Vous êtes sur la page 1sur 5

Recriao Lio 13 23 a 30 de maro Ns, porm, segundo a Sua promessa, esperamos novos cus e nova Terra, nos quais

habita justia (2Pe 3:13). A Terra prometida aos mansos no se parecer com esta, obscurecida pelas sombras da morte e da maldio. "Ns, segundo a Sua promessa, aguardamos novos cus e nova Terra, em que habita a justia." II Ped. 3:13. "E ali nunca mais haver maldio contra algum; e nela estar o trono de Deus e do Cordeiro, e os Seus servos O serviro." Apoc. 22:3. No haver decepo, nem pesar, nem pecado, ningum que diga: enfermo estou; no haver cortejos fnebres, nem lamentaes, nem morte, nem separaes, nem coraes partidos; mas Jesus ali estar, ali estar a paz. Os remidos "nunca tero fome nem sede, nem a calma nem o Sol os afligiro, porque O que Se compadece deles os guiar e os levar mansamente aos mananciais das guas". Isa. 49:10. O Maior Discurso de Cristo, 17-18. Objetivo: entender pela escritura que o fim deste mundo de fato o incio de um novo cu e uma nova Terra. Domingo - Um novo comeo 1. Leia Apocalipse 21:1-5. Que quadro do futuro apresentado aqui? Que promessas maravilhosas nos esperam? Por que isso algo que s Deus pode fazer por ns?
Vi novo cu e nova terra, pois o primeiro cu e a primeira terra passaram, e o mar j no existe . Vi tambm a cidade santa, a nova Jerusalm, que descia do cu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Ento, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernculo de Deus com os homens. Deus habitar com eles. Eles sero povos de Deus, e Deus mesmo estar com eles. E lhes enxugar dos olhos toda lgrima, e a morte j no existir, j no haver luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. E aquele que est assentado no trono disse: Eis que fao novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve, porque estas palavras so fiis e verdadeiras. (Apocalipse 21:1-5 RA)

Joo por revelao viu que Deus fez um novo cu e uma nova Terra (purificou o planeta e os seus moradores), pois o primeiro cu e a primeira terra passaram (estabeleceu uma nova administrao); o mar (a diviso de povos, lnguas, tribos e naes) j no existe por ser um; Viu tambm a cidade santa, a nova Jerusalm (a totalidade do povo de Deus, Tanto no cu como na Terra. Heb. 12:22), que descia da parte do Senhor, ataviada como noiva adornada para seu esposo. A Promessa e que Deus habitar com Seu povo. Ele enxugar dos olhos toda lgrima, e a morte j no existir, j no haver luto, nem pranto, nem dor. Apocalipse 21:1-5. Um pouco mais, e veremos o Rei em sua beleza. Um pouco mais, e Ele limpar dos olhos toda lgrima. ... Ento, inumerveis vozes entoaro o cntico: "Eis o tabernculo de Deus com os homens. Deus habitar com eles. Eles sero povos de Deus, e Deus mesmo estar com eles." Apoc. 21:3. " Pelo que, amados, aguardando estas coisas, procurai que dEle sejais achados imaculados e irrepreensveis em paz ." II Ped. 3:14. Review and Herald, 13 de novembro de 1913. Sem dvida, uma das melhores promessas da nossa nova existncia que a morte e o sofrimento desaparecero para sempre. claro que Deus no considera positivas essas experincias . Elas no estavam na criao que Deus declarou muito [boa] (Gn 1:31). Elas so intrusas; nunca foram planejadas como parte da criao original, e tampouco faro parte da nova criao. Jesus veio para destruir essas coisas, e no teremos que experiment-las novamente. LES. Segunda - Do p vida 2. Leia Gnesis 2:7 e 3:19 Do que Ado foi feito, e qual foi o resultado de seu pecado? Ento, formou o SENHOR Deus ao homem do p da terra e lhe soprou nas narinas o flego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. (Gnesis 2:7 RA) No suor do rosto comers o teu po, at que tornes terra, pois dela foste formado; porque tu s p e ao p tornars. (Gnesis 3:19 RA) O SENHOR Deus formou o homem do p da terra e lhe soprou nas narinas o flego de vida, e o homem passou a ser alma vivente Gn. 2:7; o resultado de seu pecado foi o inverso disso, foi a separao de seu criador que morte, fazendo que o homem voltasse ao p da terra tu s p e ao p tornars. Gn. 3:19. Porque o salrio do pecado a morte . Rom. 6:23. Deus um ser, e o homem foi criado Sua imagem. Depois que Deus criou o homem Sua imagem, a forma era perfeita em todas as suas peculiaridades, mas no tinha vitalidade. Ento um Deus pessoal existente por Si mesmo soprou nessa forma o flego de vida, e o homem tornou-se um ser vivo, inteligente e que respira. Todas as partes do mecanismo humano foram postas em movimento. O corao, as artrias, as veias, a lngua, as mos, os ps, as percepes mentais, os sentidos, foram colocados sob leis fsicas. Foi ento que o homem passou a ser alma vivente.

ramos@advir.com

Por meio de Jesus Cristo, Deus - no um perfume, no algo intangvel, mas um Deus pessoal - criou o homem e dotou-o de inteligncia e poder. O Senhor um Deus vivo e pessoal. Um Salvador vivo e pessoal veio ao nosso mundo a fim de tornar sem efeito as enganosas contores e os sinuosos movimentos de Satans. Manuscrito 117, 1898. 3. Leia Isaas 26:19 e Daniel 12:2. O que acontecer com os que dormem no p?
Os vossos mortos e tambm o meu cadver vivero e ressuscitaro ; despertai e exultai, os que habitais no p , porque o teu orvalho, Deus, ser como o orvalho de vida, e a terra dar luz os seus mortos. (Isaas 26:19 RA) Muitos dos que dormem no p da terra ressuscitaro , uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror eterno. (Daniel 12:2 RA)

Os mortos ressuscitaro (do gr. anastasis Levante, levantamento; um despertar, um acordar), vivero e despertaro, tero grande alegria os que habitais no p, a terra dar luz os seus mortos. Isa. 26:19. Muitos dos que dormem no p da terra ressuscitaro, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror da condenao eterna. Dan. 12:2; Mt 25:46; Jo 5:29. Em toda a plenitude de Sua divindade, em toda a glria de Sua humanidade imaculada, Cristo Se entregou a Si mesmo por ns como sacrifcio completo e voluntrio, e todo indivduo que vai ter com Ele deve aceit-Lo como se fosse a nica pessoa pela qual foi pago o preo. Assim como em Ado todos morrem, assim tambm todos sero vivificados em Cristo, pois os obedientes ressuscitaro para a imortalidade, e o transgressor ressurgir dentre os mortos para sofrer a morte, a penalidade da lei que ele infringiu . Signs of the Times, 19 de maio de 1890. 4. Leia 1 Corntios 15:52-58. Que ensinamento nesse texto est ligado ao relato de Gnesis?
num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da ltima trombeta. A trombeta soar, os mortos ressuscitaro incorruptveis, e ns seremos transformados . Porque necessrio que este corpo corruptvel se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptvel se revestir de incorruptibilidade, e o que mortal se revestir de imortalidade, ento, se cumprir a palavra que est escrita: Tragada foi a morte pela vitria. Onde est, morte, a tua vitria? Onde est, morte, o teu aguilho? O aguilho da morte o pecado, e a fora do pecado a lei. Graas a Deus, que nos d a vitria por intermdio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmos, sede firmes, inabalveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho no vo. (1 Corntios 15:52-58 RA)

Os mortos ressuscitaro incorruptveis e os que estiverem vivos sero transformados. O pecado do ser humano iniciado ainda no den acarretou corrupo e morte Assim como, em Ado, todos morrem, assim tambm todos sero vivificados em Cristo (1Co 15:22). Graas a Deus, que nos d a vitria por intermdio de nosso Senhor Jesus Cristo que venceu o pecado e a morte, e por Sua causa temos acesso a vida eterna; Portanto, meus amados irmos, sede firmes, inabalveis e sempre abundantes na obra do Senhor. 1 Corntios 15:52-58. Cristo foi tentado por Satans de modo cem vezes mais severo que Ado, e sob circunstncias mais probantes em todos os sentidos. ... Ele redimiu a infame queda de Ado e salvou o mundo. H esperana para todos os que vo a Cristo e O recebem como Salvador pessoal. Manuscrito 20, 1898 (Manuscript Releases, vol. 8, pgs. 39-41). Tera - Restaurao do domnio humano 5. Compare Gnesis 1:28 com Joo 12:31. Qual era a posio de Ado e Eva no mundo recm-criado? Quem se apoderou do poder e se tornou o prncipe deste mundo?
E Deus os abenoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos cus e sobre todo animal que rasteja pela terra. (Gnesis 1:28 RA) Chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu prncipe ser expulso. (Joo 12:31 RA)

Satans recebeu o ttulo de prncipe deste mundo. Jo. 16:11, "o deus deste sculo". II Cor. 4:4, por t-lo usurpado, Deus tinha dado a seu filho Ado o governo ou administrao da terra Gn. 1:26-27; Sal. 8:3-8, mas por cair na armadilha, perdeu est condio Porque de quem algum vencido, do tal faz-se tambm servo. II Ped. 2:19; Rom. 6:16. Mas

graas a cristo, que saiu vencedor na cruz do calvrio e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz. Col. 2:15 ver tambm Jo.12:31-33; Mat. 12:29; 28:18; Luc. 11:22; Apoc. 12:10, retomou o que Ado havia perdido -me dado todo o poder no cu e na terra. Mat. 28:19; Heb. 2:8, e por isso pode restituir humanidade o den restaurado, "E a ti, torre do rebanho, monte da filha de Sio, a ti vir; sim, a ti vir o primeiro domnio." Miq. 4:8. "Os justos herdaro a Terra e habitaro nela para sempre." Sal. 37:29.
Enquanto permanecessem fiis a Deus, Ado e sua companheira deveriam exercer governo sobre a Terra. Deu-se-lhes domnio ilimitado sobre toda a coisa vivente . Patriarcas e Profetas, 50. Satans, em virtude do xito que teve em desviar o homem do caminho da obedincia, tornou-se "o deus deste sculo". II Cor. 4:4. O domnio que uma vez pertenceu a Ado passou ao usurpador. Mas o Filho de Deus Se props vir Terra a fim de pagar a penalidade do pecado, e assim no apenas redimir o homem, mas recobrar o domnio usurpado. ... O apstolo Paulo a ela [ restaurao adquirida do domnio perdido] se referiu como a "redeno da possesso de Deus". Efs. 1:14. Profetas e Reis, pg. 382. No somente o homem mas tambm a Terra tinha pelo pecado vindo sob o poder do maligno, e deveria ser restaurada pelo plano da redeno. Patriarcas e Profetas, pg. 67.

ramos@advir.com

6. Que verdades encontramos na Bblia sobre a recuperao do reino de Deus? 2Tm 2:11,12; Ap 5:10; 1Co 6:2,3
Fiel esta palavra: Se j morremos com ele, tambm viveremos com ele; se perseveramos, tambm com ele reinaremos ; se o negamos, ele, por sua vez, nos negar; (2 Timteo 2:11-12 RA) e para o nosso Deus os constituste reino e sacerdotes; e reinaro sobre a terra . (Apocalipse 5:10 RA) Ou no sabeis que os santos ho de julgar o mundo? Ora, se o mundo dever ser julgado por vs, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mnimas? No sabeis que havemos de julgar os prprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida! (1 Corntios 6:2-3 RA)

Se perseveramos com Cristo, tambm com ele reinaremos, pois aos seus fieis constituiu reino e sacerdotes; e reinaro sobre a terra, no juzo os santos ho de julgar o mundo e os prprios anjos maus que lhes trouxeram tanto sofrimento e dor. (2 Tim. 2:11-12; Apoc. 5:10; 1 Cor 6:2-3). Durante os mil anos entre a primeira e a segunda ressurreies, ocorre o julgamento dos mpios. O apstolo Paulo indica este juzo como um acontecimento a seguir-se ao segundo advento. "Nada julgueis antes de tempo, at que o Senhor venha, o qual tambm trar luz as coisas ocultas das trevas, e manifestar os desgnios dos coraes." I Cor. 4:5. Daniel declara que quando veio o Ancio de Dias, "foi dado o juzo aos santos do Altssimo". Dan. 7:22. Nesse tempo os justos reinam como reis e sacerdotes de Deus. Joo, no Apocalipse, diz: "Vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar." "Sero sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinaro com Ele mil anos." Apoc. 20:4 e 6. nesse tempo que, conforme foi predito por Paulo, "os santos ho de julgar o mundo". I Cor. 6:2. Em unio com Cristo julgam os mpios, comparando seus atos com o cdigo - a Escritura Sagrada, e decidindo cada caso segundo as aes praticadas no corpo. Ento determinada a parte que os mpios devem sofrer, segundo suas obras; e registrada em frente ao seu nome, no livro da morte. Igualmente Satans e os anjos maus so julgados por Cristo e Seu povo. Diz Paulo: "No sabeis vs que havemos de julgar os anjos?" I Cor. 6:3. O Grande Conflito, 660-661. Quarta - Mais restaurao 7. Leia Gnesis 6:11-13 e 9:2-4. No tempo do Dilvio, que mudanas haviam ocorrido na natureza? Aps o Dilvio, que outra deteriorao aconteceu no relacionamento entre homens e animais?
A terra estava corrompida vista de Deus e cheia de violncia . Viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra . Ento, disse Deus a No: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra est cheia da violncia dos homens ; eis que os farei perecer juntamente com a terra. (Gnesis 6:11-13 RA) Pavor e medo de vs viro sobre todos os animais da terra e sobre todas as aves dos cus; tudo o que se move sobre a terra e todos os peixes do mar nas vossas mos sero entregues. Tudo o que se move e vive ser-vos- para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora . Carne, porm, com sua vida, isto , com seu sangue, no comereis. (Gnesis 9:2-4 RA)

A Terra estava corrompida vista de Deus e cheia de violncia. Todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. Gn. 6:11-13. Depois do Dilvio, os animais ficaram com medo do ser humano este passou a ser um predador Tudo o que se move e vive ser-vos- para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora , os homens passaram a se alimentar dos animais. Gn. 9:2-4. Ao olhar No para as poderosas feras rapinantes que saram com ele da arca, temeu que sua famlia, contando apenas oito pessoas, fosse destruda por elas. Mas o Senhor enviou um anjo a Seu servo com a mensagem asseguradora: "E ser o vosso temor e o vosso pavor sobre todo o animal da Terra, e sobre toda a ave dos cus; tudo o que se move sobre a Terra, e todos os peixes do mar, na vossa mo so entregues. Tudo quanto se move, que vivente, ser para vosso mantimento; tudo vos tenho dado como a erva verde". Gn. 9:2 e 3. Antes deste tempo Deus no havia dado ao homem permisso para comer alimentos animais; era Seu desgnio que a espcie humana se mantivesse inteiramente com as produes da terra; mas agora que toda a erva verde tinha sido destruda, permitiu-lhes comer a carne dos animais limpos que haviam sido preservados na arca . Patriarcas e Profetas, 107. 8. Leia Isaas 65:25 e 11:6-9. Qual a diferena entre os relacionamentos das criaturas no nosso mundo atual e os relacionamentos prometidos por Deus para o futuro?
O lobo e o cordeiro pastaro juntos, e o leo comer palha como o boi; p ser a comida da serpente. No se far mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR. (Isaas 65:25 RA) O lobo habitar com o cordeiro, e o leopardo se deitar junto ao cabrito; o bezerro, o leo novo e o animal cevado andaro juntos, e um pequenino os guiar . A vaca e a ursa pastaro juntas, e as suas crias juntas se deitaro; o leo comer palha como o boi. A criana de peito brincar sobre a toca da spide, e o j desmamado meter a mo na cova do basilisco. No se far mal nem dano algum em todo o meu santo monte, porque a terra se encher do conhecimento do SENHOR, como as guas cobrem o mar. (Isaas 11:6-9 RA)

A promessa mencionada foi dada sobe condio e est relacionada a jerusalm terrestre, a qual o povo no materializou por sua desobedincia, sendo a promessa vlida e ampliada para o Israel espiritual (perceba em Isaas. 65 alguns limites terrestres que no cu no se ter), A promessa diz que a criao voltaro ao seu estado original, se far presente os animais e sero pacficos e sujeitos novamente ao governo humano, como no den. No se far mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR. Isa. 11:6-9; 65:25.

ramos@advir.com

Na Nova Terra, cumprir-se-o as profecias que os judeus aplicavam ao primeiro advento de Cristo. Manuscrito 69, 1912 (Manuscript Releases, vol. 10, pgs. 158 e 159). "A ti, torre do rebanho, monte da filha de Sio, a ti vir; sim, a ti vir o primeiro domnio." Miq. 4:8. O reino perdido pelo pecado, Cristo resgatou-o, e os redimidos o possuiro com Ele. "Os justos herdaro a Terra e habitaro nela para sempre." Sal. 37:29. Histria da Redeno, 430. Quinta - A restaurao do relacionamento com Deus 9. Leia Gnesis 3:24, xodo 33:20 e Deuteronmio 5:24-26. Qual foi o efeito do pecado sobre o relacionamento estreito que havia entre a humanidade e Deus?
E, expulso o homem , colocou querubins ao oriente do jardim do den e o refulgir de uma espada que se revolvia, para guardar o caminho da rvore da vida. (Gnesis 3:24 RA) E acrescentou: No me poders ver a face, porquanto homem nenhum ver a minha face e viver . (xodo 33:20 RA) e dissestes: Eis aqui o SENHOR, nosso Deus, nos fez ver a sua glria e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje, vimos que Deus fala com o homem, e este permanece vivo. Agora, pois, por que morreramos? Pois este grande fogo nos consumiria; se ainda mais ouvssemos a voz do SENHOR, nosso Deus, morreramos. Porque quem h, de toda carne, que tenha ouvido a voz do Deus vivo falar do meio do fogo, como ns ouvimos, e permanecido vivo? (Deuteronmio 5:24-26 RA)

O homem foi retirado do Jardim do den e interrompeu a comunicao face a face com Deus, devido a desobedincia. Isa. 59:1-2. O ser humano ficou a partir dai com medo da presena de Deus. Gn. 3:8-10. Mas o homem teve a promessa que receberia capacidade para ter inimizade com satans, e se restauraria novamente a amizade e o relacionamento ntimo com Deus por meio do redentor. Gn. 3:15. E novamente veremos o Senhor face a face I Joo 3:2. Os seus servos o serviro, contemplaro a sua face Apoc. 22:3-4, e reinaremos com Ele. o Senhor Deus brilhar sobre eles, e reinaro pelos sculos dos sculos. Apoc. 22:5. A concesso da rvore da vida, no den, era condicional, e finalmente foi retirada. Mas os dons da vida futura sero absolutos e eternos. Restabelecidos Sua presena, de novo os homens sero, como no princpio, ensinados por Deus: "O Meu povo saber o Meu nome, ... porque Eu mesmo sou o que digo: Eis-me aqui." Isa. 52:6. Educao, 301. Os puros de corao vivem como na visvel presena de Deus durante o tempo que Ele lhes concede neste mundo. E tambm O vero face a face no estado futuro, imortal, assim como fazia Ado quando andava e falava com Deus no den. "Agora, vemos por espelho em enigma; mas, ento, veremos face a face." I Cor. 13:12. O Maior Discurso de Cristo, pgs. 24-27. 10. Leia Joo 14:1-3 e Apocalipse 22:3-5. Que promessa Jesus estendeu a Seus discpulos antes de ser crucificado e qual ser o resultado?
No se turbe o vosso corao; credes em Deus, crede tambm em mim. Na casa de meu Pai h muitas moradas. Se assim no fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vs tambm . (Joo 14:1-3 RA) Nunca mais haver qualquer maldio. Nela, estar o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o serviro, contemplaro a sua face, e na sua fronte est o nome dele . Ento, j no haver noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhar sobre eles, e reinaro pelos sculos dos sculos. (Apocalipse 22:3-5 RA)

Jesus foi preparar lugar (e no um lugar Mat. 25:34) e, quando acabar de preparar lugar (ou morada que significa direito a nossa entrada no reino estabelecido atravs do juzo), voltar e ns receber para si mesmo, para que, onde ele esteja, estejamos ns tambm. Jo. 14:1-3. Cristo afirmou a Seus discpulos haver ido preparar moradas para eles na casa de Seu Pai. Os que aceitam os ensinos da Palavra de Deus no sero totalmente ignorantes com respeito morada celestial. Histria da Redeno, 430-431. Este reino ser o den restaurado "A ti, torre do rebanho, monte da filha de Sio, a ti vir; sim, a ti vir o primeiro domnio." Miq. 4:8. Nunca mais haver qualquer maldio. Nela, estar o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o serviro, contemplaro a sua face, e na sua fronte est o nome dele. Ento, j no haver noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhar sobre eles, e reinaro pelos sculos dos sculos. Apoc. 22:3-5. O grande plano da redeno tem como resultado trazer de novo o mundo ao favor de Deus, de uma maneira completa. Tudo que se perdera pelo pecado restaurado. No somente o homem redimido, mas tambm a Terra, a fim de ser a eterna habitao dos obedientes. Durante seis mil anos Satans tem lutado para manter posse da Terra. Agora se cumpre o propsito original de Deus ao cri-la . "Os santos do Altssimo recebero o reino e possuiro o reino para todo o sempre e de eternidade em eternidade." Dan. 7:18. Patriarcas e Profetas, pg. 342. Ali contemplaremos com ilimitada viso as belezas do den restaurado . Lanando aos ps do Redentor as coroas que Ele ter posto em nossa cabea e tocando nossas harpas de ouro, encheremos todo o Cu com louvor quele que est assentado sobre o trono. Testimonies, vol. 8, pg. 254.

ramos@advir.com

Sexta - Concluso: Em Recriao aprendi que Domingo - Joo por revelao viu que Deus fez Um novo comeo, um novo cu e uma nova Terra (purificou o planeta e os seus moradores), pois o primeiro cu e a primeira terra passaram (estabeleceu uma nova administrao); o mar (a diviso de povos, lnguas, tribos e naes) j no existe por ser um; Viu tambm a cidade santa, a nova Jerusalm (a totalidade do povo de Deus, Tanto no cu como na Terra. Heb. 12:22), que descia da parte do Senhor, ataviada como noiva adornada para seu esposo. A Promessa e que Deus habitar com Seu povo. Ele enxugar dos olhos toda lgrima, e a morte j no existir, j no haver luto, nem pranto, nem dor. Apocalipse 21:1-5. Segunda - Do p vida: O SENHOR Deus formou o homem do p da terra e lhe soprou nas narinas o flego de vida, e o homem passou a ser alma vivente Gn. 2:7; o resultado de seu pecado foi o inverso disso, foi a separao de seu criador que morte, fazendo que o homem voltasse ao p da terra tu s p e ao p tornars. Gn. 3:19. Porque o salrio do pecado a morte. Rom. 6:23. Mas por meio de Cristo os mortos ressuscitaro (do gr. anastasis Levante, levantamento; um despertar, um acordar), vivero e despertaro, tero grande alegria os que habitais no p, a terra dar luz os seus mortos. Isa. 26:19. Muitos dos que dormem no p da terra ressuscitaro, uns para a vida eterna, e outros para vergonha e horror da condenao eterna. Dan. 12:2; Mt 25:46; Jo 5:29. Os mortos ressuscitaro incorruptveis e os que estiverem vivos sero transformados. O pecado do ser humano iniciado ainda no den acarretou corrupo e morte Assim como, em Ado, todos morrem, assim tambm todos sero vivificados em Cristo (1Co 15:22). Graas a Deus, que nos d a vitria por intermdio de nosso Senhor Jesus Cristo que venceu o pecado e a morte, e por Sua causa temos acesso a vida eterna; Portanto, meus amados irmos, sede firmes, inabalveis e sempre abundantes na obra do Senhor. 1 Corntios 15:52-58. Tera - Restaurao do domnio humano: Satans recebeu o ttulo de prncipe deste mundo. Jo. 16:11, "o deus deste sculo". II Cor. 4:4, por t-lo usurpado, Deus tinha dado a seu filho Ado o governo ou administrao da terra Gn. 1:26-27; Sal. 8:3-8, mas por cair na armadilha, perdeu est condio Porque de quem algum vencido, do tal faz-se tambm servo. II Ped. 2:19; Rom. 6:16. Mas graas a cristo, que saiu vencedor na cruz do calvrio e, tendo despojado os principados e potestades, os exibiu publicamente e deles triunfou na mesma cruz. Col. 2:15 ver tambm Jo.12:31-33; Mat. 12:29; 28:18; Luc. 11:22; Apoc. 12:10, retomou o que Ado havia perdido -me dado todo o poder no cu e na terra. Mat. 28:19; Heb. 2:8, e por isso pode restituir humanidade o den restaurado, "E a ti, torre do rebanho, monte da filha de Sio, a ti vir; sim, a ti vir o primeiro domnio." Miq. 4:8. "Os justos herdaro a Terra e habitaro nela para sempre." Sal. 37:29. Se perseveramos com Cristo, tambm com ele reinaremos, pois aos seus fieis constituiu reino e sacerdotes; e reinaro sobre a terra, no juzo os santos ho de julgar o mundo e os prprios anjos maus que lhes trouxeram tanto sofrimento e dor. (2 Tim. 2:11-12; Apoc. 5:10; 1 Cor 6:2-3). Quarta - Mais restaurao: A Terra estava corrompida vista de Deus e cheia de violncia. Todo ser vivente havia corrompido o seu caminho na terra. Gn. 6:11-13. Depois do Dilvio, os animais ficaram com medo do ser humano este passou a ser um predador Tudo o que se move e vive ser-vos- para alimento; como vos dei a erva verde, tudo vos dou agora, os homens passaram a se alimentar dos animais. Gn. 9:2-4. A promessa mencionada (Isaas 11:6-9; 65:25) foi dada sobe condio e est relacionada a jerusalm terrestre, a qual o povo no materializou por sua desobedincia, sendo a promessa vlida e ampliada para o Israel espiritual (perceba em Isaas. 65 alguns limites terrestres que no cu no se ter), A promessa diz que a criao voltaro ao seu estado original, se far presente os animais e sero pacficos e sujeitos novamente ao governo humano, como no den. No se far mal nem dano algum em todo o meu santo monte, diz o SENHOR. Isa. 11:9; 65:25. Na Nova Terra, cumprir-se-o as profecias que os judeus aplicavam ao primeiro advento de Cristo. Manuscrito 69, 1912 (Manuscript Releases, vol. 10, pgs. 158 e 159). Quinta - O homem foi retirado do Jardim do den e interrompeu a comunicao face a face com Deus, devido a desobedincia. Isa. 59:1-2. O ser humano ficou a partir dai com medo da presena de Deus. Gn. 3:8-10. Mas o homem teve a promessa que receberia capacidade para ter inimizade com satans, por ter A restaurao do relacionamento com Deus, em sua plenitude por meio do redentor. Gn. 3:15. E novamente veremos o Senhor face a face I Joo 3:2. Os seus servos o serviro, contemplaro a sua face Apoc. 22:3-4, e reinaremos com Ele. o Senhor Deus brilhar sobre eles, e reinaro pelos sculos dos sculos. Apoc. 22:5. Jesus foi preparar lugar (e no um lugar Mat. 25:34) e, quando acabar de preparar lugar (ou morada que significa direito a nossa entrada no reino por meio de um corpo glorificado II Cor. 4:16 a 5:10, estabelecido atravs do juzo Mat. 16:27; Apoc. 14:6-7), voltar e ns receber para si mesmo, para que, onde ele esteja, estejamos ns tambm. Jo. 14:1-3. Este reino ser o den restaurado "A ti, torre do rebanho, monte da filha de Sio, a ti vir; sim, a ti vir o primeiro domnio." Miq. 4:8. Nunca mais haver qualquer maldio. Nela, estar o trono de Deus e do Cordeiro. Os seus servos o serviro, contemplaro a sua face, e na sua fronte est o nome dele. Ento, j no haver noite, nem precisam eles de luz de candeia, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus brilhar sobre eles, e reinaro pelos sculos dos sculos. Apoc. 22:3-5.

ramos@advir.com

Vous aimerez peut-être aussi