Vous êtes sur la page 1sur 9

Lio 1

Futebol e religio no se discute!


Jos Roberto Bonome

Lio 1 - Futebol e religio no se discute!

Pra comeo de conversa!


Em breve teremos no Brasil mais uma copa do mundo de futebol. Construes de estdios, infra-estrutura da rede hoteleira e dos aeroportos j est sendo melhorada, os meios de comunicao divulgam diariamente o que est sendo feito para a copa de 2014, mas uma coisa todos os brasileiros temos em comum, queremos vencer e ser hexa campees.

Voc, como brasileiro, tambm ama futebol? Se sim, j deve ter percebido que no h consenso entre quais so os melhores times, e isso se d porque no futebol a emoo e o amor ao time fala mais alto que a situao real do time, por isso podemos dizer que futebol no se discute. Mas e a religio?

Em todas as partidas de futebol vemos jogadores fazendo gestos religiosos, falam em Deus e agradecem ao alto quando tm xito numa jogada. Isso acontece porque o futebol jogado por pessoas, por seres humanos dotados de sentimentos e crenas. Assim como o futebol, a crena que daqui para a frente chamaremos de f, algo de paixo, de amor, de sentimento, por isso mesmo as manifestaes de f precisam ser respeitadas, mesmo quando no concordamos com ela, mesmo quando discutimos pontos de vista divergentes. sobre a possibilidade de discutir religio que iremos conversar agora.

Afinal de contas, possvel discutir religio e futebol?


Naquele papo de fim de tarde, de hora feliz com seus amigos, quais os assuntos mais comuns da conversa? Esporte, poltica, lazer, trabalho... Voc j se perguntou por que as pessoas dizem que no se discute futebol e religio?

Talvez seja pelo fato de que se entende que tanto futebol quanto religio so assuntos de foro ntimo, de opinio pessoal. E embora seja comum ver pessoas discutindo futebol e emitindo suas opinies em defesa de seu time, no to comum ver pessoas, com o mesmo ardor, discutindo religio. A religio, diferente do futebol, tem princpios universais, valores que esto presentes nas diversas reas do conhecimento, influenciando consideravelmente as sociedades antigas e modernas. Por exemplo: no mundo ocidental, a religio crist predomina. possvel observar essa influncia nas leis, na mdia, na viso-de-mundo das pessoas e em seu comportamento.

Lio 1 - Futebol e religio no se discute!

Com efeito, os valores ticos e morais da sociedade so, em grande parte, fundamentados em preceitos religiosos. A origem, a existncia e a finalidade da vida so definidas pelo sentido que a religio lhes d. No h sociedade em que a religio esteja ausente, ora construda de uma maneira, ora de outra.

Futebol paixo, emoo! Nem sempre o time est bem, mas a paixo faz com que voc diga que seu time o melhor, e isso que gera discusses.

Religio mais que paixo e emoo, tambm razo. Esse conjunto de pressupostos paixo, emoo, razo, intuio, vontade, entre outros formam o que chamamos f.

A f um componente essencial ao ser humano. Adquirida e desenvolvida no ambiente familiar, na sociedade, como parte da composio gentica ou doada por Deus no importa a compreenso que voc tenha da origem da f ela est presente em todas as pessoas. Vamos pensar um pouco mais nesse assunto?

Lio 1 - Futebol e religio no se discute!

Para isso, necessrio que faamos algumas distines entre f e religio. Assim, de acordo com o filsofo Juvenal Arduini (1989): A f est procura da verdade, mesmo com muitas dvidas, mas a Religio acredita ter todas as respostas para todas as perguntas; Enquanto a f a abertura para a compreenso do mundo, a religio fecha essa compreenso do mundo pela sua dogmtica; Se a f inclui pessoas e as aceita como so, a religio exclui pessoas diferentes; A f tem um discurso que enfatiza a graa de Deus, mas a religio prega dvidas para com a divindade; A tolerncia com pensamentos discordantes s possvel ao indivduo que professa e vive a f, mas o religioso geralmente intolerante com pensamentos e aes opostas oficial; Tambm fato que a f fala do cotidiano, das coisas simples e compreensveis, mas a religio fala do sagrado sociolgico e nem sempre compreensvel s pessoas. Ento, voc pde perceber que possvel discutir religio, critic-la, ponderar sobre seus pressupostos, mas no se discute f.

Paul Tillich (1957) dizia ser parte da essncia da f a possibilidade da dvida, ou seja, qualquer doutrina aceita cegamente pode ser destruidora e contra os propsitos da autonomia dada por Deus ao homem. A definio crist de f que a f a certeza das coisas que se esperam e a convico de fatos que no so visveis. (Hebreus 11: 1). Pela f, o cristo vive e d exemplo de vida aos outros. A f tem origem no ouvir ou ler os registros bblicos, e sem a f impossvel agradar a Deus, ainda que a pessoa seja religiosa. Voc j pensou sobre qual a importncia da f para a vida das pessoas? E para sua vida? O fato que, atravs da f, possvel crer em coisas no acessveis aos sentidos. Vamos refletir juntos sobre isso?

Para que compreendamos como se d o sentimento religioso no interior das pessoas, preciso definir alguns fatores envolvidos nesse processo.

Lio 1 - Futebol e religio no se discute!

Mas vamos por partes:

O numinoso O que vem a ser isso? Com efeito, Rudolf Otto (1985) cria a palavra numinoso para designar fenmenos sagrados ou santos. Em cada religio, so encontrados elementos numinosos. Essa uma palavra aceita pela fenomenologia1 da religio. No Cristianismo, esse termo representa o objeto de devoo. No a racionalidade e no pode se desenvolver em conceitos. Poderia ser chamado de mysterium tremendum. O temor desse tremendo mistrio, dizia Lutero (sculo XVI), no provem seno daquele que espiritual, j que o homem natural no pode temer a Deus. Certamente, para ter respeito a Deus, necessrio que se acredite nele. Como algum pode dizer que respeita o que no acredita existir?!

Desta forma, como voc mesmo pde perceber, a experincia com o sagrado est condicionada a algum tipo de f. No cristianismo, acredita-se que a f vem pelo ouvir a palavra de Deus (Romanos 10:17). Nesse contexto, acreditar em Deus acreditar no numinoso. A Bblia ressalta essa atitude em Hebreus 11:6: sem f impossvel agradar a Deus, porquanto necessrio que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe.

Fenomenologia um mtodo de conhecimento.

Lio 1 - Futebol e religio no se discute!

Voc Sabia?

O peixe se tornou o smbolo do Cristianismo no primeiro sculo. A palavra grega IXTHYS, que pode ser traduzida pelo vocbulo portugus PEIXE, composta pelas letras iniciais dos termos que encerram a profisso de f dos primeiros cristos. I para Iesous = Jesus; X para Cristos; TH para Theos = Deus; Y para filho e S para Soter = salvador. A Palavra PEIXE corresponde a Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador.

Transcendncia e Imanncia Talvez voc no esteja muito familiarizado com esses termos; mas vamos pr os pingos nos is?... Transcendncia tudo aquilo que ultrapassa um determinado limite. O limite humano a razo e o mundo fsico; o que ultrapassar esse limite, transcende-nos. O que est alm da morte, transcende a vida, e assim por diante. Os seres espirituais transcendem os seres fsicos. Da dizer que Deus transcendente aos humanos. Por outro lado, Imanncia tudo aquilo que no ultrapassa um determinado limite. O ser humano imanente ao mundo. Quando se diz que algo imanente, significa dizer que est inserido num dado contexto ou ambiente; quando se diz que transcendente, significa dizer que est fora.

Na teologia (estudo ou discurso de Deus), Deus um ser que tem qualidades imanentes e transcendentes. Quando se diz: Deus amor, est-se a dizer que o amor imanente a Deus. Mesmo sendo imanente, o amor transcende e cobre todo o universo criado. Nenhuma criatura fica sem a demonstrao do amor de Deus; nenhum ser humano est desamparado do amor de Deus.

Lio 1 - Futebol e religio no se discute!

Voc consegue perceber, ento, a relao entre Transcendncia e Imanncia no mbito do amor divino?

Levando a diante nossa conversa, vamos pensar mais um pouco, de uma forma ainda mais pragmtica, sobre as implicaes da f em nossas vidas.

Objetivos da religio para o ser humano Dentre os diversos objetivos da religio, est a pacificao entre as pessoas por meio do reconhecimento de que todos os seres humanos so irmos, uma vez que foram criados por um nico Deus. Esse o ensino das trs grandes religies que tm influenciado o mundo ocidental: o Judasmo, o Cristianismo e o Islamismo. A religio busca civilizar, transferir e inculcar valores de convivncia, valores culturais, valores ticos de respeito propriedade, vida, de aceitao do outro. Mas existem pessoas que, em nome da religio, deturpam os objetivos da religio. Pessoas que tem interesses diversos daqueles ensinados pela literatura sagrada, que buscam justificar seus atos, manipulando a interpretao de escrituras sagradas.

O objetivo da religio melhorar a qualidade de vida das pessoas: qualidade ambiental, quando ensina que Deus criou todas as coisas; qualidade fsica, quando ensina que o humano a imagem e semelhana de Deus; qualidade espiritual, quando ensina, conforme 1 Pedro 2:5, que tambm vs mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdcio santo, a fim de oferecerdes sacrifcios espirituais agradveis a Deus por intermdio de Jesus Cristo.

Infelizmente a histria registra diversos momentos em que a religio produziu o oposto daquilo que seu objetivo. Esse, porm, no um problema da religio, mas sim um problema de religiosos. Voc j tinha pensado sobre essas questes antes? J avaliou a qualidade de vida que voc tem e em como isso se relaciona com sua perspectiva religiosa? Como voc tem se relacionado com os outros, nessa perspectiva?

Lio 1 - Futebol e religio no se discute!

Objetivo do ser humano para a religio Ser humano implica ser contingente, finito, limitado no tempo e no espao. A angstia desses limites produz, no humano, a necessidade de libertao dessas amarras culturais, dessas limitaes biolgicas, fsicas e somticas. A religio a tentativa de libertao do ser humano dessas situaes limtrofes. Pretende ser alvio das opresses sobre o corpo e sobre a alma. Atua na dimenso psicolgica das pessoas, a fim de produzir a f e a esperana nas coisas que esto alm das limitaes, naquilo que lhes transcendente. A religio, nesse sentido, pode ser entendida como libertadora.

Mas quando a religio manipulada por interesses humanos, tais como dinheiro, sucesso, fama e outros benefcios pessoais, ela deixa de ser autntica para ser exploradora. Infelizmente, muitas religies tm sido manipuladas por guias espirituais sem escrpulo, pessoas que tiram proveito da fragilidade humana, como nos adverte o evangelho de Mateus 7.15: Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarados em ovelhas, mas por dentro so lobos roubadores.

Por razes como essa, o objetivo do ser humano para a religio precisa ser repensado constantemente, a fim de que a religio esteja a servio da Humanidade e no a Humanidade a servio de religiosos. At aqui, temos discutido sobre vrios aspectos implicados na f e na religio, reavaliando as conseqncias destas em nossa vida cotidiana. Mas voc j teve curiosidade de saber em que se baseiam os pressupostos das diferentes religies? Veremos isso na prxima aula.

Lio 1 - Futebol e religio no se discute!

Encerrando o nosso papo...


Voc j percebeu que futebol e religio no se discutem, no entanto, a religio algo que precisa ser pensada como contribuio para as desigualdades sociais, para melhorar as relaes de incluso, para que todos tenham melhores condies de vida sobre esse minsculo planeta chamado Terra.

Assim como a bola est solta no gramado, o mundo est solto no universo. Dependendo de como os jogadores tratam a bola o espetculo mais bonito ou mais feio, da mesma forma o modo como tratamos o planeta indica se seremos melhor sucedidos ou fracassados. A religio esse algo a mais na cultura que possibilita trabalhar valores que contribuam para a dignidade humana, sobre isso possvel discutir sim!

Para saber mais


ARDUINI, Juvenal. Destinao Antropolgica. So Paulo: Paulinas, 1989 BONOME, J. Roberto. Cultura e Religio. Goinia/Anpolis: PUC/Unievanglica, 2010 FORELL, G. W. F Ativa no Amor. So Leopoldo: Sinodal/ Concrdia, 1985 HEGEL, W. F. F e Saber. So Paulo: Hedra, 2007 TILLICH, Paul. Dynamics of Faith. New York: Harper & Row Publishers, 1957

Textos complementares: 10,0 minutos)

1. O sagrado srie TV Globo vdeo (youTobe, http://www.youtube.com/watch?v=l5PcWRcmIy4&feature=related

Vous aimerez peut-être aussi