Vous êtes sur la page 1sur 15

Agrupamento de Escolas D.

Pedro I

Projeto de autoavaliao

Trinio 2011/2 014

NDICE GERAL
1. Introduo 2. Finalidade 3. Objetivos 4. Pressupostos e princpios 5. Planificao 5.1. 5.2. 5.3. 5.4. Tempo de durao e fases do projeto Tcnicas de recolha da informao Atores a envolver Referencial da avaliao

6. Resultados de avaliaes do Agrupamento 6.1. 6.2. 6.3. Avaliao Externa (2008) Inqurito de Satisfao aos Docentes (julho 2011) Perfil da Autoavaliao do Agrupamento (novembro 2011)

1. Introduo
Nos ltimos anos, mas com maior relevncia durante a ltima dcada, temos vindo a assistir aceitao gradual da autoavaliao (AA) nas escolas por parte dos intervenientes educativos. Embora sem dar significativo destaque, o Decreto-Lei n. 43/89 (artigo 26.) j fazia referncia "avaliao do sistema" e "avaliao sistemtica da qualidade pedaggica e dos resultados educativos". Mais tarde, a Lei n. 31/2002, designada por "Lei do Sistema de Avaliao da Educao e do Ensino no Superior" vem defender um sistema duplo de avaliao, que inclui a "avaliao externa" e a "autoavaliao", sublinhando que esta ltima ser obrigatria. Mais recentemente, com a introduo do Regime de Autonomia, Administrao e Gesto das Escolas (Decreto-Lei n. 75/2008 de 22 de abril, artigo 9.), d-se importncia avaliao interna enquanto instrumento de autonomia. neste enquadramento legal, e sustentado por uma deciso autnoma, assumida e desenvolvida a partir do interior da prpria comunidade educativa, que se inicia o processo de avaliao interna do Agrupamento de Escolas D. Pedro I, atravs dos trabalhos desenvolvidos por uma Equipa de Autoavaliao (EA) e uma Comisso de Autoavaliao (CA), sob a orientao de um Consultor Externo da Faculdade de Educao e Psicologia da Universidade Catlica Portuguesa.

2. Finalidade
O processo de autoavaliao do Agrupamento vai permitir comunidade educativa obter um conhecimento e um olhar mais claro acerca de si prpria, da sua organizao e das suas prticas, tendo como fim ltimo, a melhoria da atuao e dos quotidianos de todos os elementos da comunidade escolar e comunidade envolvente. A autoavaliao do Agrupamento visa aumentar o conhecimento sobre os processos e , acima de tudo, uma oportunidade de reflexo sobre o seu funcionamento.Visa essencialmente o aperfeioamento ou modificao das prticas educativas e pretende seruma ajuda ao desenvolvimento organizacional. Desta forma, a autoavaliao do Agrupamento no constitui um fim em si mesma, mas sim uma estratgia para a valorizao e melhoria das boas prticas existentes e a transformao positiva das suas fragilidades, aumentando, deste modo, a sua eficcia e eficincia organizacional e individual.

3. Objetivos
Com a implementao da autoavaliao no Agrupamento de Escolas D. Pedro I pretende-se alcanar os seguintes objetivos: 1. aumentar o conhecimento sobre os processos que se desenvolvem no contexto escolar, ampliando a compreenso sobre a realidade escolar do Agrupamento; 2. dotar a administrao educativa de um conjunto de dados indicadores institucionais sobre o funcionamento do Agrupamento, interpretando e contextualizando os resultados da avaliao; 3. valorizar e ampliar as boas prticas educativas individuais e coletivas existentes, criando estratgias para o aproveitamento das potencialidades identificadas; 4. conhecer, para transformar positivamente as fragilidades em oportunidades; 5. valorizar o papel dos vrios membros da comunidade educativa no processo educativo, promovendo a participao ativa dos docentes, alunos,

pais/encarregados de educao, autarquia local e funcionrios no docentes da escola; 6. promover a cultura de melhoria da qualidade do Agrupamento, da sua organizao e dos seus nveis de eficincia e eficcia.

4. Pressupostos e princpios
O processo est de acordo com o Referencial proposto pelo Servio de Apoio de Melhoria das Escolas SAME da Faculdade de Educao e Psicologia da Universidade Catlica Portuguesa e enquadrado por um conjunto de pressupostos e princpios que permitem que a autoavaliao: a) seja contextualizada; b) tenha em conta os processos e no apenas os resultados; c) d voz a todos, mesmo aos que no tm acesso aos rgos de deciso, em condies de liberdade; d) se preocupe com os valores educativos centrando, por um lado, a sua ateno na captao do valor educativo dos programas, das relaes, das atividades e considerando, por outro, tudo aquilo que se relaciona com a dimenso autenticamente educativa (igualdade de direitos, diversidade, currculo oculto, entre outros). e) utilize diversos mtodos para reconstruir e analisar a realidade; f) esteja comprometida com os valores constitucionais; g) sejaum processo em que ningum tem o critrio exclusivo ou privilegiado da interpretao correta ou vlida da realidade; h) sejauma avaliao que no se deixa arrastar pela mstica dos nmeros; i) devautilizar uma linguagem simples; j) deva partir da iniciativa da Escola; k) deva ter como finalidade ltima a compreenso e a melhoria das prticas educativas; l) deva ser devolvida aos avaliados com o objetivo de ajustar propsitos e retificar prticas.

5. Planificao
Com a planificao prvia do processo de autoavaliao do Agrupamento, pretende-se que se mantenham afastados todos os perigos decorrentes de uma improvisao. Tal facto no poder, por sua vez, restringir o trabalho desenvolvido pela Equipa de Autoavaliao, vinculando-o ao cumprimento criterioso do plano traado. Assim, e como primeiro esboo, a planificao do processo de autoavaliao do Agrupamento de Escolas D. Pedro I centra-se nos seguintes aspetos:

5.1. Tempo de durao e fases do projeto


O processo de autoavaliao ir desenvolver-se ao longo do trinio 2011/2014, em trs fases. A primeira fase contempla o planeamento e a divulgao do projeto, na qual se prev: a constituio da Equipa de Autoavaliao representativa da comunidade educativa, onde se inclui o consultor externo da Faculdade de Educao e Psicologia da Universidade Catlica Portuguesa, na qualidade de amigo crtico, e a designao de um coordenador do projeto; a constituio da Comisso de Autoavaliao; o planeamento estratgico do processo de autoavaliao do Agrupamento; o aperfeioamento, aprovao e posterior divulgao do projeto. Numa segunda fase, prev-se a implementao do processo de autoavaliao: a aprovao e o aperfeioamento do Perfil de Autoavaliao da

Escola/Agrupamento (PAVE); a construo de instrumentos com vista recolha das percees dos elementos da comunidade educativa; a anlise da informao recolhida, levada a cabo pela Equipa e pela Comisso de Autoavaliao; a definio dos domnios a avaliar em profundidade, aps auscultao da Comisso de Autoavaliao;

a construo de instrumentos e listagem e utilizao dos dispositivos internos de avaliao j existentes (incluindo os inquritos de autossatisfao); a recolha e a interpretao dos dados; a elaborao e divulgao de relatrios informativos que descrevam os resultados da autoavaliao. A terceira fase do processo contempla a elaborao, divulgao e implementao de Planos de Melhoria, que dever, por sua vez, culminar com o planeamento da autoavaliao seguinte.

5.2. Tcnicas de recolha da informao


Envolta numa metodologia de projeto, prev-se que a Equipa de Autoavaliao recorra utilizao de diversas tcnicas de recolha de dados, entre as quais, de questionrios e entrevistas individuais e anlise documental, nomeadamente de documentos orientadores da vida do Agrupamento, atas e relatrios.

5.3. Atores a envolver


O processo de autoavaliao pretende, em ltima instncia, promover a participao e implicao de toda a comunidade educativa. No entanto, a coordenar o projeto, prev-se a criao de uma Equipa de Autoavaliao. Com mandatos de um ano letivo, com possibilidade de renovao, a referida equipa integrar os seguintes elementos: Coordenador da Equipa de Autoavaliao; Coordenador do Projeto Educativo TEIP; Consultor Externo da Universidade Catlica Portuguesa; Representante da Educao Pr-escolar; Representante do 1. Ciclo do Ensino Bsico; Representante do Departamento de Lnguas; Representante do Departamento de Cincias Sociais e Humanas; Representante do Departamento de Matemtica e Cincias Experimentais; Departamento de Expresses; Assessor Tcnico; 8

Secretria Executiva. As funes desta equipa so: motivar a comunidade educativa para a participao de todos; elaborar o Projeto de Autoavaliao, o PAVE e os Planos de Melhoria; acompanhar a implementao do projeto e informar, periodicamente, o Conselho Geral e/ou o Conselho Pedaggico do seu desenvolvimento; definir os instrumentos para recolha e tratamento da informao; elaborar os relatrios informativos, no final de cada ano letivo. Paralelamente, prev-se ainda a criao de uma Comisso de Autoavaliao, que se pretende que colabore com a equipa coordenadora do projeto na anlise e tratamento de dados e na identificao, em cada um dos domnios do perfil de autoavaliao, das reas em que necessria uma avaliao mais aprofundada. A referida comisso, com mandatos de um ano letivo, com possibilidade de renovao, integrar os seguintes representantes da comunidade educativa: um Coordenador da Equipa de Autoavaliao, nomeado pelo Diretor; dois membros da Direo Executiva; docentes do Agrupamento, a saber: um educador, um professor do 1. Ciclo, um professor do 2. Ciclo e um professor do 3. Ciclo; um representante dos pais/encarregados de educao indicado pela Unio de Pais e Encarregados de Educao D. Pedro I; um representante dos alunos do 9. ano; um representante do pessoal no docente; um representante da autarquia local convidado pela Direo do Agrupamento; o Coordenador de Projetos do Agrupamento; a Coordenadora do Centro de Recursos.

5.4. Referencial da avaliao


Pretende-se que o processo de autoavaliao incida sobre os diferentes nveis de funcionamento das Escolas/Agrupamento, mais concretamente sobre: os resultados das aprendizagens dos alunos, a prestao do servio educativo, os processos de organizao e gesto escolares e as relaes com o contexto. Assim, apresenta-se como referencial da avaliao, o seguinte perfil de autoavaliao:

10

Perfil de Autoavaliao 1. Resultados das aprendizagens Resultados acadmicos Desenvolvimento pessoal e social Disciplina e comportamento cvico Impacto das aprendizagens

2. Prestao do servio educativo Gesto do tempo da aprendizagem Articulao e sequencialidade Qualidade da aprendizagem e do ensino Apoio a dificuldades de aprendizagem

3. Processos de organizao e gesto escolares Liderana Gesto de recursos Pertinncia e adequao das atividades

4. Relaes com o contexto Perspetivas das famlias sobre a escola Escola e comunidade Escola e mundo do trabalho

Este perfil de avaliao considera as metas previstas no Projeto Educativo do Agrupamento e inspira-se no referencial do projeto Avaliao da Qualidade na Educao Escolar apresentado no livro Histria de Serena: Viajando rumo a uma Escola melhor, de John Macbeathetal. (Porto, Edies ASA, 2005) e no referencial de avaliao externa utilizado pela Inspeo Geral de Educao no ciclo avaliativo de 2006/2011.

11

6. Resultados Agrupamento

de

avaliaes

realizadas

no

Este Projeto concretiza-se em Planos Anuais de Autoavaliao. Estes Planos tero em conta os resultados da Avaliao Externa do Agrupamento realizada em 2008, o Inqurito de Satisfao aplicado aos docentes em julho de 2011 e o Perfil da Autoavaliao do Agrupamento concretizado em novembro de 2011.

6.1. Avaliao Externa (2008)


Pontos mais fortes
Os resultados das provas de aferio de Lngua Portuguesa nos 4. e 6. anos e de Matemtica no 6. ano, em 2007; A adoo e de de uma estratgia ao a

Pontos mais fracos


A dbil articulao inter e intradepartamental; A frgil articulao do Agrupamento com outras escolas do concelho; A ausncia de prticas consolidadas de ensino experimental das cincias; A insuficiente abrangncia dos

preventiva

combate

insucesso e abandono escolares; O envolvimento e

procedimentos autoavaliativos.

corresponsabilizao dos alunos na vida do Agrupamento; A definio de estratgias de ao com o objetivo de melhorar a

participao dos pais na vida escolar; A abordagem das diferenas numa perspetiva inclusiva; A liderana do Conselho Executivo.

12

6.2. Inqurito de Satisfao aos Docentes (julho 2011) Organizao e gesto


Vertentes mais valorizadas
Conselho de Turma e Conselho de Docentes; Departamento Curricular e Conselho de Docentes.

Vertentes menos valorizadas


Conselho Geral; Direo.

Ensino e aprendizagem
Vertentes mais valorizadas
Relao pedaggica; Asseio das salas de aulas.

Vertentes menos valorizadas


Tcnicas avaliao; Tipologia do trabalho. e instrumentos de

Cultura do Agrupamento
Vertentes mais valorizadas
O Agrupamento um lugar

Vertentes menos valorizadas


Os professores so reconhecidos quando desenvolvem um bom

disciplinado e seguro; Os professores so justos na

trabalho; A comunidade escolar envolve-se na tomada de deciso.

atribuio das classificaes.

Projetos do Agrupamento
Vertentes mais valorizadas
Realizar formaes nas novas As tecnologias existentes no

Agrupamento; Utilizao da plataforma moodle.

tecnologias. Atividades realizadas no Projeto TEIP tiveram impacto na comunidade.

Vertentes menos valorizadas


13

Problemas e aspetos positivos da escola


Vertentes mais valorizadas
Liderana da chefe das assistentes operacionais; Ausncia de faltas dos professores; Reduzido alunos. abandono escolar dos Desmotivao dos professores; Oferta de formao insuficiente.

Vertentes menos valorizadas


Pouco envolvimento de educao dos no

encarregados

acompanhamento dos trabalhos dos seus educandos;

6.3. Perfil daAutoavaliao do Agrupamento (novembro 2011) Resultados das aprendizagens


Vertentes mais valorizadas
Resultados acadmicos; Desenvolvimento pessoal e social; Impacto das aprendizagens.

Vertentes menos valorizadas


Disciplina e comportamento cvico

Prestao do servio educativo


Vertentes mais valorizadas
Gesto do tempo de aprendizagem; Articulao e sequencialidade; Qualidade da aprendizagem e do ensino.

Vertentes menos valorizadas


Apoio a dificuldades de

aprendizagem.

Processos de organizao e gesto escolares


Vertentes mais valorizadas
Liderana.

Vertentes menos valorizadas


Gesto de recursos; Pertinncia atividades. 14 e adequao das

Relaes com o contexto


Vertentes mais valorizadas
Perspetiva escola; Escola e comunidade. das famlias sobre a

Vertentes menos valorizadas


Escola e mundo do trabalho.

Vous aimerez peut-être aussi