Vous êtes sur la page 1sur 4

Bibliografia Elemento obrigatrio, elaborado conforme a ABNT NBR 6023. O que uma referncia bibliogrfica?

? "Referncia Bibliogrfica o conjunto de elementos que permite a identificao, no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material." (NBR-6023). Geralmente, inicia-se a entrada pelo ltimo sobrenome do autor seguidos dos prenomes (exceto sobrenomes compostos), da mesma forma como consta do documento. Quando no houver autoria (pessoal ou entidade), inicia-se pelo ttulo. Livros CURTY, Marlene Gonalves; CRUZ, Anamaria da Costa; MENDES, Maria Tereza Reis. Apresentao de trabalhos acadmicos, dissertaes e teses: (NBR 14724/2002). Maring: Dental Press, 2002. Artigo de revista GURGEL, C. Reforma do Estado e segurana pblica. Poltica e Administrao, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 15-21, set. 1997. Artigo e/ou matria de revista, boletim etc. em meio eletrnico MARQUES, Renata Ribeiro. Aspectos do comrcio eletrnico aplicados ao Direito Brasileiro. Jus Navigandi, Teresina, a. 6, n. 52, nov. 2001. Disponvel em: <http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=2467>. Acesso em: 20 set. 2003. Internet SILVA, M.M.L. Crimes da era digital. NET, Rio de Janeiro, nov.1998.Seo Ponto de Vista. Disponvel em <http://www.brasilnet.com.br/contexts/brasilrevistas.htm> Acesso em: 28 nov.1998.

Estou encaminhando novamento o modelo para formatao de relatrio de estgio. Descreva a atividade na qual trabalha de forma detalhada e me encaminhe para que possamos juntos iniciar o desenvolvimento do relatrio de estgio. Qualquer dvida, entre em contato. Relatrio de estgio, algumas orientaes. Lembre-se: o relatrio de estgio orientado, ou seja, estarei acompanhado o desenvolvimento deste passo a passo, de forma presencial ou por e-mail. Capa: Padro da UTRAMIG Contida no modelo (em anexo) Dados do aluno: Deve ser preenchida (em anexo) Agradecimentos: Opcional (em anexo) ndice como modelo em anexo, com subitens e nmero de pgina. EX: 1-Ttulo .......................................................................1 1.1 subttulo .........................................................1 O ndice feito aps a concluso de todo seu trabalho. A introduo do relatrio descreve um pouco sobre onde est estagiando, sobre qual rea desenvolver seu relatrio e o que espera desenvolver este, no efetuando nenhuma concluso, e sim, um mecanismo que ir incentivar ao leitor a ler o desenvolvimento do seu trabalho. A introduo deve conter uma folha, se sobrar um espao em branco nesta, no inicie o tpico objetivos, este deve iniciar em outra pgina, assim como os outros. Objetivos: Quais seus objetivos junto ao estgio, este devem estar sanados ou presentes no desenvolvimento do relatrio. O desenvolvimento do relatrio de estgio, sendo para quem esta fazendo estgio ou para quem j trabalha na rea, no uma tarefa complicada; abaixo descrevo os passos necessrios para orientar quanto ao desenvolvimento destes.

1 Passo Busque informaes sobre a empresa, descreva sobre ela no mercado, qual a atuao e rea dela, afinal, ela deu lhe oferece uma oportunidade (agrega valor ao relatrio). 2 Passo Identificar as atividades que voc desenvolve na empresa (todas ou algumas), pode coloc-las em tpicos, como: a) Manuteno no equipamento X b) Descrio do equipamento X c) Processo para montagem do equipamento X d) Atividades que desenvolvi na rea Y e) Aprendizado e instalao do equipamento B Desta forma, ter vrios tpicos onde poder descrever o que faz em cada um deles, podendo conter fotos, grficos, tabelas entre outras coisas. DEVEMOS LEMBRAR SEMPRE QUE IMPORTANTE MANTER SEGURA AS INFORMAES DE NEGCIO E DE SEGURANA DA EMPRESA, DESTA FORMA SEU RELATRIO DEVE SER LIDO E AUTORIZADO POR ELA. Um acordo em conjunto entre a empresa e o funcionrio ou estagirio, de fundamental importncia, assim, mostra o conhecimento e domnio do trabalho por este, onde possuiu um trabalho e tem um padro para desenvolv-lo. Nesta parte do desenvolvimento, que deve conter no mnimo 8 folhas (lembrando que o espaamento entre linhas 1,5, o que facilita ), este descrever todo ou partes das atividades desenvolvidas, com clareza para as pessoas que esto iro ler seu relatrio. Observaes: a) Procure no colocar siglas sem seu significado Ex: PLC (Controlador Lgico Programado) b) Ao colar uma figura,grfico,tabela escreva abaixo da mesma a que ela significa. Ex: Figura 1 Mquina de solda (tamanho 10, itlico) c) Sempre que consultar um livro, revista, apostila, internet ou outra forma de pesquisa, ao qual enriquece seu relatrio, anote a bibliografia, desta forma, ter contedo para colocar nesta parte do relatrio. Ex: Um sistema hidrulico .......... d) Busque falar sobre peas, equipamentos ou mtodos, assim, ir agregar valor ao seu relatrio e tambm aprimorar seus conhecimentos, sendo esta uma das intenes do relatrio de estgio. e) Evite copiar e colar. Busque fazer um trabalho consciente e pensando que voc estar aprendendo com ele. f) Busque colocar os ttulos e subttulos como: 1.1 TITULO 1 1.1.1 SUBTITULO 1 1.1.2 SUBTITULO 2 1.2 TITULO 2

Desta forma tambm dever constar em seu ndice com o nmero da pgina na qual apresenta. Aps concluir o seu desenvolvimento a parte da concluso onde voc ir descrever o que aprendeu ou concluiu ao desenvolver seu estgio, qual a relao de suas disciplinas do curso com o que tem desenvolvido e qual crescimento que teve ao estagiar ou poder aplicar seus conhecimentos. Aps a concluso: Recomendaes: Sua opinio sobre o curso e o que ele ajudou para desenvolvimento de suas atividades A bibliografia nesta contm as referncias de pesquisa que utilizou para desenvolver o relatrio. Devem seguir as normas ABNT (algumas em anexo). Anexo I Complementa informaes do seu relatrio, como fichas, formulrios ou outras informaes que agregam valor a este. Anexo II Atestado de Freqncia (para estagirios) Para quem trabalha na rea ou foi alocado para uma rea a fim de desenvolver o relatrio, deve apresentar neste anexo: Carta da empresa (original) com papel timbrado, carimbo e assinatura da empresa informando que esta ciente do seu relatrio e que voc trabalha exercendo a atividade fim. Xrox da carteira de trabalho no qual mostra sua funo e empresa. ( quem trabalha na rea: o aluno que exerce uma funo que tem relao com alguma disciplina que estudou no curso de mecatrnica) Anexo III Avaliao do desempenho pela empresa (para estagirios) Anexo IV Questionrio avaliativo (deve ser respondido por estagirios ou quem trabalha na rea)

Vous aimerez peut-être aussi