Vous êtes sur la page 1sur 111

i

UNESP - Universidade Estadual Paulista Jlio de Mesquita Filho Faculdade de Cincias Departamento de Educao Fsica

Naiara Abreu Santos

REFLETINDO SOBRE OS JOGOS ESCOLARES

BAURU Novembro / 2008

ii

Naiara Abreu Santos

REFLETINDO SOBRE OS JOGOS ESCOLARES

Trabalho de Concluso de Curso apresentado ao Departamento de Educao Fsica da Faculdade de Cincias UNESP campus de Bauru SP, como requisito parcial da disciplina de Trabalho de Formatura.

Orientador: Prof. Dra. Llian Aparecida Ferreira

BAURU Novembro / 2008

iii

AGRADECIMENTOS

minha me Nelma, por ser a super me, por ter se desdobrado em muitas para me manter nesse sonho, por me amar e no medir esforos para que eu seja feliz, enfrentando todos por isso. Te amo infinitamente. meu pai Paulo, por tanto se orgulhar de mim, por me mostrar que me ama apesar de ficar anos sem me ver, de falar comigo pouco e depois retomar nossa relao, me mostrando que ela to importante quanto a chuva no deserto. Te amo incondicionalmente. Ao meu irmo Joo Paulo, exemplo de inteligncia, reflexo e perseverana, muito obrigada por ter se tornado meu grande amigo, sempre me ajudando nos momentos mais difceis. Lara, minha amiga de infncia que me ajudou a construir esse sonho chamado Unesp e que nunca desistiu dele, nem mesmo quando eu o fiz. Aos meus tios pela fora e por atender as diversas chamadas a cobrar. Llian, Sargento Ferreira, por me mostrar que educar ser rgida como um sargento e carinhosa como uma me. Obrigada por sempre conversar comigo, pelas altas risadas e pelo bolo de laranja. Obrigada por depositar tanta confiana em mim espero ter retribudo. Muito mais que me orientar no curso, voc me orientou na vida e me ensinou que sempre posso contar com voc, muito obrigada por me permitir ser sua amiga foi e verdadeiramente um privilgio, espero ser um dia metade do que voc . Ao professor, orientador, mestre, amigo, conselheiro e parecerista Tima, voc no simplesmente passou pela minha vida. Agora como agradecer algum que fez tanto por mim? Eu nunca vou conseguir expressar em palavras o carinho, admirao e respeito que sinto, muito menos agradecer a voc. Fica registrada aqui a forma mais simples. Muito obrigada por tudo, (podia ter feito um pouquinho mais) por me agentar te enchendo, por me ajudar, por ser meu grande amigo. Mas pode esquecer o Red Label. Nat Amarela, muito obrigada amiga, por sempre estar do meu lado mesmo quando eu no seguia seus conselhos, obrigada pelas baladas, pelas dancinhas que inventamos e pelas horas que conversamos e nos divertimos, por sempre me apoiar. Voc um ser muito especial. Nat Preta, sempre pronta a ajudar, amiga pra todas as horas, s tem cara de brava mais um doce, obrigada por sempre me escutar e me presentear (vrias coisinhas), alm de fazer coisinhas maravilhosas pra comer, lembra daquele bolo trufado.

iv

Estorvo, Luana, por ser hilria mesmo com todo esse mau humor, sempre me ajudou muito e me fez de escrava tambm, porque, segundo ela, uns nascem pra mandar e outros... e apesar de voc no demonstrar eu sei que voc me ama. Fabi com toda essa hospitalidade mineira, me deu amizade e muitas risadas, altos papos cheio de expresses mineiras. Voc uma das pessoas mais carismticas que conheo e tem muita gente ai pra provar o que eu digo. Obrigada por fazerem da casa de vocs a minha casa, por sempre me deixarem ficarem horas conversando com vocs. Malu, pelos puxes de orelha por me cobrar e sempre me dar idias para a elaborao dessa monografia, por tantas vezes me ouvir, pelos vrios papos cabea, vrias vezes tentamos entender a cabea das pessoas e seus sentimentos, sempre com muito humor, quando juntvamos ns e ns mesmas ento... era s risada. Ju, exemplo de simpatia, com conhecidos, desconhecidos e afins, obrigada pela ajuda e colaborao nesse trabalho, obrigada pelo carinho e por sempre me colocar pra cima, sempre me achava linda quando saamos, mesmo se fosse pra alguma balada trs e cinqenta ou s pra dar voltas no carro, nesse eu vou de pijama heim?! Voc se tornou uma irm. Cadu, Tom, Ricardo e Rodolfo, meus amores, sempre dispostos a me ouvir, me ajudar e me fazer um carinho me dar um abrao ou me fazer rir, cada um com seu jeitinho. Amo vocs. Mnica e Lgia, por me zuarem, me suportarem, me respeitarem e me ajudarem sempre, lembrando que vocs conviveram comigo da melhor maneira possvel... na mesma casa. Rachel, por tudo mesmo, obrigada por nunca me julgar e me mostrar que ainda existem pessoas com outros valores, capazes de amar sinceramente e sem cobrar nada em troca. Flora, grande amiga, capaz de ser feliz vendo os amigos felizes, minha veterana mais linda, animada, simptica... Ao pessoal da sala, por se tornarem minha famlia durante esses quatro anos e me ajudarem a crescer, lembrana de uma poca de alegria, de sufoco, de carinho, de mudana, e de medo, medo do futuro, medo de perd-los, medo de no conseguir seguir sem vocs. Aos meus bixos, bixetes e veteranos por terem vivido essa faculdade comigo, terem me dado carinho, e me ajudado a dar grandes risadas e claro por sempre estarem presentes nas festinhas, especialmente Bia, Fer Kuriki, Paulinha, Naiara Baia, chara que representa, Deza, Ferzoca seres especiais e a Dbora e Brbara por terem perdido na sinuca pra mim e pra Ju campeonato que vencemos.

Aos amigos dos outros cursos, porque a faculdade feita de muitos deles e de uma turma muito legal, ao Gustavo Dido por ser sempre simptico e amigo, mais principalmente por fazer minha amiga feliz e cuidar dela por mim. Ao Pessoal do Projeto, Paulinho, Manu, Anglica, Carlitos, Fer, Ju, Ferzoca, Deza, Luco, Nicole, Igor por me permitir aprender junto, me dando a honra de discutir e ensinar com eles, pelo concurso de bolos, pelos amigos e inimigos secretos, e aos alunos por perdoarem nossos erros e insegurana. Aos professores, por nos ensinarem a arte do ofcio. Sandra e ao Milton, exemplo de excelentes professores. Ao Bruno, por me suportar l no departamento e estar sempre de bom humor, e por no perder tempo, j que sabemos que nos tornaramos amigos, porque esperar, isso fez a gente se d bem logo de cara. Obrigada por ter passado no concurso que eu prestei, ainda bem que voc passou. s tias da limpeza, pelo bom humor de sempre, por sempre me dar bom dia e um sorriso. No final desses agradecimentos, vi que a palavra que mais usei foi ajuda, o que seria do ser humano se estivesse sempre sozinho? Obrigada pela ajuda de todos, ns no seramos nada sem ajuda e sem amigos, acho que da da pra entender todo o valor dessa faculdade pra mim, a saudade vai se transformar numa lembrana boa e se pudermos somente lembrar de ajudar os outros tudo ter valido a pena.

vi

RESUMO

Vemos na escola o esporte e os jogos escolares, sendo tratados somente com a finalidade da prtica esportiva ou mesmo para a descoberta de um novo atleta, portanto esses so absorvidos sem uma reflexo do por que deve ser abordado na escola. O esporte na escola deve ser utilizado em um contexto amplo, com a criao de novos jogos e novas possibilidades de se movimentar, at mesmo criadas pelos alunos, e no tendo como nico modelo o esporte de alto rendimento. Neste sentido, o objetivo desse estudo foi compreender como os jogos escolares do ano de 2007 na cidade de Bauru/SP ocorreram e o que foi valorizado nessa competio, e tambm compreender como o esporte e a competio so caracterizados/adotados pelos professores de Educao Fsica, diretores, coordenadores pedaggicos, na elaborao, organizao e efetivao de tal atividade escolar. Para isto, foi realizada anlise documental e entrevistados onze professores, doze diretores e sete coordenadores. Os resultados indicaram que as olimpadas escolares vm defendendo uma perspectiva seletiva e de excluso entre os alunos e que muitos dos envolvidos, sobretudo diretores e coordenadores, no diferenciam esporte rendimento de esporte escolar, o que j diferente entre os professores de Educao Fsica que, apesar de se renderem aos moldes das Olimpadas, indicam uma preocupao com o aprendizado dos alunos durante sua efetivao. E ainda, nesse estudo, o resultado apontou que os professores entendem que os jogos deveriam ser uma atividade educacional, mostrando que estes no valorizam somente a vitria, o que j apontado pelos diretores e coordenadores das escolas mesmo que implicitamente. No entanto, as Olimpadas escolares municipais de Bauru/SP no so adotadas na perspectiva educativa, so apenas jogos em que se valorizam a prtica esportiva com pouco intuito educacional apesar do discurso politicamente correto adotado entre os entrevistados.

Palavras-chave: Olimpadas escolares, esporte educacional, Educao Fsica e esporte

vii

ABSTRACT

We see the sport at school and school games, being treated only for the purpose of practicing sports or even to the discovery of a new athlete, so these are absorbed without a reflection of that must be addressed in school. The sport at school could be used in a broad context, with the creation of new games and new possibilities to move, it even created by students, and not having as the only model of high performance sport. In therefore sense, the purpose of this study was to understand how the games of the school, at this year 2007, of Bauru / SP occurred and what was valued in this competition, and not only understand how the sport and competition are characterized / to be used by teachers of Physical Education, directors, Educational coordinators, in the preparation, organization and execution of such a school. However, eleven teachers were interviewed, twelve directors and seven coordinators, in addition to the completion of a documentary analysis. The results indicated that the Olympics are defending a school prospect selective and exclusion among students and that many of thosen involved, particularly directors and coordinators, does not differentiate sport yield of sports at school, which is different from the teachers of Physical Education that, despite the surrender of the mold Olympics, indicate a concern with the learning of students during their execution. And yet, in this study, the result indicates that teachers believe that the games should be an educational activity, showing that they not only value the victory, but also appointed by the directors and coordinators of the schools that even implicitly. However, the Olympics municipal school of Bauru / SP are not taken in perspective, are only games in which they value the practice sports with little educational purpose despite the politically correct speech used among other subjects evaluated.

Key words: school Olympics, sport education, physical education and sport

viii

SUMRIO

INTRODUO .................................................................................................... 9 CAPTULO 1- EDUCAO FSICA E ESPORTE ....................................11


1.1 Esporte NA escola ..................................................................................... 15 1.2 Esporte DA escola ..................................................................................... 20

CAPTULO 2- JOGOS ESCOLARES ......................................................... 26


2.1 Jogos NA escola ....................................................................................... 28 2.2 Jogos DA escola ....................................................................................... 33

CAPTULO 3- METODOLOGIA .................................................................. 40 CAPTULIO 4- APRESENTAO E ANLISE DOS DADOS ............ 45


4.1 O que dizem os documentos ................................................................... 45 4.2 Participao X Competio ..................................................................... 48 4.3 Compreenso X Frustrao ..................................................................... 56 4.4 Organizador X Educador ......................................................................... 59

CONSIDERAES FINAIS .......................................................................... 63 REFERNCIAS ................................................................................................ 65


Apndice I...........................................................................................................68 Apndice II..........................................................................................................68

INTRODUO

O esporte foi adotado como parte da Educao Fsica a partir da dcada de 60, principalmente na era militarista. Desde ento, a Educao Fsica ficou subordinada ao esporte passando muitas vezes a ser confundida e mesmo entendida como somente uma prtica esportiva ou o ensino dos esportes. H, no entanto, uma diferena essencial entre o esporte rendimento, que um trabalho no qual o seu resultado o importante e o esporte educacional em que ele utilizado como meio para a educao das crianas que deveria ser discutido na escola. As Olimpadas escolares tambm deveriam ser adotadas numa perspectiva educacional, em que se valorizam a aprendizagem de valores e a contribuio na formao dos alunos. Entretanto, normalmente utilizada para atender ao mercado esportivo, encontrando novos talentos, trabalhando com a seletividade e excluso, ou seja, com fins completamente diversos daqueles adequados a uma instituio educacional. Nesse sentido, no primeiro captulo desse trabalho apresentada a diferena entre esporte rendimento e esporte educacional e ainda a diferena deste ltimo para a Educao Fsica. No segundo captulo abordamos as Olimpadas escolares, seus sentidos e significados e como estas deveriam ser abordadas na escola. O terceiro captulo dedicado metodologia, nesse estudo foi utilizada como coleta de dados a entrevista semi-estruturada com diretores, coordenadores pedaggicos e professores de Educao Fsica das escolas participantes da 4 Olimpada Municipal de Bauru/ SP e a anlise documental de relatrios baseados em artigos de jornal e avaliaes desses participantes, elaborado pela organizao do evento. O ltimo captulo indica os resultados dessa pesquisa elencados em quatro categorias: o que dizem os documentos sobre a valorizao e o que so as Olimpadas para seus atores; Participao X Competio no que diz respeito ao objetivo dos jogos para o grupo pesquisado; Compreenso X Frustrao no sentido

10

do que sentem aqueles alunos que no so chamados a participar do evento; Educador X Organizador quanto a funo do professor de Educao Fsica nessa atividade. Aps a anlise dos dados coletados obteve-se os seguintes resultados, as Olimpadas Municipais no so tratadas como um evento educacional, o que se percebe que as pessoas ficam inseguras a respeito do objetivo desses jogos. Ainda o fato de vrios entrevistados desconsiderarem o que sentem os alunos que no participam, apesar de os professores se mostrarem preocupados com a reformulao dos jogos para mais alunos participarem, eles sempre colocam que os alunos compreendem o fato de no representarem a escola. Quanto ao papel do professor de Educao Fsica nesse evento, vemos uma desvalorizao desse profissional enquanto educador, ele visto como organizador e tcnico nessas Olimpadas.

CAPTULO 1 - EDUCAO FSICA E ESPORTE

11

A Educao Fsica escolar passou por diversas modificaes ao longo dos anos, assim como os contedos que foram valorizados em cada uma dessas mudanas. Durante muito tempo a Educao Fsica foi vista como sinnimo de esporte, principalmente nas dcadas de 1960 e 1970. Isso porque se esperava a formao de atletas e tambm porque se dizia que o esporte era promotor de sade. Ainda hoje, talvez no pelos mesmos motivos do passado, mas por comodismo e pela facilidade, os contedos trabalhados nas aulas:

[...] esto resumidos prtica desportiva, principalmente aos esportes coletivos como voleibol, basquetebol, handebol e futebol, limitando a produo de conhecimento corporal e cultural do aluno. Esta tendncia de desenvolvimento de modalidades desportivas coletivas no mbito escolar, como nica forma de entendimento da Educao Fsica, pode gerar uma caracterizao das aulas de Educao Fsica como treinamento desportivo. (GUERIERO, 2004, p. 1).

Ao longo dos anos e da importncia desse contedo esportivo para a Educao Fsica houve uma interao tamanha entre eles que ainda comum falarse de esporte quando nos referimos a Educao Fsica e vice-versa:

No contexto das escolas, o evento norteador do trabalho do esporte escolar eram os jogos escolares, nas suas verses municipais, estaduais e nacionais. Esse processo todo fez com que os cdigos e os princpios do esporte, pela sua importncia social e poltica, se impusessem educao fsica escolar e, conseqentemente, escola. Tal foi essa imposio e subordinao que, no imaginrio social e escolar, a educao fsica escolar passou a ser sinnimo de esporte, produzindo

12

uma monocultura do esporte na escola. (BRACHT, 2006 A, p. 124-125)

No entanto, necessrio que se veja os dois como algo distinto, a Educao Fsica uma disciplina que trabalha com a educao atravs da cultura corporal de movimento, para tanto ela pode contar com vrios contedos, inclusive o esporte. Linhales e Vago (s/d) nos falam que a implementao do esporte na escola pode gerar uma escolarizao do esporte que adequaria este a instituio escolar, ou uma esportivizao da escola em que ela adotaria elementos do universo esportivo em sua lgica educacional. Ainda se referem incorporao do esporte na escola, muitas vezes aclamado, a fim de transformar o Brasil em potncia olmpica A escola e seus sujeitos ficam submetidos a um objetivo que no nasce dela prpria, mas sim do sistema esportivo (p . 4), e ressaltam que a escola no deveria se pautar nas necessidades do sistema esportivo para problematizar o esporte. O esporte um fenmeno social culturalmente criado pelo homem, atravs dos anos ele adquiriu tamanha magnitude que hoje passou a interessar a todos os setores da sociedade inclusive o educacional, tanto verdade que houve uma [...] diviso do Ministrio do Esporte em secretarias denominadas de Secretaria Nacional de Esporte Educacional, Secretaria Nacional de Desenvolvimento de Esporte e Lazer e Secretaria Nacional de Esporte Alto Rendimento [...] (LETTNIN, 2005, p. 1). Porm, o esporte no pode simplesmente ser utilizado nas aulas. Para Gonzlez (2006) O esporte, visto como um fenmeno cultural que tem de ser sistematizado e transformado em objeto de conhecimento para converter-se em contedo escolar, deve passar por uma anlise que permita organizar esse conhecimento (p. 89). Bracht (2006), ainda afirma que Nesse processo [transposio didtica] ele [esporte] passaria a orientar-se pelos princpios e cdigos da instituio escolar, subordinando-se ao projeto pedaggico da escola (p.125). O esporte na escola deve ser utilizado em um contexto amplo, com uma nova viso a respeito dos esportes, com a criao de novos jogos e novas possibilidades de se movimentar, at mesmo criadas pelos alunos, e no tendo como nico modelo o esporte de alto rendimento.

13

Para Neuenfeldt et al. (2005), [...] a Educao Fsica escolar deve buscar desenvolver um esporte que atenda aos seus objetivos, e no a objetivos externos. (p.1) valorizando assim outros aspectos que no somente o aprendizado da tcnica aperfeioada, submetendo o esporte educao. Ainda, Bracht (2006) nos esclarece que o esporte, como contedo da Educao Fsica, deve ser apresentado aos alunos, de modo que estes possam discutir e compreender o significado e as funes sociais que ele desempenha na nossa sociedade desenvolvendo [...] um esclarecimento crtico acerca do esporte (p. 40). A Educao Fsica e o esporte tm como conduta educar as crianas incutindo nelas valores que nenhuma outra disciplina pode trabalhar de forma to explcita, ou seja, no falamos aqui de conhecimentos cientficos, mas trata-se de ensinar aos alunos a reflexo e a transformao da cultura atual atravs de novos valores no reproduzidos, mas, construdos pelos alunos. Como apontado por Antunes, Crozara e Amaral (s/d):
[...] Esporte na Educao Fsica deve ter como finalidade que os alunos adquiram, de forma crtica e prazerosa, competncias de carter instrumental, social e comunicativa, em situaes dinmico-dialgicas de ensino, tomando coletivamente conscincia das diferentes e variadas formas de comportamento e de participao social, na medida em que se procura refletir e internalizar o resultado do que se faz e do que se fala, assim como suas implicaes sociais e individuais. (p. 2).

Gonzlez (2006) nos fala sobre duas lgicas do esporte, a interna que seria a tcnica, a execuo motora e a externa que seriam as caractersticas e/ou significados sociais que este apresenta. Na Educao Fsica escolar a lgica externa deve sobrepor-se a lgica interna, no que esta no deva ser trabalhada, mas pela lgica da escola, da educao, na qual o objetivo educar uma pessoa intelectual e socialmente, esta deve prevalecer. Conforme nos diz Kunz (2001), o esporte no se restringe as suas regras e tcnicas. Apresent-lo na instituio escolar no significa aprender a jogar bem, mas entend-lo em todo seu contexto. O esporte no deve ser simplesmente praticado, mas estudado, alis, conforme o autor, para isso que as crianas vo a escola.

14

Oliveira (1992) analisa em um estudo qual a importncia que as pessoas davam Educao Fsica e descobriu que a maioria no tinha uma Educao Fsica que estimulasse a reflexo, apenas a citavam como descanso das disciplinas tericas e aprendizagem de esportes com a valorizao dos mais habilidosos. Neste sentido, Podemos verificar claramente que seu resultado o entendimento de que a Educao Fsica apenas a realizao de uma atividade fsica sem significados educacionais e sociais relevantes. (p. 13). O autor ainda destaca que Temos que ter claro que o trabalho realizado nas escolas pode ser desenvolvido por qualquer leigo sem o menor problema. Para ensinar o desporto, como ensinado na escola, qualquer prtico pode faz-lo. (p. 13) Vale lembrar que a escola e o esporte so um direito de todos, portanto , [...] por serem direitos, [...] Tampouco podem ser assimilados como participao meritocrtica e seletiva, em que apenas os chamados talentos e os destaques usufruem de algo que de todos. (LINHALES; VAGO, s/d, p. 5). O esporte um direito de todos, mas, conforme escreve Bracht (2003), ele no igual para todos, ele tem finalidades diferentes para diferentes grupos sociais, basta ver pelos esportes mais populares entre a classe trabalhadora ligados fora e luta, como boxe e rugby e os praticados pela classe dominante, que privilegiam o movimento refinado, como esgrima e tnis. Ele constitudo cultural e socialmente, com diversas finalidades desde entretenimento, trabalho at subordinao e educao. preciso, no entanto, diferenciar esporte de rendimento/espetculo do esporte escolar. O esporte de rendimento/espetculo um trabalho e objetiva vitria. Conforme destaca Betti (1991) O que importa no esporte o resultado; o esportista vale o que vale seu resultado, e toda sua atividade depende de seu sucesso (p. 51). J o esporte escolar um contedo da Educao Fsica e deve ter um enfoque educativo, na medida em que deve agir como meio para se consolidar valores como: respeito, tolerncia, cooperao, autonomia, incluso.

1.1 Esporte NA escola

15

O esporte moderno surge na Inglaterra por volta do sculo XVIII nas chamadas (Public Schools), ele era voltado aristocracia, e depois como distrao e divertimento da burguesia (BRACHT, 2003). No final do sculo XIX e incio do XX, ele se intensificou, pois com a conquista dos direitos trabalhistas, houve uma preocupao com o que as classes trabalhadoras fariam com seu tempo ocioso, de modo a reprimir as tenses sociais, o esporte foi apresentado e expandido entre a classe operria. Agradando tanto a classe dominante como a classe trabalhadora, este no pde ser ignorado, se tornando o fenmeno do milnio. Sendo integrado inclusive na escola com objetivos diversos, dominao capitalista, promoo de sade, e elevao do pas a potncia olmpica (BRACHT, 2003). A sociedade no geral acaba vendo a Educao Fsica como base para a formao de atletas. De acordo com Bracht (2006), esse conceito se apresentou mais fortemente a partir da dcada de 60 at 80, principalmente na poca da ditadura militar atravs do Plano Nacional de Educao Fsica e Esporte que tinha como meta transformar o Brasil numa potncia esportiva. Percebe-se a uma subordinao da Educao Fsica ao esporte e no mais ao contrrio.

[...] com a idia da pirmide esportiva, cuja base seria composta pela Educao Fsica, com o papel de iniciar esportivamente a populao escolar. Essa ampla base seria o ponto de partida de um processo (seletivo) que culminaria com a participao nas equipes representativas do pas (passando pelos municpios, estados e clubes). (p. 124).

Moraes (s/d) ressalta que para o ensino mdio o esporte rendimento foi reconhecido como nico contedo da Educao Fsica atravs de um decreto:

[...] o projeto poltico pedaggico para a Educao Fsica no Ensino Mdio, que deixou profundas marcas, foi aquele ditado pelo decreto 69.450/71, que estabeleceu o Esporte de competio institucionalizado como contedo nico da Educao Fsica no Ensino Mdio. A deciso fazia parte de

16

uma empreitada, que partia do primeiro segmento do Ensino Fundamental. Nessa primeira etapa do ensino, priorizava-se a recreao e os chamados jogos pr-desportivos, no segundo segmento a iniciao desportiva e, no Ensino Mdio a formao de equipes e treinamento esportivo. (p. 116)

No entanto, o projeto foi desgastado sem atender s expectativas de colocar o pas em evidncia internacional. Como destaca Bracht (2000), essa esportivizao da Educao Fsica aconteceu com o apoio do Estado e das Confederaes Esportivas que assim podiam aumentar a capacidade esportiva nacional, com a valorizao dos produtos gerados pelo esporte e com a conquista de medalhas. Para Betti (1991), a Educao Fsica escolar teve que se render ao esporte, j que nenhum outro contedo foi to aceito e reconhecido pela sociedade, devido a sua popularizao, como sendo de responsabilidade da Educao Fsica. Porm, como ressalta o mesmo autor, o esporte foi absorvido pela Educao Fsica sem qualquer reflexo, tendo por base o esporte rendimento/espetculo, ficando ento subordinada a este. Segundo Perim e Kurg (2003), a Educao Fsica busca atravs do esporte sua identidade pedaggica e talvez por isso contribua para a esportivizao do componente curricular. Contudo, ao fazer isso, assume caractersticas do esporte rendimento/espetculo, instituindo o esporte na escola e no o esporte da escola. Este ltimo deveria ser adaptado s necessidades e caractersticas dos alunos, configurando uma realidade de adaptao e identidade ao contexto escolar. E ainda, o esporte deveria ser um dos meios de se ensinar a Educao Fsica e no o nico. Como bem nos lembra Bracht (2000), medida que foi surgindo as escolinhas de esporte a existncia da Educao Fsica ficou ameaada, segundo ele no por acaso que [...] a escola, principalmente a privada, desiste das aulas de EF e promove as escolinhas de esporte. (p. 1, destaque do autor) Assim, a Educao Fsica registrada no histrico escolar dos alunos, sobretudo aqueles das instituies de ensino privadas, apenas para atender os fins legais j que as escolas aceitam e oferecem modalidades esportivas pagas aos alunos, que acabam por substituir as aulas de Educao Fsica escolar.

17

Havendo ento, como esclarecido por Morais e Arajo (2005), uma terceirizao desse componente da aula de Educao Fsica desconsiderando seu carter educativo enquanto prtica escolar, transformando o esporte em um subproduto, fazendo at com que os pais paguem por um servio que deveria estar incluso na mensalidade, obrigando ainda que os professores se especializem em uma certa modalidade a fim de manter seu emprego nessas instituies, se reportando funo de tcnico e no mais educador. importante destacarmos que a forma como o esporte e a Educao Fsica so incorporados a uma determinada sociedade culturalmente construda. Por exemplo, nos Estados Unidos a escola a base para a formao de atletas, caracterizando a sua cultura como extremamente competitiva e conseqentemente seu pas como uma potncia olmpica. Talvez pelo fato de nossa cultura estar to diretamente ligada a cultura norte-americana, algumas pessoas querem integr-la a nossa, atribuindo Educao Fsica os mesmos valores. Monteiro (2006) relata alguns estudos entre crianas norte-americanas e mexicanas e comprova diferenas entre elas, de modo que as primeiras chegavam a se prejudicar para no ajudar as outras. O autor aponta a seguinte considerao:

Essa notria competitividade irracional das crianas estadunidenses parece ser resultado de uma cultura e, especificamente, de uma educao, extremamente competitivas, que levam essas crianas a internalizarem valores tambm extremamente competitivos. Talvez por conta dessa forma de educao durante sua infncia, alguns adultos desse pas hoje no consigam conter seu desejo, tambm irracional, de estar sempre procurando competir com o resto do mundo. (p. 57)

Ainda parece que, devido valorizao do atleta, sobretudo pelas mdias, atualmente as pessoas vem no esporte um meio de ascenso social que permitiria criana sair da pobreza e da misria, portanto, cobram da Educao Fsica a base para o esporte do pas.

18

O esporte ainda visto como soluo para todos os males e a escola como a instituio social perfeita para a aplicao desse remdio, mas conforme enfatizado por Lettnin (2005).

Como produto da natureza humana que , o esporte em tudo se assemelha ao seu criador. Encontra-se em cada prtica esportiva possibilidades infinitas de crescimento e criao, mas tambm incontveis oportunidades de regresso e declnio dos envolvidos - realidade inexorvel constatada a partir dos estudos at ento apontados. (p. 4)

Ainda acrescentando, Bracht (2006) aponta:

Parece-nos evidente que muitas vezes atribui-se um poder ao esporte que extrapola em muito suas possibilidades concretas. As possibilidades de o esporte contribuir para a incluso social para a melhoria da qualidade de vida dessas populaes esto diretamente relacionadas com a equao conjunta de uma srie de problemas que as mesmas enfrentam no plano dos servios de sade, de educao, de transporte, de saneamento, etc. (p. 127)

O esporte, como fenmeno social, est inserido em uma determinada sociedade, no nosso caso a capitalista, portanto, com os mesmos valores que ela, ou seja, a especializao do atleta de forma que este consiga superar recordes e gerar renda. Como explicitado por Santoro (2007)

A competio, bem como a cooperao, so comportamentos culturalmente apreendidos, portanto, construdos por valores e normas. No sem inteno que a sociedade capitalista promove a supervalorizao da competio-espetculo, manifesta nos eventos esportivos, enfatizando o resultado numrico, a vitria e o esforo individual na superao de ndices e recordes. (p. 12)

19

Sabe-se, que por muitas vezes, o esporte na instituio escolar foi absorvido como modo de submisso das classes operrias aos seus governantes, se nessa instituio ele no assumir seu papel como meio educativo somente servir de base para a sociedade capitalista vigente. Ou seja, a minoria dominante impe sua autoridade massa atravs da educao e tambm do esporte, a fim de evitar revolues e se manter sempre como governante da sociedade.

verificado que na educao, a cultura erudita prevalece como principal fonte de contedos, e como conseqncia a grande massa popular absorve o saber produzido por uma minoria dominante de forma que interesses como obedincia, respeito hierarquia, humildade, submisso e capacidade de repetio, so alcanados facilmente. A partir do momento em que os contedos tiverem uma ligao orgnica com as realidades sociais, ou seja, incorporarem a cultura escolar, comearo ento, as mudanas. (MELO et all, 2007, p. 94).

Para Bracht (2003), a escola deveria ser um espao de [...] fazer com que a populao construa a cultura e no apenas a consuma, construa seu lazer, no apenas o consuma ou compre, e, com isso construa sua cidadania numa perspectiva crtica? (p. 91-92). No entanto o que se observa ainda hoje, durante as aulas de Educao Fsica, a abordagem tecnicista, o ensino dos gestos tcnicos descontextualizados. A criana aprende a execuo correta dos gestos e no o porqu e para qu desta aprendizagem, tornando as aulas somente espaos de reproduo e no de criao e transformao do conhecimento (no caso o esportivo). Bracht (2003) ainda esclarece que o esporte escolar pode basear-se ou no esporte rendimento ou no esporte enquanto atividade de lazer e para ele [...] a manifestao do esporte que ainda fornece o modelo para o esporte escolar o de alto rendimento (p. 16). O esporte enquanto atividade de lazer possui outro sentido, ele assume novas caractersticas que no a perspectiva de alto rendimento e afirma que [...] o esporte enquanto atividade de lazer no pode ser apenas um arremedo, um simulacro do

20

esporte de alto rendimento, no precisa pautar-se por ele. (p. 88). O professor no deve deixar que as regras oficiais e o esporte rendimento seja o condutor da sua aula, visto que o esporte lazer e educativo tem objetivos e condutas totalmente diversas e que lhes so prprias.

1.2 Esporte DA escola O esporte no deve ser visto e compreendido fora de seu contexto cultural, nem seu ensino deve ser apenas sistematizado com a repetio de gestos motores. O esporte precisa ser tratado como um meio de aprendizagem dentro de um contexto levando em considerao o aluno que um ser humano capaz de pensar e questionar, o esporte deve ser utilizado como meio socializador e capaz de ampliar a bagagem cultural do aluno (BARROSO, 2006). importante destacar que o esporte na escola tambm pode ser utilizado com fins educativos, tudo depende de no ensinar aos alunos somente as tcnicas e tticas, deve-se [...], utilizar as prticas esportivas escolares como meio educativo, considerando o desenvolvimento das capacidades e habilidades corporais e a integrao social, e evitando-se, pois, toda a prtica que tenha como objetivo a especializao. (LETTNIN, 2005, p. 20). Para Bracht (2003), [...] no sentido lato toda prtica esportiva educacional, mesmo que num sentido diverso da nossa concepo de educao (p.16). extremamente necessrio, que o professor, explique aos seus alunos a diferena entre o esporte na escola e o esporte da escola, para que estes incorporem o sentido da reflexo e entendam os objetivos diversos entre um e outro. Como exemplo, Monteiro (2006) escreve sobre a marcao de pontos durante uma atividade em sua aula:

Para eles [os alunos] parecia mais importante a contabilidade do jogo do que a prpria participao nele. Ento, conversei com os alunos lembrando sobre os objetivos das marcaes e contagens de pontos, que, conforme havamos conversado nas primeiras aulas, so diferentes dos objetivos da escola. (p. 160)

21

necessrio que o professor utilize o esporte adaptado em suas aulas, contando com a ajuda dos alunos para elaborao do mesmo e a construo de suas regras. Esta dinmica permite um processo de reflexo por parte do professor e dos alunos, desencadeando novas formas de olhar o fenmeno esportivo, empreendendo crticas e manifestando outras formas de se jogar. O ensino de esporte nas escolas deveria basear-se [...] no nvel de prazer e satisfao do aluno e no no modelo de competio [esporte rendimento], pois no tarefa da escola treinar o aluno, mais ensinar-lhe o esporte, de forma atrativa [...] (KUNZ, 2001, p. 126). Baseado no molde de competio, o esporte se apresenta com um fim nele mesmo, mas esta no deveria ser a meta da instituio escolar. O esporte precisa ser reconhecido como um dos conhecimentos que compe o universo da cultura de movimento e que tem como objetivo oferecer elementos formativos para a construo da emancipao do aluno. Muito embora, importante sabermos que o esporte espetculo que a criana assiste pela televiso e tem como modelo. Cabe aos professores de Educao Fsica ressignific-lo de acordo com a cultura escolar. O esporte em si no bom e nem mau, ele o que se faz dele (BELBENOIT citado por BETTI, 1991). Portanto, responsabilidade do professor de Educao Fsica, no enfatizar o jogo como fim em si mesmo no qual o principal objetivo seja a competio, mas trabalh-lo como contexto para a educao. Para Bracht (2006), A Educao Fsica pode promover uma educao esportiva orientada em que se privilegiem os encontros, o divertimento, a camaradagem e a promoo de sade. (p. 128). Como nos diz Freire (citado por MONTEIRO, 2006), o jogo [...] uma das mais educativas atividades humanas [...]. Ele educa no para que saibamos mais matemtica ou portugus ou futebol; ele educa para sermos mais gente, o que no pouco. (p. 231).

22

Para Oliveira (2005), o professor deve preocupar-se com o aprendizado do que [...] est antes, por trs e alm do jogo. no o reduzindo a aprendizagem de tcnicas e tticas.

[...] um esporte como o futebol, por exemplo, no faria sentido ser incorporado pela escola, ou seja, estimulado a ser praticado e ensinado sistematicamente na escola, apenas na perspectiva da aquisio das destrezas motoras que o compem [...] esta seria uma viso muito reduzida do que seria a alfabetizao esportiva. O futebol um fenmeno de uma importncia social, econmica e cultural e de tal influncia na vida das pessoas que coloca para a escola o desafio de instrumentalizar o aluno com saberes que permitam uma ampla e crtica viso deste fenmeno. preciso que a escola mostre diferentes possibilidades de viver e de usufruir do futebol, diferentes daquela que majoritariamente a mdia apresenta, e mostre que o futebol pode ser ressignificado em funo de interesses, necessidades e particularidades dos grupos sociais que com ele se envolvem (BRACHT, 2006, p. 126).

Para Mattos e Neira (2004), com o esporte os alunos aprendem que entre eles e o mundo existem os outros, o que implica em conviver em sociedade, sabendo que se perde e se ganha e que o mais importante ter confiana em si e responsabilidade. O esporte deve ser trabalhado de modo a estimular a cooperao, solidariedade, respeito e criatividade, fazer os alunos refletirem a respeito das regras.

Praticamos muito esporte, mas refletimos pouco sobre ele e sobre os contedos que dele emergem. O racismo, o individualismo, a tica, a passividade, a inrcia, a violncia, a agressividade e tantos outros fatores que surgem na sua prtica. (SILVA, 2004, p. 1).

Isso no quer dizer que se deve abolir a competio das aulas de Educao Fsica, e sim que o ensino dos esportes no deve ser guiado somente por ela, j que ele tem um grande valor educativo, base-lo apenas na competio restringe esse

23

carter, abrindo mo de todos os outros valores que este pode ensinar. A prpria competio pode ajudar no ensino-aprendizagem de muitos desses valores, atravs dela se pode pensar em cooperar para vencer, como nos mostra Santoro (2007):

A idia de que competio e cooperao so contraditrias ou de que no podem sobreviver em um mesmo espao incua, na medida em que percebemos que atitudes cooperativas e competitivas so produes culturais oriundas da complexidade social que vivenciamos na atualidade. (p. 12).

Temas como estes deveriam ser discutidos nas escolas e pensados pelos alunos. Como sugere Betti (1991), Deve-se ensinar o basquetebol, o voleibol (a dana, a ginstica, o jogo...) visando no apenas o aluno presente, mas o cidado futuro, que vai partilhar, produzir, reproduzir e transformar as formas culturais da atividade fsica. (p. 58, grifos do autor). Mattos e Neira (2004) nos apontam que os contedos trabalhados nas aulas de Educao Fsica deveriam possuir [...] elementos da modalidade esportiva e no o esporte propriamente dito [...] (p. 84). Assim envolvendo todos os alunos e no somente os mais habilidosos. Ainda apontam que O esporte ser mais edu cativo se conservar a sua qualidade ldica, sua espontaneidade e seu poder de iniciativa. (p. 83). Visto desse modo, Kunz (2001) sugere que no ensino de modalidades esportivas nas escolas o objetivo central de cada modalidade deve ser mantido, contudo sua prtica deve ser adaptada com a utilizao de materiais, por exemplo, que propiciem ao aluno vivenciar a habilidade esportiva mesmo que ele no possua talento. O professor no pode excluir os menos habilidosos. Nas palavras dele, Esse fomento de vivncias de insucesso ou fracasso, para crianas e jovens em um contexto escolar , no mnimo, uma irresponsabilidade pedaggica por parte de um profissional formado para ser professor (p. 125). Na escola deve-se, como bem nos adverte Linhales e Vago (s/d):

24

[...] Pensar no aluno como criana, como jovem ou como adulto, e no como atleta; pensar como educador, e no como tcnico esportivo; pensar a reconstruo permanente das tcnicas e das regras, e no na sua padronizao e imutabilidade; pensar que os tempos e espaos escolares so diferentes dos tempos e espaos prprios ao modelo esportivo de alto rendimento. (p. 5).

Na escola o esporte no pode se voltar apenas para ensinar o aluno a jogar bem, mas sim [...] um esporte em que se jogue com e no contra, [...], para podermos descaracterizar o esporte competitivo e lanar a criao de um novo esporte. (MATTOS; NEIRA, 2004, p. 82). Para Silva (2004), um dos problemas de o esporte no assumir uma identidade prpria e caracterstica da escola se inicia na formao dos profissionais da rea de Educao Fsica. Muitas vezes estes futuros professores so pessoas que tiveram experincias com o esporte de rendimento e, por no terem na faculdade um respaldo que os permita pensar o esporte de uma outra forma (que no o de rendimento), acabam levando suas vivncias para a escola, estabelecendo tal modelo esportivo. Dalio (2005) compartilha essa idia. Em seu estudo ele constatou que a maioria dos professores de Educao Fsica teve formao esportiva e baseiam suas aulas em tais modelos, e que mesmo os professores que dizem incluir todos os alunos, mostram preocupao com o treinamento esportivo e no deixam de adotar aulas esportivas.

Alguns professores, explicitamente, colocam que o seu objetivo ensinar habilidades esportivas a fim de selecionar os melhores alunos para participar das equipes representativas da escola. So os professores que foram ou ainda so atletas e se autovalorizam pela obteno de ttulos em campeonatos esportivos com seus alunos. (p. 65).

25

H tambm o caso de professores que para serem valorizados enquanto profissionais nas instituies escolares, precisam, ganhar torneios e medalhas, trabalhando com a seletividade e excluso, valorizando uma minoria e no proporcionando estas vivncias aos alunos considerados menos habilidosos. Para Dalio (2005), o professor de Educao Fsica visto como o professor de atividades extracurriculares, organizador de excurses, festas e jogos escolares. O autor ainda refora que Parece ser a nica forma de o professor de Educao Fsica ser reconhecido, apesar de nessas situaes ele no atuar como professor e sim como tcnico esportivo, animador ou organizador de festas [...] (p. 75). O professor deve estar consciente de que na escola o esporte um contedo ligado educao. Para tanto, deve ter condutas educacionais, se orientando pela referncia de que a Educao Fsica escolar no tem somente a funo do desenvolvimento fsico e do ensino de tcnicas esportivas. Neste sentido, preciso que seja adotado o esporte da escola e novas metodologias de ensino para as aulas e porque no tambm para os jogos escolares.

26

CAPTULO 2 - JOGOS ESCOLARES

Os jogos escolares no so uma base para se descobrir novos atletas, eles so antes de tudo um meio educativo, um modo de formar cidados atravs de uma atividade prazerosa e ldica. Contudo, conforme Sawitziki (2006), os jogos escolares tm sido:

[...] a realizao de eventos esportivos (interescolar e intraescolar) os quais so desenvolvidos apenas na perspectiva da competio pela competio e no a partir de uma poltica de esporte e lazer escolar com colaborao entre os entes federados e as redes de ensino visando formao do cidado. (p. 2).

Em um estudo realizado por Lucero e Lovisolo (2006), eles constataram que, para os alunos, os campeonatos intersalas e interescolares so muito importantes, destacaram ainda que tais discentes identificaram contribuies como socializao, cooperao e solidariedade. Sendo referidas at mesmo para os alunos no participantes, uma vez que as crianas que no participavam como jogadoras gostavam de torcer e se sentiam vitoriosas com o xito de sua equipe. Para Capitanio (2003), os campeonatos escolares no devem ter por objetivo a vitria e sim estimular nos alunos o esprito de superao de modo que perder seja permitido, mas desistir no; trabalhando em equipe e sendo capaz de no valorizar o status de o melhor. Para a valorizao do aspecto social do esporte da escola, Silva (2004) sugere a participao de todos os alunos na organizao dos campeonatos, no excluindo os menos habilidosos dessa vivncia. Como nos mostra Rodrigues (2002) Outro trabalho ao encargo da unidade escolar em relao aos pais ou responsveis. Desavisados os adultos podem se

27

interpor ao pedaggica (p. 17). Os pais muitas vezes vo ao delrio vendo os jogos das crianas. Lucero e Lovisolo (2006), destacam que muitas vezes os pais no compreendem o carter educativo desses jogos, cobrando dos filhos a vitria e um alto desempenho. Em alguns casos, a escola apesar de estar consciente desse carter, acaba cedendo a presso dos pais e cobrando do professor o desempenho mximo. Uma das funes do profissional de Educao Fsica estimular os alunos a ter uma vida ativa, as experincias vividas em idade escolar muito influenciam na vida dos adultos. Experincias como estas podem reprimir os alunos, formando adultos sedentrios, isso sem falar no prejuzo psicossocial e na construo de valores do cidado. Betti (1991) aponta que a competio tem valor educativo, mas no misso da escola produzir atletas. O objetivo da Educao Fsica fornecer o maior nmero de atividades formativas para o aluno, o que inclui os jogos escolares e, conseqentemente, a competio. Mas estes no devem ser baseados somente nela. A competio e a cooperao so duas faces de uma mesma moeda, se trabalhadas juntas podemos tirar maior proveito tanto de uma como de outra na educao de nossos jovens, tal como destaca Santoro (2007),

No devemos tratar a competio e a cooperao como atividades distintas ou antagnicas. Se observarmos, em nosso cotidiano, chegaremos concluso de que, quando competimos, geralmente cooperamos com um grupo que caminha na mesma direo ou que tem os mesmos objetivos. Nas empresas, fbricas, clubes ou em qualquer organizao coletiva existem metas e objetivos a serem atingidos e este projeto nada mais do que uma competio arraigada de cooperao em equipe. (p. 13).

28

A competio torna-se perigosa quando h [...] exacerbao da competio e falta de tica na competio esportiva. A idia de que ela o nico caminho comportamental na sociedade contempornea e de que cada indivduo um suposto adversrio est muito presente [...] (SANTORO, 2007, p. 12). Monteiro (2006) indica que, em estudo realizado por Orlick constatou-se que:
[...] os jogos competitivos nas culturas cooperativas parecem no representar um problema, pois a vitria nunca o mais importante. Apesar de um jogo ser estruturado de forma competitiva, os participantes o consideram e se comportam de maneira amistosa e cooperativa. (p. 62).

Em um estudo realizado por Agricola (2007), foi pedido aos alunos que fizessem uma comparao entre os Jogos Estudantis de Gois, os Jeego, a algo que a eles se assemelhasse. A repo sta da maioria foi intrigante [...] a principal comparao estabelecida foi com o fenmeno da guerra [...]. Diante dessa representao, fica muito difcil estabelecer uma relao entre esta competio e os objetivos educacionais a que ela se prope (p. 1 10). Portanto cabe ao professor trabalhar a competio de tal modo a deix-la educativa e no valoriz-la ao extremo. Competio e cooperao juntas podem fornecer um leque gigante de aprendizado aos alunos. Como j tratado anteriormente o esporte de rendimento no o mais adequado para a Educao Fsica escolar. Contudo, ainda vigora com intensidade algumas estruturas de jogos esportivos escolares fundamentados exclusivamente no esporte de alto rendimento, o que veremos a seguir.

2.1 Jogos NA escola Atravs da histria podemos perceber uma grande desvalorizao da Educao Fsica e de seus contedos, ela no era, e talvez ainda hoje no seja, respeitada como uma disciplina educativa, sendo praticada sem qualquer reflexo,

29

abordada somente como lazer e baseada no modelo competitivo vigente, com outras funes que no a educao. Como exposto por Monteiro (2006).
Dirigentes polticos, ao longo da histria do sculo XX, buscaram promover atravs da Educao Fsica o adestramento fsico, ou dificulta r a reorganizao poltica do movimento estudantil ao torn-la obrigatria no Ensino Superior, ou desviar a ateno dos jovens dos problemas polticos. Alm disso, ao trat-la como atividade, portanto desprovida de ser refletida e analisada criticamente, podem ter sido responsveis por desenvolver na escola o pensamento, entre outros, de que ela adequada para atender o objetivo de otimizao do rendimento fsico e esportivo, prprio da instituio esportiva, o que, por sua vez, em parte, pode ter gerado essa desvalorizao pedaggica que se percebe hoje entre os profissionais da educao (p. 94).

Por isso, ainda hoje, muitas aulas assim como os jogos escolares so baseados no esporte rendimento, com objetivos de formar atletas, comprometendo todo o potencial educativo deste contedo de ensino. As prprias Olimpadas escolares oficiais, que hoje substituem os JEBs, so organizadas no intuito de se descobrir novos atletas, crianas e jovens com altos nveis de habilidades capazes de competir em eventos oficiais, conforme o site do programa esportivo Globo Esporte (28/04/2008). No site do Ministrio do Esporte, sugerido que durante o ano os profissionais de Educao Fsica promovam eventos preparatrios para as Olimpadas escolares, os melhores colocados no estado so convocados ento para disput-las.

O evento tem grande importncia para incentivar a participao dos estudantes de todo o pas em atividades esportivas, promovendo uma ampla mobilizao da juventude estudantil brasileira em todas as etapas, alm de ter papel fundamental na revelao de talentos. (p. 1).

O fragmento acima destaca o intuito das Olimpadas escolares. Identificadas com esta nomenclatura porque os estudantes representam a sua escola em nome do seu estado.

Com o envolvimento de um nmero to marcante de jovens em todo o Brasil, com a atualizao tcnica dos professores, no s durante a competio por meio de estudos tcnicos, mas

30

pelo trabalho realizado durante todo o ano, comeava no pas aparecer uma elite de atletas-estudantes. Atletas iniciados no JEBs tornavam-se recordistas brasileiros, sul -americanos e integrantes das nossas selees nos esportes coletivos. (p. 1).

Ainda no site do Ministrio do Esporte fica evidenciado que as Olimpadas escolares privilegiam o esporte escolar, visto que somente alunos regularmente matriculados podem representar sua escola. Percebe-se com isso uma reduo do significado das Olimpadas escolares, vinculando-a somente matrcula dos alunos. Agricola (2007), em sua pesquisa constatou que os alunos acham que os Jogos Estudantis de Gois so educativos porque para participar dos jogos eles devem ter uma freqncia mnima nas aulas o que, segundo eles, favorece o estudo. No site do Globo Esporte pode-se acompanhar a cobertura de uma Olimpada escolar e a viso de evento esportivo, completamente baseado no esporte rendimento, a ela atribuda. Tal modelo e prestgio da mdia podem acabar servindo de modelo para outros campeonatos escolares. Podemos ver isso claramente quando Melo et. al. (2007) caracterizam os jogos escolares que acontecem na cidade de Juazeiro/CE.
Participam todos os anos deste evento esportivo cerca de 3.000 alunos/atletas, entre a faixa etria de 12 a 17 anos, de ambos os sexos. O evento consta de inmeras modalidades de esportes, dentre elas coletivas e individuais, em quadras de esportes, campo de futebol, piscinas, salas de jogos e pista de atletismo. Toda arbitragem fica por conta de Associaes de rbitros registrados no Conselho de rbitros do Cear e seguem as regras esportivas oficiais. (p. 98).

Agricola (2007) enfoca o exemplo dos Jogos Estudantis de Gois, ele o define como classificatrio e eliminatrio, na medida que realizado em cinco fases sempre eliminando o derrotado. Ainda afirma que isso vai contra o projeto de implantao dos Jogos Estudantis de Gois, que se justifica em satisfazer a comunidade escolar atravs do interesse pela prtica do desporto educacional atendendo a formao integral do aluno para a cidadania. Apesar deste projeto ser uma contradio, sua verso escrita destaca a participao do maior nmero possvel de estudantes. Contudo, na prtica, por ser eliminatrio trabalha com a seletividade e a excluso de muitos alunos.

31

Se a finalidade servir ao esporte rendimento, ento no temos dvida de que a proposta est coerente e adequada, porm se a finalidade , de alguma forma, o esporte educacional, o processo de formao escolar do jovem educando, ento o projeto est contraditrio, pois d-nos a idia de evento por si, ou seja, que encontra razo de ser nele mesmo [...] (AGRICOLA, 2007, p. 94)

O estmulo posturas competitivas, uma vez que este tipo de modelo de olimpada escolar tem sido utilizado, implica na construo do desejo da vitria a qualquer preo, podendo gerar, por parte de alunos e professores, atitudes de deslealdade, desrespeito, como, por exemplo, fraudar a identidade de alguns alunos para que estes possam participar dos jogos escolares, com estudantes de faixa etria e nvel de habilidade menor, e vencer pela escola. Essa atitude, muitas vezes tomada pela direo da escola e pelo professor de Educao Fsica, que deveriam educar os alunos, demonstra um desinteresse pela educao destes jovens, ensinando-os que transgredir regras para se alcanar um objetivo vlido, formando ento pessoas descomprometidas com a sociedade e comprometidas com seus prprios interesses, capazes de burlar o sistema para conquist-lo. Na pesquisa de Agricola (2007), quando os participantes foram questionados sobre o que valia fazer para vencer nos jogos escolares, alguns responderam [...] tudo, que um cdigo que expressa a resistncia de limites para a disputa, qualquer coisa, at mesmo infringir a regra, valido pela vitria (p. 110). Apesar de, nesse estudo, a maioria responder que no faria uso de desonestidade, o dado anterior j um fato preocupante. Essa falta de honestidade est implcita no esporte atravs da busca pelo melhor resultado, quando um jogador, por exemplo, cava um falta e se diz esperto, ou finge uma contuso etc. Ressalta Santoro (2007)
A escola, enquanto instituio social, no poderia ser diferente do que se observa na sociedade e em seu contexto. Os parmetros sociais que se estabelecem no cotidiano, entre tenses e conciliaes, so tambm experimentados dentro do espao escolar. Nesse sentido, o fenmeno do esporte e suas conseqncias participam concretamente das atividades escolares, representados pelos jogos e torneios, os campeonatos entre as sries, as olimpadas escolares, entre outros. (p. 13).

32

Vencer os jogos escolares passa muitas vezes a ser o objetivo principal do professor de Educao Fsica, como bem nos lembra Melo et. al. (2007).

[...] o estudo realizado por Rocha Jnior (2006) com a finalidade de analisar a trajetria de formao e atuao do profissional de Educao Fsica no espao escolar, identificou que esta encontra-se fortemente caracterizada pela predominncia esportiva e competitiva, sendo os jogos estudantis as grandes metas das aes da rea. (p. 99) Com esta perspectiva, estes docentes passam a orientar suas aulas a partir do treinamento dos esportes, de modo a obter a vitria nesses jogos. Isso, porque, conforme os mesmos autores, a valorizao do profissional de Educao Fsica vem atravs dos torneios que ele ganha o que faz com que ele trabalhe com a seletividade e excluso, ou seja: [...] no ambiente escolar que os maiores equvocos so cometidos por parte dos professores, que enfatizam a eficincia, eficcia e rendimento (p. 96). Ou ainda, segundo Agricola (2007), alguns professores para completar sua carga horria recebem o incentivo do Programa de Desporto Educacional para elaborar projeto de treinamento, porm esse projeto s aceito se o professor se comprometer a participar dos Jogos Estudantis de Gois, ou seja, [...] a participao nos Jeego pode ser obrigatria para alguns professores (p. 94). Para o mesmo autor, [...] no h sordidez maior do que submeter as escolas aos propsitos e concepes explcitas de servir ao esporte rendimento sob o rtulo de esporte educacional (p. 94). Nesses mesmos jogos, percebeu-se na fala de alguns alunos, que eles no participavam do evento por vontade prpria, mas por imposio de professores e/ou diretores [...] os Jogos tornam-se para alguns, obrigatrios, podendo mesmo vir acompanhados de um profundo desagrado (AGRICOLA, 2007, p. 123). , portanto, essencial que os professores conheam a funo da escola e seu papel como educadores, o esporte e os jogos escolares devem ser contedos das aulas e meios que possibilitem de forma mais eficiente o trabalho com a educao dos alunos. E lembrar que existem escolinhas especializadas em ensinar esporte e descobrir atletas, e, que definitivamente essa no a funo da Educao Fsica escolar.

33

Em oposio a lgica acima, os modelos de campeonatos esportivos escolares merecem ser repensados de modo a contribuir com o processo educativo que zele pela formao de um aluno crtico, autnomo, participativo, responsvel, cooperativo, solidrio, sensvel e criativo.

2.2 Jogos DA escola Os jogos escolares devem ser incorporados no mesmo sentido do esporte da escola, ou seja, deve ser adotado e utilizado com uma conduta educacional e no seguir o padro de campeonatos esportivos profissionais. Os jogos so uma ferramenta de suma importncia na educao de crianas e adolescentes, atravs deles podemos ensinar valores que no se reduzem a ganhar e perder, mas tambm a socializao, respeito, cooperao, valores que formam um cidado. Para Rodrigues (2002), A pri ncipal caracterstica da competio escolar o aspecto recreativo que deve inspir-la, isto , ser oportunizada totalidade da coletividade, dentro de diferentes estgio e faixas etrias, de livre opo (se no de escolha) e resultar em satisfao [...] (p. 15). fundamental entender que existe outro modo de se pensar em competies esportivas, que sejam antes de tudo voltadas para a educao.

[...], essencial oportunizar a percepo de que existem outras formas de convivncia esportiva no cotidiano, alm da competio-performance e das sedues do sucesso, do individualismo, do consumo e da padronizao corporal, para que os alunos tenham a possibilidade de optar e construir seus rumos de forma consciente. (SANTORO, 2007, p. 16).

O elemento essencial a ser considerado nesse tipo de campeonato a participao: participao durante os jogos, durante a organizao e durante a elaborao das regras. Conforme sugerido por Miranda (2007) [...] enquanto tiver

34

que lutar contra a conscincia geral de privilgio aos melhores, um regulamento deve garantir a participao de todos. (p. 5) Sobre a criao das regras, Monteiro (2006) afirma:

O que de melhor se pode extrair dessas idias sobre as regras, que elas devem ser formuladas pelo conflito, talvez no momento do conflito e com o objetivo de superar o conflito. Estar presente, portanto, no desenvolvimento das aulas, a busca pela transformao das regras do esporte-espetculo e, conseqentemente a criao de novas regras especficas para os novos jogos. (p. 124).

Rodrigues (2002) relata que as regras criadas pelos alunos so melhores assimiladas por eles e com elas os jogos se tornam mais educativos. Aproximamos, portanto, a atividade do chamado grande jogo, que a aplicao simplificada, de forma menos exigente, do esporte (p. 16). Miranda (2007) relata sua experincia na organizao de uma semana de jogos em uma escola na cidade de Piracicaba SP. Ele conta que toda a escola esteve envolvida no processo de organizao e de execuo dos jogos. Para comear ele, que era o professor de Educao Fsica da escola, dividiu toda ela em trs equipes, cada uma composta por alunos de todas as salas, os jogos aconteciam por srie, por exemplo, a 5 srie jogava Batata-Quente com outra 5 srie. Os alunos participaram na escolha de desenhos para a camiseta e criaram um Grito de Paz, refletindo sobre valores que foram escolhidos como nome para as equipes. Os professores de sala incentivaram-nos a pesquisar sobre os Jogos Pan-Americanos, o que foi estimulando os alunos para o comeo das atividades. Outro fator importante a se destacar nesses jogos foi que o professor no planejou somente atividades desportivas, tambm foram realizadas competies de batata-quente, pega-rabo, joqueip, mini-handebol, mini-basquetebol, atividades culturais com palestras sobre grafitte, dana de rua, capoeira e ainda atividades manuais como montagem de painis com desenhos e recortes. Sempre respeitando as faixas etrias. E como incentivado por Rodrigues (2002), os grandes jogos devem ser includos entre as modalidades j que esses podem ser educativos.

35

O evento realizado no valorizou somente o esporte e seu carter competitivo, quando ocorria sentimento de frustrao e pequenas confuses durante os jogos [...] os professores estavam sempre presentes e quando necessrio ocorriam s intervenes de maneira coerente e coesa, atuando como autnticos educadores. (MIRANDA, 2007, p.5). Durante os jogos foi resgatada a ludicidade e atravs dessa experincia os alunos puderam no s aprender valores, como tambm desenvolver a criatividade e ampliar a cultura corporal, com uma vivncia agradvel e educacional. Em outro exemplo, Nascimento e Melo (1997) destacaram uma nova abordagem dos jogos escolares por eles utilizada em uma escola do Rio de Janeiro/RJ e que teve um retorno positivo. Nessa proposta eles envolveram todo o corpo docente e a direo da escola, que a princpio no se mostraram to empolgados com o projeto, mas ao final, eles compreenderam uma outra perspectiva para a Educao Fsica: a participao. Nessa proposta eles envolveram tambm todos os alunos, permitindo que estes participassem na arbitragem e ajudassem a fazer as tabelas de jogos. No decorrer do evento os alunos denominaram tais jogos de Atividades Participativas. Todos participaram da elaborao do regulamento que estava sujeito a alteraes durante as atividades, o que possibilitou aos alunos entender o carter dos jogos. Eles sortearam as equipes, no separando os alunos por srie ou sexo. Os jogos eram realizados uma vez por semana, o que amenizava o carter competitivo de jogos que so realizados em dias consecutivos. Eles aconteciam em horrio de aula para estimular a participao de todos. Junto aos jogos foram realizadas atividades como: apresentaes de danas e teatros pelas equipes participantes. Ao final desta experincia, os autores perceberam que, tanto as crianas quanto os membros da escola, entenderam o vis educativo das atividades, fazendo com que a escola a adotasse em seu projeto poltico pedaggico. Atravs desse exemplo podemos perceber que os jogos podem ser ao mesmo tempo educativos e divertidos, atendendo as expectativas do aluno e colaborando com a sua formao.

36

Rodrigues (2002), ao falar sobre a competio esportiva escolar, deixa claro que a finalidade desta deve ser a educao e para tanto ela deve ser afastada de interesses comerciais e fraude e o esporte escolar no pode centrar -se nas marcas e resultado (p. 18). Para esse autor:

A forma mais indicada de se aplicar a competio esportiva na unidade escolar : 1.Iniciao pedaggica e aperfeioamento com as atividades j aludidas [grandes jogos e jogos pr-desportivos]. 2.Oportunizao de jogos a todos(as) os(as) alunos(as), por faixa etria e nvel tcnico. 3.Frases (mesmo em vesturio), faixas, ou qualquer apoio promocional de elementos positivos da sade. 4.Afastar a paixo clubista [nomes de equipes profissionais]. 5.Premiar igualmente a todos os participantes. 6.Atuar, previamente, junto as torcidas, em especial de adultos (pais e familiares) afastando os excessos (platia sbria). (p. 17).

Esse autor ainda refora que as competies escolares devem ser baseadas no sistema de ranking que a torna mais longa e contnua e no no sistema eliminatrio que acaba por no preservar a participao de todos os alunos durante todo evento. Alguns estudos como o de Monteiro (2006), por exemplo, apontam os jogos cooperativos como o melhor caminho para a educao j que, para ele a competio gera nos alunos sentimentos de vitria, humilhao, desrespeito e outras condutas adversas. Ele acredita que atravs da cooperao os alunos possam aprender a valorizar o grupo e no a ganhar sozinho. Porm devemos ter em mente que a competio pode ser educativa e est integrada sociedade em que vivemos. Para Turirni, citado por Rufino et. al. (2005), a competio no deve ser abolida do ambiente escolar e sim tratada pedagogicamente.

37

Portanto, os jogos escolares tm grande funo, que no apenas divertir e distrair os alunos, mas trabalhar com eles muitos valores, que sero aprendidos num ambiente rico de relaes sociais, e que, provavelmente, no seriam to bem assimilados se no fossem vivenciados. Para se discutir respeito, cooperao, resoluo de conflitos, discriminao, entre outros os jogos so de grande valia, como explicitado por Melo et. al. (2007), Desenvolver olimpadas inter-salas e/ou escolares onde os alunos participem na estruturao das mesmas, inclusive nas modificaes das regras dos jogos onde a tnica dever ser a participao de todos , uma estratgia eficaz. (p. 97). Ignorar o potencial educativo do esporte e dos jogos, sem refletirmos sobre eles, baseando-os somente no modelo de rendimento, valorizando o gesto tcnico e a vitria, pode contribuir com a formao de alunos acrticos.
[...], pois atravs destes moldes receita de bolo o aluno se torna um ser passivo nas mos de um professor tambm passivo (uma vez acrtico) que utiliza seus contedos fundamentados na pedagogia tradicional. Sendo assim, tornase responsvel pela criao de um futuro homem adestrado, submisso s regras e passivo s decises tomadas, por seus governantes, com intuito de favorecer as classes dominantes as quais representam (hegemonia capitalista) (MELO et. al., 2007, p. 95).

O papel do professor apresentar elementos que favoream a criticidade do aluno, formando pessoas capazes de transformar a sociedade, no se rendendo a atual, mas criticando e lutando pelo que julga necessitar de mudana.
O jogo com regras construdas pelo grupo, alm dos esportes tradicionais com regras transformadas, tambm fundamental no processo de ensino e aprendizagem, no contexto de uma ao que se prope a ser questionadora da realidade atual. Ao construirmos mudanas e reflexes nas aes de alunos e professores nos jogos, estaremos viabilizando possibilidades de transformao de atitudes nas suas vidas, alm dos jogos. (SANTORO 2007, p. 15-16).

preciso, no entanto, realmente adequar os campeonatos escolares educao e no apenas adequar o discurso, como colocado de forma bem humorada por Larcio Elias Pereira, na seo de humor da Revista Corpo e Movimento, (citado por BRACHT, 2000):

38

Inusitado dilogo... Os jogos escolares servem para a fraternidade! Para a socializao dos participantes! Para a prtica salutar das atividades gimnodesportivas! Para a Educao, enfim... - Seu Diretor, a sua escola participa dos Jogos Escolares? - Claro! Somos uma instituio educacional. - E quais foram os resultados educacionais da participao do seu colgio? - Duas medalhas de ouro, cinco de prata, trs terceiros lugares, e o nosso time de basquete tava massacrando o inimigo quando foi desclassificado por um juiz ladro. -Ah!!! (s/p, grifos do autor)

39

CAPTULO 3 - METODOLOGIA

Este estudo foi baseado na abordagem qualitativa, visto que esta a mais adequada quando temas educacionais so estudados. A inteno deste estudo no foi quantificar informaes, e sim conhecer e interpretar as expectativas envolvidas nos jogos escolares por parte dos seus participantes, para assim entendermos esse fenmeno e sob qual perspectiva ele esta sendo abordado na cidade de Bauru/SP. Tratou-se tambm de um estudo exploratrio que tem como objetivo aumentar o conhecimento acerca do problema, aprofundar o estudo para depois planejar uma pesquisa descritiva ou experimental (Trivios, 1987). Conforme apontado por Cervo e Bervian (2002), normalmente se utiliza esse tipo de pesquisa quando h pouco conhecimento sobre o assunto que se pretende investigar, sendo o trabalho o primeiro passo para novas investigaes nesse campo. A pesquisa baseia-se em descries precisas a respeito do fenmeno estudado e exige um planejamento flexvel para que o investigador possa considerar os mais diversos aspectos do problema investigado. As tcnicas de coleta de dados1 envolveram: entrevistas com os diferentes envolvidos nas olimpadas escolares e anlise documental. Os sujeitos participantes2 desta pesquisa foram onze professores de Educao Fsica, doze diretores e sete coordenadores pedaggicos. A fim de se obter com clareza a

Infelizmente no ms de junho deste ano a coordenadora da secretaria da Educao do municpio de Bauru/SP nos informou que, devido indisponibilidade de nibus por parte da prefeitura, para a locomoo dos estudantes, as olimpadas escolares no aconteceriam. Portanto, nosso trabalho teve de ser reestruturado. Assim sendo, as observaes dos jogos no aconteceram. 2 Inicialmente participariam da pesquisa tambm os alunos, no entanto, em algumas escolas s encontramos alunos de 1 a 4 srie que poderiam contribuir pouco com o estudo, por terem poucas recordaes de como e do que eram as Olimpadas Municipais, devido ao cancelamento dos jogos ficamos impossibilitados de obter deles informaes realmente relevantes para a pesquisa e de acompanhar os jogos.

40

opinio dos organizadores do evento, da direo/coordenao das escolas e dos professores de Educao Fsica e entender sob qual perspectiva ocorrem os jogos escolares na cidade de Bauru/SP. Para a identificao destes foi utilizada as seguintes siglas: escola A, escola B, escola C, escola D, escola E, escola F, escola G, escola H, escola I, escola J, escola K, escola L, escola M, escola N. Para diretores a letra D indicada conforme a escola por D A, D B, D C, D D, D E, D F, D G, D H, D I, D J, D K, D L, D M, D N. Para coordenadores pedaggicos a letra C tambm indicada por C A, C B, C C, e assim sucessivamente, e finalmente professores de Educao Fsica P EF, as quais tambm foram atribudas a seqncia P EF A, PEF
B, e assim por diante.

Nas entrevistas, usamos como referncia as olimpadas de 2007, portanto os sujeitos selecionados para a pesquisa foram aqueles que tinham vivenciado tais jogos. Por isso, alguns coordenadores que haviam sado do cargo essa ano no foram encontrados e o nmero de participantes da pesquisa, correspondentes a este cargo, ficou reduzido. A entrevista semi-estruturada, escolhida para ser abordada nesse estudo, conduzida pelo pesquisador, porm as perguntas devem ser abertas de modo a permitir total liberdade na resposta do entrevistado. O pesquisador deve estar atento possveis contradies e sempre reformular as perguntas para que a pessoa possa ser entendida e entender de forma clara a questo. As entrevistas consistem de perguntas realizadas pessoalmente e dirigidas ao investigado pelo investigador. Neste contexto, busca-se espontaneidade e liberdade por parte do pesquisado, para que assim possa enriquecer a investigao trazendo novos questionamentos para o pesquisador, conforme ilustrado por Trivios (1992). Esse tipo de entrevista foi escolhida para ser utilizada nesse trabalho porque, conforme o autor citado, [...] favorece no s a descrio dos fenmenos sociais, mas tambm sua explicao e a compreenso de sua totalidade [...] (p. 152). O pesquisador deve estar sempre atento, porque esse estilo de entrevista favorece o surgimento de novas hipteses conforme as respostas dos investigados, por isso novos aspectos, alm dos j elaborados pelo pesquisador, tero de ser investigados. Portanto, o participante colabora na elaborao da pesquisa. Ela deve ser planejada e marcada antecipadamente. Alm disso, o pesquisador deve ter a sensibilidade de

41

no fazer perguntas muito diretas de modo a no induzir as respostas e deix-las incompletas. Para garantir a coleta de dados com preciso e todo o detalhamento apresentado pelo depoente, as entrevistas foram gravadas em MP3 e

posteriormente transcritas para anlise. Para as entrevistas foi utilizado um roteiro de perguntas, destinado aos diretores e coordenadores pedaggicos das escolas, organizadores/mentores do evento. Para os professores de Educao Fsica foram acrescidas outras duas perguntas.

a) Roteiro de perguntas para diretora da escola, coordenadora pedaggica da escola, professor de EF 1. Na sua opinio, qual o objetivo das Olimpadas escolares? 2. Voc acha que a organizao e o regulamento atende a esse objetivo? 3. Voc v alguma relevncia nessas Olimpadas na educao dos alunos participantes? Qual? 4. E dos no participantes? Qual? 5. Qual, na sua opinio, a funo do professor de Educao Fsica neste evento? 6. Voc considera importante a escola (direo) e os pais incentivarem, estimularem a participao das crianas nesses jogos?Por qu? 7. Se voc pudesse escolher manteria ou no as Olimpadas escolares para os prximos anos? Por qu? b) Roteiro de perguntas acima, acrescidos de mais duas questes para o professor de Educao Fsica 8. Como os alunos da sua equipe foram selecionados? 9. Alguns alunos que queriam participar no puderam faz-lo? A pesquisa contou ainda com a anlise documental, para ser feito um breve histrico das Olimpadas na cidade de Bauru/SP. Essa tcnica consiste na verificao e avaliao de contedo de documentos e mensagens, como bem explica Trivios (1987) [...] um meio para estudar as comunicaes entre os homens, colocando nfase no contedo das mensagens (p . 160).

42

Ainda como ressalta esse autor, esse mtodo interessante quando utilizado nas mensagens escritas porque estas so fontes estveis, objetivas e podemos recorrer e voltar a ela sempre que necessrio. O que no impede a anlise de dados orais, como tambm institudo no estudo e que pode ser to importante quanto os documentos redigidos que podem ainda ser oficiais ou no oficiais.

[...] no tipo de pesquisa que nos interessa, no possvel que o pesquisador detenha sua ateno exclusivamente no contedo manifesto dos documentos. Ele deve aprofundar sua anlise tratando de desvendar o contedo latente que eles possuem. (TRIVIOS 1987, p 162, grifos do autor).

No ano de 2007 a organizadora do evento solicitou aos professores de Educao Fsica, que participaram das Olimpadas Escolares, que fizessem um relatrio avaliativo sobre o evento. Estes relatrios (em nmero de 6) foram tambm por ns analisados e compuseram o material correspondente anlise documental. Tambm foi produzido pela organizadora do evento um relatrio com matrias de jornal que tinham sido publicadas no ano de 2007 a respeito das Olimpadas Escolares. Este tambm foi analisado neste estudo, outros documentos analisados foram os regulamentos, fichas de inscrio e todo material utilizado na organizao das Olimpadas Escolares de 2007 (disponibilizados pela organizadora do evento). A anlise documental foi feita por meio de leitura detalhada dos materiais e snteses interpretativas por parte da pesquisadora. Com relao s entrevistas, a anlise foi feita da seguinte forma, foram separadas por cargos (diretor, coordenador, professor) as respostas, depois foi elaborado um quadro. Em uma metade desse quadro foram colocados os dados das entrevistas, j na outra metade foram efetuadas as anotaes do pesquisador, tendo em conta, a aproximao constante com o objetivo da pesquisa. Na parte das anotaes do pesquisador foram sendo agrupadas as respostas semelhantes e tambm indicadas as distines entre elas, de modo a se entender a opinio dos pesquisados. Terminada esta tarefa foi possvel se chegar a quatro categorias de anlise, so elas: O que dizem os documentos, Participao X Competio; Compreenso X Frustrao; Organizador X Educador. Tais categorias sero explicadas com detalhes no prximo captulo.

43

CAPTULO 4 - APRESENTAO E ANLISE DOS DADOS

4.1 O que dizem os documentos Analisando uma amostra de seis relatrios dos professores e diretores das escolas, podemos ver que estes dizem ter vantagens para os alunos participarem dos jogos, como cooperao, desenvolvimento fsico, mental e social. Porm, todos se referem ao fato de no ser possvel a participao de muitos alunos, ou pelo nmero limitado de vagas, ou mesmo por falta de habilidade destes. Interessante ressaltar que um dos professores sugeriu a realizao de um festival, no lugar das Olimpadas para mudar seu carter eliminatrio e de excluso, enquanto outro professor sugeriu a arbitragem mais rgida, o uso do carto vermelho e ressaltou como ponto positivo a premiao que segundo ele era de encher os olhos. Deste modo, podemos ver duas perspectivas compl etamente diferentes em relao s Olimpadas escolares por parte de professores de Educao Fsica: uma que valoriza a incluso e outra que destaca o rigor e a representao das competies esportivas profissionais. Outro professor ainda disse que baseado em comentrios das Olimpadas anteriores, ele no via como esse evento poderia colaborar em suas aulas, sugerindo assim que os jogos no so muito bem vistos pelos professores participantes. Muitos fizeram sugestes para que as Olimpadas fossem repensadas e que no comeo do ano fosse realizada uma reunio onde os docentes pudessem entender qual o objetivo e o que se quer transmitir com este evento, para assim inclu-lo no projeto pedaggico da escola. Percebe-se que h uma preocupao dos diretores e coordenadores com os jogos, a fim de realmente tornar esse evento vinculado ao contexto da escola. Tambm h uma ressalva de que a participao nos jogos deveria ser uma escolha e no uma imposio da Secretria Municipal de Educao. Apesar de todas as sugestes, e de a coordenadora do evento ter me dito que este havia sido reestruturado, comparando os regulamentos do ano e 2007 e o

44

planejado para o ano de 2008, isso no fica evidenciado nos documentos analisados, percebe-se apenas trs alteraes, comparando 2007 com 2008: 1) reduo do nmero de participantes nas modalidades atletismo (um a menos), damas (um a menos); 2) ampliao do nmero de participantes no petbol (dois a mais). 3) mudana no objetivo do regulamento, em 2007 era A Olimpada Municipal Escolar de Bauru, tem por finalidade o desenvolvimento da prtica esportiva entre os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, visando o congraamento dos mesmos, fazendo surgir novos valores no panorama desportivos nacional., enquanto o de 2008 era A Olimpada Municipal Escolar de Bauru, tem por finalidade o desenvolvimento da prtica esportiva entre os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental, visando o congraamento dos mesmos. Apesar da preocupao com a participao e prazer dos alunos em tais jogos, isso no fica evidente no regulamento, que limita o nmero de inscries dos alunos por modalidade e ainda que permite a participao, somente de uma categoria em uma determinada modalidade, s vezes at restringindo por sexo.

a) Primeiro Encontro com a Organizadora Na Secretaria de Educao da cidade de Bauru-SP, fui muito bem recebida pela organizadora das Olimpadas escolares municipais, formada pela UNESP dessa cidade no curso de Educao Fsica no ano de 1986. Ela se mostrou muito disposta a me ajudar e satisfeita com o projeto de estudo. Num primeiro momento falou que ela juntamente com um professor de Educao Fsica, coordenador do Departamento de Esporte e Lazer da cidade, que coordenavam a 5 Olimpada Municipal Escolar. Ressaltou que este mesmo professor tambm tinha participado da organizao das Olimpadas Escolares desde a sua primeira verso: em 2003. J ela comeou a partir da 2 realizao, em 2004. Ela apresentou o regulamento dos jogos que seriam realizados esse ano e ainda a ficha de inscrio das escolas, contando com as modalidades destinadas a cada grupo e a ficha de inscrio individual com o termo de responsabilidade para cada aluno participante, que deveria ser devidamente assinado pelo pai ou responsvel.

45

As Olimpadas teriam durao de 15 dias, comeando no dia 15 de Agosto, no perodo da manh para uma categoria e, possivelmente, no da tarde para outra, com a participao de 15 escolas j inscritas. A organizao disponibilizaria lanche para as crianas durante o evento, que ocorreria nas escolas, estdio da prefeitura, estdio (militar) e Bauru Tnis Clube (BTC), e premiaria os primeiro, segundo e terceiro colocados por modalidade e no geral, com medalhas e um trofu definitivo e um transitrio que se tornar definitivo depois de trs conquistas (seguidas ou alternadas) da escola. A organizadora destacou que havia muita valorizao da vitria nesses jogos por parte dos professores e por isso esse ano j haviam sido realizadas trs reunies com eles explicando que o objetivo principal desta era a participao dos alunos, de modo que estes pudessem fazer novas amizades. Tendo em vista os casos de fraudes, como adulterao de documentao, nos anos anteriores, as competies foram reestruturadas. A prpria organizadora havia feito no ano anterior um levantamento da opinio dos professores sobre as olimpadas, resultando nos relatrios, com anlise anteriormente apresentada.

b) Histrico dos jogos em Bauru/SP As Olimpadas somente ocorreriam com tantas escolas participando nos dois ltimos anos, isso porque nos outros anos nem todas as escolas tinham um professor de Educao Fsica para organiz-la. Enfim no ano de 2008 todas as escolas municipais da cidade de Bauru contavam com esse docente em sua grade, havendo assim mais escolas participando do evento. Tive acesso a um relatrio das Olimpadas realizadas no ano de 2006, baseado em matrias que saiam no jornal da cidade e pude perceber uma valorizao considervel desses jogos, que eram tratados exatamente como um evento oficial. Em nenhum momento ressaltou-se o esporte educacional, somente o modelo competitivo. O jornal apresentava as seguintes manchetes: NER, Geraldo Arone e Alzira Cardoso lutam pelo ouro na queima (Jornal Bom Dia, 17 de agosto de 2006). Ivan Engler goleia Nacilda no 10 dia de competies (Jornal Bom Dia, 23 de agosto de 2006).

46

Jogos entre Ivan Engler e Santa Maria valem o ttulo (Jornal Bom Dia, 25 de agosto de 2006). Ivan Engler segue rumo ao ttulo municipal de 2006 (Jornal Bom Dia, 24 de agosto de 2006). Percebe-se assim um tratamento a estes jogos semelhante ao que ocorre nas competies esportivas profissionais que so divulgadas pela mdia em geral (televiso, jornal, rdio etc.). As Olimpadas escolares de 2007 aconteceram com a participao de 14 escolas, nos estdios municipais e nas escolas da cidade de Bauru. Contava com nove modalidades diferentes, a saber: Atletismo, Damas, Futsal, Handebol, Tnis de mesa, Voleibol, Xadrez, Petbol, Queimobol. Cada modalidade era regida pelas regras oficiais do esporte, salvo algumas consideraes, como: tempo de jogo, bola utilizada, nmero de inscritos e de participantes. Estes tambm foram divididos por duas categorias, basicamente Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental II.

4.2 Participao X Competio Podemos perceber, a partir das entrevistas, que todos os sujeitos disseram que o objetivo dos jogos a integrao entre as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) de Bauru-SP, ou que pelo menos deveria ser esse o objetivo dos jogos, porm ao longo dos discursos nota-se que a direo e a coordenao das escolas entendem estes jogos como um momento de competio e alguns at se referem claramente ao fato destes servirem como um meio para a seleo de talentos. Ainda valorizado nesse evento o fato das crianas poderem sair de seus bairros e conhecerem outros alunos, isso porque Bauru uma cidade grande e as escolas so distantes. Vemos aqui o esporte e conseqentemente as Olimpadas, baseadas no modelo de competio como foi colocado por Kunz (2001), Betti (1991), Bracht (2006), Dalio (2005). Vale ressaltar o que Kunz (2001) nos advertiu a respeito do esporte na instituio escolar, ele diz que quando o esporte baseado no molde de competio ele se apresenta com um fim nele mesmo. E como j vimos, na reviso de literatura desta pesquisa, em hiptese alguma esta deveria ser a meta da escola.

47

O esporte precisa ser reconhecido como um dos conhecimentos que compe o universo da cultura de movimento e que tem como objetivo oferecer elementos formativos para a construo da emancipao do aluno. Esse mesmo autor ainda esclarece que o esporte escolar pode basear-se ou no esporte rendimento ou no esporte enquanto atividade de lazer e para ele [...] a manifestao do esporte que ainda fornece o modelo para o esporte escol ar o de alto rendimento (p. 16). O que parece no estar claro para a direo das escolas pesquisadas que as Olimpadas no devem ser baseadas totalmente na competio profissional, porque conforme colocado por Betti (1991) no misso da escola produzir atletas. O objetivo da Educao Fsica fornecer o maior nmero de atividades formativas para o aluno, o que inclui os jogos escolares e conseqentemente a competio, que dever ser utilizada de modo a favorecer a formao do aluno. O que percebemos com nossa pesquisa que alm de os profissionais no terem claro essa diferena entre esporte rendimento e esporte educacional, eles adotam o modelo competitivo do esporte rendimento para as Olimpadas escolares. Embora este modelo no seja seguido risca, segundo Rodrigues (2002) a competio esportiva escolar deve ter por finalidade a educao e, para tanto, ela deve ser afastada de interesses comerciais e fraudes. O esporte escolar no pode centrar-se nas marcas e resultado (p. 18). A pesquisa apontou que muitos dos envolvidos se preocupam com os resultados, mesmo que seja somente durante a competio. Inclusive, h relatos de um entrevistado de que houve fraude de documentao de alunos durante as Olimpadas, quem citou o caso comentou que sabia sim de algum acontecimento nesse sentido. As Olimpadas em Bauru apresentam algumas caractersticas de uma competio escolar, principalmente por parte dos professores que demonstraram se preocupar em ensinar algo s crianas durante a competio e tambm a adaptao de alguns esportes como o petboliche. Como ressaltado por Miranda (2007), nesses jogos no precisam ser abordadas somente atividades desportivas, tambm podem ser realizadas competies de jogos no esportivos, por exemplo, de batata-quente, sempre respeitando as faixas etrias. Tal atitude diminui a formalidade das

48

Olimpadas e contribui mais para a incluso dos alunos na medida em que uma atividade ldica. Como sustentado por diversos autores, a ludicidade uma das melhores formas de se educar o aluno. A utilizao desses jogos tambm incentivada por Rodrigues (2002) que defende que os grandes jogos devem ser includos entre as modalidades j que esses podem ser educativos. Porm nossa pesquisa apontou que a direo no v distino entre as Olimpadas da escola e as Olimpadas na escola, favorecendo inclusive esta ltima e estimulando-a por realmente no ter conhecimento dessa diferena . Como j foi dito, percebemos no discurso de alguns dos entrevistados que no h uma diferena clara entre o esporte educacional e esporte rendimento, muito menos das Olimpadas escolares e as mundiais, sendo as duas comparadas algumas vezes. Tal indicao aparece quando questionamos sobre o regulamento dos jogos, a maioria diz atender ao objetivo, quando no, o que se fala mais sobre a organizao, como atraso de jogos, nibus e lanches. A direo sempre cita o fato deste evento contribuir sim na educao dos alunos, porm no criticam o regulamento nesse aspecto, quando o fazem por parte de diviso de faixas etrias e pontuao, deixando explcito que para eles no existe diferena nos moldes de competio dentro e fora da escola. As Olimpadas ento passam a ser escolar s porque os participantes so os alunos, ressaltando as exigncia do site do Ministrio do Esporte o qual s permite a participao de alunos regularmente matriculados. Percebe-se com isso uma reduo do significado das Olimpadas escolares, vinculando-a somente matrcula dos alunos. Como colocado por Linhales e Vago (s/d), percebemos que h uma esportivizao da Educao Fsica Escolar, e o que j foi ressaltado por Betti (1991), ou seja, o esporte absorvido na escola sem qualquer reflexo, por parte da direo, e superficial por parte dos professores, pelo menos quando falamos da conduo das Olimpadas escolares. Quando a direo fala da contribuio dos jogos para a educao das crianas, falam da melhora de comportamento, j que estes devem se comportar fora da escola por representarem-na, algumas diretoras e coordenadoras admitem chantagearem as crianas, que mudam de comportamento s para participar dos jogos e admitirem que eles se comportam para participar. Algumas falam que o esporte importantssimo para educao, sem deixar claro como, outras se referem

49

ao fato de quando os alunos treinam eles saem das ruas, enfim isso tudo confirma os escritos de Lettinin (2005), ao destacar que o esporte ainda visto como soluo para todos os males e a escola como a instituio social perfeita para a aplicao desse remdio. Nas respostas dos professores de Educao Fsica, estes apontam o limite de inscries que restringe a participao de muitos alunos, se referem tambm ao fato de no concordarem com o real objetivo dos jogos, que competio, prtica de esporte, dizem que deveria ser realmente integrao e confraternizao. Para eles, este evento deveria ser tratado como um meio de se educar as crianas, destacando valores como respeito e socializao. E por isso, em sua maioria, cobram uma reformulao dos jogos para atender mais alunos. Porm vemos que estes no sabem como alterar os jogos para atender aos objetivos que julgam mais importantes, sendo para eles uma mudana de postura e no de estrutura das Olimpadas. fundamental entender que existe outro modo de se pensar em competies esportivas, que sejam antes de tudo voltadas para a educao e que valorizem a participao dos alunos. Diversos autores, entre eles Linhales e Vago (s/d), Miranda (2007), Nascimento e Melo (1997), nos mostram vrios exemplos de Olimpadas em que os alunos ajudam na organizao e elaborao das regras, as tornando mais inclusivas e participativas, alm de outras formas de entretenimento que no somente os jogos. A preocupao com a participao de mais alunos apareceu muitas vezes nas respostas dos professores, o que demonstra um incmodo, pelo menos por parte deles, no que se refere vivncia de todos os alunos nos jogos, o que um direito deles j que todos so alunos das escolas e, portanto, no devem ser somente dirigidos aos mais habilidosos. Assim, h uma indicao de que a participao nos jogos no deveria ser seletiva, como j fora colocado por Linhales e Vago (s/d). Tambm vemos que eles consideram a participao nos jogos importante para a educao das crianas, sempre se referindo aprendizagem de regras, valores como: respeito, convvio, ganhar e perder. Alguns ainda citam a importncia na socializao dos alunos e formao de novas amizades. H aqueles que vem as

50

Olimpadas mais como um momento de lazer, ressaltando que se contribui para a educao dos alunos pouco. No formato atual ele acaba que sendo um ... eu no diria um empecilho, mas um ... um trabalho despendido por pouco resultado assim ... em relao a parte psicolgica, ou o crescimento de cada aluno acho que contribui muito pouco pra formao de cada aluno assim ... (Entrevistado P EF A)

Apesar dos professores criticarem o regulamento e dizerem que este atende aos alunos mais habilidosos, todos dizem, na hora da seleo, escolher os que se destacam mais, justificando isso de vrias formas. Foram selecionados primeiro ... os que ... eram dentro da idade n?! Pra participa, depois os que queriam participa e dentro daqueles que queriam, foi conversado que eles deveriam ... que, que a gente ia faze uma seleo assim de quem jogava melhor, porque a gente queria que representasse a escola aquele que jogasse melhor .... no tinha outro critrio alem de ... como eu ia fala voc vai, voc no vai e ah o comportamento tambm ... tinha que te um bom comportamento, ... boas notas, apesar de ... isso nem sempre acontece, mais o bom comportamento, e o joga bem assim, sabe as regrinhas do jogo, ta jogando legal, porque tambm no adianta leva um aluno que no consegue chuta a bola direito, no tem fora, porque chega l ele vai se constrange, no vai acerta, vai tambm causa uma frustrao pra criana. Ento talvez ele no ir, melhor do que ele ir e passa por isso, ento eu optei por essa seleo. Primeiro idade, depois quem queria ir, depois comportamento e que tava jogando a li legal pra pode leva. (Entrevistado P EF M2) Ano passado a gente fez um treinamento n?! Turma de treinamento, aqui a gente no ... a gente mando um bilhete que queria participa do treinamento, e eles vinham o ano todo, tanto ano passado como esse, mais no momento de ir pras olimpadas eles sabiam que ia te uma seletiva, ai eu ... no v menti, selecionei pela habilidade, com certeza e por comportamento. (Entrevistado P EF D) Na verdade eu no tive muita opo pra escolhe os alunos, ... visto que ... j foi pr determinada a quantidade de alunos e as modalidades que ia acontece nas olimpadas n?! Isso limita muito a gente ... trabalha com ... uma integrao total

51

ento a gente acaba tendo que ... se desenvolve melhor n?! Pra que ... j que vo s alguns n?! Trabalha com aqueles que tem um pouco mais de desenvoltura n?! O ideal seria trabalha com todos ... mas acaba acontecendo isso ... por conta do formato que tem os jogos escolares. (Entrevistado P EF A)

Uma coordenadora disse que os alunos foram escolhidos por sorteio, mtodo com o qual ela no concordava, porm a professora dessa escola no foi encontrada para nos falar a respeito. Ento eu acredito, no ano passado como professora, eu achei que o critrio pra escolha foram muito, depende da escola sabe?! Muito, at quando os professores, eu no entendia, qual foi o critrio, o meu aluno em sala de aula que, claro que tem varias inteligncias n?! Que nem a gente fala inteligncia mltiplas, mais aquela aluno aptico, no se interessa em nada, eu mesma ano retrasado que dava as aula de educao fsica, que no tinha professor ainda, era a mesma turminha a 3 e a 2,eu continuei, ento no tinha o porqu dele se escolhido, ai falaram pra mim assim, acho que por sorteio coisa e tal, mais no tinha, ento assim fala que no essa a funo, que a funo no ganha, ento mais ai que ta tambm, se algumas escolas lutam pra isso e outras escolas fazem o que? Sorteio ento tem que te um critrio pra participa ento porque eles escolhem aqueles que tem habilidade mesmo, lgico que a pessoa tem que toma cuidado pra habilidade, um campeonato? Em todos no igual desde estadual at, em Pequim sei l do mundo ai, quem vai? So aqueles que no tem habilidade nenhuma? Magina, ento tem que te esse ... cuidado n?! (Entrevistado C C) A partir desse relato vemos que alguns entrevistados apesar de dizerem que valorizam a participao, se interessam por ganhar esses jogos, tanto que a maioria das escolas relatou ter turmas de treinamento, e quando perguntadas sobre retomar os jogos para o ano de 2009, muitas alegaram que j estavam at treinando com as crianas no ano de 2008. Sendo assim, percebemos uma grande valorizao das Olimpadas e dos treinos, ou seja, no se interessam somente por sua participao. Vinda tambm a valorizao do professor de Educao Fsica quando este aplicava os treinos fora do horrio de aula, o que j era apontado por Daolio (2005). De acordo com o autor, em

52

muitas comunidades escolares, o profissional de Educao Fsica valorizado quando traz a vitria para sua escola, j aqueles docentes que no o fazem so criticados e tm seu trabalho identificado como de m qualidade. Isso pode estimular o professor a passar por cima de valores importantes (exemplo: tica, respeito, honestidade etc.) em prol de uma boa colocao nos jogos e conseqentemente um reconhecimentos positivo dentro de sua instituio. Quando questionamos sobre a importncia do incentivo para a participao dos alunos nos jogos, vrios motivos so elencados, como a prtica de atividade fsica, importncia do esporte na educao e motivao dos alunos. Uma coordenadora se refere claramente ao incentivo para o aluno que bom se tornar um profissional. Alguns professores de Educao Fsica ressaltam que sem esse incentivo (da possibilidade de se profissionalizar e se dar bem no esporte) os alunos no teriam como participar. J outros docentes enfatizam que o incentivo dever ser a participao e no a vitria e competio. Segundo eles, os pais e a direo cobram resultados da criana, no se interessam pela participao e sim pela vitria. O que vem confirmar os estudos de Lucero e Lovisolo (2006) quando estes apontam que os pais cobram dos filhos alto desempenho, e a direo, sabendo do objetivo, do fim educativo, acabava por ceder e cobrar dos professores os resultados. Para Melo et. al. (2007), muitas vezes o objetivo do professor passa a ser vencer esses jogos o que no foi confirmado em nossa pesquisa, pois a maioria dos professores pareceu preocupados com as finalidades formativas das Olimpadas. Para Rodrigues (2002) um dos trabalhos da escola conversar com os pais e impedir que eles se interponham ao pedaggica. Contudo nas Olimpadas escolares de Bauru-SP, os pais no acompanham as elaboraes do evento e nem so convidados para manifestar suas opinies a respeito na escola. Foi possvel notar, em alguns entrevistados, que as escolas/alunos que ficam nas piores colocaes em tais jogos manifestam um sentimento de inferioridade, apontando que as escolas campes so melhores localizadas e possuem melhor estrutura, se referindo ao descaso da Prefeitura para com suas instalaes. Mais a questo da competio s vezes fica um pouco frustrante porque eles treinaram, a professora fez todo um treino com eles s que a gente sabe que tem

53

escolas que podem mais, vamo fala assim n?! E ai acaba ... a escola mais bem equipada, mais bem localizada acabou ganhando n?! Aqui a gente ganho menos assim. Ento na questo de competio um pouco frustrante, mais integrao tambm teve, eles saem, passeiam acaba sendo uma festa n?! Assim a organizao no foi mal, foi tudo ok. (Entrevistado D D)

J as escolas/alunos melhores colocadas se valorizam e exibem os trofus em prateleiras nas escolas, vejam a resposta de uma coordenadora para a pergunta voc v alguma relevncia na educao dos alunos que participam dos jogos? (pausa) , eu posso fala ... aqui, por exemplo, aqui a ... a vontade deles de participar muito grande, eles so super ... aqui t (apontando, orgulhosa para uma estante de trofus) atualmente somos os campees nesses jogos ... municipais (...). (Entrevistado C B) Os resultados indicaram por parte dos diretores e coordenadores uma valorizao da competio, apesar de, s vezes, camuflada. Por parte dos professores vemos uma preocupao com os alunos que no participam e com o aspecto educacional dos jogos. Contudo, apesar das crticas, os docentes acabam se rendendo ao modelo vigente, por exemplo, na hora da seleo dos alunos e durante as competies, at demonstram arrependimento depois e confirmam que s retomariam aos jogos em outro formato, menos excludente e mais educativo.

4.3 Compreenso X Frustrao Como j foi colocado, no regulamento das Olimpadas escolares havia um nmero limite de alunos que poderiam ser inscritos em cada modalidade, o que acabava por excluir muitos deles, tornando os jogos uma frustrao para alguns. O que percebemos a partir das entrevistas foi que a maioria das pessoas diz que os alunos entendem sua no participao nos jogos. Alguns ignoram completamente o sentimento dos alunos no participantes, alegando que estes valorizam os amigos que vo representar a escola e que nunca tiveram nenhum problema a respeito disso. Outros ainda admitem que os alunos no participantes

54

ficam um pouco chateados, mas logo compreendem que para representar a escola tem que ir o melhor. Como j colocado por Kunz (2001), o professor no deve excluir nenhum aluno de qualquer vivncia, quando este no possui habilidade para uma determinada atividade, este deve adapt-la para que todos possam usufruir dela. Neste sentido, as Olimpadas no deveriam excluir os menos habilidosos, mas pensar em alternativas que pudessem viabilizar a participao em massa dos alunos. Na nossa pesquisa somente uma das diretoras diz envolver os alunos que no participam, como jogadores, das Olimpadas. Estes alunos so envolvidos na confeco de painis com os resultados dos jogos. (...) ento vo v o amigo joga, faz a ... a, o grupo de torcida feminina e masculina, ento no s quem joga que se envolve, a escola toda a gente coloca nos painis, a gente faz uns painis com o resultado dos jogos ento deixa alguns grupos responsveis por isso, ento toda a escola envolvida. (Entrevistado D B)

Outras diretoras dizem sempre levar os alunos para torcer em esquema de revezamento. De modo que a maioria possa se envolver de alguma forma, mesmo que uma vez. (...), sabe o que voc no repeti aluno, ento mesmo eu tendo s um X pra leva de aluno, eu nunca repeti os alunos, eu sempre, na competio sim, mais naquele que ia torce eu sempre levava outros. Ento de uma certa maneira eu consegui envolve grande parte dos alunos na ... na parte externa dos jogos e isso foi importante. (Entrevistado D A) Com tais exemplos podemos notar um esforo de algumas diretoras em envolver todos os alunos na Olimpada escolar. Porm, entre os professores, parece se manifestar um certo comodismo, ou seja, apesar de criticarem e saberem que precisam reformular as Olimpadas para atender mais alunos, estes no parecem dispostos a reformul-la por completo.

55

Contudo realmente precisam ser adotados outros modelos de jogos, a mudana deve ser cobrada por parte do professor e este deve estar ciente do que so essas Olimpadas e passar para a direo que se trata de uma das formas de se educar seus alunos, a sala toda e no somente os mais habilidosos motoramente deveriam ter seus direitos garantidos nesta experincia esportiva. Alguns diretores e coordenadores ainda dizem que s no participam os alunos que no querem, desconsiderando aqueles que no foram selecionados. Se referem vontade dos alunos, a alunos com deficincia, mas no falam abertamente sobre excluso, exceto os professores de Educao Fsica, que entendem o modelo de Olimpadas atual como excludente. claro que, s vezes, alguns alunos mesmo no querendo so influenciados a participar justamente porque jogam bem, nesses casos o aspecto negativo dos jogos so ainda maiores para os participantes, assim como em caso de derrota e presso de pais, professores e escola. Quanto ao impacto das Olimpadas Escolares na educao dos alunos que no participam, quase ningum responde claramente. Quando respondem, alguns diretores e coordenadores e at professores de Educao Fsica dizem que no h. Alguns at tentam dizer que colabora da mesma forma para os que participam, pois estes se comportam na torcida, isso quando dizem que os jogos colaboram no comportamento dos alunos, outros ainda alegam que estes aprendem a lidar com a frustrao. Eles pedem t?! E interessante tambm porque eu digo que criana assim como adulto tem que aprende a administra frustrao t?! Ento o que significa isso, tudo bem eu no participo disso mais eu posso participa de outra coisa, nem todo mundo bom em tudo ... e a gente tem que aprende isso, se voc no vai voc pode torce, (...) (Entrevistado D E)

Vemos uma falta de cuidado com essa questo que muito delicada, apesar de vermos por parte dos professores uma preocupao com esses alunos, com a participao destes, eles falam que estes ficam chateados, alguns com o professor, mais no fim eles acabam por entender, uma professora relatou que em uma seletiva alguns at se machucaram.

56

muito triste n?! Tinha dia que a gente falava hoje a gente vai faze jogo, ento tinha aluno que se matava, eu falava calma se voc no for no vai se o fim do mundo, e eu tambm fiz um interclasses na escola pra .... compensa um pouquinho aqueles que no foram, ento eles tinham muita vontade de ir, teve alguns que at se machucaram deram o mximo e ... me deixou muito triste ... porque complicado,eu pelo menos gostaria de leva todos, mas no era possvel dentro do regulamento. (Entrevistado P EF M2) claro que os alunos no ficam chateados por toda a vida, mais preciso as marcas desta experincia para a vida dos alunos, elementos que podem contribuir positivamente ou negativamente para, por exemplo, a adoo ou no de um estilo de vida ativo (especificamente com relao a prtica de exerccios fsicos). Como forma de compensao, muitos professores alegaram realizar na escola o campeonato interclasses, para suprir a excluso das Olimpadas escolar, permitindo que todos participem, e de alguma forma propiciar a todos a vivncia dos jogos o que uma boa alternativa. Diversos autores, como Miranda (2007) e Lucero e Lovisolo (2006), tratam os jogos interescolares e interclasses da mesma forma, atribuindo aos dois a mesma importncia. Aqui os professores poderiam realmente realizar os jogos no formato que julgarem mais adequados e com regras que atendam a populao participante. Destacamos aqui que essa a viso dos professores, coordenadores e diretores sobre a no participao dos alunos, levantando o problema de no terem sido entrevistados os prprios alunos para sabermos o que estes realmente sentem a esse respeito.

4.4 Organizador X Educador A funo do professor de Educao Fsica nas Olimpadas escolares parece no estar bem clara nem mesmo para eles, pois as respostas so as mais variadas possveis. Poucos os vem ou se entendem como educadores neste momento. A maioria dos diretores e coordenadores indica que a funo do professor de Educao Fsica organizar os jogos, selecionar os alunos, ensinar as regras,

57

conduzir a competio Poucos se referem formao do aluno e s necessidades de cada fase do desenvolvimento humano. dar suporte tcnico e emocional, importante que ele se lembre sempre que esta lidando com uma criana. (Entrevistado D H) Alguns coordenadores e diretores destacam que alguns professores valorizam muito a vitria e acabam passando isso para o aluno. O que nos preocupa quando a direo acredita que a funo do professor acompanhar os alunos porque este entende as regras e outros no poderiam, no teriam suporte terico para acompanh -los. Ou seja, ser que os professores de Educao Fsica s so necessrios porque entendem as regras dos jogos? Contudo, ainda ressaltam que nesse evento o professor pode aproveitar para ensinar o respeito. Como se na escola, nas aulas de Educao Fsica, isso no fosse possvel (...) No, ... eu acho que ... que ele consegue no, ele poderia at trabalha assim ... uma educao, uma, um respeito, ele pode desenvolve tanto o trabalho dele como o respeito ... pelo ser humano, o respeito, acho que ... a melhor hora pra voc ... faze a criana adquiri o hbito da respeitabilidade so essa brincadeiras, so esses jogos, mais at do que numa sala de aula ou principalmente n?! (Entrevistado C F)

Quando os diretores nos falam sobre o esporte educativo parece haver uma idia de consequncia, ou seja, por si s o esporte educa e contribui com a formao dos alunos. Esta uma idia h muito tempo arraigada na Educao Fsica Escolar, mas que precisa ser combatida, na medida em que o esporte por si s pode ser muito bom ou pode ser muito ruim, quem pode conduzi-lo para um lado ou para outro o professor. O fato de existir turmas de treinamento o ano todo demonstra aquilo que j era dito por Daolio (2005) quando este escreve que mesmo os professores que dizem se preocupar com a participao de todos os alunos acabam mostrando preocupao com o treinamento. Isso se mostra em nossa pesquisa quando os docentes relatam que na hora da seleo escolhem os que jogam legal, que

58

mostram maior desenvoltura, se saem melhor, ou seja, os mais habilidosos. Alguns diretores alegam que a funo do professor comea antes dos jogos, treinando as equipes, o que demonstra novamente que a funo docente, para a direo, ensinar o jogo e comandar a equipe. Preparar a criana antes da Olimpada, trabalho no naqueles dias e sim no decorrer do ano, treino tem que existir sempre. (Entrevistado D C)

Para os professores de Educao Fsica, o trabalho do professor comea antes, porm no s treinando, mais conversando e explicando aos alunos alguns valores para eles. Deste modo, sua funo utilizar de acontecimentos dos jogos para orientar e educar seus alunos. No entanto, alguns docentes demonstram uma certa descrena de que o que ensinam para os alunos realmente assimilado. O problema maior quando os professores de Educao Fsica se entendem como tcnicos, alguns dizem isso claramente, outros dizem que tem que orientar, acompanhar, o que significa conduzir a equipe. Percebemos que apesar de os professores de Educao Fsica entenderem que esse evento e a conduta deles deve ser voltada para a educao dos alunos, eles acabam se envolvendo ou se rendendo a presso da escola por um campeonato que acontece naturalmente/espontaneamente e conduzido a partir de um estrutura excludente e seletiva. Isso tudo vem confirmar os escritos de Dalio (2005). Para o autor o professor de Educao Fsica parece ser valorizado na escola quando assume o papel de organizador, tcnico e animador de festas, ou mesmo quando ganha um trofu para a escola, quase nunca como educador. Vemos ento que muitas vezes o professor acaba cedendo as exigncias do contexto de trabalho para ento ser valorizado. Contudo, importante que o docente retome seu papel como educador e no somente como organizador de eventos esportivos ou um tcnico. Pois extremamente necessrio que o professor assuma seu posto como educador, enquanto ele se render e aceitar a presso da direo e da escola como um todo, no ser valorizado e entendido como algum que ensina mais do que alguns esportes.

59

60

CONSIDERAES FINAIS

Os resultados indicaram que as Olimpadas escolares vm defendendo uma perspectiva seletiva e de excluso entre os alunos e que muitos dos envolvidos, sobretudo diretores e coordenadores, no diferenciam esporte rendimento de esporte escolar, o que j diferente entre os professores de Educao Fsica que, apesar de se renderem aos moldes das Olimpadas, indicam uma preocupao com o aprendizado dos alunos durante sua efetivao. E ainda, nesse estudo, o resultado apontou que os professores entendem que os jogos deveriam ser uma atividade educacional, mostrando que estes no valorizam somente a vitria, o que j apontado pelos diretores e coordenadores das escolas mesmo que implicitamente. No entanto as Olimpadas escolares municipais de Bauru/SP no so adotadas na perspectiva educativa, so apenas jogos em que se valorizam a prtica esportiva com pouco intuito educacional apesar do discurso politicamente correto adotado entre os entrevistados. Nesse estudo foi possvel perceber que a direo das escolas no tem clara a diferena entre esporte rendimento e esporte educacional, o que dificulta o entendimento sobre o papel das Olimpadas escolares para a formao do aluno. Em termos de sntese da pesquisa, podemos apontar que as Olimpadas Municipais no so tratadas como um evento educacional formativo apesar de a maioria dos entrevistados colocarem que sim, no decorrer da entrevista deixavam explcito que se tratava de uma mudana de rotina ou apenas prtica esportiva, justamente pelo fato de no compreenderem a diferena entre os esportes educacional e de rendimento. O que se percebe que as pessoas ficam inseguras a respeito dos objetivos desses jogos. Um aspecto que no ficou claro foi o fato da cobrana de resultados, a direo acusa os professores de Educao Fsica de quererem apenas ganhar, enquanto estes se dizem pressionados pela direo para conseguir o trofu. Outro ponto interessante se refere ao fato da no participao da maioria dos alunos nas Olimpadas escolares os professores claramente esto preocupados com isso. No entanto, a direo parece ignorar tal fato, defendendo que os alunos

61

sempre compreendem o fato de que os melhores representam a escola. Quanto ao papel do professor de Educao Fsica nesse evento, vemos uma desvalorizao desse profissional enquanto educador, ele visto como organizador e tcnico nessas Olimpadas. Vimos que os professores de Educao Fsica, muitas vezes, no concordam com o objetivo real dos jogos, mas, mesmo assim, acabam cedendo a ele. Parece haver uma falta de dilogo entre os docentes de Educao Fsica e a direo da escola, neste caso, eles poderiam trabalhar juntos na reconstruo de conceitos, na discusso sobre a participao dos alunos, o papel do professor de Educao Fsica e muitos outros temas polmicos. Percebemos que a idia das Olimpadas na escola se confirmou, realmente adotado o modelo de esporte rendimento na execuo desses jogos, porm os professores deram a entender que no adotam o esporte rendimento em suas aulas, o que faz necessrio a observao das aulas para se confirmar esse fato e entender o porqu de ento se verificar as Olimpadas sobre outro aspecto. Foi possvel identificar um desconforto por parte dos entrevistados quando informados que as entrevistas seriam gravadas, tanto que muitos no autorizaram certas partes do que disseram, para divulgao e alguns nem mesmo qualquer gravao. Outros disseram que, diante da divulgao dos resultados, ainda que no fossem explicitados os nomes dos participantes, no poderiam expressar to abertamente suas opinies. Neste sentido, a pesquisa indicou falhas na tcnica de coleta empreendida, apontando para a necessidade de outras tcnicas de coleta que pudessem captar tais informaes, como, por exemplo, a observao dos jogos caso tivessem ocorrido. Fica registrada a necessidade de abordarmos mais estudos nessa rea, com a observao dos jogos e do comportamento dos professores, alunos e direo durante esse evento, para realmente entendermos o que valorizado neles e quais atitudes so tomadas para que se possa efetivamente contribuir com a educao dos alunos. Ainda preciso conversar com os alunos e saber deles o que valorizam nos jogos e como se sentem os que querem e no so selecionados para participar destes. Sendo assim, vemos a importncia de se explicar na escola os contedos das aulas de Educao Fsica e o intuito do esporte e das Olimpadas da escola, para que a direo esteja ciente de como esse evento pode colaborar na formao

62

do aluno, como este deve incentivar o aluno e qual o papel do professor de Educao Fsica na escola e nas Olimpadas escolares. O que se pode notar que as Olimpadas escolares so importantes para se vivenciar, discutir e aprender valores universalmente defendidos (respeito, solidariedade, honestidade, tica, cooperao, dentre outros). Pensar tambm no envolvimento dos alunos na construo destes eventos pode ajudar a desenvolver a criatividade, resoluo de conflitos, organizao, destacando importantes princpios educativos e favorecendo a construo do cidado emancipado e crtico.

63

REFERNCIAS
AGRICOLA, N. P. A. Esporte, esporte escolar e competio: sentidos, aes e contradies, Goinia: UCG, 2007. ANTUNES, M. F. S; CROZARA, M. G. N.; AMARAL, G. A. A construo de estratgias de ensino na temtica esporte numa perspectiva dinmico dialgica. Disponvel em: < http://www.nepecc.faefi.ufu.br/arquivos/>. Acesso em: 24 maio 2008.

BARROSO, P. C. M. O esporte escolar no imaginrio docente . Trabalho de concluso de curso (Especialista em Esporte Escolar). Universidade de Braslia. Fortaleza 2006.

BETTI, M. Educao fsica e sociedade. So Paulo: Movimento, 1991.

BRACHT, V. Esporte na escola e esporte de rendimento. Revista Movimento, Esprito Santo, ano 6, n 12, 2000/1. Disponvel em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/Movimento>. Acesso em: 12 maio 2008. BRACHT, V. Cultura corporal e esporte escolar: fator de incluso e desenvolvimento social? In:______ REZER, R.(org) O fenmeno esportivo: ensaio crtico-reflexivo. Chapec: Argos, 2006 A BRACHT, V. Sociologia do esporte e educao fsica escolar. In:______ REZER, R.(org) O fenmeno esportivo: ensaio crtico-reflexivo. Chapec: Argos, 2006 B BRACHT, V. Sociologia crtica do esporte: uma introduo, 2. ed., Iju: Uniju, 2003.

CAPITANIO, A. M. Educao atravs da prtica esportiva: misso impossvel? Revista Digital, Buenos Aires, ano 8, n. 58, mar. 2003. Disponvel em: <http://www.efdeportes.com/>. Acesso em: 15 ago. 2007.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia cientfica, 5.ed. So Paulo: Prentice Hall, 2002.

DAOLIO, J. Da cultura do corpo, 10. ed. Campinas: Papirus, 2005.

64

GLOBO ESPORTE. Disponvel em: < http://globoesporte.globo.com/>. Acesso em: 28 abr. 2008. 13h47min.

GONZLEZ, F. J. Projeto curricular e educao fsica: O esporte como contedo escolar. In:______ REZER, R.(org) O fenmeno esportivo: ensaio crtico-reflexivo. Chapec: Argos, 2006.

GUERIERO, D. A. Educao fsica escolar ou esportivizao escolar? Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n. 78, nov. 2004. Disponvel em: <http://www.efdeportes.com/ >. Acesso em: 15 ago. 2007.

KUNZ, E. Transformao didtico-pedaggica do esporte, 4.ed. Iju: Uniju, 2001.

LETTININ, C. C. Esporte escolar: razo e significados, Dissertao (Mestrado em Educao Fsica) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianpolis, fev., 2005. LINHALES M. A.; VAGO, T. M. Esporte escolar: o direito como fundamento de polticas pblicas. s/d. Disponvel em:< http://www.ufmg.br/biblioteca/> Acesso em: 12 maio 2008.

LUCERO, F.; LOVISOLO, H. Educao fsica escolar: esporte, competio e talento. Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n. 92, jan. 2006. Disponvel em: <http://www.efdeportes.com/>. Acesso em: 15 ago. 2007.

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educao fsica na adolescncia: construindo o conhecimento na escola, 3.ed. So Paulo: Phorte, 2004.

MELO, J. S. M.; OLIVEIRA, A. M. B.; ALENCAR, N. A.; FILHO, J. F. A importncia do esporte na percepo de discentes da rede pblica de ensino na cidade de Juazeiro do Norte Cear - Brasil. In: LIVRO DE MEMRIAS DO III CONGRESSO CIENTFICO NORTE-NORDESTE CONAFF, 3., 2007, Juazeiro do Norte. Anais... Juazeiro do Norte: UCB/RJ, 2007. P 91-99. MINISTRIO DO ESPORTE. Disponvel em: <http://portal.esporte.gov.br/snee/jebs/default.jsphttp://portal.esporte.gov.br/snee/jeb s/default.jsp.>. Acesso em: 29 abr. 2008. 16h04min.

65

MIRANDA, E. S. XI Jogos de outono 2007: uma proposta sob a tica da cultura corporal. COOPERATIVA EDUCACIONAL DE PIRACICABA ESCOLA COOPEP Piracicaba, 2007. Disponvel em <http://www.escolacoopep.com.br>. Acesso em: 12 maio 2008.

MONTEIRO, F. P. Transformao das aulas de educao fsica: uma interveno atravs dos jogos cooperativos, Dissertao (Mestrado em Educao Fsica) Universidade Estadual de Campinas, Campinas, fev., 2006.

MORAES, A. C. Educao fsica. Universidade Federal do Rio de Janeiro, s/d. Disponvel em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/05Educacao_Fisica.pdf. Acesso em: 24 maio 2008. MORAES, A. S.; ARAJO, S. M. GTT escola comunicao oral esporte escolar: Contedo da educao fsica ou atividade terceirizada?. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DO ESPORTE CONBRACE, 14., 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFSM, 2005.

NASCIMENTO, M. A.; MELO, V. A. Olimpadas escolares: uma proposta sob a tica da cultura corporal, 1997. Disponvel em: <http://www.uff.br/gef/sumario1.htm>. Acesso em: 15 ago. 2007.

NEUENFELDT, D. J. Esporte, educao fsica e educao: estudando esta relao!. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DO ESPORTE CONBRACE, 14., 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFSM, 2005. OLIVEIRA, S. A. Dilemas da prtica pedaggica no trato com o jogo e o esporte. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CINCIAS DO ESPORTE CONBRACE, 14., 2005, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: UFSM, 2005. OLIVEIRA, A. A. B. Analisando a prtica pedaggica da educao fsica. Revista da Associao dos Professores de Educao Fsica de Londrina . Londrina, v. 7, n. 13, 1992.

PERIM, M. F.; KRUG, H. N. A influncia da cultura corporal sobre a educao fsica escolar. Revista do Centro de Educao, vol. 28, n 1, 2003. Disponvel em: <http://coralx.ufsm.br>. Acesso em: 15 ago. 2007.

RUFINO, J. L.; BATISTA, P. H.; MATARUNA, L. O fair play nas escolas pblicas do municpio do Rio de Janeiro e a mdia. Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n. 89, out. 2005. Disponvel em: <http://www.efdeportes.com/>. Acesso: 29 abr. 2008.

66

RODRIGUES, M. A. Organizao nos desportos. Campo Grande: UCDB, 2002.

SANTORO M. Competies esportivas: importncia e polmicas : reflexes sobre o clich: o importante competir! In:______ MELO, V. PROPOSTA PEDAGGICA educao, esporte e lazer. Rio de Janeiro, jun. 2007 Disponvel em: <http://www.tvebrasil.com.br/SALTO> Acesso em: 29 abril 2008.

SAWITZIKI, R. L. Regime de colaborao, poltico- pedaggico e desporto escolar. UNIrevista, Rio Grande do Sul, vol. 1, n. 2, abr. 2006. Disponvel em: <http://www.unirevista.unisinos.br>. Acesso em: 15 ago. 2007.

SILVA, W. A. O esporte enquanto elemento educacional. Revista Digital, Buenos Aires, ano 10, n. 79, dez. 2004. Disponvel em: <http://www.efdeportes.com/> Acesso em: 15 ago. 2007.

TRIVIOS, A. N. S. Introduo pesquisa em cincias sociais. So Paulo: Atlas, 1987.

Apndice I

Termo de Consentimento A pesquisa intitulada REFLETINDO SOBRE OS JOGOS ESCOLARES tem como objetivo investigar as expectativas dos professores de Educao Fsica, coordenadores pedaggicos, diretores de ensino, sobre os jogos escolares realizados na cidade de Bauru/SP. Sero realizadas entrevistas com esses participantes sendo que os resultados obtidos sero utilizados para fins cientficos e a identidade destes mantida em sigilo. O participante poder isentar-se da pesquisa em qualquer momento que desejar, podendo ainda, retornar em outra data, combinada com o responsvel da pesquisa.

67

Desse modo, tendo total conhecimento do exposto neste termo Eu, ____________________________________________________ portador do RG n.______________________, aceito participar, como voluntrio, da Pesquisa REFLETINDO SOBRE OS JOGOS ESCOLARES, de autoria e execuo de Naiara Abreu Santos aluna graduanda do curso de Licenciatura em Educao Fsica da Unesp/Bauru sob orientao da Professora Dr. Llian Aparecida Ferreira, docente do Departamento de Educao Fsica da Faculdade de Cincias da UNESP/Bauru. Concordo que os resultados obtidos da referida pesquisa sejam divulgados, uma vez que a minha identidade pessoal ser preservada.

___________________________________________ Nome: RG:

Apndice II Entrevistas Escola A DA 1.(pausa) Eu acredito que mais uma interao entre as unidades n?! Pros alunos poderem participarem como (pausa) coletivismo n?! Ajuda tambm na parte da disciplina, , por causa das regras do jogo, ento eu acredito que isso da mais na parte tambm social, ajuda muito no social, importantssimo. 2.Sim ... da maneira como foi feito ano passado sim porque ... ficou assim ... bem autnomas a escola que monto n?! E ai durante os encontros, no aconteceram nas unidades, foram fora das unidades. Ento j teve tudo aquilo n?! O aluno teve que sai fora dum ambiente conhecido, ento envolve um todo n?! Ele precisa sabe se comporta, sabe trata bem o outro, respeita o outro e ... respeita as diferenas, ento eu achei que foi muito valido.

68

3.Como que ? Teve alguma importncia na educao deles? Muito, muito, muito teve alguns alunos at, que tiveram uma melhora de comportamento por causa dos jogos, porque? Porque quando a gente ... ! Coloco para os alunos sobre os jogos, foi colocando pra eles que todo jogo o que? De uma certa forma tem as regras que precisa ser cumpridas, pra voc pode participa, ento que nossa vida assim tambm,que todo lugar tem regras que a gente tem que segui, pra gente pode participa. Ento foi colocado muito isso pros alunos e durante os treinos, principalmente, eu sempre ia l conversava um pouquinho antes com as crianas e s vezes, assim, teve aluno que ele passo at, assim, a valoriza mais a escola. Sabe que nem tinha aqueles alunos que s vezes vinha na hora do ... do intervalo, aluno da tarde , ele vinha de manh treina e aluno de manh vinha a tarde ento as vezes ele parava no alambrado e ficava mexendo com o colega, ento isso ai mudou eles pararam, porque? Porque ai gente falo, oh vocs tiram a concentrao do colega que ta l e vocs que to aqui tem que ta prestando ateno naquilo que ta fazendo, na sua ao. Ento foi uma coisa assim, mudo teve alunos que tiveram uma grande melhora no comportamento sim. Foi bastante vlido. 4.Os que no participaram dos jogos, eles foram assim bem ... colaborativos porque? Teve uns que num primeiro momento queria participar tal, mas tinha a quantidade de alunos n?! No dava pra atende todos, mais a gente conversou bastante com eles e a gente procuro, assim, eu acredito que .... eu at comentei com um professor, falei professor ce tinha reparado, sabe o que voc no repeti aluno, ento mesmo eu tendo s um X pra leva de aluno, eu nunca repeti os alunos, eu sempre, na competio sim, mais naquele que ia torce eu sempre levava outros. Ento de uma certa maneira eu consegui envolve grande parte dos alunos na ... na parte externa dos jogos e isso foi importante. 5.Olha! O professor de educao fsica, eu acho que ele a pea fundamental ali nos jogos n?! Porque ele que, as crianas, como se diz n?! as notas musicais ele o maestro, ento conforme ele d as orientaes as crianas vo. Ento a participao dele fundamental. E .... o nosso professor na ocasio ele foi muito prestativo, inclusive ele veio at .... em horrios espordicos pra faze treinamento

69

com as crianas, ele tava entrando naquele momento, ento pego ele muito de surpresa, ele no conhecia os alunos, ento praticamente quem teve que forma as equipes foram .... foi eu. Eu que formei as equipes, ele tava chegando agora ele no sabia, ento foi .... 6. Sim, muito importante Porque? Eu vejo, assim que o esporte ele , ele assim ... uma das ferramentas principais pra gente consegui tira a criana da rua, na onde ele aprende muitas coisas erradas, e o esporte uma coisa que todos eles gostam, ento s a gente comea incentivar eles a praticarem, certo? E ... uma coisa boa e tudo que bom a gente tem que incentiva sim,ento eu vejo que o esporte e os jogos a importante at pra ele aprende a ganhar, perder, ento todo, tudo isso envolve nos jogos n?! Eles tem que te tolerncia como outro, ento uma coisa que tem que se trabalhado sim, sempre. uma pena esse ano no te acontecido mais ... 7.Sim, traria sim, inclusive com aquela sugesto que eu acho que deveria se assim, porque sempre dentro do ... calendrio escolar, os duzentos dias letivos sempre acaba tendo que ter um ... alguma coisa aos sbados n?! Pra gente no prolonga, prorroga muito em dezembro. Ento eu acho que as olimpadas devia estar prevista nesse sbado, esses jogos, porque a pode vir pai, pode vir me, pode vir tio, pode vir vizinho e isso eles entrando dentro da escola, eles vo ta valorizando tambm o trabalho (pausa) e outra todo filho quando ... eles adoram eles ficam felizes com os campeonatos, e a gente vendo a criana feliz a gente fica tambm n?! uma satisfao pra eles e se eles ficam satisfeitos a gente tambm fica. CA 1.Do ano passado? interagi as escolas n?! Num ... num esporte e deixa todos assim ... ... unidos n?! Pra sabe a importncia do esporte. 2.Olha eu no participei, assim no fui com as classes n?! Mais pelo que eu ouvi assim ... o que as professoras acharam, assim de negativo a nica coisa foi assim

70

que foi muito ... longo, foi muito extenso, mais tirando isso elas.... os aspectos foram todos positivos. 3.Ah, sim! Uma motivao n?! No deixa de se porque eles ficam .... im.. empolga n?! Ficam empolgados em participar, as vezes assim ... melhora at na disciplina n?! Da sala de aula (pausa) acho que isso. 4.Olha que no participou foi s quem, assim, o professor deixo bem livre ento assim, no foi assim voc vai participar, voc no vai, ele deixo bem livre assim pra quem no quis participar, eles puderam escolhe. 5. A funo dele? Ah! (pausa) sei l acompanha as crianas, orienta e prepara n?! 6.Sim, eu acho pelo motivo da integrao n?! 7. Traria, infelizmente no teve esse ano, traria sim, foi mais posi ... teve mais aspectos positivos do que negativos pelo que, assim h, comentrios que eu ouvi de outras coordenadoras tambm tudo. P EF A 1.Na ... na verdade, os jogos tem a inteno de ... promove maior integrao entre as escolas, entre a EMEFs, os alunos das EMEFs (pausa) Mas ... ao mesmo tempo ... ele restringe n?! Um pouquinho a ... como que chama... ele restringe um pouquinho aos alunos mais habilidosos porque ... nu geral ele pretendem ... o que se fala que um, um ... um evento educacional n?! Por motivao etc, mais o que acaba acontecendo uma ... na verdade um (pausa) uma seleo de talentos, assim onde os melhores acabam prevalecendo assim ... ento o objetivo acaba sendo esse. 2.Olha! Na minha opinio ... o regulamento ficou um pouquinho a deseja n?! ... Porque ... alguns jogos ... foram, ficaram ... algumas turmas jogaram alguns jogos ... outras jogaram mais outras menos, equipes que teriam chances, de ... digamos classifica fico meio, fico um pouco desorganizado n?! A relao desse jogos, na organizao da escalao mesmo das equipes, dos confrontos, eu acho que fico um pouquinho a deseja.

71

3.Dos que participaram sim ... eu acho que ... pelas condies da maioria das escolas, das EMEFs, por elas serem ... de periferia, escolas de periferia os alunos no tem assim, ... tanta oportunidade de ... de vive uma coisa desse tipo, por diversos motivos ento eu acho que, praqueles que participaram foi ... um ponto positivo, algo a acrescenta n?! No ... no contexto social deles (pausa) a diverso,o contato com outros alunos, a participao, enfim. Os jogos em si tem uma importncia pra quem participa, o grande problema que nem todos ... tem como participa. 4.No porque ele no participam, ento ... eles no tem, acaba tendo um efeito negativo n?! Eles tendo a vontade de participa mais no podendo. 5. (pausa) Olha! ... alm de colocar os alunos pra competirem, eu acho que a funo do professor, mais do que isso, conscientizar os alunos de que um evento ... de integrao ... n?! Onde eles ... participam ali ... de todos jogos, as modalidades especificas, etc. com o intuito de ... ampliar mesmo n?! ... esse ... essa, a participao cultural deles n?! De forma pratica ... deles vivenciarem isso n?! ....terem esse evento n?! Como ... como que eu posso dize? (pausa) tendo contato mesmo com essa coisa de torcida, de evento esportivo, de jogos, de competio mais ... ao mesmo tempo que ... ... eles se envolvem tambm n?! O esprito de competio muito precocemente e acaba atrapalhando um pouquinho. 6.Nos jogos? Olha eu ... na minha opinio sim n?! Porm eu acho que tem que se revisto o modelo de jogos, dos jogos n?! Dos jogos escolares porque ... como eu disse anteriormente, ele limita muito a quantidade de alunos que participam desses jogos n?! Eu acho que ... no ... no ... deveria abrange muito mais assim a escola, te uma estrutura melhor pra pode transporta os alunos ... lugares adequados pra eles realizarem os jogos pra que cada ... cada aluno possa participa de uma habilidade especifica n?! Eu acredito que ... se tivessem mais modalidades ... nesses jogos escolares, eu acredito que um maior nmero de alunos poderia participa n?! Mesmo que isso fosse limitado a ... apenas a 3 e 4 srie como so ... no caso assim um pouco mais entendido assim, tem uma desenvoltura um pouco melhor ... porque ai ... quando chegasse os aluno de 1 e 2 a 3 e 4 participassem tambm da mesma forma. Mais que pudesse abrange todos os alunos dessas sries pelo menos ...

72

7.Num outro formato sim, traria de volta. No formato atual ele acaba que sendo um ... eu no diria um empecilho, mas um ... um trabalho despendido por pouco resultado assim ... em relao a parte psicolgica, ou o crescimento de cada aluno acho que contribui muito pouco pra formao de cada aluno assim ... 8.Na verdade eu no tive muita opo pra escolhe os alunos, ... visto que ... j foi pr determinada a quantidade de alunos e as modalidades que ia acontece nas olimpadas n?! Isso limita muito a gente ... trabalha com ... uma integrao total ento a gente acaba tendo que ... se desenvolve melhor n?! Pra que ... j que vo s alguns n?! Trabalha com aqueles que tem um pouco mais de desenvoltura n?! O ideal seria trabalha com todos ... mas acaba acontecendo isso ... por conta do formato que tem os jogos escolares. 9.Ah isso fico assim, claro n?! No a quem no tenha percebido n?! J que o nmero de inscries era limitado muitos ficaram sem participar de muitas EMEFs, todas n?! Inclusive, porque o nmero de alunos que puderam participar das olimpadas de cada EMEF, no o mnimo, no a quantidade total de um a EMEF, por exemplo, uma pequena parte s. E como voc viu a reao deles? Frustrao n?! Daqueles que ficaram de fora frustrao de talvez at tendo habilidade assim, mais no podendo participa por ... por realmente, se limitado o nmero de vagas pra participao deles. Por isso eu digo n?! A estrutura ... municipal pra esse tipo de evento deveria se assim, repensada, revista n?! ... j que se que ... pretende faze um evento desse tipo ... procura investi um pouco mais ... no transporte, local n?! Dando oportunidade pra mais alunos participarem do evento. Entrevista Escola B DB 1. a integrao entre as escolas, os alunos e a descoberta de novos talentos tambm n?! Porque nas ltimas olimpadas, nas duas ltimas olimpadas que ns realizamos, tinha alguns olheiros de time n?! De alguns treinadores, eles

73

descobriram que tem vrias crianas com potencial aqui na escola e ns assim ficamos muito felizes n?! Porque eram crianas que nem sempre iam bem n?! Na parte pedaggica, matemtica, cincias mais se destacavam muito na rea, no esporte n?! E ai que voc v que existem as inteligncias mltiplas, ento ns tivemos alunos que ... foram convidados a participar dos jogos regionais l em Botucatu, pelo cabo... eu esqueci o nome, Fulano n?! Foram dois alunos ... crianas que foram participar de campeonatos na SEMEL jogando handebol, volei, futsal, as meninas n?! Principalmente as meninas assim foram o destaque nos jogos, tanto nas olimpadas como nesses campeonatos que a SEMEL realiza, ento pra ns assim motivo de orgulho queira que no n?! Novos talentos ... pra que eles tambm no fiquem na rua, porque no sei se voc percebeu o bairro, ele bem ecltico, tem condomnio n?! Tem a favela, ento as crianas tem uma atividade pra, pra realiza. 2.Atendeu, atendeu, houve alguns conflitos mais ele atendeu sim, o objetivo geral dele foi atendido. 3.Ai super importante, tanto que eu incentivo bastante agente faz assim, como no teve esse ano as olimpadas escolares a gente realiza com as crianas o ... o campeonatos interclasses, uma coisa que eles esperam, ento as olimpadas era uma n?! Era, porque a parte n?! Da vida deles, eles tavam assim numa expectativa imensa at, eu tive que fala de maneira bem delicada com eles o porqu que no houve, eles tavam assim a eu no v, ento eles tem muita vontade de participa. 4.Ah eles adoram, porque quem no participa geralmente, porque a gente faz toda uma seleo, porque tem uns que a gente at incentivas, no eu no gosto no tenho jeito quero fica na torcida, ento vo v o amigo joga, faz a ... a, o grupo de torcida feminina e masculina, ento no s quem joga que se envolve, a escola toda a gente coloca nos painis, a gente faz uns painis com o resultado dos jogos ento deixa alguns grupos responsveis por isso, ento toda a escola envolvida. 5.Aqui pra ns, o professor orienta nas regras n?! Ele orienta muito que n?! As crianas na verdade eles querem ganha, ele orienta que algum, um jogo de competio? , mas algum vai ganha e algum vai perde, mais que o importante

74

a participao de todos pra que no haja briga e a gente tem que entende que sempre vai te um vencedor n?! No ... deu a sorte de ganha, e que tambm pode no ta bem aquele dia, ento o professor tem que ta sempre orientando a criana, que o importante no ganha a ... a ... , os jogos mais sim o participa, o entrosamento com o grupo, com os outros alunos as outras escolas, eles no saem muito desse n?! Global, ento quando eles vo pro nibus a gente tem que faze todo um trabalho de conscientizao. Aqui eu posso te garanti que eles no brigam, eles no fa ... isso ento quando uma ganho, um perde, mais eles j foram assim bastante insultados, xingados e agredidos fisicamente, mais eles no, a gente ensina pra que eles no revidem, ai assim da certo com o trabalho do professor a gente no teve problema nenhum. 6.Ah! Acho super importante, tanto que ns temos um projeto em parceria com uma faculdade de educao fsica, ento os pais, as vezes quando tem de sbado aqui os pais traz as crianas n?! Participam dos jogos, trazem as crianas, incentivam at porque ele no tem outro tipo de lazer, ento o esporte acaba sendo assim n?! uma prioridade, e eles assim apostam todas as fichas na criana, porque eles querem assim que eles participem e quem sabe um dia pode surgi um n?! Um grande atleta. 7.Ah com certeza, tanto que no final do ano a gente vai faze uma mini olimpada aqui na escola. A gente faz premiao n?! Medalha, abertura traz o pessoal de fora a gente ta tentando traze o pessoal de GR de um colgio particular. Ento a gnet ta tentando n?! O te pra eles no se sentiram to assim lesados, porque da 1 at a 8 srie eles participam ento tem as aulas de treinamento n?! Que comeam desde Fevereiro na cabea, eles tavam treinando pra participa das olimpadas, com as regras,porque nem todos sabem as regras dos jogos n?! E ai a gente vai faze n?! Essas mini olimpadas com eles na escola, s entre os alunos , no vai vir ningum de fora. CB 1.Bom! Eu acredito que seja ... a interao deles, eles interagirem ... um, um momento que eles tem ... cada escola fica numa ponta n?! ... a gente ... quem encontra, quem se encontra? Somente alguns professores em algumas situaes de

75

... cursos ou palestras n?! E diretores tambm, alunos no, eles difcil, uma maneira deles tarem se socializando, se conhecendo ... a gente sempre comenta, como a gente conhece, conheo a maior parte, a maioria das escolas em especial a Santa Maria que onde eu comecei e a gente comenta ... pra mostrar pra eles que apesar de sermos bairros ... diferentes n?! Distanciados, alguns mais centrais, hoje o mais central mesmo uma outra escola, antigamente era a nossa que era ali onde Cips n?! E agora fico bem longe do central n?! ... so todos alunos comuns, iguais a eles acreditam, eu sempre falo, com o mesmo objetivo de t ... estudando, compromisso, responsabilidade e esporte uma maneira deles tarem t?! Se conhecendo ... sei l estrutura, alguns costumam at a ... pega amizade e ... depois tarem se comunicando. Hoje atravs ... dessa historia ai do ... computador n?! Criarem uma amizade futura, uma interao muito legal. 2.A organizao que vem de secretaria? A estrutura, regulamento? ... meio com ... quem poderia responde com mais detalhes seriam os professores de educao fsica, existe umas reclamao t?! Em questo de ... pontuao, ... questo de validade de determinadas ... atividades ... eles que to mais entrosado o trabalho o dia a dia deles, s vezes eles questionam alguma coisa nesse sentido. Ento eu ... t fora n?! ... eles que ficam mais engajados nessa parte ai ... e s vezes eles reclamam de alguma coisinha ou outra ... eu no do palpite (risos) eu apenas ouo o que eles falam, a gente fala ento vocs colocam isso tudo num papel n?! ... o que vocs querem ... uma avaliao, faa uma avaliao coloca n?! O que foi positivo, de negativo e manda pro pessoal da equipe que ... que prepara esses jogos e ... sai questo at de pontuao ta?! sempre tem algum ... pobleminha. 3.(pausa) , eu posso fala ... aqui, por exemplo, aqui a ... a vontade deles de participar muito grande, eles so super ... aqui t (apontando, orgulhosa para uma estante de trofus) atualmente somos os campees nesses jogos ... municipais. Esse ano no houve ... poltica, infelizmente a educao anda junto com a poltica, mais a poltica fala mais alto. Eu no sei de fato, de fato, sinceramente eu no sei o ... qual foi o critrio ... estabelecido para que fosse cancelado realmente ... estava tudo programado, os alunos j estavam participando, ns temos aqui alunos assim ... ... podemos dizer que nasala de aula, a parte de disciplina muito ... sabe?! Fora

76

dos limites ... podemos dizer assim ... mais quando chega essa poca de competio, no, porque assim ... como voc vai participar de um campeonato sendo fora da escola n?! Com dois ou trs professores ou mesmo funcionrios pra, pra, pra ta acompanhando n?! Longe dos pais, se voc continua com esse tipo de comportamento n?! Como que vai ... que que vai acontece, voc pode confia fora aqui da escola? No tem como ento eu procuro ta ... sabe?! Se limitando assim ... no extrapolando n?! ... os limites deles, agente sempre cobra ... no s pra participar do campeonato n?! Mais isso tinha que se o dia a dia de vocs ... ir ... quando eles saem daqui no s ns, no caso atualmente eu estou na funo ... de coordenadora ... a direo n?! No caso aqui temos a Fulana, a diretora a Beltrana, a vice atualmente ela est como diretora, porque a diretora est de licena gestante ... os professores, em especial o professor de educao fsica, a gente conversa muito com eles, a maneira de comporta fora daqui, a postura deles mesmo n?! E pra eles mesmo n?! No a relao, o nome da escola que est em jogo, mais o individual de cada um ... pra eles terem o comportamento n?! dentro dos limites n?! Do ... do que se exigido n?! A sociedade. ... e eu v se sincera pra voc a gente, tem sido muito gratificante, em relao aos alunos daqui do Ivan, muito gratificante, a gente ... o retorno muito bom. E ... at hoje, at hoje ... em qualquer lugar que a gente v ... mesmo que sendo ... adolescentes, prsadolecentes, alguns at fora dos limites n?! De comportamento, quando a gente sai eles tem o comportamento padro, dentro dos limites mesmo e a gente recebe muitos elogios desse tipo, num cinema, num teatro em ... qualquer outro tipo de passeio ... teve esse do poupa-tempo agora uma exposio sobre os cem anos n?! Da imigrao japonesa somos super bem elogiados, olha muito bem elogiados pelo comportamento deles, dentro dos nibus, todo nibus da prefeitura e nibus que a gente aluga pra ta fazendo os passeios, os motoristas elogiam porque os nibus no fica sujo, ele no comem dentro do nibus, eles no fazem barulho ... no sujam t?!E ... tom de voz bem legal mesmo ... dentro do normal, da normalidade e ... isso pra gente legal, muito bom mesmo ... que a nossa preocupao isso no, tambm, no vamo ... n?! Fugi do nome da escola, que a gente fala olha ... e por eles mesmo, pra eles serem respeitados, serem valorizados, serem vistos com bons olhos n?! No serem apontados, puxa aquela turma daquela escola, aquela turma ali entendeu?! E a gente tem se sado muito bem,

77

graas a Deus, em relao a esses alunos, os nosso, os outros j ... no a mesma coisa. No sei se isso que voc quer ouvir, das outras escolas? No, s os daqui? 4.Tambm, tranqilo, porque esses que no participam dos jogos normalmente participam de ... outros eventos, de outros projetos e ... eles tem o comportamento realmente muito louvvel, vale a pena a gente sempre ta elogiando, mais a gente elogia e cobra mais, que mais que a obrigao ta?! No fica s no elogio ai que bonitinho, ai que legal; no mais que sua obrigao t?! 5.(pausa) Minha opinio? Complicado minha opinio sobre a funo. Bom em primeiro lugar a funo de, um cargo que ele tem. Primeiro lugar (pausa) Ele tem que faze o trabalho dele ... ... uma programao, eu vejo, inteira do professor daqui, o empenho dele, em primeiro lugar em estar planejando t?! fazendo um planejamento muito bom ele no faz isso sozinho, sempre ta em contato com a direo t?! ... propondo idias, pedindo sugestes mesmo que a gente ... ns somos leigas no assunto, mais ele ... no fecha nada sem apresenta pra gente, ele faz questo n?! De ser super responsvel e ... ... alm disso dessa parte profissional dele, que o trabalho dele, que a obrigao dele, e o que a gente fala no s pro professor de educao fsica, mais de qualquer outro professor, ontem mesmo a gente falava sobre isso, sobre correo de provas, por exemplo, que o professor ... a gente acaba ... tendo que leva provas pra casa, corrigir, humanamente impossvel c corrige prova em sala de aula ... faz parte da nossa profisso, mais faz ... ele faz questo de forma uma turma assim ... que no pense s em competio c entendeu?! E aquela histria de estar socializando ta?! De ta ... ... e, e a gente percebe que os alunos aqui, alguns alunos aqui que ele comeou o treinamento, desde que ele comeou o trabalho com a gente futsal, handebol, tipo de ... ... muitos, hoje, acho que no sabiam que tinham essa habilidade n?! Esse talento que ... hoje ... so, alguns j so at profissionais em algumas, como que fala, algum time, algum clube ... aqui fora temos meninas de futsal que ga ... que jogam muito bem, que sai, que hoje a famlia ta investindo n?! E futuramente a gente fala que a gente que v vocs na seleo brasileira ... em jogo em futebol mesmo, e ... jogam muito bem. Ento isso ele ... proporciona tambm pros alunos te essa viso do, do, do limite deles at o quanto eles podem ... faze em relao a

78

... educao fsica, em relao ao esporte, ele proporciona tudo, tudo isso aqui pra ns. E um professor que tem um carisma muito bom, muito bm mesmo, os alunos ficam assim, idolatram ele, deveria ter nove, so nove, oito matrias n?! Nove, nove professores com o carisma dele (risos), porque e ... uma pessoa que realmente ... facilita muito pros alunos esse entrosamento, um entrosamento muito legal. uma pena que c veio hoje, c poderia te vindo outro dia, no caso amanh, que voc poderia te assistido algumas, as aulas com ele, muito bom, os alunos amam, adoram e ... a aula dele maravilhosa, o entrosamento muito bom ta?! Que a gente fala assim pra eles, se voc no se comporta eu v fala pro professor de educao fsica que voc no teve bom comportamento na aula, por exemplo, de matemtica e c vai fica fora do campeonato, porque ele sempre faz campeonato, nossa ... eles querem morre, que ... no precisa fala mais nada entendeu?! um meio que a gente Tem pra ... pra v se, a gente sempre brinca com eles, cs j viram na televiso, algum ... jogador de futebol n?! Vai d depoimento. Num ... no consegue fala, porque falam errado, num, jogador de futebol, qualque outro esportista precisa de estudo, precisa sabe escreve bem, l bem e precisa conhece bem, se for ganha muito dinheiro, precisa conhece bem sabe administra o dinheiro, seno o advogado e o ... como que chama esse pessoal que contrata eles, que cuida deles? como se fosse um agente ... pra eles, vai fica rico nas costas de vocs, vocs vo se um burro de carga, eles do risada, ento cs tem que se esperto, cs tem que se geis em todos sentidos, no s na, na parte esportiva, mais tambm na sala de aula t?! 6.Ah sim!!! Bastante ... isso fundamental, seno, no tem como a gente incentiva mesmo e a gente fica muito ... assim um pouco ... triste, chateado, as vezes at angustiado porque existem crianas que tem um potencial muito grande mas ... infelizmente no, ns damos apoio enquanto ta com a gente, mas foge dos limites da gente, porque a gente tem um limite da gente entendeu?! Mas,que a famlia num ... num incentiva t?! Num incentiva ou por realmente num ... num ta nem ai mesmo com eles, ou ... muitas vezes pela prpria ignorncia mesmo de serem as vezes umas pessoas, serem pessoas bem humildes ... que no sabe a quem recorre, onde leva tudo difcil, complicado, no tem uma iniciativa, mesmo a gente conversando falando, olha seu filho tem potencial, sua filha tem potencial, ... mais s fica nisso voc no v faze nada, temos caso aqui, temos umas menina ai com

79

potencial esportivo muito grande j chamamos os pais, tem pai tem me tudo, mas no compensa, sabe aquelas pessoas que vieram pra ... se acomodar? Ento to acomodados, a gente d dica de onde poderia ta procurando, sabe procura tal lugar, procura ... esses lugares, escolinha, lugares que tem treinos desportivos n?! Se tive endereo, d telefone, s vezes vem alunos aqui, ... a gente marca pra pai, me vir conversar mais se no tem retorno nenhum, ento a gente fala meu Deus mais uma ... ... como fala? Mais um talento perdido porque no vai te respaldo da famlia, fica difcil, como so menores de idade eles precisam te respaldo da famlia, se a famlia no de esse respaldo, tem que viaja, tem final de semana algum treinamento, a famlia tem que ta junto, tem que ta indo, passe de nibus, uma roupa, uma srie de coisas, e se a famlia no tive junto ... no tem como. 7.Ah! Claro que sim! Nossa, foi uma frustrao muito grande esse ano eles terem ... cancelado, eu v se sincera no sei, se a diretora ta sabendo o motivo real, o que a gente ouve especulao, no sei a gente ouve ... boato n?! Boato de tudo quanto tipo, a fonte mesmo, a verdade assim, eu no sei. Tipo assim, tirando o desinteresse da prefeitura em colabora com ... conduo; e necessrio t?! Ai os uniforme, teria que renova todos os uniformes, porque os uniforme j de dois, trs anos atrs t?! Ta renovando esses, esses uniformes e ... que mais? Lanche a, uma das coisas que deixa a deseja nos jogos, assim, por exemplo, tava fazendo perodo, assim de manh at duas, trs horas da tarde, dependendo do campeonato v faze. O lanche um absurdo, eu, na minha opinio eu acredito que a prefeitura teria condies de ta oferecendo o lanche no perodo da manh, no meio da manh, tipo umas nove horas, nove e meia ... e no horrio do almoo, meio dia uma marmitex, uma mini marmitex, no ia encarece em nada, em nada, porque a gente sabe que, que existe verbas pra isso, eles falam que no tem, eu no sei a gente no tem acesso muito fcil, eu vi direto isso na televiso, assistindo televiso esse final de semana, muito fcil fala do governo, que faz aquilo, no faz aquilo, faz aquilo, no faz aquilo outro, muito bem, ... ento vamos faze a nossa parte ... que tanto o governo federal, estadual, municipal, existe uma verba dinheiro de imposto, dinheiro de vrios tipos de impostos que, que, que. O fundamental ento, tem o dinheiro do FUNDEB, muito dinheiro menina, ento d pra faze, se bem usado, dava pra faze coisas maravilhosa, mas ... depende de meia dzia de pessoas fechado num gabinete, que fazem as decises e j tomam as decises e uma vez

80

pronta j jogam de cima pra baixo, quando vem j ta decidido o que vai se o que no vai se ... a maioria que devia ta opinando no tem acesso t?! Tem que engoli isso, ... e a gente sabe o que acontece com esse dinheiro que no da pra faze um bom trabalho de incentivo ... tambm dentro do esporte, dentro da prefeitura da ... da educao ... e faze um bom uso desse dinheiro porque existe, o lanche at o ano passado, esses vidrinho de suco, esse refrigerantes, acho que suco, refrigerante que vem, mais assim limitado, limitadssimo e ... e um, um lanche eles fazem um pozinho de ... frios, assim o pozinho assim ( faz um sinal com as mos, indicando o tamanho do po) miudinho, uma coisinha assim, miudinho, ai c acha um pedacinho de mortadela l, um pedacinho disso, um pedacinho daquilo, ... um po seco, que eles come eles fala, nossa, eles fala nossa, come porque ta com fome, a gente incentivo muito ano passado eles tarem levando uma mochila com o lanche pessoal de cada um t?! E ... ns tambm, a nossa parte, com o dinheiro que a gente tinha, porque tambm a gente no pode ta voltando tudo pra isso, a gente tem n?! Os limites da gente, ta comprando uns pezinhos alguma coisa, ta fazendo o lanche separado e ... levando pra eles t?! S que eu acredito que isso teria que se obrigao do pessoal que, que organiza esse tipo de campeonato, e a gente no v esse retorno e infelizmente tava tudo organizado, eles j estavam at fazendo treinamento, o professor fica aqui ps horrio dele, o horrio dele at as cinco ele fica at as seis, at as sete fazendo treinamento com eles, com os alunos e de repente chega o aviso de que no ia te mais, olha foi uma bomba, foi, foi uma decepo muito grande que ... a gente reclama aqui, comenta,mais aqui entre ns, a gente no sai por ai falando,mais foi muito decepcionante, infelizmente, e a gente no sabe o que que vai da isso. P EF B 1. um campeonato n?! Ento o objetivo estimular os alunos a participar ... a praticar um esporte e ... num evento assim eles podem respeitar regras ... se envolver com um jeito prazeroso de pratica esporte n?! 2.Sim, atendeu sim ... lgico, teve algumas discusses, escolas que queriam muda algumas coisas durante as Olimpadas, ... mas ... na minha opinio atendeu sim.

81

3.Eu acho que sim, eles aprendem a respeitar regras, trabalho em equipe, o valor do treino, at comportamento, vrias coisas. 4.(pausa) Tambm, eles acabam se envolvendo, e eles sabem que os outros representam o nome da escola ... e eles tambm, na verdade ... eles sempre se comportam na torcida e tambm a gente faz o interclasses aqui na escola ... pra eles poderem participar tambm, mas eles entendem e eles constroem placar e ... de alguma forma se envolvem nas Olimpadas tambm. 5.A gente tem que orienta durante os jogos ... tem que estimula, incentiva mais ou menos um trabalho de tcnico n?! E tambm representa os alunos na organizao ... isso. 6.Ah!Com certeza n?! Assim ... eles do mais valor, levam mais a srio, porque eles entendem que se a escola apia ... do mais valor mesmo. 7.Sem dvida! Eles ficaram muito chateados e ... assim, muito legal os jogos, move a escola de uma forma ... voc no tem idia, a gente tava at treinando j. Quando a gente falo com eles, teve que ... sabe?! Fala com jeito, foi super frustrante pra eles ... mas. 8Ah! Foi durante os treinos, a gente foi vendo quem se saia melhor em cada treino e levamos pras Olimpadas. 9.Teve, mas eles entendem que pra representar a escola e ... depois quando vem os resultados eles ... comemoram do mesmo jeito. Entrevista Escola C DC 1.A participao, entrosamento dos alunos, maior viso de mundo para eles que saem do bairro e estmulo, eles adoram os jogos. 2.No. As crianas no estavam preparadas, o professor no havia preparado elas para competio, porque uma competio, sadia, mas uma competio. As crianas no sabiam o que era competir, porque competir no simplesmente jogar.

82

3.Ainda no vi, no se trabalhava com eles como eu disse antes. 4.As crianas no podem ser escolhidas aleatoriamente, tem que saber o porqu foram escolhidos e entender que vo representar a escola. 5.Preparar a criana antes da Olimpada, trabalho no naqueles dias e sim no decorrer do ano, treino tem que existir sempre. 6.Sim, as pessoas tratam a educao fsica como apndice da escola,o professor de educao fsica tanto ou mais importante que os outros. A funo dele preparar as aulas, a criana tem que saber o porqu daquela aula. Para no haver muito desinteresse. 7.Retomaria, mais de outra forma, porque havia falta de lanche, falta de transporte, desorganizao, porque muita coisa pra uma pessoa s. O professor tem que fazer um trabalho bom porque aqui ns temos crianas que no gostam das aulas de educao fsica o que muito difcil. CC 1.Primeiro momento a integrao entre as escolas n?! Alm, primeiro com eles depois da prpria ... que de 1 a 4 srie, ento fica a critrio das escolas se leva de 2 a 4, so varias modalidades, ento acho que campeonato? , mais a primeira coisa integrao. 2.Eu acredito, que dentro do secretario de esportes, que nem dentro do, dos secretrios de esporte que participam, convocam desde de ... ... todos os profissionais da rea de educao ... da educao fsica para faze junto com a organizadora, sabe?! Porque a Fulana que organiza, ento chama toda essa equipe, fazem a as modalidades, que nem eu, eu no participei, esse ano ela teve dois encontros com a gente, que nem um foi s com a gente, outro com os professores de educao fsica pra v se ia coloca alguma modalidade ou no, te algum critrio ento eu como s nova tambm no tinha nem que opina muito n?! Porque tem, que voc da educao fsica? Tem n?! Os critrios, ento arremesso de peso l, no sei o que l, ah ento tem varias coisas que ...

83

3.Como assim? Voc acredita que colabora na educao deles? Sim porque segue regras n?! E tem aquela historia de convvio no ?! Acho que tudo isso valido, acho que a criana em si tem que ter normas n?! E sabe se comporta n?! E aceita tambm, de repente choveu, e aceita os imprevisto, acho que tudo vlido pra educao sim. 4.Ento eu acredito, no ano passado como professora, eu achei que o critrio pra escolha foram muito, depende da escola sabe?! Muito, at quando os professores, eu no entendia, qual foi o critrio, o meu aluno em sala de aula que, claro que tem varias inteligncias n?! Que nem a gente fala inteligncia mltiplas, mais aquela aluno aptico, no se interessa em nada, eu mesma ano retrasado que dava as aula de educao fsica, que no tinha professor ainda, era a mesma turminha a 3 e a 2,eu continuei, ento no tinha o porqu dele se escolhido, ai falaram pra mim assim, acho que por sorteio coisa e tal, mais no tinha, ento assim fala que no essa a funo, que a funo no ganha, ento mais ai que ta tambm, se algumas escolas lutam pra isso e outras escolas fazem o que? Sorteio ento tem que te um critrio pra participa ento porque eles escolhem aqueles que tem habilidade mesmo, lgico que a pessoa tem que toma cuidado pra habilidade, um campeonato? Em todos no igual desde estadual at, em Pequim sei l do mundo ai, quem vai? So aqueles que no tem habilidade nenhuma? Magina, ento tem que te esse ... cuidado n?! 5.Primeiro essa n?! Sabe escolhe. Ah no pra escolhe s pelo talento n?! Ai na hora da escolha ali, se uma olimpadas pra participa? , porque a prpria criana depois fica decepcionado, porque que traze uma medalha, e se acha legal no ganha mais participo? valido tambm, mais no tive outro critrio pra escolha do aluno, como, tenho certeza que a criana vai o que? Vai se senti bem no vai?! Quem no se sente bem com um elogio, quando ganha?! 6.Com certeza n?! E muitos falam ai, porque joga compete, e que vai ensina a criana a competi, competi, competi. Agora esse de trabalha com a criana antes que importante n?! Ento isso fundamental.

84

7.Se tive tudo isso que eu falei antes n?! Sabe escolhe, pode observa aquela criana que tem, no coloca qualque uma que no tem habilidades, vlido, e mesmo trabalha dentro da sala de aula, aquele interagi com a sala regular, que competi necessrio n?! Mais que nem a gente fala ganhar no melhor? O mundo ai fora no uma competio? No , a gente fala pra criana n?! No pode competi, no pode ensina ela a competi. Mais competio ai, e ... e ela valido sim e tem que te vrios critrios, toma cuidado n?! Faze uma ... uma coisa a parte, s naquele momento,naquele meio,tem que se desde o comeo do ano, como muitas fazem n?! Entrevista Escola D DD 1.Pra mim o objetivo principal a integrao, a integrao no caso entre os alunos. 2.No ano passado as olimpadas foi, foram organizadas pela secretaria da educao, ento no foi aqui na escola, teve todo um esquema de nibus que pegava as crianas e levava, as equipes j tavam formadas ento a organizao foi toda da secretaria da educao. Ento voc perguntou se atendeu os objetivos n?! Eu acho que ... a questo de ta saindo, das crianas conhecerem outras escolas,eu acho que interessante n?! Mais a questo da competio s vezes fica um pouco frustrante porque eles treinaram, a professora fez todo um treino com eles s que a gente sabe que tem escolas que podem mais, vamo fala assim n?! E ai acaba ... a escola mais bem equipada, mais bem localizada acabou ganhando n?! Aqui a gente ganho menos assim. Ento na questo de competio um pouco frustrante, mais integrao tambm teve, eles saem, passeiam acaba sendo uma festa n?! Assim a organizao no foi mal, foi tudo ok. 3.Lgico! Bom quem ta l na educao fsica que faz parte da educao como um todo, na educao geral tambm entra a educao fsica. Eu acho que muito importante, eles gostam tambm muito importante e ai voc vai ta mexendo com o integral do aluno, com a parte fsica tambm tem a questo da cooperao, da obedincia as regras n?! Enfim, a coordenao motora e tudo mais, ento importante sim.

85

4.Dos que no participam? Olha so vrios motivos daqueles que no participam, tem uns que no gosta ... tem outros que, s vezes, por conta de terem esquecido, no veio com tnis aquele dia, ento acaba no participando. 5.A funo? No evento? Bom a funo dela a, a princpio organiza, o professor de educao fsica que organizou as, as equipes n?! E alm dessa organizao a funo dela integrando mesmo, ela a mediadora entre os alunos ta integrando. 6.Ah! Eu acho que sim, tanto que todos os anos, esses ltimos anos a gente tem feito tambm o inteclasses, como a gente no pode leva todos pra fora, mais eu acho importante a gente tem feito sim, e as crianas ficam na expectativa n?! Eu acho que muito importante. 7. Olha eu retomaria, mas eu acho que tinha que se de uma forma mais tranqila, no uma coisa ... grande assim, ento uma olimpada entre escolas, pega aqui a nossa escola com uma outra escola n?! Uma escola que pertena a nossa ... nosso setor, eu acho que mais vivel n?! No pega e faze uma tabela nica pra todas as escolas, ai meio complicado n?! Eu acho que devia retoma pro ano que vem, mais eu retomaria um pouquinho diferente, algumas coisas n?! Por exemplo, algumas competies tambm que, atletismo pra nos uma coisa pouco vivel, ento alguns jogos n?! V o que mais vivel pra nossa realidade. CD 1.Acho que o maior objetivo integrao ... dos alunos, os professores e ... outras escolas tambm, ... porque ai eles vo participando vo compe ... vo vendo que no s competir, que a gente tem que competi sim mais tem que te amizade no meio de tudo isso, que a gente no tem s que ganha, que a gente tem que aprende a perde tambm. Ento acho que os jogos so mais por esse motivo. 2.Ano passa ... a respeito do ano passado? No, eu escutei da professora de educao fsica que assim, embora eles tenham pedido a certido de nascimento, ter que levar a certido pra comprovar a idade, no foi todas as escolas que levaram e assim algumas escolas saram ganhando, porque no tinha como comprova.

86

3.Sim, favorece tudo, tudo ganho n?! Eu acho que nada, nada ... o esporte em si muito bom e, e eles valorizam, ento, por exemplo, se voc for falar, conversar com um aluno que no ta se comportando em sala de aula, voc fala que se ele continua assim ele no vai ir pros jogos, ele j muda completamente o jeito dele se e pode competi. 4.Eu tenho pena, porque assim no so todos que participam, ento tinha assim, que se pensar em algo que todos pudessem participar ... ento eu sinto assim uma certa ... a idade, no entra na categoria por idade, outros porque a sala no, no d, eu acho que todos poderiam participa, eu acho importante. 5.Bom, ele ... no s no evento, mais antes n?! Ele prepara os aluno, ele mostra as regras dos jogos, ele prepara os alunos e l bom que o professor da escola esteja junto, porque ele conhece o aluno que ele tem, e ele ... como que eu posso te dizer? Ele pode assim ... no vistoria,mais acompanha mesmo e sabe o que ta falando ali na hora. Ento , por exemplo, a gente no sabe todas as regras, ento o professor de educao fsica o profissional da rea, o melhora pra assumi. 6.Eu acho que sim, a integrao escola famlia, assim ... se bem trabalhado muito importante sim. 7.Bom, a gente s deixou de ser sem por causa que no teve transporte, mas esse ano na semana da criana a gente ta fazendo o interclasses, mais assim as professoras elas reclama um pouco, por causa do horrio que essas crianas saem pra joga, que muitas vezes perto de prova e acabam perdendo aula, acaba perdendo prova, o contedo depois no tem como se retoma, ento assim tem que se pensado, sim uma coisa vlida mais tem que se pensado um jeito correto de se aplica isso. P EF D 1.Ento o objetivo a integrao dos alunos, entre as escolas em prol das modalidades esportivas, da integrao dos alunos, da questo social tambm. 2.Hum ... em partes at sim, mais em outras partes no porque muito, foi muito excluso dos alunos, pensando que na escola a gente tem trinta alunos voc pode

87

leva dez alunos e voc acaba levando os mais habilidosos e deixando os menos habilidosos n?! Ento essa questo da excluso que muito complicado de se trabalhado. 3.Bastante ... (a professora interrompida com uma pergunta da coordenadora). Ento ... que c, ah da educao! ... bastante importante porque os alunos ficam muito empolgados, eles gostam de participar, eles ... pelo menos a parte que eu trabalho que de 1 a 4 srie, eles gostam muito, eles so super ativos, principalmente de 3 e 4 srie eles adoram jogar, adoram participar, eles ... tem paixo assim por isso sabe?! E muito gostoso trabalha com isso, mais tambm tem que trabalha as duas coisas, a participao, a vitria, a questo da cooperao, ento tudo tem que trabalha come eles, mais ... eles gostam bastante e isso que de a gente mais empolgada em v a felicidade deles de ta participando muito bacana. 4.Os que no participam , a questo mais complicada, geralmente os que no participam ficam, so menos ativos, menos participativos mais mesmo assim ... a gente fica com o corao apertado porque ... enquanto a gente levava metade da escola, metade ficava tendo aula, metade de cada classe porque c no podia leva todos os alunos n?! Como eu vou explica, como que ser feito, muito complicado ai ano passado a gente fez, foi pras olimpadas depois a gente fez um torneio que todos participaram, pra trabalha essa questo da excluso porque queira ou no queira eles viram os outros ganhando medalha, participando, mais mesmo assim no ... no justifica o fato de te essa excluso. Talvez se tivesse feito ... feito um regulamento diferente ou olimpadas diferentes n?! 5.Funo? (pausa) Bom primeiro a gente educador n?! A gente trabalha com educao corporal, educao da mente, educao total formao de indivduos n?! Ento, eu acho que trabalha o esporte tem tudo a v com isso n?! E eu sempre procuro ta pensando que eu trabalho com pessoas, com crianas que to numa fase de desenvolvimento pra se tornarem pessoas melhores e isso um professor de educao fsica, um profissional com papel ativo pra formar cidados. isso que eu penso. 6.Acho! at antes de eu entra na faculdade eu tinha uma viso, mais quando voc entra na escola e comea a trabalha com ... na escola, ter uma experincia maior

88

com isso voc comea a pensar diferente. C v que a questo da competio ela tem que se trabalhada, ela tem que existi ... porque aqui nesse momento que voc tem que educar o aluno pra vida entendeu? Porque a vida, a gente convive com competio a todo momento, ento a gente tem que ensina isso tambm. 7.Sim, com certeza. 8.Ano passado a gente fez um treinamento n?! Turma de treinamento, aqui a gente no ... a gente mando um bilhete que queria participa do treinamento, e eles vinham o ano todo, tanto ano passado como esse, mais no momento de ir pras olimpadas eles sabiam que ia te uma seletiva, ai eu ... no v menti, selecionei pela habilidade, com certeza e por comportamento. 9.Sim, vi, mais no muito porque ... no final das contas assim, alguns alunos que ficaram nem eram tanto assim, eu consegui d uma boa n?! Colhida assim. Entrevista Escola E DE 1.Confraternizao entre os alunos, os alunos se conhecem, eles trocam experincias, a gente sai do bairro, mostra o que eles fazem de bom, no caso dessa escola isso caracterstico, eles jogam bem bola, eles correm muito bem, eles arremessam, ento eles (pausa) tomam conhecimento de como ser amigo no esporte e a partir da eles podem mostra algo de importante pras outros alunos de outras escolas,eles conhecem outras pessoas, outras realidades. muito interessante. 2.So f da organizadora, eu acho que ela se mata pra d tudo certo e ela ta sempre envolvida com tudo sempre de p pra que tudo certo, dela eu no tenho nada que reclama no. 3.Motivao. Eles ficam motivados, pra eles ... eles sabem que muito importante representa o nome da escola, ento as crianas tem essa noo. Muito clara, ento quando elas saem da escola, o seu comportamento representa a escola e voc ta convivendo com outras pessoas, o fato de que ningum pode tolera n?! Uma ...

89

atitude anti ... esportiva na hora do jogo de bola, num pode ... faze falta no deve ir por ai tudo importante pra eles entendeu?! 4.Eles pedem t?! E interessante tambm porque eu digo que criana assim como adulto tem que aprende a administra frustrao t?! Ento o que significa isso, tudo bem eu no participo disso mais eu posso participa de outra coisa, nem todo mundo bom em tudo ... e a gente tem que aprende isso, se voc no vai voc pode torce, se voc no vai voc pode ... participa na escola sabendo dos resultados. Torce pela escola e eles acabam fazendo at o contrrio eles valorizam quem foi t?! Eles valorizam que foi, no teve problema com isso. 5.Fundamental, ele que acompanha, ele que veste a camisa, embora a gente tambm v, mais no d pra gente ir em todos, eles vo em todos, eles vestem a camisa, eles acabam brigando inclusive entre eles por conta de defende os alunos ... uma oportunidade tambm de eles tarem colocando, apresentando pros alunos, com uma motivao a mais, todos aqueles jogos que os alunos tambm no querem porque o que eles querem? Joga bola, ou em outros lugares brinca de alguma coisa, ento a oportunidade deles de mostra o arremesso de peso, de mostra a corrida e o como deve se feita, de mostra o salto e como deve se feito de coloca os pequenininhos pra joga o petboliche entre outras coisas. Ento eles vivem aquela semana intensamente e eles ficam loucos porque eles cuidam das crianas que vo, eles orientam como deve se feito, eles acompanham os jogos, ento o que que a direo faz? A gente trabalha com a questo da autorizao dos pais, isso essa criana tem autorizao, essa no tem e organiza os horrios junto com ele e d um certo ... aparato assim de acompanha, quem vai com o professor de educao fsica? Ns vamos levar o que? Esse jogo de camisa, esse ... esse ... colete, quem vai faze o que, ento a gente fica ... na retaguarda, mais que fica na frente mesmo o professor. 6.Eu acredito que sim, tem que participa importante pra comunidade, a gente tem que trabalha em torno de eventos assim, em que eles se motivem n?! 7.Eu no acredito que as olimpadas foram embora, eu acredito que foi um contexto que no ... no deu certo,como a gente diz coloquialmente no viro, e no por isso que morreu, ta a, vai estar ... pode ser pesado pra toda estrutura, todo ano,

90

olimpadas acontece de quatro em quatro de repente a nossa pode se de dois em dois, pra se um pouco diferente, at pra voc entende, t?! Eles vieram a menos de um ano, ento eles no tiveram tempo de conhece as crianas, de sabe como organiza, de entende todo ... o mecanismo, ento fica prematuro mesmo, esse ano pra quem chego agora prematuro. Ento tudo depende da situao, ento no deu, no deu, ano que vem a gente vai se prepara de uma maneira diferente e vai acontece melhor, melhor tira, do que faze sem muito tempo. Entrevista Escola F DF 1.Objetivo integrao entre os alunos n?! E dos professores n?!

Desenvolvimento fsico, participao, aprender, prender a competir, jogar no s ganhar. 2.(pausa) Acho que sim. 3.Ah, sim! Com certeza. Ah eu acho bom em todos os sentidos no s na parte de educao fsica, quando a gente fala em educao fsica pensa s no fsico, voc ta participando com o seu fsico, trabalhando com o seu corpo, ento acho que isso muito importante mais no s isso mais tambm aprende a colabora, a cede, a participa, a conviver em grupo, tudo isso engloba n?! Os jogos. 4.Assim n?! Eles se sentem chateados de no estarem participando. 5. ... Ele treina n?! Ele treina, participa com as crianas, acompanha n?! E acho assim, que o professor de educao fsica no tem que pensa s na escola e se a turma dele vai estar ganhando mais de estar participando de um todo na olimpada e alguns professores, a gente percebe assim, s fica preocupado se vai ganha medalha ou no e isso ele passa pra criana, ento a criana entra no clima de competio, de rivalidade, no ... de participao. 6.Sim, incentiva sim. 7.No, eu acho que pode, pode ocorre n?! Tendo boa organizao eu acho que pode ocorre, na nossa escola no aconteceu as olimpadas esse ano, s ano

91

passado, mais a gente ta fazendo olimpadas interna agora, pra comemora o dia das crianas a gente ta fazendo entre eles, ento os menor to fazendo gincana, brincadeira, os maiores jogos, ento a gente fez internamente e ta dando tudo certo, ta bem jia. CF 1.(pausa) Das olimpadas? Interagi entre todas as escolas n?! Eles ta se conhecendo e eu acho essa disputa muito construtiva ta?! 2.Eu acompanhei as crianas ano passado, eu achei muito bom, porque uma torcida ficava do lado da outra incentivando, l ele se mostrava assim muito amigo assim, como participava j de vrios jogos, eles ficava um do lado do outro no final j tava torcendo com outro sabe?! Achei a unio muito boa. 3.(pausa), Hum (risos) Pode fala sinceramente Ah! ... pelo menos o tanto que eu acompanhei, eu achei sim, eu achei porque voc vai pra esse lugares assim muda de local, pra uma lado pro outro, c vai com as crianas, eles no ... tambm ... s uma coisa que eu acho assim, que no deveria ocorre, o ano passado foi muito misturado sabe?! As faixa etrias foram assim n?! At a 8 srie que dize ento os pequenininhos da 1 tiveram o jogo muito parecido com o da 8 ento nos no achamo justo, ai tentaram ainda separa um pouquinho mais assim mesmo fico muito misturado nossa! Ento um pouquinho s ... teve bate boca mais dos grande, dos maiores eu acho so mais empolgados que gostam mais, os pequenininhos ficam mais acanhados, mas eu achei que foi muito bom, ano passado foi muito bom. 4.Acho que quem no participo fico muito triste n?! Porque assim ... ... uma escolha, eu acho que muito difcil tambm pra quem ta acompanhando, a escolha do professor, pro professor muito difcil, c v uma criana com necessidades especial chorando porque no pode participa de um esporte l que ele gostaria de ta participando, ento tem o lado triste tambm da questo.

92

5.Ah eu acho que ele alegra a escola toda (risos) No, ... eu acho que ... que ele consegue no, ele poderia at trabalha assim ... uma educao, uma, um respeito, ele pode desenvolve tanto o trabalho dele como o respeito ... pelo ser humano, o respeito, acho que ... a melhor hora pra voc ... faze a criana adquiri o hbito da respeitabilidade so essa brincadeiras, so esses jogos, mais at do que numa sala de aula ou principalmente n?! 6.Acho, acho muito importante, acho que ... a escola e os pais tinham que incentiva a criana a participa porque ... esporte sade. (risos) Esporte sade, essa nova heim?! Tem que anota. 7.Traria de uma maneira diferente, bem selecionado e assim de acordo com a faixa etria, bem estudado o jogo e o tempo do treino que deveria se ... inverso ao horrio de aula, porque pra fica retirando tambm a criana durante a aula vai atrapalha a explicao do professor, que tem um contedo, pra passa num tempo determinado n?! Ento eu acho que deveria sim, mais trabalhando com essa criana no perodo inverso. P EF F 1. ... promove o esporte ... faze com que os alunos participem de uma competio, integrao essas coisas. No que eu ache que devia se esse o objetivo n?! Mais acaba sendo assim. Qual voc acha que deveria ser o objetivo? Ento eu acho que deveria se estimular a aprendizagem social, o respeito, a tolerncia ... contribuir na educao deles n?! 2.A organizao do jeito que foi sim, ... atende ao objetivo, apesar de no se o melhor n?! Atende sim. 3.Olha eu acho que superficialmente entende?! Assim ... os jogos tinham que se diferente, tinha que valoriza a participao, a educao mesmo e do jeito que tava assim era legal pelo campeonato, porque ... no adianta campeonato sempre legal e eles gostam n?! Mais era mais pra se diverti, tinha pouco a contribui pra uma

93

coisa mais ampla, e acontece de alguns alunos sarem chateados dos jogos o que normal, mais a gente devia pensa e no causa tanto ... tanta sensao de fracasso pra eles. 4.Desses com certeza no ... a nica coisa que eles ficavam querendo sabe dos resultados, empolgados sabe?! Mais aprende alguma coisa acho que no. 5. ... leva os alunos, incentiva, orienta. participa com ele n?! Que mais? ... faze eles aproveitarem o mximo e orienta tambm na educao social. 6.Acho ... acho importante sim, sem o apoio deles no teria como ningum participar nem eu, nem os alunos. 7.Eu acho que depende, tinha que t um ... replanejamento sabe?! Uma forma diferente de aborda esses jogos. Pra colabora mais na educao deles. 8.Eu vi quem queria ir e meio que escolhi n?! Os mais habilidosos mesmo a gente acaba ficando sem te o que faze?! E tem escolhe um nmero limite n?! 9.Ah! Teve ... vrios na verdade, mais eu no sei se voc sabe mais tinha um limite de alunos que a gente podia leva, ento ... tive que escolhe, mais ... muitos quiseram ir e no podia, muito mesmo. E como voc sentiu, como foi a reao deles? No comeo eles ficaram chateados, mas depois acaba se interessando pelos jogos sabe?! Mais que houve a frustrao no d pra nega. Entrevista Escola G DGeCG 1.Qual o objetivo da olimpadas? Alm da ... uma integrao entre as escolas, entre os alunos n?! Alm de ... a parte educao fsica mesmo, trabalha a competio com o aluno, ganhar, perder. * o respeito as regras mesmo.

94

2. eu participei bem ativamente mesmo em ... alguns, atenderam sim. 3.Ah sim n?! muito importante eles aprenderem em relao a regras, em relao a ganhar perder n?! Coordenao motora, a competio, tudo importante, tudo faz parte da educao, a criana tem que se vista como um todo n?! 4.Os que no participaram ... foi feito uma, uma seleo antes tudo. E eu achei que as crianas que no participaram, pra eles foi tranqilo no terem participado, tiveram uma competio n?! Antes, interna ... *Uma pr-selo n?! Uma pr-seleo, e ai foi, foi tranqilo tambm. 5.(pausa) Primordial, ele primordial, principal n?! Ele que comanda tudo ... *Ele que o incumbido de organiza a competio, realmente o professor de educao fsica ... O professor da sala regular no teria assim a ... , como fala? ... *A viso A viso, uma viso fundamental que o professor de educao fsica formado nessa rea tem n?! 6.Com certeza, a escola incentiva, incentiva bastante n?! E ... muito importante sim ... *E uma preocupao nossa faze, porque assim tem que te, eles gostam, assim ping-pong mais tem, eles sabem que vai te uma ... uma competio entre eles. 7.Sim, o que a gente fala integrao entre as escolas, entre s alunos. * fundamental, eles gostam bastante, mais assim uma coisa que a gente reclama ... tem que se determinado pra cada faixa etria, porque ... s vezes mistura muito ginsio, ginsio? Fundamental um com fundamental dois e obvio que as crianas do fundamental um sai perdendo, ganhando. Ento uma coisa ... ns pedimos esse

95

ano uma coisa muito bem determinada, ou separada n?! Fundamental um e fundamental dois, uma competio mais justa n?! Porque foi muito frustrante, pelo menos quando eu fui l com as crianas a entrega dos prmios, minha escola no ganho nada, que escola eu ganho? As escolas que tinham fundamental dois claro. Ento eles ganharam trofeis, trofeis e foi, e foi, medalha, medalha e a minha escola fico ... eu tive criana que veio embora chorando, ento nisso mudana que tem que te, mudana que tem que te, ns somos fundamental um, temos que competi com fundamental um, que so de 1 a 4 srie, 5 a 8 srie uma outra competio,uma outra entrega de medalhas, so coisas bem distintas, foi frustrante pra eles e isso tem que muda. Entrevista Escola H DH 1.Integrao entre o grupo, participao, trabalho em equipe e lidar com emocional. 2.Atende 3.Sim, melhora a disciplina e os alunos participam mais de todos os outros eventos da escola. 4.Frustrao por querer participar, mas eles entendem que por representar a escola. 5. dar suporte tcnico e emocional, importante que ele se lembre sempre que esta lidando com uma criana. 6.Sim, porque o aluno se envolve, cresce emocionalmente. 7.Sim, foi muito triste pra eles no terem os jogos esse ano. CH 1.Integrao entre s EMEFs, as crianas entenderem os jogos e entender a competio. Fazemos os treinos e eles escolhem quem tem habilidades e vai representando a escola, sem brigas.

96

2.Atendia, porm falta prmio de participao, mas pra participar sem competio, a organizao foi boa, mais tem que haver mais preocupao com o emocional delas. 3.Os treinos. Todas elas participam e ajuda elas porque saem da rua e vem participar dos grupos de treino. 4.Tem, porque tambm participam dos treinos, pode chegar l ou no, mais vem treinar mesmo sem os jogos. 5.Organizar as crianas, ele o responsvel por tudo. 6. importante, mais estimular pelo esporte, sem competio. Os alunos no devem ter uma descontinuidade, os treinos ajudam na disciplina, bom aluno participa dos treinos. A professora muito boa e essa histria de quem participa ou no dos treinos acontece sem frustrao. 7.Retomaria, mais com esse enfoque que eu te falei. P EF H 1.Interao entre as escolas e alunos, socializao, respeito mtuo. 2.Sim. Porque? Porque atende, porque envolve todo mundo. 3.(pausa) No sei se funciona, mas a gente passa os valores pra eles. 4.Quando eu entrei no sei se teve seleo, no teve diferena e cobrana porque aqui a gente faz o interclasses. 5.(pausa) Acho que competio saudvel, no s ganhar alem da quadra tem interao, socializao, regras. 6.Acho. Se no seria s o professor de educao fsica. 7.Retomaria, os alunos gostam, treinaram esse ano e no fim no teve.

97

8.Aqui a gente d os treinos e os alunos tem a opo de participar ou no, escolhi pelos que freqentam mais e conversando com eles. 9.Fica bastante, mais que querem participar e vem pouco no treino. Entrevista Escola I DI 1.Auxiliar no respeito as regras, convivncia, socializao, adquirir valores brincando. 2.Deixa a desejar, principalmente transporte, horrio tem que ser revisto, as crianas ficam aqui esperando e atrasa, mais de resto correu tudo bem. 3.Sem dvida, porque eles gostam e vai interiorizando valores como limite e respeito. 4.O professor deve conduzir de uma forma que todos se sintam bem e entendam seu papel. Mais lgico que todos querem participar. 5.Importantssima, imprescindvel, responsvel pela formao e funo das crianas no esporte. Ele um exemplo pras crianas e elas cobram isso dele. 6.Sem dvida, temos que estimular a prtica de atividade fsica. 7.Se tivesse subsdios, recursos, estrutura sem dvida. Mais fazer s por fazer acho desnecessrio. Entrevista Escola J DJ 1.Ah! Eu acho que integra todos os alunos num mesmo objetivo n?! (pausa) no s o dessa ... da mesma escola, mas das outras tambm. 2.Eu penso que sim ... apesar da organizao, dos atrasos e ... essas coisa de transporte, no mais foi tudo bem, a organizao foi bem legal.

98

3.Ah claro! muito importante n?! Os alunos se envolvem, aprendem a respeitar regras essas coisa que o esporte d sabe?! Quando a gente falava pra eles no fazerem alguma coisa se no, no iam pras olimpadas, eles paravam na hora ... s pra ir nos jogos. 4.Ento, eles ficam chateados,mais a gente conversa com eles e no fim eles gostam de torcer ... apesar, que poucos que podem ir n?! E poucas vezes, mais uma graa como eles se envolvem e torcem pelos colegas. 5.Bom eu acho que no fundo os jogos viram, giram em torno deles n?! Eles que organizam e comandam as crianas n?! O professor da nossa escola tambm treina com eles e prepara pros jogos. 6.Nossa, sem dvida, a gente sabe como legal pra eles sarem daqui, que difcil n?! Eles sarem do bairro ... v as coisas novas, ainda mais num evento assim sabe?! Onde eles podem se diverti, conhecer gente nova e participa de um campeonato, coisa que eles adoram. 7.Com certeza eu traria de volta ... foi uma pena no ter esse ano, as crianas ficaram muita chateadas, eu traria sim, com certeza. CJ 1.Ah! a participao, mostrar coisas novas pras crianas, pra eles sarem um pouco daqui n?! 2.Eu acho que sim, apesar de sabe?! Ter alguns problemas, porque assim ... s vezes atrapalhava as aulas, as crianas saiam no meio das aulas pra ir jogar, ento no pode prejudica a escola tambm n?! 3.(pausa) Bom, te tem n?! Assim ... eles aprendem respeitar regras e ... a ganhar e perder, essas coisas. Acho que isso. 4.Dos que no participam? No sei ... acho que no n?!

99

5.Eles que organizam as equipes, os jogos ... que levam eles e assim ... colocam na quadra e comandam n?! Eles que conhecem as regras, ... o trabalho deles n?! 6.Eu acho que tudo que vai traze alguma experincia nova pra eles ... tem que incentiva n?! Pra pode d mais oportunidade de v coisas diferente. Ento legal os pais e a escola d outras chances pra eles, diferentes de s o que eles to acostumados n?! 7.Acredito que sim, mais mudaria assim ... os dias, colocaria em menos dias e de fim de semana pra no atrapalha as aulas. P EF J 1. a participao dos alunos n?! Apesar de ... ... no se bem assim n?! Porque tem nmero limitado de alunos e no fim poucos participam ... 2.No ... no fundo, no fundo no, acho que por isso n?! Poucos podem participar e os outros ficam ... sem poder e at querem viu?! Mais no tem como, at tento faze um interclasses aqui pra v se diminui um pouco essa frustrao deles, mas no a mesma coisa. 3.Com certeza, a disciplina que o esporte traz mostra assim ... uma grande melhora no comportamento deles. Quando a gente vai pros jogos, eles respeitam, obedecem tudo direitinho sabe?! Ento voc v que eles valorizam e ... ajuda na socializao deles, aprendem a viver em grupo, respeitar os outros, ... importante pra educao deles sim. 4.Ento ... a na verdade um problema, porque ... como eu j te falei, muitos querem participar e voc no pode leva todo mundo, ento alguns ficam chateados sabe?! E confesso que d um medinho de magoa tanto eles, porque ... so crianas n?! E isso mexe muito com eles, a gente conversa, explica ... mais mesmo assim ... no justifica n?! difcil. 5.Bom! Eu acho que assim ... a gente ta trabalhando na escola, ento ... a gente tem que se preocupa com a formao da criana, ento tem que se preocupa com o

100

emocional, ... com social e tira o mximo de proveito dos jogos pra isso sabe?! Pra estimula o crescimento delas como um todo n?! 6.Ah! Com certeza importante n?! Porque assim ... sozinho voc no faz nada, ento se a direo no ajuda, no participa, fica complicado da gente faze alguma coisa, ento a colaborao deles e dos pais fundamental. 7.Olha eu acho que muita coisa tem que se reformulada sabe?! Principalmente tem que pensa num jeito de ... mais alunos participarem, pra pode ajuda na educao, como a gente j comentou n?! De mais alunos, e tambm um modo de no traze muita frustrao pra eles acho que o mais importante participar. 8.Ah! Eu fiz uma seletiva mesmo n?! Primeiro eu vi quem queria participa e depois fui fazendo jogos,o que eu tentei faze foi leva mais alunos, diferentes sabe?! Pra cada modalidade, mas tinha que obedece o limite de inscrio, ento ficou difcil, na verdade foram os mais habilidosos n?! 9.Com certeza,a maioria na verdade ... mas aquilo que eu te falei no tinha como leva todo mundo, mas eles ficaram bem chateados sabe?! Entrevista Escola K DK 1.Integrao dos alunos e das escolas. 2.Atende sim, tem alguns problemas na organizao, mas no geral atende sim. 3.Acho importante sim, eles aprendem a respeitar as regras,os companheiros, o esporte muito bom na educao de crianas e jovens. 4.Eles acompanham e ficam torcendo, colabora sim, eles aprendem a viver com a frustrao tambm. 5.Ele que fica responsvel pelos alunos, e se acontece algum problema ele que resolve em nome da escola.

101

6. essencial, a gente estimula porque sabe que eles gostam e serve de motivao e tambm porque ajuda na aprendizagem deles. 7.Retomaria, acho que tem que ter alguns eventos que estimulem as crianas, principalmente se eles gostarem. P EF K 1.O principal objetivo envolve as crianas numa atividade prazerosa e integra as escolas. 2.Talvez se fosse no eliminatrio, os jogos podiam ser mais participativos e menos competitivos a menos que o objetivo dos jogos sejam outros, mais na medida do possvel a organizao foi boa. 3.Sim, as crianas aprendem a socializao, eles se envolvem com seus colegas e outras crianas que no conhecem aprendem a lidar com sentimento de derrota, respeito, enfim. 4.....Eles acompanham os jogos acho que aprendem como os outros, mais no por vivncia e sim por observao no fim no igual a dos outros, mas acredito que h alguma aprendizagem. 5.Nossa funo trabalhar como educador, mais do que ensinar o esporte, temos que usar os jogos e o que acontece neles para ensinar, educar os alunos. 6. importante que a escola no s estimule a participao dos alunos, mas entenda a importncia e o porqu desses jogos, o quanto eles podem colaborar na formao dos alunos, o que muitas vezes ignorado, a escola trata somente como um tempo de lazer de brincadeira e acaba sendo um estorvo pra escola. 7.Pode at ser, mais se dependesse de mim acho que mudaria a estrutura dos jogos, faria algo mais como um festival, pra mais alunos poderem participar e mais vezes. 8.Foram selecionados os que queriam participar e depois por habilidades mesmo.

102

9.Muitos deles, mais como tinha um limite de inscries eles ficaram sem poder participar, por isso eu acho que as olimpadas devem ser repensadas, como uma atividade educacional todos poderiam e deveriam participar. Entrevista Escola L DL 1.Alem da integrao dos aluno n?! A integrao da comunidade escolar, a possibilidade de ta participando ... eu acho assim ... muito mais que estar ganhando nos jogos, tendo um resultado positivo, acho que o objetivo principal a integrao ... com a cooperao entre, entre os alunos, professore os pais. 2.Sim, sim era ... vem melhorando numa crescente, esse ano ... as faltas, os problemas que ocorreram esto sendo sanados e ... o ano passado foi um dos melhores anos que no houve assim ... problemas. 3.Muito, muito importante porque, como eu j coloquei, essa ... essa interao fora, fora da sala de aula, um outro contexto, ... a possibilidade de ta participando com seu colega de escola, com seu colega de outra escola, socializao ... ... na verdade isso n?! muito educativo. 4.(pausa) A gente no obriga a participa, mas o ideal seria que todos participassem de alguma forma n?! Todos participassem de alguma forma, acho que tem que encontra uma maneira que todos participem de uma forma ou de outra n?! Uns jogos mais de solo, mais jogos de xadrez, outros tipos de jogos. 5. primordial ele ... ele ... faz a seleo dos alunos ... e trabalha com os alunos durante as aulas e a possibilidade de ta participando ... tambm a integrao deles com os profissionais de outras escolas, muito bom. 6.Muito, muito importante participa, uma pena que no teve esse ano, porque eles adoram participa. 7.Claro que sim, j, j faz parte do calendrio. P EF L

103

1. promover a integrao entre os alunos, um momento prazeroso de competio, em que eles possam interagi e aprender valores como respeito, regras, essas coisas. 2.Acho que na medida do possvel sim, que tem coisas que sai do controle da organizao, como atraso, discusses, mas normal. 3.Ah claro que sim, eles ... o jogo traz vrias situaes, vrias vezes d alguma briga, mas a gente conversa com eles explica e espera que eles aprendam o que a gente fala, que tem que respeita os outros e assim ... muito diferente de uma aula normal quando eles podem por em prtica o que eles aprendem, no s o jogo n?! Mas certos limites, respeito as diferenas biolgicas e tudo mais. 4. complicado n?! Eles querem muito participa, a gente fica impossibilitado de leva todo mundo e acho que isso devia ser repensado na organizao porque triste deixa eles sem poderem participa. 5.Nossa funo ta sempre orientando eles nos jogos e tentando organiza tudo, o principal estimula eles e acompanha, acho que isso. 6.Acho que importante assim ... se a escola no libera no d pra eles irem, se os pais no deixarem tambm no, ento sem o apoio deles no tem como eu leva ningum. 7.Talvez, eu acho que tem que inclui mais crianas sabe?! Deixa a coisa menos ... menos, te menos excluso ... acho que precisa se de uma outra forma. 8.Eu escolhi aqueles que participavam mais das aulas e que queriam participa, mais acabaram indo mesmo os mais habilidosos, os outros no teve como leva. 9.Ah, sim! Muitos quiseram ir, mais eles acabaram entendendo que afinal pra representa a escola n?! Ento precisava ri os melhores mesmo, eles ficam chateados mais depois acabam entendendo. Entrevista Escola M P EF M1

104

1.Ento ... no papel o objetivo seria de confraternizao entre as escolas assim n?! Os alunos se conhecerem e joga, mas na realidade competio pura, salve-se quem pude, v precisa ... assim bat, jog firme, machuca, ento fazem mesmo. 2.(pausa) No ... de, de confraternizao? Bom a, a organizao feita na secretaria l, criado pela SEMEL n?! Que de esporte e lazer, ento que nem eu falei, no papel tudo claro as regras, tudo dividido por idade, tudo, tudo certinho, tudo bonitinho pra atende, mais na realidade assim as diretoras das escolas, ... que ganha sabe?! Ah tem que traze o trofu, tem que ganha, no vai pra joga, pra confraterniza. Que nem eu falei no papel, as regras, o objetivo nas EMEFs que a gente participa , com esse objetivo, mais na realidade no acontece assim no. 3.(pausa) Na educao? (pausa) Ai (risos) eu acho que tem n?! Tem um pouco assim, eles... Mas em qual sentido? (pausa) Ai no ... deixa eu pensa! Eu acho que ... no, ento na, na verdade,mais uma coisa que eu lembrei agora, um pouco excludente n?! Porque como s tinha, que nem no futsal que cinco,voc leva dez ou no mximo quinze, mas muitas crianas gostaria de participa ento voc acaba fazendo uma seleo, voc acaba treinando s essas crianas n?! E, eu no sei se tem no, bom assim pra, assim pra quem ta indo, participa, acho que a regra sempre um aprendizado n?! Mas ai tem o, o ganhar, o perder, tem que se conforma, ou ganha e saber lidar com o, o te ganhado um aprendizado, mais eu acho que no, no, pouco assim sabe?! No atinge o objetivo que ta no papel. 4.Olha! No, ento na verdade, na semana das olimpadas o professor de educao fsica acompanha ... os alunos, ento geralmente no tem um substituto ento os que ficam, ficam. Podem at ir pra quadra faze uma atividade, mas nunca assim dirigido, e tem o pessoal que nem eu falei que no foi escolhido l. Ficado, vezes no gostam, tenha ficado chateado. Eu acho que o pessoal que fica, triste assim quem no gosta, no gosta, no liga, quem, quem gostaria de ir eu acho que fica um pouco chateado.

105

5.(pausa) Ento! E ... , se fosse pra ... que nem eu falei o objetivo de confraterniza tal. conversa com outras escolas, porque cada jogo numa escola n?! E, respeitar o espao do outro n?! Num, ajuda os alunos ... nas regras, enfim acompanha, mas ... a gente acaba ficando como tcnico mesmo, fica do lado da quadra tentando ajuda os alunos assim no que pode n?! Eu me senti assim ano passado, voc fica na beira, tentando, e gritando com os alunos, tentando chama ateno; vamo, vamo sabe assim?! porque c tambm no que v seu time tomando lavada. Mais eu acho que fica ... a funo do professor como acontece de tcnico. 6.(pausa) Ento importante participa, os pais eles do bastante apoio, porque s vezes fora de hora, estuda de manh e tem que ta as trs da tarde, busca fora de hora, tem a permisso pra ir tudo. A direo ... ento o que eu senti, que na realidade que eu t, fechada assim na escola por um negocinho assim de vidro, como se fosse uma prateleira mas fechado trofus que j, j foram ganhos, e a diretora no que sabe quem vai, quem no vai tem que traze o trofu, pra eu por l na salinha de trofu, ento no tem essa de quere sabe ela que, ento vai, acho que o diretores assim pelo que eu converso com outros professores sobre isso, qu ganha, no tem conscincia de outro, confraternizao sei l, de participa o importante participa, no ganha e ganha. Agora eu acho que importante a atividade fsica pra criana de um modo geral n?! 7.Do jeito que acontece no. desgaste sem te, c tem que fica selecionando, treinando, fica duas semanas porque uma semana de 1 a 4 srie, uma semana de 5 a 8, a gente fica fora da escola e a bem no, no, na volta das frias n?! Que o 3 bimestre que o bimestre mais curto, ento uma correria sem fim. Agora como foi proposto nas ltimas reunies agora que teve, seria mesmo confraternizao, de uma escola ir na outra, de vrios jogos com outro, no pura competio legal. 8.Ento , quem quis a gente fez assim, uma lista com cada modalidade, foram todos pra casa e eu e a outra professora de educao fsica, a gente, eles tavam jogando, a gente foi selecionando, porque eu tambm tava chegando na escola ano passado, a gente converso com outros professores, como vocs fazem,ah manda pra quadra e a gente vai selecionando, eles que j so mais velhos, mais ou menos

106

j sabem quem joga e quem no joga, quem joga mais srio, aqueles que so mais habilidosos, tambm se uma competio c vai pega os que no jogam, no d, c no vai competi, olha eu trouxe um time mais ou menos, pra participa c pega os mais habilidosos, vai fazendo uma seleo e vai jogando mesmo, ou vlei, ou hand e a gente vai selecionando no final quem vai, que, que precisa leva. Basquete, treinamento tambm. 9.Assim eles ... alguns ficam chateados, ah professora eu queria te ido, ah no sei o que. Mas assim depois que acabo que eu voltei tal, no senti que ningum fico, nossa fiquei com um trauma porque no fui, mais assim na aula, a situao, quando eles vem no conseguiram a vaga tal eles ficam um pouco chateados. A gente tambm fica numa situao, mas foi super tranqilo assim, eles j conheciam tambm em funo da escola, a gente que tava chegando ano passado, mas eles j sabiam mais ou menos. P EF M2 1.O objetivo a interao entre os alunos, as escolas, socializao, eles participarem de uma competio, respeitar adversrio, parceiro e toda a interao dentro de uma competio n?! As regras, respeitar os rbitros, diferente dos mbitos da escola, sai tambm da escola, mas nesse sentido. 2.(pausa) Atende alguns e outros no, porque .... acabava excluindo os alunos n?! Na verdade, esse era o ponto que eu no achava muito legal, porque acabava excluindo muito aluno da escola que queria participa e tinha que leva ... alguns, era, era limitado ento, esse era o nico ponto que ... que eu achava que no tava certo o resto era bem ... as regras n?! Era mais educativa, a organizao tambm, tudo dentro do normal. 3.Ah, sim! Eles adquirem mais auto-confiana, mais responsabilidade, a

oportunidade de ta representando a escola ... mais acho que de 1 a 4, os de 5 a 8 eles acabam perdendo um pouco,um pouco do sentido,que eles vo mais na competio, alguns vo por essa idia de rivalidade e isso que acabo no concordando muito, mas tem uma relevncia sim, eles acabam aprendendo, uma experincia diferente.

107

4.Os que no participam muito triste (risos), .... eu falo muito triste porque muitos alunos queriam muito participar ai a idade n?! De repente selecionava um, tava na 2 srie e ai o ano que ele nasceu no dava pra participa, ai na 3 j tinha um monte de criana, na 4 tambm ai no tinha como, ento elas sentiam muito, queriam muito ir, ento muito triste pra eles, acabavam assim ... desanimando mesmo n?! 5.(pausa) Ah! ... Eu acho que ta, alm de prepara o aluno antes da, desse evento, prepara no sentido de ... combina antes, explica antes como que um evento diferente um ... uma olimpada n?! Uma competio entre vrias escolas, que tem que te o respeito, que ... tem essa aprendizagem nessa competio, ento o papel do professor orienta pra isso, leva pra participa com objetivo, claro que, que ganha mais no com esse objetivo, o maior objetivo a interao entre os alunos participa mesmo ta l, se diverti e ... e durante o evento tambm, ta orientando, ta falando, qualque atitude negativa ta sempre explicando, esse o papel do professor eu acho ali ... e pros outros aluno tambm que no participaram, porque a gente acaba, como uma olimpada mundial, acabam indo os melhores, os que vo representa melhor a escola, ento tentando minimiza, claro que todos queriam participa, mais tentando minimiza o fato deles no irem, dizendo que quem joga melhor que vai representa a escola, no adianta eu ir, o aluno que no vai e no joga to bem, isso que a gente tenta passa um pouco pra eles. 6.Sim eu acho interessante a par ... a direo estimula a participao, os pais incentivarem, mas no sentido no da rivalidade, pra competi, pra ganha e que a escola tem que sai vencedor, mas no sentido de participa, de faze parte desse evento, ir pra soma,acho que a participao, o divertimento, acho que essa cobrana exagerada, voc tem que ganha, e isso e aquilo, que acaba sendo muito pesada pra eles e estimulando muito a rivalidade .... a competio eu acho que boa,mais no essa coisa ... de, de ... muito assim acirrada n?! E .... acho que mais nesse sentido mesmo, incentiva essa parte. 7.A no comeo eu no concordava muito com as olimpadas, porque eu acho que deveria muda algumas coisas, e tava proposto pra esse ano assim ... abri mais pra outros alunos, abri outra categoria, pra entra crianas que no puderam ir,mais mesmo assim acabava excluindo e ... mais ... esse ponto negativo, se fosse s esse ponto negativo eu acho que ainda deveria continua, porque incentivava os alunos a

108

participarem mais das aulas, eu acho que isso motiva, motiva muito a escola, da nimo pra escola ... mas algumas escola teriam que se mais organizada n?! Com as olimpadas, porque acaba virando uma baguna e isso que ... s vezes algumas professoras reclamam, algumas escolas reclamam deveria se um pouquinho mais organizada nessa parte, que acaba tambm se estendendo muito alem do horrio, ... mais isso, mais eu acho que ... foi vlido sim,no ano que eu participei, foi um ano s, ocorreram alguns problemas que eu no ... eu no concordei, mais eu acho que se fosse mudada algumas coisas eu acho que deveria te. 8.Foram selecionados primeiro ... os que ... eram dentro da idade n?! Pra participa, depois os que queriam participa e dentro daqueles que queriam, foi conversado que eles deveriam ... que, que a gente ia faze uma seleo assim de quem jogava melhor, porque a gente queria que representasse a escola aquele que jogasse melhor .... no tinha outro critrio alem de ... como eu ia fala voc vai, voc no vai e ah o comportamento tambm ... tinha que te um bom comportamento, ... boas notas, apesar de ... isso nem sempre acontece, mais o bom comportamento, e o joga bem assim, sabe as regrinhas do jogo, ta jogando legal, porque tambm no adianta leva um aluno que no consegue chuta a bola direito, no tem fora, porque chega l ele vai se constrange, no vai acerta, vai tambm causa uma frustrao pra criana. Ento talvez ele no ir, melhor do que ele ir e passa por isso, ento eu optei por essa seleo. Primeiro idade, depois quem queria ir, depois comportamento e que tava jogando ali legal pra pode leva. 9.Muitos, muitos (risos), mesmo aqueles assim, o pior eu acho da idade que tirava ali, e muito assim mesmo dentro da idade e que gostariam de participa mais, se tinha dois no tinha o que faze, tinha que escolhe quem tava jogando legal mesmo e .... por uma presso da escola porque a gente tinha que ganha, a gente tinha que traze o trofu pra escola, tinha que traze o trofu, ento ... acabou pegando muito nisso mesmo de quem jogava melhor, com dor no corao porque queria,eu queria leva todos, dava pra formar uns seis times, mas no dava. E como voc sentiu a reao deles?

109

muito triste n?! Tinha dia que a gente falava hoje a gente vai faze jogo, ento tinha aluno que se matava, eu falava calma se voc no for no vai se o fim do mundo, e eu tambm fiz um interclasses na escola pra .... compensa um pouquinho aqueles que no foram, ento eles tinham muita vontade de ir, teve alguns que at se machucaram deram o mximo e ... me deixou muito triste ... porque complicado,eu pelo menos gostaria de leva todos, mas no era possvel dentro do regulamento.

**A professora denunciou uma escola que levou alunos em idade irregular e foi acusada de estar torcendo e jogando a favor da outra escola que ela dava aula, ainda foi acusada de arrumar o time daquela escola errado colocando um aluno zaroi no gol. Foi segundo ela o pior das olimpadas alem da seleo. Tem professores que fazem isso, e ainda incentivado por diretores. Entrevista Escola N P EF N 1.Objetivo das olimpadas faze com que as EMEFs se interajam e que os alunos socializem, vejam o sentido do esporte n?! A competio ... respeitar os ... os adversrios, se respeitar. 2. ... Olha eu participo desde a primeira edio e o regulamento assim ... foi ao longo das edies melhorando, no v dize que, ai fico perfeito, no mais ... mais eu acredito que a ltima edio foi uma das melhores, que ... que no atingiu n?!Falto pouco pra atingi o objetivo. 3.Sim, claro. O processo ... ele tem indas e vindas n?! E tem os pontos positivos e pontos negativos, eu, eu vejo que ... depende de como o professor coloca pros alunos que vo participa, pros alunos que vo participa e pros alunos que no vo, a gente em que, prepara todos ... ta?! Os que no forem, estarem sabendo porque no foram,quais os critrios utilizados tal, e os que vo eles sabem que eles ... n?! Aprenderam os critrios que a gente sempre coloca e ... e ai eles acabam

110

vendo de perto todo, toda a parte do objetivo n?! Saber competir, de saber se comportar fora da escola, de respeitar o adversrio. 4. se a gente coloca ... na ponta do lpis,assim coloca no papel ... tem os pontos negativos e esse o principal, dos que no participam e acabam sendo excludo e voc tem que sabe como trabalha n?! Ento como que c fica n?! Sem sabe porque todo mundo que ir uma coisa diferente. Mas ai sem tem que coloca que tem ... , regulamento,no so pra todos os alunos, e o preparo competies dentro da escola n?! Pra que eles ... participem de outra maneira n?! No s indo l mais, desse treinamento tambm. 5. uma das principais n?! Que sem ele o evento no aconteceria, ele que ta selecionando os alunos, preparando, divulgando o objetivo, as regras, as, os esportes, as competies. 6.Acho importante mais tem que se moderado porque tem alguns pais,tem a direo que no sabe muito bem assim, dosa essa competio e acha que o aluno vai e tem que ganha a qualque custo n?! Ento eles tem que incentiva mais no ... com o nico objetivo de vencer n?! 7.(pausa) Com algumas modificaes sim. Quais modificaes, por exemplo? Ah! Ento esse ano que no teve n?! Ns chegamos a comentar algumas coisas pra ... pra te mais oportunidades de aumentar, mais categorias pra ta mais alunos participando de ... muda algumas competies pra 1 a 4 srie,pra premiao nessas categorias dos ... dos menores assim pra todo mundo. 8.Bom, ento a gente ... pegava os mais velhos de cada categoria,ento numa mesma categoria, por exemplo, tinha 3 e 4 srie, ento dava oportunidade sempre pra 4 srie e ai no outro ano os alunos que no participaram na 3, estariam l na 4 ai eles participavam, a gente dava prioridade pros mais velhos. Da de acordo com o interesse deles, e dos que tavam interessados ai o que mais se destacava n?! Ou atingia os objetivos da modalidade.

111

9.Tem, tem muitos, principalmente de 1 a 4 (pausa) eles ficaram muito chateados porque eles queriam ir, alguns entenderam outros sabe?! Ficaram muito chateados com o professor, porque o professor que escolhe ta?! (pausa) E tem tambm aqueles que voc selecionou pra ir, mando bilhete, chego na hora no foi. Tem os dois lados n?!

Vous aimerez peut-être aussi