Vous êtes sur la page 1sur 2

So Caetano do Sul, 10 de maro de 2013 | USCS - Universidade Municipal de So Caetano do Sul Professor Doutor Antnio Carlos GIL | Disciplina:

Metodologia Cientfica Davis Souza Alves Mestrando em Administrao Atividade 1 - Tema: O Carter Cientfico da Administrao Princpios da administrao cientfica e sua diferenciao. Em tempos modernos tornam-se habituais diversas abordagens no mbito da administrao, tanto no meio profissional quanto no acadmico. Entretanto, ambos possuem suas peculiaridades com definies, objetivos e caractersticas diferenciadas para cada meio. Muitos dos princpios em administrao cientficas que conhecemos hoje foram pensamentos do incio do sculo passado referenciados por grandes nomes como Taylor e Fayol, sendo assim perceptvel que estamos h quase meio sculo sem produes significativas. Na edio de outubro de 1998, a Revista Exame, conhecida entre os profissionais de administrao, publicou um artigo de Clemente Nbrega baseado em outro texto da revista americana Fortune (1996) com o ttulo Em busca de otrios (In Search of Suckers), onde citava a seguinte afirmao: H muito tempo que no h nenhuma inovao significativa em administrao. compreensvel essa citao, pois atualmente diversas teorias surgem por executivos de mercado e escritores comerciais tentam "engessar" conceitos usados para decises que envolvem a gesto administrativa. Para MAXIMIANO (2006) em seu livro Teoria Geral da Administrao, a mesma definida como "o processo de tomar decises sobre objetivos e utilizao de recursos". Essa administrao, aplicada ao campo profissional muitas vezes relativa, e tendenciosa devido em sua grande parte no ser verificvel, carecer de fontes e sujeita a diversas variveis. Diferente da viso profissional da administrao existe a viso acadmica, que foca no envolvimento de fatos mensurveis podendo ser tericos ou prticos para obteno de um resultado com maior preciso. Para que essa administrao com viso mais acadmica tenha um carter cientfico necessrio que o conhecimento gerado suporte os requisitos que a diferem e caracterizam o conhecimento cientfico. So eles:

Clareza; garantir a compreenso do conhecimento gerado. Preciso; assertiva quanto ao seu resultado. Metdico; possuir um mtodo cientfico adequado definido para alcanar o resultado. Sistemtico; organizado em sua construo. Objetivo; garantir que o conhecimento est se referindo as caractersticas do objeto de estudo e no de maneira subjetiva, referindo-se ao sujeito que fez a anlise. Generalista; aplicvel a diversos cenrios, Verificvel; passvel de provas. Entretanto nem todas as caractersticas citadas acima referentes ao conhecimento cientfico so facilmente aplicveis

administrao, pelo fato de no ser especificamente classificada como uma cincia exclusiva, gerar o conhecimento voltado administrao possui algumas dificuldades como: Impreciso do objeto, dificuldade de mensurao, experimentao precria, e utilizao de valores internos do pesquisador. Continuando nessa linha de raciocnio, perceptvel que se contrapondo as muitas publicaes populares de nvel profissional sobre administrao, a mesma no pode ser classificada exclusivamente como Cincias Sociais, pelo fato de no gerar conhecimento somente para a rea da Sociologia, consequentemente, de uma maneira generalizada, pode-se dizer que o conhecimento cientfico gerado pela administrao engloba-se em quatro grandes grupos: Engenharia, Economia, Sociologia e Psicologia. Que a administrao com carter cientfico foca em argumentos slidos e possui peculiaridades diferentes de outras reas do conhecimento e at mesmo da administrao convencional indiscutvel, sendo assim, por fim podemos considerar que uma boa iniciativa para aumentar a contribuio por resultados comprovados investir mais ainda nas academias, e aos pesquisadores

o comprometimento com a cincia alm da tarefa rdua e especifica por novas descobertas significantes no mbito da administrao, com aplicaes tanto tericas, quanto prticas.

Vous aimerez peut-être aussi