Vous êtes sur la page 1sur 15

Caractersticas Gerais dos Seres Vivos

Para ser considerado um ser vivo, esse tem que apresentar certas caractersticas:

Ser constitudo de clula; buscar energia para sobreviver; responder a estmulos do meio; se reproduzir; evoluir.

De acordo com o nmero de clulas podem ser divididas em:

Unicelulares - Bactrias, cianofitas, protozorios, algas unicelulares e leveduras. Pluricelulares - os demais seres vivos.

De acordo com a organizao estrutural, as clulas so divididas em:

Clulas Procariontes Clulas Eucariontes

Clulas Procariontes
As clulas procariontes ou procariticas, tambm chamadas de protoclulas, so muito diferentes das eucariontes. A sua principal caracterstica a ausncia de carioteca individualizando o ncleo celular, pela ausncia de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de no possurem compartimentos membranosos originados por evaginao ou invaginao. Tambm possuem DNA na forma de um anel no-associado a protenas (como acontece nas clulas eucariticas, nas quais o DNA se dispe em filamentos espiralados e associados histonas). Estas clulas so desprovidas de mitocndrias, plastdeos, complexo de Golgi, retculo endoplasmtico e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma. A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais:

Bactrias Cianofitas (algas cianofceas, algas azuis ou ainda Cyanobacteria) PPLO ("pleuro-pneumonia like organisms") ou Micoplasmas

Clulas incompletas
As bactrias dos grupos das rickettsias e das clamdias so muito pequenas, sendo denominadas clulas incompletas por no apresentarem capacidade de auto-duplicao independente da colaborao de outras clulas, isto , s proliferarem no interior de outras clulas completas, sendo, portanto, parasitas intracelulares obrigatrios. Diferente dos vrus por apresentarem:

conjuntamente DNA e RNA; parte da mquina de sntese celular necessria para reproduzirem-se; uma membrana semipermevel, atravs da qual realizam as trocas com o meio envolvente.

Obs.: j foram encontrados vrus com DNA, adenovirus, e RNA, retrovrus, no entanto so raros, os vrus que possuem DNA e RNA simultaneamente.

Clulas Eucariontes
As clulas eucariontes ou eucariticas, tambm chamadas de euclulas, so mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vrios tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados so dotados deste tipo de clulas. altamente provvel que estas clulas tenham surgido por um processo de aperfeioamento contnuo das clulas procariontes. No possvel avaliar com preciso quanto tempo a clula "primitiva" levou para sofrer aperfeioamentos na sua estrutura at originar o modelo que hoje se repete na imensa maioria das clulas, mas provvel que tenha demorado muitos milhes de anos. Acredita-se que a clula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada relao tamanho funcionamento era necessrio que crescesse. Acredita-se que a membrana da clula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginaes da sua superfcie, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao redor do bloco inicial at o ponto de formarem a intrincada malha do retculo endoplasmtico. Dali ela teria sofrido outros processos de dobramentos e originou outras estruturas intracelulares como o complexo de Golgi, vacolos, lisossomos e outras.

Quanto aos cloroplastos (e outros plastdeos) e mitocndrias, atualmente h uma corrente de cientistas que acreditam que a melhor teoria que explica a existncia destes orgnulos a Teoria da Endossimbiose, segundo a qual um ser com uma clula maior possua dentro de s uma clula menor mas com melhores caractersticas, fornecendo um refgio menor e esta a capacidade de fotossintetizar ou de sintetizar protenas com interesse para a outra.

Os niveis de organizao das Clulas Eucariotas


Nesse grupo encontram-se:

Clulas Vegetais (com cloroplastos e com parede celular; normalmente, apenas, um grande vacolo central) Clulas Animais (sem cloroplastos e sem parede celular; vrios pequenos vacolos)

Caractersticas Gerais dos Seres Vivos


Como voc pode distinguir um ser vivo de um ser inanimado?
Os seres vivos compartilham algumas caractersticas em comum. Veja abaixo.

Organizao Celular
Com exceo dos vrus, todos os seres vivos so formados por clulas. Clula a menor parte com forma definida que constitui um ser vivo dotada de capacidade de auto-duplicao (pode se dividir sozinha). So as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Podem ser comparadas aos tijolos de uma casa. As clulas, em geral, possuem tamanho to pequeno que s podem ser vistas por meio de microscpio. Dentro delas ocorrem inmeros processo que so fundamentais para manter a vida. Os seres humanos possuem aproximadamente 100 trilhes de clulas; um tamanho de clula tpico o de 10 m (1 m = 0,000001m); uma massa tpica da clula 1 nanograma (1ng = 0,000000001g). A maior clula conhecida a gema do ovo de avestruz. Um ovo de avestruz, de tamanho mdio, tem 15 cm de comprimento, 12 cm de largura, e peso de 1.4 kg. So os maiores ovos de uma espcie viva (e as maiores clulas nicas), embora eles sejam na verdade os menores em relao ao tamanho da ave.

Composio qumica
Est representada por:

Substncias inorgnicas: gua e sais minerais. Substncias orgnicas (possuem o carbono como elemento principal): carboidratos, lipdios, protenas, cidos nuclicos e vitaminas.

A composio qumica aproximada da matria viva de 75 a 85% de gua; 1% de sais minerais; 1% de carboidratos; 2 a 3% de lipdios; 10 a 15% de protenas e 1% de cidos nuclicos.

Nmero de clulas

Todos os seres vivos so constitudos de clulas, mas o nmero de clulas varia de um ser para outro. Existem os seres unicelulares, a palavra unicelular tem origem no latim uni, que significa "um, nico". Esse so as bactrias, as cianobactrias, protozorios, as algas unicelulares e as leveduras.

Bactria Escherichia coli, vista em microscpio eletrnico, ser unicelular.

Formas das clulas dos protozorios, seres unicelulares.

Os seres pluricelulares so formados por vrias clulas, a palavra pluricelular tem origem no latim pluri, que significa "mais, maior"

A cebola um vegetal, portanto um ser

Corte do tecido da cebola, mostrando as vrias clulas

pluricelular.p

colocadas uma ao lado da outra.


l

Tipos de clulas
Os diferentes tipos de clulas podem ser classificadas em duas categorias quanto a sua organizao do ncleo.

Clulas procariotas - no apresenta uma membrana envolvendo o ncleo, portanto o contedo nuclear permanece mistura com os outros componentes celulares. Os nicos pertencentes a esse grupo so as bactrias, as cianofitas e as micobacterias. Clulas Eucariotas - no ncleo da clula eucariota fica "guardado" o material gentico e, em volta do ncleo existe uma membrana que o separa do citoplasma.

No citoplasma dessa clulas podem ser encontradas diversas estruturas membranosas.

Desenhos ilustrando a diferena de uma clula procariota (acima) e eucariota (a baixo).

esquerda, temos representado uma clula eucaritica vegetal e direita uma clula eucaritica animal

Quer saber mais sobre clulas eucariotas e procariotas?

Os nveis de organizao das Clulas Eucariotas

A maioria dos seres pluricelulares possuem clulas especializadas para exercer algum tipo de funo no organismo, como, por exemplo, captar o oxignio. Essas clulas so organizadas em tecidos especficos e algumas vezes em rgos. Vejamos o esquema: A clula a menor parte dos seres vivos. As estruturas das clulas garantem o funcionamento de todo o organismo.

Clulas pulmonares vista em microscpio e coloridas artificialmente.

O tecido formado por conjuntos de um ou mais tipos de clulas, que podem ter diferentes funes.

Tecido epitelial, mostrandoem roxo o ncleo das clulas que compe o tecido, vista em microscpio e coloridas artificialmente.

O rgo composto de diferentes tipos de tecido. Entre os rgos, podemos citar: corao, crebro, rins e olhos, cada um exercendo papel especfico.

Representao do rgo pulmo, formado por tecidos pulmonares.

Um sistema formado por vrios rgos que, em conjunto, exercem determinadas "funes", tais como locomoo, respirao e circulao.

Esquema simplificado do sistema respiratrio.

Os sistemas funcionam associados para prover vida ao organismo.

Busca de energia
Alm da organizao celular, os organismos para se manterem vivos precisam de energia, que obtida a partir dos alimentos ou da fotossntese. O modo em que os organismos obtm o alimento pode ser classificados como:

Auttrofos: Os seres vivos, como plantas e as algas que realizam a sua nutrio por meio da fotossntese. Hetertrofos: Os seres vivos, que buscam energia se alimentando de outros seres vivos pois so incapazes de produzir energia sozinhos (atravs da fotossntese).

Capacidade de responder a estmulos


Os seres vivos devem ter a capacidade de responder a estmulos. E essa reao feita das mais variadas formas. As plantas, por exemplo, no possuem sistema nervoso, por isso tm respostas menos elaboradas que as dos animais, mas ela pode reagir com movimentos, como ocorre com a

dormideira ou sensitiva, que se fecha quando tocada; ou ainda apresentar um fenmeno conhecido como fototropismo (crescimento da planta orientado pela luz).

Fototropismo, crescimento da planta orientado pela luz.

A essa capacidade de responder a estmulos do meio ambiente chamamos de irritabilidade. Os animais apresentam respostas mais complexas aos estmulos do meio ambiente porque apresentam sistema nervoso. Possuem sensibilidade. Ns somos capazes de distinguir sons, cores, cheiros e gostos, alm de outras coisas. Mesmo os animais que no possuem a viso, a audio ou outros sentidos bem desenvolvidos podem apresentar estruturas que lhes permitem perceber o ambiente a sua volta. As planrias, um tipo de verme achatado, no-parasita, por exemplo, no possuem olhos mas apresentam ocelos, estruturas que no formam imagens, mas fornecem uma percepo de luminosidade, permitindo que elas se orientem pela luz.

Reproduo
A reproduo uma das caractersticas comuns a todas as espcies de seres vivos. Ter filhotes, isto , ter descendentes, importante para garantir a ocupao do ambiente e para se manter como espcie. Se no deixa descendentes, medida que os indivduos mais velhos vo morrendo, a espcie tende a desaparecer. Da a importncia da reproduo para a manuteno da existncia da espcie. Por isso devem ser valorizados projetos de preservao como o Projeto Tamar do Ibama. Esse projeto visa preservar as tartarugas marinhas acompanhando a poca de desova, cuidando dos ninhos, e fazendo campanhas para a proteo desses animais para garantir a sua reproduo e conseqentemente a manuteno da espcie.

Tipos de reproduo Reproduo sexuada aquela em que h participao de clulas especiais, os gametas. Os gametas so clulas que carregam parte do material gentico que formar um novo ser. No animal, o gameta masculino o espermatozide e o gameta feminino o vulo. A unio dos gametas, que d origem a um novo ser, chama-se fecundao. A fecundao pode ser interna, ou seja o gameta masculino encontra o gameta feminino dentro do corpo da fmea, ou externa, ou seja o gameta masculino encontra o gameta feminino fora do corpo da fmea.

Reproduo sexuada de sapos com fecundao externa.

O sapo macho massageia o abdmen da fmea para que essa libere seus vulos na folha enquanto o macho deposita os espermatozides sobre eles. A reproduo assexuada no envolve estas etapas especiais, os gametas; depende apenas das clulas. A regenerao, um tipo de reproduo assexuada, ocorre, por exemplo, nas planrias.

Renerao em planrias: se o corpo desse animal for cortado em alguns pedaos, cada um deles pode originar uma planria inteira.
A reproduo sexuada mais vantajosa para a espcie que a assexuada. Enquanto a reproduo assexuada origina indivduos geneticamente iguais aos seus antecessores, a reproduo sexuada produz indivduos diferentes dos seus pais. Por exemplo, voc no exatamente igual ao seu pai nem a sua me, embora possa apresentar muitas caractersticas de cada um deles.

A variabilidade gentica, produzida pela reproduo sexuada, sempre vantajosa, pois aumenta a chance de adaptao da espcie a possveis modificaes do ambiente. A variabilidade gentica fundamental para a evoluo dos organismos. Entenda isso melhor!

Evoluo

Uma caracterstica comum a todos os seres vivos, segundo as teorias evolucionistas, a capacidade de evoluo. A evoluo dos seres vivos o processo do desaparecimento ou do surgimento de novas espcies devido a variabilidade gentica. Esse processo muito lento e pode levar at milhares de anos por isso difcil de acompanhar o processo de evoluo.

O que variabilidade gentica?


Se observarmos atentamente, veremos que, por mais semelhantes que possam, ser os indivduos de uma populao apresentam algumas diferenas entre si. Chamamos essas diferenas entre os seres de variabilidade. Vamos pensar no bicho-pau. Esse animal muito parecido com um graveto de uma rvore que, muitas vezes, difcil distingui-lo do ambiente. Para este inseto, ser semelhante a um graveto uma vantagem, pois ele pode camuflar-se no ambiente e no ser notado por seus predadores. Mesmo na populao de bichos-paus, existem diferenas entre os indivduos. Aqueles menos parecidos com os gravetos das rvores sero mais caados pelos predadores, portanto tero chances menores de conseguir se reproduzir. Se somente os bichos-paus mais parecidos com os gravetos conseguirem se reproduzir essa caracterstica ser passada para a nova gerao (ou para os prximos bichos-paus), continuando na populao.

O aparecimento e o aumento da variabilidade entre os seres devem-se principalmente ocorrncia de mutaes e reproduo sexuada. As mutaes - alteraes que ocorrem ao acaso no material gentico dos seres vivos provocam o aparecimento de novas caractersticas. Estas novas caractersticas podem ser vantajosas para a adaptao do ser ao ambiente ou no. Esse fenmeno de sobrevivncia dos seres mais aptos - isto , melhor adaptados - o que Charles Darwin (1809-1882) chamou de seleo natural. "Mais apto" no significa ser "mais forte". O mais apto, em certos ambientes, pode ser o com menor tamanho; o que consegue camuflar-se, o que tem mais filhotes; enfim, o que tem caractersticas que favorecem a vida e a reproduo no ambiente onde ele vive. De acordo com Darwin, o processo de seleo natural age constantemente. A cada modificao no ambiente, possvel haver indivduos, antes adaptados, que no suportem as novas condies ambientais. Por exemplo, uma mudana drstica no ambiente aqutico a poluio, desta maneira peixes antes adaptados as condies da gua s iro sobreviver se tiverem "algo" a mais que os permita viver no ambiente poludo. Este "algo" a mais pode ser a caracterstica de

suportar metais txicos na gua, que anteriormente no lhe trazia vantagem na reproduo, mas agora traz porque ele consegue sobreviver naquele ambiente.

No decorrer do tempo ainda possvel que uma populao se modifique tanto a ponto de ser considerada uma nova espcie.

A Teoria de Darwin
Charles Darwin (1809-1882), naturalista ingls, desenvolveu uma teoria evolutiva que a base da moderna teoria sinttica: a teoria da seleo natural. Segundo Darwin, os organismos mais bem adaptados ao meio tm maiores chances de sobrevivncia do que os menos adaptados, deixando um nmero maior de descendentes. Os organismos mais bem adaptados so, portanto, selecionados para aquele ambiente.

Os princpios bsicos das idias de Darwin podem ser resumidos no seguinte modo:

Os indivduos de uma mesma espcie apresentam variaes em todos os caracteres, no sendo, portanto, indenticos entre si. Todo organismo tem grande capacidade de reproduo, produzindo muitos descendentes. Entretanto, apenas alguns dos descendentes chegam idade adulta. O nmero de indivduos de uma espcie mantido mais ou menos constante ao longo das geraes. Assim, h grande "luta" pela vida entre os descendentes, pois apesar de nascerem muitos indivduos poucos atingem a maturalidade, o que mantm constante o nmero de indivduos na espcie.

Na "luta" pela vida, organismos com variaes favorveis s condies do ambiente onde vivem tm maiores chances de sobreviver, quando comparados aos organismos com variaes menos favorveis.

Os organismos com essas variaes vantajosas tm maiores chances de deixar descendentes. Como h transmisso de caracteres de pais para filhos, estes apresentam essas variaes vantajosas. Assim, ao longo das geraes, a atuao da seleo natural sobre os indivduos mantm ou melhora o grau de adaptao destes ao meio.

A Teoria sinttica da evoluo

A Teoria sinttica da evoluo ou Neodarwinismo foi formulada por vrios pesquisadores durante anos de estudos, tomando como essncia as noes de Darwin sobre a seleo natural e incorporando noes atuais de gentica. A mais importante contribuio individual da Gentica, extrada dos trabalhos de Mendel, substituiu o conceito antigo de herana atravs da mistura de sangue pelo conceito de herana atravs de partculas: os genes. A teoria sinttica considera, conforme Darwin j havia feito, a populao como unidade evolutiva. A populao pode ser definida como grupamento de indivduos de uma mesma espcie que ocorrem em uma mesma rea geogrfica, em um mesmo intervalo de tempo. Para melhor compreender esta definio, importante conhecer o conceito biolgico de espcie: agrupamento de populaes naturais, real ou potencialmente intercruzantes e reprodutivamente isolados de outros grupos de organismos. Quando, nesta definio, se diz potencialmente intercruzantes, significa que uma espcie pode ter populaes que no cruzem naturalmente por estarem geograficamente separadas. Entretanto, colocadas artificialmente em contato, haver cruzamento entre os indivduos, com descendentes frteis. Por isso, so potencialmente intercruzantes. A definio biolgica de espcie s valida para organismos com reproduo sexuada, j que, j que, no caso dos organismos com reproduo assexuada, as semelhanas entre caractersticas morfolgicas que definem os agrupamentos em espcies. Observando as diferentes populaes de indivduos com reproduo sexuada, pode-se notar que no existe um indivduo igual ao outro. Excees a essa regra poderiam ser os gmeos univitelnicos, mas mesmo eles no so absolutamente idnticos, apesar de o patrimnio gentico inicial ser o mesmo. Isso porque podem ocorrer alteraes somticas devidas ao do meio. A enorme diversidade de fentipos em uma populao indicadora da variabilidade gentica dessa populao, podendo-se notar que esta geralmente muito ampla. A compreenso da variabilidade gentica e fenotpica dos indivduos de uma populao fundamental para o estudo dos fenmenos evolutivos, uma vez que a evoluo , na realidade, a transformao estatstica de populaes ao longo do tempo, ou ainda, alteraes na frequncia dos genes dessa populao. Os fatores que determinam alteraes na frequncia dos genes so denominados fatores evolutivos. Cada populao apresenta um conjunto gnico, que sujeito a fatores evolutivos , pode ser alterado. O conjunto gnico de uma populao o conjunto de todos os genes presentes nessa populao. Assim, quanto maior a variabilidade gentica. Os fatores evolutivos que atuam sobre o conjunto gnico da populao podem ser reunidos duas categorias:

Fatores que tendem a aumentar a variabilidade gentica da populao: mutao gnica, mutao cromossmica, recombinao; Fatores que atuam sobre a variabilidade gentica j estabelecida: seleo natural, migrao e oscilao gentica.

A integrao desses fatores associada ao isolamento geogrfico pode levar, ao longo do tempo, ao desenvolvimento de mecanismos de isolamento reprodutivo, quando, ento, surgem novas espcies. Nos captulos seguintes, esses tpicos sero abordados com maiores detalhes.

Vous aimerez peut-être aussi