Vous êtes sur la page 1sur 7

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Instalaes Elctricas (2009/2010) Exame (poca de Recurso)

08.Fev.2010

Nome:________________________________________________________ Parte Terica (sem consulta)


Durao: Parte 1 40 minutos (j com tolerncia): Parte 2 25 minutos (j com tolerncia) Cotaes: Parte 1 8 val.; Parte 2 4 val. Parte 1 (45 Questes: todas com a mesma cotao) Assinale na quadrcula esquerda de cada questo, V (se a afirmao correcta) ou F (se a afirmao incorrecta), sendo que cada resposta errada desconta 33% da cotao de uma resposta correcta.
Num contactor, um contacto NF, temporizado ao repouso, permanece aberto mais algum tempo depois de ter sido cortada a alimentao bobine. Num contactor, com dois contactos NF e dois NA, eles podem ser assim numerados: 11-21; 12-22. Para o esquema de arranque estrela-tringulo de um motor so usados dois contactores de potncia e um contactor auxiliar. Na proteco contra sobrecargas de um motor, pode dispensar-se o rel trmico se forem usados fusveis aM. Um contactor um aparelho de corte de comando no mecnico. Para a sinalizao luminosa da avaria (sobrecarga) de um motor, a lmpada no deve estar em paralelo com a bobine do contactor de comando daquele. Para garantir a ligao simultnea de 6 motores, em lgica cablada, deve usar-se um contactor auxiliar para o efeito. Numa instalao colectiva de um edifcio em que h portinhola, os equipamentos seguintes aparecem por esta ordem, de montante para jusante: Portinhola, Troo comum, Quadro de colunas, Caixa de Colunas, Contador, Disjuntor de Entrada (DLP), Quadro de Entrada. Numa instalao fabril com posto de transformao privativo, o Quadro Geral de Baixa Tenso ser, normalmente, do tipo Quadro Aberto. Numa instalao alimentada a partir da Rede de Distribuio de Baixa Tenso, haver sempre portinhola. Numa instalao colectiva, o Quadro de Entrada da mesma tambm designado por Quadro de Colunas. Numa instalao colectiva com 8 habitaes e Servios Comuns, haver 9 entradas, mesmo que no haja coluna montante. Numa instalao colectiva pode verificar-se, nomeadamente, um dos seguintes casos: inexistncia de coluna montante; uma coluna montante; duas colunas montantes. Os cdigos IP e IK fazem a classificao de um invlucro, respectivamente, no que se refere ao grau de proteco contra penetrao de corpos slidos e contra a penetrao de lquidos. Um invlucro em ao ter um maior IP do que um invlucro em Plstico. Uma rede de mdia tenso urbana, tpica, caracterizada por ter os PTs agrupados em cachos e uma explorao em anel. Um PT alimentado por linha area pode no ser do tipo montado em poste. Os equipamentos de um PT, de montante para jusante, podem ser os seguintes: Pra-raios, Disjuntor, Seccionador, Transformador, Contador, Quadro.

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Instalaes Elctricas (2009/2010) Exame (poca de Recurso)
da canalizao e no fim da canalizao.

08.Fev.2010

Na verificao da, chamada, condio de sobrecarga, com disjuntores, devemos estudar dois curto-circuitos: no incio Um disjuntor de poder de corte 6 kA, pode ser instalado, em certas circunstncias, num quadro em que a corrente de curto-circuito mxima seja de 8 kA. Na curva C dos disjuntores (Zona de transio entre 5 In e 10 In), uma corrente de 4 In no far actuar o aparelho. Na curva C dos disjuntores (Zona de transio entre 5 In e 10 In), uma corrente de 12 In far actuar o aparelho, mas sem segurana garantida. O seccionador um aparelho de corte, mas sem poder de corte. Num interruptor, a abertura dos circuitos pode ser feita por disparo do aparelho ou por manobra. Um contactor um aparelho dotado de poder de corte para correntes de servio ou de sobrecarga. Dois disjuntores domsticos esto situados em dois quadros, um a montante do outro. Sabe-se que h selectividade parcial entre aqueles disjuntores. Logo, quando um defeito ocorre a montante do quadro mais a montante podem disparar os dois disjuntores. A caracterstica I2t de um disjuntor, permite ler, numa curva, a energia que o disjuntor deixa passar para jusante. Na caracterstica I2t de um disjuntor, leu-se o valor de 10 000 A2S pelo que se a energia dissipvel num cabo, em regime de curto-circuito, for de 12 000 A2S, h garantia de proteco. A selectividade entre dois aparelhos de proteco contra sobreintensidades pode ser parcial e amperimtrica. Um rel de mnimo muito usado quando a grandeza actuante a tenso. Um curto-circuito um tipo de sobreintensidade. Uma sobrecarga, normalmente, est associada a situaes como defeito de isolamento. H trs tipos de curto-circuitos num sistema trifsico. O valor eficaz da corrente de curto-circuito aquele que interessa calcular, para se poderem avaliar os esforos electrodinmicos num barramento. Nos cabos de baixa tenso, o alumnio no usado para as seces mais baixas. As camadas semi-condutoras num cabo so aplicadas sobre a isolao e sobre a blindagem. Um cabo VAV rgido, de cobre com isolao em PVC, blindagem em ao e banha exterior em PVC. A corrente mxima admissvel num cabo tanto menor quanto maior a temperatura ambiente. Tendo-se verificado que o custo dos cabos XV e VV era igual (em igualdade de seces), optou-se por usar cabos VV, numa determinada instalao. No fim, constatou-se que a instalao ficou ligeiramente mais barata. Um aparelho com invlucro metlico no pode ser da classe I. Um aparelho da Classe II, pode ter invlucro metlico. Um aparelho da classe II s deve ser ligado terra em circunstncias especiais. A medida de proteco, uso de ligaes equipotenciais, consiste em ligar terra de proteco todos os invlucros dos aparelhos simultaneamente acessveis. Na sequncia de uma fibrilao ventricular pode ocorrer electrocusso. Para calcular o poder de corte de um disjuntor seguido um processo diferente do seguido para o caso de um fusvel.

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Instalaes Elctricas (2009/2010) Exame (poca de Recurso) Durao: Parte 1 40 minutos (j com tolerncia): Parte 2 30 minutos (j com tolerncia) Cotaes: Parte 1 8 val.; Parte 2 4 val.

08.Fev.2010

Parte Terica (sem consulta)

Parte 2 (Questo 1: 1,3 Valor ; Questo 2) 1,2 Valores [cada alnea = 0,4 valores]; Questo 3: 1,5 Valores [a) 0,2 valores; b) 0,2 valores; c) 0,2 valores; d) 0,2 valores; e) 0,2 valores; f) 0,5 valores] 1) Apresente um esquema unifilar das instalaes descritas a seguir. instalao colectiva sem coluna montante, de um edifcio com trs andares (R/C + dois pisos), com uma habitao por piso e servios comuns (todas as instalaes monofsicas). O edifcio alimentado por um ramal, a partir de um armrio de distribuio. O esquema deve ser completo, com indicao do nmero de condutores de todas as canalizaes (smbolos habitualmente usados), legendando, convenientemente, todos os equipamentos que surgem no esquema, usando, caso se apliquem, as seguintes siglas: Armrio de Distribuio: AD Ramal: R Quadro de Colunas: QC Quadro de Servios Comuns: QSC Quadros das Habitaes: QE Coluna Montante: CM Entradas: E Caixas de Colunas: CC Contadores: C Disjuntores de Entrada: D 2) Numa instalao usado o Sistema TT, com um interruptor diferencial de proteco, de sensibilidade 300 mA. Sabe-se, ainda, que, na referida instalao de utilizao, a tenso limite convencional de 50 V. Responda s seguintes questes, com justificao, de um modo muito sucinto (no mximo duas linhas por alnea): a. Admitindo que a resistncia de terra da instalao de 200 e que h um aparelho, de invlucro metlico, com defeito, sendo a corrente de defeito terra de 260 mA: O diferencial actua? Uma pessoa que tocar nesse aparelho corre perigo? b. Admitindo que a resistncia de terra da instalao de 250 e que h um aparelho, de invlucro metlico, com defeito, sendo a corrente de defeito terra de 400 mA: O diferencial actua? Uma pessoa que tocar nesse aparelho corre perigo? c. Admitindo que a resistncia de terra da instalao de 300 e que h aparelho, de invlucro metlico, com defeito, sendo a corrente de defeito terra de 150 mA: O diferencial actua? Uma pessoa que tocar nesse aparelho corre perigo? 3) Relativamente medida de proteco conhecida por Uso de Ligaes Equipotenciais: a. b. c. d. e. f. Em que categoria de medidas se insere? Diga numa frase em que consiste. Qual o objectivo desta medida? O que acontece no caso de um primeiro defeito e porqu? O que acontece no caso de dois defeitos simultneos (um do lado da fase e outro do lado do neutro). Apresente um esquema que ilustre a situao referida em e..

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Instalaes Elctricas (2009/2010) Exame (poca de Recurso) Durao: 75 minutos Cotaes: Problema 1 6 val.; Problema 2 2 val Em cada problema - todas as perguntas tm a mesma cotao Problema 1

08.Fev.2010

Parte Prtica (com consulta)

A figura 1 representa esquematicamente, de forma simplificada, a instalao elctrica de um prdio de servios com 18 Pisos (Cave, R/C + 16), dotado com posto de transformao privativo e grupo gerador de emergncia. Este ltimo nunca poder alimentar a instalao a no ser na indisponibilidade simultnea dos 2 transformadores integrantes do PT (T1 e T2). O quadro geral de baixa tenso (QGBT) da instalao constitudo por 2 semibarramentos independentes (um por cada transformador), mas dotados com um interruptor-seccionador interbarras (SIB) de comando manual local, destinado a permitir formas alternativas de explorao da mesma instalao (T1 e T2 separados; T1 e T2 em paralelo; s um transformador em servio). Pelo seu lado, cada piso do edifcio dispe de um quadro elctrico prprio, a partir do qual so alimentados os diferentes circuitos elctricos do piso. A partir do piso 1, todos estes quadros so iguais entre si, sabendo-se que a potncia instalada em cada piso ascende a 40 kVA (trif., cos = 0,95 ind), com um factor de utilizao global de 75%. O factor de simultaneidade entre pisos igual a 1. Os quadros elctricos de piso foram agrupados entre si, sendo cada conjunto assim formado alimentado por uma coluna montante independente, ligada ao semibarramento esquerda no QGBT. Os cabos (multicondutores) das diversas colunas montantes do prdio e das entradas para os correspondentes quadros de piso, foram montados em caminhos de cabos perfurados, instalados em ocos de construo, e dispostos por forma a no interferirem termicamente uns com os outros. Finalmente, os servios comuns do prdio (ascensores, bombagem, ventilao, AVAC, ...) dispoem de quadros elctricos parciais, alimentados a partir do semibarramento direita no QGBT. Em particular, o quadro parcial QP5 monofsico. a) b) Determine as correntes de servio: 1) IB.[EP] na entrada do Piso 15; 2) IB.[CM] na coluna montante dos Pisos 1416. Dimensione, atendendo apenas s condies de aquecimento em regime permanente e de proteco contra sobrecargas, a coluna montante dos Pisos 14-16. Nota: considere obrigatoriamente IB.[CM] = 130A e indique o tipo, nmero e seco dos condutores, bem como o calibre dos fusveis a instalar no QGBT. c) d) e) Determine o valor percentual da queda de tenso na canalizao de alimentao do quadro parcial QP5, considerando IB.[E5] = 72A e factor de potncia 0,85 ind. Calcule, justificando eventuais simplificaes, o poder de corte mnimo dos disjuntores / fusveis de proteco: 1) das entradas do QGBT vindas dos transformadores; 2) das sadas trifsicas do QGBT. Verifique, em termos de proteco contra curto-circuitos, a adequao do calibre do disjuntor de 2x25A instalado no QP5, admitindo que o mesmo possui caracterstica de disparo do tipo K.

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Instalaes Elctricas (2009/2010) Exame (poca de Recurso)
Q. Piso 16 CC XV (L=3,5m)

08.Fev.2010

.
XV 5G10 (L=2m)

Q. Piso 15

CC XV (L=3,5m)

.
XV 5G10 (L=2m)

Q. Piso 14

CC

.
XV 5G10 (L=2m) QP 5 2x25A XV (L=60m)

XV 3G2,5 (L=5m)

XV 3G10 (L=15m)

2x125A (0,3A)

(...)

. .
QGBT
4x1000A SIB 4x1250A

(...)

2x80A

. .
4x800A

4x1000A

XV 3x[2x(1x185)]+(1x185) (L=4m)

XV 3x[2x(1x185)]+(1x185) (L=4m)

XV 3x[2x(1x120)]+(1x120) (L=15m)

.
TP

GE

15000/400-230V 630kVA 50Hz (xf=6%)

15000/400-230V 630kVA 50Hz (xf=6%)

3~ 400-230V 500kVA / cos =0,8 50Hz / 1500RPM (x=15%)

Figura 1

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Instalaes Elctricas (2009/2010) Exame (poca de Recurso)

08.Fev.2010

Problema 2 (Este problema ser respondido na pgina seguinte, que dever se devolvida no final da prova, devidamente assinada)

Pretende-se que estabelea o circuito de comando de 2 motores de induo monofsicos (M1, M2) para cumprir a seguinte operao, completando a Figura 1, da pgina seguinte: Incio de operao: por boto de presso S1, arrancando M1. M1 pra imediatamente se for actuado um interruptor de fim de curso S2 (com um s contacto). M2 arranca tA segundos aps M1, mas s se este ainda estiver em funcionamento. O arranque de M2 implica a paragem imediata de M1. A paragem do sistema, sempre com retorno ao repouso, pode ser originada pelos seguintes eventos: (i) automaticamente, ao fim de tB segundos; (ii) por aco manual num boto de presso S0; (iii) se algum motor entrar em sobrecarga. Deve ser prevista sinalizao: (i) luminosa, de marcha e (ii) sonora, de sobrecarga de algum motor. Pretende-se ainda que represente o circuito de potncia do motor M1, no espao (em branco) da Figura 2, da pgina seguinte.

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Instalaes Elctricas (2009/2010) Exame (poca de Recurso) FOLHA DE RESPOSTA PARA PROBLEMA 2 NOME (Completo):

08.Fev.2010

-F0

-F4

-S1 - Figura 1 -

-K1A -K1T(tB)

-K3M

Motor 1

Motor 2

Sinalizao sonora de sobrecarga

Sinalizao luminosa, de marcha

- Figura 2 -

Vous aimerez peut-être aussi