Vous êtes sur la page 1sur 24

Padres Visuais e as Formas no Mundo Natural

Um estudo do ritmo e da forma na natureza, na arte e na arquitetura Por: Juliano de Paiva Riciardi

1. Natureza e Padres
No mundo natural no existe uma seqncia de eventos que no siga um padro determinado. Todas as coisas giram em torno de padres. A maioria destes padres no so identificados por nossas limitaes. Existem padres a nvel macro e micro (o padro universal do espiral galctico, e o caramujo). Com um pouco de ateno, a observao de nossos sistemas naturais revelar padres e planos complexos. Voc no encontrar linhas retas ou quadros perfeitos. Use os padres da natureza como inspirao em seus trabalhos de desenho. Quando se fazem planos para uma propriedade, estamos impondo padres sobre a paisagem. Trate de assegurar-se que os padres que voc seleciona sejam to belos e funcionais como os que a natureza usa. Muitas idias da Permacultura tem sido inspiradas em tais observaes. O que tm em comum a pelagem dos tigres e os supercondutores de altas temperaturas ? O que um solito ? Porque que alguns cristais de gelo so fractais aleatrios ? O Universo j coube num gro de areia ? A dinmica do sistema solar regular ou catica ? Porque um mistrio a forma das protenas ? E de que "tamanho" o mundo ? A teoria dos sistemas auto-organizadores de Ilya Prigogine, prmio Nobel em qumica de 1977, outra grande contribuio para o entendimento dos padres naturais. Ilya sustenta que os padres de organizao caractersticos dos sistemas vivos podem ser resumidos em termos de um nico princpio dinmico: o princpio da auto-organizao. Um organismo vivo, mesmo interagindo e sofrendo influncias do meio ambiente, organiza-se de acordo com determinaes internas, e no externas. A organizao no vem de fora, mas de dentro. auto-organizao. Tudo isso refora a necessidade, para o estudo de sistemas complexos, de uma nova linguagem retratadora ao invs de descritiva. A linguagem dos padres genuinamente visual. Os fatos so observados pela viso e descritos por imagens, deixando queles que recebem a informao, a possibilidade de observar com seus prprios olhos. Uma abordagem direta certamente dar

informao uma nova qualidade, pois o verdadeiro conhecimento a unio de informao e experincia dentro de determinado contexto. Sozinha, a informao vazia e estril. Porm, se a experimentamos no contexto correto, acontece o conhecimento. As formas da natureza so mais prticas, funcionais e eficientes em termos de espao, materiais, energia e tempo. Os padres naturais nos ensinam como conseguir mais com menos. Para que entender Padres ? 1. UM ENTENDIMENTO MAIS GERAL DOS PADRES, ambos como tentativas para formar modelos de padres mais gerais, e como exemplos de fenmenos naturais que demonstrem tal modelo. 2. Uma DISCIPLINA DE CONEXAO que igualmente aplica a geografia, geologia, msica, arte, astronomia, fsicas de partcula, fisiologia, administrao, economia, e tecnologia. Esta disciplina de conexo aplicada a um design consciente e para o fluxo de informao e processos de transferncia que esto por baixo de todas nossas disciplinas. Tal como um conceito que une, tem grande relevncia a educao, a todo nvel de primrio a disciplinas de ps-graduao. 3. GUIA PARA APLICAO DE PADROES: alguns exemplos de como aplicar padres alcana nossos fins desejados em vida cotidiana onde rota de aprendizado, pensamento linear, ou geometria euclidiana falharam em nos ajudar a formular assentamentos sustentveis. lsto est na aplicao de padres harmnicos que ns demonstramos nossa compreenso do significado de natureza e vida.

2. Natureza e Educao Visual - formas visuais e fenmenos naturais


2.1 Padres e Conhecimento

A PROCURAPORSIGNIFICADO INATA
Em geral, a procura por significado quer dizer fazer sentido das nossas experincias. Esta procura orientada para a sobrevivncia e bsica para o crebro/mente humano. Embora os modos pelos quais ns fazemos sentido de nossa experincia mudem com o passar do tempo, a razo fundamental para fazer isso pela vida toda. No fundo, nossa procura por significado dirigida por nossos propsitos e valores. De acordo com o psiclogo Abraham Maslow, a procura por

significado varia da necessidade de comer e procurar segurana, at o desenvolvimento de relacionamentos e um senso de identidade e para uma explorao de nosso potencial e a indagao para transcendncia. Este princpio pressupe que os educadores aprendam a incorporar nas suas aulas o desejo inato de crianas para fazer sentido da vida. Isto significa avaliar as necessidades do estudante e procurar tudo, desde como bales ficam no ar at por que eles prprios esto aqui, e at perguntas que so profundas e freqentemente espirituais. Dever haver um equilbrio entre prover informao, segurana e apoio por um lado; e por outro deixar fugir ao controle. Caminhar nesta linha um imenso desafio para a maioria dos pais, atendentes e educadores.

A PROCURAPORSIGNIFICADOACONTECEPORPADRONIZAO
O crebro/mente humano faz sentido da vida ao encontrar padres e ordem coisas que a cincia e arte tm em comum. Padres so essencialmente conjuntos e configuraes de relacionamentos. No final de contas, o resultado dessa padronizao que os humanos constroem modelos mentais de realidade. Em parte, ns fazemos isto por meio de smbolos, de forma que possamos representar as coisas e pensar nelas sem que de fato elas estejam l. Ento, ns percebemos, relacionamos com e agimos sobre o mundo ao nosso redor em termos daqueles modelos mentais. Isso o que a filosofia educacional do construtivismo realmente .
Ns podemos ajudar as crianas a reconhecer e podemos expressar padres em uma variedade de modos. Algo do que ns fazemos envolve repetio, freqentemente em contextos diferentes. Um das chaves para educao efetiva ajudar as pessoas a pensar metaforicamente usando padres de uma rea ou assunto para explicar e fazer sentido de outro. importante ver que a maioria dos padres depende de contexto. Por esta razo, tambm importante para os estudantes serem expostos a uma variedade de contextos e situaes contanto, sempre, que eles estejam seguros e no super-estimulados.

EMOESSO CRTICASPARAA PADRONIZAO


O que ns aprendemos influenciado e organizado por emoes e atitudes que envolvem expectativas, tendncias e preconceitos pessoais, auto-estima e a necessidade de interao social. Emoes e cognio interagem, energizam e formam uma outra. til e apropriado ao mesmo tempo falar delas separadamente, mas elas so inseparveis nos crebros e nas experincias dos estudantes.

Os padres baseados em razo nica so difceis de mudar, porque envolvem nosso compromisso emocional para com eles. Ns somos investidos em nossas convices de como o mundo trabalha. Mudar estas convices no fcil e pode envolver volubilidade emocional significativa porque eles so mais que fatos: eles afetam nosso senso de quem ns somos.

Possveis Implicaes
Emoes so crticas na aprendizagem e desenvolvimento. muito importante que uma criana no sinta um senso de abandono. Tambm importante o tom emocional da maioria das experincias pelas quais se consegue a aprendizagem. A habilidade para desfrutar e pacincia, por exemplo, qualidade que os pais, professores e atendentes precisam. Entender como o estado da fisiologia de algum afeta o estado de esprito e o estado emocional tambm crtico, porque dieta e exerccio afetam a psique na mesma proporo em que afetam o corpo.

2.1 Arte Educao Visual e Educao Ecolgica O vnculo entre ecologia e psicologia, que estabelecido pela concepo de eu ecolgico, tem sido recentemente explorado por vrios autores. A ecologista profunda Joanna Macy escreve a respeito do "reverdecimento do eu";19 o filsofo Warwick Fox cunhou o termo "ecologia transpessoal";20 e o historiador cultural Theodore Roszak utiliza o termo "ecopsicologia"21 para expressar a conexo profunda entre esses dois campos, os quais, at muito recentemente, eram completamente separados.

Os poetas e filsofos romnticos alemes retornaram tradio aristotlica concentrando-se na natureza da forma orgnica. Goethe, a figura central desse movimento, foi um dos primeiros a usar o termo "morfologia" para o estudo da forma biolgica a partir de um ponto de vista dinmico, desenvolvente. Ele admirava a "ordem mvel" (bewegliche Ordnung) da natureza e concebia a forma como um padro de relaes dentro de um todo organizado concepo que est na linha de frente do pensamento sistmico contemporneo. "Cada criatura", escreveu Goethe, " apenas uma gradao padronizada (Schattierung) de um grande todo harmonioso."8 Os artistas romnticos estavam preocupados principalmente com um entendimento qualitativo de padres, e, portanto, colocavam grande nfase na explicao das propriedades bsicas da vida em termos de formas visualizadas. Goethe, em particular, sentia que a percepo visual era a porta para o entendimento da forma orgnica.

2.2 A Natureza e o estudo da forma A jardinagem serviu como uma atividade de sustentao da vida para os seres humanos desde o incio da revoluo agrcola, mais ou menos 35 mil anos atrs. Os ciclos sazonais sempre renovados da natureza determinaram a maneira como percebemos propsitos no mundo, embasando nossas noes de tempo, de lugar e de natureza, etc. Mas a descoberta de um propsito para o mundo tambm foi salientado neste e em captulos anteriores como uma tarefa cultural imprescindvel da segunda infncia. Com referncia a Rudolf Steirner, foi argumentado que os processos rtmicos da segunda infncia esto no propsito mago da busca da criana por significado, propsito, reciprocidade e continuidade no mundo. Talvez nenhum conjunto de atividades de aprendizagem aborde melhor essa busca que o estudo do ritmo e da forma na natureza, na arte, na arquitetura, na matemtica, na msica e em outros empreendimentos culturais. Quando as crianas so convidadas a procurar os padres essenciais, os ritmos e as divergncias que do tanto natureza como arte seu apelo esttico, a busca da criana tende a destacar-se dento de um contexto ecologicamente sensvel, congruente com as estratgias da prpria natureza para a preservao das dimenses integrantes da Terra. Como Marcus Schneck (1991), escreve: Uma vez que a natureza encontre algo que funcione, seja um padro, uma cor, uma forma seja um contorno, esse algo especial repetido vrias vezes... os padres na natureza so as chaves que nos ajudam a aprender, a recordar e a ligar elementos do mundo a nossa volta. Assim que tenhamos assimilado o conhecimento sobre determinado padro, podemos estender esse conhecimento para situaes novas e desconhecidas em que esse mesmo padro ocorre. Peter S. Stevens (1974) expressa um sentimento parecido: Nosso assunto envolve os padres visuais e as formas no mundo natural. Ocorre que esses padres e essas formas so peculiarmente restritos, tanto que a imensa variedade de criaes da natureza emerge do trabalhar e retrabalhar de apenas alguns temas formais... As regras so rigorosas, mas dentro dessas regras abunda a variedade, e estas mostram-se por meio das variaes, buscando retratar uma conexo de partes esteticamente agradvel e uma constncia de finalidade que oferece um modelo externo para todas as criaes do homem. (p.3,222) O estudo da forma a busca por padres de integrao e de diferenciao nos mundos natural, fsico e cultural que cerca a criana faz parte da abordagem ecologicamente sensvel educao durante a segunda infncia. As crianas podem estudar espirais, sinuosidades e padres de distribuio de ramos na natureza e comparar tais padres com seus equivalentes humanos no

mundo cultural da arte e a msica. Uma anlise das escamas dos abacaxis e pinhas pode ajudar as crianas das sries avanadas a descobrir os nmeros de Fibonacci e levar descoberta de outros princpios matemticos da natureza. As crianas podem estruturar seu estudo da forma pelo critrio do tamanho e buscar padres em uma variedade de escalas, do macro ao microscpico. O estudo das cores primrias e das formas, incluindo esferas, hexgonos e listras, pode levar a uma investigao das estratgias de camuflagem empregadas por uma variedade de espcies. Nas sries finais do ensino fundamental, equaes matemticas rudimentares e formas geomtricas que mapeiam ocorrncias naturais podem ser introduzidas, assim como modelos computadorizados que representam sistemas complexos e fractais naturais. O estudo de padres na natureza pode servir como um incentivo para a investigao mais avanada de sistemas complexos e dos princpios da teoria do caos. Dessa maneira, e de muitas outras, o estudo da forma pode servir como uma explorao interdisciplinar que integra a apreciao esttica da natureza e da cultura com uma introduo geral a muitas das propriedades fsicas do universo como um todo: Sempre que observamos o mundo encontramos formas geomtricas: o padro de um floco de neve, o favo hexagonal, cristal com mltiplas facetas, a parbola de uma trajetria, o espiral da concha do caramujo, o padro regular das folhas em muitas plantas, as propores aplicadas ao corpo humano...e h artistas que superam todos os outros na descoberta dos segredos dos relacionamentos geomtricos, tecendo-os em suas pinturas como um esqueleto invisvel, um padro imperceptvel que d a seu trabalho um certificado de suprema harmonia...Descobrir as leis geomtricas no universo e na arte pode ser uma experincia de profundo prazer. As diferentes linguagens da arte e da cincia podem mesclar-se em muitos desses momentos. (Clagren, 1976, p.42) 2.3 Psicologia Gestalt e Educao Natural Os psiclogos da Gestalt, liderados por Max Wertheimer e por Wolfgang Khler, reconheceram a existncia de totalidades irredutveis como o aspecto-chave da percepo. Os organismos vivos, afirmaram eles, percebem coisas no em termos de elementos isolados, mas como padres perceptuais integrados - totalidades significativamente organizadas que exibem qualidades que esto ausentes em suas partes. A noo de padro sempre esteve implcita nos escritos dos psiclogos da Gestalt, que, com freqncia, utilizavam a analogia de um tema musical que pode ser tocado em diferentes escalas sem perder suas caractersticas essenciais. A escola Gestalt proporcionou contribuies substanciais psicologia, especialmente no estudo da aprendizagem e da natureza das associaes. Vrias dcadas mais tarde, durante os anos 60, a abordagem holstica da psicologia deu origem a uma escola correspondente de psicoterapia

conhecida como terapia da Gestalt, que enfatiza a integrao de experincias pessoais em totalidades significativas.36 Na Alemanha da dcada de 20, a Repblica de Weimar, tanto a biologia organsmica como a psicologia da Gestalt eram parte de uma tendncia intelectual mais ampla, que se via como um movimento de protesto contra a fragmentao e a alienao crescentes da natureza humana. Toda a cultura de Weimar era caracterizada por uma perspectiva antimecanicista, uma "fome por totalidade". A biologia organsmica, a psicologia da Gestalt, a ecologia e, mais tarde, a teoria geral dos sistemas, todas elas, cresceram a partir desse zeitgeist holstico. A viso romntica da natureza como "um grande todo harmonioso", na expresso de Goethe, levou alguns cientistas daquele perodo a estender sua busca de totalidade a todo o planeta, e a ver a Terra como um todo integrado, um ser vivo. Essa viso da Terra como estando viva tinha, naturalmente, uma longa tradio. Imagens mticas da Terra Me esto entre as mais antigas da histria religiosa humana. Gaia, a Deusa Terra, era cultuada como a divindade suprema na Grcia antiga, pr-helnica.14 Em pocas ainda mais remotas, desde o neoltico e passando pela Idade de Bronze, as sociedades da "velha Europa" adoravam numerosas divindades femininas como encarnaes da Me Terra.15 Padres so formas que a maioria das pessoas entendem e se lembram. Um estudo de padres perceptuais integrados Um estudo da aprendizagem e da natureza das associaes

2.4. Permacultura e Educao


A permacultura por si prpria age como um tradutor entre muitas disciplinas e rene informao de vrias reas. Pode ser descrita como um suporte ou padro no qual muitas formas de conhecimento esto relacionadas e interagem. A permacultura uma sntese de disciplinas diferentes. Um protesto contra a fragmentao e a alienao crescentes da natureza humana. * Os padres tm o poder de elucidar as intenes.

Em termos de sistemas, a resposta ao perigo uma funo de feedback o circuito de informao que liga a percepo ao. A resposta apropriada depende de uma conexo de feedback sem bloqueios. Padres: organizao que a natureza desenvolveu para sustentar a teia da vida Um estudo do ritmo e da forma na natureza na arte e na arquitetura.

3. Padres e Espiritualidade
O que est em harmonia com a natureza original das coisas age de acordo com as leis de sua prpria natureza. A virtude particular reflete, portanto, as condies instantneas e ser a qualidade que permitir ao Homem encontrar a raiz do universo. (p.125) Os mares e rios so como os reis para milhares de vales, pois esto sempre contentes nos lugares baixos. (66 p.126) As estaes sucedem acima de todas as preferncias. (P.128) A economia se reflete na lei do menor esforo, que uma Tonica do fenmeno natural. A plena ateno a base, a pedra filosofal que transmuta em ouro o chumbo, a fonte da eterna juventude. a redescoberta da vida. A teia do Cu infinita. Suas malhas so largas e ningum delas escapa. Deixe o povo voltar ao esprito dos velhos dias, quando usava cordas cheias de ns para manter seus registros. Sabedoria das coisas... O Tao a verdadeira linguagem da natureza TAO o curso dos astros no cus, o correr dos rios na terra, o cantar dos pssaros, o cair da tarde, o ultimo suspiro. A linha de menor resistncia entre dois pontos e a que se v quando a

chuva cai na montanha e as gotas d`gua vo a procura do vale, seguindo um caminho que reflete sabiamente o menor esforo. Tao o percurso do raio entre duas nuvens carregadas de eletricidade, que se aproximam at que salte a centelha em busca do equilbrio. O raio tortuoso, inesperado, pois seu itinerrio reflete sempre reflete a sabedoria de uma linha de menor resistncia, que a funo da configurao do momento. O todo a conseqncia do envolvimento de todas as partes A viso integral tanto do mundo como do ser humano requer como passo fundamental o esclarecimento das relaes existentes entre o todo e as partes, entre a integralidade e a fragmentao, entre a dimenso macro e a micro. A constatao de quo distanciados estamos de nossa essncia (natureza) de recuperarmos o entendimento da Parte como componente do Todo; do Todo presente em cada Parte, que justamente a interligao de singularidade existente em um tomo - unidade de vida. Criar o belo e verdadeiro possvel quando estamos profundamente conectados com as nossas qualidades originais. Cada um de ns criador de seu mundo interior. Ao descobrirmos nossa prpria paz, nosso prprio amor e nossa prpria pureza, criamos um mundo onde a beleza se torna o estado natural de tudo e de todos." Quando purificamos nossos pensamentos, Deus, aquele que o mais puro, se sente naturalmente atrado por ns. Todo o problema de doenas est ligado ao fato de o homem violar a sua prpria natureza, provocando tenses fsicas e psquicas que iro produzir um desgaste anormal no organismo. Se me torno consciente do ser posso ler as entrelinhas das situaes e realizar as aspiraes das pessoas envolvidas". Ao encontrar o fio que une o corao das pessoas comeamos a sentir o que significa harmonia. Seja qual for a situao, v fundo no silncio e veja o poder que vem de dentro. Para o Tao Te Ching essas duas coisas existem para sempre interligadas: a casca e a essncia. O encontro dos opostos Assim o ser e o no-ser geram-se mutuamente.

O longo e o curto se delimitam O alto e o baixo se de inclinam O tom e o som se harmonizam O antes e o depois seguem-se um ao outro. A fonte de Tudo O caminho vazio e inesgotvel, Profundo como um abismo como se fosse o ancestral das dez mil criaturas. Suavizai o corte Desfazei o ns Diminu o brilho Deixai que as rodas percorram os velhos sulcos. Devemos considerar nosso brilho A fim de que nos harmonizemos com a escurido dos outros. Como puro e tranqilo o Camino ! No sei de quem possa ser filho Pois parece ser anterior ao Soberano do Cu Uma vez redescobertos, esse caminho antigo nos d uma tranqilidade que antes no conhecamos... O Todo me disse das partes De outro ponto de vista Olhando o todo das partes Encontradas totalmente juntas.

4. Padres e Matemtica

5. Padres e Cincias

A idia da Terra como um ser vivo, espiritual, continuou a florescer ao longo de toda a Idade Mdia e a Renascena, at que toda a perspectiva medieval foi substituda pela imagem cartesiana do mundo como uma mquina. Portanto, quando os cientistas do sculo XVIII comearam a visualizar a Terra como um ser vivo, eles reviveram uma antiga tradio, que esteve adormecida por um perodo relativamente breve. Mais recentemente, a idia de um planeta vivo foi formulada em linguagem cientfica moderna como a chamada hiptese de Gaia, e interessante que as concepes da Terra viva, desenvolvidas por cientistas do sculo XVIII, contenham alguns elementos-chave da nossa teoria contempornea.16 O gelogo escocs James Hutton sustentava que os processos biolgicos e geolgicos esto todos interligados, e comparava as guas da Terra ao sistema circulatrio de um animal. O naturalista e explorador alemo Alexander von Humboldt, um dos maiores pensadores unificadores dos sculos XVIII e XIX, levou essa idia ainda mais longe. Seu "hbito de ver o Globo como um grande todo" levou Humboldt a identificar o clima como uma fora global unificadora e a reconhecer a co-evoluo dos sistemas vivos, do clima e da crosta da Terra, o que quase resume a contempornea hiptese de Gaia.17 No final do sculo XVIII e princpio do XIX, a influncia do movimento romntico era to forte que a preocupao bsica dos bilogos era o problema da forma biolgica, e as questes da composio material eram secundrias. Isso era especialmente verdadeiro para as grandes escolas francesas de anatomia comparativa, ou "morfologia", das quais Georges Cuvier foi pioneiro, e que criaram um sistema de classificao biolgica baseado em semelhanas de relaes estruturais.18

Ross Harrison, um dos primeiros expoentes da escola organsmica, explorou a concepo de organizao, que gradualmente viria a substituir a velha noo de funo em fisiologia. Essa mudana de funo para organizao representa uma mudana do pensamento mecanicista para o pensamento sistmico, pois funo essencialmente uma concepo mecanicista. Harrison identificou a configurao e a relao como dois aspectos importantes da organizao, os quais foram posteriormente unificados na concepo de padro como uma configurao de relaes ordenadas.

O bioqumico Lawrence Henderson foi influente no seu uso pioneiro do termo "sistema" para denotar tanto organismos vivos como sistemas sociais.25 Dessa poca em diante, um sistema passou a significar um todo integrado cujas propriedades essenciais surgem das relaes entre suas partes, e "pensamento sistmico", a compreenso de um fenmeno dentro do contexto de um todo maior. Esse , de fato, o significado raiz da Palavra "sistema", que deriva do grego synhistanai ("colocar junto"). Entender as coisas sistemicamente significa, literalmente, coloc-las dentro de um contexto, estabelecer a natureza de suas relaes.26

"Uma anlise lgica da concepo de organismo", escreveu em 1935, "nos leva a procurar relaes organizadoras em todos os nveis, superiores e inferiores, grosseiros e sutis, da estrutura viva."28 Desde os primeiros dias da biologia organsmica, essas estruturas multiniveladas foram denominadas hierarquias. Entretanto, esse termo pode ser enganador, uma vez que deriva das hierarquias humanas, que so estruturas de dominao e de controle absolutamente rgidas, muito diferentes da ordem multinivelada que encontramos na natureza. Veremos que a importante concepo de rede a teia da vida fornece uma nova perspectiva sobre as chamadas hierarquias da natureza.

Aquilo que os primeiros pensadores sistmicos reconheciam com muita clareza a existncia de diferentes nveis de complexidade com diferentes tipos de leis operando em cada nvel. De fato, a concepo de "complexidade organizada" tornou-se o prprio assunto da abordagem sistmica.29 Em cada nvel de complexidade, os fenmenos observados exibem propriedades que no existem no nvel inferior. Por exemplo, a concepo de temperatura, que central na termodinmica, no tem significado no nvel dos tomos individuais, onde operam as leis da teoria quntica. De maneira semelhante, o sabor do acar no est presente nos tomos de carbono, de hidrognio e de oxignio, que constituem os seus componentes. No comeo da dcada de 20, o filsofo C. D. Broad cunhou o termo "propriedades emergentes" para as propriedades que emergem num certo nvel de complexidade, mas no existem em nveis inferiores. dessa maneira que a fsica quntica mostra que no podemos decompor o mundo em unidades elementares que existem de maneira independente. Quando desviamos nossa ateno dos objetos macroscpicos para os tomos e as partculas subatmicas, a natureza no nos mostra blocos de construo isolados, mas, em vez disso, aparece como uma complexa teia de relaes entre as vrias partes de um todo unificado. Como se expressou Werner Heisenberg, um dos fundadores da

teoria quntica: "O mundo aparece assim como um complicado tecido de eventos, no qual conexes de diferentes tipos se alternam, se sobrepem ou se combinam e, por meio disso, determinam a textura do todo."31 Em ltima anlise como a fsica quntica mostrou de maneira to dramtica no h partes, em absoluto. Aquilo que denominamos parte apenas um padro numa teia inseparvel de relaes. Portanto, a mudana das partes para o todo tambm pode ser vista como uma mudana de objetos para relaes. O objetivo de Bogdanov foi o de formular uma "cincia universal da organizao". Ele definiu forma organizacional como "a totalidade de conexes entre elementos sistmicos", que praticamente idntica nossa definio contempornea de padro de organizao.15

A teoria geral dos sistemas uma cincia geral de "totalidade", o que at agora era considerado uma concepo vaga, nebulosa e semimetafsica. Em forma elaborada, ela seria uma disciplina matemtica puramente formal em si mesma, mas aplicvel s vrias cincias empricas. Para as cincias preocupadas com "totalidades organizadas", teria importncia semelhante quela que a teoria das probabilidades tem para as cincias que lidam com "eventos aleatrios".25 "Somos apenas redemoinhos num rio de guas em fluxo incessante", escreveu ele em 1950. "No somos matria-prima que permanece, mas padres que se perpetuam."2 A partir do ponto de vista da histria do pensamento sistmico, um dos aspectos mais importantes dos extensos estudos dos ciberneticistas a respeito dos laos de realimentao o reconhecimento de que eles retratam padres de organizao. Teoria da Informao Uma parte importante da ciberntica foi a teoria da informao, desenvolvida por Norbert Wiener e por Claude Shannon no final da dcada de 40. Tudo comeou com as tentativas de Shannon, nos Bell Telephone Laboratories, para definir e medir quantidades de informao transmitidas pelas linhas de telgrafo e de telefone, a fim de conseguir estimar eficincias e de estabelecer uma base para fazer a cobrana das mensagens transmitidas. O termo "informao" utilizado na teoria da informao num sentido altamente tcnico, muito diferente do nosso uso cotidiano da palavra, e nada tem a ver com "significado". Isto resultou numa

confuso interminvel. De acordo com Heinz Von Foerster, um participante regular das Conferncias Macy e editor das atas escritas, todo o problema tem por base um erro lingstico muito infeliz a confuso entre "informao" e "sinal", que levou os ciberneticistas a chamarem sua teoria de teoria da informao e no de teoria dos sinais.23 Desse modo, a teoria da informao preocupa-se principalmente com o problema de tomo obter uma mensagem, codificada como um sinal, enviada por um canal cheio de rudos. Entretanto, Norbert Wiener tambm enfatizou o fato de que essa mensagem codificada essencialmente um padro de organizao, e traando uma analogia entre tais padres de comunicao e os padres de organizao nos organismos, ele tambm preparou o terreno para que se pensasse a respeito dos sistemas vivos em termos de padres.

Em outras palavras, conhecem o alfabeto do cdigo gentico, mas quase no tm idia de sua sintaxe.

Para compreender o fenmeno da auto-organizao, precisamos, em primeiro lugar, compreender a importncia do padro. A idia de um padro de organizao uma configurao de relaes caracterstica de um sistema em particular tornou-se o foco explcito do pensamento sistmico em ciberntica, e tem sido uma concepo de importncia fundamental desde essa poca. A partir do ponto de vista sistmico, o entendimento da vida comea com o entendimento de padro.

Ao mesmo tempo, ao longo de toda a histria da filosofia e da cincia, o estudo do padro sempre esteve presente. Comeou com os pitagricos na Grcia e continuou com os alquimistas, os poetas romnticos e vrios outros movimentos intelectuais. No entanto, na maior parte do tempo, o estudo do padro foi eclipsado pelo estudo da substncia, at que reemergiu vigorosamente no nosso sculo, quando foi reconhecido pelos pensadores sistmicos como sendo essencial para a compreenso da vida. Devo argumentar que a chave para uma teoria abrangente dos sistemas vivos est na sntese dessas duas abordagens muito diferentes: o estudo da substncia (ou estrutura) e o estudo da forma (ou padro). No estudo da estrutura, medimos ou pesamos coisas. Os padres, no entanto, no podem ser medidos nem pesados; eles devem ser mapeados. Para entender um padro, temos de mapear uma configurao de relaes. Em outras palavras, a estrutura envolve quantidades, ao passo que o padro envolve qualidades.

O estudo do padro tem importncia fundamental para a compreenso dos sistemas vivos porque as propriedades sistmicas, como vimos, surgem de uma configurao de padres ordenados.13 Propriedades sistmicas so propriedades de um padro. O que destrudo quando um organismo vivo dissecado o seu padro. Os componentes ainda esto a, mas a configurao de relaes entre eles o padro destrudo, e desse modo o organismo morre. Resumindo essas trs caractersticas dos sistemas auto-organizadores, podemos dizer que a auto-organizao a emergncia espontnea de novas estruturas e de novas formas de comportamento em sistemas abertos, afastados do equilbrio , caracterizados por laos de realimentao internos e descritos matematicamente por meio de equaes no-lineares. Auto, naturalmente, significa "si mesmo" e se refere autonomia dos sistemas auto-organizadores, e poiese que compartilha da mesma raiz grega com a palavra "poesia" significa "criao", "construo". Portanto, autopoiese significa "autocriao". Uma vez que eles introduziram uma palavra nova sem uma histria, foi fcil utiliz-la como um termo tcnico para a organizao caracterstica dos sistemas vivos. Dois anos mais tarde, Maturana e Varela publicaram sua primeira descrio de autopoiese num longo ensaio48, e por volta de 1974 eles e o seu colega Ricardo Uribe desenvolveram um modelo matemtico correspondente para o sistema autopoitico mais simples, a clula viva.49

A teoria dos sistemas vivos que est emergindo nos dias atuais finalmente superou a discusso entre mecanicismo e teleologia. Como veremos, ela concebe a natureza viva como consciente (mindful) e inteligente sem a necessidade de supor qualquer plano ou propsito global.69

H muitos outros exemplos de auto-similaridade na natureza. Rochas em montanhas assemelhamse a pequenas montanhas; ramificaes de relmpagos, ou bordas de nuvens, repetem o mesmo padro muitas e muitas vezes; linhas litorneas dividem-se em pores progressivamente menores, cada uma delas mostrando arranjos semelhantes de praias e de promontrios. Fotografias de um delta de rio, as ramificaes de uma rvore ou as ramificaes repetidas dos vasos sangneos podem exibir padres de uma semelhana to notvel que somos incapazes de dizer qual qual. Essa semelhana de imagens provenientes de escalas muito diferentes tem sido conhecida desde h longo tempo, mas, antes de Mandelbrot, ningum dispunha de uma linguagem matemtica para descrev-la.

Sua autosimilaridade estende-se ao longo de sete ordens de grandeza, e isso significa que a borda de uma nuvem ampliada dez milhes de vezes ainda exibe a mesma forma familiar. A estrutura de um sistema a incorporao fsica de seu padro de organizao. Enquanto a descrio do padro de organizao envolve um mapeamento abstrato de relaes, a descrio da estrutura envolve a descrio dos componentes fsicos efetivos do sistema suas formas, composies qumicas, e assim por diante. Para ilustrar a diferena entre padro e estrutura, vamos nos voltar para um sistema no-vivo bastante conhecido, a bicicleta. Para que algo seja chamado de bicicleta, deve haver vrias relaes funcionais entre os componentes, conhecidos como chassi, pedais, guido, rodas, corrente articulada, roda dentada, e assim por diante. A configurao completa dessas relaes funcionais constitui o padro de organizao da bicicleta. Todas essas relaes devem estar presentes para dar ao sistema as caractersticas essenciais de uma bicicleta. A estrutura da bicicleta a incorporao fsica de seu padro de organizao em termos de componentes de formas especficas, feitos de materiais especficos. O mesmo padro "bicicleta" pode ser incorporado em muitas estruturas diferentes. O guido ser diferentemente modelado para uma bicicleta de passeio, uma bicicleta de corrida ou uma bicicleta de montanha; o chassi pode ser pesado e slido, ou leve e delicado; os pneus podem ser estreitos ou largos, com cmara de ar ou em borracha slida. Todas essas combinaes e muitas outras sero facilmente reconhecidas como diferentes materializaes do mesmo padro de relaes que define uma bicicleta. Os Trs Critrios Fundamentais Numa mquina tal como a bicicleta, as peas foram planejadas, fabricadas e em seguida reunidas para formar uma estrutura com componentes fixos. Num sistema vivo, ao contrrio, os componentes mudam continuamente. H um incessante fluxo de matria atravs de um organismo vivo. Cada clula sintetiza e dissolve estruturas continuamente, e elimina produtos residuais. Tecidos e rgos substituem suas clulas em ciclos contnuos. H crescimento, desenvolvimento e evoluo. Desse modo, a partir do princpio mesmo da biologia, o entendimento da estrutura viva tem sido inseparvel do entendimento dos processos metablicos e desenvolvimentais.2

Essa notvel propriedade dos sistemas vivos sugere o processo como um terceiro critrio para uma descrio abrangente da natureza da vida. O processo da vida a atividade envolvida na contnua incorporao do padro de organizao do sistema. Desse modo, o critrio do processo a ligao entre padro e estrutura. No caso da bicicleta, o padro de organizao representado pelos rascunhos de desenho que so utilizados para construir a bicicleta, a estrutura uma bicicleta fsica especfica e a ligao entre padro e estrutura est na mente do desenhista. No entanto, no caso de um organismo vivo, o padro de organizao est sempre incorporado na estrutura do organismo, e a ligao entre padro e estrutura reside no processo da incorporao contnua. O critrio do processo completa o arcabouo conceitual de minha sntese da teoria emergente dos sistemas vivos. As definies dos trs critrios padro, estrutura e processo so novamente listadas na tabela a seguir. Todos os trs critrios so totalmente interdependentes. O padro de organizao s poder ser reconhecido se estiver incorporado numa estrutura fsica, e nos sistemas vivos essa incorporao um processo em andamento . Assim, estrutura e processo esto inextricavelmente ligados. Pode-se dizer que os trs critrios padro, estrutura e processo so trs perspectivas diferentes mas inseparveis do fenmeno da vida. Formaro as trs dimenses conceituais da minha sntese. Compreender a natureza da vida a partir de um ponto de vista sistmico significa identificar um conjunto de critrios gerais por cujo intermdio podemos fazer uma clara distino entre sistemas vivos e no-vivos. Ao longo de toda a histria da biologia, muitos critrios foram sugeridos, mas todos eles acabavam se revelando falhos de uma maneira ou de outra. No entanto, as recentes formulaes de modelos de auto-organizao e a matemtica da complexidade indicam que hoje possvel identificar tais critrios. A idia-chave da minha sntese consiste em expressar esses critrios em termos das trs dimenses conceituais: padro, estrutura e processo. Em resumo, proponho entender a autopoiese, tal como definida por Maturana e Varela, como o padro da vida (isto , o padro de organizao dos sistemas vivos);3 a estrutura dissipativa, tal como definida por Prigogine, como a estrutura dos sistemas vivos;4 e a cognio, tal como foi definida inicialmente por Gregory Bateson e mais plenamente por Maturana e Varela, como o processo da vida.

CRITRIOS FUNDAMENTAIS DE UM SISTEMA VIVO * padro de organizao a configurao de relaes que determina as caractersticas essenciais do sistema * estrutura a incorporao fsica do padro de organizao do sistema * processo vital a atividade envolvida na incorporao contnua do padro de organizao do sistema O padro de organizao determina as caractersticas essenciais de um sistema. Em particular, determina se o sistema vivo ou no-vivo. A autopoiese o padro de organizao dos sistemas vivos , pois, a caracterstica que define a vida na nova teoria. Para descobrir se um determinado sistema um cristal, um vrus, uma clula ou o planeta Terra vivo, tudo o que precisamos fazer descobrir se o seu padro de organizao o de uma rede autopoitica. Se for, estamos lidando com um sistema vivo; se no for, o sistema no-vivo.

6. Padres e Permacultura - Ecodesign


Os modelos simples de padro supostamente so um suplemento til para designers e pedagogos. Eles tambm ilustram como ns podemos retratar nosso pensamento sobre vida, paisagens, e a natureza em geral. Aprender um padro mestre muito como aprender um princpio; isso pode ser aplicvel em cima de uma gama extensa de fenmenos, alguns complexos e alguns simples. Como uma abstrao, nos ajuda a ganhar significado para vida e paisagem, e compreender fenmenos aliados. Ns temos um bom entendimento nos comportamentos de padres em fenmenos naturais se ns pudermos explicar as FORMAS de coisas (em termos dos esboos de padres gerais); as redes e BIFURCAOES de correntes (fluxos reunidos) e obstrues (fluxos dispersos); o PULSANDO e fluxo de regulao dentro de organismos ou de elementos de vento, gua, e magma; e ilumina como FENMENOS DE AGRUPAMENTO surgem. Mais adiante, se fenmenos de ONDA e CORRENTE so contidos em nossa anlise de padro, como ondas reais ou como pulsos de tempo, estes e sua refrao e padres de interferncia

formam outro conjunto de geradores de padro, responsvel por costas (litoral), nuvens, ventos, e fluxo turbulento ou aerodinmico. E, se ns podemos mostrar como o padro esboa paisagens, partes de esqueleto, ou fenmenos de fluxo se unem como MATRIZES (conjunto firmemente unidos), ou surge de tais matrizes (por exemplo, ventos de conveco de clulas termais), ento ns podemos gerar sistemas inteiros de paisagem ou organismos complexos do mosaico desses padres. Na natureza, eventos so ordenados ou espaados em unidades discretas. H ordens menores e maiores de eventos, e se ns organizarmos como formas nas suas ordens, ns acharemos agrupamentos de medidas de certos tamanhos, volumes, comprimentos, ou outras dimenses. Isto verdadeiro para bifurcaes de rios, castas sociais, tamanho de assentamentos, marsupiais da mesma forma, e ordens de dunas, planetas, ou galxias. Ns no deveramos confundir a compreenso de FORMA com o conhecimento de SUBSTNCIA (CONTEDO) - o mapa no o territrio - mas uma compreenso de forma nos d uma compreenso melhor de funo, e sugestiona estratgias apropriadas para design. 6.1 UM MODELO DE PADRO GERAL DOS EVENTOS Quando ns nos olharmos no mundo, ns vemos colinas, rios, rvores, nuvens, animais, e formaes de terra dispostas em conjunto de formas, aparentemente sem conexo um com outro, pelo menos at onde um padro subjacente comum est em questo. O que ns vemos? Ns podemos listar algumas das formas visveis como se segue: ONDAS na gua e congelada como ondulaes em dunas e arenito, ou quartzitos e ardsias fossilizadas. LINHAS DE FLUXOS, como espuma em gua, e nos prprios fluxos. FORMAS DE NUVEM em travertine (calcita porosa de fontes termais), coroas de rvore, e " nuvens inchadas " ou como fluxos de nuvem. ESPIRAIS em galxias, girassis, a circulao global de ar, remoinho de gua, e cadeias de arcos de ilhas. LBULOS, como extremidade de recifes, em lquens, e a rea das bordas de panelas de sal. GALHOS, em rvores e fluxos convergindo ou divergindo; quebra explosiva de zonas.

DISPERSO de algas, aglomeraes de rvore em pntanos, ilhas, e lquens em pedras. REDES como rachaduras na lama, colmia, interior de ossos de pssaros, nas colunas de basalto (quando visto de cima), e clulas ascendentes e descententes de ar em desertos. As REDES ou rachaduras em lama e lava se resfriando so padres de encolhimento no causados por fluxo ou crescimento, mas pela tenso lateral de secar ou esfriar, como muitos padres em fluxos de gelo e o padro rachado de cermica, ou as rachas em casca de rvores. Clulas de vento trmicas surgem confluncia de largas clulas no solo de desertos, enquanto formam um padro de rede se visto de cima ou debaixo. Como ns sabemos, um corte transversal de um talo de rvore, a base do estudo da dendrocronologia, revela um padro de crescimento ampliado (por qual a rvore adiciona tamanho anualmente) e por qual ns podemos descobrir muito sobre ocorrncias passadas sobre seca, mudanas sazonais, composio atmosfrica, fogo, e vento (Figura 4.1-F). Se ns sobrepusermos duas espirais no sentido oposto (espirais que torcem de modo oposto), ns desenvolvemos os padres de ptala das flores e whorls de folhas to comuns na vegetao, bem ilustrada pelo padro de sementes de girassol. O efeito tambm reproduzido por reflexo simples de tais curvas. Em design, ns podemos organizar nossas extremidades em redes, paradas, ou em peneira para animais, plantas, dinheiro, e influncia. No entanto, ns enfrentamos o perigo de acumular tanto lixo que ns podemos nos sufocar nisto. Os tradutores mantm fluxo no movimento, enquanto mudando o mundo e assim aliviando suas tenses. O tradutor sensato passa recursos e informaes para construir um novo sistema de vida. Existem inumerveis recursos em fluxo. Nosso trabalho como desenhistas fazer este fluxo funcionar em nosso sistema local antes de permitir que isto se desloque para outros sistemas. Cada funo carregada por fluxo de informao constri um recurso local e uma renda. Se voc agora observa cuidadosamente toda acumulao natural de partculas, voc descobrir que eles jazem em extremidades, superfcies, ou proximamente dispersas, como mato empilhado contra uma cerca (Figura 4.9). Ns podemos usar estes processos para juntar uma grande variedade de renda. Objetos em trnsito podem ser parados por filtros e redes. As extremidades de florestas coletam o plncton areo que passa nos ventos. Limites podem acumular uma especial riqueza de recurso,

como um recife de coral coleta o oxignio e a energia do mar, e o alto das rvores a energia do vento. Ns confiamos em tradutores, como rvores e coral, para armazenar tais recursos no palpveis, para process-los em produtos teis, e os armazenar para uso no seu prprio sistema, com algum excesso para o nosso uso essencial. 6.3 Limites e bordas Transaes a limites so uma grande parte para mudanas de troca e de energia para vida e natureza. Isso parece que diferenas proporcionam trocas; que todo a mdia busca recolher essas coisas que faltam, e que ocorrem na outra mdia. Porm, ns tambm deveramos olhar para o tradutor, o qual freqentemente no nenhuma mdia, mas algo entre conexo ou caminho, criada a partir das mdias, mas com suas prprias caractersticas nicas. Plantas, pessoas, e tubos so tradutores. Redes, peneiras, passagens, e perfuraes so aberturas para os tradutores usarem, e (como comerciantes sabem) no h nenhuma borda to apertada que no exista um modo para troca/comrcio. Comerciantes, como muitas plantas e animais, so criaturas da extremidade. Eles buscam aliviar as tenses causadas por muito ou pouco, em um lugar ou outro; ou acumular recursos (fazer diferenas) se eles operam como armazns. Ns podemos usar turbulncia que ocorre naturalmente, comrcio/troca, e acmulos para trabalhar para ns, e observando cuidadosamente, achamos as redes e intermedirios de uso. nossa capacidade em organizar a distribuio espacial ou funcional que pode criar uma interdependncia que beneficiar componentes incompatveis. Sabemos o suficiente para sermos capazes de selecionar comunidades compatveis de espcies de plantas e animais (guildas) ento temos duas poderosas estratgias ( limites harmnicos e compatibilidade entre espcies) para desenvolver aplicaes. A construo de mosaicos (o contrrio da monocultura) significa a criao de pequenas reas de diferenas. Poucos erros podem ocorrer, mas uma boa porcentagem de benefcio ser resultante. Esta era a estratgia tribal. No h novas ordens de eventos, apenas a descobertas de acontecimentos j existentes. Cada acontecimento que detectamos resultado de acontecimentos procedentes, e acarreta em acontecimentos subseqentes. A pulsao pode ser organizada por pulsadores ( ex: Semforo) e resultar em ondas, ou frentes de tempo, ou partculas nos programas fixados. Como pulsadores (Figura 4.12) so localizados

nos nossos corpos como qumicos ou espirais fsico-qumicas na superfcie das clulas que circulam em seqncia para criar movimentos pulsantes em nossos coraes, rgos e vsceras. Pulsadores podem comear a correr pelo tempo presente, e parar. Isto como ns crescemos e porque eventualmente morremos. Todos os mamferos tm uma distribuio de batidas cardacas em relao com o seu tamanho, e quando isso acaba agente morre? (um amigo argumenta que temos uma cota de palavras a serem ditas, e quando elas so ditas, ns morremos). 6.4 ESPIRAIS Em muitos fenmenos discutidos so implcitas as formas de espirais. Isto pode ser em giro (dinmico) ou fixo (esttico) e surgir como conseqncia das deformaes do fluxo, ou so propriedades intrnsecas da velocidade especfica do fluxo excessivo da superfcie. Outros caminhos espiralados so traados pelo exterior da rbita dos corpos, atravs do tempo, ou so formatos desenvolvidos por organismos, uma forma compacta (ex: molusco) isto semelhante a annidation. Formas espirais so visveis por plantas como vrtices de folhas e ramificaes. Darcy Thompson (1953) no seu livro Crescimento e forma, discute algumas quantidades e qualidades geomtricas do fenmeno de espirais, que so ofuscadas ou reveladas em muitas formas naturais. Uma longa espiral secionada em formato de S cria formas em paisagens midas encharcadas (como o smbolo do Yun-Yang). Trs espirais dimensionais formam longos arcos de formatos complexos). Mesmo contendo formatos de carter molecular, O DNA revela um formato de dupla hlice. Espirais so de fato simples linhas extremas de vrtices Tori ou a seiva dos fluxos. Espirais surgiram da interao de correntes e subseqente da deflexo do fluxo ao redor dos vrtices. Storl (1978, Cultura e Horticultura, literatura Biodinmica. Rhode Island). Pontos fora da espiral se relacionam com folhas em muitas plantas, onde as folhas so a metade do caminho, um tero do caminho e o mesmo ao redor do caule da folha anterior, ou da prxima folha fixa, podendo progredir em series regulares (Fibonacci) cada seo do somatrio de 2 precede os raios. 1:2 + 1:3= 2:5; 1:3 + 2:5= 3:8, etc..., Ento temos 5:13, 8:21, 13:24 e assim consecutivamente. Essas seqncias so encontradas em plantas e rbitas planetrias, ento o formato de Vnus de 5 arcos (retrograes) abaixo da elipse em 8 anos. Storls percebe uma relao entre os formatos e as plantas e os planetas em suas progresses, o que pode ser percebido em outras dimenses de tamanho. Como tantos outros fenmenos de cotidiano, espiraladas naturalmente, no so perfeitos anis, mas demonstram ligeiras progresses e perda de fases gradativamente por longos perodos ( Storl, ibid). Freqentemente ns usamos espirais na forma de design, ambas formas compactas ou de

lugares fixos dispersos, e para guiar fluxos de gua e vento, para servir nossas necessidades nas paisagens. Podemos visualizar a aplicao dos formatos espiralados para tecnologias usadas no nosso cotidiano, como parafusos, propulsores, impulsores, turbinas e outros instrumentos. Algumas espcies de tubares e de invertebrados desenvolvem intestinos espiralados alinhados, para ampliar a absoro, ou espirais ciliares para transportar mucosa e comida, ou partculas para fora do organismo. Plantas como a Convulvus usam espirais em formato de ancora na terra. Como tambm alguns parasitas nos tecidos dos animais. Desta forma, espirais so encontrados em fluxos harmnicos, formas compactas, em ordens eficientes, evoludas, transpostas, ou ancoradas se necessrio. Essas formas podem ser utilizadas em lugares e designs apropriados. A pulsao um ritmo presente na natureza e apresenta seu tempo biolgico para os eventos. O movimento peristltico, por exemplo um deles, cria movimentos pulsantes em nossos coraes, rgos e vsceras. O deslocamento das aves que possuem um ritmo dirio (Circadian), controlada pela glndula pineal e muitos seres marinhos como a tartaruga, as baleias, etc. Todas as pulsaes, independentemente de serem do sangue, do vento, da gua, da lava ou do trfego, levam fludos, ou partculas atravs de vasos ou artrias, em partes ou em sistemas, e aquelas ramificaes que servem as clulas, rgos ou regies especficas. Espcies e organismos individuais necessitam ambas formas Dna e tempo (relgios biolgicos) para alcanarem um tamanho e um formato especifico. Ambos precisam trabalhar com sincronismo para alcanarem propores adequadas das partes, como os dedos dos ps, das mos, contudo ambas so indispensveis ao nosso organismo.

7. Palavras Chaves
Padro ordem natural organizao csmica linguagem da natureza mente csmica Tudo est conectado totalidade interligados redes sinergia sistmica propriedades emergentes padro - relativo

Holon hierarquias aninhadas sistemas dentro de sistemas holonarquias multinveis escalas - relacionamentos Coevoluo Desenvolvimento crescimento evoluo adaptao - processo Ciclos Fluxos processo - energia Equilbrio dinmico funo homeosttica (fluxo-equilbrio) equilbrio dinmico - reciclagem

Vous aimerez peut-être aussi