crtico e reflexivo. Diante deste contexto, ressaltamos a importncia de um aprofundamento em relao s polticas educacionais do Estado do Paran, o qual aps diversas propostas curriculares adotou tais Diretrizes como um documento responsvel por embasar o trabalho dos professores da Rede Pblica de Ensino. A textualidade do documento demonstra que o objetivo que este subsidie o processo de ensino e aprendizagem e sirva como indicativo dos pressupostos filosficos e metodolgicos que embasaro as prticas pedaggicas (SANTOS; GONALVES; NAVARRO, 2011). Tendo em vista a superao do perodo de reformas educacionais orientadas em pressupostos neoliberais, as polticas educacionais a partir de 1980 comeam a tomar novos rumos. Ocorrem reformulaes em todo sistema de ensino brasileiro e no bojo destas transformaes a Educao Fsica como componente curricular tambm acompanhou tais mudanas. Superadas as opresses da Ditadura Militar se consolidou a presena de um vis crtico nas publicaes da rea da Educao Fsica. Teve incio um discurso que levou a educao a questionar a realidade social da populao, por meio da formao de indivduos crticos, capazes de transformar a sociedade (NAVARRO, 2007). Como resultado deste movimento terico de renovao denominado teoria crtica, buscou-se superar os modelos tradicionais de educao. O encaminhamento educacional no Estado assume a busca por uma escola democrtica, escola esta que incorpore as questes de ordem histrica, poltica, cultural e social a seus contedos (NAVARRO, 2007). O currculo segue a corrente educacional da Pedagogia Histrico Crtica com nfase na valorizao e ressignifio do papel da escola e do conhecimento na busca por uma formao ominilateral. Antes das reivindicaes de autonomia decorridas no perodo da ditadura militar a implantao dos projetos curriculares se dava por meio de imposies da Unio e eram repassadas por meio de um poder centralizado na capital do Estado em forma de curso intensivo e isso era repassado para as escolas sem maiores discusses e reflexes (SANTI; LIMA, 2006).

Salientamos que tais prticas estatais caractersticas da dcada de 1970 se encontravam desgastadas e recebiam muitas crticas (BREMER, 2007). Desta forma evidenciamos que:

O estado implanta as polticas, mas em ltima instncia, quem as implementa so aqueles que fazem o dia a dia da escola, atravs de prticas e formulaes tericas, que, por condies objetivas e subjetivas, no compreendem com exatido aos encaminhamentos traados pelas polticas emanadas do Estado (SANTI; LIMA, 2006).

Tendo em vista a necessidade de superao de tais moldes e na busca de uma maior democratizao do ensino evidenciamos que em 1980 a educao comea a tomar novos rumos. Considerando os documentos que tratavam das polticas curriculares nesta poca evidenciamos que a educao passava a primar pela ao participativa e democrtica (SANTI; LIMA, 2006). Nesta dcada iniciam-se as discusses na busca de uma concepo crtica de educao, sendo que estas iluminaram a disseminao das Polticas da Secretaria de Estado da Educao (SEED/PR), neste perodo muitos professores estavam engajados a fundamentar suas prticas pedaggicas no contexto de redemocratizao do pas (BREMER, 2007).

AS POLTICAS EDUCACIONAIS NO CENRIO PARANAENSE

O Paran possui em seu cenrio poltico e educacional as marcas da efetivao de polticas neoliberais assim como em todo o pas. Ao verificarmos os momentos histricos pelos quais passou e passa a educao paranaense, em um primeiro momento partimos da modernizao administrativa da gesto de ensino que ocorreu em 1970, a qual teve como foco principal a gesto e foi permeada pelo desenraizamento poltico, pela viso tecnocrtica, pelo paranismo e espetacularizao, todos originados no lernismo, com a indicao do governador Jaime Lerner ao poder Legislativo (TAVARES, 2004). A autora tambm destaca em suas anlises que tais aes deram nfase a industrializao e ao privatismo. Nesse sentido as questes inerentes ao currculo e consequentemente as prticas pedaggicas foram deixadas de lado.

Esse momento poltico pelo qual passamos provocou um momento de estagnao em todo sistema educacional estadual, ficando a educao em segundo plano nas aes governamentais. O Paran se tornar o bero das polticas neoliberais visto que estes parmetros surgiram em 1970 no Estado e no Brasil tiveram destaque apenas em 1990 (TAVARES, 2004). Tais rumos tomados pelo sistema educacional apenas comearam a ser superados em 1980 com a eleio de um governo com oposio ao militarismo e que visava a democratizao do ensino pblico estadual o qual estabeleceu metas como redimensionar a poltica educacional e os recursos humanos que atuam no setor educacional oferecendo a estes melhores condies de trabalho e principalmente garantindo a participao popular nas tomadas de decises (TAVARES, 2004). Alm da viso de democracia surgem embasamentos tericos voltados para referenciais marxistas e da psicologia russa ocorrendo institucionalizao de polticas educacionais fundamentadas na Pedagogia Histrico-Crtica. A Pedagogia Histrico Crtica, surgiu no final da dcada de 1970 e incio de 1980 como fruto do descontentamento com as tendncias educacionais vigentes. Com o fim do regime militar surgiu necessidade de apresentar propostas que embasassem novas aes e possibilidades e que estas auxiliassem para a superao dos desafios da realidade social de tal momento histrico (CARRARO; GASPARIN, 2008). A fundamentao terica da Pedagogia Histrico-Crtica se inspira nas concepes de mundo e de homem resultante das investigaes desenvolvidas por Marx sobre as condies histricas de produo da existncia humana que resultam na forma de sociedade atual dominada pelo capital (SAVIANI, p. 420 citado por MARSIGLIA; OLIVEIRA, p. 1969, 2008). Portanto, esta pedagogia busca uma formao capaz de formar cidados com uma viso crtica de mundo e de sociedade e que lutem por seus direitos, superando a alienao. Esta corrente educacional enfatiza que os contedos devem ser vistos como universalmente vlidos e o saber objetivo deve ser transformado em saber escolar, assim, tais princpios deram aporte e sustentao ao trabalho pedaggico da poca (BREMER, 2007). O Currculo Bsico para a Escola Pblica do estado do Paran teve o intuito de abordar os contedos de ensino em tal perspectiva. Este foi aprovado por meio da Deliberao n 02/90, de 18 de dezembro de 1990 e teve como objetivo ser um

referencial capaz de embasar o trabalho dos profissionais da Educao de toda Rede Estadual de Ensino (BREMER, 2007). O processo de elaborao deste documento procurou envolver a participao do maior nmero de escolas e professores mediados pelos Ncleos Regionais de Educao, os quais tinham autonomia para utilizar as ferramentas que julgassem necessrias para oportunizar discusses que levassem a definio dos aspectos filosficos e tericos para a definio dos contedos e metodologias de cada rea (FRATTI, 2001). A proposta referente ao Ensino da Educao Fsica teve como autora Valda M. Tolkmitt e apesar de ser considerada avanada frente ao momento histrico apresentou muitas contradies. A proposta foi fundamentada de forma que apresentava divergncias em relao aos referenciais tericos os quais no definiam a Educao Fsica e seu objeto de estudo a partir dos mesmos pressupostos (FRATTI, 2001). Nesta publicao do Currculo Bsico em 1994 j haviam sido incorporados mesmo que superficialmente a proposta metodolgica do coletivo de autores (SOARES, et al 1994), desenvolvendo reflexes da expresso corporal por meio do jogo da ginstica da dana e do esporte (PARAN, 1994, p. 09-10 citado por NAVARRO, 2007). Apesar do intuito de insero de um discurso crtico este no se deu de maneira integral, o documento carregou marcas de perodos anteriores, continuou atrelado s abordagens que se pretendiam superar, como a psicomotora, a Scio-Interacionista e Fenomenolgica (NAVARRO, 2007). Posterior a esta fase de elaborao de propostas pedaggicas em 1995 o centro da poltica foi alterado novamente, sendo que a ateno para o pedaggico mais uma vez foi deixada em segundo plano, visto que o centro das discusses mais uma vez a gesto, enquanto coordenao dos trabalhos organizados e realizados na escola e no sistema (TAVARES, 2004). Tal gesto do ensino passou a traar metas que visavam padres de rendimento implementando sistemas de avaliao que monitoravam o alcance das metas, assim surgem s estatsticas e a avaliao do rendimento escolar. O foco se volta para os resultados, formas de verificar a eficincia do trabalho docente no processo de ensino e aprendizagem (ALTMANN, 2002). Santos (2004) enfatiza que este modelo apresenta muitos aspectos negativos principalmente pelo seu carter excludente e ainda ressalta que essas polticas orientadas pela lgica do mercado, reforam mesmo no mbito escolar pblico, a

diviso das diferenas de desempenho favorecendo os alunos oriundos das classes mdias. Sabemos que o trabalho pedaggico vai alm deste conceito reducionista de escola, no se alcana uma educao de qualidade apenas com superviso, imposies e testes de eficincia, o professor necessita de uma formao adequada e o dilogo entre todas as instncias deve estar presente para a construo de um processo de ensino e aprendizagem voltado para o desenvolvimento do aluno. Com a efervescncia de tais proposies de educao a centralidade dos contedos se volta para as competncias, o ensino passa a ser subsidiado por essa viso empresarial utilizando os contedos como meios para atingir as competncias, assim sendo tal objetivo a ser alcanado por meio dos contedos tem origem em uma mudana imposta, no discutida e nem apresentada nos documentos oficiais (BREMER, 2007). Visando atingir tais objetivos o MEC implanta os Parmetros Curriculares Nacionais, sem muitas discusses com o intuito de v-lo rapidamente aprovado e efetivado pelos professores (BONAMINO; MARTNEZ, 2002). O governo federal buscou por meio dos parmetros estabelecer uma referncia curricular nacional para o ensino bsico visando uma meta educacional para qual se voltam as aes polticas (ALTMANN, 2002). Foi enfatizada pelos rgos superiores a flexibilidade de tal proposta e a autonomia que a escola passaria a ter para elaborar seu projeto poltico pedaggico, autonomia esta questionvel, pois na prtica as instituies de ensino deveriam seguir as determinaes de instncias superiores, ou seja, dos PCNS (MAZZUCO et al, 2006, p.22). No que se refere a Educao Fsica o documento resultou em muitas crticas visto que apresentava em seu referencial terico divergncia e foi fundamentado em pressupostos que j haviam sofrido crticas em perodos anteriores. O referencial se limitou quase que exclusivamente no construtivismo Piagetiano com resqucios da abordagem scio interacionista de Vigotsk (NAVARRO, 2007). Norteado pela pedagogia das competncias esta ocasionou um esvaziamento de contedos, pois, por meio dela estes eram entendidos como meios para constituio das competncias e no como objetivos de ensino (BREMER, 2007). Considerando tais fatos o Estado do Paran inicia o processo de elaborao das atuais Diretrizes Curriculares, as quais buscam suprir as lacunas curriculares

apresentadas nos documentos norteadores que as antecederam nas polticas curriculares brasileiras e estaduais.

DIRETRIZES CURRICULARES ESTADUAIS: O DESENROLAR DE UMA TEORIA CRTICA

As Diretrizes Curriculares de Educao Fsica da Rede Pblica de Educao Bsica do Estado do Paran tiveram seu processo de elaborao iniciado em 2003, no marco poltico em que Roberto Requio de Melo e Silva reassume o governo do Paran, nomeando Maurcio Requio, como secretrio Estadual de Educao. A partir deste momento e por meio de dilogos durante um processo de quatro anos (2003/2006), os documentos foram discutidos pelos agentes envolvidos em sua construo, professores QPM, equipe pedaggica da SEED/PR e Professores da Universidade Federal do Paran (NAVARRO, 2007). A SEED/PR possua sua estrutura de trabalho dividida em dois departamentos o (DEF) departamento para o Ensino Fundamental e o (DEM) departamento para o Ensino Mdio. Sendo assim, cada departamento no atuando de forma unificada e coletiva optou pela escolha de alguns estudiosos da rea para auxiliar no processo. O DEF solicitou o auxlio do professor Marcus Aurlio Taborda de Oliveira e o DEM optou por conduzir o processo de construo de sua proposta sem formalizar vnculos diretos com intelectuais da Educao Fsica das universidades, mas, de forma informal manteve breves dilogos com o Professor Valter Bracht (NAVARRO, 2007). Percebemos a influncia de dois grandes autores da rea da Educao Fsica Escolar na elaborao da proposta curricular, sendo que estas em um primeiro momento causaram divergncias tericas de forma que a proposta referente ao ensino fundamental no optou pelos mesmos pressupostos tericos e consequentemente pelo mesmo objeto de estudo que a proposta do ensino mdio. A proposta do Ensino Fundamental optou pela Cultura Corporal e a do Ensino Mdio pela Corporalidade. Isso fez com que a publicao da primeira verso tivesse que ser reelaborada na busca da unificao e coerncia entre os objetivos da Educao Fsica escolar nas sries finais do ensino fundamental e mdio. Desta forma depois de intensos debates a Cultura Corporal foi escolhida como nico objeto de estudo capaz de subsidiar tal documento (NAVARRO, 2007).

A verso final resultou de intensas discusses sobre as concepes tericometodolgicas que permeam as prticas pedaggicas, porm considera que est sujeita a possveis ajustes e reformulaes. Como podemos perceber os professores da rede pblica de ensino contribuiram nas discusses e enriqueceram o processo, pois, a publicao da verso final ocorreu apenas aps serem construdas verses preliminares analisadas por meio de leituras crticas em encontros simpsios e semanas de estudos (PARAN, 2008). Em relao aos fundamentos tericos a proposta apresenta o currculo como configurador das prticas vinculado s teorias crticas da educao e priorizando diferentes formas se ensinar, apreender e avaliar, considerando como concepo de conhecimento as dimenses cientficas, filosficas e artsticas (PARAN, 2008). A disciplina de Educao Fsica tem como contedos estruturantes o Esporte, a Ginstica, as Lutas, os Jogos e Brincadeiras e a Dana os quais visam por meio de seus aspectos histricos desvelarem conhecimentos em relao s diversas esferas sociais levando o aluno a refletir criticamente em relao a sua condio de ser, estar e pertencer sociedade em que vive. As Diretrizes Curriculares vo alm de uma lista de contedos e possveis mtodos. Esta abarca um embasamento terico capaz de levar o professor a compreender a Educao Fsica, seu objeto de estudo e os objetivos que este dever atingir com a disciplina na escola. Para tanto, retrata o histrico da Educao Fsica escolar para que possamos relacionar os antigos mtodos com os atuais fundamentos terico-metodolgicos propostos na verso atual. Isto faz com que possamos superar paradigmas entendendo as mudanas terico-metodolgicas que ocorreram e que ainda nos dias atuais desqualificam a disciplina de Educao Fsica dificultando sua legitimao como rea de conhecimento socialmente relevante (PARAN, 2008). Percebemos a partir desta anlise que o ensino deve ir alm da massificao do conhecimento e da simples transmisso de informaes. Devemos proporcionar ao aluno o acesso ao conhecimento cientfico considerando-o como porta de acesso a essas riquezas que tem razes no movimento humano (PARAN, 2008). Desta forma a Cultura Corporal como objeto de estudo da Educao Fsica escolar vem de encontro com esse objetivo, pois por meio dela podemos proporcionar o acesso aos conhecimentos inerentes ao movimento humano e suas relaes com os aspectos sociais, polticos e histricos.

A proposta pedaggica da Cultura Corporal surgiu por meio da abordagem crtico-superadora e tem como tendncia educacional a linha progressista crtica. Por meio de seus contedos tem o intuito de transmitir, organizar, selecionar e sistematizar os conhecimentos acumulados historicamente, estes so transmitidos de forma espiralada, em complexidade crescente. Por meio da Cultura Corporal os conhecimentos so transmitidos considerando os aspectos polticos, sociais e culturais dos mesmos. Assim, a Educao Fsica por meio da Cultura Corporal se apropria dos fundamentos metodolgicos da pedagogia Histrico-crtica, visando formao integral do aluno e ultrapassando a viso meramente motriz, a qual considerava o corpo algo dissociado da razo e do intelecto.

METODOLOGIA

O estudo caracterizou-se como pesquisa de campo, qualitativa o qual faz uso da interpretao e anlise da realidade estudada (SILVA, 2003). Ao realizarmos a pesquisa buscamos uma profunda compreenso do contexto da situao, pois nela o social visto como um mundo cheio de significados que podem ser investigados, valorizando o contedo interpretativo (THOMAS; NELSON E SILVERMAN, 2007). Foi utilizado tambm da pesquisa documental, pois entendemos que documentos possibilitam o acesso a diversos dados histricos, estveis e de fcil acesso (FERNANDES; GOMES, 2003). Os sujeitos de pesquisa foram doze professores que atuam na Rede Estadual de Ensino do ncleo do Municpio de Guarapuava- Paran. Como instrumentos para coleta de dados utilizamos um questionrio com dez questes abertas os quais foram submetidos posterior anlise confrontando os dados do universo emprico da pesquisa com o referncial terico. Para tanto, utilizamos a anlise de contedo a qual tem a finalidade de por meio de um conjunto de tcnicas de anlise de comunicaes por meio de procedimentos sistemticos e objetivos de descrio de contedo, desvelar indicativos que levam a compreenso de conhecimentos relativos s condies de produo/recepo de mensagens (BARDIN, 1977). Partindo de tais princpios categorizamos de forma sistemtica as respostas advindas dos questionrios, verificando a frequncia do aparecimento de determinados

termos agrupando-os e classificando-os por semelhana e analogia. Em sntese, a anlise da compreenso dos professores de Educao Fsica em relao s Diretrizes Curriculares Estaduais ocorreu de forma que as respostas obtidas e categorizadas foram esmiuadas em temticas (BARDIN, 1977).

CONHECIMENTO EM RELAO S POLTICAS CURRICULARES

Por meio de trs questes fizemos um levantamento em relao poca em que os sujeitos concluram sua graduao, o tempo de atuao na rede pblica de ensino e como se d o atual vnculo empregatcio. Constatamos que um dos professores concluiu no ano de 1989, quatro professores na dcada de 1990, dois professores concluram em 2007 e um em 2005. Destes, cinco so concursados (QPM) e quatro possuem contrato temporrio por meio do processo seletivo simplificado (PSS). Em relao ao tempo de atuao constatamos que os sujeitos possuem entre um e vinte anos de atuao na rede pblica de ensino, a grande maioria atuando a mais de treze anos. Investigamos se estes professores possuam um conhecimento prvio em relao s polticas curriculares estaduais, para tanto, questionamos quais seriam os documentos que subsidiaram as prticas pedaggicas e que antecederam as Diretrizes Curriculares. Sabemos que o Ciclo Bsico de Alfabetizao foi um dos documentos que deu norte a elaborao do Currculo Bsico. Este documento curricular no foi citado nas respostas, consideramos que este teve maior visualizao na cidade de Curitiba e foi um currculo adotado em nvel de municpio, mas apesar de tal percurso, este possui extrema relevncia para as polticas curriculares paranaenses, pois, como cita Navarro (2007), foi a partir de tal documento que os pressupostos tericos voltados ao currculo passaram a dar nfase a teorias crticas da educao. O Currculo Bsico foi citado em algumas das respostas, sendo que alguns consideraram este o inicio da redemocratizao da educao paranaense e o alar para um debate crtico. Realmente foram estes os novos direcionamentos tomados a partir de tal currculo. Fratti, (2002) salienta que as reformas educacionais em tal poca no estado passaram para uma linha poltica voltada para a autonomia da escola e descentralizao

de aes governamentais, principalmente no que tange s propostas curriculares, superando o tecnicismo educacional e a gesto antidemocrtica. Os Parmetros Curriculares nacionais - PCNS (BRASIL, 1997) tambm foram citados nas respostas. Estes discutidos no decorrer da pesquisa abrangem uma poltica curricular nacional tendo o Paran adotado o documento por certo perodo. Sabemos que tal poltica curricular atendeu aos interesses neoliberais de educao para as competncias por meio de seus contedos considerados essenciais e abordando os chamados temas transversais (BREMER, 2007; NAVARRO, 2007). A Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional - LDBEN foi citada como currculo por um dos professores. Apesar de consideramos que a LDBEN uma lei que busca dar sentido ao conceito de Educao devemos salientar que esta no considerada currculo, assim sendo, percebemos que ainda so necessrios muitos estudos referentes conceitos de currculo que devem aprofundar a compreenso dos professores. Em se tratando das Diretrizes Curriculares, todos tem conhecimento de que este o currculo que fundamenta as prticas pedaggicas no Estado do Paran. Entendemos que conhecer o currculo em questo e voltar o olhar para a textualidade do mesmo o compromisso de todos os agentes da educao, se assim for, estaro sempre atentos aos conhecimentos inerentes a sua disciplina. Diante dos pontos discutidos, apenas um professor no respondeu as questes inerentes a tal categoria. Podemos demonstrar partindo de pontos cruciais relatados no texto que os professores em sua grande maioria possuem um conhecimento prvio, porm superficial em relao s Polticas Curriculares Estaduais.

CONSTRUO E IMPLANTAO: O PRODUTO FINAL DE UM PROCESSO CONSIDERADO DEMOCRTICO

A construo e implantao das Diretrizes Curriculares na escola se deu de forma considerada democrtica e coletiva. Atentando para a significncia de tal processo, buscamos verificar se os professores de Educao Fsica participantes da pesquisa, conhecem ou participaram do processo de construo do documento e a sua importncia na produo desse produto final.

Verificamos que a grande maioria dos professores citou algumas das etapas fundamentais para a concretizao do processo, pontuando algumas etapas da tramitao de construo. Sendo assim, nos discursos aparecem as reunies, cursos, seminrios, semanas pedaggicas, os estudos coletivos e debates como articuladores das metas. A coletividade citada ressaltando que houve uma participao efetiva dos professores da Rede Pblica Estadual de Ensino. Essas colocaes ainda que aqui representadas por um pequeno grupo, sintetizam de forma clara o reconhecimento por parte dos professores de que a construo do documento se deu de forma democrtica com o objetivo de ampliar a viso de currculo ( NAVARRO, 2007). Apesar da forma coerente como se apresentaram a maioria das respostas alguns professores relataram que a construo das Diretrizes se deu por meio do projeto folhas. O folhas foi um projeto que resultou na produo do Livro Didtico Pblico - LDP de Educao Fsica, o qual se deu tambm de forma coletiva porm com outros objetivos. Dado o questionamento em relao ao processo de construo, destacamos tambm a opinio dos professores em relao ao produto final, ou seja, a busca por desvelar se este coerente e valoriza a prxis de forma a auxiliar o processo do ensino e aprendizagem. A partir das argumentaes apresentadas pelos professores percebemos posicionamentos que ressaltam aspectos positivos e negativos em relao ao documento final. Alguns professores acreditam que o documento precisa de alteraes e de um acrscimo de contedos. Diante de tal ponto de vista ressaltamos que a relao de contedos exposta nas Diretrizes foi sistematizada a partir das discusses durante a construo do documento, sendo elencados para a organizao das Propostas Pedaggicas Curriculares, contedos estes considerados bsicos para as sries do Ensino Fundamental e Ensino Mdio (PARAN, 2008). Outro ponto a ressaltar, que a relao de contedos e todo o documento em si, apesar de ser considerado um produto final, no inflexvel e definitivo. Portanto, cabe ao professor trabalhar com o contedo de acordo com a realidade que se apresenta. Se diante do contexto que o professor est inserido, ele compreende a importncia de um contedo que no est contemplado nas Diretrizes, nada o impede de trabalh-lo. Outra situao questionada se deu quando dois professores atestaram que o documento no condiz com a realidade escolar. Diante disso destacamos que um dos

princpios norteadores das Diretrizes o ensino que busca fazer conexes com a realidade do aluno de forma que este supere os possveis entraves da realidade escolar. A ferramenta que o professor possui para interligar tais interfaces entre o currculo e sua realidade o plano de trabalho docente (PTD), que um documento de sua autoria e a partir dele que se cria o vnculo entre a realidade e s necessidades de suas diferentes turmas e escolas de atuao (PARAN, 2008).

COMPREENSO METODOLGICO

EM

RELAO

AO

EMBASAMENTO

TERICO

Levando em considerao que o propsito no decorrer deste artigo foi revelar compreenses dos professores em relao s Diretrizes Curriculares, chegamos ao ponto crucial do estudo que analisar a compreenso dos professores de Educao Fsica em relao ao embasamento terico e metodolgico do documento. Para tanto, questionamos os professores sobre qual teoria subsdia as Diretrizes e qual o objeto de estudo da Educao Fsica apontado pela mesma bem como a abordagem adotada, para que assim pudessem exemplificar como devem ser abordados os contedos metodologicamente. Mediante as respostas percebemos as dificuldades que os professores possuem para diferenciar teoria/objeto de estudo/abordagem, visto que nas respostas observamos muitas contradies. Quando questionados em relao teoria e ao objeto de estudo apresentado pelas Diretrizes, apenas dois dos professores responderam teorias crticas ou cultura corporal. O construtivismo foi citado como teoria que embasa o documento. Sabemos que o construtivismo uma teoria conhecida na rea educacional e utilizada como subsdio por muitos professores. Esta resultado dos estudos de Piaget em que tal considera o processo de obteno de conhecimento de forma interligada ao de construo se confundindo com o prprio processo de constituio e de desenvolvimento do sujeito que fsico e ao mesmo tempo simblico perante ao mundo (SANCHIS; MAHFOUD, 2007). A pedagogia Histrico-Crtica foi citada como teoria nas respostas. Sabemos que esta surgiu por meio da teoria crtica fornecendo os pressupostos metodolgicos para o

desenvolvimento do objeto de estudo Cultura Corporal, assim sendo, parte de tal teoria sendo capaz de fundament-la metodologicamente (MORAES, 1996). Atualmente so muitas as teorias que fundamentam e influenciam as prticas educativas, estando o professor subjacente a tais modelos e concepes de educao e de escola, os quais se fundamentam em determinadas teorias do conhecimento (MORAES, 1996). Para tanto, cabe ao professor aprofundar os estudos em relao s mesmas para que possa compreend-las no se submetendo h possveis modismos e imposies curriculares. Diante do apresentado evidenciamos que Sacristn e Gomes (1998) acentuam a existncia de diversos enfoques tericos e consequentemente associamos isso dificuldade apresentada por muitos sujeitos da Educao em compreend-los em suas peculiaridades. As buscas de tais compreenses podem ocorrer por meio de uma formao continuada de qualidade para que assim se tenha conhecimento que a teoria, que integra sem simplificar, que distingue sem divorciar, que a prtica pedaggica exige (SACRISTN, 1998, p. 47). Em relao a Educao Fsica, a abordagem Crtico- Superadora (SOARES et al, 1992) foi citada por dois professores, os demais reponderam que a abordagem utilizada era a formao de um ser crtico e reflexivo, conhecimento produzido pela humanidade, relaciona a Cultura Corporal ao contexto histrico, poltico e econmico, formao do cidado e a no competio. Frente s respostas observamos que os pontos citados condizem com os objetivos especficos que se desdobram por meio da abordagem crtico-superadora, mas no so caracterizados como abordagem. So vrias as abordagens pedaggicas da Educao Fsica e estas podem ser definidas como movimentos engajados na busca da renovao da prxis e tendo por objetivo estruturar os campos de conhecimento que so inerentes a disciplina de Educao Fsica (AZEVEDO; SHIGUNOV, 2000). A abordagem Crtico-Superadora busca o ensino da expresso corporal como linguagem entendendo o conhecimento como elemento de mediao entre o aluno e o aprender, compreendendo a realidade social em que vive (SOARES et al, 1992) Ao se perceber que h dificuldade no reconhecimento da abordagem da Educao Fsica escolar aprofundada nas Diretrizes, tambm evidenciamos que o trato com o conhecimento transmitido por meio desta fica prejudicado. Assim, ao questionarmos como os contedos devem ser abordados metodologicamente, encontramos respostas demonstrando uma metodologia de ensino

simplificada em que as respostas so dbias quanto ao seu entendimento: devem ser abordados de forma expositiva, de forma prtica, expositiva e prtica. Outros professores demonstraram compreenso em relao ao desenvolvimento metodolgico segundo a abordagem, pontuando questes inerentes ao processo de ensino como: Complexidade crescente; de acordo com a realidade dos alunos; a partir de conhecimentos historicamente construdos, de forma gradativa em relao ao aprofundamento e complexidade. No enfoque metodolgico da abordagem Crtico-Superadora a proposta olhar para as prticas construtivas da cultura corporal como produzidas pela humanidade como prticas sociais, desta forma, as atividades corporais so vivenciadas tanto no fazer corporal, quanto na reflexo sobre os sentidos e significados desse fazer (OLIVEIRA, 1997).

CONSIDERAES FINAIS

Na Educao Fsica escolar as DCES possui funo curricular com o objetivo de consolidar as prticas pedaggicas. Considerado um subsdio para a legitimao da disciplina de Educao Fsica, o professor dever ter a preocupao de desvelar seus pressupostos para que este seja um recurso pedaggico capaz de permear o ensino dos contedos da disciplina de Educao Fsica. De acordo com o estudo constatamos que apesar de serem muitos os caminhos que levaram a discusses e anlises da atual poltica curricular os professores ainda apresentam dificuldades para interpretar seus pressupostos tericos bem como transpor tais fundamentos para sua prtica pedaggica. Acreditamos que por meio deste estudo, o professor poder refletir sobre a importncia de compreender as polticas curriculares do Estado do Paran, as quais subsidiaram e subsidiam as prticas pedaggicas escolares, para que possam refletir a partir do que pode ser melhorado e principalmente os sentidos e significados embutidos em tais polticas. Esperamos que este estudo leve a novas anlises, pois, entendemos que a temtica pode se esmiuar em diferentes discusses capazes de contribuir para a rea da Educao e mais especificamente da Educao Fsica.

REFERNCIAS

TAVARES, Tais Moura. Gesto Pblica do Sistema de Ensino no Paran (1995-2002). Tese de doutorado defendida em 2004 no Curso de Ps-Graduao em Educao: Currculo, da PUC/SP.

CARRARO, Luciane Gorete; GASPARIN, Joo Luiz. Educao Fsica e Pedagogia Histrico-crtica: Relaes e possibilidades na metodologia do ensino, 2008. Disponvelkemkhttp://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2008/pdf/r012.pdf. Acesso em: 12 de novembro de 2009.

SILVA, Mary Aparecida Ferreira da. Mtodos e tcnicas de pesquisa. 2 ed. Curitiba: Ibpex, 2003.

FRATTI, R. G. Currculo bsico para a escola pblica do Paran: busca de uma perspectiva crtica de ensino de Educao Fsica. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DO ESPORTE, 12., 2001, Caxamb. Anais... Caxambu: CBCE, 2001.

BONAMINO, Alicia; MARTNEZ Silvia Alcia. Diretrizes e Parmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: A Participao das Instncias Polticas do Estado. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 368-385.

SANTOS, Lucola Licinio De C. P. Formao de professores na cultura do desempenho. Educ. Soc., Campinas, vol. 25, n. 89, p. 1145-1157, Set./Dez. 2004.

FREITAS, Luiz Carlos de. A internalizao da excluso. Educ. Soc., Campinas, v. 23, n. 80, setembro/2002, p. 299-325.

ALTMANN, Helena. Influncias do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. Educao e Pesquisa, So Paulo, v.28, n.1, p. 77-89, jan./jun. 2002.

MARSIGLIA, Ana Carolina Galvo; OLIVEIRA, Celso Socorro. Aproximaes histricas e tericas com a pedagogia histrico-crtica e sua proposta

metodolgica,g2008.gDisponvelgem:uhttp://www.pucpr.br/eventos/educere/educere20 08/anais/pdf/486_560.pdf. Acesso em: 12 de novembro de 2009.

BARDIN, Laurence. Anlise de contedo. Lisboa: Edies 70, 1977.

DOMINGUES, Jos Juiz; TOSCHI, Nirza Seabra and OLIVEIRA, Joo Ferreira de . A reforma do Ensino Mdio: a nova formulao curricular e a realidade da escola pblica. Educ. Soc. [online]. 2000, vol.21, n.70, pp. 63-79. ISSN 0101-7330. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302000000100005.

FERNANDES, Luciane A. GOMES, Jose Mario M. Relatrios de pesquisa nas cincias sociais: caractersticas e modalidades de investigao. ConTexto, Porto Alegre, v. 3, n. 4,1semestre2003.Disponvel em http://seer.ufrgs.br/ConTexto/article/view/11638/6840.

SANTI Ana Paula; LIMA, Antonio Bosco de. As polticas curriculares no estado do Paran nas dcadas de 80 e 90: A concepo da escola sobre as polticas de currculo. 2 seminrio nacional estado e polticas sociais no Brasil, 13 a 15 de Outubro de 2005 UNIOESTE- Campus de Cascavel, 2006.

NAVARRO Rodrigo Tramutolo. Os caminhos da Educao Fsica no Paran:do Currculo Bsico s Diretrizes Curriculares Dissertao do Programa de Ps Graduao em Educao UFPR, 2007.

SANTOS, Fabiano Antonio dos; GONALVES, Felipe Sobczynski; NAVARRO, Rodrigo Tramutolo. Diretrizes curriculares de Educao Fsica do estado do Paran: avanos no campo das teorias crticas. V Encontro Brasileiro de Educao e marxismo, Educao e Emancipao Humana. Abril de 2011 UFSC Florianpolis SC Brasil.

PIRES, Marlia Freitas de Campos. O materialismo histrico-dialtico e a Educao. Interface Comunicao, Sade, Educao, v.1, n.1, 1997.

PARADIGMA EDUCACIONAL EMERGENTE: implicaes na formao do professor e nas prticas pedaggicas. Em Aberto, Braslia, ano 16. n.70, abr./jun. 1996.

SACRISTN, Gimeno; GMEZ, Prez. Compreender e transformar o ensino. Trad. Ernani F. Fonseca Rosa. 4. ed. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1998.

THOMAS, Jerry. R. NELSON. Jack K. SILVERMAN, Stephen J. Mtodos de Pesquisa em Atividade Fsica. Traduo de Denize Regina Sales, Mrcia dos Santos Donelles. 5. edio. Porto Alegre: Artmed, 2007.

MORAES , Maria Candida. O Paradigma Educacional Emergente: implicaes na formao do professor e nas prticas pedaggicas. Em Aberto, Braslia, ano 16. n.70, abr./jun. 1996.

SANCHIS, Isabelle de Paiva; MAHFOUD, Miguel. Interao e construo: o sujeito e o conhecimento no construtivismo de Piaget. Programa de Ps-graduao em Psicologia, Departamento de Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil, Cincias & Cognio 2007; Vol 12: 165-177.

MELO, Jos Pereira de. Perspectivas da Educao Fsica Escolar: reflexo sobre a Educao Fsica como componente curricular. Rev. bras. Educ. Fs. Esp., So Paulo, v.20, p.188-90, set. 2006. Suplemento n.5.

AZEVEDO, Edson Souza de; SHIGUNOV, Viktor. Reflexes sobre as Abordagens Pedaggicas em Educao Fsica. In: Kinein - Revista de Estudos do Movimento Humano. v.1, n.1, dez 2000. OLIVEIRA, Amauri A. Bssoli de. Metodologias emergentes no ensino da Educao Fsica. Revista da Educao Fsica/UEM 8(1):21-27 ,1997.

SOARES et al. Metodologia do Ensino de Educao Fsica. So Paulo: Cortez, 1992.

MAZZUCO, Neiva Gallina, et al. A formao do educador no movimento do capitalismo. Educare Revista de Educao Vol. 1 n 1 jan./jun. 2006 p. 245-250.

BATTISTUS, Cleci Terezinha; LIMBERGER Cristiane; CASTANHA Andr Paulo. Estado militar e as reformas educacionais. Educare Revista de Educao Vol. 1 n 1 jan./jun. 2006 p.227-231.

PARAN. Secretaria de Estado da Educao. Superintendncia da Educao. Diretrizes Curriculares de Educao Fsica para a Educao Bsica. Curitiba, 2008. Disponvel em:http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diaadia/arquivos/File/livro_e_diretriz es/diretrizes_educacaofisica_2008.pdf.

FERNANDES, Luciane, Alves; GOMES, Jos, Mario, Matsumura. Relatrios de pesquisa nas Cincias Sociais. ConTexto, Porto Alegre, v. 3, n. 4, 1 semestre 2003. ISSN (Impresso): 1676-6016, ISSN (Online): 2175-8751

BREMER, Maria Aparecida de Souza. Propostas Curriculares do Paran: dos Contedos aos Contedos estruturantes passando pelas competncias. 2007, disponvel em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/987-2.pdf.

Vous aimerez peut-être aussi