Vous êtes sur la page 1sur 34

NR5

NORMA REGULAMENTADORA N5

CURSO DE PREVENO DE ACIDENTES PARA MEMBROS DA CIPA

APOSTILA

GESTO 2012/2013

Pertence a:________________

INTRODUO
A legislao sobre Segurana, Higiene e Sade do Trabalhado no Brasil relativamente nova. Aps a edio do Decreto Lei n 5452 de 1943, que criou a Consolidao das Leis do Trabalho - CLT, destacamos os seguintes fatos mais marcantes: Criao da Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA, atravs do Decreto Lei n 7.036 de 10 de novembro de 1.944. Criao da Fundao Centro Nacional de Segurana, Higiene e Medicina do Trabalho, hoje Fundao Jorge Duprat Figueiredo de Segurana e Medicina do Trabalho-FUNDACENTRO, instituda pela Lei n 5.161 de 21 de outubro de 1.966. Integrao do Seguro de acidentes do Trabalho Previdncia Social, atravs da Lei n 5.316 de 14 de setembro de 1.967. Criao obrigatria dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho pelas empresas, atravs da edio da Portaria n 3.237 de 17 de julho de 1972. Aprovao das Normas Regulamentadoras NR-Capitulo V, ttulo II da CLT, atravs da Portaria n 3.214 de 08 de junho de 1.978.
Edio da Portaria n 247 de 2011 que alterou a Norma Regulamentadora n 5

CIPA, atualmente em vigor.

C.I.P.A.

COMISSO INTERNA DE PREVENO DE ACIDENTES 2

Comisso: Grupo de pessoas formado por representantes do empregador e empregado,com o objetivo de preveno de acidentes e doenas do trabalho. Interna: Seu campo de atuao est restrito a prpria empresa. Preveno: Antecipar-se a situaes de riscos quando nos deparamos com elas, dando exemplos de pr -atividade e trabalho correto. Acidentes: Qualquer ocorrncia inesperada que interfere no andamento normal do trabalho causando danos materiais, perda de tempo ou leso ao trabalhador. OBJETIVO DA CIPA Tem como objetivo primordial prevenir os acidentes e as doenas do trabalho. CONSTIUIO Toda empresa pblica ou privada dever constituir CIPA, por estabelecimento, e mant-la em regular funcionamento com o objetivo de assegurar aos trabalhadores um ambiente saudvel. A CIPA ser composta de representantes do empregador e dos empregados de acordo com dimensionamento previsto no Quadro I da NR 5. Os representantes do empregador sero indicados pelo empregador. Os representantes dos empregados sero eleitos pelos prprios empregados, por meio de voto secreto. Quando a empresa no se enquadrar no Quadro I, a empresa designar um responsvel para manter e fazer cumprir as normas de Segurana do Trabalho. O mandato dos membros da CIPA ter a durao de 1 ano, permitida uma reeleio. O cipeiro no poder sofrer dispensa arbitrria desde o registro de sua candidatura at um ano aps o final do seu mandato, salvo o exposto no captulo V, artigos 158 e alneas, e 482, da CLT. Os membros da CIPA sero empossados no 1 dia til aps o trmino do mandato anterior. Sero indicados de comum acordo com os membros da CIPA um secretrio (a) e seu substituto. Dever ser protocolada em at 10 dias teis no MTE, os seguintes documentos: ata de reeleio e de posse e calendrio anual das reunies ordinrias. (revogado)

ATRIBUIES GERAIS DA CIPA

Identificar os riscos do processo de trabalho; Realizar periodicamente verificao nos ambientes e condies de trabalho; Elaborar plano de trabalho; Realizar aps cada reunio, a verificao do cumprimento das metas fixadas; Divulgar aos trabalhadores informaes relativas segurana e sade no trabalho; Colaborar no desenvolvimento e implementao do PCMSO, PPRA bem como de outros programas de segurana e sade desenvolvidos pela empresa; Divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como clusulas de acordos e convenes coletivas de trabalho e normas internas de segurana relativas segurana no trabalho; Participar em conjunto com o SESMT da anlise das causas das doenas e acidentes do trabalho e propor medidas de soluo dos problemas identificados; Promover, anualmente, em conjunto com o SESMT, a Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho - SIPAT; Participar, anualmente, em conjunto com a empresa, de Campanhas de Preveno AIDS e outros programas de sade.

ATRIBUIES DA CIPA
ATRIBUIES DO PRESIDENTE Convocar os membros para as reunies da CIPA. Coordenar as reunies. Manter o empregador informado sobre as decises da CIPA. Coordenar e supervisionar as atividades do secretrio. Delegar atribuies ao Vice-Presidente. ATRIBUIES DO VICE-PRESIDENTE Executar as atribuies que lhe forem delegadas. Substituir o Presidente nos seus impedimentos eventuais e nos seus afastamentos temporrios. ATRIBUIES DA(O) SECRETRIO 4

Redigir a ata, que dever ser bem clara em relao ao que foi discutido e votado. Preparar correspondncia. Elaborar relatrios estatsticos. ATRIBUIES EM CONJUNTO Cuidar para que a CIPA disponha de condies necessrias para o desenvolvimento de seus trabalhos; Coordenar e supervisionar as atividades da CIPA, zelando para que seus objetivos sejam alcanados;. Promover o relacionamento da CIPA com o SESMT; Divulgar as decises da CIPA a todos os trabalhadores do estabelecimento; Encaminhar os pedidos de reconsiderao da CIPA; Constituir Comisso Eleitoral. O PAPEL DO CIPEIRO Atividades principais do cipeiro: Identificar os riscos de acidentes no trabalho Realizar verificaes e inspees nos locais de trabalho Planejar a SIPAT em conjunto com o SESMT Elaborar Mapa de Riscos e Plano de Trabalho Atividades participativas: Participar Colaborar Divulgar Orientar
A funo de cipeiro de esclarecimento. O cipeiro um professor de adultos. No tem autoridade segundo a Lei, mas conquista a confiana atravs da autoridade moral, baseada no exemplo e na prestao de servio no trabalho. Sua atividade de ensinar.

FUNCIONAMENTO DA CIPA
A CIPA ter reunies ordinrias mensais de acordo com o calendrio pr-estabelecido e podero ser realizadas reunies extraordinrias em situaes especficas. REUNIES ORDINRIAS Sero realizadas durante o expediente normal de trabalho. Tero atas assinadas pelos presentes. 5

Todos os membros da CIPA devero participar das reunies, tanto titulares quanto suplentes. O membro titular perder o mandato, sendo substitudo pelo suplente, quando faltar a mais de quatro reunies ordinrias sem justificativas. No caso de afastamento definitivo do Presidente, a empresa indicar o substituto em dois dias teis, preferencialmente entre membros da CIPA. No caso de afastamento definitivo do Vice-Presidente, os membros titulares da representao dos empregados, escolhero o substituto entre seus titulares, em dois dias teis. Devem ser coordenadas pelo Presidente ou Vice-Presidente. Dever ser respeitado calendrio pr-estabelecido. Tratar exclusivamente de assuntos da CIPA. Execuo do Plano de Trabalho. Utilizao adequada do tempo. REUNIES ORDINRIAS Sero realizadas mensalmente conforme calendrio de reunies, durante o expediente normal de trabalho. REUNIES EXTRAORDINRIAS As reunies extraordinrias ocorrero em situaes especficas: Acidentes de trabalho grave ou fatal. Denncia de risco grave e iminente. Quando houver solicitao expressa de uma das representaes. Seqncia Sugerida Abertura (Presidente). Leitura da ata da reunio anterior (Secretrio). Avaliar as pendncias e suas solues. Sugestes de medidas preventivas. Determinao dos responsveis e prazos para realizao das medidas preventivas. Discusso sobre os acidentes ocorridos no perodo. Discusso das Inspees de Segurana. Avaliao do cumprimento das metas fixadas. Encerramento (Presidente).

SEGURANA DO TRABALHO

Segurana do trabalho o conjunto de medidas que so adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenas ocupacionais, bem como proteger a integridade do trabalhador e sua capacidade de trabalho.

ACIDENTE DO TRABALHO
CONCEITO LEGAL A Lei n 8.213 de 24.07.91 da Previdncia Social define em seu artigo19 que: Acidente de Trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional que cause a morte, perda ou reduo, permanente ou temporria da capacidade para o trabalho. CONCEITO PREVENCIONISTA Acidente do Trabalho - toda ocorrncia no programada que interfere no andamento normal do trabalho dos quais resultem, separadamente ou em conjunto, leses, danos materiais ou perda de tempo. Esse enunciado nos traz uma viso de que acidente no s aquele que causa uma leso no trabalhador, mas sim qualquer tipo de ocorrncia inesperada, que hoje ocasiona perda de tempo, danos materiais e financeiros.

EQUIPARAM-SE AO ACIDENTE DO TRABALHO DOENA PROFISSIONAL Assim entendida a produzida ou desencadeada pelo exerccio do trabalho peculiar a determinada atividade e constante da respectiva relao elaborada pelo Ministrio do Trabalho e Previdncia Social. Ex.: Tendinite nos digitadores. DOENA DO TRABALHO Assim entendida a adquirida ou desencadeada em funo de condies especiais no ambiente de trabalho, e com ele se relacione diretamente, e constante da relao mencionada no item anterior. Ex.: Surdez em digitadores que trabalhem em ambientes ruidosos. ACIDENTE POR ATO DE TERCEIRO: Quando outra pessoa provoca o acidente. Culposo - sem inteno, por negligncia, imprudncia. Doloso Com inteno, por sabotagem, ofensa fsica. ACIDENTE POR FORA MAIOR: Oriunda de fenmenos da natureza,incndios, inundaes, descargas eltricas (raios), desde que ocorridas no local e horrio de trabalho. ACIDENTE FORA DO LOCAL DE TRABALHO: Cumprimento de Ordem de Servio, sob autoridade da empresa. Ex.: Viagens a servio, sob qualquer meio de locomoo. ACIDENTE DE TRAJETO: quando o empregado sofre um acidente no percurso da sua residncia para o trabalho ou do trabalho para sua residncia. NO IMPORTANDO O meio de locomoo O caminho

O QUE PODE DESCARACTERIZAR O ACIDENTE DE TRAJETO Exceder o tempo habitual - Realizao do percurso alm do tempo habitual 8

Se ocorrer uma parada entre esses dois pontos (residncia/trabalho trabalho/residncia) o acidente de trajeto poder ser descaracterizado, sendo de responsabilidade do acidentado e no da empresa, qualquer despesa salvo, se em jurisprudncia for decidido em contrrio.

CAUSAS DOS ACIDENTES


Os acidentes do trabalho decorrem basicamente de trs causas primrias: ATOS INSEGUROS So atitudes, atos, aes ou comportamentos do trabalhador contrrios s normas de segurana. Exemplos: No usar o EPI. Deixar materiais espalhados pelo corredor. Operar mquinas e equipamentos sem habilitao. Distrair-se ou realizar brincadeiras durante o trabalho. Utilizar ferramentas inadequadas. Manusear, misturar ou utilizar produtos qumicos sem conhecimento. Trabalhar sob efeito de lcool e/ou drogas. Usar ar comprimido para realizar limpeza em uniforme ou no prprio corpo. Carregar peso superior ao recomendado ou de modo a dificultar viso. Desligar dispositivos de proteo coletiva de mquinas e/ou equipamentos.

CONDIES INSEGURAS So deficincias, defeitos ou irregularidades tcnicas nas instalaes fsicas, mquinas e equipamentos que presentes no ambiente podem causar acidentes de trabalho. Exemplos: 9

Falta de corrimo em escadas. Falta de guarda-corpo em patamares. Piso irregular. Escadas inadequadas. Equipamentos mal posicionados. Falta de sinalizao. Falta de proteo em partes mveis. Ferramentas defeituosas. Falta de treinamento.

FATORES PESSOAIS DE INSEGURANA So as caractersticas fsicas ou mentais de um indivduo que podem interferir no trabalho que est sendo realizado (ex.: instabilidade emocional, falta de coordenao motora).

RISCOS AMBIENTAIS
So considerados riscos ambientais os agentes fsicos, qumicos, biolgicos, ergonmicos e de acidentes/mecnicos que possam trazer ou ocasionar danos sade do trabalhador nos ambientes de trabalho, em funo de sua natureza, concentrao, intensidade e tempo de exposio ao agente. 10

Tais agentes so: RISCOS FSICOS Rudos, vibraes, radiaes ionizantes e no ionizantes, frio, calor, presses anormais e umidade.

RISCOS QUMICOS Poeiras minerais, poeiras vegetais, poeiras alcalinas, fumos metlicos, nvoas, neblinas, gases, vapores e produtos qumicos diversos.

11

RISCOS BIOLGICOS Vrus, bactrias, parasitas, ricketsias, fungos e bacilos. 12

RISCOS ERGONMICOS

13

Monotonia, posturas incorretas, rtmo de trabalho intenso, fadiga, preocupao, trabalhos fsicos pesados e repetitivos.

RISCOS DE ACIDENTES / MECNICOS

14

Arranjo fsico inadequado, mquinas e equipamentos sem proteo, ferramentas inadequadas ou defeituosas, iluminao inadequada, eletricidade, probabilidade de incndio ou exploso, armazenamento inadequado, animais peonhentos e ausncia de sinalizao.

MEDIDAS DE CONTROLE DE RISCOS


15

As medidas de controle dos riscos so: Tcnicas Mdicas Administrativas Educativas

16

EQUIPAMENTO DE PROTEO COLETIVA EPC So os equipamentos que neutralizam o risco na fonte, dispensando, em determinados casos, o uso dos equipamentos de proteo individual. Quando instalamos, por exemplo, o protetor contra quebra de agulha, estamos atuando sobre o ambiente de trabalho, esta medida chamada de proteo coletiva, pois protege o conjunto de trabalhadores. EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL EPI todo meio ou dispositivo de uso individual, destinado a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador. Quando no for possvel eliminar o risco, ou neutraliz-lo atravs de medidas de proteo coletiva, implanta-se o Equipamento de Proteo Individual - EPI. MEDIDAS MDICAS Desenvolver o Programa de Controle Mdico de Sade ocupacional (PCMSO), responsvel por promover a preveno, o rastreamento e o diagnstico precoce dos agravos sade relacionados ao trabalho, alm da constatao da existncia de doenas profissionais ou de danos sade dos trabalhadores. Submeter os trabalhadores exames mdicos: Admissional, Demissional, Peridico, Retorno ao Trabalho e Mudana de Funo. Submeter os trabalhadores expostos ao rudo ocupacional a exames de audiometria para prevenir a PAIRO. Promover campanhas de vacinao contra Gripe, Hepatite, etc. Controlar e avaliar as causa de Absentesmo. Realizar atendimento de primeiros socorros. Trabalhar em conjunto com o SESMT na investigao e anlise dos Acidentes do Trabalho.

17

MEDIDAS ADMINISTRATIVAS So aes administrativas para controlar a exposio dos trabalhadores aos agentes ambientais, tais como: Revezamento e Rodzio de atividades; Pausas programadas; Mudana de lay-out; Realizao de ginstica laboral; Etc.

MEDIDAS EDUCATIVAS So programas de treinamentos, palestras e cursos, inclusive DDS, destinados a informar e capacitar os trabalhadores na execuo segura de suas atividades.

18

MAPA DE RISCOS
O que o Mapa de Riscos? Consiste na representao grfica dos riscos sade identificados pela CIPA, em cada um dos diversos locais de trabalho de uma empresa. Objetivos do Mapa de Riscos reunir as informaes necessrias para estabelecer o diagnstico da situao de segurana e sade no trabalho na empresa. possibilitar, durante a sua elaborao, a troca e divulgao de informaes entre os trabalhadores, bem como estimular sua participao nas atividades de preveno.

Quem elabora o Mapa de Riscos? elaborado pelos membros da Comisso Interna de Preveno de Acidentes - CIPA, aps ouvir os trabalhadores de todos os setores produtivos da empresa, com assessoria do SESMT - Servios Especializados em Engenharia de Segurana e em Medicina do Trabalho, quando este existir.

Etapas de Elaborao do Mapa de Riscos Conhecer o processo de trabalho no local analisado; Identificar os riscos existentes no local analisado; Identificar as medidas preventivas existentes e sua eficcia; Identificar os indicadores de sade (queixas mais freqentes, acidentes de trabalho, doenas profissionais, etc.); Conhecer os levantamentos ambientais j realizados no local.

Representao grfica do Mapa de Riscos Os riscos sero representados por crculos de tamanhos e cores diferentes que devem ser apostos sobre a planta (lay-out) do local analisado. O tamanho do crculo indicar se o risco grande, mdio ou pequeno (quanto maior for o crculo, maior o risco). Para cada tipo de risco os crculos sero representados por uma cor diferente, conforme segue: 19

riscos fsicos: verde; riscos qumicos: vermelho; riscos biolgicos: marrom; riscos ergonmicos: amarelo; riscos de acidentes/mecnicos: azul.

Alguns exemplos prticos: Num dado almoxarifado foi detectada a existncia de muita poeira: Risco grande (muita poeira) Cor Vermelha (risco qumico) Em uma rea de escritrio foram encontradas algumas cadeiras fixas, utilizadas para operao do microcom-putador: Risco mdio (cadeiras fixas) Cor Amarela (risco ergonmico) Na copa foi encontrado um botijo de gs: Risco pequeno (gs de cozinha) Cor Azul (risco de acidente/mecnico)

INSPEO DE SEGURANA
a vistoria que se faz nos locais de trabalho, a fim de se descobrir riscos de acidentes: 20

INSPEES DE ROTINA So inspees normalmente efetuadas pelos membros da CIPA e que visam, acima de tudo, observar e evitar a criao de riscos conhecidos, tais como: arrumaes perigosas, defeitos nos pontos vitais dos equipamentos, carpetes descolados, utilizao de extenses, benjamins (ts), atitudes perigosas dos funcionrios, etc. INSPEES PERIDICAS So inspees que se fazem a intervalos regulares, principalmente para descobrir riscos j previstos, que podem caracterizar-se por desgastes, esforos e outras agressividades a que esto sujeitos mveis, mquinas, etc. INSPEES ESPECIAIS So inspees geralmente realizadas por especialistas em Segurana do Trabalho, utilizando-se equipamentos especiais para monitora- mento de agentes fsicos e/ou qumicos (Ex.: decibelmetro, termmetro, dosmetro, etc.). ETAPAS DE INSPEES DE SEGURANA Observao do ambiente e dos meios de trabalho; Coleta de informaes; Registro de dados e elaborao do relatrio; Apresentao nas reunies da CIPA; Encaminhamento do relatrio atravs do Presidente da CIPA; Acompanhamento da implantao das medidas recomendadas.

INVESTIGAO DOS ACIDENTES


Investigar um acidente fazer a sua anlise, aps a sua ocorrncia, com o objetivo de descobrir as causas e tomar providncias corretivas para evitar a repetio de casos semelhantes. Para se realizar uma investigao do acidente, deve-se analisar 5 (cinco) fatores: 21

AGENTE DA LESO o local, o ambiente, o ato, enfim, o que possa ser o causador da leso.

A FONTE DA LESO o objeto que, agindo sobre o organismo, provocou a leso.

FATOR PESSOAL DE INSEGURANA Se houver.

A NATUREZA DA LESO Estabelecer como foi o contato entre a pessoa lesionada e o objeto ou movimento que a provocou (queimadura, corte, fratura, etc.).

A LOCALIZAO DA LESO

Permite, muitas vezes, identificar a fonte da leso e indicar, tambm, certas freqncias em relao a alguns fatores de insegu-rana. De acordo com a legislao, todo acidente do trabalho deve ser imediatamente comunicado previdncia social por meio de formulrio prprio denominado CAT. A comunicao do acidente poder ser realizada pela empresa, pelo acidentado ou por qualquer pessoa que dele tiver conhecimento. Em caso de morte, obrigatria a comunicao autoridade policial. A empresa por sua vez, deve comunicar o acidente do trabalho Previdncia Social at o primeiro dia til seguinte ao da ocorrncia.

EQUIPAMENTO DE PROTEO INDIVIDUAL E.P.I


Considera-se Equipamento de Proteo Individual - EPI, todo dispositivo de uso individual, de fabricao nacional ou estrangeira, destinado a proteger a sade e a integridade fsica do trabalhador. 22

Quando no for possvel eliminar o risco, ou neutraliz-lo atravs de medidas de proteo coletiva, implanta-se o Equipamento de Proteo Individual - EPI. CABE AO EMPREGADOR Fornecer aos empregados, gratuitamente, Equipamento de Proteo Individual aprovado pelo Ministrio do Trabalho - MTb, adequado ao risco e em perfeito estado de conservao e funcionamento, sempre que as medidas de ordem geral no ofeream completa proteo contra os riscos de acidentes e danos sade dos empregados. CABE AO EMPREGADO Us-lo apenas para a finalidade a que se destina; Responsabilizar-se por sua guarda, conservao e higienizao; Comunicar ao empregador qualquer alterao que o torne imprprio para uso; Constitui ato faltoso do empregado a recusa injustificada do uso do E.P.I.

OBSERVAO Todo E.P.I. dever apresentar, em caracteres indelveis e bem visveis, o nome comercial da empresa fabricante ou da empresa importadora, e o nmero de C.A. (*)
(*) - C.A. - Certificado de Aprovao, expedido pelo Ministrio do Trabalho e Emprego - MTE.

E.P.I.s MAIS UTILIZADOS

TIPO DE PROTEO

FINALIDADE

EQUIPAMENTO INDICADO - culos de segurana (para maariqueiros, rebarbadores, esmerilhadores, soldadores, torneiros). - Mscaras e escudos (para soldadores). - capacete de segurana - protetores de insero - protetores externos (tipo concha) - respiradores com filtros mecnicos, qumicos ou com a combinao dos dois tipos, etc.

contra riscos de impacto de partculas, respingos de produtos PROTEO qumicos, ao de radiao calorfica PARA A FACE ou luminosa (infra-vermelho, ultravioleta e calor). contra riscos de queda de objetos PROTEO batidas, batidas por choque eltrico, PARA O CRNIO cabelos arrancados, etc. contra nveis de rudo que PROTEO AUDITIVA ultrapassem os limites de tolerncia. contra gases ou outras substncias PROTEO nocivas ao organismo que tenham RESPIRATRIA por veculo de contaminao as vias

23

respiratrias. contra os mais variados tipos de - aventais de napa ou couro, de PVC, de PROTEO DO agentes agressores. lona e de plstico, conforme o tipo de TRONCO agente. contra materiais cortantes, abrasivos, - luvas de malhas de ao, de borracha, de neoprene e vinil, de couro, de raspa, de PROTEO DOS escoriantes, perfurantes, trmicos, eltricos, qumicos, biolgicos e lona e algodo, Kevlar, etc. MEMBROS SUPERIORES radiantes que podem provocar leses nas mos ou provocar doenas por intermdio delas. contra impactos, eletricidade, metais - sapatos de segurana em fuso, umidade, produtos - perneiras PROTEO DOS qumicos, objetos cortantes ou - botas (com biqueiras de ao, isolantes, MEMBROS pontiagudos, agentes biolgicos, etc. etc., fabricados em couro, lona, INFERIORES borracha, etc.

CAMPANHAS DE SEGURANA
Campanhas de segurana so eventos voltados para a educao e sensibilizao dos funcionrios, transmitindo conhecimentos sobre segurana e sade no trabalho. Os eventos mais comuns e que envolvem a CIPA so: Semana Interna de Preveno de Acidentes do Trabalho - SIPAT; Antitabagismo - cabe tambm CIPA, recomendar que em todos os locais de trabalhos e adotem medidas restritivas ao hbito de fumar.

24

AIDS / HIV
A AIDS o estgio mais avanado da doena que ataca o sistema imunolgico. A Sndrome da Imunodeficincia Adquirida, como tambm chamada, causada pelo HIV. Como esse vrus ataca as clulas de defesa do nosso corpo, o organismo fica mais vulnervel a diversas doenas, de um simples resfriado a infeces mais graves como tuberculose ou cncer. O prprio tratamento dessas doenas fica prejudicado.
O HIV pode ser transmitido pelo sangue, smen, secreo vaginal e pelo leite materno.

COMO PREVENIR Sim, seguindo alguns conselhos: Reduzir o nmero de parceiros sexuais; 25

No usar drogas injetveis; Usar preservativos; Para transfuso exigir sangue testado.

RECOMENDAES No ter pavor do doente, nem da doena, preocupando-se em demonstrar solidariedade e amor ao doente. Encarar o fato, por mais difcil que possa ser, com seriedade. Se necessrio, procurar profissionais para apoio emocional (psiclogo). Cuidados, para evitar riscos desnecessrios. Seu amor, carinho e aceitao so fundamentais para que o paciente encontre foras para lutar contra a AIDS.

PREVENO E INCNDIOS

FOGO

COMBATE

As instrues a seguir, tm por finalidade dar algumas noes tericas quanto ao emprego dos equipamentos portteis de combate a incndio.

o resultado de uma reao qumica decorrente da combinao de trs elementos, consituindo o chamado Tringulo do Fogo:

COMBUSTVEL

o elemento que serve de alimento ao fogo e pode ser:

Slido: tecido, madeira, papel, etc.


26

Lquido: gasolina, lcool, ter, leo, diesel, etc. Gasoso: gs de cozinha, gs de rua, etc.
OXIGNIO

Tambm chamado de comburente, outro elemento do fogo e est presente na natureza, ele que d vida s chamas.

CALOR

o ltimo elemento, cabendo a ele a misso de iniciar a combusto. Observao: a no existncia de qualquer um destes elementos no propicia o aparecimento do fogo.

ASPECTO LEGAL De acordo com a Norma Regulamentadora N 23 - Proteo Contra Incndios, todas as empresas devero possuir:

Proteo contra incndios . Sadas suficientes para uma rpida evacuao do prdio. Equipamentos suficientes para combater o fogo no seu incio. Pessoas treinadas no uso correto dos equipamentos (extintores, hidrantes, etc.).

PREVENO O principal objetivo da preveno impedir o aparecimento de um princpio de incndio, seja dificultando o seu desenvolvimento ou proporcionando sua extino.

HIERARQUIA DE AES Em caso de incndio deve-se adotar os seguintes procedimentos: 27

Acionar o Corpo de Bombeiro; Iniciar o abandono do estabelecimento; Combater o fogo. CLASSIFICAO DOS INCNDIOS
CLASSE CATEGORIA MATERIAL MTODO DE EXTINO TIPO DE EXTINTOR

A - (I) B - (II)

Material combustvel comum: papel, madeira, tecido, etc. que ao queimarem, deixam resduos Lquidos inflamveis: gasolina, leos, tintas, graxas, etc., que ao queimarem no deixam resduos

Resfriamento: gua ou extintor que contenha gua.

C - (III)

D - (IV)

Abafamento: extintores que abafam ou isolam o lquido inflamvel do ar: p qumico, espuma, CO-2 Equipamentos eltricos energizados Extintores no condutores de corrente eltrica, ou seja, no contenham gua: CO-2 e p qumico seco. Metais Pirofricos: magnsio, Areia, compostos qumicos tungstnio, titnio, zircnio especiais, grafite, limalha de ferro ou sal-gema.

QUADRO COMPARATIVO (CARACTERSTICAS DOS EXTINTORES) CATEGORIA DE INCNDIO A - (I) MADEIRA, TECIDOS, PAPIS, ETC. B - (II) LEOS, GASOLINA, TINTAS, GRAXAS,ETC. C - (III) EQUIP. ELTRICO ENERGIZADO D - (IV) METAIS PIROFRICOS EXTINTOR
P QUMICO SECO ESPUMA(*) CO2 GUA

No; mas controla incios de incndio Sim

Sim

No; mas controla pequenos focos Sim

Sim

Sim

No

Sim

No

Sim

No

Agentes extintores: areia, compostos qumicos especiais, grafite, limalha de ferro ou sal-gema

28

E - (V) INCNDIOS NUCLEARES (*) Espuma Mecnica

Extino Especfica

PRIMEIROS SOCORROS
Abaixo fornecemos noes bsicas, simples e importantes para o atendimento de primeiros socorros. bom lembrar que a vida do acidentado depende do modo e da rapidez com que tais atendimentos so dados. Hemorragia Toda a vez que o sangue sair do interior das veias ou artrias provoca hemorragia. Caractersticas: Quando se nota que o sangue jorra ou espirra em jato sabemos que houve leso de artria e o sangue de cor vermelho vivo; Quando o sangue flue continuamente sem jatos, a leso foi das veias e sua cor vermelho escuro azulado; Quando o sangue visto sair do ferimento, dizemos tratar-se de hemorragia externa, em caso contrrio a hemorragia chamada interna. Tratamento: nas hemorragias de pequena intensidade em braos e pernas: eleva-se o membro ferido, fazendo compresso com gaze ou pano limpo. nas hemorragias abundantes: o procedimento deve ser rpido e seguro, iniciando por cortar ou rasgar rapidamente as roupas para que o ferimento fique bem exposto; Em seguida com gaze ou mesmo uma toalha fazer compresso sobre a ferida; As hemorragias das pernas, braos e dedos podem ser controladas por meio de garrote (gravata, leno ou tira de pano). nas hemorragias nasais (epistaxes): desapertar as roupas e retirar gravatas; colocar o acidentado em posio recostada e com a cabea elevada; comprimir com o dedo indicador a asa do nariz contra o septo nasal durante 5 a 10 minutos. 29

nas hemorragias de pescoo: comprimir o local com gaze e nunca usar garrote.

Queimaduras As queimaduras so leses produzidas pelo excesso de calor, eletricidade ou produtos qumicos (cidos, bases). Classificao: Podem ser de 1, 2 e 3 graus e so tanto mais graves quanto mais extensas as reas do corpo atingidas. Tratamento: cobrir o local queimado com gaze; nas queimaduras extensas, procurar envolv-las com panos, lenois limpos ou plsticos; se a queimadura for produzida por embebio da roupa com cidos ou bases, retir-la, imediatamente, e lavar com gua corrente a superfcie atingida; nunca usar no local queimado qualquer remdio caseiro; no perfurar bolhas; encaminhar para avaliao mdica.

Insolao e Intermao Caractersticas: A insolao provocada pela ao direta dos raios solares; A intermao devida a proximidade da fonte de calor, como por exemplo, fornos utilizados por fundidores, maquinistas, foguistas, etc.

Tratamento: retirar a roupa do doente; coloc-lo na sombra ou ambiente fresco e arejado; promover hidratao, se necessrio. Desmaios Caractersticas: So causados por diversos motivos, tais como: - fraqueza; - jejum prolongado; - posio erecta imvel. Tratamento: desapertar as roupas da vtima e coloc-la em lugar arejado; 30

falar com a vtima no sentido de respirar fundo, abaixando foradamente sua cabea para a frente, colocando-a entre as pernas, em nvel mais baixo do que os joelhos; pode-se tambm, manter a vtima deitada de costas, procurando deixar a cabea em nvel mais baixo do que o restante do corpo. Ferimento dos Olhos Caractersticas: So causados por corpos estranhos como limalha de ferro, poeira, insetos, esmeril, materiais cidos, custicos, etc. Tratamento: no tentar retirar o corpo estranho; nos casos de materiais acidos, ou custicos, lavar imediatamente o olho atingido em gua corrente; fazer tamponamento e encaminhar a vtima para atendimento mdico. Leses nos ossos e articulaes Leses na coluna: - mantenha a vtima agasalhada e imvel. - no mexa e no deixe ningum tocar na vtima. - nunca vire uma pessoa com suspeita de fratura na coluna; - observe os sinais vitais; - o transporte tem de ser feito em maca ou padiola, evitando-se ao mximo curvar o corpo do acidentado; - durante o transporte em veculos, evitar balanos e freadas bruscas para no agravar a leso; - quando a leso for no pescoo, enrolar ao redor do mesmo, sem apertar, uma camisa, toalha ou outro pano, para imobiliz-lo. Fraturas: Em caso de fraturas, o primeiro socorro consiste apenas em impedir o deslocamento das partes quebradas para se evitar maiores danos. Caractersticas: - fraturas fechadas: quando o osso se quebrou mas a pele no foi perfuradas; - fraturas expostas: quando o osso est quebrado e a pele rompida. Providncias: nas fraturas fechadas: manter o membro acidentado na posio em que foi encontrado, procurando no corrigir desvios; 31

Colocar talas sustentando o membro atingido, de forma que estas tenham comprimento suficiente para ultrapassar as juntas acima e abaixo da fratura; qualquer material rgido pode ser empregado como tala (tbua, papelo, vareta de metal, revista ou jornal dobrado); usar panos ou material macio para acolchoar as talas, a fim de evitar danos a pele; amarrar as talas com ataduras ou tiras de pano, no muito apertadas, na extremidade da junta abaixo da fratura e na extremidade da junta acima da fratura. nas fraturas expostas: colocar uma gaze, um leno ou um pano limpo sobre o ferimento; fixar firmemente o curativo no lugar, utilizando-se para isso, de uma gravata, tira de pano, etc.; no caso de hemorragia grave siga as instrues vistas anteriormente; manter a vtima deitada; aplicar talas, conforme descrito para as fraturas fechadas, sem tentar puchar o membro ou faz-lo voltar a sua posio natural; transportar a vtima para um mdico ou hospital, conforme instrues anteriores, aps a fratura ter sido imobilizada.

Luxaes ou Deslocamentos: Toda vez que os ossos de uma articulao ou junta sairem de seu lugar proceda como no caso de fraturas fechadas. Colocar o brao em uma tipia quando houver luxao do ombro, cotovelo ou punho; encaminhar para atendimento mdico. Entorses: Tratar como se houvesse fratura fechada; aplicar gelo e compressas frias; encaminhar para atendimento mdico. Intoxicaes: Tipos: por ingesto; por inalao; por contaminao da pele. Providncias: observar evidncias no local (frasco de veneno, comprimidos, etc.); avaliar sinais vitais e nvel de conscincia; 32

remover a vtima para local arejado, quando houver contaminao do meio ambiente; retirar a roupa e lavar com gua corrente, quando houver contaminao da pele; no provocar vmitos se a vtima ingeriu gasolina, querosene, cidos, soda custica ou se ainda estiver inconsciente ou apresentando convulses; no oferea lquidos e nem antdotos caseiros; encaminhar a vtima para atendimento mdico.

Ressuscitao Crdio Pulmonar - RCP A RCP um conjunto de medidas que devem ser seguidas no caso de haver uma parada cardaca e/ou respiratria at que se transporte a vtima ao local adequado para atendimento mdico. Parada Respiratria: Quando ocorre a ausncia total de respirao; A pessoa morrer se a respirao no for imediatamente reestabelecida. Sinais da Parada Respiratria: ausncia da expanso torxica; ausncia da sada de ar pela narina ou boca. Providncias: aproximar o ouvido da face da vtima para tentar ouvir se h passagem de ar; ou colocar um espelho ou algum objeto de vidro frente da boca e narinas da vtima e se este no ficar embaado estar constatada a parada respiratria; aplicar imediatamente 04 (quatro) insufladas de ar e para isto: colocar a vtima na posio correta (deitada de costas apoiando o seu pescoo com uma mo e com a outra pressione a testa para baixo; manter a cabea nesta posio, tampar as narinas e assoprar vigorosamente dentro da boca da vtima (posicionar os lbios de forma que abranja toda a boca da vtima para que no haja escape de ar); em crianas, abranja com os lbios a boca e a narina; entre cada insuflada de ar, retire a boca para no dificultar o retorno do ar (expirao); aps as 04 (quatro) primeiras insufladas continuas, manter a respirao num ritmo de 12 (doze) a 16 (dezesseis) por minuto; quando a parada respiratria for causada por gases venenosos, vapores qumicos ou falta de oxignio, remover a vtima para local arejado antes de iniciar a respirao; 33

quando a parada respiratria for causada por afogamento, retirar, se possvel, a vtima da gua ou remov-la para um barco ou para um local mais razo para iniciar a respirao; quando a parada respiratria for causada por sufocamento por saco plstico, rasgar o plstico e iniciar imediatamente a respirao; quando a parada respiratria for causada por choque eltrico, interromper ou separar a vtima da corrente antes de iniciar a respirao.

Parada Cardaca: Sinais da Parada Cardaca: ausncia de batimentos do corao; ausncia de pulsao (carotidea, femural ou radial); acentuada palidez. Providncias: colocar a vtima deitada de costas sobre superfcie dura; colocar as duas mos sobrepostas e com os dedos entrelaados na metade inferior do esterno da vtima; fazer a seguir uma presso com bastante vigor, para que o esterno baixe mais ou menos 05 (cinco) centmetros e comprima o corao de encontro a coluna vertebral (descomprima em seguida); repetir a manobra tantas vezes quantas necessarias (cerca de 60 (sessenta) compresses por minuto). em bebs fazer presso apenas com 02 (dois) dedos para se evitar fraturar as costelas.

Parada Crdio-Respiratria: Se houver ao mesmo tempo parada crdio-respiratria, deve-se executar massagem cardaca associada respirao boca a boca, da seguinte maneira:

fazer 30 (trinta) massagens cardacas e sem interrupo, aplicar 02 (duas) respiraes boca a boca, repetindo este ciclo tantas vezes quantas necessrias (isto se estiver sozinho prestando socorro); caso necessrio, continuar estes procedimentos enquanto a vtima estiver sendo transportada para o hospital.

As novas diretrizes para RCP e ACE publicadas ontem dia 18/10/2010 levam como nfase permanente a RCP de alta qualidade.

34

Vous aimerez peut-être aussi