Vous êtes sur la page 1sur 3

Cromofix

O que cromo duro?


Cromo duro uma camada superficial de cromo metlico depositado galvanicamente para conferir diferentes propriedades a variados tipos de peas. A deposio eletroltica do cromo dividida em dois processos principais: - CROMO DURO o processo executado pela CROMOFIX, onde se visa conferir ao revestimento as propriedades mecnicas de dureza e resistncia ao desgaste. Isto conseguido com camadas geralmente superiores a 10 microns, aplicadas diretamente sobre o metal base. O aspecto do revestimento de cromo duro pode ser brilhante ou opaco, dependendo do acabamento dado ao metal base antes do tratamento, uma vez que o cromo duro reproduz fielmente as condies da superfcie da pea. Exemplo de peas cromadas: moldes para extruso (indstria de embalagens) e injeo de termofixos, termoplsticos e elastmeros; ferramentas de repuxe e estamparia e cilindros hidrulicos. -A cromagem decorativa (NO EXECUTAMOS ESTE SERVIO) consiste na deposio de uma camada muito fina da ordem de dcimos de micra (0,1 microns) de cromo, geralmente aplicada sobre um eletrodepsito prvio de nquel brilhante tendo como objetivo melhorar o aspecto decorativo e a resistncia corroso. Por exemplo: aramados, pra-choques e rodas.

O Cromo Duro e a Resistncia Corroso


A CROMOFIX conta com equipamentos e processos que possibilitam a aplicao de revestimentos de cromo duro com microfissuras, alm do cromo duro convencional fissurado. As fissuras surgem devido s tenses que conferem a elevada dureza camada depositada de cromo. O cromo duro microfissurado promove um aumento da resistncia corroso em relao ao cromo duro fissurado convencional, devido a mudanas no potencial de corroso superficial, podendo atingir mais 100h de ensaio de nvoa salina sem corroso vermelha, de acordo com a norma ASTM B117.

Cromo em Superfcie texturizada

Pea Cromada

Vantagens do cromo duro


Aplicao de cromo feita para obter as seguintes caractersticas: Resistncia ao desgaste : uma das qualidades mais apreciveis do cromo duro. Ensaios tm demonstrado que um ao com cromo resiste ao desgaste entre cinco a oito vezes mais do que o mesmo ao sem cromo. Resistncia corroso : o cromo resistente corroso, protegendo eficazmente o metal cromado, que atinge um potencial eletroqumico no valor de um metal nobre. Uma pea retificada protegida eficazmente por uma pelcula de cromo inferior a 0,05 mm. Resistncia ao risco : esta propriedade est mais ligada com o aspecto da dureza do cromo. Na escala de MOHS, com 10 unidades somente, que compreende desde o talco at o diamante, o cromo se situa em 8,9. A resistncia ao risco tambm depende da dureza do material em que vai se aplicar a pelcula de cromo. Elevada dureza superficial sem gerar tenses : a dureza uma das mais importantes caractersticas do cromo, pois se existe dureza, o material ter resistncia ao desgaste e ao risco. Na prtica, o cromo duro apresenta uma dureza mdia de 70 HRc, equivalente a 750 Brinell e a 1000 Vickers, aproximadamente. A dureza da pelcula de cromo comea a diminuir a partir dos 350 C. A espessura da pelcula no exerce influncia alguma na dureza Baixo coeficiente de atrito esttico : enquanto o coeficiente de atrito esttico entre duas peas de ao de 0,30, entre uma pea de ao e uma cromada de 0,17.

Materiais que podem ser cromados:


Ao carbono Ao nquel Ao nquel cromo Ao inoxidvel Ao fundido Ao ferramenta

Cromados com procedimentos especiais:


Ao tratado termicamente Ferro fundido nodular Peas com liga de lato e cobre

No aceitam tratamento superficial de cromo duro:


O Ferro fundido cinzento, devido alta porosidade e teor de grafite Metais com problemas na superfcie (incluses, precipitaes, porosidade) Metais com tratamento de nitretao (a banho de sais, gasosa ou plasma), oxidao negra e fosfatizao.

Espessuras das camadas de cromo duro:


Pode variar entre 0,003 a 0,3 mm, dependendo de sua aplicao. Em casos especiais pode-se aplicar espessuras de camadas maiores, mas deve-se analisar questes econmicas e tcnicas. No so recomendveis camadas superiores a 0,6 mm.

Definio da Camada de Cromo


Deve se considerar aplicao da pea sob aspectos atmosfricos, mecnicos, qumicos e trmicos, verificando o material base, resistncia, dureza e acabamento superficial (Rugosidade).

Camadas (pelculas) normalmente usadas:


Hastes Hidrulicas Chapas Matrizes Cilindros Camadas de Proteo Corroso Camada para Retfica Peas de Recuperao Camadas Especiais 0,025 a 0,050mm 0,025 a 0,050mm 0,010 a 0,030mm 0,025 a 0,400mm 0,020 a 0,050mm 0,050 a 0,070mm 0,100 a 0,300mm 0,002 a 0,500mm

Galeria de Fotos

Vous aimerez peut-être aussi