Vous êtes sur la page 1sur 26

06/03/13

Antiguidade Oriental, Grega e Romana


Prof. Lindolfo A. Martelli

Revoluo Neoltica

Primeiras Civilizaes
Como surgiram as primeiras civilizaes? Considere algumas palavras como: Civilizao civis cidado (latim). Urbano urbes cidade (latim). Poltico polis cidade (grego). Civilizao a vida nas cidades.

06/03/13

Primeiras Civilizaes
Nos perodos Paleoltico e Neoltico, haviam casas, grupos humanos organizados, sistemas de produo agrcola, mas no havia cidade. Revoluo Neoltica: expresso criada pelo arquelogo Gordon Childe que diz respeito ao momento em que ocorre a sedentarizao do homo sappiens.

Primeiras Civilizaes
Neoltico: so desenvolvidas tcnicas de produo agrcola e de armazenagem de alimentos. Origem de uma economia produtora. A domesticao de animais proporcionou um maior controle das fontes de alimentao.

Artefatos do Neoltico

06/03/13

Gnesis da Civilizao
Comercializao de excedentes. Desenvolvimento da tcnica e de ofcios especializados. Incremento da agricultura. Sociedade cada vez mais complexa (classes). Declnio da magia e fortalecimento da religio. Surgimento do Estado centralizador. Surgimento da escrita.

Cidades
A sedentarizao e o nascimento das cidades ocorrem em culturas, perodos e espaos geogrficos distintos.

Abu Mena - Egito

Machu Picchu - Peru

Cidades
As primeiras cidades datam de 4.000 a 3.750 a.C. Surgiram no Oriente. Uma das primeiras foi Uruk na regio chamada Mesopotmia (atual Iraque). Sumrios

Ruinas de Uruk

06/03/13

Cidades

Zigurate de Ur. 4.000 a.C.

Caractersticas das Cidades


Muradas. Possuam ruas, casas, aquedutos, prdios pblicos, templos e palcios. Sistemas de irrigao e produo agrcola. A sociedade modifica intencionalmente o entorno natural. Causa modificaes no entorno natural, que podem ter sido intencionais ou no.

Biblos Fencia

06/03/13

Primeiras Civilizaes
Surgiram no norte da frica e na sia Civilizaes Hidrulicas.

Primeiras Civilizaes
Civilizaes hidrulicas Mesopotmia Tigre e Eufrates. Egito Nilo. ndia Indo e Ganges. China Yangts e Hoang-Ho. Civilizaes Pr-Colombianas Incas costa ocidental da Amrica do Sul. Maias pennsula mexicana de Iucat (cidades estados). Astecas centro sul do Mxico.

Antiguidade Oriental: a Organizao Social

06/03/13

Organizao Religiosa
Os povos da Mesopotmia eram politestas. As cidades possuam divindades protetoras. Os santurios eram construdos para adorao aos deuses. Nos templos religiosos, viviam os sacerdotes, os administradores e demais funcionrios do Estado. Templos eram um conjunto de bens, terras, edificaes e pessoas. Os mesopotmicos acreditavam que os deuses desciam do cu para receber adorao nos zigurates.

Organizao Social e Trabalho


Governos despticos de carter teocrtico. O rei representava os deuses, sacerdote principal, intermedirio entre deuses e seres humanos. Reis, seus familiares, funcionrios (escribas) e sacerdotes eram as camadas privilegiadas. Camponeses trabalhavam nas atividades agrcolas es pastoris. Escravos eram os prisioneiros de guerra, pessoas que no conseguiam pagar sua dvidas ou indivduos vendidos por seus prprios familiares em perodos de crise.

Organizao Social e Trabalho


Rei Gov. Local

Sacerdotes

Guerreiros

Comerciantes

Camponeses

Artesos Escravos

06/03/13

Organizao Social
A revoluo neoltica tambm uma revoluo educativa. A diviso educativa paralela diviso do trabalho (entre homem e mulher, entre especialistas do sagrado e da defesa e grupos de produtores). Famlia orienta o papel sexual, os papis sociais, as competncias elementares, a introjeo da autoridade; responde pelo processo de aprendizagem. A linguagem e as tcnicas (linguagem mgica e tcnicas pragmticas) que regulam de maneira cada vez mais separada os modelos de educao.

Organizao da Cidade
Primeiros cdigos de lei. O mais conhecido o Cdigo de Hamurabi, um conjunto de regras sobre o trabalho, a famlia, o comrcio e a propriedade, registrado pelo rei da Babilnia aproximadamente 1700 a.C.
Monlito com o cdigo de Hamurabi

Organizao da Cidade
O Cdigo de Hamurabi possui 282 leis em 3600 linhas. Lei do talio. Falso testemunho. Roubo e receptao. Estupro. Famlia. Escravos e fugitivos.

Estela do Cdigo de Hamurabi

06/03/13

Organizao da Cidade
Necessidade de registrar as atividades do dia a dia, para facilitar a vida de todos e controlar o crescimento da cidade. Cdigos e smbolos foram criados para representar tamanhos e valores. Surgiram especialistas no registro dessas informaes. A escrita se tornou complexa e permitiu o desenvolvimento de novas tecnologias e de estudos matemticos e astronmicos (Mesopotmicos criaram o calendrio e o relgio de sol, dividiram o dia em 12 horas duplas e o ano em ciclo lunares).

Modo de Produo Asitico


O Estado controlava a produo agrcola. Arrecadao de impostos. Recrutamento de mo de obra. Construo de grandes edificaes templos, tmulos, palcios, diques, monumentos, sistemas de irrigao. Diviso social do trabalho. Grupos nmades ocupavam-se com o pastoreio, comrcio e navegao (hebreus, medas, persas e fencios).

Educao Tradicionalista

06/03/13

A Escrita ou a grafia consiste na utilizao de sinais (smbolos) para exprimir as ideias humanas. Consiste no registro de marcas em um suporte. Fatores que explicam o nascimento da escrita: Necessidade de contabilizar os produtos comercializados, os impostos arrecadados e os funcionrios do Estado. Levantamento da estrutura das obras, que exigira a criao de um sistema de sinais numricos, para a realizao dos clculos geomtricos.

Educao Tradicionalista
As sociedades tornaram-se mais complexas e divises se instalaram no meio delas. As mulheres, confinadas ao lar, passaram a depender dos homens. Segmentos sociais se especializaram g ove r n a n t e s , s a c e r d o t e s , m e r c a d o r e s , produtores, escravos. Sociedade fundamenta na hierarquia, na riqueza e no poder.

Abandono da Educao Difusa


A educao deixou de ser difusa e igualitria. Somente os privilegiados tinham direito polticos e o acesso ao saber da classe dominante. Separao: Indivduos destinados aos estudos sagrados. Destinados a funes administrativas. Destinados a ofcios especializados. Relegados ao trabalho braal.

06/03/13

Dualismo Escolar

Para Aranha (2006, p. 45), as divises sociais originaram o dualismo escolar, que destina um tipo de ensino para o povo e outro tipo de ensino para os filhos dos nobres e dos altos funcionrios. A grande massa era excluda da escola e submetida educao familiar informal.

Educao voltada para o Sagrado


Nas civilizaes orientais no havia uma reflexo predominantemente pedaggica. As orientaes sobre como educar permeavam os livros e inscries sagradas. As instrues ofereciam regras de conduta, segundo prescries religiosas e morais, a fim de perpetuar os costumes e evitar a transgresso das normas (ARANHA, 2006, p. 45).

Sociedade grafas

Toca do Ribeiro da Pedra Furada Piau (H cerca de 12.000 ) Fonte: h@p://www.fumdham.org.br/

10

06/03/13

Escritas Pictogrficas
Escritas pictogrficas representa figuras.

Escritas Pictogrficas e Ideogrficas


Prestgio do escriba. A escrita egpcia era composta por cerca de 600 sinais. Registrada em tmulos, templos, madeira e papiro.

Escritas Ideogrficas
A escrita ideogrfica representa objetos e ideias.

11

06/03/13

Escrita Cuneiforme
Escrita cuneiforme encontrada em uma escavao ao sul da antiga Mesopotmia.

Fonte: ARANHA, Maria L. A. Histria da Educao e da Pedagogia. 3 ed. So Paulo: Moderna, 2006, p. 40.

Escrita Cuneiforme

Escrita Cuneiforme

12

06/03/13

Pedra de Roseta
A Pedra de Roseta um fragmento de uma estela do Egito Antigo, cujo texto foi crucial para a compreenso moderna dos hierglifos egpcios.

Escrita Fontica

A escrita fontica decompe as palavras em unidades sonoras: os sinais diminuem em quantidade para registrar apenas os sons em infinitas composies possveis. A escrita fontica pode ser silbica ou alfabtica.

Alfabeto Fencio

Os fencios inventaram ou aperfeioaram a escrita fontica alfabtica influenciou os alfabetos grego, aramaico, hebraico e arbico.

13

06/03/13

Alfabeto Hebraico

Alfabeto Devangari

Alfabeto Grego

14

06/03/13

Alfabeto Latino

No incio a escrita romana utilizava-se apenas a caixa alta, chamada de capitalis.

Antiguidade Grega: a Paideia

A Grcia Antiga
A Grcia apresenta um relevo montanhoso e por isso s um quinto do territrio habitvel. O solo pobre em recursos minerais e pouco frtil. Essas caractersticas isolavam os vrios grupos humanos locais, dificultando a comunicao e favorecendo a formao poltica predominante: a Plis.

15

06/03/13

Cidades Estados

Pr-Homrico Migraes Etnias Dricos

Homrico
Disporas Euptridas

Arcaico
Plis Colonizao

Clssico
Guerras Mdicas Helenismo Peloponeso

XX a.C XII a.C

XII a.C VIII a.C VIII a.C VI a.C

V a.C IV a.C

IV a.C I a.C

2000 a.C

30 a.C

Princpios da Educao
Os gregos deram enorme valor arte, literatura, s cincias e filosofia. Na educao grega era exigido que o ensino estimulasse as competies e as virtudes guerreiras. A educao do homem consistia na formao do corpo pela ginstica, na da mente pela filosofia e as cincias, e na moral pela msica e pelas artes. Valorizao da educao como dilogo.

16

06/03/13

Princpios da Educao
Werner Jaeger ao falar sobre a Paideia grega esclarece: No se pode evitar o emprego de expresses modernas como civilizao, cultura, tradio, literatura ou educao; nenhuma delas, porm, coincide realmente com o que os gregos entendiam como Paideia (JAEGER, apud. ARANHA, 2006, p. 62).

Princpios da Educao
A paideia, educao integral, exprimia um ideal de formao constante no mundo grego. Os espartanos valorizavam a ginstica e a educao moral, voltada aos interesses do Estado. Os atenienses valorizavam a retrica e o exerccio da poltica.

Princpios da Educao
Textos de Homero ensino da virtude, do cavalheirismo e do amor glria. O ideal homrico era de ser sempre melhor e conservarse superior aos outros. Scrates, Plato e Aristteles exerceram grande influncia no mundo grego. O estudo era dividido em escolas que ensinavam a leitura do alfabeto a retrica a filosofia e a educao fsica.

17

06/03/13

Princpios da Educao

Os filsofos gregos voltavam-se para uma formao que desenvolvesse o processo de construo consciente, permitindo ao indivduo ser constitudo de modo correto e sem falha, nas mos, nos ps e no esprito (ARANHA, 2001, p. 61).

Princpios da Educao

Formao integral corpo e esprito. Com a origem das Polis nascem as primeiras escolas. cio digno era um privilgio para os nobres que precisavam pensar, governar e guerrear. Escola Gr. Schol lugar do cio.

Princpios da Educao
Comunidade pedaggica O teatro era acessvel ao povo que assistia tragdias e comdias, bem como os festivais pan-helnicos. A cada quatro anos ocorriam os jogos olmpicos. Banquetes e reunies na gora.

18

06/03/13

A Pedagogia como Reflexo sobre a Paideia


Na Grcia clssica as explicaes predominantemente religiosas foram substitudas pelo uso da razo autnoma, da inteligncia crtica e pela atuao da personalidade livre, capaz de estabelecer uma lei humana e no mais divina (ARANHA, 2006, p. 67).

A Pedagogia como Reflexo sobre a Paideia


Surgiu a necessidade de elaborar teoricamente o ideal da formao, no do heri, submetido ao destino, mas do cidado, que deixa de ser o depositrio do saber da comunidade, para se tornar aquele que elabora a cultura da cidade (ARANHA, 2006, p. 67).

A Pedagogia como Reflexo sobre a Paideia


Paidagogos nomeava inicialmente o escravo que conduzia a criana.
Ao discutir os fins da paideia, os gregos esboaram as primeiras linhas conscientes da ao pedaggica.

19

06/03/13

A Pedagogia como Reflexo sobre a Paideia


O que melhor ensinar? Como melhor ensinar? Para que ensinar? Essas reflexes enriqueceram as reflexes dos filsofos.

Educao e Filosofia
Sofistas: a arte pela persuaso. Foram os criadores da educao intelectual, que se tornou independente da educao fsica e musical, at ento predominante nos ginsios. Valorizavam a figura do professor. Enfatizavam a retrica e a dialtica. Sofistas - Protgoras, Hipdias, Prdico, Trasmaco e Hipdamos.

Educao e Filosofia

O dilogo socrtico. Scrates (469-399 a.C) - S sei que nada sei. Ensino a partir do dilogo em locais pblicos. Mtodo socrtico Ironia e Maiutica.

20

06/03/13

Educao e Filosofia
A utopia de Plato (428 -347 a.C) Dilogos.

A Repblica prope o mito da caverna.

Fonte: h@p:// www.hartnell.edu

Educao e Filosofia
Aristteles (384-322 a.C) A poltica e a tica so reguladoras das prticas humanas. Estudo do homem enquanto um sujeito da Polis. Em Poltica, discute como o Estado deve se ocupar com a formao para a cidadania.

Antiguidade Romana: Educao Prtica

21

06/03/13

A Roma Antiga
No sculo VII a.C, os gregos iniciaram a colonizao do sul da Pennsula Itlica. Fundada (segundo a tradio) h cerca de 753 a.C., Roma viria a desempenhar um papel fundamental para o nascimento daquilo a que se chama "Ocidente". A substituio da propriedade privada dividiu as classes em patrcios e plebeus.

Antiguidade Oriental e Ocidental

Repblica Romana
Repblica: os patrcios passam a exercer cargos pblicos. Nova aristocracia: determinada pela riqueza e no pelo nascimento. Guerras Pnicas e a poltica expansionista contato com povos da ndia e Egito.

22

06/03/13

Imprio Romano
Imprio: Roma atinge a sua extenso mxima no sculo II a.C. O contingente de funcionrios pblicos era grande (sobretudo para arrecadar impostos). A complexa mquina pblica exigia aperfeioamentos jurdicos.

Imprio Romano

Fases da educao romana


Educao latina original: de natureza patriarcal. Influncia do helenismo: criticada pelos defensores da tradio. Fuso entre cultura romana e helenstica: supremacia dos valores gregos.

23

06/03/13

Educao Romana
Fuso das culturas d origem ao bilinguismo (latim e grego). Paterfamilias: as famlias eram extensas. Educao voltada para a perpetuao dos valores da nobreza de sangue e da ancestralidade. At os sete anos as crianas permaneciam com a me, aps esse perodo a me educava as meninas e o pai, os meninos.

O Pensamento Pedaggico Romano


Meninas afazeres domsticos e de cuidado. Meninos acompanhava o pais s festas e ouvia relatos de heris, decorava a Lei das Doze Tbuas e era instrudo ao patriotismo. Aprendia a ler, escrever, manejar armas, lutar e domar animais. Menino era encaminhado aos 16 anos para a funo poltica ou militar.

Pensamento Pedaggico Romano


Roma e Grcia sociedades escravistas valorizao do trabalho intelectual. O estudo ocorria na escola do "gramtico", que privilegiava o ditado, a memorizao de frases, a traduo da prosa em verso, a anlise de palavras, frases e composies literrias.

24

06/03/13

O Pensamento Pedaggico Romano


Principais representantes: Ccero (106 43 a.C) defendia a humanitas romana. Sneca (4 a.C 65 d.C) defendia a filosofia como instrumento capaz de orientar os indivduos ao bem viver. Quintiliano (c.35 c.95) dedicou-se a formao de oradores. Valorizava a psicologia como instrumento para conhecer a individualidade do aluno.

Pedagogia Prtica
A filosofia era pouco difundida entre os romanos e a pedagogia quando existe voltada para questes prticas. Um nobre romano deveria aprender coisas sobre a agricultura, a guerra e a poltica. Aos poucos a classe aristocrtica cede lugar a pequenos comerciantes, artesos e para uma pequena classe de burocratas.

Pedagogia Prtica
O Imprio sentiu a necessidade de escolas que preparassem administradores, j que para a guerra no havia necessidade de escola, os quartis ou a prpria guerra resolviam o problema. O Estado se ocupa diretamente da educao, treinando supervisores-professores cujo regimento se parecia com os militares.

25

06/03/13

Pedagogia Prtica
A educao romana era utilitria e moralista, organizada pela disciplina e justia. Dessa forma, os romanos conquistaram um grande Imprio, fazendo escravos os povos por eles vencidos. Origem do Cristianismo. Perseguio aos cristos. No sculo IV, a religio crist se torna oficial. Em 395, o Imprio Romano foi dividido (Ocidente e Oriente).

26

Vous aimerez peut-être aussi