Vous êtes sur la page 1sur 67

APLICAES DAS RADIAES

NA MEDICINA, INDUSTRIA E AGRICULTURA


Prof Tamyris Andrade

Apresentao:
Tamyris Marcella Tecnloga em Radiologia Ps graduao em Gesto de Sade Professora das Instituies, CESA, POLITCNICA DO IMIP e EMEPPE

Breve Histrico:

Wilhem K. Roentgen

Henri Bequerel

Casal Marie e Pierre Curie

MAS O QUE RADIAO?


propagao de energia sob vrias formas.

E radioatividade?

QUE FORMAS SO ESSAS?


Essas formas podem ser corpusculares e eletromagntica.

Radiao Corpuscular

ONDAS ELETROMAGNTICAS:

ENERGIA
Radiao Ionizante
Radiao No Ionizante

Radiao X e Y

Ondas de Som , Radio, Microondas, Luz Visvel...

COMPARANDO AS RADIAES...

APLICAES DAS RADIAES NA MEDICINA

Prof Tamyris Andrade

NA TERAPIA...

NA RADIOTERAPIA...
Radioterapia uma rea da radiologia que usa fontes radioativas abertas e fechadas para fins de tratamento. A teleterapia uma modalidade de radioterapia em que a fonte de radiao externa ao paciente, posicionada a no mnimo 20 cm de sua superfcie. Usa-se fontes de radiaes naturais (raios gama) geralmente cobalto 60, raios X e feixe de eltrons. Braquiterapia outra modalidade da radioterapia, nesta a fonte de radiao colocada prximo ou no local da leso a ser tratada. usada radiao natural, como fontes emissoras de raios gama e partcula beta.

TELETERAPIA

BRAQUITERAPIA

NO RADIODIAGNOSTICO...

RADIODIAGNSTICO
Pretende-se conseguir, da maneira menos invasiva possvel, uma imagem ntida do interior do corpo para uma anlise posterior

A tcnica do radiodiagnstico utiliza a radiao ionizante e no ionizante para a obteno de um diagnstico

RADIODIAGNSTICO
Aparelhos empregados rotineiramente numa clnica utilizam este tipo de radiao para a obteno de imagens, tendo como exemplos os aparelhos de raiosx convencionais, angiografia, fluoroscopia, tomografia computadorizada e medicina nuclear A RMN (ressonncia magntica nuclear) e a USG (ultrassonografia) so exemplos de radiodiagnostico que utilizam radiao no ionizante.

NA RADIOLOGIA CONVENCIONAL
um mtodo de avaliaes que utiliza radiao X para produo de imagens. um exame simples e barato, onde a demanda maior que as outras modalidades, perdendo apenas para ultrassonografia, por esta no utilizar radiao ionizante. um diagnostico perfeito para ver partes sseas do corpo humano.

RADIOLOGIA CONVENCIONAL

NA ULTRASSONOGRAFIA
O ultrassom (tambm chamado de ultrassonografia ou ecografia) um exame no invasivo que usa ondas de som para criar uma imagem do beb, da placenta, do tero e de outros rgos atravs do eco. Com ele, o mdico tem acesso a informaes importantes sobre o progresso da gravidez e sobre a sade do beb. Avalia forma de partes moles no vistas na radiologia convencional, tais como fgado, pncreas, tendes, etc.

ULTRASSONOGRAFIA

NA DENSITOMETRIA SSEA
Se baseia na dupla emisso de raios X. uma medida quantitativa da massa ssea que permite o diagnstico e o seguimento de tratamento da osteoporose, bem como a avaliao do risco de fratura. O exame simples, rpido, de fcil acesso e no invasivo.

DENSITOMETRIA SSEA

DENSITOMETRIA SSEA
Recomendamos no ingerir o suplemento de clcio no dia do exame. Se voc fez algum exame de medicina nuclear recente (p.ex. cintilografia ssea, mapeamento de tiride, MIBI, etc.), o exame de densitometria ssea no deve ser realizado. Da mesma forma, exames radiolgicos contrastados (enema opaco, urografia excretora) no devem ser realizados. Recomendamos um intervalo de pelo menos 2 semanas entre eles.

DENSITOMETRIA SSEA

NA TOMOGRAFIA
Exame que consiste numa imagem que representa uma seco ou "fatia" do corpo. A TC baseia-se nos mesmos princpios que a radiografia convencional, indica a quantidade de radiao absorvida por cada parte do corpo criando variaes numa escala de cinza produzindo uma imagem.

TOMOGRAFIA

TOMOGRAFIA

NA MAMOGRAFIA
A mamografia o estudo radiolgico comparativo das mamas (realizado bilateralmente), com a finalidade de detectar patologias. Ainda a forma mais eficaz de detectar precocemente alteraes nas mamas capazes de gerar um cncer, at mesmo as que, de to pequenas, no so percebidas no autoexame.

MAMOGRAFIA

MAMOGRAFIA

TOMOSSNTESE DA MAMA
uma tcnica aplicada mama, que adquire imagens em 3D do tecido mamrio comprimido este em diferentes planos durante um curto tempo. Os cortes finos reconstrudos reduzem ou eliminam os problemas causados pelo tecido sobreposto e o rudo da estrutura anatmica que aparecem na imagem 2D da mamografia digital.

TOMOSSNTESE DA MAMA
A tomossntese capaz de adquirir imagens em qualquer direo, no s nas posies CC(craniocaudal) ou na MLO (mdiolateral obliqua). Os cortes reconstrudos podem ser visualizados de maneira semelhante aos cortes de TC. As imagens so reconstrudas com uma distncia de separao entre cortes de 1mm. Assim 5 cm de mama comprimida ter 50 cortes reconstrudos.

TOMOSSNTESE DA MAMA
A - Mamografia digital B - Corte representativo da tomossntese

C - Detalhe ampliado de rea da imagem B Ndulo mais bem caracterizado na tomossntese

Bipsia: carcinoma ductal invasivo

A radiologia intervencionista garante tratamentos mais rpidos e eficazes para diversos tipos de doena.

Na Radiologia Intervencionista
Essa especialidade diferencia-se por ser minimamente invasiva E por utilizar cortes muito pequenos para inserir, nas veias e artrias, minsculos cateteres, stents, molas ou agulhas para realizar procedimentos e fazer diagnsticos.

Vertoblastia Percutnea
o tratamento de vrtebras fraturadas ou fraturas associadas a doenas como a osteoporose. Geralmente o procedimento utiliza um cimento ortopdico que injetado diretamente na vrtebra que apresenta a leso, criando um bloco slido que d sustentao e elimina dores, mesmo em pacientes muito idosos e com quadro avanado de osteoporose. Outro opo injetar medicamentos para tratamentos de inflamao de nervos devido a um perodo de compresso prolongado.

NA RESSONNCIA MAGNTICA NUCLEAR


um exame para diagnstico que retrata imagens de alta definio dos rgos atravs da utilizao de campo magntico e de uma Radiofrequncia.
SPIN PRECESSAO

COMO OCORRE O EXAME EM RMN?

RESSONNCIA MAGNTICA NUCLEAR

Ressonncia Magntica de Mama (RM)

Ressonncia magntica imagem mama com leso.

Ser administrado uma substncia na veia (contraste) que ajudar a diferenciar leso suspeitas de malignidade daquelas com aspecto benigno.

Ressonncia Magntica de Mama (RM)

Ressonncia magntica mama com implante sagital.

Ressonncia magntica acusa realce heterogneo e anelar, caracterstico do carcinoma ductal invasivo.

MEDICINA NUCLEAR
uma especialidade medica que utiliza fontes radioativas no seladas para fins diagnsticos e teraputicos. nica por revelar dados sobre a anatomia e a funo dos rgos, ao contrrio da radiologia convencional, que tipicamente mostra apenas estrutura anatmica dos rgos. Os exames de medicina nuclear frequentemente podem detectar precocemente anormalidades na funo ou estrutura de um rgo no seu corpo. Esta deteco precoce possibilita que algumas enfermidades sejam tratadas nos estgios iniciais, quando existe uma melhor chance de prognstico bem sucedido e recuperao do paciente.

O PACIENTE A FONTE DE RADIAO

O PACIENTE A FONTE DE RADIAO

MEDICINA NUCLEAR

APLICAES NA INDUSTRIA

USINA NUCLEAR
uma instalao industrial empregada para produzir eletricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioativos que atravs de uma reao nuclear produzem calor. Este calor empregado por um ciclo termodinmico convencional para mover um alternador e produzir energia eltrica.

USINA NUCLEAR

Energia Nuclear
Equivalncia energtica

Usina de Angra dos Reis /RJ

ROCHA DE URANIO 236 - Phosphate uranium

YELLOW CAKE
Mina de URANIO na Bahia

YELLOW CAKE

URANIO ENRIQUECIDO

BARRAS DE URANIO

5 METROS

GAMAGRAFIA
Tcnica muito utilizada na indstria e construo, a gamagrafia uma radiografia obtida atravs de raios gama. Por meio deste processo, pode-se detectar defeitos ou rachaduras no corpo das peas. Em 90% dos casos a fonte utilizada o Iridio-192, mas tambm existem outras fontes como o Selnio-75 e Cobalto-60. A gamagrafia industrial foi utilizada, por exemplo, em praticamente toda a extenso do gasoduto Bolvia-Brasil.

GAMAGRAFIA

GAMAGRAFIA

INDICADOR DE NVEIS LQUIDOS


Quando o lquido alcana a altura da fonte, a maior parte da radiao emitida pela fonte absorvida por ele e deixa de chegar ao detector, significando que o lquido atingiu aquele nvel. O mesmo artifcio serve para indicar um nvel mnimo de lquido desejado em um tanque . Nesse caso, a fonte e o detector devem ser colocados na posio adequada e,quando o lquido atingir esse ponto, deixar de absorver a radiao, que chegar ao detector com maior intensidade. Em geral, acrescenta-se um sistema de alarme, para soar ao ser atingido esse nvel. No caso de indicao de nvel mximo ocorrer o contrrio, isto , a radiao chegar ao detector com menor intensidade.

INDICADOR DE NVEIS LQUIDOS

http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/meio-ambienteenergia-nuclear/energia-nuclear-11.php

ESTERILIZAO DE ARTEFATOS MDICOS

APLICAES NA AGRICULTURA

COMPORTAMENTO DE INSETOS
Ao ingerirem radioistopos, os insetos ficam marcados, porque passam a emitir radiao, e seu raio de ao pode ser acompanhado. No caso de formigas, descobre-se onde fica o formigueiro e, no caso de abelhas, at as flores de sua preferncia.

CONTROLE DE PRAGAS
A marcao de insetos com radioistopos muito til para eliminao de pragas, identificando qual predador se alimenta de determinado inseto indesejvel. Neste caso o predador usado em vez de inseticidas nocivos sade. Outra forma de eliminar pragas esterilizar os respectivos machos por radiao gama e depois solt-los no ambiente para competirem com os normais, reduzindo sua reproduo sucessivamente, at a eliminao da praga, sem qualquer poluio com produtos qumicos.

IRRADIAO DE ALIMENTOS
A irradiao de alimentos um mtodo de conservao de alimentos no qual se usa radiao ionizante em doses predeterminadas para eliminao de microorganismos causadores de doenas, retardo no processo natural de decomposio, inibio de brotamentos, aumentando assim a durabilidade desses alimentos.

A imaginao mais importante que a cincia, porque a cincia limitada, ao passo que a imaginao abrange o mundo inteiro Albert Einstein

Obrigada!!!
tamyris.radiologia@yahoo.com.br

Vous aimerez peut-être aussi