Vous êtes sur la page 1sur 26

REGULAMENTO DE TRNSITO DO MUNICIPIO DE MAFRA

NOTA JUSTIFICATIVA Na procura de solues de mobilidade, constata-se que nas sociedades contemporneas prevalece o uso de veculos privados, gerando consequentemente exterioridades negativas, como os congestionamentos de vias, a poluio ambiental e os acidentes de trnsito. Os problemas de circulao deixaram de ser exclusivos das grandes reas metropolitanas, constituindo hoje uma ameaa qualidade de vida nas pequenas e mdias vilas da Europa. Todos os cidados tm direito mobilidade no espao urbano, no entanto, o contributo para a soluo dos problemas da mobilidade urbana de igual forma, um dever de cada um. No possvel garantir a sua boa resoluo, sem o envolvimento da comunidade na busca de solues e sem o empenhamento de todos na sua concretizao, correspondendo essa nova postura a um comportamento correcto de cidadania e, por extenso ao desenvolvimento de uma nova cultura de mobilidade urbana. Nos ltimos anos, tem-se acentuado o aumento de circulao rodoviria nas vias do concelho, tendo-se adoptado medidas, de forma a disciplinar a circulao no uso eficiente do automvel, com respeito pelos pees. O sistema virio foi adaptado e ampliado, cabendo Cmara Municipal zelar pela garantia de boas condies de fluidez. A procura de solues de mobilidade tem de ser marcada pela audcia e pela inovao, assumindo que a diversidade e a heterogeneidade das sociedades contemporneas obriga a adopo de novas solues, adequadas aos novos tempos. O significativo crescimento do trnsito em todo o Concelho justifica a necessidade de elaborar um regulamento de trnsito, que ter como principal objectivo acautelar a disciplina da circulao, a organizao viria, a organizao do estacionamento privativo de veculos automveis, o comportamento dos condutores e sancionar os infractores. Assim, elaborado o presente Regulamento de Trnsito em conformidade com as disposies conjugadas do n. 7 do artigo 112 e artigo 241 da Constituio da Repblica Portuguesa, da alnea a) do n. 6 do artigo 64 da Lei n. 169/99, de 18 de Setembro, alterada e republicada pela Lei n. 5-A/2002, de 11 de Janeiro, do artigo 15 da Lei n. 2/2007, de 15 de Janeiro, nas alneas c) e d) do n. 1 do artigo 6 da Lei n. 53-E/2006, de 29 Dezembro, no artigo 7 do Decreto-Lei n. 44/2005, de 23 de Fevereiro, diploma que alterou e republicou o Cdigo da Estrada, aprovado pelo Decreto-Lei n. 114/94, de 3 de Maio, com as alteraes que lhe foram introduzidas pelos
CMARA MUNICIPAL DE MAFRA
1/26

Decretos-Leis n.os 2/98, de 03 de Janeiro e 265-A/2001, de 28 de Setembro e pela Lei n. 20/2002, de 21 de Agosto e artigo 3. do Regulamento de Sinalizao de Trnsito, aprovado pelo Decreto-Regulamentar n. 22-A/98, de 01 de Outubro, com as alteraes que lhe foram introduzidas pelo Decreto-Regulamentar n. 41/2002, de 20 de Agosto e pelo Decreto-Regulamentar n. 13/2003, de 26 de Junho e Portaria n. 1424/2001, de 13 de Dezembro, vem a Cmara Municipal, aps o cumprimento do disposto no artigo 118 do Cdigo do Procedimento Administrativo, aprovar o projecto de Regulamento de Trnsito do Municpio de Mafra, nos termos previstos na al. a) do n. 6 do art. 64. da Lei n. 169/99, de 18 de Setembro, o qual ser posteriormente submetido aprovao da Assembleia Municipal, nos termos e para os efeitos do previsto na alnea a) do n. 2 do artigo 53 da referida Lei n. 169/99.

CAPTULO I Disposies Gerais Artigo 1. mbito e Objecto 1 - O presente regulamento visa desenvolver as disposies do Cdigo da Estrada e demais legislao complementar, estabelecendo as regras relativas ao ordenamento do trnsito, circulao e estacionamento nas vias pblicas, sob jurisdio da Cmara Municipal de Mafra. 2 - Os condutores de qualquer tipo de veculo automvel, bem como os pees ficam obrigados ao cumprimento deste regulamento, sem prejuzo do cumprimento das disposies do Cdigo da Estrada e da respectiva legislao complementar. Artigo 2. Sinalizao e circulao 1 - obrigatrio o cumprimento de toda a sinalizao e normas constantes do Cdigo da Estrada. 2 - A circulao na rede viria no concelho de Mafra, fica sujeita organizao e ao ordenamento, assentes no Anexo ao presente regulamento cuja verso em formato digital ficar arquivada nos servios competentes desta Cmara Municipal e demais legislao em vigor aplicvel.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


2/26

Artigo 3. Pees 1 - A circulao dos pees processa-se da seguinte forma: a) Pelos passeios ou pelas zonas de arruamento especialmente destinadas a esse fim; b) Pelas passagens de pees marcadas e sinalizadas na via pblica; c) O mais prximo possvel das bermas ou das fachadas dos edifcios; d) De forma perpendicular aos passeios ao fazer o atravessamento da faixa de rodagem, quando se mostre impossvel o descrito na alnea b) e desde que observem uma conduta que no ponha em perigo o trnsito de veculos ou de outros pees. 2 - As passagens de pees so assinaladas na faixa de rodagem, atravs das marcas rodovirias, constitudas por barras longitudinais de cor branca, paralelas ao eixo da via, alternadas por intervalos regulares, ou por duas linhas transversais contnuas (no caso de locais onde o atravessamento est regulado por sinalizao luminosa) e indica o local por onde os pees devem efectuar o atravessamento da faixa de rodagem. 3 - proibido aos pees pararem na faixa de rodagem. 4 - Em zonas escolares e outras de grande circulao pedonal, podem ser instalados dispositivos de reduo de velocidade dos veculos. Artigo 4. Lombas Redutoras de Velocidade 1 - No mbito do presente Regulamento, entende-se por Lomba Redutora de Velocidade (LRV), em conformidade com a definio constante da Nota Tcnica sobre a Instalao e Sinalizao de LRV, emitida em 2004, pela Direco de Servios de Trnsito da Direco-Geral de Viao, uma seco elevada da faixa de rodagem construda em toda a largura desta, com carcter no temporrio, dimensionada com o objectivo de causar desconforto crescente nos ocupantes dos veculos, durante o seu atravessamento e com o aumento da velocidade, no podendo tal efeito ser significativo para velocidades de valor igual ou inferior ao recomendado. 2 - Na colocao de LRV dever-se- observar o disposto na Nota Tcnica referida no nmero anterior.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


3/26

Artigo 5. Impedimentos As pessoas devem abster-se de actos que impeam ou perturbem a circulao e que comprometam a segurana ou a comodidade dos utentes da via pblica. Artigo 6. Acessos a propriedades Os veculos s podem atravessar bermas ou passeios, para acesso a propriedades confinantes com o arruamento, desde que no exista local prprio para esse fim. Artigo 7. Avarias Quando um veculo avariar e no puder prosseguir a sua marcha, dever o respectivo condutor retir-lo o mais rpido possvel da faixa de rodagem, para local onde no prejudique o trnsito ou para aquele que lhe for indicado por agente de autoridade ou dos Servios de Trnsito da Cmara Municipal. Artigo 8. Proibies 1 - Nas vias pblicas proibido: a) Danificar e inutilizar as placas de sinalizao ou causar danos nas vias pblicas; b) Reparar e lavar veculos automveis; c) Causar sujidade e/ou obstrues; d) A circulao de veculos que, pelas suas caractersticas intrnsecas, risquem ou danifiquem, por qualquer modo o pavimento; e) Ocupar passeios com volumes ou exposies de mercadorias que impeam a circulao de pees de forma segura. 2 Sem prejuzo da actuao no mbito do instituto da responsabilidade civil, quanto aos comportamentos descritos nas alneas a) e d) do nmero anterior, poder ainda ser accionado o procedimento criminal, nos casos que revelem especial gravidade e culpa do agente. 3 A infraco do disposto nas alneas b), c) e e) do nmero um constitui contra-ordenao nos termos previstos no artigo 49. do presente regulamento.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


4/26

Artigo 9. Suspenso ou Condicionamento do Trnsito 1 - A Cmara Municipal pode, por sua iniciativa ou com base em solicitaes de entidades externas, alterar qualquer disposio respeitante circulao e ao estacionamento, quando se verifiquem eventos polticos, sociais, manifestaes, festejos, procisses, provas desportivas ou outras ocorrncias, que justifiquem as alteraes e as medidas de segurana especiais a adoptar. 2 - Quando se verifiquem causas anormais, que impliquem medidas excepcionais no ordenamento do trnsito, tais como acidentes graves, catstrofes, ou calamidades, pode a Cmara Municipal, mediante colocao de sinalizao adequada, alterar pontualmente o ordenamento da circulao e estacionamento previamente definido. 3 - Quando por motivo de obras pblicas e durante o tempo indispensvel sua realizao, a circulao e o estacionamento no possa processar-se regularmente, pode a Cmara Municipal de Mafra alterar o ordenamento da circulao e estacionamento, nos termos previstos no nmero anterior. 4 - A utilizao da via pblica no mbito das obras particulares permitida, desde que expressamente autorizada pela Cmara Municipal, atravs da emisso da licena de ocupao da via pblica. 5 - O condicionamento ou suspenso de trnsito devem ser comunicados Autoridade Policial local e publicitados pelos meios adequados, pela Cmara Municipal de Mafra, enquanto entidade gestora da via ou quando se trate de solicitao de entidades externas, a expensas das mesmas, com a antecedncia de 8 dias, salvo quando existam motivos de segurana justificados, de emergncia ou de obras urgentes. 6 - proibida a paragem de veculos de transporte de passageiros para receber ou largar passageiros, fora dos locais assinalados para esse fim. 7 - Podero ser impostas restries circulao de determinadas classes de veculos em zonas especficas, mediante a colocao de sinalizao adequada. Artigo 10. Velocidade Sem prejuzo de limites inferiores impostos por sinalizao regulamentar, que se afigurem necessrios, cumpre-se o constante no Cdigo da Estrada.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


5/26

Artigo 11. Autorizaes especiais de circulao 1 - Podero ser atribudas autorizaes especiais de acesso a zonas vedadas ao trnsito de determinados veculos. 2 - O pedido de autorizao dever ser dirigido ao Presidente da Cmara Municipal de Mafra, com uma antecedncia mnima de 5 dias teis, em relao data prevista, devendo conter, para alm da identificao do requerente, o itinerrio, o tempo de permanncia previsto, e a identificao do veculo. Artigo 12. Veculos Especiais 1 Entende-se, para efeitos do presente regulamento por veculos especiais os automveis de passageiros e mercadorias que se destinam ao desempenho de funo diferente do normal transporte de passageiros ou mercadorias. 2 Constituem veculos especiais nos termos previstos no nmero anterior, designadamente, as caravanas e auto-caravanas com fins habitacionais, associadas prtica do caravanismo ou auto-caravanismo. 3 proibido s caravanas e auto-caravanas estacionarem fora dos Parques de Campismo, por mais de 8 horas, em local da via pblica ou em parque ou zona de estacionamento, constituindo estacionamento proibido ou abusivo nos termos previstos na alnea e) do artigo 35 do presente Regulamento. 4 O estacionamento dos veculos especiais, referidos nos nmeros anteriores, nas zonas de proibio de estacionamento deste tipo de veculos, devidamente sinalizadas, implica, para alm da coima a que houver lugar, o bloqueamento e a remoo do veculo, nos termos previstos no artigo 36. do presente regulamento. Artigo 13. Cargas e Descargas 1 - A oferta de lugares de estacionamento reservado a operaes de carga e descarga deve ser adequada s necessidades comerciais da zona e efectuada de modo a permitir uma boa circulao e fluidez no trnsito. 2 - Os espaos destinados a cargas e descargas devero estar devidamente assinalados atravs da sinalizao adequada.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


6/26

3 - A delimitao e o horrio autorizado para as cargas e descargas so estabelecidos atravs de sinalizao adequada de acordo com a legislao em vigor aplicvel. 4 - O mesmo espao pode ser utilizado por outros veculos fora do horrio estabelecido na sinalizao afixada. 5 - As operaes de cargas e descargas no devem ser superiores a 30 minutos. 6 Nas zonas pedonais, as operaes de cargas e descargas s so autorizadas no horrio permitido constante da sinalizao colocada. 7 - A atribuio de zonas para as cargas e descargas ser junto a estabelecimentos comerciais e industriais, por solicitao dos proprietrios ou por iniciativa da Cmara Municipal. 8 - Nos locais onde haja concentrao de diversos estabelecimentos, sero definidos espaos de utilizao comum para as operaes de carga e descarga. CAPITULO II OCUPAO DO DOMNIO PBLICO MUNICIPAL COM PARQUE PRIVATIVO DE VECULOS AUTOMVEIS Artigo 14. Parque Privativo Entende-se por parque privativo o local da via pblica, especialmente destinado por construo ou sinalizao ao estacionamento privado de veculos ligeiros pertencentes a pessoas singulares ou colectivas, mediante licena a conceder para o efeito. Artigo 15. Licenciamento 1 - A licena de ocupao da via pblica com parques privativos concedida anualmente pela Cmara Municipal, sem prejuzo desta competncia poder ser delegada no Presidente da Cmara e subdelegada no Vereador com competncia na matria. 2 A licena prevista no nmero anterior atribuda entidade ou ao veculo a que se reporta o pedido, identificado atravs da sua matrcula ou nome de entidade. Artigo 16. Condicionalismos

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


7/26

No so autorizados os parques privativos que, pelas suas caractersticas, possam impedir a normal circulao do trnsito de viaturas e pees ou causar prejuzos injustificados para terceiros. Artigo 17. Requerimento 1 - A atribuio da licena referida no artigo dcimo quinto depende de requerimento dirigido ao Presidente da Cmara Municipal. 2 - O requerimento deve conter, alm da identificao do requerente, o respectivo nmero fiscal, a indicao exacta do local e nmero de lugares a ocupar, o perodo de utilizao pretendido, as caractersticas gerais de utilizao, bem como outros elementos cuja apresentao seja exigida, de acordo com o modelo a fornecer pela Cmara Municipal. 3 - O pedido de atribuio de lugar ou lugares de estacionamento reservados a veculos que transportem deficientes motores dirigido ao Presidente da Cmara Municipal, de acordo com o modelo a fornecer pela Cmara Municipal. Artigo 18. Renovao 1 - A licena de ocupao da via pblica com parque privativo concedida pelo prazo de um ano, caducando no termo do prazo, salvo se houver pedido de renovao da mesma, at trinta dias antes de decorrido aquele prazo. 2 - Os pedidos de renovao so dirigidos ao Presidente da Cmara Municipal, em conformidade com o modelo a fornecer pela Cmara Municipal. Artigo 19. Dotao e identificao de veculos 1 - O nmero de lugares a atribuir a cada interessado ser determinado, atendendo s caractersticas da zona, s necessidades do requerente, bem como em funo da capacidade de utilizao do espao. 2 - Os veculos autorizados a estacionar nos parques privativos so obrigatoriamente identificados por meio de carto a colocar junto ao pra-brisas do veculo, em stio bem visvel e legvel do exterior. Artigo 20. Responsabilidade
CMARA MUNICIPAL DE MAFRA
8/26

O pagamento da licena por utilizao de parques privativos no constitui o Municpio de Mafra em qualquer tipo de responsabilidade perante o utilizador, designadamente por eventuais furtos, deteriorao dos veculos parqueados, ou de bens que se encontrem no seu interior. CAPTULO III - ESTACIONAMENTO DE DURAO LIMITADA Artigo 21 Campo de aplicao Podero ser criadas zonas de estacionamento de durao limitada pela Cmara Municipal de Mafra. Artigo 22. Taxas e durao 1 A utilizao do estacionamento de durao limitada, fica sujeito ao pagamento de uma taxa, nos seguintes horrios: a) De 2. a 6. feira: entre as 08H00 e as 20H00; b) Aos sbados: entre as 08H00 e as 14H00. 2 - Fora do horrio estabelecido no nmero anterior e em dias de feriado nacional ou municipal, o estacionamento gratuito. 3 - A Cmara Municipal pode alargar ou diminuir os horrios previstos nas alneas a) e b) do nmero um, das zonas de estacionamento de durao limitada, em situaes devidamente fundamentadas. 4 - O perodo mximo que qualquer veculo pode permanecer no estacionamento de durao limitada de duas horas. Artigo 23. Utilizao fora do horrio de funcionamento Fora dos limites horrios estabelecidos no nmero um do artigo anterior, o parqueamento nas zonas de estacionamento de durao limitada gratuito e no est condicionado ao perodo mximo estabelecido no nmero quatro do mesmo dispositivo.

Artigo 24. Titulo de estacionamento


CMARA MUNICIPAL DE MAFRA
9/26

1 - Aps o pagamento prvio da taxa que for devida, o utente deve colocar o ttulo de estacionamento, no interior do veculo, junto ao pra-brisas, de forma bem visvel e legvel do exterior, excepto quando se trate de motociclos, caso em que o titulo poder ficar na posse do respectivo proprietrio, devendo este exibir o mesmo quando solicitado pelas entidades fiscalizadores. 2 - Quando o titulo de estacionamento no seja colocado da forma estabelecida no nmero anterior, presume-se o no pagamento do estacionamento. Artigo 25. Condicionamento utilizao As zonas de estacionamento de durao limitada podem ser afectas, mediante sinalizao, a determinadas classes ou tipos de veculos, sendo proibido o estacionamento de veculos de classe ou tipo diferente daquele para o qual o espao tenha sido exclusivamente afectado e de veculos destinados venda de quaisquer artigos. Artigo 26. Carto de residente 1 Podero ser atribudos dsticos especiais designados por cartes de residente. 2 - O titular do carto de residente poder estacionar em qualquer lugar da sua zona de estacionamento, gratuitamente e sem limite de tempo. 3 - O titular do carto deve coloc-lo no interior do veculo, junto ao pra-brisas, de forma bem visvel e legvel do exterior. 4 - Quando o mesmo no seja colocado da forma estabelecida no nmero anterior, presume-se que no residente. Artigo 27. Caractersticas do carto 1 - Devem constar do carto de residente: a) A zona a que se refere; b) O respectivo prazo de validade; e c) A matrcula do veculo. 2 - O prazo de validade do carto de um ano, podendo ser renovvel por igual perodo, devendo o pedido de renovao ser efectuada at trinta dias antes de caducar o prazo de validade, de acordo com modelo a fornecer pela Cmara Municipal.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


10/26

Artigo 28. Titulares 1 - Tero direito a carto de residente as pessoas singulares que residam em fogos situados dentro de uma rea ou zona de estacionamento de durao limitada, desde que no disponham de parqueamento no imvel em que habitam, e: a) Sejam proprietrios de um veculo automvel; b) Adquirentes com reserva de propriedade de um veculo automvel; c) Sejam locatrios em regime de locao financeira de um veculo automvel; e d) Tenham o direito de utilizao ou a posse de um veculo automvel. 2 - Os titulares so responsveis pela correcta utilizao do carto de residente, sob pena do mesmo ser cassado. Artigo 29. Documentos para obteno do carto de residente O pedido de emisso do carto de residente far-se- atravs do requerimento dirigido ao Presidente da Cmara Municipal de Mafra, acompanhado dos seguintes documentos: a) Bilhete de Identidade, passaporte ou carta de conduo; b) Atestado de residncia, emitido pela Junta de Freguesia e Carto de Eleitor; c) Recibo de gua ou luz ou outro documento comprovativo do direito utilizao do fogo; d) Titular de registo de propriedade do veculo ou nas situaes referidas nas alneas b), c) e d) do artigo anterior: d.1) Documento de aquisio com reserva de propriedade; d.2) O contrato de locao financeira; d.3) Documento que comprove a existncia do direito de utilizao ou a posse do veculo. Artigo 30. Mudana de domicilio ou de veculo 1 O titular do carto de residente deve devolv-lo Cmara Municipal, logo que deixe de ter residncia na respectiva zona de estacionamento ou em caso de alienao do veculo. 2 - O titular do carto deve comunicar Cmara Municipal a substituio de veculo. 3 - A inobservncia do referido neste artigo determina a anulao do carto de residente ou a perda do direito emisso de novo carto.
CMARA MUNICIPAL DE MAFRA
11/26

Artigo 31. Furto ou extravio do carto de residente Em caso de furto ou extravio do carto de residente, deve o seu titular comunicar de imediato o facto Cmara Municipal, sob pena de responder pelos prejuzos resultantes da sua m utilizao. Artigo 32. Sinalizao das zonas O incio e o fim de zona de estacionamento de durao limitada devem estar devidamente sinalizados, de acordo com a legislao em vigor aplicvel. Artigo 33. Responsabilidade O pagamento das taxas por ocupao dos lugares de estacionamento de durao limitada, no constitui para o municpio de Mafra qualquer tipo de responsabilidade perante o utilizador, no sendo em caso algum responsvel por furtos, perdas ou deterioraes dos veculos a parqueados, ou de pessoas e bens no seu interior. CAPTULO IV ABANDONO, BLOQUEAMENTO, REMOO E DEPSITO DE VECULOS Artigo 34. Campo de aplicao Em matria de abandono, bloqueamento, remoo ou depsito de veculos, aplicvel o disposto no Cdigo da Estrada, demais legislao aplicvel e o constante no presente regulamento. Artigo 35. Estacionamento indevido ou abusivo Considera-se estacionamento indevido ou abusivo: a) O de veculos, durante 30 dias ininterruptos, em local da via pblica, em parque ou zona de estacionamento isentos do pagamento de qualquer taxa;

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


12/26

b) O de veculos, em parque de estacionamento, quando as taxas correspondentes a 5 dias de utilizao no tiverem sido pagas, para o caso de pagamento dirio ou, um ms de utilizao, para o caso de pagamento mensal; c) O de veculos, em zona de estacionamento de durao limitada condicionado ao pagamento de taxa, quando esta no tiver sido paga ou tiverem decorrido duas horas para alm do perodo de tempo pago; d) O de veculos que permanecerem em local de estacionamento limitado mais de duas horas para alm do perodo de tempo permitido; e) O de veculos agrcolas, mquinas industriais, reboques e semi-reboques no atrelados ao veculo tractor, o de veculos publicitrios e o de veculos especiais previstos no artigo 12., por mais de 8 horas, em local da via pblica, em parque ou zona de estacionamento isentos do pagamento de qualquer taxa; f) O que se verifique por tempo superior a quarenta e oito horas, quando se tratar de veculos que apresentem sinais exteriores evidentes de abandono ou de impossibilidade de se deslocarem com segurana pelos seus prprios meios; g) O de veculos ostentando qualquer informao com vista sua transaco, em zona ou parque de estacionamento ou via pblica; h) O de veculos sem chapa de matrcula ou com chapa que no permita a correcta leitura da matrcula. Artigo 36. Bloqueamento e Remoo 1 Podem ser bloqueados e posteriormente removidos, para os locais destinados a depsito, os veculos que se encontrem: a) Estacionados indevida ou abusivamente, nos termos do artigo anterior; b) Estacionados ou imobilizados de modo a constiturem evidente perigo ou grave perturbao para o trnsito; c) Com sinais exteriores de manifesta inutilizao do veculo ou em visvel estado de deteriorao; d) Estacionados ou imobilizados em locais que, por razes de segurana, de ordem pblica, de emergncia, de socorro ou outros motivos anlogos, justifiquem a remoo. 2 - Considera-se que constituem evidente perigo ou grave perturbao para o trnsito, nos termos da alnea b) do n. 1, designadamente, os casos de estacionamento ou

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


13/26

imobilizao que se encontram mencionados no n. 2 do artigo 164. do Cdigo da Estrada. 3 - Logo que o veculo d entrada no parque municipal ou noutro local congnere, dever ser aberta uma ficha de registo onde fiquem anotados todos os dados da viatura. 4 - Os locais para onde os veculos so removidos funcionam todos os dias entre as 9 h e as 17 h, podendo esse perodo ser alargado ou reduzido por deciso da Cmara Municipal de Mafra. 5 - A notificao do auto de contra-ordenao relativa infraco que deu lugar ao bloqueamento e/ou remoo do veculo, feita no momento da entrega deste pessoa a quem entregue, salvo se no for ela a responsvel pela contra-ordenao, caso em que se segue o regime previsto no Cdigo da Estrada. Artigo 37. Processamento do bloqueamento e remoo 1 - Verificada qualquer das situaes previstas no n. 1 do artigo anterior, os servios competentes da Cmara Municipal de Mafra, ou de autoridade policial local, podem proceder ao bloqueamento do veculo atravs de dispositivo adequado, com vista sua remoo logo que possvel. 2 - Quando no for possvel proceder remoo imediata do veculo para local de depsito a Cmara Municipal pode determinar a deslocao provisria do veculo para outro local, a fim de a ser bloqueado at remoo definitiva. 3 - Quem for proprietrio, adquirente com reserva de propriedade, usufruturio, locatrio em regime de locao financeira, locatrio por prazo superior a um ano ou quem, em virtude de facto sujeito a registo, tiver a posse do veculo responsvel por todas as taxas ocasionadas com o bloqueamento, remoo e depsito, sem prejuzo das sanes legais aplicveis, ressalvando-se o direito de regresso contra o condutor. 4 - Ser colocado um aviso no manpulo da porta do veculo, que d acesso ao lugar do condutor, quando tal no for possvel, o aviso colocado no vidro da porta que d acesso ao lugar do condutor ou, em caso de impossibilidade, no vidro pra-brisas em frente daquele lugar, pelos servios competentes da Cmara Municipal, ou autoridade policial local, alertando para o facto do mesmo estar bloqueado e conter os elementos previstos no n. 5 da Portaria n. 1424/2001 de 13 de Dezembro.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


14/26

Artigo 38. Notificao aps remoo 1 - Na sequncia da remoo do veculo, nos termos do artigo anterior, deve ser notificado o proprietrio do mesmo, para a residncia constante do respectivo registo, para o levantar no prazo de 45 dias. 2 - Tendo em vista o estado geral do veculo, se for previsvel um risco de deteriorao que possa fazer recear que o preo obtido na venda em hasta pblica no cubra as taxas decorrentes da remoo e depsito, o prazo previsto no nmero anterior reduzido para 30 dias. 3 - Os prazos referidos nos nmeros anteriores contam-se a partir da recepo da notificao ou da afixao prevista no n. 5 do presente artigo. 4 - Da notificao deve constar a indicao do local para onde o veculo foi removido, bem como a determinao de que o proprietrio o deve retirar dentro dos prazos referidos nos nmeros 1 e 2 e aps o pagamento das taxas de bloqueamento, remoo e depsito, sob pena de o veculo se considerar abandonado. 5 - No sendo possvel proceder notificao pessoal por se ignorar a identidade ou a residncia do proprietrio do veculo, o Municipio proceder notificao atravs dos meios adequados. Artigo 39. Presuno de abandono 1 - Consideram-se veculos abandonados e adquiridos por ocupao pelo Municpio de Mafra, os veculos que no forem reclamados dentro dos prazos previstos nos nmeros 1 e 2 do artigo anterior. 2 - O veculo considerado imediatamente abandonado quando essa for a vontade manifestada expressamente pelo proprietrio.

Artigo 40. Reclamao de veculos 1 - A entrega do veculo ao reclamante depende do pagamento das taxas previstas no artigo 46 do presente regulamento, que forem devidas pelo bloqueamento, remoo e depsito. 2 - O produto das taxas reverte integralmente para o Municpio de Mafra.
CMARA MUNICIPAL DE MAFRA
15/26

Artigo 41. Hipoteca 1 - Quando o veculo seja objecto de hipoteca, a remoo deve tambm ser notificada ao credor, para a residncia constante do respectivo registo. 2 - Da notificao ao credor deve constar a indicao dos termos em que a notificao foi feita ao proprietrio e a data em que termina o prazo a que os nmeros 1 e 2 do artigo 38. se referem. 3 - O credor hipotecrio pode requerer a entrega do veculo como fiel depositrio, para o caso de, findo o prazo, o proprietrio o no levantar. 4 - O requerimento pode ser apresentado no prazo de 20 dias aps a notificao ou at ao termo do prazo para levantamento do veculo pelo proprietrio, se terminar depois daquele. 5 - O veculo deve ser entregue ao credor hipotecrio logo que se mostrem pagas todas as taxas ocasionadas pela remoo e depsito, devendo o pagamento ser feito dentro dos oito dias seguintes ao termo do ltimo dos prazos a que se referem os nmeros 1 e 2 do artigo 38.. 6 - O credor hipotecrio tem direito, de exigir do proprietrio as taxas referidas no nmero anterior e as que efectuar na qualidade de fiel depositrio. Artigo 42. Penhora 1 - Quando o veculo tenha sido objecto de penhora ou acto equivalente, a autoridade que procedeu remoo deve informar o tribunal das circunstncias que a justificaram. 2 - No caso previsto no nmero anterior, o veculo deve ser entregue pessoa que para o efeito o tribunal designar como fiel depositrio, sendo dispensado o pagamento prvio das taxas de remoo e depsito. 3 - Na execuo, os crditos pelas taxas de remoo e depsito gozam de privilgio mobilirio especial.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


16/26

CAPTULO V TAXAS Artigo 43. Taxas As taxas devidas pela utilizao de parques privativos e de zonas de estacionamento de durao limitada so as previstas no artigo 32 da Tabela de Taxas e Licenas, em vigor no Municipio de Mafra. Artigo 44. Isenes parques privativos 1 - Esto isentos do pagamento das taxas, nos parques privativos destinados a veculos, as seguintes entidades: a) Foras militarizadas e de segurana; b) Corporaes de Bombeiros; c) Sedes de Juntas de Freguesia; d) Hospitais e Centros de Sade; e) Deficientes motores, que se encontrem em situao de insuficincia econmica. 2 Poder-se- ainda conceder a iseno do pagamento das taxas a outras entidades, em casos devidamente fundamentados. 3 - Na concesso das isenes previstas nas alneas a), b), c) e d) do nmero um, consideram-se as atribuies prosseguidas por pessoas colectivas de direito pblico e de utilidade pblica administrativa, bem como os fins sociais, de beneficncia ou similares, prosseguidos por pessoas colectivas de direito privado. 4 Para efeitos do disposto na alnea e) do nmero um, entende-se por insuficincia econmica o agregado familiar que tenha um rendimento mensal igual ou inferior a duas vezes e meia o valor do salrio mnimo nacional. 5 - O disposto nos nmeros anteriores no afasta a obrigatoriedade de apresentao do pedido para utilizao de parque privativo, em conformidade com o modelo a fornecer pela Cmara Municipal, nem a necessidade de observncia do disposto no artigo 19 do presente regulamento. Artigo 45. Isenes de estacionamento de durao limitada 1 - Esto isentos do pagamento da taxa:

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


17/26

a) Os residentes nos termos previstos neste regulamento; b) Os veculos em misso urgente de socorro, ou polcia quando em servio; c) Os veculos autorizados pela Cmara Municipal de Mafra; d) As operaes de cargas e descargas dentro do limite estabelecido em cada rea. 2 - Para os veculos referidos nas alneas c) e d) do nmero anterior, s haver lugar iseno, quando os mesmos se encontrarem estacionados nos locais devidamente sinalizados para o efeito. Artigo 46. Taxas bloqueamento, remoo e depsito 1 - Pelo bloqueamento, remoo e depsito de veculos so devidas as taxas previstas na Portaria n. 1424/2001, de 13 de Dezembro. 2 O pagamento das taxas que forem devidas pelo bloqueamento, remoo e depsito, obrigatoriamente feito no momento da entrega do veculo. CAPTULO VI - DISPOSIES FINAIS Artigo 47. Alteraes 1 - Compete Assembleia Municipal de Mafra aprovar as alteraes ao presente regulamento, sob proposta da Cmara Municipal. 2 - A titulo experimental, pelo perodo mximo de 365 dias, pode a Cmara Municipal proceder a alteraes provisrias, relativas ao ordenamento do trnsito. 3 - Tais alteraes provisrias caducam findo o prazo de 365 dias se no for apresentada a respectiva proposta de alterao Assembleia Municipal. Artigo 48. Fiscalizao 1 - A fiscalizao do cumprimento das disposies constantes do presente regulamento incumbe fiscalizao municipal, sem prejuzo das competncias atribudas por lei nesta matria s autoridades policiais, com quem podero ser celebrados protocolos, com vista ao exerccio de poderes de fiscalizao que incidam em especial sobre matrias e reas especificas.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


18/26

2 - O utente deve obedecer s ordens legtimas das entidades mencionadas no nmero anterior, desde que as mesmas se encontrem devidamente identificadas. Artigo 49. Contra-Ordenaes e Coimas 1 - Sem prejuzo do disposto no Cdigo da Estrada e demais legislao complementar, constitui contra-ordenao, no mbito do presente regulamento: a) A utilizao de parques privativos sem licena municipal; b) O estacionamento de veculos nos parques privativos, sem observncia das condies de licenciamento, designadamente, no que se refere ao local autorizado, ao nmero de lugares atribudo e ao perodo de utilizao; c) Reparar e lavar veculos automveis nas vias pblicas; d) Causar sujidade e/ou obstrues nas vias pblicas; e) Ocupar passeios com volumes ou exposies de mercadorias que impeam a circulao de pees de forma segura; f) O estacionamento de veculos em zonas de estacionamento de durao limitada sem ttulo de estacionamento vlido; g) O estacionamento de veculos, nos parques e zonas de estacionamento de durao limitada, destinados venda de quaisquer artigos ou a publicidade de qualquer natureza; h) O estacionamento de automveis pesados, nos parques e zonas de estacionamento de durao limitada, utilizados em transporte pblico, quando no estejam em servio; i) O estacionamento de veculos, nos parques privativos e nas zonas de estacionamento de durao limitada, de categorias diferentes daquelas a que os mesmos esto afectos; j) A ocupao com o mesmo veculo de mais do que um lugar de estacionamento, por inobservncia das delimitaes existentes no pavimento; k) O desbloqueamento de veiculo, em contraveno ao disposto no n. 1 do artigo 37 do presente Regulamento. 2 - As contra-ordenaes previstas nas alneas a), b), c), d) e e) do nmero anterior so punidas com coima graduada de 500 a 4.000. 3 - As contra-ordenaes previstas nas alneas f), h) e j) do nmero um so punidas com coima graduada de 50 a 150. 4 - As contra-ordenaes previstas nas alneas g) e i) do nmero um so punidas com coima graduada de 100 a 300.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


19/26

5 - A contra-ordenao prevista na alnea k) do nmero um punida com coima graduada de 500 a 1.500. Artigo 50. Concesses A explorao dos parques privativos e das zonas de estacionamento de durao limitada poder ser concedida a terceiros de acordo com as normas aplicveis contratao pblica. Artigo 51. Remisses Gerais 1 - As referncias a disposies legais citadas neste Regulamento consideram-se remetidas automaticamente para novas disposies legais que lhes sucedam. 2 - Fora dos casos previstos no presente Regulamento, aplicar-se- o Cdigo da Estrada e demais legislao em vigor. Artigo 52. Norma revogatria Com a entrada em vigor deste Regulamento so revogadas as disposies municipais sobre trnsito existentes data da entrada em vigor do mesmo, sem prejuzo dos normativos elencados nos Regulamentos aprovados pelo Municipio destinados a regular matrias especficas neste domnio. Artigo 53. Entrada em vigor O presente Regulamento entra em vigor decorridos quinze dias sobre a data da sua publicao.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


20/26

ANEXO
Georeferenciao da sinalizao do Concelho de Mafra.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


21/26

Modelo n.1: Requerimento para pedido de estacionamento privativo

Exmo. Senhor Presidente da Cmara Municipal de Mafra

Nome n. a

_______________________________________________________, fiscal de que contribuinte lhe seja ____________________, concedido um Parque

BI

n.

__________________________, de _________________, SIC de _______________, morada/sede Privativo na ________________________________________________, vem por este meio requerer V.. Ex. _________________________________________________________________, freguesia de ____________________, com a extenso de ___________________ (indicar a rea a ocupar com base no seguinte: veculo normal 5x2.5), ocupando ________ lugares de estacionamento, para a seguinte utilizao _____________________________________________________________________.

Pede deferimento Mafra, ____ de _______________ de ______ O requerente, ________________________________________________________ Mais declara, que na instruo do pedido todos os dados correspondem verdade, nada tendo omitido.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


22/26

Modelo n. 2: Requerimento para renovao de estacionamento privativo

Exmo.

Senhor

Presidente

da

Cmara Municipal de Mafra

Nome n.

_______________________________________________________, fiscal de contribuinte ____________________,

BI

n.

__________________________, de _________________, SIC de _______________, morada/sede ________________________________________________, vem por este meio requerer a V.. Ex. que lhe seja renovada a licena relativa ao Parque Privativo sito em _____________________________________________________, _____________________________. freguesia de

Pede deferimento Mafra, ____ de _______________ de _______

O requerente, ________________________________________________________ Mais declara, que na instruo do pedido todos os dados correspondem verdade, nada tendo omitido.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


23/26

Modelo n. 3: Requerimento para estacionamento reservado a veculos que transportem deficientes motores

Exm. Senhor Presidente da Cmara Municipal de Mafra

Nome __________________________________________________________________ BI n. ___________________, de _____________________SIC de _________________ Morada _________________________________________________________________ Localidade ________________ Freguesia _____________ Concelho _________________, Vem requer a V. Ex. que seja concedido um lugar de estacionamento reservado a deficiente motor, junto sua residncia/emprego (a), sito em ____________________________________________________________ Freguesia ___________________________________. Pede deferimento, Mafra, ______ de __________________ de 200__ O requerente, ____________________________________________________________ Mais declara que na instruo do pedido todos os dados correspondem verdade nada tendo omitido.

________________________________ (a) Riscar o que no interessa Juntar em anexo lista dos documentos a apresentar.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


24/26

Apndice ESTACIONAMENTO DE DEFICIENTES MOTORES LISTA DOS DOCUMENTOS A APRESENTAR 1. Fotocpia do Bilhete de Identidade do deficiente autenticada ou exibio do original. 2. Fotocpia do Bilhete de Identidade da pessoa autorizada (quando for caso disso) autenticada, ou exibio do original. 3. Fotocpia do Dstico de Identificao de Deficiente Motor emitido pela DGV autenticado, ou exibio do original. 4. ltima Declarao de IRS, comprovativa dos rendimentos de todos os elementos do agregado familiar, que contribuam economicamente para o mesmo. 5. ltimos recibos de vencimento de todos os elementos do agregado familiar que contribuam economicamente para o mesmo. NOTA: Quando houver uma pessoa autorizada a conduzir o veculo do deficiente, a respectiva autorizao est indicada no verso do Dstico de Identificao de Deficiente Motor. 6. Um dos seguintes documentos: Quando a reserva de estacionamento se destinar ao local de residncia: Atestado de residncia emitido pela Junta de Freguesia e carto de eleitor; Ou Quando a reserva de estacionamento se destinar ao local de trabalho: Documento da entidade patronal, em papel timbrado, que ateste que o deficiente funcionrio e o seu horrio laboral. 7. Declarao em como no dispe de parqueamento prprio.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


25/26

Modelo n. 4: Requerimento para pedido de emisso de carto de residente

Exm. Senhor Presidente da Cmara Municipal de Mafra

Nome __________________________________________________________ BI n. _______________, de _________________SIC de _________________, NIF ________, Morada ________________________________________________________________ _______________________________________________________________________ Vem requer a V. Ex. que seja concedido um Carto de Residente , para o Veculo com a matrcula _________________, pertencente a ________________________________. __________________________________________________________.

Pede deferimento, Mafra, ______ de __________________ de 200__ O requerente, ________________________________________________________ Mais declara, que na instruo do pedido todos os dados correspondem verdade, nada tendo omitido.

CMARA MUNICIPAL DE MAFRA


26/26

Vous aimerez peut-être aussi