Vous êtes sur la page 1sur 45

CURSO ON-LINE - D.

CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ Aula 1 - Constituio e Administrao Pblica:

E a pessoal, prontos para comearmos o curso? Hoje veremos os seguintes assuntos: Constituio: conceito; classificaes; Administrao pblica: disposies gerais; servidores pblicos Vamos nessa...

Constituio. Conceito: Podemos dizer que a Constituio surge atravs do "Constitucionalismo". Ou seja, chama-se de constitucionalismo a evoluo das relaes entre governantes e governados que faz surgir a Constituio. O constitucionalismo ocorre de modos diferentes e em tempos diferentes nos vrios pases do mundo. O constitucionalismo de cada pas tem a sua peculiaridade (veja que o tempo verbal indicado "ocorre" e no "ocorreu". O constitucionalismo no foi um evento, ele um evento. Tivemos uma evoluo passada, temos uma no presente e teremos outra no futuro, pois a sociedade dinmica, os anseios se modificam e a forma e o conceito da "Constituio" devem acompanhar essas mudanas) Temos, resumidamente, diversos constitucionalismos: Constitucionalismo Antigo - Manifestado primeiramente na civilizao hebraica (que era teocrtica) onde o poder era limitado pela "Lei do Senhor" e posteriormente na civilizao grega onde havia inclusive uma escolha de cidados para os cargos pblicos; Constitucionalismo da Idade Mdia - Marcado pela Magna Carta de 1215 onde o rei Joo "sem terra" teve de assinar uma carta de limitaes de seu poder para que no fosse deposto pelos bares; Constitucionalismo Moderno - Marcado pela Revoluo Francesa e pela Independncia dos Estados Unidos, onde o povo realmente passava a legitimar a Constituio e exigir um rol de garantias perante o Estado.
1 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ Para a grande maioria da Doutrina, porm, a Constituio s pode ser chamada efetivamente de "Constituio" no constitucionalismo moderno, ou seja, a partir da Revoluo Francesa em 1789 que deu origem a Constituio de 1791 naquele pas e da Constituio Americana de 1787. Surge, ento, o chamado conceito ocidental de Constituio ou conceito ideal. Baseado na doutrina do Prof. Canotilho, neste conceito, elencamos as seguintes caractersticas:

Forma escrita; Deve organizar o Estado politicamente e prever a separao de funes do Poder Poltico (tripartio dos Poderes); Deve garantir as liberdades individuais, limitando o poder do Estado; Deve prever polticas. a participao do povo nas decises

(GRAVEM ESSAS CARACTERSTICAS!) Junto com o constitucionalismo temos a evoluo do conceito de Estado. Com a Revoluo Francesa e pela Independncia dos Estados Unidos temos o incio do Estado Liberal, j que se asseguraram as liberdades individuais, que vieram a ser chamadas de "direitos de primeira gerao". Segundo os conceitos do liberalismo, o homem naturalmente livre, ento, buscou-se limitar o poder de atuao dos Estados para dotar de maior fora a autonomia privada e deixar o Estado apenas como fora de harmonizao e consecuo dos direitos. Na Constituio mexicana de 1917 e na de Weimar (Alemanha) em 1919, que nascem logo aps a 1 Guerra Mundial, temos um estilo de Constituio que prega no mais os direitos individuais em sentido estrito, mas uma viso mais ampla, do indivduo em sociedade. No podemos associ-la, do ponto de vista histrico, ao conceito de constituio liberal expresso pela Revoluo Francesa. Ela vai alm do Estado liberal. A Constituio Mexicana de 1917 passa a trazer em seu texto mais do que simples liberdades (direitos de 1 gerao - liberdades individuais - direitos polticos e civis). Ela traz os direitos econmicos, culturais e sociais (direitos de segunda gerao relacionados igualdade), surgindo ento o conceito de Estado Social. Desta forma, possui como caracterstica a mudana da concepo de constituio sinttica para uma constituio analtica, mais extensa, capaz de melhor conter os abusos da discricionariedade. Aumenta assim a interveno do Estado na ordem econmica e social, dizendo-se que a democracia liberal-econmica passa a ser substituda pela democracia social.

2 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ Esse estado social superado com o fim da 2 Guerra Mundial, temos ento o surgimento do Estado Democrtico marcado pelas iniciativas relacionadas solidariedade e aos direitos coletivos. Assim temos basicamente1:
Fase Marco Mundial Dimenso dos direitos Direitos Marco Brasil no

Estado Liberal

Revoluo 1 Francesa e Independ ncia dos EUA Ps 1 2 Guerra Mundial Constitui o Mexicana (1917) e Weimar (1919). Ps 2 3 Guerra Mundial.

Liberdade: Direitos polticos civis

Incipiente na CF/1824 e e fortalecido na CF/1891 CF/1934

Estado Social

Igualdade: Direitos Sociais, Econmicos e Culturais.

Estado Democrtico

Solidariedade (fraternidade): Direitos coletivos e difusos.

CF/1988

Pulo do Gato: As dimenses esto na ordem do lema da Revoluo Francesa: liberdade, igualdade, e fraternidade. Os direitos Polticos so os de Primeira dimenso. Os direitos Sociais, Econmicos e Culturais (SEC - Lembrese de "second") so os de segunda dimenso.

RetiradodeCRUZ,Vtor.ConstituioFederalAnotadaparaConcursos.2ed.RiodeJaneiro:Ferreira. 2011.
1

3 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ LINHA DO TEMPO (obviamente resumida):
Idade Antiga Idade Mdia Idade Moderna Idade Contempornea

Inveno da escrita 4000 a.C.

Longe pra caramba...

476 d.C.

1215

1473 1776 1787

1789 1791

1917 1919

Dcada de 40/50

Constitucionalismo Antigo Incio do ordenamento dos povos em civilizaes: hebreus, gregos, romanos, egpcios...; Formao de Estados (lato sensu) com certa organizao de seu territrio; Teocracia monarquia absolutista - Igreja mandava muito; Instabilidade territorial.

Magna Carta Inglesa O Rei Joo Sem Terra no era do agrado de ningum e para no ser deposto pelos bares teve que aceitar a Magna Carta.

1776: Independn cia dos EUA; 1787: Constituio Americana

1789: Revoluo Francesa 1791: Constituio Francesa

Ps 1 Guerra: 1917: Constituio Mexicana 1787: Constituio de Weimar Passagem do Estado Liberal para o Social (no Brasil aconteceu em 1934)

Ps 2 Guerra: As barbaridades da guerra pem em ascenso a democracia. Surge o Estado Democrtico de Direito para tentar solucionar pendncias deixadas pelos anteriores. (No Brasil 1988) =

Constitucionalismo Moderno (Incio do Constitucionalismo strictu sensu)

Queda do Imprio Romano Ocidental Incio da idade mdia e do feudalismo; Inexistncia de um nico poder, nem da imposio de normas nicas oficiais; Intensa instabilidade poltica gerada pelo conflito entre 3 foras: o imperador, os senhores feudais e a igreja.

Tomada de Constantinopla (Imprio Romano Oriental) Incio da idade moderna;

4 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ 1. (FCC/Defensor Pblico-SP/2006) O que assegura aos cidados o exerccio dos seus direitos, a diviso dos poderes e, segundo um dos seus grandes tericos, a limitao do governo pelo direito : a) o constitucionalismo. b) a separao de poderes. c) o princpio da legalidade. d) o federalismo. e) o Estado Democrtico de Direito. Comentrios: O instrumento capaz de limitar os poderes dos governantes e assegurar as garantias do povo foi a Constituio, e essa constituio surge do evento chamado constitucionalismo. Gabarito: Letra A. 2. (FCC/ACE-TCE-MG/2007) O conjunto de regras concernentes forma do Estado, forma do governo, ao modo de aquisio e exerccio do poder, ao estabelecimento de seus rgos e aos limites de sua ao corresponde a) a um dos possveis conceitos de Constituio. b) aos princpios que regem o Estado Federal. c) aos direitos fundamentais do homem. d) aos princpios que regem a Administrao Pblica. e) s normas que, se violadas, ensejam a interveno federal no Estado-membro. Comentrios: A questo nitidamente est tratando de um conceito possvel de Constituio, j que a funo bsica de uma constituio organizar politicamente o Estado (relao entre os poderes, populao, governo...) e garantir as liberdades individuais, limitando o poder do Estado. Gabarito: Letra A. 3. (FCC/Audtor TCE-MG/2005) Do ponto de vista histrico, o denominado conceito de Constituio liberal foi expresso pela a) Carta Magna, de 1215. b) Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, de 1789.
5

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ c) Constituio mexicana revolucionria, de 1917. d) Constituio de Weimar, de 1919. e) Lei Fundamental de Bonn, de 1949. Comentrios: Letra A Errada. A Carta Magna de 1215 foi uma das primeiras formas de limitao do poder Estatal na Inglaterra, mas que no chegava a pregar um liberalismo Estatal face aos cidados. Letra B Correta. Vimos que o conceito de Estado liberal foi iniciado pela Declarao dos direitos do homen na Revoluo Francesa. Letra C e D - Erradas. A Constituio Mexicana e a de Weimar. expressam o conceito de Estado social e no de Estado Liberal. Letra E Errada. Aps a 2 Guerra Mundial, a Alemanha foi dividida na parte oriental e na parte ocidental. Bonn (ou Bona) era a capital da Alemanha Ocidental logo aps a diviso, parte que recebia influncia marcante dos EUA, Reino Unido e Frana. A lei fundametal de Bonn era o nome da Constituio Alem de 1949 que foi marcada por uma retomada de fora do constitucionalismo como reao ao perodo vivido na 2 Guerra. O Estado Liberal tem seu marco inicial muito antes. Este perodo do Constitucionalismo chamado moderno ou clssico, teve seu incio no sc. XVIII com a Revoluo Francesa e a Independncia dos Estados Unidos. Gabarito: Letra B. 4. (CESPE/Advogado - Petrobrs/2007) O conceito de constituio moderna corresponde idia de uma ordenao sistemtica e racional da comunidade poltica por meio de um documento escrito no qual se declaram as liberdades e os direitos e se fixam os limites do poder poltico. Esse conceito de constituio tambm conhecido como conceito oriental de constituio. Comentrios: O correto seria conceito ocidental de constituio ou conceito ideal de constituio. Gabarito: Errado. 5. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) A origem do constitucionalismo remonta antiguidade clssica, especificamente ao povo hebreu, do qual partiram as primeiras manifestaes desse movimento constitucional em busca de uma organizao poltica fundada na limitao do poder absoluto. Comentrios:
6

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ isso a... A questo est falando do Constitucionalismo Antigo. Gabarito: Correto. 6. (ESAF/AFRFB/2009) O conceito ideal de constituio, o qual surgiu no movimento constitucional do sculo XIX, considera como um de seus elementos materiais caracterizadores que a constituio no deve ser escrita. Comentrios: Neste conceito, elencamos as seguintes caractersticas: forma escrita; organizao do Estado com previso da separao das funes do Poder Poltico (tripartio do Poder); garantia das liberdades individuais, limitando o poder do Estado; e participao do povo nas decises polticas. Gabarito: Errado. 7. (ESAF/EPPGG-MPOG/2009) A Constituio contm normas fundamentais da ordenao estatal que servem para regular os princpios bsicos relativos ao territrio, populao, ao governo, finalidade do Estado e suas relaes recprocas. Comentrios: A funo bsica de uma constituio a organizar politicamente o Estado (relao entre os poderes, populao, governo...) e garantir as liberdades individuais. Assim, encontra-se correta a assertiva. Gabarito: Correto. 8. (FUNIVERSA/APEX-Brasil/2006) O Direito Constitucional um ramo do Direito Privado, destacado por ser fundamental organizao do Estado e ao estabelecimento das bases da estrutura poltica. Comentrios: O direito cosntitucional ramo do direito pblico e no do direito privado. Gabarito: Errado.

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ Classificao das Constituies: Vamos ver agora como a doutrina classifica as Constituies. Cada classificao refere-se a um foco especfico de observao, logo, no so classificaes excludentes e sim "cumulativas", j que uma constituio pode ter umas vrias classificaes diferentes, dependendo to somente de qual quesito est sendo observado, por exemplo a sua estrutura, extenso, formao e at mesmo a forma como ela se relaciona com a realidade da sociedade. Vamos ento analisar cada um desses quesitos: 1- Quanto origem: Significa a forma pela qual a Constituio se originou. Quanto origem, a Constituio pode ser: Promulgada (popular, ou democrtica) aquela legitimada pelo povo. elaborada por uma assemblia constituinte formada por representates eleitos pelo voto popular. (ex. Brasil de 1891, 1934, 1946 e 1988) Outorgada (imposta) - aquela imposta unilateralmente pelos governantes sem manifestao popular. Muitos autores chamam de Carta e no de Constituio. (ex. Brasil de 1824, 1937, 1967 e a EC 1/69, que pode ser considerada como uma Constituio autnoma) Cesarista (ou bonapartista) - uma carta outorgada, porm, submetida a uma votao popular para que seja ratificada.

Pulo do Gato: No Brasil tivemos 8 Constituies - 4 promulgadas e 4 Outorgadas. Foram outorgadas as Constituies de 1824, 1937, 1967 e 1969 (dica: A primeira um nmero par, as demais so mpares). Por outro lado, foram promulgadas as de 1891, 1934, 1946 e 1988 (dica: A primeira um nmero mpar, as demais so pares).

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ 2- Quanto forma: Escrita (ou instrumental) formalizada em um texto escrito. (ex. Brasil de 1988) Observao: Como j foi visto, a forma escrita uma das caractersitcas do conceito ideal de Constituio do constitucionalismo moderno e, para o Prof. Canotilho, a constituio escrita tem funo de racionalizar, estabilizar, dar segurana jurdica, alm de ser instrumento de calculabilidade e publicidade. No-escrita Tambm chamada de Constumeira (Consuetudinria), no se manifesta em estrutura solene. A matria constitucional est assentada e reconhecida pela sociedade em seus usos, costumes e etc. (ex. Inglaterra) Observaes: a) Para Alexandre de Moraes, para ser escrita a constituio deve estar codificada em um texto nico. Se a constituio for baseada em leis esparsas no pode ser considerada uma Constituio escrita. b) Para o Prof. Andr Ramos Tavares, se a constituio estiver sistematizada em um documento nico ser chamada de codificada, j se estiver em textos esparsos, ser chamada de legal. c) O Prof. Pinto Ferreira utiliza a mesma lgica de Andr Ramos Tavares, mas chama a primeira (texto nico) de reduzida, enquanto a segunda (textos esparsos) denomina de variada. d) importante no confundir a nomenclatura "legal" da classificao do Prof. Tavares com outra proposta por Alexandre de Moraes. Para este autor, constituio legal seria aquela que tem o poder de se impor, tem fora normativa tal qual as leis. Assim, se utilizarmos o exemplo da CF/88, ela no seria legal, mas sim codificada sob a tica do Prof. Tavares (a qual relaciona estes termos ao fato de os termos estarem ou no compilados), porm, seria um constituio legal se analisada sob este aspecto proposto por Alexandre de Moraes (o qual utiliza o termo, no para distinguir a condensao ou no dos textos, mas para demonstrar a sua fora normativa).

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ 3- Quanto extenso: Sintticas So concisas, ou seja, aquelas que restringem-se a tratar das matrias essenciais a uma Constituio basicamente a organizao do Estado e direitos fundamentais. (Ex. EUA) Analticas So as extensas, prolixas, que tratam de vrias matrias que no so as fundamentais. Elas so a tendncia das Constituies atuais, j que se percebeu que o papel do Estado no pode se limitar a garantir as liberdades do povo, mas deve agir ativamente para assegurar os direitos. (Ex. Brasil 1988) 4- Quanto ao contedo: Material Quando adotam-se como constitucionais apenas as normas essenciais a uma Constituio.

Observao: A Constituio brasileira de 1824 era material, pois possuia em seu art. 178 o seguinte texto: " s Constitucional o que diz respeito aos limites e atribuies respectivas dos poderes polticos, e aos direitos polticos e individuais dos cidados". Ou seja, ela limitou o que seria ou no Constitucional usando como critrio o contedo, matria tratada e no a forma. Formal Independe do contedo, basta que o assunto seja tratado em um texto rgido supremo para ser tido como constitucional. (Ex. Brasil de 1988)

5- Quanto elaborao: Dogmtica aquela elaborada por um rgo Constituinte consolidando o pensamento que uma sociedade possui naquele determinado momento, por isso necessariamente escrita, pois precisa esclarecer estas situaes que ainda no esto maduras, solidificadas no pensamento da sociedade. Diz-se que a Constituio dogmtica sistematiza as idias da teoria poltica e do direito dominante naquele determinado momento da histria de um Estado.
10

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ Histrica Diferentemente da dogmtica, a histrica no elaborada em um momento especfico, ela surge ao longo do tempo. Desta forma, ela no precisa ser escrita pois possui seus fundamentos j solidificados. 6- Quanto alterabilidade (ou estabilidade): Rgida Quando se sobrepe a todas as demais normas. Assim, somente um processo legislativo especial e complexo poder alterar seu texto. o que ocorre na CF/1988, que prev um processo muito mais rgido para se elaborar uma Emenda Constitucional do que para elaborar uma simples lei ordinria. Flexvel Quando est no mesmo patamar das demais lei, no necessitando nenhum processo especial para alter-la. Semi-rgidas ou semi-flexvel- Possuem uma parte rgida e outra flexvel. a Constituio Brasileira de 1824 era semi-rgida pois, como vimos, trazia em seu art. 178 que: " s Constitucional o que diz respeito aos limites e atribuies respectivas dos poderes polticos, e aos direitos polticos e individuais dos cidados. Tudo o que no Constitucional pode ser alterado sem as formalidades referidas, pelas legislaturas ordinrias. Imutveis No podem ser alteradas. Super-rgidas como o Prof. Alexandre de Moraes classifica a CF/88. Isso ocorre pois na Constituio de 1988 temos as chamadas "clusulas ptreas", normas que no podem ser abolidas por emendas constitucionais. 7- Quanto finalidade: Garantia (ou negativa) aquela que se limita a trazer elementos limitativos do poder do Estado. Dirigente Possui normas programticas traando um plano para o governo. Balano - Utilizada para ser aplicada em um determinado estgio poltico de um pas. De tempos em tempos revista para se adequar o texto realidade social, ou criar uma nova Constituio.

11

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ 8- Quanto ontolgica): relao com a realidade (classificao

Classificao desenvolvida por Karl Loewenstein. Classificam-se as Constituies de acordo com o modo que os agente polticos aplicam a norma. Constituio normativa a Constituio que efetivamente aplicada, normatiza o exerccio do poder e obriga realmente a todos. Constituio nominal, nominalista ou nominativa ignorada na prtica. Constituio semntica aquela que serve apenas para justificar a dominao daqueles que exercem o poder poltico. Ela sequer tenta regular o poder. Observao: Essa classificao de Loewenstein possui nomenclatura semelhante a uma outra classificao trazida pelo Prof. Alexandre de Moraes. Segundo o Prof.: Constituies nominalistas - Seriam aquelas que em seu texto j possuem direcionamentos para resolver os casos concretos. Basta uma aplicao pura e simples das normas atravs de uma interpretao gramatical-literal. Constituies semnticas - Seriam aquelas constituies onde, para se resolverem os problemas concretos, precisaria de uma anlise de seu contedo sociolgico, ideolgico e metodolgico, o que propicia uma maior aplicabilidade "polticonormativa-social" de seu texto. Assim, segundo a classificao de Loewenstein, entendemos que o Brasil teria uma Constituio normativa, pois ela uma norma a ser seguida e podemos exigir o seu cumprimento (embora muitos doutrinadores adotem como sendo nominalista, pois defendem que, na prtica, muitos de seus preceitos so ignorados, principalmente os programticos). Segundo a classificao trazida pelo Prof. Alexandre de Moraes, ela seria nominalista pois traz em seu texto os meios para solucionar as controvrsias.

12

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ 9- Quanto dogmtica (ou ideologia): Ortodoxas (ou simples) - influenciada por ideologia nica. Eclticas (ou complexas) - influenciada por vrias ideologias.

10- Outras Classificaes: A doutrina ainda traz a classificao das Constituies denominadas Pactuadas ou Dualistas que se referem a um compromisso firmado entre o rei e o Poder Legislativo, pelo qual a monarquia ficaria sujeitada aos esquemas constitucionais. Assim a Constituio se sujeitaria a dois princpios: monrquico e democrtico. Um exemplo foi a Magna Carta inglesa de 1215, onde o rei Joo Sem Terra, para no ser deposto de seu trono, teve de aceitar uma carta imposta pelos bares, se submetendo a um rol de exigncias destes.

Classificao da Constituio Brasileira de 1988: Promulgada, escrita, analtica, rgida (ou super-rgida), formal, dogmtica, dirigente, ecltica, normativa (ou nominalista - sem consenso, neste caso - na classificao de Loewenstein), nominalista (na classificao de resoluo dos problemas de Alexandre de Moraes), codificada (para Andr Ramos Tavares) ou reduzida (para Pinto Ferreira), legal (pelo fato de valer como lei, para Alexandre de Moraes).

13

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ Quadro-resumo sobre a classificao das Constituies: Critrio Classifica Conceito o Outorgad a Promulga da Origem Imposta pelo governante. Legitimada pelo povo atravs de uma Assemblia Constituinte. Imposta pelo governante, mas posteriormente levada aprovao popular (no deixa de ser outorgada). Documento Escrito (se nico = codificada/se vrios = legal). No (CF/88) Brasil

Promulgada

Cesarista

Escrita Forma NoEscrita

Escrita Consuetudinria Codificada. (costumeira). O que importa o contedo e no como ele tratado. Dispe apenas sobre matrias essenciais (organizao do Estado e limitao do poder). Analtica

Sinttica Extenso Analtica

extensa tratando de vrios assuntos, ainda que no sejam essenciais. Independe do contedo tratado. Se estiver no corpo da Constituio ser um assunto constitucional, j que o importante to Formal somente a forma. O importante apenas o contedo. No precisa estar formalizado em uma
14

Formal Contedo

Material

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ constituio para ser um assunto constitucional. Necessariamente escrita. Reflete a realidade presente na sociedade em um determinado Dogmtica momento. Consolidada ao longo do tempo. Pode ser alterada por leis de status ordinrio. Prescinde de procedimento especial Rgida (ou para ser alterada. super-rgida j Somente pode ser alterada que possui por um procedimento clusulas especial. ptreas).

Elabora o

Dogmtic a

Histrica

Flexvel

Alterabilid ade ou Rgida estabilida de. Em 1824 era Semirgida ou Possui uma parte rgida e semi-rgida. outra flexvel. semiflexvel Imutvel Nominalis ta No podem ser alteradas

ignorada. Ontolgic Normativa ou a ou Normativa Efetivamente aplicada. conexo nominalista Criada apenas para (sem consenso) com a Semntica justificar o poder de um realidade governante. Dirigente Finalidade Garantia Possui normas programticas traando um plano para o governo. Constituio negativa, Dirigente sinttica. No traa planos, apenas limita o poder e organiza o Estado.
15

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ Utilizada para ser aplicada em um determinado estgio poltico de um pas. nica ideologia Vrias ideologias Ecltica

Balano

Ideologia

Ortodoxa Ecltica

Questes do CESPE: 9. (CESPE/Promotor-MPE-RO/2010) De acordo com a classificao quanto extenso, no Brasil, a Constituio de 1988 sinttica, pois constitucionaliza aspectos alm do ncleo duro das constituies, estabelecendo matrias que poderiam ser tratadas mediante legislao infraconstitucional. Comentrios: Justamente pelo exposto - constitucionalizar aspectos alm do ncleo duro das constituies, que poderiam ser tratadas mediante legislao infraconstitucional - a CF/88 considerada analtica e no sinttica. Gabarito: Errado. 10. (CESPE/Promotor-MPE-RO/2010) As constituies denominadas rgidas so aquelas que no admitem alterao e que, por isso mesmo, so consideradas permanentes. Comentrios: Esse o conceito de constituio imutvel. As rgidas adimitem alterao (desde que essa alterao seja feita por um procedimento especial). Gabarito: Errado. 11. (CESPE/MMA/2009) A CF vigente, quanto sua alterabilidade, do tipo semiflexvel, dada a possibilidade de serem apresentadas emendas ao seu texto; contudo, com quorum diferenciado em relao alterao das leis em geral. Comentrios: A CF vigente rgida. Gabarito: Errado.
16

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ 12. (CESPE/MMA/2009) Uma Constituio do tipo cesarista se caracteriza, quanto origem, pela ausncia da participao popular na sua formao. Comentrios: A constituio cesarista precisa de uma futura ratificao por referendo popular, logo, no podemos dizer que a participao porpular ausente. Gabarito: Errado. 13. (CESPE/MMA/2009) A CF de 1988, quanto origem, promulgada, quanto extenso, analtica e quanto ao modo de elaborao, dogmtica. Comentrios: exatamente o que vimos, a CF 88 promulgada, analtica e dogmtica, e tambm esto corretas as nomenclaturas das classificaes. Gabarito: Correto. 14. (CESPE/TCE-AC/2009) Segundo a classificao da doutrina, a CF um exemplo de constituio rgida. Comentrios: Exato. S pode ser alterada por procedimento especial. Gabarito: Correto. 15. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) A Carta outorgada em 10 de novembro de 1937 exemplo de texto constitucional colocado a servio do detentor do poder, para seu uso pessoal. a mscara do poder. uma Constituio que perde normatividade, salvo nas passagens em que confere atribuies ao titular do poder. Numerosos preceitos da Carta de 1937 permaneceram no domnio do puro nominalismo, sem qualquer aplicao e efetividade no mundo das normas jurdicas - Raul Machado Horta. Direito constitucional. 2.a ed. Belo Horizonte: Del Rey, 1999, p. 54-5 (com adaptaes). Considerando a classificao ontolgica das constituies,a Constituio de 1937, conforme a descrio anterior pode ser classificada como constituio outorgada. Comentrios:
17

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ A questo est errada, j que o conceito referido seria o de Constituio "semntica". Veja que ela era uma constituio outorgada, mas no se pediu na questo a classificao quanto origem e sim a classificao ontolgica, desenvolvida por Karl Loewenstein. Gabarito: Errado. 16. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1/2009) Quanto correspondncia com a realidade, ou critrio ontolgico, o processo de poder, nas constituies normativas, encontra-se de tal modo disciplinado que as relaes polticas e os agentes do poder se subordinam s determinaes de seu contedo e do seu controle procedimental. Comentrios: Pelo critrio ontolgico, diferentemente do que ocorre nas constituies nominalistas, quando estamos diante de uma constituio normativa, o poder consegue ser realmente regulado pela constituio, esta no ignorada pelos governantes. Gabarito: Correto. 17. (CESPE/Analista-SERPRO/2008) Na Constituio, a dinmica do processo poltico no se adapta s suas normas, embora ela conserve, em sua estrutura, um carter educativo, com vistas ao futuro da sociedade. Seria uma Constituio prospectiva, isto , voltada para um dia ser realizada na prtica. Mas, enquanto no realizar todo o seu programa, continuaria a desarmonia entre os pressupostos formais nela insculpidos e sua aplicabilidade. como se fosse uma roupa guardada no armrio que ser vestida futuramente, quando o corpo nacional tiver crescido. - Uadi Lammgo Bulos. Constituio Federal anotada, 8. ed., So Paulo. Saraiva, 2008, p. 32. A espcie de constituio apontada no texto definida como constituio nominal. Comentrios: Isso a, segundo Loewenstein, quando uma constituio no conseguia impor as suas normas vida poltica da sociedade, era chamada pelo autor de uma constituio nominal ou nominalista. Gabarito: Correto. 18. (CESPE/Procurador-BACEN/2009) De acordo com a doutrina, constituio semntica aquela cuja interpretao depende do exame de seu contedo significativo, sob o ponto de vista
18

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ sociolgico, ideolgico e metodolgico, de forma a viabilizar maior aplicabilidade poltico-normativo-social de seu texto. Comentrios: Questo maldosa j que o termo "constituio semntica" pode ser enxergado de dois diferentes prismas: 1 - Segundo a classificao ontolgica de Karl Loewenstein, onde constituio semntica seria aquela que no se preocupa em limitar o poder dos governantes, pelo contrrio, trata-se de uma verdadeira carta elaborada somente para legitimar os seus autoritarismos. 2 - O segundo enfoque, que foi o cobrado pela questo, seria colocar a constituio semntica como aquela cuja interpretao "depende da valorao de seu contedo significativo, sociolgico, visando uma maior aplicabilidade poltico-normativa-social do seu texto". Gabarito: Correto. 19. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) Quanto ao modo de elaborao, a constituio dogmtica decorre do lento processo de absoro de ideias, da contnua sntese da histria e das tradies de determinado povo. Comentrios: A constituio dogmtica marcada justamente por expor em um papel aquela idia presente em um determinado momento da sociedade. Gabarito: Errado. 20. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) Sob o ponto de vista da extenso, a constituio analtica consubstancia apenas normas gerais de organizao do Estado e disposies pertinentes aos direitos fundamentais. Comentrios: Este o conceito justamente oposto ao de analtica, ou seja, o de constituio sinttica. Gabarito: Errado. 21. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1/2009) Na acepo formal, ter natureza constitucional a norma que tenha sido introduzida na lei maior por meio de procedimento mais dificultoso do que o estabelecido para as normas infraconstitucionais, desde que
19

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ seu contedo se refira a regras estruturais do Estado e seus fundamentos. Comentrios: Quando o enunciado fala a palavra "contedo" j est fora do conceito de constituio formal, pois a nesta classificao totalmente irrelevante a matria tratada pela norma, importando to somente a formalidade das normas. Gabarito: Errado. 22. (CESPE/Juiz Federal Substituto TRF 1/2009) Considerando o contedo ideolgico das constituies, a vigente Constituio brasileira classificada como liberal ou negativa. Comentrios: Constituio negativa, ou liberal, ou ainda constituio garantia, aquela que se limita to somente a garantir as liberdades do povo face ao Estado. Trata-se das primeiras constituies formais do sc. XVIII. Com o passar dos anos, percebeu-se que no poderia a constituio se limitar a ser negativa, devendo ento agir positivamente, para que o povo pudesse ter acesso a outros direitos, como os direitos sociais, econmicos, culturais e os direitos da coletividade. Desta forma, a Constituio atual uma constituio dirigente. Gabarito: Errado. 23. (CESPE/Juiz Federal Substituto TRF Constituio rgida aquela que no pode ser alterada. Comentrios: Esta seria uma constituio imutvel. A constituio rgida pode ser alterada, s que de uma maneira mais complexa. Gabarito: Errado. 24. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) A constituio material contm um conjunto de regras escritas, constantes de um documento solene estabelecido pelo chamado poder constituinte originrio. Comentrios: Constituio escrita a constituio formal. Em constituies materiais, no importa se a norma escrita ou no, o que importa o contedo que elas veiculam. Gabarito: Errado.
20

5/2009)

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ 25. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) As constituies outorgadas decorrem da participao popular no processo de elaborao. Comentrios: A outorgada uma constituio imposta, as constituies que so legitimadas pelo povo so as promulgadas, tambm chamada de populares. Gabarito: Errado. 26. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 (CF) caracteriza-se por ser rgida e material. Comentrios: Ela formal e no material.O importante a sua forma escrita e rgida, independente do contedo tratado. Gabarito: Errado. 27. (CESPE/PGE-AL/2008) "Art. 242 2. O Colgio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro, ser mantido na rbita federal". A normas contida no dispositivo transcrito pode ser caracterizada como materialmente constitucionais, porquanto traduz a forma como o direito social educao ser implementado no Brasil. Comentrios: Este um exemplo clssico de norma meramente formal, sem nenhum contedo que seria indispensvel a uma Constituio, j que nem responsvel por organizar o poder, nem limitar a atuao do Estado. simplesmente um retrato da prolixidade da Constituio brasileira de 1988 Gabarito: Errado. 28. (CESPE/PGE-AL/2008) Os dispositivos constitucionais relativos composio e ao funcionamento da ordem poltica exprimem o aspecto formal da Constituio. Comentrios: Os dispositivos que servem para organizar o poder e limitar a atuao do Estado so tratados como essenciais a uma Constituio. Desta forma, traduzem o aspecto material (contedo). Gabarito: Errado.
21

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ 29. (CESPE/PGE-AL/2008) A distino entre o que constitucional s na esfera formal e aquilo que o em sentido substancial s se produz nas constituies escritas. Comentrios: Em constituies no-escritas, ou a norma constitucional (tem matria essencial a uma constituio) ou a norma no constitucional, no h normas consideradas constitucionais sem que veiculem matrias prprias a uma constituio. Somente nas constituies escritas que podemos ter normas inseridas no corpo de uma constituio sem qualquer essencialidade, e nem por isso iro deixar de ser constitucionais. Gabarito: Correto. 30. (CESPE/AJAJ-STF/2008) Se o art. X da Constituio Y preceituar, na parte relativa s emendas Constituio, que s constitucional o que diz respeito aos limites, e atribuies respectivas dos poderes polticos, e aos direitos polticos, e individuais dos cidados, e que tudo o que no constitucional pode ser alterado, sem as formalidades referidas, pelas legislaturas ordinrias, nessa hiptese, a Constituio Y ser uma constituio flexvel. Comentrios: Trata-se de uma constituio semi-rgida ou semi-flexvel. Este tipo de constituio possui uma parte flexvel, podendo ser alterada sem nenhum procedimento especial e uma parte que para ser alterada precisaria de um rito especial. Exemplo desta espcie de constituio foi a CF de 1824 no Brasil. Gabarito: Errado. 31. (CESPE/Juiz Substituto TJ-PI/2007) No mbito brasileiro, a Constituio Imperial de 1824 pode ser classificada como flexvel, com base no que prescrevia seu art. 178: " s Constitucional o que diz respeito aos limites e atribuies respectivas dos poderes polticos, e aos direitos polticos e individuais dos cidados. Tudo o que no Constitucional pode ser alterado sem as formalidades referidas, pelas legislaturas ordinrias." Comentrios: Realmente a Constituio Brasileira de 1824 possuia em seu art. 178, o texto: " s Constitucional o que diz respeito aos limites e atribuies respectivas dos poderes polticos, e aos direitos polticos e individuais dos cidados. Tudo o que no Constitucional pode ser
22

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ alterado sem as formalidades referidas, pelas legislaturas ordinrias. Porm este fato, faz com que a Constituio se torne semi-rgida, ou seja, possui uma parte flexvel e outra parte rgida, e no como flexvel. Gabarito: Errado. 32. (CESPE/Procurador-AGU/2010) Segundo a doutrina, quanto ao critrio ontolgico, que busca identificar a correspondncia entre a realidade poltica do Estado e o texto constitucional, possvel classificar as constituies em normativas, nominalistas e semnticas. Comentrios: Exato... Gabarito: Correto.

Administrao Pblica Pessoal, para este assunto, completamente imprescidvel que vocs leiam o art. 37 ao 41 da Constituio. Estes artigos devem estar na ponta da lngua, a cobrana literal sobre eles muito grande. Vejamos: 33. (CESPE/ANAC/2009) A Unio, os estados e o DF mantero escolas de governo para a formao e o aperfeioamento dos servidores pblicos, constituindo a participao nos cursos um dos requisitos para a promoo na carreira. Comentrios: literalidade do disposto no art. 39 2 da Constituio Federal! Gabarito: Correto. Estamos entendidos?! Eu vou passar a teoria desses assuntos diretamente ao longo das questes. Como a cobrana muito literal, teria que "copiar e colar" os artigos da CF aqui na aula, e isso seria ineficiente. Conto com a ajuda de vocs para lerem atentamente estes artigos (37 ao 41), ok? Se acharem melhor, podem fazer essa leitura aps a resoluo das questes abaixo ou na medida que formos resolvendo as questes, pois assim a leitura ser mais simples. Vamos partir para luta ento:
23

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ 34. (CESPE/SEAPA-DF/2009) Embora a moralidade administrativa no encontre meno expressa no texto da Constituio Federal de 1988, correto afirmar, com base no direito positivo brasileiro, que o princpio da moralidade se confunde com o da legalidade administrativa. Comentrios: Os princpios da administrao pblica esto expressos no caput do art. 37 da Constituio, o famoso LIMPE - Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficincia. Assim, vemos que a moralidade est sim expressa na Constituio e de forma alguma se confunde com o princpio da legalidade. Gabarito: Errado. 35. (CESPE/FINEP/2009) A CF prev que os cargos pblicos so acessveis aos brasileiros e aos estrangeiros, independentemente de regulamentao legal. Comentrios: Segundo o art. 37, I: os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros que preencham os requisitos estabelecidos em lei, assim como aos estrangeiros, na forma da lei. Gabarito: Errado. 36. (CESPE/AGU/2009) Com base no princpio da eficincia e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituio a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas. Comentrios: Acabamos de falar dos cargos em comisso e das funes de confiana, que, como visto, so as designaes que uma autoridade faz por sua livre escolha. Essas nomeaes, por serem livres, acabavam por dar espao a figura do "nepotismo", ou seja, um parente nomeava outro parente para cargos de confiana.
24

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ Com o intuito de coibir o nepotismo, por entender que ele fere diretamente a Constituio Federal, principalmente os princpios da moralidade, eficincia e impessoalidade, o Supremo editou a smula vinculante de n 13: "A nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas, viola a Constituio Federal". Esquematizando a smula vinculante 13: O imbrglio gira em torno de 3 pessoas: 1- Temos a pessoa que pretende ser nomeada - chamaremos de "Vida-Boa" 2- Temos a autoridade nomeante - que chamaremos de "Chefe malandro 1" 3- Temos uma outra pessoa que no a autoridade nomeante, mas que ocupa cargo direo, chefia ou assessoramento, dentro dessa mesma pessoa jurdica em questo - "Chefe malandro 2". Segundo a smula vinculante 13: O "Chefe Malandro 1" no pode nomear o "Vida-boa", se este for cnjuge ou parente at 3 grau do prprio "Chefe Malandro 1" ou do "Chefe Malandro 2" Gabarito: Correto. 37. (CESPE/AGU/2009) Considere que Plato, governador de estado da Federao, tenha nomeado seu irmo, Aristteles, que possui formao superior na rea de engenharia, para o cargo de secretrio de estado de obras. Pressupondo-se que Aristteles atenda a todos os requisitos legais para a referida nomeao, conclui-se que esta no vai de encontro ao posicionamento adotado em recente julgado do STF. Comentrios: Agora veremos uma exceo smula vinculante 13. Segundo o STF, o cargo de secretrio de Estado, Ministro e etc. so cargos de natureza poltica, assim no se enquadrariam na vedao ao nepotismo expressa pela smula vinculante n13. Deciso de 2008: [Rcl-MC-AgR 6650 / PR - PARAN AG.REG.NA MEDIDA
25

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ CAUTELAR NA RECLAMAO Julgamento: 16/10/2008]: Relator(a): Min. ELLEN GRACIE

nomeao de irmo de Governador de Estado no cargo de Secretrio de Estado, no se aplica a smula vinculante n13 por se tratar de cargo de natureza poltica, j que secretrios de estado so agentes polticos. Gabarito: Correto. 38. (CESPE/AGU/2009) Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa. Comentrios: Trata-se de entendimento firmado pela smula vinculante 13, onde o STF reconhece o nepotismo como afronta direta Constituio Federal, em especial os princpios da eficincia, impessoalidade e moralidade administrativa. Gabarito: Correto. 39. (CESPE/MMA/2009) Servidor pblico federal portador de deficincia pode ter critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria. Comentrios: Correto. Segundo a Constituio em seu art. 40 4, vedada a adoo de requisitos e critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria aos abrangidos pelo regime prprio de previdncia social, ressalvados, de acordo com os termos de leis complementares os casos de servidores: I. II. III. Portadores de deficincia; Que exeram atividades de risco; Cujas atividades sejam exercidas sob condies especiais que prejudiquem a sade ou a integridade fsica.

Gabarito: Correto. 40. (CESPE/TCE-AC/2009) O servidor pblico no exerccio de mandato eletivo ter seu tempo de servio contado para todos os fins, inclusive promoo por merecimento. Comentrios:
26

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ A Constituio em seu art. 38, IV dispe que o servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, em qualquer caso que exija o afastamento para o exerccio de mandato eletivo, ter seu tempo de servio contado para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento; Gabarito: Errado. 41. (CESPE/ TCE-AC/2009) O servidor pblico investido no mandato de prefeito ficar afastado do cargo, emprego ou funo, podendo, no entanto, optar por receber a respectiva remunerao. Comentrios: Do art. 38 da Constituio podemos entender que ao servidor pblico da administrao direta, autrquica e fundacional, no exerccio de mandato eletivo, ir ser aplicado o seguinte: Se o mandato for federal, estadual ou distrital: ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo; Se for mandato de Prefeito: ser afastado do cargo, emprego ou funo, sendo-lhe facultado optar pela sua remunerao; Se for mandato de Vereador:

o Havendo

compatibilidade de horrios: Perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo da remunerao do cargo eletivo;

o No havendo compatibilidade: Ser aplicada a norma


referente ao prefeito. Gabarito: Correto. 42. (FCC/AJAJ - TRE-AM/2010) A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, sendo INCORRETO afirmar que: a) durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, ser convocado concorrendo em igualdade de condies com novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. b) as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento.
27

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ c) vedada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. d) os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico no sero computados nem acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores. e) a administrao fazendria e seus servidores fiscais tero, dentro de suas reas de competncia e jurisdio, precedncia sobre os demais setores administrativos, na forma da lei. Comentrios: Letra A - Errado. Tentou-se explorar a literalidade do art. 37, IV da Constituio. Porm, errou ao dizer que o aprovado concorrer em igualdade de condies com novos concursados, j que ele deve ser chamado preferencialmente. Letra B - Correto. Literalidade do art. 37, V. Esquematizando: Funes de Exclusivamente para confiana servidores ocupantes de cargo efetivo;

X Cargos em comisso Embora acessvel a qualquer pessoa, a lei pode prever condies e percentuais mnimos para serem preenchidos por servidores de carreira.

Destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento

Os cargos efetivos podem ser isolados ou estruturados em carreiras. Observe que para assumir uma funo de confiana, a pessoa j ocupante de qualquer cargo efetivo e DESIGNADO para ela. J o cargo em comisso, se trata de novo cargo e no uma simples funo, qualquer pessoa pode assumir e a lei ir reservar percentual para os de carreira. Dica: Funo eFetivo / Cargo em Comisso - Carreira Letra C - Correto. Trata-se da literalidade do art. 37, XIII.
28

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ Letra D - Correto. Trata-se da vedao do aumento da remunerao em cascata, que pode ser encontrada no art. 37, XIV. Letra E - Correto. Agora trata-se da literalidade do art. 37, XVIII. Essa questo nos mostra a importncia de ter os conceitos do art. 37, bem assimilados. Gabarito: Letra A. 43. (CESPE/Analista - TCE-TO/2008) Se Paulo for convidado a ocupar uma funo de confiana no mbito do Poder Executivo da administrao pblica estadual, ento, preenchidas as demais condies legais, Paulo ter que ocupar, necessariamente, um cargo efetivo. Comentrios: Observem s o esquema que fizemos na questo anterior. As funes de confiana s podem ser preenchidas por servidores efetivos (CF, art. 37, V). Gabarito: Correto. 44. (ESAF/Tcnico Administrativo ANEEL/2006) Os cargos de uma autarquia podem ser cumulados com empregos em sociedades de economia mista, com a nica condio de haver compatibilidade de horrio de trabalho entre eles. Comentrios: Segundo a Constituio em seu art. 37, XVI, deve-se seguir as seguintes regras para acumular cargos pblicos (SE HOUVER COMPATIBILIDADE DE HORRIOS): Regra vedada a acumulao remunerada de cargos pblicos; Exceo Se houver compatibilidade de horrios, poder se acumular: o Professor + Professor; o Professor + Cargo tcnico ou cientfico; o Profissional de Sade + Profissional de Sade. Gabarito: Errado. 45. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1/2009) Em face da atual CF, no se podem acumular proventos com remunerao na inatividade, mesmo que os cargos efetivos de que decorram ambas as remuneraes sejam acumulveis na atividade.
29

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ Comentrios: Agora no so mais as regras para acumular cargos, mas sim os proventos de aposentadoria decorrente do regime prprio (regime dos servidores) Isso possvel segundo a Constituio em seu art. 37 10. Deve-se seguir a regra: Regra vedado acumular cargos pblicos com proventos de aposentadoria (RPPS); Exceo Pode acumular da seguinte forma: o Provento + Provento ou remunerao de cargos acumulveis; o Provento + Mandato Eletivo o Provento + Cargo em Comisso Gabarito: Errado. 46. (CESPE/DPE-ES/2009) Tendo-se aposentado em 1995, um servidor pblico federal, aps aprovao em concurso pblico, foi investido em novo cargo pblico em 1997, no mbito estadual. Nesse caso, ele no pde acumular os proventos da sua aposentadoria no regime prprio dos servidores pblicos federais com a remunerao do novo cargo efetivo. Comentrios: Questo muiiito maldosa. Se no fossem indicadas as datas, a questo estaria correta. O erro foi que a proibio de acumulao s surgiu com o advento da EC 20/98. Desta forma, em 1997 como foi indicado pelo enunciado, essa acumulao era possvel. Maldade pura! Gabarito: Errado. 47. (CESGRANRIO/Analista-DNPM/2006) De acordo com as regras definidas na Constituio Federal, assegurado, aos servidores pblicos em geral, que atualmente assumirem a titularidade de cargo efetivo da Unio, o direito aposentadoria compulsria, ainda que no tenham completado 30 anos de contribuio, com a idade de: (A) 65 (sessenta e cinco) anos, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. (B) 65 (sessenta e cinco) anos, com proventos integrais.
30

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ (C) 70 (setenta) anos, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. (D) 70 (setenta) anos, com proventos integrais. (E) 75 (setenta e cinco) anos, com proventos integrais. Comentrios: A Constituio, estabelece vrias regras para aposentadoria. Sempre que se falar em aposentadoria, lembre-se que o que importa na verdade o tempo de CONTRIBUIO. sendo o tempo de servio fator secundrio e importante para ser quando falarmos em disponibilidade. Assim, sempre que os proventos de aposentadoria forem proporcionais, essa proporo ser perante o tempo de efetiva contribuio. Sempre que se falar em remunerao em perodo de disponibilidade, esta ser proporcional ao tempo de servio. Vamos esquematiz-las: Aposentadoria por invalidez permanente: - PROVENTOS PROPORCIONAIS ao tempo de CONTRIBUIO. Salvo, se decorrente de: Acidente em servio; Molstia profissional; ou Doena grave, contagiosa ou incurvel. Aposentadoria compulsria: PROVENTOS PROPORCIONAIS ao tempo de CONTRIBUIO aos 70 ANOS de idade. Nestes casos sero integrais, na forma da lei;

Aposentadoria voluntria: Voluntria com proventos integrais:

Se Homem (60+35+10+5)

60 anos de idade; (55 se professor FMI) 35 anos de contribuio; (30 se professor FMI) 10 anos no servio pblico; 5 anos no cargo em que vai se dar a aposentadoria

31

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ

Se Mulher (55+30+10+5)

55 anos de idade; (50 se professor FMI) 30 anos de contribuio; (25 se professor FMI) 10 anos no servio pblico; 5 anos no cargo em que vai se dar a aposentadoria

Professor "FMI" = Se professor de nvel Fundamental, Mdio ou Infantil. Os 10 anos no servio pblico e 5 no cargo so fixos para os 2, e do homem para a mulher, diminui-se 5 anos dos demais requisitos. Voluntria com proventos PROPORCIONAIS ao tempo de CONTRIBUIO:

Se Homem (65+ X +10+5)

65 anos de idade; ? anos de contribuio vai ser proporcional a este tempo; 10 anos no servio pblico; 5 anos no cargo em que vai se dar a aposentadoria

Se Mulher (60+ X +10+5)

60 anos de idade; ? anos de contribuio vai ser proporcional a este tempo; 10 anos no servio pblico; 5 anos no cargo em que vai se dar a aposentadoria

Perceba que o professor no faz jus reduo neste caso. O Gabarito da questo letra C, 70 anos com proventos proporcionais, pois, imagine uma pessoa entrar no servio com 65 anos de idade e depois de 5 anos apenas, se aposentar com proventos integrais, seria ilgico no mesmo?! 48. (CESPE/SEFAZ-AC/2009) Conforme as regras atuais de aposentadoria voluntria, no necessrio que o servidor tenha um tempo mnimo de investidura no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. Comentrios:
32

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ Isso no verdade. Se olharmos a questo anterior, vemos que exigido que o servidor tenha pelo menos 5 anos de efetivo servio no cargo o qual se deu a aposentadoria (CF, art. 40, III). Gabarito: Errado. 49. (CESPE/SEFAZ-AC/2009) Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, podero exceder a remunerao do respectivo servidor no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. Comentrios: O art. 40 2 da Constituio obriga que os proventos de aposentadoria - bem como as penses-, por ocasio de sua concesso, no excedam a remunerao do respectivo servidor, no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria - ou que serviu de referncia para a concesso da penso. Gabarito: Errado. 50. (FCC/AJAA - TRE-AM/2010) Sobre os servidores pblicos, considere as assertivas abaixo. I. A fixao dos padres de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratrio observar a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira, os requisitos para a investidura, e as peculiaridades dos cargos. II. O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais sero remunerados exclusivamente por subsdio fixado em parcela nica. III. Medida Provisria, regulamentada por Lei Complementar, disciplinar a aplicao de recursos oramentrios da Unio provenientes da economia com despesas correntes em cada rgo para aplicao no desenvolvimento de programas de qualidade do servio pblico. IV. Aos servidores titulares de cargos efetivos do Distrito Federal no assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) III e IV.
33

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ c) I e III. d) II e III. e) II e IV. Comentrios: I - Correto. CF, art. 39, 1, I. II - Correto. Segundo a Constituio em seu art. 39, 4, o membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais sero remunerados exclusivamente por subsdio fixado em parcela nica, vedado o acrscimo de qualquer gratificao, adicional, abono, prmio, verba de representao ou outra espcie remuneratria, obedecido, em qualquer caso, os "tetos" Constitucionais do art. 37, X e XI. Destacamos no entanto: Apenas pode haver acrscimos de parcelas indenizatrias (a nvel federal, segundo a Lei n 8.112/90, seriam elas: ajuda de custo, diria, transporte e auxlio moradia). Tambm obrigatrio para os: Servidores policiais (art. 144, 9); Membros do MP (art. 128, 5, I, c); e Defensores Pblicos e integrantes da AGU (art. 135). Observe que no so os servidores das polcias, mas, somente os policiais. Este tipo de remunerao tambm pode ser usada, porm de forma facultativa, para os demais servidores de carreira. III - Errado. Completamente errado. A lei complementar nunca ir regulamentar uma medida provisria. A lei complementar uma lei que regulamenta a Constituio. O correto, segundo o art. 39, 7 seria: lei da Unio, dos Estados, do DF e dos Municpios disciplinar a aplicao de recursos oramentrios provenientes da economia com despesas correntes em cada rgo, autarquia e fundao, para aplicao no desenvolvimento de programas de qualidade e produtividade, treinamento e desenvolvimento, modernizao, reaparelhamento e racionalizao do servio pblico, inclusive sob a forma de adicional ou prmio de produtividade. IV - Errado. O correto seria dizer que "" assegurado, segundo o art. 40 da Constituio. Gabarito: Letra A

34

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ 51. (CESPE/TCE-AC/2009) Ao servidor pblico civil vedada a associao sindical. Comentrios: O servidor pblico civil pode perfeitamente sindicalizar-se. Tal vedao s ocorre para os servidores pblicos militares. Gabarito: Errado. 52. (CESPE/TCE-AC/2009) Segundo a CF, os ocupantes de cargo pblico no tm direito a remunerao do trabalho noturno superior do diurno. Comentrios: A questo explora a combinao entre os artigos 39 3 e 7, IX da Constituio, conferindo ao servidor pblico o adicional noturno. Vou colocar aqui a lista dos direitos trabalhistas extensveis aos servidores: - Salrio Mnimo: - Dcimo terceiro salrio: Base = Ao valor integral do salrio ou da aposentadoria; - Repouso semanal remunerado: preferencialmente aos domingos; - Ferias anuais remuneradas: com, PELO MENOS, 1/3 a mais do que o salrio normal; - Licena a gestante: de 120 DIAS, sem prejuzo do emprego e do salrio; - Licena Paternidade: nos termos fixados em lei; - Garantia de salrio, nunca inferior ao mnimo: para os que percebem remunerao varivel; - Remunerao do trabalho noturno superior ao diurno; - salrio-famlia: dependentes; - Jornada de horas/semana; se o trabalhador de no de baixa-renda 8 horas/dia possuir ou 44

trabalho

Maximo

- Hora-extra remunerada em no mnimo 50% a mais. - Proteo ao mercado de trabalho da mulher com incentivos especficos, conforme a lei; - Reduo dos riscos do trabalho: por meio de normas de sade, higiene e segurana;

35

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ - No-diferenciao de salrios, funes e critrios de admisso por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil. Gabarito: Errado. 53. (CESPE/Tcnico-TCU/2009) Aps a aquisio da estabilidade, o servidor pblico no pode perder o cargo mediante procedimento de avaliao peridica. Comentrios: Antes de comentarmos a questo, vamos ver o que a Constituio fala sobre perda do cargo: Art. 41 1 O servidor pblico estvel s perder o cargo: I - em virtude de sentena judicial transitada em julgado; II - mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa; III - mediante procedimento de avaliao peridica de desempenho, na forma de lei complementar, assegurada ampla defesa. Observao: Alm dessas 3 hipteses, segundo a CF, art. 169, 4, o servidor estvel tambm poder perder o cargo por excesso de despesas. Assim, temos uma quarta hiptese de perda do cargo para o servidor estvel. No casa de excesso de despesas (CF, art. 169, 4), porm, antes de exonerar o servidor estvel, dever o rgo promover: I. reduo em pelo menos 20% das despesas com cargos em comisso e funes de confiana; II. exonerao dos servidores no estveis; III. se ainda no for suficiente O servidor estvel poder perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o rgo ou unidade administrativa objeto da reduo de pessoal (para que isso ocorra depende de lei federal de normas gerais). CF, art. 169, 6 vedada a criao de cargo similar ao extinto por excesso de despesas por 4 anos. Voltando questo, percebemos que segundo o art. 41 1 da Constituio,o enunciado incorreto.

36

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ Pessoal, por hoje s! Espero que tenham gostado da aula. Grande abrao e excelentes estudos!!! Vtor Cruz

LISTA DAS QUESTES COMENTADAS NA AULA: 1. (FCC/Defensor Pblico-SP/2006) O que assegura aos cidados o exerccio dos seus direitos, a diviso dos poderes e, segundo um dos seus grandes tericos, a limitao do governo pelo direito : a) o constitucionalismo. b) a separao de poderes. c) o princpio da legalidade. d) o federalismo. e) o Estado Democrtico de Direito. 2. (FCC/ACE-TCE-MG/2007) O conjunto de regras concernentes forma do Estado, forma do governo, ao modo de aquisio e exerccio do poder, ao estabelecimento de seus rgos e aos limites de sua ao corresponde a) a um dos possveis conceitos de Constituio. b) aos princpios que regem o Estado Federal. c) aos direitos fundamentais do homem. d) aos princpios que regem a Administrao Pblica. e) s normas que, se violadas, ensejam a interveno federal no Estado-membro. 3. (FCC/Audtor TCE-MG/2005) Do ponto de vista histrico, o denominado conceito de Constituio liberal foi expresso pela a) Carta Magna, de 1215. b) Declarao dos Direitos do Homem e do Cidado, de 1789. c) Constituio mexicana revolucionria, de 1917. d) Constituio de Weimar, de 1919. e) Lei Fundamental de Bonn, de 1949.
37

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ 4. (CESPE/Advogado - Petrobrs/2007) O conceito de constituio moderna corresponde idia de uma ordenao sistemtica e racional da comunidade poltica por meio de um documento escrito no qual se declaram as liberdades e os direitos e se fixam os limites do poder poltico. Esse conceito de constituio tambm conhecido como conceito oriental de constituio. 5. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) A origem do constitucionalismo remonta antiguidade clssica, especificamente ao povo hebreu, do qual partiram as primeiras manifestaes desse movimento constitucional em busca de uma organizao poltica fundada na limitao do poder absoluto. 6. (ESAF/AFRFB/2009) O conceito ideal de constituio, o qual surgiu no movimento constitucional do sculo XIX, considera como um de seus elementos materiais caracterizadores que a constituio no deve ser escrita. 7. (ESAF/EPPGG-MPOG/2009) A Constituio contm normas fundamentais da ordenao estatal que servem para regular os princpios bsicos relativos ao territrio, populao, ao governo, finalidade do Estado e suas relaes recprocas. 8. (FUNIVERSA/APEX-Brasil/2006) O Direito Constitucional um ramo do Direito Privado, destacado por ser fundamental organizao do Estado e ao estabelecimento das bases da estrutura poltica. 9. (CESPE/Promotor-MPE-RO/2010) De acordo com a classificao quanto extenso, no Brasil, a Constituio de 1988 sinttica, pois constitucionaliza aspectos alm do ncleo duro das constituies, estabelecendo matrias que poderiam ser tratadas mediante legislao infraconstitucional. 10. (CESPE/Promotor-MPE-RO/2010) As constituies denominadas rgidas so aquelas que no admitem alterao e que, por isso mesmo, so consideradas permanentes. 11. (CESPE/MMA/2009) A CF vigente, quanto sua alterabilidade, do tipo semiflexvel, dada a possibilidade de serem apresentadas emendas ao seu texto; contudo, com quorum diferenciado em relao alterao das leis em geral. 12. (CESPE/MMA/2009) Uma Constituio do tipo cesarista se caracteriza, quanto origem, pela ausncia da participao popular na sua formao. 13. (CESPE/MMA/2009) A CF de 1988, quanto origem, promulgada, quanto extenso, analtica e quanto ao modo de elaborao, dogmtica. 14. (CESPE/TCE-AC/2009) Segundo a classificao da doutrina, a CF um exemplo de constituio rgida.
38

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ 15. (CESPE/Promotor-MPE-RN/2009) A Carta outorgada em 10 de novembro de 1937 exemplo de texto constitucional colocado a servio do detentor do poder, para seu uso pessoal. a mscara do poder. uma Constituio que perde normatividade, salvo nas passagens em que confere atribuies ao titular do poder. Numerosos preceitos da Carta de 1937 permaneceram no domnio do puro nominalismo, sem qualquer aplicao e efetividade no mundo das normas jurdicas - Raul Machado Horta. Direito constitucional. 2.a ed. Belo Horizonte: Del Rey, 1999, p. 54-5 (com adaptaes). Considerando a classificao ontolgica das constituies,a Constituio de 1937, conforme a descrio anterior pode ser classificada como constituio outorgada. 16. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1/2009) Quanto correspondncia com a realidade, ou critrio ontolgico, o processo de poder, nas constituies normativas, encontra-se de tal modo disciplinado que as relaes polticas e os agentes do poder se subordinam s determinaes de seu contedo e do seu controle procedimental. 17. (CESPE/Analista-SERPRO/2008) Na Constituio, a dinmica do processo poltico no se adapta s suas normas, embora ela conserve, em sua estrutura, um carter educativo, com vistas ao futuro da sociedade. Seria uma Constituio prospectiva, isto , voltada para um dia ser realizada na prtica. Mas, enquanto no realizar todo o seu programa, continuaria a desarmonia entre os pressupostos formais nela insculpidos e sua aplicabilidade. como se fosse uma roupa guardada no armrio que ser vestida futuramente, quando o corpo nacional tiver crescido. - Uadi Lammgo Bulos. Constituio Federal anotada, 8. ed., So Paulo. Saraiva, 2008, p. 32. A espcie de constituio apontada no texto definida como constituio nominal. 18. (CESPE/Procurador-BACEN/2009) De acordo com a doutrina, constituio semntica aquela cuja interpretao depende do exame de seu contedo significativo, sob o ponto de vista sociolgico, ideolgico e metodolgico, de forma a viabilizar maior aplicabilidade poltico-normativo-social de seu texto. 19. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) Quanto ao modo de elaborao, a constituio dogmtica decorre do lento processo de absoro de ideias, da contnua sntese da histria e das tradies de determinado povo. 20. (CESPE/Procurador-TCE-ES/2009) Sob o ponto de vista da extenso, a constituio analtica consubstancia apenas normas gerais de organizao do Estado e disposies pertinentes aos direitos fundamentais.
39

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ 21. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1/2009) Na acepo formal, ter natureza constitucional a norma que tenha sido introduzida na lei maior por meio de procedimento mais dificultoso do que o estabelecido para as normas infraconstitucionais, desde que seu contedo se refira a regras estruturais do Estado e seus fundamentos. 22. (CESPE/Juiz Federal Substituto TRF 1/2009) Considerando o contedo ideolgico das constituies, a vigente Constituio brasileira classificada como liberal ou negativa. 23. (CESPE/Juiz Federal Substituto TRF Constituio rgida aquela que no pode ser alterada. 5/2009)

24. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) A constituio material contm um conjunto de regras escritas, constantes de um documento solene estabelecido pelo chamado poder constituinte originrio. 25. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) As constituies outorgadas decorrem da participao popular no processo de elaborao. 26. (CESPE/TJAA-TRE-MG/2008) A Constituio da Repblica Federativa do Brasil de 1988 (CF) caracteriza-se por ser rgida e material. 27. (CESPE/PGE-AL/2008) "Art. 242 2. O Colgio Pedro II, localizado na cidade do Rio de Janeiro, ser mantido na rbita federal". A normas contida no dispositivo transcrito pode ser caracterizada como materialmente constitucionais, porquanto traduz a forma como o direito social educao ser implementado no Brasil. 28. (CESPE/PGE-AL/2008) Os dispositivos constitucionais relativos composio e ao funcionamento da ordem poltica exprimem o aspecto formal da Constituio. 29. (CESPE/PGE-AL/2008) A distino entre o que constitucional s na esfera formal e aquilo que o em sentido substancial s se produz nas constituies escritas. 30. (CESPE/AJAJ-STF/2008) Se o art. X da Constituio Y preceituar, na parte relativa s emendas Constituio, que s constitucional o que diz respeito aos limites, e atribuies respectivas dos poderes polticos, e aos direitos polticos, e individuais dos cidados, e que tudo o que no constitucional pode ser alterado, sem as formalidades referidas, pelas legislaturas ordinrias, nessa hiptese, a Constituio Y ser uma constituio flexvel. 31. (CESPE/Juiz Substituto TJ-PI/2007) No mbito brasileiro, a Constituio Imperial de 1824 pode ser classificada como flexvel, com base no que prescrevia seu art. 178: " s Constitucional o que diz respeito aos limites e atribuies respectivas dos poderes
40

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ polticos, e aos direitos polticos e individuais dos cidados. Tudo o que no Constitucional pode ser alterado sem as formalidades referidas, pelas legislaturas ordinrias." 32. (CESPE/Procurador-AGU/2010) Segundo a doutrina, quanto ao critrio ontolgico, que busca identificar a correspondncia entre a realidade poltica do Estado e o texto constitucional, possvel classificar as constituies em normativas, nominalistas e semnticas. 33. (CESPE/ANAC/2009) A Unio, os estados e o DF mantero escolas de governo para a formao e o aperfeioamento dos servidores pblicos, constituindo a participao nos cursos um dos requisitos para a promoo na carreira. 34. (CESPE/SEAPA-DF/2009) Embora a moralidade administrativa no encontre meno expressa no texto da Constituio Federal de 1988, correto afirmar, com base no direito positivo brasileiro, que o princpio da moralidade se confunde com o da legalidade administrativa. 35. (CESPE/FINEP/2009) A CF prev que os cargos pblicos so acessveis aos brasileiros e aos estrangeiros, independentemente de regulamentao legal. 36. (CESPE/AGU/2009) Com base no princpio da eficincia e em outros fundamentos constitucionais, o STF entende que viola a Constituio a nomeao de cnjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, at o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurdica investido em cargo de direo, chefia ou assessoramento, para o exerccio de cargo em comisso ou de confiana ou, ainda, de funo gratificada na administrao pblica direta e indireta em qualquer dos poderes da Unio, dos estados, do Distrito Federal e dos municpios, compreendido o ajuste mediante designaes recprocas. 37. (CESPE/AGU/2009) Considere que Plato, governador de estado da Federao, tenha nomeado seu irmo, Aristteles, que possui formao superior na rea de engenharia, para o cargo de secretrio de estado de obras. Pressupondo-se que Aristteles atenda a todos os requisitos legais para a referida nomeao, conclui-se que esta no vai de encontro ao posicionamento adotado em recente julgado do STF. 38. (CESPE/AGU/2009) Segundo entendimento do STF, a vedao ao nepotismo no exige edio de lei formal, visto que a proibio extrada diretamente dos princpios constitucionais que norteiam a atuao administrativa. 39. (CESPE/MMA/2009) Servidor pblico federal portador de deficincia pode ter critrios diferenciados para a concesso de aposentadoria.
41

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ 40. (CESPE/TCE-AC/2009) O servidor pblico no exerccio de mandato eletivo ter seu tempo de servio contado para todos os fins, inclusive promoo por merecimento. 41. (CESPE/ TCE-AC/2009) O servidor pblico investido no mandato de prefeito ficar afastado do cargo, emprego ou funo, podendo, no entanto, optar por receber a respectiva remunerao. 42. (FCC/AJAJ - TRE-AM/2010) A administrao pblica direta e indireta de qualquer dos Poderes da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficincia, sendo INCORRETO afirmar que: a) durante o prazo improrrogvel previsto no edital de convocao, aquele aprovado em concurso pblico de provas ou de provas e ttulos, ser convocado concorrendo em igualdade de condies com novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. b) as funes de confiana, exercidas exclusivamente por servidores ocupantes de cargo efetivo, e os cargos em comisso, a serem preenchidos por servidores de carreira nos casos, condies e percentuais mnimos previstos em lei, destinam-se apenas s atribuies de direo, chefia e assessoramento. c) vedada a vinculao ou equiparao de quaisquer espcies remuneratrias para o efeito de remunerao de pessoal do servio pblico. d) os acrscimos pecunirios percebidos por servidor pblico no sero computados nem acumulados para fins de concesso de acrscimos ulteriores. e) a administrao fazendria e seus servidores fiscais tero, dentro de suas reas de competncia e jurisdio, precedncia sobre os demais setores administrativos, na forma da lei. 43. (CESPE/Analista - TCE-TO/2008) Se Paulo for convidado a ocupar uma funo de confiana no mbito do Poder Executivo da administrao pblica estadual, ento, preenchidas as demais condies legais, Paulo ter que ocupar, necessariamente, um cargo efetivo. 44. (ESAF/Tcnico Administrativo ANEEL/2006) Os cargos de uma autarquia podem ser cumulados com empregos em sociedades de economia mista, com a nica condio de haver compatibilidade de horrio de trabalho entre eles. 45. (CESPE/Juiz Federal Substituto - TRF 1/2009) Em face da atual CF, no se podem acumular proventos com remunerao na inatividade, mesmo que os cargos efetivos de que decorram ambas as remuneraes sejam acumulveis na atividade.
42

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ 46. (CESPE/DPE-ES/2009) Tendo-se aposentado em 1995, um servidor pblico federal, aps aprovao em concurso pblico, foi investido em novo cargo pblico em 1997, no mbito estadual. Nesse caso, ele no pde acumular os proventos da sua aposentadoria no regime prprio dos servidores pblicos federais com a remunerao do novo cargo efetivo. 47. (CESGRANRIO/Analista-DNPM/2006) De acordo com as regras definidas na Constituio Federal, assegurado, aos servidores pblicos em geral, que atualmente assumirem a titularidade de cargo efetivo da Unio, o direito aposentadoria compulsria, ainda que no tenham completado 30 anos de contribuio, com a idade de: (A) 65 (sessenta e cinco) anos, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. (B) 65 (sessenta e cinco) anos, com proventos integrais. (C) 70 (setenta) anos, com proventos proporcionais ao tempo de contribuio. (D) 70 (setenta) anos, com proventos integrais. (E) 75 (setenta e cinco) anos, com proventos integrais. 48. (CESPE/SEFAZ-AC/2009) Conforme as regras atuais de aposentadoria voluntria, no necessrio que o servidor tenha um tempo mnimo de investidura no cargo efetivo em que se dar a aposentadoria. 49. (CESPE/SEFAZ-AC/2009) Os proventos de aposentadoria e as penses, por ocasio de sua concesso, podero exceder a remunerao do respectivo servidor no cargo efetivo em que se deu a aposentadoria ou que serviu de referncia para a concesso da penso. 50. (FCC/AJAA - TRE-AM/2010) Sobre os servidores pblicos, considere as assertivas abaixo. I. A fixao dos padres de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratrio observar a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira, os requisitos para a investidura, e as peculiaridades dos cargos. II. O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretrios Estaduais e Municipais sero remunerados exclusivamente por subsdio fixado em parcela nica. III. Medida Provisria, regulamentada por Lei Complementar, disciplinar a aplicao de recursos oramentrios da Unio provenientes da economia com despesas correntes em cada rgo
43

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ para aplicao no desenvolvimento de programas de qualidade do servio pblico. IV. Aos servidores titulares de cargos efetivos do Distrito Federal no assegurado regime de previdncia de carter contributivo e solidrio, mediante contribuio do respectivo ente pblico, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas. Est correto o que se afirma APENAS em a) I e II. b) III e IV. c) I e III. d) II e III. e) II e IV. 51. (CESPE/TCE-AC/2009) Ao servidor pblico civil vedada a associao sindical. 52. (CESPE/TCE-AC/2009) Segundo a CF, os ocupantes de cargo pblico no tm direito a remunerao do trabalho noturno superior do diurno. 53. (CESPE/Tcnico-TCU/2009) Aps a aquisio da estabilidade, o servidor pblico no pode perder o cargo mediante procedimento de avaliao peridica.
44

CURSO ON-LINE - D. CONSTITUCIONAL - TRE-ES PROFESSOR: VTOR CRUZ GABARITO:

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20

A A B Errado Correto Errado Correto Errado Errado Errado Errado Errado Correto Correto Errado Correto Correto Correto Errado Errado

21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40

Errado Errado Errado Errado Errado Errado Errado Errado Correto Errado Errado Correto Correto Errado Errado Correto Correto Correto Correto Errado

41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53

Correto A Correto Errado Errado Errado C Errado Errado A Errado Errado Errado

45

Vous aimerez peut-être aussi