Vous êtes sur la page 1sur 24

Prezado(a) aluno(a): Para que a Secretaria da Educao possa melhorar o ensino, precisamos saber realmente o que voc sabe.

Por isso, estamos lhe entregando um Caderno de Prova que contm questes de Leitura e de Matemtica. A finalidade dessa aplicao de melhorar o ensino de sua escola. Assim, voc deve responder a ela com muito cuidado, no deixando questes em branco, procurando realmente mostrar o que sabe sobre o contedo avaliado, considerando esta prova, enfim, como instrumento importante que lhe trar benefcios. Antes de dar suas respostas, leia as instrues abaixo.

INSTRUES GERAIS 1) As questes da prova esto numeradas e apresentam diferentes alternativas de resposta para voc escolher. 2) Antes de responder a cada questo, importante que voc pense sobre as alternativas. 3) Para cada questo, escolha uma nica resposta e marque-a no Caderno de Prova. 4) Responda a todas as questes. 5) Aps responder a todas as questes, marque suas respostas na Folha de Respostas. 6) Use lpis preto ou caneta preta. 7) Confira se o seu nome est pr-identificado na Folha de Respostas. 8) Para cada questo da Folha de Respostas, preencha o espao correspondente letra que indica a resposta que voc assinalou no Caderno. 9) Exemplo: Se, na questo 1, voc escolheu a letra A, marque sua resposta da seguinte maneira: 01 A B C D

Escreva, na capa do Caderno de Prova, seu nome completo, o nome da sua escola, o nome da sua turma e o seu Nmero Tringulo (nmero que aparece em sua Folha de Respostas entre dois tringulos). 10) A Folha de Respostas no poder ser devolvida em branco, nem dever ser rabiscada, amassada, alterada ou rasurada. 11) Em caso de dvida ou engano, solicite ajuda ao(a) professor(a).

Obrigado!

O MACACO E O CROCODILO Fbula africana

O macaco vivia numa mangueira perto da margem do rio. Certo dia, um crocodilo se aproximou. Humm, o crocodilo pensou, Estou com vontade de comer corao de macaco no jantar. Ento, ele disse para o macaco: Desa da rvore para brincar comigo. Eu no posso brincar com estranhos respondeu o macaco. Mas eu quero lhe mostrar uma mangueira do outro lado do rio, que d mangas muito melhores do que a sua rvore. mesmo? exclamou o macaco. Mas eu no sei nadar. No tem problema sorriu o crocodilo. Pule nas minhas costas que eu o ajudo a atravessar o rio. O macaco pulou nas costas do crocodilo. Logo estavam no meio do rio. De repente, o crocodilo comeou a mergulhar, com o macaco ainda em suas costas. Socorro! Pare! Estou me afogando! gritou o macaco. Segure-se o crocodilo sorriu. Eu vou afog-lo, pois quero comer corao de macaco no jantar, e voc foi burro o suficiente para confiar em mim. Ah lamentou-se o macaco. Eu gostaria que tivesse me contado a verdade. A eu teria trazido meu corao comigo. Quer dizer que voc deixou seu corao na mangueira? perguntou, descrente, o crocodilo. Mas claro respondeu o macaco. Nesta selva perigosa os macacos no correm por a com seus coraes. Ns os deixamos em casa. Mas vou lhe dizer o que podemos fazer. Voc me leva para a mangueira com frutas maduras, do outro lado do rio, e depois podemos voltar para pegar meu corao. Nada disso desdenhou o crocodilo. Vamos voltar e peg-lo agora mesmo! Segure-se a! Tudo bem concordou o macaco. Ento o crocodilo deu meia volta e rumou para a mangueira do macaco. Assim que eles chegaram margem, o macaco subiu na rvore e jogou uma manga na cabea do crocodilo. Meu corao est aqui em cima, crocodilo estpido! disse ele. Se quiser com-lo, vai ter de subir aqui e pegar!
O macaco e o crocodilo, Fbulas do mundo todo. So Paulo: Editora Melhoramentos, 2004. pp. 35-36
SARESP 2005 tarde 3a srie EF 5

01. O macaco pulou nas costas do crocodilo porque


(A) (B) (C) (D) achava o rio muito largo. confiava no amigo. gostava de brincar. no sabia nadar.

02. O crocodilo aproximou-se do macaco para


(A) (B) (C) (D) ajudar o vizinho. brincar com ele. satisfazer um desejo. tornar-se seu amigo.

03. No trecho - Ah lamentou-se o macaco., percebe-se que ele estava


(A) (B) (C) (D) fingindo. assustado. raivoso. sorridente.

04. O crocodilo resolveu voltar porque queria


(A) (B) (C) (D) afogar o macaco no rio. dar ajuda ao macaco. ensinar o macaco a nadar. pegar o corao do macaco.

05. Esta fbula sugere que o


(A) (B) (C) (D) crocodilo mais esperto que o macaco. crocodilo e o macaco so muito amigos. macaco mais esperto que o crocodilo macaco e o crocodilo so engraados.

06. A histria trata especialmente da


(A) (B) (C) (D) esperteza. maldade. gula. ignorncia.

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

O GIRO DAS ESTAES

O movimento dos astros no cu sempre ajudou o homem a marcar a passagem do tempo. O intervalo entre dois nasceres do Sol, por exemplo, foi adotado como uma unidade de tempo chamada de dia. Atualmente, dividimos o dia em 24 horas, cada hora dividida em 60 minutos e cada minuto em 60 segundos. A Lua tambm colaborou com a contagem do tempo. Os nossos meses de hoje tm, em mdia, 30 dias, provavelmente porque a Lua leva cerca de 29,5306 dias para completar as quatro fases: Nova, Crescente, Cheia e Minguante. O conjunto das quatro fases da Lua chamado de lunao. Da mesma forma, a medida de um ano est relacionada ao movimento dos astros. Um ano o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol. Sabese hoje que isso demora 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. At que se chegasse a nmeros to precisos, foi necessrio ajustar nossos calendrios algumas vezes ao longo do tempo. Mesmo antes de o homem ter aprendido sobre o movimento da Terra em torno do Sol, os primeiros povos que se dedicaram agricultura certamente j tinham percebido que o clima no nosso planeta tinha quatro fases distintas e que elas se repetiam aps um certo perodo de tempo o ano. As fases do clima so conhecidos como as estaes do ano! Foi no perodo do Imprio Romano do sculo 1 ao sculo 4 que as estaes foram batizadas como primavera, vero, outono e inverno.
VIEIRA, Gilson Gomes. O giro das estaes. Cincia Hoje das Crianas, Rio de Janeiro, jun. 2000.

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

07. Os primeiros agricultores j percebiam que as quatro estaes


(A) (B) (C) (D) apresentavam nomes de pessoas. possuam durao muito variada. repetiam-se aps um certo tempo. representavam cada fase da Lua.

08. No trecho Sabe-se hoje que isso demora 365 dias..., a palavra isso est se
referindo a (A) (B) (C) (D) um dia. uma estao de ano. um ms. um ano.

09. De acordo com o texto, as quatro fases da Lua so assim ordenadas


(A) (B) (C) (D) cheia, minguante, nova, crescente. crescente, nova, cheia, minguante. minguante, nova, crescente, cheia. nova, crescente, cheia, minguante.

10. O movimento dos astros importante porque


(A) (B) (C) (D) s vezes, os planetas se alinham. constantemente ajuda o homem a marcar o tempo. nem sempre os agricultores conhecem as estaes. quase sempre cada uma das estaes dura dois meses.

11. Este texto


(A) (B) (C) (D) apresenta informaes s a respeito do Sol. explica cientificamente a passagem do tempo. indica os meses que tm 29, 30 ou 31 dias. informa s a respeito da lua.

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

CLONADO PRA CACHORRO Cientistas sul-coreanos conseguiram clonar um co pela primeira vez

Cientistas sul-coreanos conseguiram um feito indito: clonar um cachorro, o Snuppy, que aparece na foto acima. Ele uma cpia idntica de um macho adulto da raa afghan hound. Mas se voc j est imaginando clonar seu cozinho de estimao, v perdendo as esperanas. Os cientistas anunciaram que o Snuppy foi criado para ajudar na pesquisa de doenas. Os cientistas comearam a experincia em agosto de 2002. O filhote foi criado a partir de clulas retiradas da pele da orelha de um afghan hound macho. Depois, essas clulas foram juntadas a de uma fmea. E a foram colocadas numa me de aluguel, que somente emprestou sua barriga para que o cozinho clonado se desenvolvesse at nascer. E o mais curioso: a me de aluguel no era da raa do Snuppy, mas uma cadela da raa labrador!
CLONADO pra cachorro. O Globo, Rio de Janeiro, 06 agosto 2005. Globinho.

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

12. At nascer, as clulas do animal clonado foram colocadas na


(A) (B) (C) (D) barriga de uma fmea. barriga de um afghan hound. pele da orelha de um macho. sala do laboratrio sul-coreano.

13. No trecho ...que somente emprestou sua barriga, a palavra sua diz respeito
(A) (B) (C) (D) me de aluguel. s clulas da fmea. ao cozinho clonado. ao cozinho de estimao.

14. No se pode clonar cozinho de estimao porque


(A) (B) (C) (D) a experincia durou pouco tempo e j terminou. a me de aluguel muito difcil de ser encontrada. os cientistas sul-coreanos no vo clonar outros ces. o Snuppy foi criado para ajudar na pesquisa de doenas.

15. Os cientistas criaram o filhote a partir


(A) (B) (C) (D) da pele da barriga de uma linda cadelinha da raa labrador. da cpia idntica obtida de um co de estimao em 2002. das clulas retiradas de diversos animais sul-coreanos, machos e fmeas. das clulas retiradas da pele da orelha de um macho.

10

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

O MENINO MALUQUINHO

ZIRALDO. O Menino Maluquinho. O Globo, Rio de janeiro, 27 nov. 2004.Globinho.

16. Maluquinho pede o jornal ao av para


(A) (B) (C) (D) aprender futebol. ler sobre esporte. saber das novidades. ter notcias do time.

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

11

17. CHEC! CHEC! e CHOC! CHOC! representam


(A) (B) (C) (D) a fala de outros personagens. a primeira parte desta histria. o barulho do papel amassando. o final da resposta do av.

18. Este texto uma histria em quadrinhos porque


(A) (B) (C) (D) combina imagens e palavras para contar uma histria. emprega palavras pouco usadas e difceis de entender. faz uma descrio bem detalhada de um jogo de futebol. repete muitas vezes as informaes j conhecidas.

19. Pela leitura desta histria, percebe-se que o menino


(A) (B) (C) (D) gosta muito de ler jornal. gosta muito de futebol. gosta muito do av. quer ler tudo o que v.

20. O texto trata especialmente da necessidade de


(A) (B) (C) (D) praticar futebol. ler sobre futebol. organizar um time. consultar um jornal.

12

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

Matemtica

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

13

01. Rogrio utilizou as cartas abaixo em um jogo. 789 698 897 589

Assinale a alternativa que contm as cartas utilizadas por Rogrio colocadas em ordem crescente. (A)

897 589 589 897

698 789 698 698

789 698 789 589

589 897 897 789

(B)

(C)

(D)

02. O nmero 9 806 pode ser escrito da seguinte forma:


(A) (B) (C) (D) nove mil e oitenta e seis nove mil oitocentos e sessenta nove mil oitocentos e seis nove mil oitenta sessenta

03. Carolina achou o mapa de um tesouro com a seguinte indicao: coloque-se de


costas para a pedra grande e ande 157 passos para frente. Nesse local voc encontrar uma rvore. Siga com 126 passos direita da rvore e voc encontrar um ba com o tesouro. A operao que permite calcular quantos passos Carolina deve andar para encontrar o tesouro : (A) (B) (C) (D) 157 - 126 157 126 157 + 126 157 126

04. Renata recebeu uma encomenda de 250 ovos de chocolate. J fabricou 114. Para
determinar quantos ovos ela precisa fabricar para completar essa encomenda devese fazer a operao: (A) (B) (C) (D) 250 - 114 250 + 114 250 114 250 114
15

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

05. Joaquim tinha duas gatinhas, uma marrom e outra malhada e trs gatinhos, um
branco, um preto e o outro cor de mel. A operao que permite calcular quantos casais diferentes ele pode formar combinando cada gatinha com um dos gatinhos : (A) (B) (C) (D) 2+3 23 32 32

06. Cludia costura para uma loja e cortou 900 metros de fita em pedaos de 25 metros. Para
determinar quantos pedaos de fita Cludia obteve, precisamos efetuar a operao: (A) (B) (C) (D) 900 25 900 25 900 + 25 900 25

07. O vendedor de uma loja de foges precisava calcular o preo das prestaes de um
fogo que estava em promoo.

O preo da prestao desse fogo

(A) R$ 450,00

(B) R$ 330,00

(C) R$ 130,00

(D) R$ 110,00

16

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

08. Calcule o resultado de 425 + 1342.


(A) (B) (C) (D) 5 592 4 592 2 767 1 767

09. Calcule o resultado de 578 46.


(A) (B) (C) (D) 624 532 522 118

10. O produto de 268 por 9 :


(A) (B) (C) (D) 1812 1842 2342 2412

11. O resultado da diviso de 721 por 7 :


(A) 10 (B) 13 (C) 100 (D) 103

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

17

12. Marquinhos foi passear no stio de sua av. Ele saiu da casa, foi at o galinheiro e
depois ao pomar.

Assinale a alternativa que indica o trajeto realizado por Marquinhos, sabendo que o lado do quadrinho da malha quadriculada corresponde a um passo. (A) 5 passos 3 passos 4 passos 6 passos

(B) 4 passos 3 passos 5 passos 6 passos

(C) 5 passos 3 passos 4 passos 6 passos

(D) 4 passos 3 passos 5 passos 6 passos

18

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

13. Luis recortou uma caixa de presente e obteve as seguintes placas.

A caixa que Luis recortou tinha a forma de

14. Alice percebeu que, juntando tringulos lado a lado, poderia obter vrios polgonos.
Veja a experincia que ela fez.

Os polgonos 1, 2, 3 obtidos por Alice so na ordem: (A) (B) (C) (D) quadrado, tringulo e retngulo tringulo, retngulo e quadrado tringulo, retngulo e crculo trapzio, tringulo e quadrado

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

19

15. Marta alugou duas fitas de vdeo de 90 minutos cada. Quanto tempo Marta vai levar
para assistir s duas fitas seguidas? (A) (B) (C) (D) 1 hora e meia 2 horas 3 horas 4 horas e meia

16. Assinale a alternativa que contm o relgio que indica um horrio entre meio-dia e
meia-noite.

(A)

(B)

(C)

(D)

17. Regina mediu o comprimento do lpis abaixo, usando um clipe.

Ela encontrou como medida, aproximadamente: (A) (B) (C) (D) 2 clipes 4 clipes 6 clipes 7 clipes

20

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

18. Alguns produtos demoram muito tempo para serem absorvidos pela natureza
causando prejuzos para o meio ambiente. Veja s lata de alumnio garrafa de plstico tampa de garrafa de plstico vidro 100 anos 120 anos 150 anos 10 000 anos

De acordo com a informao, no ano de 2100 ser possvel encontrar vestgios de uma tampa de garrafa de plstico jogada no mar no ano de: (A) 1850 (B) 1900 (C) 1920 (D) 1970

19. Um jornal de grande circulao publicou um grfico com resultados de uma pesquisa
realizada a cada cinco anos sobre a quantidade de navios que derramaram leo em cada um desses anos.

O reprter do jornal deu a seguinte notcia: De acordo com esse grfico, a quantidade total de navios que derramou leo, provocando desastre ecolgico foi de (A) 140 (B) 110 (C) 85 (D) 40

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

21

20. Alice e Vera fizeram uma distribuio do tempo entre as diversas tarefas que
realizam por dia. Veja s: Alice: 8 horas para trabalhar fora de casa, 8 horas para dormir, 3 horas para lazer, 5 horas para estudar Vera: 7 horas para trabalhar fora de casa, 9 horas para dormir, 2 horas para lazer, 6 horas para estudar Assinale a alternativa que corresponde s atividades das duas amigas. (A) trabalho fora de casa 8 Alice 7 Vera trabalho fora de casa 8 Alice 7 Vera trabalho fora de casa 7 Alice 8 Vera trabalho fora de casa 8 Alice 7 Vera horas para dormir 8 9 horas para dormir 8 9 horas para dormir 8 9 horas para dormir 9 8 horas para lazer 5 6 horas para lazer 3 2 horas para lazer 5 6 horas para lazer 6 5 horas para estudar 3 2 horas para estudar 5 6 horas para estudar 3 2 horas para estudar 3 2

(B)

(C)

(D)

22

SARESP 2005 tarde 3a srie EF

Vous aimerez peut-être aussi