Vous êtes sur la page 1sur 19

Acionamentos Hidrulicos e Pneumticos Automao

Dinmica organizada dos automatismos orientada para uma economia ou potencializao da interveno humana nas diversas manifestaes, no s industriais, como tambm gerais davida social

Automatismo
So os meios, instrumentos, mquinas, processos de trabalho, ferramentas ou recursos graas aos quais a ao humana em determinado processo, fica reduzida, eliminada ou potencializada.

Hidrulica
Produo de fora e movimento atravs de fludo hidrulico;
Fludo hidrulico representa o meio de transmisso de fora.

Sistemas hidrulicos:
Hidrluica estacionria Hdrulica mvel

Hidrulica
Hidrluica estacionria:
Mquinas de produo e montagem; Lnhas de transferncia; Mquinas de elevao e transporte; Prensas; Mquinas de injeo e moldagem; Pontes rolantes; Elevadores.

Hidrulica mvel:
Equipamentos de construo; Sistemas basculantes, plataformas elevadoras; Mquinas transporte e elevao; Equipamento agrcola.

Hidrulica Estacionria

Hidrulica Mvel

Sistemas Hidrulicos
Sistemas transmissores de potncia movimento por meio de fluidos
Sistema Gerador Transmisso Sistema de Distribuio e Controle Transmisso Sistema de Aplicao de Energia

ou

Sistema gerador Constitudo pelo reservatrio, filtros, bombas, motores, acumuladores, intensificadores de presso e outros acessrios. Sistema de distribuio e controle Constitudo por vlvulas controladoras de vazo, presso e direcionais. Sistema de aplicao de energia Constitudo pelos atuadores, que podem ser cilindros, motores hidrulicos e osciladores.

Sistemas Hidrulicos

Classificao dos Sistemas Hidrulicos


De acordo com a presso - N.F.P.A (National Fluid Power Association)
So classificados de acordo com a presso nominal da seguinte forma: P re ss o C la ssif ic a o
bar 0 a 14 14 a 35 35 a 84 84 a 210 A c im a d e 2 1 0 p si 0 a 2 0 3 ,1 0 2 0 3 ,1 0 a 5 0 7 ,7 6 5 0 7 ,7 6 a 1 2 1 8 ,6 8 1 2 1 8 ,6 8 a 3 0 4 6 ,6 2 A c im a d e 3 0 4 6 ,6 2 B a ix a p re ss o M d ia p re ss o M d ia -a lta p re ss o A lta p re ss o E x tra -a lta p re ss o

De acordo com a aplicao


De presso contnua ou de presso intermitente.

Quanto ao tipo de bomba


Vazo constante ou vazo varivel

De acordo com o controle de direo


Sistema de uma via (controlados por vlvulas) ou de duas vias (controlados por bombas reversveis).

Outras Tecnologias para Gerao de Foras, movimentos e Sinais


Mecnica Eletricidade Pneumtica

Vantagens e Desvantagens dos Sistemas Hidrulicos


Vantagens
Fcil instalao dos diversos elementos, oferecendo grande flexibilidade, inclusive em espaos reduzidos. O equivalente em sistemas mecnicos j no apresenta flexibilidade. Devido baixa inrcia, os sistemas hidrulicos permitem uma rpida e suave inverso de movimento, no sendo possvel obter esse resultado nos sistemas mecnicos e eltricos; Permitem ajustes de variao micromtrica na velocidade. J os mecnicos e eltricos s permitem ajustes escalonados e de modo custoso e difcil.

10

Vantagens e Desvantagens dos Sistemas Hidrulicos


Vantagens
So sistemas autolubrificados, no ocorrendo o mesmo com os sistemas mecnicos e eltricos. Relao (peso x tamanho x potncia consumida) muito menor que os demais sistemas. So sistemas de fcil proteo. Devido tima condutividade trmica do leo, geralmente o prprio reservatrio acaba eliminando a necessidade de um trocador de calor

11

Vantagens e Desvantagens dos Sistemas Hidrulicos


Desvantagens Elevado custo inicial, quando comparado aos sistemas mecnicos e eltricos. Transformao de energia eltrica em mecnica e mecnica em hidrulica para, posteriormente, ser transformada em mecnica. Perdas por vazamentos internos em todos os componentes. Perdas por atritos internos e externos. Baixo rendimento em funo dos trs fatores citados anteriormente. Perigo de incndio, devido o leo ser inflamvel.

12

Vantagens e Desvantagens dos Sistemas Hidrulicos


Desvantagens Poluio do meio ambiente por desperdcio de leo. Sensvel a sujeira. Perigo resultante de presso excessiva. Dependncia da temperatura (mudana na viscosidade do fludo). Fator de eficincia desfavorvel.

13

14

Aplicaes da Hidropneumtica

15

Aplicaes Hidrulicas

16

17

18

Atuaes Hidrulicas na Aviao

19

Vous aimerez peut-être aussi