Vous êtes sur la page 1sur 21

Simulado 105 para o concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica


Resolues

Questes visando o provvel edital futuro. Elaborao das questes: Robson Timoteo Damasceno / Wellington Alves Gonzaga Resoluo das questes: Robson Timoteo Damasceno / Wellington Alves Gonzaga Nova rodada de simulados, enquanto o STF no resolve nossa vida. Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS
1

O aumento da populao, o crescimento econmico e a sofisticao das relaes sociais 4 requerem mais servios pblicos, de maior qualidade e crescente complexidade. Para fazer frente a essas demandas, o dimensionamento adequado da fora de trabalho no setor pblico condio 7 necessria, mas no suficiente. Elas requerem que o Estado atente tambm para a qualificao de uma fora de trabalho s voltas com questes cada vez mais complicadas. O desafio a 10 construo de um Estado inteligente. A tese do inchao da mquina pblica e da consequente necessidade de reduo do tamanho do Estado no Brasil merece uma anlise mais 13 aprofundada. fato que os nmeros absolutos impressionam. Sendo um pas de dimenses continentais e com uma das cinco maiores populaes do mundo, natural que o Brasil conte com 16 uma quantidade expressiva de servidores pblicos. Ciente de que no houve exploso do quantitativo de servidores no Poder Executivo federal, porm convencido de que novas 19 autorizaes de ingresso devem ser feitas de forma criteriosa, o governo federal vem buscando conferir maior racionalidade gesto de pessoas no servio pblico, atentando para as 22 necessidades mais prementes de reas que implementam programas fundamentais para o pas e esforando-se para profissionalizar cada vez mais a gesto pblica.
Marcelo V. E. de Moraes et al. O mito do inchao da fora de trabalho do Executivo federal. Internet: <www.planejamento.gov.br> (com adaptaes).

Julgue os prximos itens, a respeito da organizao das ideias e das estruturas lingusticas do texto acima. 1 Seria mantida a correo gramatical do perodo fato que os nmeros absolutos impressionam (linhas 11-12), caso a preposio de fosse inserida imediatamente antes da conjuno que. Errado Esta substituio no correta, pois no h complemento indireto neste caso. 2 A locuo verbal vem buscando (linha 19), que expressa ideia de continuidade do passado at o presente , poderia ser substituda, sem prejuzo para a coerncia do texto, pela locuo tem buscado. Correto So duas alternativas igualmente aceitveis. 3 No ltimo perodo do texto, o conectivo e (linha 22) liga duas oraes que expressam modos pelos quais o governo federal vem buscando conferir maior racionalidade gesto de pessoas no servio pblico (linhas 19-20). Correto De acordo com as ideias do texto. 4 Em sua argumentao, o autor do texto associa o aumento da populao (linha 1) ao inchao da mquina pblica (linha 9); o crescimento econmico (linha 1) a novas autorizaes de ingresso (linhas 17-18) no servio pblico; e a sofisticao das relaes sociais (linha 2) a um Estado inteligente (linha 9). Errado No so relaes adequadas a ideia do texto, como se pode ver por uma leitura cuidados deste. 5 Na linha 2, a flexo de plural em requerem justifica-se pelo emprego do plural em relaes sociais.

Errado Justifica-se por concordar com os vrios itens enumerados anteriormente. 6 No desenvolvimento da argumentao do texto, o pronome Elas (linha 6) retoma demandas (linha 4). Correto Pode-se substituir o termo no lugar do pronome e ver que a coerncia mantida. 7 Na linha 7, o sinal indicativo de crase em s voltas decorre da presena do artigo definido e do uso da preposio a exigida pelo substantivo fora. Errado A crase usada por ser locuo adverbial feminina. 8 Infere-se da leitura do texto que o desafio mencionado linha 8 consiste no atendimento a essas demandas (linha 4). Correto Adequada correlao. Nos prximos itens, assinale o item como correto se estiver de acordo com as normas gramaticais. 9 Talvez alguns no deem importncia ao relato do chefe dos pedreiros sobre o incidente com a cal, mas o fato que, minimiz-lo, ser abrir a possibilidade de o desempenho de todos eles decarem intensa e irreversivelmente. Errado No h vrgula aps fato que. 10 Senhor Ministro, realmente confivel, segundo fontes fidedignas, os nmeros que indicam quo sria a questo que est sob sua responsabilidade enfrentar antes que se torne definitivamente insolvel. Errado H erro de concordncia entre confivel e fontes.

Com relao proposta de correspondncia oficial acima e tendo como base o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, avalie os itens no que concerne s caractersticas e adequao tanto da linguagem ao tipo de documento quanto do formato do texto ao gnero. 11 Infere-se que o documento em referncia um aviso, enviado pelo ministro de Estado da Integrao Nacional a um deputado da Cmara Federal. Errado O aviso expedido exclusivamente para autoridades de mesma hierarquia que o Ministro.

12 O documento est adequado s normas da redao oficial, visto que nele se verificam caractersticas como conciso, clareza, uso do padro culto da linguagem e devida formalidade. Errado H erros nestes aspectos assinalados, como a falta de conciso. 13 O cabealho, o endereamento e a identificao do signatrio atendem aos padres estabelecidos para esse tipo de expediente oficial. Errado H erros no endereamento, como o uso do termo nobre. 14 O assunto e o vocativo esto adequados a essa modalidade de correspondncia oficial. Correto O assunto est colocado de forma sucinta. Alm disso, realmente se utiliza o vocativo Vossa Excelncia para deputados. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 Os protocolos de Internet que podem ser utilizados conjuntamente com o Outlook Express incluem o SMTP (simple mail transfer protocol), o POP3 (post office protocol 3) e o IMAP (Internet mail access protocol). Correto O Outlook Express pode trabalhar com POP e IMAP (para recebimento de mensagens) e SMTP (para envio de mensagens). 16 No ambiente Linux, pode haver diversos tipos de interfaces e uso de licenas. Uma dessas interfaces o KDE, que utiliza a licena GNU. Correto O KDE um dos ambientes grficos disponveis no Linux e bastante utilizado. 17 No Windows Explorer do Windows 7 temos um novo recurso que nos permite exibir um conjunto de arquivos e pastas relacionados em uma biblioteca. Correto No Windows Explorer do Windows 7 voc pode exibir um conjunto de arquivos e pastas relacionados em uma biblioteca. 18 Ao se inserir em um documento do Word um ndice analtico, necessrio que todas as entradas do ndice estejam marcadas por meio de um estilo especfico. Correto O ndice analtico lista os ttulos na ordem em que aparecem no documento e os nmeros de pgina em que esses ttulos se encontram. Se voc criou uma apostila, por exemplo, para facilitar seu uso, voc deve criar um ndice que liste seu contedo, mostrando os ttulos dos assuntos na ordem em que eles esto na apostila. Para gerar um ndice analtico necessrio criar entradas para os tpicos que sero listados no mesmo. Para isto ser necessrio formatar tais tpicos com os estilos de Ttulos especficos do Word e depois gerar o ndice diretamente a partir desses ttulos.

19 FTP (file transfer protocol) o protocolo que permite visualizar as pginas da Web, enquanto HTTP (hypertext transfer protocol) um protocolo de transferncia de arquivos. Errado Os conceitos esto invertidos! O FTP (File Transfer Protocol Protocolo de Transferncia de Arquivos) possibilita a transferncia de arquivos de um servidor da Internet para o micro do usurio e vice-versa (download/upload). Tambm permite que pastas e arquivos sejam criados, renomeados, excludos, movidos e copiados de/para servidores FTP. Dessa forma, basicamente tudo aquilo que se pode fazer no seu equipamento por meio do Windows Explorer possvel de ser feito em um servidor remoto por meio do FTP. o protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol Protocolo de Transferncia de Hipertexto) que utilizado na Web (WWW) para transferir as pginas entre o servidor Web (aplicao que mantm as pginas disponveis) e o cliente Web (o browser, ou navegador, que a aplicao que l tais pginas). Cabe destacar que o HTTP serve tambm para a transferncia de arquivos de vdeo, udio e imagens, bem como para download de programas e arquivos diversos. De fato, ele um protocolo mais verstil que o FTP. 20 Recomenda-se utilizar antivrus para evitar phishing-scam, um tipo de golpe no qual se tenta obter dados pessoais e financeiros de um usurio. Errado Antivrus no o mais recomendado neste caso. Com relao a ambientes usados para a edio de textos e planilhas, julgue os itens a seguir. 21 - Os aplicativos Impress da BROffice e PaintBrush da Microsoft so concebidos para se fazer impresso de imagens e textos. Uma das principais funcionalidades desses programas a configurao de impressoras especiais, que permitem o ajuste das cores que se pretende utilizar. Errado O Impress foi desenvolvido para fazer apresentaes de slides. J o PaintBrush para fazer desenhos.

22 - No Microsoft Excel 2007, o acionamento do boto , depois de se ter selecionado uma sequncia de clulas contendo nmeros, todas dispostas em uma mesma coluna de uma planilha, produzir como resultado a soma desses nmeros. Correto exatamente esta a funo. 23 - Em uma planilha do Microsoft Excel, para se selecionar uma linha inteira, necessrio clicar no ttulo da linha, que representado por um nmero; e, para a seleo de uma coluna inteira, deve-se clicar no ttulo da coluna, que representado por uma letra. Correto Adequada descrio. 24 - Um documento elaborado no Microsoft Word 2010 pode ser convertido em um arquivo no formato pdf, o que impede que ele seja alterado. Correto Os dois conceitos esto corretos. Com referncia Internet, julgue o item.

25 - O Outlook Express um sistema de gerenciamento de redes sociais desenvolvido para funcionar de maneira semelhante ao Facebook. Errado Serve para gerenciar mensagens eletrnicas. Utilizando raciocnio lgico, resolva os prximos itens. 26 Quatro casais compram ingressos para oito lugares contguos em uma mesma fila no teatro. O nmero de diferentes maneiras em que podem sentar-se de modo que a) homens e mulheres sentem-se em lugares alternados; e que b) todos os homens sentem-se juntos e que todas as mulheres sentem-se juntas, so, respectivamente, 1112 e 1152. Errado No primeiro caso, vamos permutar os 4 homens nos lugares indicados e as 4 mulheres nos lugares indicados. Devemos multiplicar o resultado por 2, pois no necessariamente devemos comear por homem: poderamos ter comeado a fila com uma mulher. Assim, temos P 4.P4.2 = 1152. No segundo caso, os 4 homens sero permutados dentro da caixa, pois devem estar juntos. As 4 mulheres sero permutadas dentro da caixa, pois devem estar juntas. Logo, temos P4.P4.2 = 1152. 27 A proposio p ^ q ^ r equivalente a proposio r ^ ~(~q -> p). Correto Basta montar a tabela-verdade ou usar as equivalncias para se chegar a uma expresso que permita ver que no a mesma coisa: r ^ ~(~q -> p) Comutativa ~(~q -> p) ^ r Contrapositiva ~(~p -> q) ^ r Implicao ~(p v q) ^ r Lei de Morgan ~p ^ ~q ^ r Que diferente da expresso original 28 Na figura abaixo, as retas r e s so paralelas. Se o ngulo alfa mede 4430 e o ngulo teta mede 5530, ento a medida do ngulo beta 100.

Correto Dividindo beta com uma reta parelela veremos que os ngulos agudos formados so congruentes e beta = alfa + teta = 100 graus.

29 Cinco colegas foram a um parque de diverses e um deles entrou sem pagar. Apanhados por um funcionrio do parque, que queria saber qual deles entrou sem pagar, eles informaram: No fui eu, nem o Manuel, disse Marcos. Foi o Manuel ou a Maria, disse Mrio. Foi a Mara, disse Manuel. O Mrio est mentindo, disse Mara. Foi a Mara ou o Marcos, disse Maria. Sabendo-se que um e somente um dos cinco colegas mentiu, conclui-se logicamente que quem entrou sem pagar foi Mara. Correto Basta testar essa possibilidade e ver que ela torna as afirmaes coerentes com o enunciado. 30 Sobre uma circunferncia marcam-se oito pontos diferentes. O total de tringulos distintos que podem ser formados com vrtices nesses pontos maior do que 50. Correto O esquema desejado :

O nmero procurado C8 = 56. Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 De acordo com o princpio da moralidade, o vencedor da licitao tem direito subjetivo adjudicao do objeto licitado. Errado o princpio da adjudicao compulsria que determina que o objeto licitado seja imputado, atribudo, ao vencedor da licitao. 32 O ato de designao de algum para titularizar cargo pblico denomina-se provimento, que, segundo Celso Antnio Bandeira de Mello, pode ser originrio ou derivado. O aproveitamento, forma de provimento derivado horizontal, consiste na transferncia efetuada para prover o servidor em outro cargo mais compatvel com sua superveniente limitao de capacidade fsica ou mental, apurada em inspeo mdica, distinguindo-se da reverso ou provimento derivado horizontal. Errado A investidura de servidor em outro cargo mais compatvel com sua superveniente limitao de capacidade fsica ou mental, apurada em inspeo mdica, caso de readaptao.

33 Compete ao tribunal de contas realizar por iniciativa prpria, e no, por requisio de qualquer das casas do Congresso Nacional ou de comisso parlamentar de inqurito, inspees e auditorias de natureza contbil e financeira, oramentria, operacional e patrimonial em qualquer das atividades administrativas dos trs poderes. Correto No exerce o Tribunal competncia sobre as atividades tpicas do Poder Judicirio e do Poder Legislativo, sua atuao no tocante fiscalizao, em quaisquer dos poderes, da atividade administrativa. 34 Em regra, os rgos, por no terem personalidade jurdica, no tm capacidade processual, salvo nas hipteses em que os rgos so titulares de direitos subjetivos, o que lhes confere capacidade processual para a defesa de suas prerrogativas e competncias. Correto entendimento firmado pelo Supremo Tribunal Federal no sentido de que alguns rgos (leia-se independentes ou autnomos), que so titulares de direitos subjetivos, e para exerccio desses direitos, possuem a capacidade processual especial (capacidade judiciria). Significa dizer que tais rgos podem ir a juzo na defesa de suas prerrogativas institucionais, ou seja, podem ingressar em juzo em nome prprio para garantia de suas competncias, conforme entendimento exarado pelo STF no julgamento do MS 25.181/DF (TCU vs Banco do Nordeste). Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 A indenizao por danos morais tem seu mbito de proteo adstrito s pessoas fsicas, j que as pessoas jurdicas no podem ser consideradas titulares dos direitos e das garantias fundamentais. Errado Tanto as pessoas fsicas quanto as jurdicas, nacionais ou estrangeiras, residentes ou no no Brasil e, inclusive o Estado, so titulares dos direitos fundamentais. Dessa forma, uma empresa (pessoa jurdica) possui direito imagem e propriedade, por exemplo. 36 O voto facultativo para os estrangeiros. Errado O estrangeiro no pode votar de maneira nenhuma. Prev o art. 14, 2 No podem alistar -se como eleitores os estrangeiros e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, os conscritos. 37 O mandato do Presidente da Repblica de quatro anos e ter incio em primeiro de janeiro do ano seguinte ao da sua eleio. Correto Essa a cpia do art. 82 da Constituio. 38 Se o Congresso Nacional aprovar, em cada uma de suas casas, em dois turnos, por trs quintos dos seus votos dos respectivos membros, tratado internacional que verse sobre direitos humanos, esse tratado ser equivalente s emendas constitucionais. Correto De fato, tero status de emenda constitucional os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos incorporados pelo rito especial do 3 do art. 5 da Constituio Federal.

No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 O erro de proibio aquele que recai sobre a ilicitude do fato, excluindo a culpabilidade do agente, porque esse supe que inexiste regra proibitiva da prtica da conduta. O erro de proibio no exclui o dolo, mas afasta, por completo, a culpabilidade do agente quando escusvel e reduz a pena de um sexto a um tero quando inescusvel, atenuando a culpabilidade. Correto No erro de proibio no h no agente a conscincia de ilicitude de sua conduta. Ele faz um juzo errado sobre seu comportamento, pensando que lcito, quando na verdade no . Como o agente atua voluntariamente, permanece o dolo. Fica afastada, porm, sua culpabilidade quando escusvel. Se inescusvel, ter sua pena reduzida de um sexto a um tero, conforme art. 21 do CP. 40 No peculato, o objeto material do crime pode ser dinheiro, valor ou qualquer bem mvel ou imvel, particular. Errado Peculato no abrange bens imveis. 41 A subtrao de energia eltrica pode tipificar o crime de furto. Correto De conformidade com o 3 do art. 155 do Cdigo Penal, do furto, equipara-se coisa mvel a energia eltrica ou qualquer outra coisa que tenha valor econmico. 42 possvel que os mortos figurem como sujeito passivo em determinados crimes, como, por exemplo, no delito de vilipndio a cadver. Errado Os mortos, por no serem titulares de direitos, no podem ser sujeitos passivos de crimes. No caso do crime de vilipndio a cadver, os sujeitos passivos so os familiares. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 A falta de fundamentao da deciso que decreta priso preventiva poder ser suprida sem representao da autoridade ou requerimento do MP. Errado A falta de fundamentao da deciso que decreta a preventiva no poder ser suprida. 44 As prises decorrentes de pronncia e de sentena penal condenatria com recurso pendente de julgamento pela instncia superior no esto elencadas entre as hipteses de priso cautelar, visto que se sustentam em instrumento jurdico distinto, isto , em sentena. Errado Atualmente, depois da reforma de 2008, as prises decorrentes de pronncia e de sentena condenatria recorrvel foram extintas, de forma que no existe mais priso antes da sentena irrecorrvel sem que se trate de priso verdadeiramente cautelar, j que estas prises eram automticas, o que no corresponde ao carter da cautelaridade, necessrio a toda e qualquer priso antes da sentena irrecorrvel, como corolrio do princpio da presuno de inocncia.

45 Considere a seguinte situao hipottica. Ana foi agredida fisicamente por Marcos com socos e pontaps, sofrendo leses corporais de natureza leve. Passados dois meses do evento, Ana compareceu perante a autoridade policial e apresentou representao contra o agressor. Na ocasio, entretanto, os vestgios das leses tinham desaparecido. Nessa situao, ser possvel o exame de corpo de delito de forma indireta por meio da prova testemunhal. Correto A alternativa est em conformidade com o art. 168 do CPP, o qual dispe sobre os casos de leses corporais. 46 O comportamento adotado pelo ru durante o processo, na tentativa de defender-se, no se presta a agravar-lhe a pena. Errado O Magistrado deve observar tudo em uma audincia, inclusive o comportamento do ru em todos os momentos. Segundo a jurisprudncia majoritria, o comportamento do ru tambm pode ser um meio de prova para o Juiz. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 vedado o funcionamento de qualquer estabelecimento financeiro onde haja guarda de valores ou movimentao de numerrio, que no possua sistema de segurana com parecer favorvel sua aprovao, elaborado pelo Ministrio da Justia Correto De acordo com a Lei 7102. 48 A vedao expressa pela referida lei do benefcio da liberdade provisria na hiptese de crimes de trfico ilcito de entorpecentes , por si s, motivo suficiente para impedir a concesso dessa benesse ao ru preso em flagrante. Correto De acordo com a Lei. 49 Conforme a teoria da dupla imputao, somente ocorrer a responsabilidade penal da pessoa jurdica em crimes ambientais se houver a imputao simultnea do ente moral e da pessoa fsica que atua em seu nome ou em seu benefcio. Correto Essa outra forma de conceituaremos a teoria da imputao: somente ocorrer a responsabilidade penal da pessoa jurdica em crimes ambientais se houver a imputao simultnea do ente moral e da pessoa fsica que atua em seu nome ou em seu benefcio. Caracteriza-se pela simultaneidade da responsabilizao penal. 50 A advertncia formal, a apreenso do produto qumico encontrado em situao irregular e a suspenso ou cancelamento de licena de funcionamento so medidas administrativas cabveis pessoa fsica ou jurdica que cometem infraes administrativas previstas na lei 10.357/01. Correto As medidas administrativas previstas pela Lei 10.357/01 esto elencadas em seu art. 14 e so elas: a advertncia formal, a apreenso do produto qumico encontrado em situao irregular, a suspenso ou cancelamento de licena de funcionamento, a revogao da autorizao especial e a multa de R$ 2.128,20 a R$ 1.064.100,00.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

Observe o ciclo termodinmico acima, que se refere ao ciclo representado ao lado dele, e com base nesta situao avalie os itens seguintes. 51 A variao de energia interna provocada no ciclo igual a soma do calor transferido mais o trabalho realizado. Correto Esta uma consequncia da conservao de energia.

52 O rendimento mximo obtido por esse sistema igual a diferena entre a quantidade de calor fornecida pelo reservatrio quente e a enviada para o reservatrio frio, ou seja, q H qL. Errado O rendimento tal que:

53 possvel se fazer um ciclo de Carnot reversvel mais eficiente do que outro ciclo de Carnot reversvel, operando entre os mesmos reservatrios de temperatura fria e quente. Errado Assumindo que exista esse ciclo de mxima eficincia e um de menor eficincia, temos:

Desta maneira, teramos um rendimento maior no primeiro ciclo do que no segundo. Se assim fosse, poderamos usar o ciclo menos eficiente como uma bomba para exercer trabalho no ciclo mais eficiente.

Assim, teramos trabalho lquido sendo gerado pelo sistema com base nessa configurao. Mas este trabalho extra no estaria vindo do reservatrio quente, pois se assumiu que o ciclo de Carnot de eficincia mxima existia. Logo, a energia deveria estar sendo retirada da temperatura mais baixa e sendo passada para a temperatura mais alta. Mas isso uma inconsistncia, pois no possvel se gerar trabalho desta maneira (isto se chama de moto contnuo do segundo tipo). Desta maneira, todos os ciclos de Carnot reversveis operando entre os reservatrios com a mesma temperatura devem resultar num mesmo valor mximo de trabalho. 54 impossvel criar um mecanismo que trabalhando em ciclo tenha como nico efeito a extrao de calor de um reservatrio quente e produo de idntica quantidade de trabalho. Correto Este o chamado Princpio de Thomson, que uma das formas de se enunciar a Primeira Lei da Termodinmica. 55 possvel se produzir um ciclo reversvel que contenha um mecanismo cujo efeito lquido seja a extrao de calor de um corpo frio e transferncia para um corpo em maior temperatura do que este. Errado Se isso fosse possvel, a Primeira Lei da Termodinmica seria quebrada. Tal ciclo ou ocorrncia nunca foi observada. A afirmao da impossibilidade disto conhecida como Princpio de Clausius.

A respeito dos conceitos da cintica, avalie os itens a seguir. 56 Uma lei da velocidade integrada uma expresso que fornece a concentrao de uma espcie como uma funo do tempo. Ela tem como funes auxiliar na determinao da constante da velocidade e da ordem da reao. Correto Todos os conceitos esto adequados. 57 A meia-vida o tempo gasto pela reao para chegar a metade de sua velocidade reacional inicial. Errado o tempo necessrio para que a concentrao de uma espcie caia metade de seu inicial. 58 Para uma reao de segunda ordem, a meia-vida independe das concentraes iniciais. Errado Isso ocorre para reaes de primeira ordem. 59 A velocidade das reaes sempre aumenta na medida em que a temperatura aumenta. Errado Embora essa seja a tendncia geral, h excees. 60 Reaes em fase gasosa geralmente possuem velocidades muito pouco sensveis temperatura. Correto De fato, isso se verifica para a maioria das reaes em fase gasosa. A respeito dos conceitos de ligao qumica, julgue os itens. 61 Na formao de uma ligao covalente, quanto mais parecidas forem as distncias que separam o ncleo e os eltrons de cada tomo que participa da ligao, mais igualmente os eltrons estaro sob influncia dos dois ncleos e localizados entre os mesmos. Isto torna a ligao covalente mais forte. Correto Adequado conceito. 62 Retculos cristalinos apresentam tipicamente ligaes covalentes. Errado Apresentam ligaes inicas. 63 Para um dado par de tomos, o comprimento da ligao diminui medida que a energia de ligao aumenta. Correto Sim, pois a ligao fica mais forte.

64 A entalpia de ligao aumenta medida que o comprimento da ligao aumenta. Errado Conforme o comprimento da ligao diminui a ligao se torna mais forte e a energia para romp-la aumenta. 65 A fora de uma ligao medida pela sua entalpia de dissociao. Correto E entalpias mdias de ligao so usadas para estimar as entalpias de reaes. Ainda a respeito dos conceitos da Qumica Inorgnica, julgue os itens. 66 Os compostos de hidrognio com metais alcalinos so cidos fortes. Errado So hidretos metlicos e no cidos. 67 Os sais e hidrxidos do grupo 1 da tabela peridica so tipicamente higroscpicos. Correto A interao com a gua exotrmica e tipicamente favorvel. 68 Todos os elementos do grupo do carbono so ametais. Errado Estanho e chumbo so metais. 69 A teoria do campo cristalino explica as propriedades dos complexos serem coloridos e tambm a fora dos ligantes. Errado A fora dos ligantes s explicada pela teoria do campo ligante. 70 A energia de estabilizao do campo ligante uma medida da energia global resultante da ocupao dos orbitais d em relao s suas energias mdias. Correto Ela tipicamente uma pequena frao da interao total entre os tomos metlicos e os ligantes. Abaixo so mostradas as estruturas, pela ordem, da estriquinina (um potente veneno), da testorenona e do estradiol (hormnios masculino e feminino) e do grandisol (um feromnio de insetos).

Com base nessas estruturas, avalie os prximos itens. 71 A estriquinina apresenta a funo amina. Correto Sim, apresenta uma amina terciria. 72 A testosterona apresenta a funo lcool. Correto 3 Sim, pois tem uma hidroxila ligada a carbono sp . 73 O estradiol um enol. Errado No, pois ele no tem a hidroxila ligada ao carbono vinlico. 74 O grandisol apresenta a funo cetona. Errado A carbonila no est presente. 75 A estriquinina apresenta mais de 3 carbonos quirais. Correto Por certo que sim. 76 A testorena um composto oticamente ativo. Correto Sim, pois tem estereocentros quirais. 77 O estradiol apresenta a funo fenol. Correto Sim, pois a hidroxila est ligada ao anel aromtico. 78 O grandisol poderia ser oxidado para cido carboxlico. Correto Sim. Bastaria adotar uma metodologia adequada para oxidar a hidroxila. 79 A estriquina adiciona hidrognio na presena de catalisadores metlicos. Correto Esta a caracterstica da dupla ligao nela presente.

80 A testosterona tem os mesmos estereocentros do estradiol. Errado A testosterona tem um estereocentro a mais. 81 A frmula molecular do grandisol C10H16O. Errado Faltam 2H para que a frmula esteja correta. 82 O nome IUPAC para o grandisol 2-((1R,2S)-1-metil-2-(prop-1-en-2-il)ciclobutil)ethanol Correto Todo esse palavro est correto. 83 Dois dos compostos mostrados so aromticos. Correto A estriquinina e o estradiol. 84 O estradiol tem o mesmo nmero de carbonos da testosterona. Errado A testosterona tem um C a mais. 85 A testosterona tem mais hidrognios que o estradiol. Correto Sim, pois possui uma metila a mais e menos insaturaes. Acerca dos conceitos da Qumica Orgnica, avalie os prximos itens. 86 Numa molcula de eteno, os eltrons no orbital pi ligante esto em menor energia que os eltrons no orbital sigma ligante. Errado o contrrio. 87 Cicloalcanos tem a frmula geral CNH2n+2. Errado Essa a frmula geral para os alcanos normais. 88 A reao de oximercuriao-desmercuriao tem estereoqumica sin e regioqumica de Markovnikov. Errado A estereoqumica anti e a reao anti-Markovnikov. 89 A reao de hidroborao de alcenos regiosseletiva e anti-Markovnikov. Errado Ela anti-Markovnikov.

90 Alcenos reagem rapidamente com cloro e bromo na presena de solventes nucleoflicos. Correto Forma-se di-haletos vicinais. Acerca dos mtodos gravimtricos, avalie os prximos itens. 91 Nucleao um processo de formao de precipitados que envolve um nmero mnimo de tomos, molculas, ou ons que se juntam para formar um slido estvel. Correto Boa definio. 92 Precipitados onde o processo de crescimento das partculas predomina tm como resultado um nmero menor de partculas, de maior tamanho. Correto Verdadeira informao. 93 A adsoro uma fonte comum de co-precipitao e uma causa de contaminao provvel de precipitados com reas superficiais elevadas. Correto Nos colides coagulados este efeito mais marcante. 94 O efeito lquido da adsoro superficial o arraste de um composto normalmente insolvel na forma de um contaminante superficial. Errado Geralmente compostos solveis que so arrastados nesse processo. 95 Uma maneira efetiva de minimizar os efeitos da adsoro a reprecipitao. Correto Uma maneira drstica, mas eficiente. 96 A formao de um cristal misto um tipo de co-precipitao na qual um on contaminante substitui um on no retculo de um cristal. Correto Correta definio. 97 A extenso da contaminao do cristal misto governada pela lei de ao das massas e aumenta medida que a razo entre o contaminante e o analito diminui. Errado Quando esta razo aumenta que o efeito mais presente. 98 A ocluso um tipo de co-precipitao na qual um composto aprisionado durante o crescimento rpido de um cristal. Correto Certa definio.

99 Tanto a ocluso quanto o aprisionamento mecnico so mnimos quando a velocidade de formao do precipitado rpida. Errado Quando esta velocidade lenta que isto ocorre. 100 A ocluso ocorre em menor escala em condies de alta supersaturao. Errado Ocorre em condies de baixa supersaturao. 101 As impurezas co-precipitadas provocam sempre erros positivos em uma anlise. Errado Tambm podem provocar erros negativos. 102 A precipitao a partir de uma soluo homognea um processo no qual um precipitado formado pela gerao lenta de um reagente precipitante de forma homognea em toda a soluo. Correto Verdadeira informao. 103 Os slidos formados por meio de precipitao a partir de uma soluo homognea so geralmente menos puros que os precipitados gerados pro adio direta do reagente soluo do analito. Errado Geralmente so mais puros. 104 Os slidos formados por meio de precipitao a partir de uma soluo homognea so geralmente mais facilmente filtrveis que os precipitados gerados pro adio direta do reagente soluo do analito. Correto Correta relao. 105 A temperatura necessria para desidratar completamente um precipitado pode ser to baixa quanto 100 C ou to alta quanto 1000 C. Correto Verdadeira informao. Sobre os conceitos da Qumica Analtica ainda, avalie os prximos itens. 106 A espectrometria de massa um importante mtod analtico, baseado na interao da matria com a radiao. Errado No se usa a interao da matria com a radiao na espectrometria de massa. 107 O bombardeamento de uma partcula leva geralmente a emisso de Raios X. Correto Esta uma forma de excitao comum na espectroscopia.

108 Vidros Corex e de silicato so amplamente empregados para a fabricao de clulas para anlise no infravermelho. Errado No um material prprio para essa regio. 109 Bolmetros so usados como detectores na regio do IV e IV distante. Correto Boa informao. 110 Transdutores fotnicos so usados para medidas da radiao ultravioleta, visvel e no infravermelho prximo. Correto Exata descrio. Nos prximos itens, julgue como correto quando o produto for sujeito ao controle sanitrio. 111 Produtos que contm tecidos ou fluidos de animais ruminantes (por exemplo, albumina, estearato de magnsio, gelatina, glicerol, insulina, polisorbato). Correto De acordo com a resoluo da Anvisa. 112 Cabelos, perucas, barbas, sobrancelhas, pestanas e madeixas para uso humano, incluindo ls, pelos e outras matrias txteis para sua fabricao. Correto Tambm de acordo com a resoluo da Anvisa. 113 Mamadeira, bico de mamadeira, chupeta e mordedor. Correto Tambm correto. 114 Vesturios e acessrios para uso mdico-odonto-hospitalar. Correto De acordo com a Anvisa. 115 Bebidas alcolicas. Errado No so sujeitos a controle sanitrio. Ainda a respeito dos conceitos da Legislao Sanitria, avalie os itens. 116 Quando a empresa fabricante do medicamento fitoterpico for tambm produtora do derivado vegetal, ou quando a droga vegetal for empregada como ativo no medicamento fitoterpico, deve ser apresentado laudo de anlise da droga vegetal, indicando o mtodo utilizado, especificao e resultados obtidos para um lote, de testes como caracterizao organolptica. Correto Art 10 da Resoluo 14/2010.

117 Os testes referentes ao controle da qualidade do medicamento fitoterpico, quando terceirizados, devero ser executados em laboratrios certificados em Boas Prticas Laboratoriais (BPL) e/ou por empresas fabricantes de medicamentos que tenham CBPFC. Correto Art. 14 da Resoluo 14. 118 Os fabricantes ou seus representantes que pretenderem comercializar medicamentos fitoterpicos produzidos em territrio estrangeiro, alm de cumprir os requisitos da resoluo referentes fabricao nacional, tero que apresentar autorizao da empresa fabricante para o registro, representao comercial e uso da marca no Brasil, quando aplicvel. Correto Art. 21 da Resoluo 14. 119 Decorrido o prazo de validade declarado para o medicamento fitoterpico, a empresa dever protocolar, na forma de complementao de informaes ao processo, relatrio de resultados e avaliao final do estudo de estabilidade de longa durao dos trezentos lotes apresentados na submisso do registro, de acordo com o cronograma previamente apresentado, assim como a declarao do prazo de validade e cuidados de conservao definitivos, sob pena de configurao de infrao sanitria. Errado Trezentos lotes um tanto, no? Somente 3 lotes o que fala a lei. 120 A ANVISA poder realizar anlise de controle de lotes comercializados para monitorao da qualidade e da conformidade do medicamento com as informaes apresentadas no registro/renovao. Correto Art. 32 da Resoluo 14/2010.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/

Vous aimerez peut-être aussi