Vous êtes sur la page 1sur 14

Envelhecimento Ativo: mudar o presente para ganhar o futuro

- Seminrio_Mura-

Paula Cruz 19 Outubro 2011

Misso da EAPN Portugal

Defender os direitos humanos fundamentais e garantir que todos tenham as condies necessrias ao exerccio da cidadania e a uma vida digna, promovendo a luta contra a pobreza e a excluso social, o trabalho em rede e o envolvimento de toda a sociedade civil.

www.eapn.pt

www.eapn.pt

Propostas do GT do Envelhecimento Ativo


1. Produo de conhecimento em torno do contnuo envelhecimento demogrfico e da situao social das pessoas idosas; As polticas orientadas para o envelhecimento ativo; A interveno na problemtica do envelhecimento; Informar, Sensibilizar e Formar para dar resposta aos problemas e expectativas decorrentes do envelhecimento.
www.eapn.pt

2. 3. 4.

1 Produo de conhecimento
Plataforma do fenmeno do envelhecimento; Participao das pessoas idosas (Conselho Consultivo) as pessoas idosas so advogadas da sua prpria causa; Favorecer a criao de condies ao nvel dos diversos Ministrios para a auscultao/participao das pessoas idosas; Guia do Envelhecimento Ativo.

www.eapn.pt

2 Polticas orientadas para o EA


Definio de uma Poltica transversal de Envelhecimento; Definio de indicadores de carcter qualitativo de avaliao das polticas e medidas existentes; Definio de Indicadores sectoriais que permitam o acompanhamento e a monitorizao da implementao das estratgias de envelhecimento ativo. Estratgia integrada de combate pobreza das pessoas idosas; Dinamizao do empreendedorismo snior e incentivo a situaes de empreendedorismo intergeracional.
www.eapn.pt

3 A interveno na problemtica do envelhecimento


Poltica de qualidade das respostas sociais; Promoo do trabalho em Parceria; Promoo de mudanas internas nos servios atualmente existentes; Criao de mais e melhores servios de apoio s pessoas idosas na sua prpria casa; Criao de espaos para a participao cvica; Desguetizar os espaos pblicos que operam com base em factores etrios; Cidades Amigas dos Idosos.
www.eapn.pt

4 Informar, Sensibilizar e Formar


Aposta na formao contnua dos profissionais; Reconhecimento e valorizao dos profissionais; Mais suporte, formao e informao especfica aos cuidadores informais; Campanhas Nacionais de sensibilizao; Incentivar a Solidariedade Intergeracional.

www.eapn.pt

Alguns passos

Sensibilizao da sociedade. Plano Nacional de Sade 2011-2016. Plano Nacional de Reforma Portugal 2020. Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Geraes (2012). Formao em Envelhecimento Ativo.
www.eapn.pt

2012_Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre geraes


Sensibilizao, identificao e disseminao de boas prticas, assim como promover o lobby junto dos decisores polticos no sentido de promover o envelhecimento ativo e a solidariedade entre geraes.
sensibilizao relativamente ao contributo que as pessoas idosas podem dar sociedade identificao e disseminao de boas prticas mobilizao dos decisores polticos e outros stakeholders relevantes na promoo de um envelhecimento ativo apelar para uma maior cooperao e solidariedade entre geraes.
www.eapn.pt

2012_Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre geraes

reas privilegiadas: Promover o EA ao nvel do emprego Promover o EA na sociedade/comunidade Promover um envelhecimento saudvel e uma vida independente Incentivar a solidariedade entre geraes

www.eapn.pt

http://ec.europa.eu/social/ey2012

www.eapn.pt

http://www.age-platform.eu/en

www.eapn.pt

EAPN Portugal / Rede Europeia AntiPobreza Paula Cruz Rua de Costa Cabral, 2368 | 4200-218 Porto Telf: 225420800 Fax. 225403250 e.mail: paula.cruz@eapn.pt

Aveiro Leiria Viseu

. Beja . Braga . Bragana . Castelo Branco . Coimbra . vora . Faro . Guarda . Lisboa . Portalegre . Porto . Santarm . Setbal . Viana do Castelo . Vila Real .

www.eapn.pt

Vous aimerez peut-être aussi