Vous êtes sur la page 1sur 4

XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

CURSO EXTENSIVO FINAL DE SEMANA XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO

Disciplina Aula

Direito Processual Civil 03

EMENTA DA AULA 1. PETIO INICIAL 2. TUTELA ANTECIPADA

GUIA DE ESTUDO 1. PETIO INICIAL Art. 282, 283 e 39, I do CPC.

Requisitos Partes (autor e ru) Pedido (mediato e imediato) Causa de pedir (fatos e fundamentos jurdicos) Endereamento (competncia) Valor da causa (arts. 258 a 260 do CPC)

Rito Sumrio No rito sumrio temos mais dois requisitos: Rol de testemunhas Quesitos periciais

PEDIDO Art. 286 do CPC, Em regra, o pedido deve ser certo e determinado.

Excepcionalmente, o pedido ser Genrico; Aes universais: So aquelas em que no se sabe quais, nem quantos os bens envolvidos.

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

Exemplo: Na petio de herana possvel fazer pedido genrico, uma vez que no se sabe os bens deixados pelo de cujus Aes decorrentes de ato ou fato ilcito Ao indenizatria, s se recebe indenizao porque o ato foi ilcito. Exemplo, uma ao de indenizao por danos morais. Ao que dependa de ato do ru Exemplo: ao de prestao de contas onde, primeiro o ru presta as contas e depois o autor especifica o pedido.

Implcito Juros e correo monetria; Custas e honorrios advocatcios; Parcelas vincendas (art. 290 do CPC).

Cumulao de Pedidos Simples (A + B), O autor formula dois ou mais pedidos e deseja todos eles. Exemplo, pedido de indenizao de danos materiais e morais.

Alternativa (A ou B), O autor formula dois ou mais pedidos, mas deseja somente um deles, sem qualquer tipo de preferncia. Exemplo, o autor pede a devoluo do seu bem ou uma indenizao correspondente.

Sucessiva (Se A ento B), O autor formula dois ou mais pedidos, se o primeiro for concedido, que os outros tambm sejam. H dependncia entre os pedidos. Exemplo, ao de investigao de paternidade cumulada com alimentos.

Subsidiria (Se no A, ento B), O autor formula dois ou mais pedidos e se o primeiro no for concedido, que o outro seja concedido. Neste caso existe preferncia. Exemplo: O autor pede a devoluo do seu bem ou uma indenizao correspondente, com preferncia pela devoluo do bem.

Requisitos para a cumulao (art. 292 do CPC) Que os pedidos sejam compatveis; Juiz competente para todos eles; Procedimentos compatveis.

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

2.TUTELA ANTECIPADA Art. 273 do CPC a medida de urgncia que tem por finalidade antecipar os efeitos de uma futura sentena.

Diferena entre Tutela Antecipada e Cautelar preciso observar o pedido principal da ao e liminar requerida, Se o pedido principal foi igual ao pedido liminar, estaremos diante de uma tutela antecipada. Se o pedido principal foi diferente do pedido liminar, estaremos diante de uma cautelar.

Requisitos Obrigatrios: Prova inequvoca, a prova certa em si mesma, isto , que no causa dvidas ao juiz quanto sua existncia.

Verossimilhana da alegao: a probabilidade do autor de ter o direito requerido. Reversibilidade: a possibilidade de desfazer a tutela no final do processo.

Obs.: Ainda que no seja possvel o desfazimento especfico da tutela, haver reversibilidade se for possvel converter a obrigao em dinheiro (entendimento do STJ).

Alternativos Urgncia Risco de dano irreparvel e de difcil reparao. Abuso do direito de defesa, Exemplo ru que pede provas inteis. Incontroverso Aquele alegado pelo autor e no contestado pelo ru.

Macete para os requisitos Pro prova inequvoca Ve verossimilhana R reversibilidade U urgncia A abuso do direito de defesa I - incontroverso

ProVeR UAI

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

XI EXAME DE ORDEM UNIFICADO Coordenao Pedaggica OAB

Observao: A tutela antecipada no pode ser concedida de ofcio (art. 273, caput)

Momentos: A tutela antecipada pode ser concedida antes, depois ou at mesmo na prpria sentena.

Fungibilidade (art. 273, 7) Existe fungibilidade entre tutela antecipada e cautelar, o inverso no verdadeiro.

Procedimentos (Conhecimento) Especial (art. 890 e seguintes) Possessria Monitria Embargos de terceiro Etc.

Comum Sumrio (art. 275 do CPC)

Critrios do Procedimento Sumrio: Valor da causa (at 60 salrios mnimos); Matria (exemplos: indenizao por acidente de veculo terrestre, cobrana de condomnio, cobrana de honorrios).

Ordinrio Todo o resto ser ordinrio.

EXAME DE ORDEM Complexo Educacional Damsio de Jesus

Vous aimerez peut-être aussi