Vous êtes sur la page 1sur 52

INSTITUTO DE TEOLOGIA APLICADA Curso de Especializao em Psicopedagogia

Maria Jucnia Sampaio Marques Catunda

A INCLUSO SOCIAL E ESCOLAR DA CRIANA AUTISTA

SOBRAL - 2012

A INCLUSO SOCIAL E ESCOLAR DA CRIANA AUTISTA

Monografia apresentada aoInstituto de Teologia Aplicada como requisito parcial para obteno do ttulo de Especialista em Psicopedagogia Clnica e Institucional.

Orientadora: Prof. Filadlfia..............................................

Sobral- 2012 Maria Jucnia Sampaio Marques Catunda

A INCLUSO SOCIAL E ESCOLAR DA CRIANA AUTISTA

Monografia apresentada ao Instituto de Teologia Aplicada como requisito parcial para obteno do ttulo de Especialista em Psicopedagogia Clnica e Institucional.

Monografia aprovada em: _____/_____/_____

Orientadora:_____________________________________________________ Prof. Ms. Filadlfia

1 Examinador : _________________________________________________ Prof.Ms. ___________________________________________

2 Examinador : _________________________________________________ Prof. Ms. ___________________________________________

Coordenador do Curso: ______________________________________________________________ Prof. MS._________________________________________

AGRADECIMENTOS

Deus,

por

todas

as

minhas

realizaes e sucesso conquistados at o presente momento de vida, tanto pessoal como profissional; Os meus mais sinceros agradecimentos ao meu esposo e especialmente Prof Eveline Linhares, pela fora e contribuio.

Voc

pode

me

chamar

de

sonhador, mas no sou o nico

John Lennon

RESUMO

Ao longo das ltimas dcadas, o mundo vem discutindo, no campo da educao, o que vem a ser a incluso e qual a maneira de faz-la. A famlia o primeiro espao social da criana, na qual ela constri referncias e desenvolve valores. A participao da famlia e da comunidade traz para a escola informaes, crticas, sugestes, solicitaes, desvelando necessidades e sinalizando rumos. Sendo a escola um espao de convivncia social do ser humano, ela tem papel primordial no desenvolvimento da conscincia de cidadania e de direitos, atravs de uma proposta inclusiva de sua prtica pedaggica. A incluso de alunos com sndrome do autismo na rede regular de ensino no consiste apenas na permanncia fsica desses alunos com os demais educandos, mas representa a ousadia de rever concepes e paradigmas, para que a escola assuma seu papel com foco social. Educar indivduos em salas de educao especial significa negar-lhes o acesso formas ricas e estimulantse de socializao e aprendizagem que somente acontecem em sala de aula regular devido a diversidade presente nesse ambiente. Aceitar e valorizar as diversidades o primeiro passo para a criao de uma escola de qualidade para todos. Queremos com isso que nossa sociedade seja acessvel e que dela todas as pessoas com deficincia possam participar em igualdade de oportunidades. A incluso um processo que envolve mudanas em todos ns, atravs de uma dimenso tica, por isso um trabalho longo e desafiador! A incluso uma proposta, um ideal, uma utopia que ainda estamos construindo.

SUMRIO 1.INTRODUO 2 FUNDAMENTAO TERICA 2.1 Conceituao do autismo 2.2 Caractersticas e diagnstico 2.3 Incidncia, classificao e causas orgnicas 2.4 Estratgias e tratamentos atuais do autismo 2.5 A escola e as crianas com necessidades educacionais decorrentes do autismo 2.6 A incluso da criana autista na escola regular 2.7 Como reconhecer uma criana com necessidades educacionais especiais por apresentar autismo 2.8 Compreendendo o processo de aprendizagem e desenvolvimento 3 NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS 3.1 As possibilidades de cada criana 3.2 A dimenso ldica 4 PRIORIDADE DA CRECHE 5 EXPLORAO DO MEIO PARA COMPREENSO DO MUNDO 6 CONSTRUO DO SISTEMA DE COMUNICAO E LINGUAGEM 6.1Aprendendo a estabelecer relaes 6.2 Estabelecendo sistemas de comunicao 6.3 Organizao e estrutura 6.4 Referncias, limites e contadores 7 DESAFIO DA CONSTRUO DO CONHECIMENTO 8 A EXPRESSO DOS SENTIMENTOS, AFETOS E EMOES 9 USO DA LINGUAGEM EXPRESSIVA 10 LINGUAGEM PICTRICA E REPRESENTATIVA 11 ALUNO ESPECIAL EM SALA COMUM DE ENSINO REGULAR 11.1 Preparao dos alunos para receber o colega com necessidades educacionais especiais 11.2 Adaptaes na sala para receber o aluno 11.3 Estratgias para estimular a interao do aluno especial com os outros alunos 12 ALUNO ESPECIAL EM CLASSE ESPECIAL DO ENSINO REGULAR 12.1 Adaptaes do currculo

12.2 Informaes que a escola deve ter para poder ajudar seu aluno 12.3 Ensino estruturado 12.4 Organizaes da sala especial 12.5 Atividades propostas para alunos em salas especiais 12.6 Alteraes do comportamento adaptativo 12.7 Sistema de comunicao para alunos atendidos em classes especiais 12.8 Material pedaggico para alunos atendidos em classes especiais 13 CONSIDERAES FINAIS 14 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

1. INTRODUO O estudo sobre Autismo envolvente e demanda uma pesquisa com maior tempo e maior profundidade dada a abrangncia do tema e a grande diversidade de comprometimento social, afetivo e intelectual. Objetivamos mostrar a incluso da criana autista na escola regular e pretendemos esclarecer as questes educacionais individuais dessas crianas, tornando possvel seu aprendizado e sua convivncia na escola. Ressaltamos a importncia do acompanhamento familiar pois a famlia o primeiro espao social da criana, na qual ela constri referncias e desenvolve valores. No entanto, o assunto e a pesquisa no se encerram aqui; em estudos posteriores iremos aprofundar mais o tema e convidamos a todos que fazem parte da educao e aos educadores em especial que esto em sala de aula a buscarem leituras sobre o assunto. A abordagem a seguir baseia-se principalmente no mtodo TEACCH Treatment and Education of Autistic and Related Comunication Handicapped Children (Tratamento e educao de crianas autistas e com problemas de comunicao correlatos) e com aprofundamentos maiores e em uma maior fundamentao terica embasada em especialistas como: Vadaz (2004); Schwartzman (2003); Mello (2001); Kaplan, Sadock Grebb(1988); Cavalcanti & Rocha (2001); Lima (2004); Silva (2001), dentre outros.

2. . FUNDAMENTAO TERICA

2.1. CONCEITUAO DO AUTISMO

Na histria, em muitas culturas os autistas eram mortos ou mantidos em chiqueirinhos (NOGUEIRA, 2007). Segundo Vadasz (2007), a primeira descrio mdica de que se tem notcia sobre uma pessoa autista a do Irmo Junpero, um franciscano do sculo XIII. Vadasz cita tambm a histria de Victor, o Menino Selvagem, que foi encontrado em uma floresta francesa no sculo XIX. Para Kaplan, Sadock e Grebb (1927), o autismo infantil, descrito por Lo Kanner em 1943, psiquiatra infantil de origem austraca e radicado nos Estados Unidos, foi reconhecido como entidade clnica distinta, na terceira edio do Manual Diagnstico e Estatstico de Transtornos Mentais (DSM III). Antes de 1980, as crianas com qualquer um dos transtornos invasivos do desenvolvimento eram classificadas como tendo um tipo de esquizofrenia infantil. Cavalcante e Rocha (2001), afirmam que na dcada de quarenta, em plena segunda guerra mundial, Lo Kanner, definiu uma nova sndrome psiquitrica infantil que denominou inicialmente de distrbio autstico do contato afetivo e depois Autismo. Segundo Kanner, a descrio desta nova doena deveu-se observao clnica de algumas crianas que no se enquadravam em nenhuma das classificaes psiquitricas existentes na psiquiatria infantil. De acordo com Silva (1993), o termo autismo vem do grego autos e denota o comportamento de voltar-se para si mesmo. O autismo um transtorno invasivo do desenvolvimento infantil (TID) que afeta uma a cada mil crianas nascidas vivas no mundo. Schwartzman (2003), afirmou que em 1943 Kanner relatou o caso de Donald e de outras dez crianas que apresentavam quadros similares no

peridico Nervous Child em artigo intulado Autistic disturbances of affective contact, no qual descreveu a condio que com o passar dos anos, se tornou uma sobre as quais mais se tem escrito na literatura neuropsiquitrica infantil. Nogueira (2007) descreveu que pessoas com essa sndrome tm especial dificuldade de comunicao e interao social. Geralmente so pessoas agitadas que resistem a alterao de suas rotinas, no conseguem olhar nos olhos das outras pessoas, comeam a falar tarde quando falam. Segundo Cavalcante e Rocha (2001), Kanner afirmava que estas crianas eram inteligentes, possuam uma excepcional capacidade de memorizao, mas apresentava uma incapacidade inata de estabelecer contatos afetivos e sua linguagem quando presente era ecollica, irrelevante e sem sentido, jamais utilizada para comunicao. Conforme estudos realizados por Cavalcante e Rocha 2001, Kanner definiu o autismo como uma patologia que se estruturava nos dois primeiros anos de vida. Desde que foi batizado por Lo Kanner e definido como um quadro grave que atinge a criana at dois anos de vida, o autismo instiga e mobiliza um inusitado interesse. (CAVALCANTI & ROCHA, 2002)
O prprio Kanner j se mostrara fascinado pelas crianas que o levaram a inventar o autismo e isso fica muito evidente em seu texto inaugural, quando se refere s suas caractersticas como fascinantes peculiaridades (CAVALCANTI & ROCHA, 2002, p. 29)

Para Cavalcanti e Rocha (2002), metforas terrveis circunscreveram o imaginrio terico e clnico e acompanham tanto os familiares quanto aqueles que trabalham com essas crianas: tomadas desligadas, conchas, fortalezas vazias, carapaas , ovo , buraco negro so algumas dessas metforas que definem o autismo. Seres sem desejo, incapazes de fantasiar, que no estabelecem relao com o meio. Eles tm um modo de subjetivao singular e estabelecem contatos, comunicam-se e falam sua maneira (autismo clnica psicanaltica 2002 pg. 20) O transtorno autista (tambm conhecido como autismo infantil) caracterizado por comprometimentos persistentes nas interaes sociais recprocas, desvios na comunicao e padres comportamentais restritos e esteriotipados. (KAPLAN, SADOCK E GREBB, 1927)

Em 1943, Lo Kanner, em seu clssico ensaio Autistic Disturbances of Affective Contact, cunhou o termo Autismo Infantil e forneceu uma descrio clara e abrangente da sndrome da primeira infncia. Ele descreveu crianas que exibiam extrema solido autista, incapacidade para assumir postura antecipatria, desenvolvimento da linguagem atrasado ou desviante, com ecolalia e inverso pronominal (usar o voc ou ao invs de eu), repeties montonas de sons ou expresses verbais, excelente memria de repetio, limitao na variedade de atividades espontneas, estereotipias e maneirismo desejo ansiosamente obsessivo pela manuteno da uniformidade, pavor de mudana ou imperfeio, relaes anormais com outras pessoas e preferncia por figuras ou objetos inanimados. (KAPLAN, SADOCK E GREBB, 1998)

O Autismo infantil pode ser considerado um distrbio do desenvolvimento caracterizado por um quadro comportamental peculiar e que envolve sempre as reas da convivncia social, comportamento e comunicao em graus variveis de severidade; este quadro , possivelmente, inespecfico, e representa uma forma peculiar de reao do sistema nervoso central frente a uma grande variedade de insultos que podem afetar de forma semelhante, certas estruturas do sistema nervoso central em perodos precoces do desenvolvimento. (SCHWARTZMAN, 1997, p. 10)

O autismo uma condio que se caracteriza por prejuzos nas reas da comunicao, da interao social e do comportamento, em graus muito variveis de severidade. Na verdade, admitimos atualmente que o autismo deva ser entendido como uma sndrome, e no uma doena especfica, pois um conjunto de sinais e sintomas que podem ser determinados por ou estar associados a um grande nmero de condies diversas. A concepo que se pode ter atualmente acerca do Autismo Infantil a de que se trata de uma condio inespecfica, caracterizada pela presena de alteraes nas reas da interao social recproca, comunicao e comportamento, e originada por disfuno neurobiolgica presente desde os primrdios do desenvolvimento. O Autismo Infantil seria nesta viso uma conjugao peculiar de comportamentos que poderia estar associada a vrias condies mrbidas que teriam em

comum o fato de terem determinado certas alteraes enceflicas durante o primeiro trimestre de gestao. (SCHWARTZMAN, 1997) Autismo uma sndrome definida por alteraes presentes desde tenra idade, tipicamente antes do terceiro ano de vida , e que tem como caractersticas desvios qualitativos na comunicao, na interao social e no uso da imaginao. O autismo um distrbio do desenvolvimento humano que tem sido objeto de estudo da cincia h aproximadamente sessenta anos, mas sobre o qual ainda permanecem, dentro do prprio mbito da cincia, divergncias e grandes questes por responder. O tema bem conhecido atualmente, tendo sido explorado pelo cinema em vrios filmes de sucesso mas ainda surpreende pela diversidade de caractersticas que pode apresentar e pelo fato de, na maioria das vezes, a criana autista ter uma aparncia totalmente normal. O nmero de diagnsticos reconhecido precoces vem aumentando, dando a entender que por ser um problema de tantas faces, tem sido com mais facilidade por um nmero maior de pessoas. um fenmeno Provavelmente por isto que o autismo deixou de ser comum. (MELLO, 2003) O autismo intriga e angustia as famlias nas quais se impe, pois a pessoa portadora de autismo, geralmente, aparenta ser uma pessoa harmoniosa e ao mesmo tempo tempo apresenta um desenvolvimento irregular, com bom funcionamento em algumas reas enquanto outras se encontram bastante comprometidas. O autismo difere do do retardo mental porque, enquanto neste a criana apresenta um desenvolvimento uniformemente comprometido, no autismo o desenvolvimento ocorre de maneira irregular e pode ser desafiadoramente irregular, deixando os pais e profissionais intrigados. Autismo uma sndrome (conjunto dos sintomas que caracterizam uma doena) definida por alteraes presentes desde idades muito precoces, geralmente antes dos terceiro ano de vida e se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicao, na interao social e no uso da imaginao. (Idem) Estes trs desvios que caracterizam o autismo, foram chamados por Lorna Wing e Judith Gould, em estudo realizado no ano de 1979, de "Trade".

aparentemente raro e tem se caracterizado com uma sndrome bastante

A Trade responsvel por um padro de comportamento restrito e repetitivo, mas com condies de inteligncia que podem variar do retardo mental a nveis acima da mdia. (MELLO, 2003, p.11)

muito difcil imaginar estes trs desvios juntos. Um exerccio que pode ajudar foi proposto em palestra no Brasil pela pesquisadora Francesca Happ, de imaginar-se na China, ou em um pas de cultura e lngua desconhecidas, com as mos imobilizadas, sem compreender os outros e sem possibilidades de se fazer entender, levaram o autismo a ser classificado tambm de Sndrome de "Ops! Ca no Planeta Errado!". uma limitao neurolgica que, presume-se, est presente desde o nascimento repercutindo-se em comportamentos tpicos, observveis normalmante antes dos trs anos de idade. Embora todas as evidncias cientficas indiquem que o autismo resulte de uma perturbao do funcionamento e da estrutura cerebral, sua causa especfica ainda continua desconhecida. (MELLO, 2003) Segundo Costa e Silva (2000), o que se chama de autismo clssico, sndrome de Kanner ou mais recentemente transtorno autista se caracteriza por um comportamento aparentemente alheio ao ambiente social, uma tendncia a movimentos e vocalizaes repetitivos, uma resistncia varivel, mas sempre presente, a mudana na rotina e dificuldades tpicas de interao social e comunicao. Pessoas autistas tm dificuldade de perceber e seguir regras sociais, desde as mais sutis e implcitas at as verbalmente formuladas; apenas com dificuldade conseguem prever as atitudes dos outros, principalmente em relao a elas mesmas; boa parte delas apresenta problemas no processamento cerebral dos estmulos sensoriais. Estes problemas afetam o desenvolvimento de maneira global e invasiva, ou seja, nas reas cognitiva, scio-afetiva, psicomotora, de linguagem (tanto verbal como no-verbal) e de cuidados prprios (COSTA & SILVA, 2000) Nem todos so afetados na mesma intensidade. Numerosos estudos tm demonstrado a existncia de sombras, casos sub-clnicos, ou seja, indivduos cujo funcionamento pode ser rotulado de normal, pois no causa suficiente tratamento neles ou em seus pares para motivar a busca por ajuda profissional.

Esta busca acontece quando estes indivduos tm filhos, sobrinhos ou netos nos quais as caractersticas acentuam-se de modo a permitir um diagnstico. O autismo um fenmeno muito plural, e ainda no h unanimidade entre os cientistas para explic-lo. Porm existe um consenso sobre a determinao biolgica do autismo, visto que h uma presena marcante de alteraes em diferentes partes do sistema nervoso central. (COSTA & SILVA, 2000) A psiquiatria moderna define o autismo como um distrbio do desenvolvimento. Algo de anormal acontece no processo de desenvolvimento do crebro. Quando, onde e por que, ningum sabe exatamente. Ao que tudo indica, o autismo seria um distrbio de causas mltiplas, variando em todos os casos. Um forte indcio de multicausalidade do problema o fato de existirem autistas to diferentes entre si. Por isso que hoje no se fala mais tanto em autismo e sim em espectro autista. O espectro abrange uma srie de distrbios. (NOGUEIRA, 2007) As pessoas autistas tm distrbios de modulao sensorial. Isso se relaciona com o estranho gosto destas pessoas pela repetio. Alguns autistas no tm interesse por nada, a no ser por suas brincadeiras ou rituais repetitivos. Como se este mundo que eles criam, onde tudo sempre igual, fosse uma espcie de bote salva-vidas que os salvasse da ameaa de no saber lidar com os abismos sensoriais espreita. Pessoas com autismo refugiam-se naquilo que no muda, naquilo que d segurana. Uma segurana que sofre com o novo, com o inesperado, e nesse novo que est a possibilidade de aprendizagem. (COSTA & SILVA, 2000) 2.2. CARACTERSTICA E DIAGNSTICO

Kanner ficou impressionado com a inteligncia e a aparncia atraente das crianas autistas. Elas tambm tendem a ser menores do que a populao normal entre as idades de 2 a 7 anos. H um fracasso na lateralizao em muitas crianas autistas, ou seja, permanecem ambidestras em uma idade em que a dominncia cerebral j est estabelecida em crianas normais. Existe, tambm, uma maior incidncia de dermatoglifos anormais (impresses digitais) do que na populao em geral, o que pode sugerir uma perturbao no desenvolvimento neuroectodrmico.

Crianas autistas tm maior incidncia de infeces respiratrias das vias areas superiores eructaes excessivas, convulses febris, constipao e movimentos intestinais frouxos em crianas autistas mais jovens do que nos controles. Muitas crianas autistas reagem doena de maneira diferente das crianas normais, o que pode refletir um sistema nervoso autnomo imaturo ou anormal. Alm disso, as crianas autistas podem no desenvolver hipertermia com doenas infecciosas, no se queixar de dor tanto verbalmente como atravs de gestos, e no demonstrar a indisposio de uma criana doente. Seu comportamento e relaes podem melhorar notavelmente quando enfermas, e, em alguns casos, isto pode ser indicador de doena fsica. (KAPLAN, SADOCK E GREBB, 1927) Segundo Vadasz (2004), alguns comportamentos e hbitos caracterizam bebs e crianas com autismo: Bebs: 1. Alguns bebs com autismo podem possuir alteraes de sono. Muitos pais ficam surpresos com a quietude da criana. 2. Possuem hbitos alimentares seletivos, ocasionalmente com restries quanto consistncia e qualidade. 3. Muitas vezes no compartilham um foco de ateno com outra pessoa, seja apontando, mostrando ou contemplando a ateno compartilhada. 4. Geralmente buscam conforto em comportamentos estereotipados. 5. Podem comportar-se como se fossem surdos, ao no responder ao chamado de seus pais. 6. Geralmente no apresentam o movimento antecipatrio. 7. Buscam conforto em movimentos estereotipados. Mexer os dedos em frente aos seus olhos um dos movimentos mais freqentes.

8. Podem ter averso ao contato fsico. A criana evita relacionar-se com pessoas e situaes desde o incio da vida. 9. Tendem a olhar de forma atpica. 10. Apresentam dificuldade de realizar comunicao pelo olhar. Tambm pode ocorrer de no se aconchegarem ao colo da me. 11. Podem falhar ao olhar no olho do outro. O contato ocular precrio ou inexistente. 12. Podem no reagir surpresas, como na conhecida brincadeira do Achou!. 13. s vezes apresentam dificuldades para brincar de faz de conta. Crianas: 1. A criana com autismo pode aparentar ser surda. 2. Pode ter hipersensibilidade a determinados sons. 3. Normalmente apresetam ecolalia, ou seja, repetio imediata ou tardia de frases e sons ouvidos. 4. Quase no apresentam indiferena. 5. Podem ter averso ao contato fsico. 6. Tm tendncia para o isolamento. 7. comum usar as pessoas como ferramentas. 8. Podem apresentar um movimento tpico dos antebraos e mos, o chamado flapping. 9. Podem andar na ponta dos ps descalos. 10. Podem auto-agredir-se. 11. s vezes gostam de girar objetos. 12. comum serem inquietas ou ter comportamentos estranhos. 13. Podem ter interesses circunscritos. 14. Algumas tm habilidades especiais. contato visual ou o fazem com uma fugaz

15. Podem apresentar o rocking (movimento de balanar o tronco), outras estereotipias gestuais ou fascinao por gua. 16. Encaixam-se em um dos trs tipos de distrbios de sociabilizao: o isolado, o passivo ou o estranho.
Fonte: AMA Associao de Amigos do Autista, Secretaria Especial dos Direitos Humanos Coordenao Estevo Vadasz CD Rom

Geralmente no apresentam

todas estas caractersticas

ao mesmo

tempo. O que fundamental que seja compreendido pois no h um quadro muito bem definido e que, uma vez detectado em uma criana, teremos consequentemente um prognstico. (MONTE & SANTOS, 2004) Os problemas que compem o espectro do autismo geralmente se manifestam antes do terceiro ano de vida e afetam a capacidade de comunicao (a fala, os gestos e os nveis no verbais de comunicao), o modo de brincar e de socializao da criana, que geralmente se isola e no participa de brincadeiras imaginativas com outras crianas, assim como seu comportamento. O diagnstico deve ser feito por profissional mdico o mais precocemente possvel. A precocidade do diagnstico e de adequadas intervenes teraputicas e pedaggicas so fundamentais para que a criana com autismo possa ter mais chances de ter uma vida feliz e produtiva, no futuro. Os autistas no sabem se relacionar com as outras pessoas ou simplesmente no tm interesse, diz o psiquiatra infantil Marcos T. Mercadante. A estrutura da mente de um autista diferente da nossa. Ela mais direta, mais reta, no tem atalhos. Eles no tm intuio, malcia. Por isso, se interessam mais por mecanismos, coisas lgicas. O autista tem dificuldade de prestar ateno. Os movimentos estranhos e repetitivos, como balanar a mo, os braos ou mesmo o corpo inteiro, so uma forma de mergulhar ainda mais nesse universo. Fazem isso porque d prazer diz a terapeuta Leila Bagardo, da Gradual.

O autismo geralmente manifesta-se desde os primeiros dias de vida, sendo comum relatos de pais de que a criana passou por um perodo de normalidade anteriormente manifestao dos sintomas. Alguns pais tambm relatam que um algum evento familiar pode ter desencadeado o quadro de autismo do filho. Este evento pode ser uma doena ou cirurgia sofrida pela criana ou uma mudana ou chegada de um membro novo na famlia, a partir do qual a criana apresentaria regresso. Em muitos casos na verdade a regresso no existiu e que o fator desencadeante na realidade despertou a ateno dos pais para o desenvolvimento anormal da criana, mas a suspeita de regresso uma suspeita importante e merece uma investigao mais profunda por parte do mdico. Normalmente, os pais relatam que a criana excessivamente calma e sonolenta ou que chora sem consolo durante grande perodo de tempo. Alguns imaginam que o beb no gosta do colo ou rejeita o aconchego. Tambm o notrio o fato de que o beb no imita, no aponta no sentido de compartilhar sentimentos ou sensaes e no aprende a se comunicar com gestos comumente observados na maioria dos bebs, como acenar as mos para cumprimentar ou despedir-se. Geralmente, estas crianas no procuram o contato ocular ou o mantm por um perodo de tempo muito curto. comum o aparecimento de estereotipias, que podem ser movimentos repetitivos com as mos ou com o corpo, a fixao do olhar nas mos por perodos longos e hbitos como o de morder-se, morder as roupas ou puxar os cabelos. 2.3. INCIDNCIA, CLASSIFICAO E CAUSAS ORGNICAS

O que se tem afirmado h vrios anos que a freqncia com que o Autismo Infantil encontrada est em torno 1 para cada 10.000 indivduos da populao geral. Acontece que, mais recentemente, os nmeros tm variado tanto, a ponto de haver estimativas atuais norte-americanas de um autista para cada 500 indivduos da populao. (SCHWARTZMAM, 2007)

Sabe-se tambm que a ocorrncia do Autismo Infantil maior no sexo masculino, na proporo de trs a quatro meninos para cada menina afetada. Por outro lado, sabemos que, embora menos freqentemente afetadas, as meninas, quando o so, apresentam habitualmente um quadro clnico mais severo. (SCHWARTZMAM, 2003) Os primeiros estudos de que uma alta situao socioeconmica elevada era comum nas famlias com crianas autistas; entretanto, esses achados eram baseados, provavelmente, em tendncias de encaminhamento. Nos ltimos 25 anos, uma proporo crescente de casos tem sido encontrada nos grupos de baixa situao socioeconmica. Isto pode muito bem ser devido a uma maior conscientizao sobre a sndrome e disponibilidade aumentada de profissionais da sade mental para crianas pobres. (KAPLAN, SADOCK E GREBB, 1998) A incidncia do autismo varia conforme com o critrio utilizado por cada autor. Bryson (1988), em estudo realizado no Canad, chegaram a uma estimativa de 1:1000, isto , em cada mil crianas nascidas uma seria autista. Segundo a mesma fonte, o autismo seria duas vezes e meia mais freqente em pessoas do sexo masculino do que em pessoas do sexo feminino. Segundo informaes encontradas no site da ASA - Autism Society of America (www.autism-society.org, 1999), a incidncia seria de 1:500, ou 2 casos em cada 1000 nascimentos (Centers for Disease Control and Prevention 1997) e o autismo seria 4 vezes mais freqente em pessoas do sexo masculino. O autismo ocorre igualmente em famlias de diferentes raas, credos ou classes sociais. (MELLO, 2003) At os anos 70, acreditava-se que as causas do autismo eram psicolgicas. Era a tese da me-geladeira. Dizia-se que a falta de afeto na primeira infncia estaria ligado ao surgimento do distrbio.
Com o desenvolvimento dos equipamentos de

neuroimagem, como a tomografia computadorizada, no fim dos anos 70, provou-se que o autismo e outras sndromes tinham alterao cerebral diz o neurocirurgio Edson

Amncio, do hospital Albert Einstein, em So Paulo. (NOGUEIRA, 2007 p. 84)

Alguns pesquisadores defendem a

tese de que o autismo seria

provocado por uma espcie de inflamao cerebral. Essa inflamao teria diversas causas, como uma encefalite, uma otite (muito comum entre os autistas) ou medicamentos. Outra causa cogitada para o autismo seria uma disfuno hormonal durante a gravidez. O feto teria sido superexposto testosterona, o hormnio masculino. muito comum crianas com autismo probglemas de otite e gastrintestinais, principalmente refluxo. H pesquisadores que defendem tambm uma possvel ligao entre autismo e dieta. (NOGUEIRA, 2007) A tese mais aceita hoje atribui uma origem gentica ao autismo. Seria uma alterao nos genes responsveis pela produo de serotonina. Muitos autistas apresentam nveis altos de serotonina. O mais provvel que no seja a alterao de genes apenas, mas de vrios, diz Gadia. . O transtorno e os sintomas autistas esto associados com condies que tm leses neurobiolgicas, notoriamente rubola congnita, fenilcetonria(PUK), esclerose tuberosa e sndrome de Rett. As crianas autistas apresentam mais evidncias de complicaes perinatais do que os grupos de crianas normais e aquelas com outros transtornos. (KAPLAN, SADOCK E GREBB, 1998) Vrios estudos relatam que entre 2 e 4 dos irmos de indivduos autista so afetados por transtorno autista, uma taxa de 50 vezes superiora da populao em geral. A taxa de concordncia para transtorno autista de nos dois maiores com gmeos era de 36 nos pares monozigticos contra 0 em

pares dizigticos em um estudo e cerca de 96

em pares monozigticos

contra 27

em pares dizigticos no segundo estudo. Algumas evidncias

indicam que a incompatibilidade imunolgica entre a me e o embrio ou feto pode contribuir para o autismo. Os linfcitos de algumas crianas autistas reagem com anticorpos das mes, levando a possibilidade de os tecidos neurais embrionrios ou extra-embrionrios estarem danificados durante a gestao. (Idem) Durante a gestao, sangramento materno aps o primeiro trimestre e a presena de mecnio no lquido amnitico foram relatados em crianas autistas com maior freqncia do que na populao em geral. No perodo perinatal, as crianas autistas tm uma alta incidncia de sndrome de aflio respiratria e anemia neonatal. Algumas evidncias indicam uma alta incidncia de uso de medicamentos durante a gravidez nas mes de crianas autistas. (Idem) As causas do autismo so desconhecidas. Acredita-se que sua origem anormalidades em alguma parte do crebro ainda no definida de forma conclusiva e, provavelmente, de origem gentica.Admite-se ainda que possa ser causado por fatos ocorridos durante a gestao ou no momento do parto. J que as causas no so totalmente conhecidas, recomenda-se em termos de preveno do autismo os cuidados gerais a todas as gestantes, especialmente cuidados com ingesto de produtos qumicos, tais como remdios, lcool ou fumo. (MELLO, 2003) No podemos ainda apontar a causa mais bsica do autismo, mas sabemos que ele pode se associar a um nmero muito grande de condies, tais como deficincia mental, epilepsia, sndrome de Down, sndrome do Xfrgil etc. Levando-se em conta que as referidas associaes com o Autismo Infantil so freqentes, e que ocorrem em indivduos com autismo muito mais freqentemente do que na populao geral, devemos supor que exista alguma relao entre o autismo e essas outras condies. Desta forma, embora no se possa afirmar que o autismo seja causado por elas, pode-se aceitar como hiptese provvel que vrios tipos de insultos cerebrais, afetando certas estruturas do crebro, podero determinar, ao lado dos outros sinais do referido insulto, o quadro do autismo. (SCHWARTZMAN, 2003)

2.4.

ESTRATGIAS E TRATAMENTO ATUAIS DO AUTISMO

O tratamento tem que ser individualizado, envolvendo psicopedagogo,

uma srie de

profissionais tais como psiquiatra, neurologista, fonoaudilogo, fisioterapeuta, terapeuta comportamental, ou qualquer outra combinao desses e de outros profissionais. Alguns tomam remdios para tratar sintomas, mas uma soluo paliativa. (NOGUEIRA, 2007) Os objetivos do tratamento consistem em diminuir os sintomas comportamentais e auxiliar no desenvolvimento de funes atrasadas, rudimentares ou inexistentes tais como linguagem e habilidades de autonomia. Alm disso, os pais, freqentemente angustiados, precisam de apoio e aconselhamento. Mtodos educativos e comportamentais so considerados, atualmente, o tratamento de escolha. (KAPLAN, SADOCK E GREBB, 1998) Para Kaplan, Sadock E Grebb(1998), o treinamento estruturado em sala de aula em combinao com mtodos comportamentais o mtodo de tratamento mais eficaz para muitas crianas autistas, sendo superior a outros tipos de abordagem comportamental. Estudos controlados indicam a obteno de progressos nas reas de linguagem e cognio, bem como a reduo do comportamento mal-adaptativo com o uso deste mtodo. O treinamento e a instruo individual dos pais nos conceitos e capacidades de modificao do comportamento e a resoluo dos seus problemas e preocupaes dentro de um esquema especfico podem produzir considerveis ganhos na linguagem e nas reas do comportamento cognitivo e social da criana. Entretanto, os programas de treinamento so rigorosos e exigem uma grande parcela de tempo dos pais. A criana autista requer a maior estrutura e um programa dirio com o mximo de horas possvel. Embora nenhuma droga tenha se mostrado especfica para o transtorno autista, a psicofarmacoterapia um coadjuvante maravilhoso aos programas de tratamentos abrangentes. A administrao de haloperidol reduz os sintomas comportamentais e acelera o aprendizado. A droga diminui a hiperatividade, esteriotipias, retraimento, inquietao, relaes objetivas

anormais, irritabilidade e afeto instvel. H evidncias sugerindo que, quando usado criteriosamente, o haloperidol continua sendo uma droga eficaz em longo prazo. Embora as discinesias tanto tardia quanto de abstinncia ocorram com o tratamento com haloperidol em crianas autistas, at o momento, existem evidncias de que estas discinesias podem resolver-se quando o haloperidol suspenso. A fenfluramina, que reduz os nveis sanguneos de serotonina, eficaz em algumas crianas autistas. A melhora no parece estar associada com uma reduo no nvel sanguneo de serotonina. A naltrezona, um antagonista dos apiceos, est sendo investigada, atualmente, na esperana de que os apiides de bloqueio endgeno reduzam os sintomas autistas. O ltio pode ser tentado para comportamentos agressivos ou autodestrutivos, quando outros medicamentos fracassam. (KAPLAN, SADOCK E GREBB, 1998) Independente da localizao dos distrbios, quanto mais precoce a interveno, maior a oportunidade para a criana em todos os sentidos: comunicao, sociabilizao, comportamento e aprendizado. (MONTE & SANTOS, 2004) Existem outras formas de tratamento, como tratamentos

psicoteraputicos, fonoaudiolgicos, equoterapia, musicoterapia e outros, que no tm uma linha formal que os caracterize no tratamento do autismo, e que por outro lado dependem diretamente da viso, dos objetivos e do bom senso de cada profissional que os aplica. Os pais que optarem por tratamento deste tipo devem analisar as prprias expectativas e as do profissional pelo qual optaram e em que medida o tratamento os aproxima a estas expectativas, no s no momento da escolha, mas de forma contnua e permanente. Muitos pais relatam no sentir melhora no filho, mas que foi importante a atuao do profissional. Nestes casos, pode-se dizer que o tratamento vale a pena, mas imprescindvel que no se perca o controle, pois no raro acontecer que o momento no qual os pais optam por descontinuar este tipo de tratamento seja um momento traumtico.

Alguns lembretes sobre medicao so importantes e podem ajudar a famlia na tomada de decises. Em primeiro lugar, toda a medicao deve ser dada apenas se receitada por um mdico. Em segundo lugar, recomendamos famlia que se informe com o mdico sobre o que se espera da medicao adotada, qual o prazo esperado para poder perceber os efeitos e quais os efeitos colaterais da medicao. Toda medicao deve ser ponderada levando em conta seus riscos e benefcios. Uma boa regra a de que uma medicao, para valer a pena, deve ter efeitos claramente visveis. Se o efeito da medicao no for visivelmente o esperado, no vale a pena correr os riscos. Uma das maiores carncias das famlias de autista a recusa em receber carinho, principalmente na fase inicial do tratamento. Os especialistas no sabem dizer quanto os autistas tm conscincia de suas limitaes. Parece certo que, quanto menos comprometido o autista, mais consciente ele de sua situao. Tanto que muitos acabam sofrendo de depresso, como efeito secundrio. (NOGUEIRA, 2007) 2.5. A ESCOLA E AS CRIANAS COM NECESSIDADES

EDUCACIONAIS DECORRENTES DO AUTISMO

Quando se fala em criana com necessidades educacionais especiais aborda-se um assunto muito genrico, por que abrange as mais diferentes sndromes infantis. Todas as crianas so muito especiais, mas algumas precisam de um apoio, de um olhar, de uma ateno especial, de um acompanhamento e acima de tudo, muito carinho. (NOGUEIRA, 2007). A criana portadora de necessidades especiais, alm de direito, tem a necessidade de cursar uma escola normal, de ser tratada com muito carinho e respeito por todos ns. . Nas escolas que acolhem crianas especiais, tem se percebido que o ambiente fica bastante alterado. A convivncia entre alunos com diferenas visveis desenvolve significativamente a tolerncia e a solidariedade. Ocorre uma melhora na qualidade dos relacionamentos. H, inclusive, relatos que mostram que a agressividade e a violncia diminuem bastante. Por outro lado, as crianas especiais, estimuladas pelos outros,

alcanam

progressos onde

muito

superiores

aos

que

teriam contato

em e,

escolas portanto,

especializadas,

estariam

protegidas

desse

segregadas. (Idem). Dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostram crescimento de 76,4% na matrcula de alunos portadores de necessidades educacionais especiais em classes comuns de 11.704 alunos (24,6%) em 2002 para 195.370 alunos (34,4%) em 2004. O censo Escolar de 2004 aponta um total de 566.753 alunos com matrcula na educao especial, 323.258 deles na rede pblica, o que representa 57% das matrculas. (NOGUEIRA, 2007). Focalizando a educao de alunos com deficincias fsicas, sensoriais ou mentais, esses educandos apresentaro necessidades educacionais comuns ou especiais em relao ao que deles se espera e ao que lhe oferecido na escola. Portanto, somente nas situaes concretas em que se encontram os alunos nas escolas que poderemos chegar a interpretar as necessidades educacionais escolares como comuns ou especiais. (Idem) A Educao de qualidade para todos uma tarefa desafiadora, que exige empenho e mobilizao mas, sem dvida, um passo importante na construo de uma sociedade mais respeitosa e solidria. (Idem) 2.6. A INCLUSO DA CRIANA AUTISTA NA ESCOLA REGULAR

Ao longo das ltimas dcadas, o mundo vem discutindo, no campo da educao, o que vem a ser a incluso e qual a maneira de faz-la. (MONTE & SANTOS, 2004)
Acreditamos que a incluso de criana com necessidades especiais por apresentarem autismo deva ser realizada de modo criterioso e bem orientado, que vai variar de acordo com as possibilidades individuais de cada aluno. (MONTE & SANTOS, 2004, p. 25)

Para viabilizar a incluso na escola regular indispensvel contar com salas de apoio e professores especializados para que seja realizada com xito a incluso desses alunos. Esse professor especializado no necessita ser exclusivo de uma escola, podendo atender a um grupo de escolas, mas deve ser especializado e saber realizar avaliaes, organizar sistemas de trabalho, avaliar sua eficincia, avaliar os problemas de comportamento e definir estratgias, mas principalmente deve saber demonstrar, atuando diretamente com a criana, tudo que quer transmitir ao professor, seja este de uma sala especial ou de uma sala de ensino regular. (MONTE & SANTOS, 2004) Para poder tomar a deciso de realizar a incluso com sucesso desse aluno em uma sala de ensino regular, trs pontos devem ser observados:

O primeiro, que o aluno deve ser inserido, preferencialmente, em uma sala que tenha alunos com a mesma mdia cronolgica do aluno com diferena mxima de dois anos.

O segundo, que o aluno deve ser inserido em uma sala com nvel de desenvolvimento semelhante ao dele;

O terceiro, que se deve evitar o aparecimento, no ambiente de sala de aula, de problemas de comportamento que comprometam a convivncia dessa criana, ou que tais problemas, se aparecerem, tendam extino por meio de interferncia rpida do professor, com apoio do responsvel pelo programa

2.7.

COMO RECONHECER UMA CRIANA COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS POR APRESENTAR AUTISMO

Para Monte (2004), se um professor encontrar com uma criana com esse tipo de necessidade educacional especial em sala de aula, com certeza ela no vai lhe passar despercebida. Provavelmente voc no saber que ela portadora de autismo, mas com certeza perceber que se trata de uma criana diferente. As diferenas percebidas entre essas crianas so:

1. Ausncia de linguagem verbal, ou linguagem verbal pobre.

2. Ecolalia imediata ou tardia. 3. Hiperatividade (ocorre em um grande nmero de crianas) ou extrema passividade (ocorre em um menor nmero de crianas). 4. Contato visual deficiente a criana raramente olha nos olhos do professor, dos pais ou de outras crianas.
5. Apresenta grande dificuldade em compreender o que lhe dito, no

obedecendo a ordens e muitas vezes no entende quando chamada pelo nome. 6. Problemas de ateno e concentrao.
7. Ausncia da interao social , ou seja a criana no brinca com outras

crianas. 8. Mudanas de humor sem causa aparente. 9. Usar adultos como ferramentas 10.Ausncia de interesse por materiais ou atividades da sala de aula. 11.Interesse obsessivo por um determinado objeto ou tipo de objeto.
12. Eventualmente uma criana autista pode aprender a ler sozinha antes

dos quatro anos sem que ningum tenha percebido como isso ocorreu. O autismo apresenta um conjunto de caractersticas que podem ser encontradas em pessoas afetadas dentro de uma gama de possibilidades que abrange desde distrbios sociais leves sem deficincia mental at a deficincia mental severa. Dois aspectos so muito importantes: Independente da localizao dos distrbios, quanto mais precoce a interveno, maior a oportunidade para a criana em todos os sentidos: comunicao, sociabilizao, comportamento e aprendizado. Essa interferncia necessita ser basicamente educacional;

A prioridade para todas as crianas, o desenvolvimento cognitivo, para qua ela possa ter conscincia sobre si mesma e sobre os outros.. A criana autista, por ter deficincia na interao social, precisa de ajuda para socializar-se.

provvel que o professor perceba que a criana tem necessidades educacionais especiais antes mesmo dos seus pais ou do prprio pediatra, mas tambm comum que o professor se sinta inseguro de comentar isso com algum, at mesmo pelo prprio fato de que ningum, nem mesmo o mdico, tenha sequer pensado nessa hiptese anteriormente. O professor, nesse caso, deve ter conscincia clara do importante papel que desempenha e deve saber que uma constatao desse tipo, antes de tudo, sinaliza o imediato acesso a novos direitos por parte desse aluno e lhe abre as possibilidades de receber ajuda. (MONTE & SANTOS, 2004) 2.8. COMPREENDENDO O PROCESSO DE APRENDIZAGEM E

DESENVOLVIMENTO Segundo Monte & Santos (2004), o professor, ao iniciar o processo de incluso de uma criana com necessidades educacionais especiais associada ao autismo infantil, pode sentir-se incapaz de interagir com essa criana. A sensao de que a criana apenas se recusa a interagir com o professor e a aprender qualquer coisa proposta por ele.Isso acontece porque algumas habilidades necessrias para o aprendizado e presente mesmo em crianas co deficincia mental, consideradas pela maioria dos professores comuns a todas as crianas, no so encontradas nas crianas autistas. Essa criana pode ter, alm de retardo mental e problemas de aprendizado, como uma criana com deficincia mental, problemas nas reas de percepo, comunicao (tanto receptiva como expressiva), interao social e comportamento, caractersticos do autismo e cruciais para o desenvolvimento da aprendizagem.
3.

AS

NECESSIDADES

EDUCACIONAIS

ESPECIAIS,

AS

POSSIBILIDADES DE CADA CRIANA E A DIMENSO LDICA

At os trs anos de idade, ensinado quase tudo o

a criana autista, precisa que lhe seja que uma criana normal aprende

espontaneamente por meio da observao e da experincia. A insero dessas crianas na creche deve ser cuidadosamente planejada por que:
A criana tem problemas de interao social e precisa de ajuda para

lidar com essa situao, A criana no aprende por explorao do ambiente ou por observao voluntria, e O tempo um elemento crucial e irreversvel. As possibilidades de desenvolvimento so distintas para cada criana. Os recursos limitantes do trabalho so as limitaes da criana e as limitaes da prpria creche. (MONTE & SANTOS, 2004) Devemos ter em mente, sempre que estamos falando de crianas, que devem ter seu espao at mesmo por necessidade dos prprios profissionais envolvidos. Mas isso precisa ser conduzido com cuidado para que o interesse da criana no conflite com o das pessoas que querem ajud-la. (Idem) Crianas com autismo tm a trade (comunicao, interao social e uso da imaginao) comprometida. Este comprometimento afeta diretamente a relao da criana com as outras crianas, com os adultos e com os objetos. A tendncia da maioria dessas crianas de imergir em repeties infindveis, que tomam cada vez mais espao e dificultam progressivamente seu contato com o mundo e, portanto, seu aprendizado. O professor deve ter a conscincia de seu papel, compreendendo que por meio do aprendizado que a criana pode adquirir conscincia do mundo e dela prpria, e que esse aprendizado passa pelo desenvolvimento da comunicao. (MONTE & SANTOS, 2004)
4. PRIORIDADE DA CRECHE

A prioridade da creche deve ser o desenvolvimento global da criana, porm, lembrando que coisas que as outras crianas aprendem por meio de experincia e observao. O desenvolvimento da independncia uma prioridade importante, mas vale refletir sobre a diferena do contexto em que se d o aprendizado dessas crianas especiais e dos mecanismos por meio dos quais se adquire independncia. A criana adquire independncia geralmente por meio do aprendizado ou da possibilidade de consultar um repositrio de informaes para poder se orientar. Nessa idade os pais e os professores so as referncias. (MONTE & SANTOS, 2004)
O sistema de comunicao individualizado o meio de insero da criana na vida social e de aquisio de comportamento que levam independncia. claro que o desenvolvimento da criana depende de seu potencial, mas tambm depende do apoio que recebe para compreender e interagir com o mundo. (MONTE & SANTOS, 2004, p. 17) 5. EXPLORAO DO MEIO PARA COMPREENSO DO MUNDO

Conforme Monte e Santos (2004), o mtodo de aprendizado usado pela criana autista no por explorao independente do meio ou simples observao. A criana aprende a ser independente por meio do apoio de um sistema de comunicao e de estrutura. As atividades livres, em geral, tendem a lev-los ao maior isolamento, muitas vezes a seqncias interminveis de uma mesma atividade sem sentido e tambm destrutividade. O ensino estruturado introduz competncias ao mesmo tempo que pode aumentar a autonomia com relao s AVD (atividades da vida diria) como por exemplo comer e vestir-se. 6. A CONSTRUO DO SISTEMA DE COMUNICAO E LINGUAGEM A criana autista necessita ajuda para poder construir um sistema de comunicao e linguagem. A comunicao envolve em si um conceito de troca ou de causa e conseqncia que parece inexistente para essas crianas. importante destacar que muitas destas crianas distanciam-se da normalidade desde o nascimento. Um beb fixa os olhos na me com poucos

meses de vida e comea a desenvolver um processo peculiar de imitao muito cedo. As crianas que tratamos aqui parecem no utilizar esse meio de aprendizagem no qual a maioria das crianas est naturalmente imersa. Por isso, fundamental iniciar o processo de aprendizagem o mais cedo possvel. A primeira relao de causa e conseqncia que ocorre na criana apontar para algo que se deseja. Se a criana no o faz, importante que isso lhe seja ensinado, colocando-se objetos que a criana deseja ao alcance da vista e fora do alcance das mos, e ensinando-a, por meio do apoio fsico, que, apontando para o objeto, ela estar comunicando ao professor que aquilo que ela quer nesse momento. As dificuldades da trade (comunicao, interao social e imaginao) fazem com que as relaes de causa e conseqncia no se estabeleam, ou o faam de uma forma muito demorada ou ineficiente. Por isso, essas crianas necessitam de ferramentas de apoio para desenvolver essas relaes de causa e conseqncia, levando-se sempre em conta, claro, suas potencialidades. (MONTE & SANTOS, 2004) 6.1. APRENDENDO A ESTABELECER RELAES COM OS SISTEMAS DE COMUNICAO O professor deve iniciar a atividade chamando a criana pelo nome ... sempre alternar perodos de aprendizado com perodos de descanso, nas quais a criana pode fazer o que bem entender, desde que no seja destrutivo. ` necessrio estabelecer um sistema de comunicao pois a linguagem

verbal importante e deve ser desenvolvida, mas em deve-se introduzir um sistema de comunicao baseado no na linguagem verbal, mas sim em objetos concretos ou figuras.Podemos organizar uma seqncia de atividades do dia, que a criana poder consultar, diminuindo assim a angstia do que vem a seguir ou o que fao quando isso terminar.
6.2.

ORGANIZAO, ESTRUTURA, REFERNCIAS, LIMITES E CONTADORES

Organizar a sala de aula poder facilitar a compreenso da criana do que poder acontecer ali dentroc, diminuindo sua angstia e ajuda no desenvolvimento de seu potencial. (MONTE & SANTOS, 2004) Exemplos de elementos de apoio estrutura e organizao:

Referncias so pequenas orientaes com indicaes de onde colocar a mo, o p, o copo, o prato etc. Pode acontecer de uma criana dar a impresso de no conseguir executar uma determinada tarefa, quando na verdade ela fica confusa por no saber o local exato onde ela deve colocar alguma coisa.

Limites delimitam a o sentido esperado do movimento da criana. Utilizase muito os limites em atividades de educao fsica. Quando organizamos um pequeno circuito, podemos colocar cordas limitando o espao na qual a criana deve andar.

Contadores podem ser moedas ou pedras coloridas que apiem a criana no nmero de repeties de determinada atividade. Ao ver o nmero de contadores a criana tem uma indicao visual da durao da atividade. Caso a criana necessite percorrer trs vezes o mesmo circuito, ela pode ter trs moedas que vai colocando em um cofrinho a cada volta. Assim ela ter uma noo sobre o trmino da atividade.

7. O DESAFIO DA CONSTRUO DO CONHECIMENTO O grande desafio na construo do conhecimento a integrao das habilidades adquiridas. O processo que conduz a essa integrao passa pela estimulao simultnea do desenvolvimento em todas as reas, e pela relao dessas habilidades com as questes da vida diria. importante lembrar que alguns fatores dificultam a evoluo dessa criana, podendo ela surpreender o professor com comportamentos repetitivos como: no engajar-se nas atividades, gritos, ou choros, aparentemente sem motivo. Deve-se estabelecer limites e avali-los. Primeiro importante saber

que se colocando limites adequadamente pode-se melhorar as condies de aprendizado e sociabilizao da criana. Ignorar comportamento inadequado um dos melhores recursos, no interrompendo as atividades, mas talvez tornando-as mais curtas e elogiando a criana sempre que ela tiver um comportamento adequado. (MONTE & SANTOS, 2004) 8. A EXPRESSO DOS SENTIMENTOS, AFETOS E EMOES Os sentimentos e emoes so muito confusos para uma criana com necessidades educacionais especiais.Alm de os sentimentos serem confusos, a comunicao, tanto receptiva quanto expressiva, tambm difcil. Ao desenvolver mecanismos de expresso dos sentimentos importante no interpretar ou atribuir sentimentos criana, sem fundamento. Essas crianas podem chorar repentinamente sem causa aparente, e a tentativa de consol-las pode resultar totalmente frustrada ou pode desencadear um processo na qual a criana chore sempre que se encontrar em uma determinada situao, para desencadear determinado sentimento no professor. Deve-se auxiliar essa criana a se organizar e se desenvolver, para que ela possa relacionar-se consigo mesma, percebendo a existncia de alguma consistncia em seus gostos e que h coisas que a agradam e coisas que a desagradam. O caminho do desenvolvimento cognitivo o caminho do desenvolvimento da conscincia. (MONTE & SANTOS, 2004) 9. USO DA LINGUAGEM EXPRESSIVA Algumas dessas crianas no vo falar nunca. Esse um fato que devemos saber desde o comeo. Desta forma, devemos envidar esforos no sentido de que todas aquelas que tenham condies adquiram algum tipo de linguagem verbal expressiva. Comunicar-se com figuras ajuda muito, pois associa a palavra a um objeto ou pessoa concreta e conhecida. Falar demais s atrapalha, pois muitas vezes confunde. importante introduzir a linguagem aos poucos, e avanando de acordo com as possibilidades da criana. (MONTE & SANTOS, 2004) 10. A LINGUAGEM PICTRICA E REPRESENTATIVA

H grandes possibilidades de desenvolver uma linguagem pictrica e representativa dessas crianas que so afetadas pela dificuldade do uso da imaginao que a maioria delas apresenta. Encontraremos crianas que nunca tentaram representar a realidade por meio de traos no papel e outras com uma forte tendncia a desenhar tudo o que lhe chama a ateno, de forma extremamente detalhada e obsessiva. Uma criana com autismo poder aprender a ler sozinha antes dos quatro anos de idade, mas nunca conseguir aprender a escrever por no ter habilidade para segurar um lpis e no tentar nem mesmo fazer um rabisco. (MONTE & SANTOS, 2004) PARTE II 1 . O ALUNO ESPECIAL EM SALA COMUM DO ENSINO REGULAR

1.1.

PREPARAO DOS ALUNOS PARA RECEBER O COLEGA COM

NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS Preparar a sala no aconselhvel, porque isso pode desencadear fantasias imprevisveis que, por sua vez, podem desencadear um processo de preconceito que impea a incluso real desse aluno a sala. Deve-se responder s perguntas de alunos , mas o professor deve estar muito atento ao surgimento espontneo de situaes que envolva rejeio. Cada situao deve ser tratada estritamente no contexto em que apareceu; seja ele individual ou coletivo, tomando-se o cuidado de encarregar o aluno com necessidades educacionais especiais, de alguma tarefa externa para evitar constrangimentos. (MONTE & SANTOS, 2004) Uma conversa princpios bsicos:

coletiva na sala de aula deve ser pautada por dois

Girar a conversa em torno da diferena do aluno relativa ao incidente a ser discutido;

Deve-se enaltecer alguma habilidade extraordinria que ele apresente, seja na rea musical, seja em relao memria, desenho etc.

1.2 ADAPTAES NA SALA PARA RECEBER O ALUNO Para Monte e Santos (2004), alguns pontos importantes:

O professor deve sempre se certificar de ter a ateno desse aluno, fazendo sent-lo na primeira fila, repetir sempre os seu nome durante a aula e verificar seus cadernos executando as devidas tarefas; para ter certeza de que ele est

O aluno autista, pode apresentar dificuldades de organizao e de memorizao de suas responsabilidades. Portanto, pode ser necessrio ter um roteiro especial de apoio organizao do aluno, como uma agenda contendo o roteiro dos trabalhos do dia em forma de fotos quase indispensvel;

Pode ser necessrio um acompanhante para ajud-lo nos primeiros dias a organizar-se de acordo com a rotina da sala ou em algumas atividades especficas, como, por exemplo, em aulas de educao fsica;

Sem alterar a rotina original da sala nem o currculo,, outras atividades devem ser includas para facilitar a interao desse aluno com os outros alunos da sala e vice-versa, como montar uma escala de tarefas para os alunos da sala que inclua o aluno especial, como servir o lanche ou distribuir materiais para os outros alunos;

A autoridade do professor a segurana desse aluno. At que o professor no o compreenda totalmente e no tenha a situao sob controle, ele no deve falar excessivamente co o aluno, sob pena enfrentar mais tarde problemas de comportamento que podem, inclusive, comprometer o aprendizado da criana;

Se o aluno desenvolver algum tipo de esteriotipia (movimentos repetitivos) ou ecolalia (repetio de palavras ou frases), o professor dever interromper a situao, fazendo com que o aluno volte para a atividade na qual ele deveria estar envolvido ou para alguma atividade com sentido;

A colaborao estreita da famlia, tanto para os trabalhos de casa como para resolver eventuais problemas, muito importante, assim como o apoio do professor responsvel.

1.3.

ESTRATGIAS PARA ESTIMULAR A INTERAO DO ALUNO

ESPECIAL COM OS OUTROS ALUNOS

O professor dever ter conscincia das dificuldades de seu aluno especial. Interao social uma das maiores dificuldades.

muito freqente, em salas da pr-escola, que as meninas tendam a proteger e amparar esse aluno. Esse comportamento deve ser incentivado com naturalidade. A interao no deve ser imposta, mas deve ser incentivada, e, se necessrio, estimulada, por meio de algumas estratgias. A seguir oferecemos orientaes de como agir com essas crianas: (MONTE & SANTOS, 2004):

Oferea-lhe coisas interessantes, como comidas ou brinquedos; Oferea-lhe ajuda; Pea-lhe ajuda; Faa-lhe um elogio (elogie um desenho ou atividade executada com sucesso); Demonstre afetividade; Faa-lhe perguntas; Obtenha sua ateno Persista at obter a resposta da criana autista.

Jogos so importantes para todas as crianas. Deve-se incentivar que a criana autista seja responsvel por alguma atividade importante, tal como distribuio de material ou lanche.

2. O ALUNO ESPECIAL EM CLASSE ESPECIAL DO ENSINO REGULAR 2.1 ADAPTAES DO CURRCULO O currculo dessa criana deve ser igual ao de de uma criana normal, com trs importantes ressalvas:

Deve-se ensinar-lhes coisas que a criana normal aprende sozinha. Portanto, o programa deve incluir o ensino de coisas que no precisam ser ensinadas a uma criana normal;

O ensino deve respeitar o perfil de desenvolvimento dessas crianas; Podem ser observados problemas de comportamento graves e difceis de compreender.

Trs fatores principais, podem desencadear problemas: Problemas de comunicao, ou seja, a criana no consegue compreender o que se espera dela, e se o que est sendo solicitado tem um fim, e o que vai ocorrer depois. Resumindo, tanto a linguagem do professor quanto a organizao do ambiente so incompreensveis para a criana; A atividade proposta excessivamente fcil;

A atividade proposta excessivamente difcil ou demorada

2.2 INFORMAES QUE A ESCOLA DEVE TER PARA PODER AJUDAR SEU ALUNO Esse aluno pode aprender tanto em uma sala de aula especial como em uma sala de aula regular, mas so necessrias adaptaes, e pode ser que se faa necessria a presena de um professor auxiliar.. A comunicao professor-aluno deve estabelecer-se de forma que o professor se dirija ao aluno com poucas palavras, claras e concretas; de preferncia, no comeo, apenas com substantivos. A linguagem deve avanar a medida que o professor tenha certeza de que a compreenso de seu aluno avanou. (MONTE & SANTOS, 2004) Fazer escolhas outro problema especfico. Portanto, por um bom tempo, o que vai ser ensinado dever ser colocado totalmente na rotina do aluno. Nunca se deve deixar a escolha a critrio do aluno, pelo menos at que o professor tenha se certificado que o aluno aprendeu a fazer algumas escolhas. O professor deve ensinar seu aluno com autismo a aprender.O professor deve trabalhar em colaborao com a famlia. Situaes sociais sem sentido no devem ser foradas. As atividades sociais devem ser apresentadas da mesma forma que todos os outros programas, em pequenos passos, vagarosamente, com constncia e persistncia. Limites claros e firmes so muito importantes e devem estar sempre presentes. Ambientes horrios e materiais organizados e claros so muito importantes. (MONTE & SANTOS, 2004) Assim como um aluno com deficincia visual uma escrita especial, o aluno com necessidades educacionais especiais decorrentes do autismo precisa de um sistema de comunicao que possa entender. (Idem) 2.3 O ENSINO ESTRUTURADO Para Monte e Santos (2004), o papel do professor de pessoas com autismo equivale ao de um intrprete, fazendo conexo entre duas culturas diferentes.

2.4 ORGANIZAES DA CLASSE ESPECIAL Deve-se organizar a sala de aula deve contemplando espaos divididos de forma a atender: o aprendizado, o que deve ser individual, isto , o professor ensinando apenas a um aluno; o trabalho independente, ou seja, uma mesa para cada aluno, onde ele executar, de forma independente, uma atividade que j tenha aprendido com o professor; e um espao de descanso entre atividades, onde os alunos possam executar atividades livres, mas com postura adequada. Os materiais, tanto em situao de aprendizado como de trabalho independente, devem ser apresentados em quantidade que resulte em uma extenso de trabalho adequado para cada aluno, sempre observando que, inicialmente, a quantidade de material apresentado deve ser mnima, e a apresentao deve obedecer estritamente norma de apresentar claramente a proposta esperada de trabalho, incluindo inclusive um modelo de tarefa a ser executada. (MONTE & SANTOS, 2004) 2.5 ATIVIDADES PROPOSTAS PARA ALUNOS EM SALAS ESPECIAIS O aluno com autismo, precisa ser ajudado a adquirir Alguns pontos que devem ser conhecimentos que os outros alunos aprendem naturalmente, por isso a importncia da seleo de atividades. considerados na seleo de atividades a serem propostas para esses alunos:

Esses alunos no aprendem por meio de explorao.As atividades propostas devem visar sempre o aprendizado ou o desenvolvimento da independncia;

Deve-se procurar desenvolver a independncia , visto que trata-se de um aprendizado, j que esse aluno tem muita dificuldade em fazer escolhas. Mesmo as atividades independentes, durante muito tempo, devem ser dirigidas, isto , o aluno deve aprender a fazer sozinho, mas elas devem ser colocadas em uma rotina de trabalho. Se deixarmos a criana escolher, provavelmente ficar andando pela sala sem ocuparse com uma atividade produtiva;

As atividades devem ser selecionadas para atender a dois objetivos:

- independncia aplicao de atividader possvel de ser executada facilmente pela criana, sem ajuda, com apoio apenas da organizao dos materiais; - aprendizado contato frente a frente de ensino.;

Aplicao de atividades simples, pois a resistncia ao tempo de trabalho faz parte do aprendizado;

Atividades com apenas uma proposta por vez; As atividades devem ser organizadas comcomunicao visual.

No incio, a criana nunca dever desfazer um trabalho que acabou de fazer; Lembrar sempre que, se for ensinar uma nova rotina a uma criana, deve escolher uma atividade muito fcil para que voc e ela possam concentra-se na rotina;

A atividade deve ser feita sempre da esquerda para a direita e / ou de cima para baixo. Deve-se ter um cuidado especial na situao de aprendizado para no alterar essa ordem.

2.6 ALTERAES DO COMPORTAMENTO ADAPTATIVO Compreendem as manifestaes do aluno que prejudicam o aprendizado da criana autista e seu relacionamento social. Geralmente, a principal queixa, tanto de professores quanto de pais de alunos com necessidades educacionais especiais, refere-se aos problemas de comportamento e como aprender a lidar com eles de maneira adequada. As alteraes do comportamento adaptativo mais comuns podem ser: Gritos constantes ou freqentes; Choros sem causa aparente;

Risos ou gargalhadas repentinos sem causa aparente; Agresses dirigidas ao professor, a outro aluno ou a si mesmo; Obsesso por determinados assuntos ou objetos; Hbitos alimentares estranhos, falta de apetite ou compulso por comida; Recusar-se a ir escola ou entrar na sala de aula; Recusar-se a andar; Recusar-se a realizar as tarefas; Impulsos destrutivos de arremessar ou quebrar objetos. Para enfrentar as alteraes de comportamento adaptativo necessrio: Reforar o comportamento adequado e nunca o comportamento inadequado; No reforar o comportamento inadequado representa ignor-lo, mas existem vrias maneiras de faz-lo, e existem tambm excees: - Se o aluno comear a gritar, preciso observar se existem condies para ignor-lo ou se ele deve ser conduzido a algum lugar onde no atrapalhe os outros alunos; - Se o aluno tem hbitos destrutivos, no pode ser apenas ignorado. O professor dever redirecion-lo para o trabalho sem dizer uma nica palavra. No deve tentar explicar nada para ao aluno, porque mesmo inteligente, no compreender toda a explicao, at por estar contrariado por ter sido interrompido, e muito provavelmente a explicao ser um reforo para este ou outros comportamentos indesejveis;

- Se o aluno arremessar recolha os materiais;

objetos ou materiais,

o professor pode

redirecionar a ateno do aluno para o trabalho e pedir a algum que

- Se o aluno est alterado, o professor dever acalm-lo, sentando-se junto dele, colocando as mos suavemente sobre ele e apenas esperar. O professor deve manter-se em silncio, ou apenas sussurrar poucas palavras como calma, estou aqui, uma nica vez. Aos poucos, ao sentir o aluno mais calmo, o professor pode fazer uma nova tentativa e conduzi-lo ao trabalho. Sugestes para evitar alteraes do comportamento adaptativo:
Tente manter seu aluno sempre ocupado; Organize uma rotina diria previsvel; Comear

com tarefas curtas , aumentando-os sempre com muita

segurana;
Ter cuidado na organizao das tarefas para que seu aluno consiga

compreender totalmente a proposta; Fale pouco principalmente no comeo;


Observar o aluno para ver se existe algum fator desencadeante dos

problemas de comportamento; Observe se tem rituais de comportamentos que acabam desencadeando o descontrole; Incentive a comunicao de seu aluno colocando a sua disposio mecanismos para pedir ajuda, pedir para ir ao banheiro, pedir para parar etc. Sugestes para resolver os problemas de comportamento: Pense que no possvel aceitar que seu aluno se recuse a trabalhar. Caso isto ocorra, v mudando a rotina, colocando quantidades mnimas

de trabalho por vez, intercaladas com intervalos nos quais o aluno faa alguma coisa de que ele gosta muito. Aos poucos v aumentando os perodos de trabalho; Se voc identificou algum fator desencadeante do problema, evite-o nos momentos de trabalho mas crie situaes especiais nas quais eles apaream por um tempo mnimo e, sempre em situaes especiais, v aumentando o tempo de exposio do aluno; Descubra e registre as atividades de que seu aluno gosta e as

atividades de que no gosta; Faa tentativas, com intervalos de tempo entre elas, de oferecer vagarosamente a seu aluno atividades que ele no gosta;
Reforce os comportamentos adequados do aluno, mas sem exageros. O

elogio efusivo pode tambm descontrol-lo; Caso voc tenha observado algum ritual(aes em sequncia) quem culminam em descontrole, interrompa a sequncia ao primeiro indcio;
Aps estabelecer um sistema de comunicao eficiente com seu aluno,

comece a introduzir, aos poucos, descontinuidades na rotina diria;


Identifique-se algum que lhe d segurana, isto , que o reconforta,

mas que tambm estabelea limites; Mantenha um registro das ocorrncias o mais preciso possvel;
Mantenha o controle emocional;

Depois de constatar que seu aluno j est familiarizado com seu sistema de trabalho, introduza o NO ao seu sistema de comunicao e comece a responder com um NO a alguns pedidos dele; Se seu aluno ainda no sabe ir sozinho ao banheiro, acompanhe-o em intervalos curtos e regulares de tempo e v mantendo um registro para determinar o horrio mais adequado. Caso ocorra algum acidente, a

atitude que costuma dar melhor resultado ignorar o ocorrido e diminuir temporariamente os intervalos de banheiro. 2.7. SISTEMA DE COMUNICAO PARA ALUNOS ATENDIDOS EM O Aluno em questo tem uma maior facilidade de compreenso visual, mas importante fazer uma avaliao para certificar-se de que o sistema de comunicao adotado seja claro para ele. Algumas formas de comunicao desse aluno so:

CLASSES ESPECIAIS

Caso seja alfabetizado, adote um sistema de comunicao por meio de agenda, utilizando-se a linguagem escrita com palavras claras e precisas, verificando sempre se esse sistema funcional para esse aluno;

Caso no leia, mas pareia, verifique sua compreenso de cartes com desenhos das atividades e horrios colocados em um painel que pode ser fixo na parede, ou mvel, de forma que o aluno possa carreg-lo. Avalie essa forma de comunicao, comece com uma ou duas figuras e v introduzindo aos poucos novas figuras de comunicao medida que elas forem sendo ensinadas na situao de aprendizado;

Se desenhos no funcionam, tente fotos da mesma forma que a descrita no item anterior; Por ltimo se fotos no funcionam tente objetos concretos que se relacionem ao mximo com a atividade proposta. Por exemplo, prato para pedir comida, copo para bebida. Formas de comunicao da rotina para crianas com autismo e deficincia mental com muita dificuldade de compreenso:

Inclua trs atividades em trs cestas sobre uma estante esquerda da criana, ao lado da mesa dela e ensin-la a pegar uma cesta por vez da esquerda para a direita, executar a atividade e coloc-la depois de feita em uma cesta de PRONTO;

Um recurso muito bom para comunicao em algumas atividades a msica. A msica pode servir para marcar o tempo como o tempo do lanche, por exemplo, o tempo de pausa na sala, de realizao de uma

determinada atividade, alm de poder tambm marcar ritmo e poder ajudar a dar idia de sentimentos; Lembre-se que a comunicao verbal tambm parte do que voc vai ensinar ao seu aluno e como voc vai ensinar uma atividade por vez, no baseie nunca o ensino na explicao verbal.

2.8 MATERIAL PEDAGGICO PARA ALUNOS ATENDIDOS EM CLASSES ESPECIAIS O material pedaggico pode ser feito at mesmo de sucata, mas com uma srie de importantes requisitos: Os materiais devem ser prioritariamente concretos. muito difcil para a maioria desses alunos trabalharem com lpis, papel, cola e materiais desse tipo pois a tendncia rasgar o papel, quebrar o lpis e comer a cola; Em casos muito especiais, o material deve ser sempre apresentado ao aluno em cima de uma mesa; Com o tempo, a maioria dos alunos vai poder trabalhar com o lpis e papel, sempre iniciando o trabalho com esse tipo de material em situao individual de aprendizado junto com o professor; Ao manusear o material, importante fazer com que o aluno posicione as mos de forma correta. Evite apoiar o material do aluno com sua mo. Apie suavemente a mo dele para que aprenda a usar as duas mos em colaborao uma com a outra;

O material tem que ter tamanho adequado, nem pequeno demais nem muito grande; devem ser apresentados de forma organizada, e

Os materiais

acondicionados em recipientes especiais ; A atividade deve ser apresentada com um recipiente para cada diferente tipo de material, e outro para que o aluno coloque a atividade depois de pronta. Por exemplo, se a atividade consistir em tampar uma caneta, ela deve ser apresentada com trs recipientes: um para as canetas, outro

para as tampas, e o outro, onde j deve haver uma caneta tampada, para que ele coloque a caneta depois de tampar; Os materiais de uma determinada atividade devem ter algum recurso de fixao entre si como encaixes, envelopes onde devero ser colocados de maneira a permanecerem l dentro sem cair, clipes, velcro etc., e, uma vez terminada a atividade, os materiais devem permanecer fixos. A atividade no deve desmontar-se facilmente e a criana nunca deve desfazer o que acabou de fazer. O PECS - Sistema de comunicao atravs da troca de figuras foi

desenvolvido para ajudar crianas e adultos autistas e com outros distrbios de desenvolvimento a adquirir habilidades de comunicao. O sistema utilizado primeiramente com indivduos que no se comunicam ou que possuem comunicao, mas a utilizam com baixa eficincia. O PECS visa ajudar a criana a perceber que atravs da comunicao ela pode conseguir muito mais rapidamente as coisas que deseja, estimulandoa assim a comunicar-se, e muito provavelmente a diminuir drasticamente problemas de conduta. Tem sido bem aceito em vrios lugares do mundo, pois no demanda materiais complexos ou caros, relativamente fcil de aprender, pode ser aplicado em qualquer lugar e quando bem aplicado apresenta resultados inquestionveis na comunicao atravs de cartes em crianas que no falam, e na organizao da linguagem verbal em crianas que falam, mas que precisam organizar esta linguagem.

CONSIDERAES FINAIS

O autismo continua a interrogar as vrias disciplinas que se dedicam ao seu estudo e a sua teraputica. Muitas vezes se transforma em embate e impasse, posies essencialmente ideolgicas se colocam no lugar da possibilidade de uma verdadeira discusso, onde so vrias as dimenses implicadas, para que um mero organismo se transforme num sujeito humano, possam ser levadas em conta e o debate prossiga sem reducionismos. A interrogao que a presena das crianas autistas nos coloca vem acompanhada at hoje de um misto de estranhamento e enigma, que faz com que os profissionais e, antes deles, os pais continuem a se perguntar por que essas crianas parecem recusar os contatos, as interaes com outros humanos e, assim, apresentam mais dificuldades para se inserirem, como esperaramos, no mundo propriamente humano, regido majoritariamente pelas relaes simblicas?

autismo,

coloca-nos

ento

numa

verdadeira

encruzilhada

epistemolgica, onde os mais diversos saberes so convocados a opinarem. Desde a neurobiologia, imunologia, biogentica, passando pela neuropsicologia at a psicanlise. A iluso da causa nica fica ento interrogada desde j e medida que estas disciplinas envolvidas dialogam, qual seria a tica reinante nesta interlocuo? As crianas autistas continuam a nos fascinar (tal como fascinaram Kanner, na dcada de 1930) e aqui levantamos a hiptese de que este fascnio advm da possibilidade de vermos ali, naquele pequeno ser, a possibilidade de prescindirmos, ns os humanos, dos outros humanos; de escaparmos radicalmente determinao que a alteridade nos imprime e que, por isso mesmo, torna-nos propriamente humanos. Num tempo marcado por uma busca incessante da no dependncia, em que o valor supremo parece ser a individualidade levada s raias do descompromisso com o outro, a figura do autista parece ser emblemtica desse mesmo tempo. Que ns possamos aprender com essas crianas chamadas de autistas sobre essas coisas enigmticas e estranhas que esto em torno de ns humanos e que, por isso mesmo, dizem de nossa condio de seres desamparados diante da grandiosidade de um universo que tentamos, todo o tempo e a todo custo, significar. Pensar na escola enquanto instituio fundamental para o

desenvolvimento da criana autista, no consiste em descartar a inegvel importncia da funo parental para este desenvolvimento. A famlia se configura enquanto instituio primeira no incio do processo de socializao de toda criana, inclusive a criana autista. No entanto, a escola destaca-se como um espao que possui um universo maior de estmulos e propiciador de interrelaes com "iguais", onde a criana portadora de autismo pode se beneficiar do convvio com seus pares.

RELATO PESSOAL

Particularmente, gostaria de relatar minha experincia pessoal como me de um jovem que apresenta um quadro caracterstico da sndrome de Autismo. O fato de ter um irmo com Sndrome de Dawn deixava-me bastante apreensiva e com medo de vir a ter um filho com alguma sndrome. Tive o meu primeiro filho no ano de 1990 e confesso que a falta de experincia e o desejo de ser me dificultaram a minha percepo de que o meu filho era portador de alguma sndrome. Alguns anos depois, por ocasio do nascimento do meu segundo filho, comecei a fazer comparaes e perceber diferenas no desenvolvimento entre as duas crianas e foi ento que comecei a perceber que havia algo diferente no comportamento do meu filho. No incio soframos muito quando percebamos olhares curiosos e comentrios maldosos, quando, por vezes, intervimos em sua defesa. Porm, com o passar do tempo, percebemos que ele no tinha apenas limitaes, pois apresentava tambm

caractersticas excepcionais tais como a sua prodigiosa memria fazendo com que ele tenha facilidade em dominar um outro idioma. Sempre mantive o meu filho matriculado em escolas de pequeno porte, pois, em turmas menores, acreditava que os educadores pudessem fazer um acompanhamento mais prximo da criana, mesmo sabendo que ele no conseguia acompanhar todas as disciplinas. Porm, o fato dele estar participando daquele crculo de pessoas foi muito importante para o seu desenvolvimento. Ainda no conseguimos fechar um diagnstico completo do quadro clnico do meu filho, mas, com certeza, ele apresenta algumas caractersticas tpicas da sndrome de autismo, tais como: tendncia ao isolamento; comprometimento no nvel de interao social;dificuldades de fala, necessitando de acompanhamento fonoaudiolgico; comportamento estereotipado. Talvez pela sua dificuldade em separar o mundo real e da fantasia, fez com que ele criasse para si um amigo imaginrio que o acompanha por onde v e com o qual ele trava longos dilogos. Buscamos sempre confiar-lhe tarefas como formar de mant-lo ocupado evitando que ele se isole em seu mundo de fantasias. No ano de 1998 li um artigo numa revista com o seguinte tema: Crianas limtrofes j tem o seu espao em So Paulo. Tratava-se de uma nova abordagem sobre o tema e ento viajei So Paulo para conhecer essa proposta. O grande diferencial do Instituto Cisne o fato de que essa instituio no tem um olhar superior sobre os alunos/internos, antes, procura enxerg-los no mesmo nvel, procurando dar nfase s habilidades inatas de cada indivduo. Nos anos seguintes procurei matricular o meu filho em instituies de ensino que aceitassem o desafio de realizar um trabalho de incluso com ele. Hoje, ele est cursando ingls e estamos procurando desenvolver uma atividade que possa garantir a ele uma oportunidade de profissionalizao.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS AGUIAR, E. P. Um estudo sobre os distrbios de comportamento: o autismo e a fobia escolar. 38 f. Monografia (Especializao em psicopedagogia), Universidade Estadual Vale do Acara, Sobral, 2004. BATISTA, C. A. M. Educao Inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficincia mental. 2 Ed. Braslia: MEC, SEESP, 2006. BRASIL. Revista da Educao Inclusiva / Ministrio da Educao, Secretaria de Educao Especial. v.1, n.1 (out. 2005). Braslia: Secretaria de Educao Especial, 2005. CAVALCANTI, A. E & ROCHA, P. S. Autismo - clnica psiquitrica. 2 Ed. So Paulo: Casa do psiclogo, 2001. Escola Arco ris, uma escola inclusiva. Correio da Semana. Sobral, 24 de novembro de 2007. N 242. GURGEL, T. Incluso, s com aprendizagem. Nova Escola, So Paulo, ano XXII, N 206, outubro 2007, p. 38-45. KAPLAN, H. I., SADOCK, B. J. e GREBB, J. A. Compndio de psiquiatria. 7 edio, So Paulo: Artmed: 1998.

LIMA, S. Sade na Escola. Tempo de crescer. Recife, Unicef, 2004. MELLO, A. M. S. Autismo guia prtico. Braslia: CORDE, 2001. MONTE, F. R. F & SANTOS, I. B. Saberes e prticas da incluso. Reimpresso. Braslia: MEC, SEESP, 2004. NOGUEIRA, T. Um novo olhar sobre o mundo do autismo. Revista poca. Rio de Janeiro, edio 473, 11 de junho de 2007, p 76-88. SCHARTZMAN, J. S. Autismo infantil. So Paulo: Memon, 2003. SILVA, A. C. O autismo e a casa da esperana. Folder educativo.

Vous aimerez peut-être aussi