Vous êtes sur la page 1sur 15

Manual

Configurao Samba
tutorial de instalao

Samba - Linux

Francisco Willian Saldanha


Analista de Teste de Sistemas

MEC/SEED/DITEC/CETE

Manual

Configurao Samba
tutorial de instalao Samba - Linux

Produzido por:

Francisco Willian Saldanha


Analista de Teste de Sistemas

MEC/SEED/DITEC/CETE Ultima reviso: 18 de agosto de 2008

Atribuio-Uso No-Comercial-Vedada a Criao de Obras Derivadas 3.0 Unported

Introduo

Este um tutorial para a instalao do SAMBA e mais alguns aplicativos para compartilhamento de arquivos entre mquinas LINUX com LINUX e LINUX com WINDOWS. O Samba um software servidor criado para o Linux. Baseados em Unix permite o gerenciamento e compartilhamento de recursos de redes formadas por computadores com sistemas operacionais diversos. Com o Samba possvel compartilhar arquivos, compartilhar impressoras e controlar o acessos a recursos de redes com confiabilidade e segurana.

Adicionando repositorios e Instalando o Samba


Vamos iniciar adicionando alguns repositrios onde se encontram estes aplicativos, isto dever ser feito como administrador. Clique em INICIAR / CONFIGURAES / GERENCIADOR DE ARQUIVOS (MODO SUPER-USURIO).

Configurao de Impressora

Ser solicitado a senha de administrador, digite qwe123 e depois clique em OK.

Agora vamos editar o arquivo onde fica os sites em que esto hospedados os aplicativos, digite na barra de localizao /etc/apt ir aparecer vrios arquivos, vamos trabalhar com arquivo que se chama sources.list.

O Linux Educacional possui como padro o repositrio apontando para o cdrom, devemos comentar esta linha adicionando no incio dela o caractr # e depois vamos adicionar as linhas dos novos repositrios, vou listar alguns: deb http://ftp.debian.org/debian etch main contrib non-free e deb http://ftp.br.debian.org/debian etch main contrib non-free depois clique em salvar e feche o arquivo.

Configurao Samba

Devemos fazer a atualizao dos repositrios, para isso vamos utilizar o console, clique em INICIAR depois em CONFIGUARES e TERMINAL (Konsole).

A atualizao dever ser feita como administrador, ento digite su ser solicitado a senha de administrador digite qwe123 e depois pressione a tecla enter, logo aps digite aptget update e aguarde.

Quando finalizar a atualizao da lista dos repositrios, feche o terminal.

Configurao Samba

Vamos instalar os aplicativos necessrios, para isso devemos executar o aplicativo chamado adept, clique em INICIAR e depois EXECUTAR COMANDO.

Digite o seguinte comando: kdesu adept_manager e clique em executar, ser solicitado a senha de administrador, digite a senha e clique em ok.

Configurao Samba

Agora vamos instalar os aplicativos necessrios, digite o nome do aplicativo e solicite a instalao, exemplo: digite samba e ir aparecer esta tela, clique em samba e ser exibida algumas informaes, clique em Request Install, o campo requested passar de no change para install, faa o mesmo com os outros aplicativos. Os aplicativos que vamos utilizar so: samba, samba-common, libsmbios1, smbclient, smbfs, kdenetwork, kdenetworkfilesharing, kdeadmin, e o ssh, Finalmente mande aplicar as mudanas clicando em Apply Changes e aguarde.

Configurao Samba

Ser solicitado um de grupo de trabalho, o ideal que tenha um nico grupo de trabalho para facilitar a localizao depois, digite o nome que desejar e clique em OK

Ao surgir esta tela clique em No, para que o samba server no utilize as informaes do DHCP.

Agora crie o arquivo que deseja compartilhar em seu diretrio, por exemplo crie a pasta samba no diretrio /home/professor, depois clique com o boto direito e v em propriedades.

Configurao Samba

Vamos alterar as permisses de acesso, se no, a pasta ser compartilhada e no ter acesso. Clique na aba Permisses e altere o Grupo e Outros para: Pode ver e Modificar o Contedo depois clique em OK.

Vamos alterar as permisses de acesso, se no, a pasta ser compartilhada e no ter acesso. Clique na aba Permisses e altere o Grupo e Outros para: Pode ver e Modificar o Contedo depois clique em OK.

Agora clique na aba Compartilhamento e clique em iniciar Applet e depois em OK ir surgir uma tela para compartilhamento via web clique em cancelar.

Configurao Samba

Agora clique na aba Compartilhar, depois clique em configurar o compartilhamento de arquivo, ser solicitado a senha de administrador, digite a senha e clique em OK.

Marque Enable Local Network File Sharing, mude para Compartilhamento Avanado marque usar Samba (Microsoft Windows e depois clique Adicionar).

10

Configurao Samba

Agora selecione a pasta que ser compartilhada e clique em OK.

Marque Compartilhar com Samba e marque Pblico e Escrita (se desejar que seja adicionado arquivos pastas etc..) depois clique em OK.

Pronto, a pasta foi adicionada, agora clique em Aplicar e depois OK para que o samba reinicie e disponibilize o compartilhamento pela rede.

Configurao Samba

11

Agora temos que fazer uma alterao no arquivo do samba para que ele funcione corretamente. V em INICIAR, CONFIGURAES e depois em GERENCIADOR DE ARQUIVOS (Modo Super-Usurio).

Na barra de localizao digite /etc/samba, depois clique para abrir o arquivo chamado smb.conf.

Localize a linha que contm ########Domains####### e acima dela adicione a seguinte linha: map to guest = bad user (tudo em letras minsculas, conforme acima, para que aceite os usurios do Windows. ) Clique em salvar e feche o arquivo.

12

Configurao Samba

Agora vamos reiniciar o Samba, abra um console digite su para mudar para administrador, digite a senha e depois digite /etc/init.d/samba restart e pressione a tecla Enter.

Vamos adicionar um mini-aplicativo que ser bastante til para localizar compartilhamentos pela rede, clique com o boto direito na barra do painel e escolha a opo Adicionar miniaplicativo ao painel.

Escolha Pastas de Rede e clique em Adicionar ao Painel.

Ir surgir uma tela com todos os grupos disponveis na rede. Escolha o grupo em que se encontra a mquina que deseja compartilhar, no exemplo anterior foi utilizado o grupo Workgroup. Clique nele para abrir.

Configurao Samba

13

Vo surgir varias mquinas, inclusive a que foi feita agora por ns e as mquinas Windows compartilhadas pela rede, clique para abrir a mquina desejada.

Aqui est a pasta que foi criada e compartilhada, clique nela para ver o seu contedo.

FIM

14

Configurao Samba

Este material est protegido sob licena CREATIVE COMMONS

Atribuio-Uso No-Comercial-Vedada a Criao de Obras Derivadas 3.0 Unported Voc copiar, distribuir, exibir e executar a obra

Sob as seguintes condies: Atribuio. Voc deve dar crdito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante. Uso No-Comercial. Voc no pode utilizar esta obra com finalidades comerciais. Vedada a Criao de Obras Derivadas. Voc no pode alterar, transformar ou criar outra obra com base nesta.

Para cada novo uso ou distribuio, voc deve deixar claro para outros os termos da licena desta obra. Qualquer uma destas condies podem ser renunciadas, desde que Voc obtenha permisso do autor. Nothing in this license impairs or restricts the authors moral rights.

Qualquer direito de uso legtimo (ou fair use) concedido por lei, ou qualquer outro direito protegido pela legislao local, no so em hiptese alguma afetados pelo disposto acima

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/deed.pt

Qualquer direito de uso legtimo (ou fair use) concedido por lei, ou qualquer outro direito protegido pela legislao local, no so em hiptese alguma afetados pelo disposto acima.
Este um sumrio para leigos da Licena Jurdica (na ntegra: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/br/legalcode).

Vous aimerez peut-être aussi