Vous êtes sur la page 1sur 3

Hemisfrio Sul

Data de Incio entre os Dias Hemisfrio Norte Equincio de Outono Solstcio de Inverno Equincio de Primavera Solstcio de Vero

Equincio de Primavera 22 e 23 de setembro Solstcio de Vero Equincio de Outono Solstcio de Inverno 22 e 23 de dezembro 20 e 21 de maro 22 e 23 de junho

Solstcio de Vero Solstcio de Inverno Equincio de Primavera Equincio de Outono

perodo de claridade mais longo do ano. (13h31m de Sol visvel - So Carlos) menor perodo de claridade do ano. (10h49m de Sol visvel - So Carlos) igual perodo de claridade e de escurido. (12h08m de Sol visvel - So Carlos) igual perodo de claridade e de escurido. (12h08m de Sol visvel - So Carlos)

Tablela 4: Durao da visibilidade do Sol no

incio das estaes do ano. No dia 21 de junho, ao meio dia local, a luz solar incide perpendicularmente sobre o Trpico de Cncer, enquanto que, no Trpico de Capricrnio o ngulo de incidncia de aproximadamente 43 graus com a horizontal. Com isso, o Hemisfrio Norte estar sendo mais aquecido que o Hemisfrio Sul (inverno para ns).

No dia 22 de dezembro, a luz solar incide perpendicularmente sobre o Trpico de Capricrnio, enquanto que no Trpico de Cncer o ngulo com a horizontal de 43 graus com a superfcie, ou seja, a situao agora contrria e por isso vero no Hemisfrio Sul (Brasil) e inverno no Hemisfrio Norte (Europa).

Figura 10: O Vero no Hemisfrio Sul ( 22 de dezembro ) As duas situaes em que a luz incide perpendicularmente sobre os trpicos chamamse de Solstcio. No caso do Hemisfrio Sul ns temos o Solstcio de Vero (22 de dezembro) o e Solstcio de Inverno (21 de junho). Nos dias 21 de maro e 23 de

setembro, ns temos a situao em que a luz solar incide perpendicularmente sobre o Equador. Ento ambos os hemisfrios so igualmente iluminados durante esses dois dias e tais situaes chamam-se de Equincio. No caso do Hemisfrio Sul tem-se o Equincio de Outono (21 de maro) e o Equincio de Primavera (23 de setembro).

Figura 11: O Outono (21 de maro) e a Primavera (23 de setembro) no Hemisfrio Sul. fcil notar que na regio dos plos a luz incide de forma rasante. Ao longo de todas as estaes climticas que a Terra apresenta durante sua revoluo, essa regio no muito aquecida e, por isso apresenta-se com esse aspecto que conhecemos. No dia 21 de junho (inverno no hemisfrio sul) a regio do Crculo Polar Antrtico no se encontra iluminada, ao passo que a regio do Crculo Polar rtico est totalmente iluminada. Esta situao se inverter aps seis meses de revoluo do nosso planeta, quando o Hemisfrio Sul estiver mais exposto luz solar em 23 de dezembro (vero no hemisfrio sul). Nessa situao,. ns temos iniciada ''noite eterna'' para a regio do Circulo Polar rtico.

Como ns vemos, a durao de um dia (perodo de claridade) e de uma noite (perodo de escurido), o movimento pendular do Sol e o seu deslocamento ao longo do cu, atavs da sua sombra, podem ser explicados simplesmente devido inclinao do eixo de rotao da Terra com relao ao seu plano de rbita durante a sua revoluo. Outros
fatores climticos podem ser associados s Estaes do Ano, mas, no representam a caracterstica mais importante de um local ou regio, pois vrios fatores geogrficos alteram o clima.

Vous aimerez peut-être aussi